quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Assim se forma a identidade | Educação Infantil | Nova Escola

Assim se forma a identidade | Educação Infantil | Nova Escola

Exercício aeróbio melhora o raciocínio

FONTE - VEJA

Todos os praticantes de atividades cardiovasculares, como ciclistas, corredores e nadadores são unânimes em afirmar que se sentem mais bem dispostos, revigorados após uma sessão de treino. E muitos relatam, além dos diversos benefícios físicos, ganhos na perfomance no ambiente de trabalho. É muito comum ouvir declarações do tipo: “Quando corro antes do trabalho, sinto que meu dia rende mais. Meu raciocínio flui melhor, tenho maior capacidade de concentração, etc.” E é o que sinto também. Nos dias em que corro antes de ir para o escritório, sinto-me mais produtivo e com melhor raciocínio. Será que isso é apenas uma “sensação” ou de fato há mesmo um benefício em nossa capacidade cognitiva oriunda do exercício aeróbio?

Com o objetivo de responder a essa dúvida pesquisei estudos que analisassem a relação entre exercícios aeróbios e capacidade cognitiva. Encontrei uma pesquisa recente bastante interessante, publicado em um periódico científico de ótima credibilidade. No estudo, realizado em 2009, um grupo de pesquisadores do Departamento de Cinesiologia e Saúde Comunitária da Universidade de Illinois (EUA) investigou os efeitos de duas sessões de 30 minutos de exercícios, porém com características distintas: Grupo 1- Exercício resistido (musculação, com 8 exercícios básicos em aparelhos, 3 séries de 8-12 repetições) e Grupo 2- Corrida em ritmo leve (75% FCmaxima). Os participantes do estudo tinham uma idade média de 20 anos, sendo 12 homens e 9 mulheres, estudantes universitários sem sobrepeso e fisicamente ativos. Os participantes foram submetidos a um teste de raciocínio antes, imediatamente após e 30min após cada uma das sessões de exercício.

A conclusão dos pesquisadores foi a de que uma única sessão de exercício aeróbio em baixa intensidade foi capaz de melhorar o desempenho cognitivo em uma tarefa desenvolvida para medir o raciocínio. O grupo que realizou treinamento de musculação não apresentou melhora nesse aspecto.

O estudo baseou-se em outras pesquisas que já apontavam para alguma relação positiva entre exercício aeróbio e capacidade de raciocínio. E comprova aquilo que a maioria de nós relata. Por que a musculação não promove esse mesmo benefício? Os pesquisadores apenas especulam que talvez ela atue em outras áreas do cérebro. O que eu imagino é que, por exigir mais do sistema nervoso, a musculação gera fadiga no sistema nervoso central e diminui a nossa capacidade de concentração e de raciocínio. Portanto, recomendo que o praticante faça sua sessão de natação, ciclismo ou corrida preferencialmente pela manhã (para aproveitar o ganho no raciocínio) e que deixe o treino de musculação para o final do dia, uma vez que tende a cansar o sistema nervoso central (intimamente relacionado à cognição).

Referência bibliográfica:

Pontifex, M. B.; et. al. (2009). The Effect of Acute Aerobic and Resistance Exercise on Working Memory. Medicine and Science in Sport Exercise, vol. 41, n. 4, PP.927-934.

Por Renato Dutra

ESTRATÉGIA "BRASILEIRINHAS E BRASILEIRINHOS SAUDÁVEIS"

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE


O Ministério da Saúde vem construindo desde 2008 uma política integrada de promoção e atenção no campo materno-infantil (especialmente a população de 0 a 5 anos). O nome dessa estratégia é Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis – Primeiros Passos para o Desenvolvimento Nacional. O objetivo é garantir a todos os brasileiros qualidade de vida desde os seus primórdios, estimulando suas competências e habilidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais.

BRASILEIRINHAS E BRASILEIRINHOS SAUDÁVEIS

A estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis – Primeiros Passos para o Desenvolvimento Nacional nasceu da proposta inicial que foi apresentada ao Ministério da Saúde, no ano de 2007, pela pesquisadora da Fiocruz Liliane Penello. O que vinha sendo trabalhado como pré-projeto de sua tese de doutorado, com o título “Brasileirinhos Saudáveis e Desenvolvimento Nacional : Desafios para a Construção de uma Política Pública de Saúde voltada para a Primeira Infância”, foi direcionado ao Ministério como sugestão para compor o Eixo Promoção da Saúde no planejamento estratégico do MAIS SAÚDE.

Com a implantação do Comitê Técnico e Consultivo - criado em 7 de outubro de 2009 e publicado no Diário Oficial da União de 9 de outubro de 2009 – permite-se agora a implementação dessa estratégia. A perspectiva é ir muito além da sobrevivência. A ação visa o crescimento e o desenvolvimento integral da criança, com novas ofertas de cuidado aliadas às ofertas tradicionais dirigidas a mulheres e crianças.

A articulação e a construção dessas novas ofertas, como uma política transversal, contemplam ações em comum de áreas e setores do Ministério da Saúde – e dele com o da Educação, o do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o da Justiça –, privilegiando a Câmara de Políticas Sociais do Gabinete Civil da Presidência da República.

Entre os desafios estão a garantia de vida da mulher e do bebê e a diminuição da taxa de mortalidade - atenção ao pré-natal, ao parto e ao aleitamento materno:

- Pré-natal: ampliação da captação precoce (meta é de atingir 90% das mulheres) em no mínimo 4 consultas, para cuidado diferenciado e em continuidade de mulheres em situação de vulnerabilidade ou risco. A ideia é garantir pré-natal com qualidade. Ex: adolescente grávida, mulher com transtorno depressivo, indígena, usuária de álcool, tabaco e outras drogas, mulher deficiente e em situação de prisão.

- Parto: garantia de parto normal e humanizado, atendendo o direito da mulher de saber onde e com quem terá o seu filho. Ampliação da vinculação entre as equipes da Estratégia de Saúde da Família e as equipes das maternidades. E garantia de acompanhante no trabalho de parto, no parto e no puerpério.

- Puerpério: garantia do aleitamento materno na primeira hora de vida, quando possível, aleitamento materno exclusivo por seis meses e continuado por dois anos ou mais, ampliando dispositivos ofertados à mulher para favorecer a sua opção. Garantia de atenção aos bebês que nascem ou adquirem deficiências.

Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis também é uma estratégia direcionada à garantia de desenvolvimento saudável e à qualidade de vida:

- Ampliação das ações de promoção da saúde, construção de consciência sanitária ou assistência, visando a diminuição das vulnerabilidades da mulher e do bebê à violência nesta etapa. Isso engloba o planejamento familiar e a atenção ao uso de substâncias psicoativas (álcool, tabaco e outras drogas).

- Capacitação da família e de equipes de referência no manejo de situações desse momento da vida (ex: depressão puerperal), fortalecendo vínculos, com especial atenção à inclusão do pai e da comunidade local.

- Criação e/ou fortalecimento de dispositivos de interação interministerial para o aprimoramento das políticas voltadas à primeira infância (Educação, Justiça, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Trabalho, Esportes, etc.), ONGs e sociedade civil para este fim.

Entre as demais ações que constam no “Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis”, estão:

- Apoio e o fomento ao desenvolvimento de redes de apoio social para as mulheres grávidas que não planejaram e não querem assumir seus bebês.

- Adoção de medidas visando a ampliação e a valorização da participação das mulheres em instâncias de controle social.

- Adoção de medidas para a ampliação do acesso à educação infantil, para a redução da evasão escolar e do abuso sexual de crianças e adolescentes.

- Construção de proposta para a implantação de Territórios Integrados de Atenção à Saúde (TEIAS).

- Construção de processos de formação de cuidadores: pais e avós, profissionais da saúde, da educação (de creches e escolas), tanto em conteúdos formais de processos de desenvolvimento de habilidades, como a partir de analisadores sociais e institucionais.

Confira aqui a apresentação com as informações completas sobre a Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis – Primeiros Passos para o Desenvolvimento Nacional

Brasileirinhos Saudáveis – Ações em desenvolvimento
ODM


Educar na diversidade é aceitar desafios

Revista Sentidos - Algumas iniciativas para a inclusão social na salas de aula - A inclusão da pessoa com deficiência

INSEGURANÇA PÚBLICA

Portal Ciência & Vida - Filosofia, História, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

Discutir a valorização do meio ambiente na sala de aula pode render prêmios

Atividades voltadas à valorização da biodiversidade desenvolvidas em sala de aula podem concorrer a prêmios. O Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade - refletir, agir e preservar!, promovido por Edições SM, se propõe a escolher os melhores projetos de atividades escolares vinculadas à conscientização de estudantes e à reflexão sobre temas como os Biomas - conjunto de diferentes comunidades biológicas (flora e fauna) que interagem entre si, formando o que chamamos de meio ambiente. Como prêmio, os professores responsáveis pelos projetos ganham uma viagem para conhecer projetos nacionais de biodiversidade, além de um kit de livros e DVDs sobre o tema.

O concurso busca reconhecer projetos que permitam aos alunos a realização de "diagnósticos socioambientais", importantes instrumentos para se conhecer o patrimônio ambiental de uma comunidade. Ele corresponde ao conjunto de atributos materiais e imateriais que a constituem, representando tudo aquilo que faz parte do cotidiano da comunidade e que foi construído ou apropriado por ela ao longo de sua história, desde seus recursos naturais até suas construções e seus usos, memórias, costumes.

O Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade - refletir, agir e preservar! é voltado aos professores do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e está com inscrições abertas até 15 de novembro, nas categorias Água, Biomas e Mudanças Climáticas.

Essa iniciativa faz parte de um projeto maior, a Campanha da Biodiversidade, uma ação que visa reunir e disponibilizar recursos para contribuir com o trabalho de sensibilizar crianças e jovens sobre os problemas ambientais. Foi inspirada na declaração de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para Edições SM, a atenção voltada ao tema representa uma oportunidade de promover uma reflexão mais ampla a respeito da importância vital da biodiversidade para o bem-estar e para a sobrevivência da espécie humana - e a escola é um espaço essencial para a formação da consciência ambiental.

A campanha reúne e disponibiliza conteúdo sobre o tema no site www.campanhadabiodiversidade.com.br. Nele, os professores encontram sugestões de atividades para diferentes disciplinas e níveis de ensino, assim como indicação de recursos complementares: sites, blogues, vídeos e outros materiais para enriquecer o debate. Profissionais da educação também podem contribuir com informações, conteúdo e links, intensificando a troca de experiências através do site.

VESTIBULAR 2011 - CURSOS À DISTÂNCIA

O Cederj está com inscrições abertas até 7 de novembro para o Vestibular 2011. São 4.521 vagas para os seguintes cursos de graduação a distância: Administração, Administração Pública, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo e Tecnologia em Sistemas de Computação. Esta é a segunda vez que o curso de Administração Pública é oferecido no Vestibular Cederj. O curso é voltado para aqueles que pretendem seguir carreira no setor público.

Você pode optar por um dos polos regionais do Cederj que oferecem vagas para cursos neste vestibular. São eles: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende (Centro e FAT), Rio Bonito, Rio das Flores, Rio de Janeiro (Campo Grande e Maracanã), Santa Maria Madalena, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Ao ser aprovado no vestibular do Cederj, você será um estudante regularmente matriculado em uma das universidades parceiras (UENF, UERJ, UFF, UNIRIO, UFRJ e UFRRJ). Os 10 cursos de graduação oferecidos contam com sistema de tutoria presencial nos polos regionais e a distância (por telefone, fax, internet), além de aulas práticas de laboratório; ao concluir a graduação, o aluno receberá um diploma igual ao dos alunos presenciais.

O Consórcio Cederj é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e as universidades públicas presentes no Rio de Janeiro (UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO).

Clique aqui e faça a sua inscrição.

Mais informações pelos telefones

Rio e Grande Rio - (21) 2334-1728

Norte Fluminense - (22) 3861-4844

Sul Fluminense(24) - 2431-9982

GASTO PÚBLICO COM EDUCAÇÃO CHEGA A 5% DO PIB EM 2009

03 de novembro de 2010


Para Mozart Neves Ramos, conselheiro do movimento Todos Pela Educação, o investimento na educação básica ainda precisa crescer muito mais no país

Claudio Belli

O gasto público com educação no Brasil como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) cresceu de 4,7% para 5% entre 2008 e 2009, de acordo com novo levantamento do Ministério da Educação (MEC) cedido ao Valor. O ministro Fernando Haddad destaca que o investimento no setor teve alta mais forte no nível básico (de 4% para 4,3% do PIB), enquanto foi registrada estagnação no ensino superior (0,7% do PIB).

Com base nesses números, o MEC atualizou o cálculo de 2009 do gasto público direto por estudante, que ficou em R$ 3.353 na média de todos os ciclos de aprendizado, valor que representa alta de 7,3% sobre os R$ 3.124 verificados em 2008. Na educação básica, o custo-aluno subiu 7,4%, no mesmo período, de R$ 2.746 para R$ 2.948; já o gasto individual no nível universitário teve expansão bem mais modesta, de 0,3%, passando de R$ 15.399 para R$ 15.452, na comparação entre 2008 e 2009 - dados oficiais mais recentes.
"O investimento ficou estável em 3,9% do PIB até 2005, depois foi subindo por causa do aumento orçamentário do MEC até chegar a 5% em 2009. O mais importante é que o maior incremento foi na educação básica, que praticamente dobrou neste governo, enquanto mantivemos os investimentos no ensino superior", explica Haddad. O ministro acrescenta que a distância entre o total per capita aplicado no ensino superior em relação ao gasto da educação básica caiu de 11,1 vezes para 5,2 vezes nos últimos dez anos. "Estamos em linha com o mundo desenvolvido, esse é a recomendação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)."

Especialistas em financiamento educacional consideram positiva a concentração de investimentos públicos no ciclo básico durante o segundo mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mas fazem duas ressalvas. A primeira é que a maior disponibilidade de recursos, a partir de 2006, coincide com a entrada em vigor do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em 2007, e do piso nacional do magistério, no ano seguinte. As duas medidas resultaram, obrigatoriamente, em mais investimentos no setor. A segunda observação revela que Estados e municípios investem muito mais em educação do que a União, em uma proporção de 80% e 20%, respectivamente.

Na avaliação de Mozart Neves Ramos, conselheiro do movimento Todos Pela Educação, o governo federal poderia ter mais peso na distribuição de recursos para a educação básica. "O Brasil investe no ensino superior como os países de ponta, mas deixa a desejar na educação básica, ficando aquém do que investem países como Argentina e Chile, onde o investimento per capita anual é de US$ 2,2 mil, enquanto por aqui é de US$ 1,7."

Com o fim da eleição presidencial, a ampliação da fatia dos investimentos federais em todos os ciclos educacionais - reivindicação antiga do setor - volta a ganhar destaque. Durante a campanha eleitoral todos os candidatos prometeram elevar investimentos. A presidente eleita Dilma Rousseff se comprometeu em elevar o gasto público em educação no Brasil para 7% do PIB até 2014.

"Alcançar 7% era a meta para 2010 vetada por Fernando Henrique no atual Plano Nacional da Educação, que se encerra no fim deste ano. No próximo plano não haverá veto e o país terá que se comprometer com a meta constitucional estabelecida. A pergunta mais importante a ser feita não é de quanto será a meta, mas quem vai pagar a conta", afirma Luiz Araújo, assessor de financiamento educacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Dias antes da definição da eleição, o ministro Fernando Haddad disse que a decisão caberá ao novo presidente. "Vai ter que fazer ajuste de orçamento para priorizar a educação, não tem outro jeito", disse, sem revelar os caminhos desse ajuste. Araújo lembra que a Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada em abril, propõe o aumento da vinculação orçamentária à educação por parte de todas as esferas de poder e o aumento da complementação da União ao As decisões da Conae estão sendo avaliadas pelo MEC. A pasta poderá incluí-las ou não na lista de metas do próximo Plano Nacional de Educação, que vai vigorar como lei entre 2011 e 2020. O aumento da vinculação orçamentária obrigaria Estados e municípios a aumentar as receitas tributárias líquidas destinadas à educação, do atual piso de 25% para 30%, enquanto a União deveria ampliar de 18% para 25%.

"Para isso é preciso mudar o artigo 212 da Constituição. Vinculação orçamentária tem sido um instrumento importante na história dos investimentos sociais do Brasil. Com certeza garantiria aumento rápido do percentual do gasto com educação, mas é um assunto polêmico, de aprovação complicada e tramitação longa", pondera Araújo, para quem um caminho "mais simples" seria o aumento da complementação da União ao Fundeb. "Afinal, os Estados e municípios estão contribuindo mais, mas é a União que tem a maior parcela das receitas dos impostos recolhidos no país."

O economista Amir Khair, especialista em finanças públicas, aposta que o crescimento da arrecadação acima da variação do PIB neste ano e nos próximos ajudará a nova presidente a cumprir a promessa e elevar o gasto em educação no país para 7% do PIB. "A educação pega carona nos impostos, e a maior contribuição para o aumento de gastos nessa área deverá vir dos Estados e, principalmente, dos municípios, que estão com a arrecadação crescendo num ritmo mais forte que o da União."

Outra esperança, aponta Mozart Neves Ramos, é o lucro esperado com a exploração de petróleo da camada pré-sal. "Será um milagre para a economia e para a educação, mas não virá no curto prazo." Já para um integrante do primeiro escalão do governo federal, a nova presidente terá que enfrentar a área econômica se quiser garantir recursos para a melhorar a qualidade do ensino no Brasil. "Nosso sistema de pensão é muito ineficiente e ainda tem os gastos com juros do Banco Central. Se cortar aí, dá para a educação chegar a 8% do PIB."

Fonte: Valor Econômico (SP)

DIRETO DO TWITTER - 2ª EDIÇÃO

Claudia Costin
As pré-matrículas vão até o dia 28/11, mas é importante que os pais não deixem para a última hora. Há 25 postos com Internet gratuita.
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Claudia Costin
Atingimos, hj de manhã, 23.964 inscrições de alunos novos ou transferidos!! Ajude a divulgar:

MarizaLombaPinguelli
Datas da PROVA RIO, em novembro: dia 25 - 7ª, 9ª e 10 CREs, dia 26 - 1ª, 2ª e 5ª CREs, dia 29 - 3ª, 4ª, 6ª e 8ª CREs, dia 30 - repescagem.

Claudia Costin
Os pais precisam ter as seguintes infor p a pré-inscrição: o ano que o filho cursarã em 2011, o nome e bairro das escolas preferidas (3 a 5)

Cristovam Buarque
Querem cassar Tiririca.Antes deviam cassar os prefeitos de onde ele morou na época em que devia ter estudado,

Bandnews FM Rio 94,9
by HEMORIO
Amanhã é dia do Rio doar sangue na Cinelândia pro Hemorio com o pessoal da @

Educopédia
Temos novidades no blog! Disponibilizamos o novo blog do Telecurso! Mega Material!!



DIRETO DO TWITTER - 1ª EDIÇÃO!!!

Saúde e Defesa Civil
Amanhã, dia 4, o CAPS Profeta Gentileza, em Campo Grande, promove o "Dia da Cidadania".

Saúde e Defesa Civil
Serão oferecidas palestras sobre higiene bucal, prevenção de insuficiência renal de pacientes hipertensos e diabéticos.

Saúde e Defesa Civil
Durante o mês de novembro e dezembro ocorrerá o curso prático “Atualização no Tratamento de Úlceras Crônicas".

Saúde e Defesa Civil
O curso será para 50 profissionais da área de saúde que atuarão como multiplicadores.

RJTV - Rede Globo
Diretor da escola em que professora teria aliciado aluna será indiciado

Ouvidoria
Isenção na taxa de inscrição para concursos públicos? Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

JORNAL VISUAL
by imaculadacon
O Projeto Índio Surdo do Centro de Atendimento à Pessoa Surda iniciou um programa de estudos sobre a Língua de Sinais.

Catraca Livre
by imaculadacon
Baixe centenas de milhares de livros -

Saúde e Defesa Civil
Amanhã será inaugurada a Clínica da Família Dr. Dalmir de Abreu Salgado, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.

imaculada con marins
RT @ 6ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DESAFIOS: SME lança o curso: Aprendizagem baseada em Projeto...

Jornal O Globo
Conta da Light vai ficar mais cara a partir do dia 7 deste mês.

imaculada con marins
Genial!!! RT @ Cientista cria forma de "falar" via pensamento






Museu Carmen Miranda - “Noel Rosa, coisa nossa”


“Noel Rosa, coisa nossa” é um pocket show de pouco mais de uma hora, que tem a despretenciosa intenção de mostrar o lado humano de um homem genial – ou seria o lado genial de um homem humano? –, através de algumas das suas principais canções. Idealizado pelo músico, pesquisador e jornalista Luiz Carlos Almeida de Araujo, também como Noel nascido e criado em Vila Isabel, o espetáculo é dividido em seções que englobam desde os amores, passando pela sua “filosofia” de vida, os casos engraçados do cotidiano até a relação do poeta/compositor com a morte, entre outros, tudo encenado de maneira a incorporar as narrativas dos elementos históricos às interpretações musicais.

“Noel Rosa, coisa nossa” é mais um trabalho importante a ser apresentado dentro do Projeto MÚSICA NO MUSEU e que será levado ao ar, ao vivo, no dia 6 de Novembro, às 11:30 h, no Museu Carmen Miranda, com entrada franca. Contamos com sua presença e colaboração na divulgação desse espetáculo que, acima de tudo, marca um momento significativo para a história da MPB e para a vida do Rio de Janeiro, nossa querida “cidade mulher”… 

SME lança o curso: Aprendizagem baseada em Projetos

As inscrições vão até 20 de novembro e as vagas são limitadas


28/10/2010


A Secretaria Municipal de Educação está oferecendo, em parceria com a Intel e o Instituto Paramitas, o curso Aprendizagem Baseada em Projetos. Ao final desse curso, você entenderá como pode aumentar a construção de conhecimento nas suas aulas por meio da aprendizagem baseada em projetos.

As vagas são limitadas e as inscrições estarão abertas até o dia 20 de novembro. Para tirar dúvidas sobre o curso, escreva para uec@rioeduca.net ou ligue (21) 2976 2351.

O autor do melhor projeto ganhará um netbook!

Para se inscrever, visite: www.institutoparamitas.org.br/cursos/elementos

A cidade e o idoso: projetos da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida










Para melhor informar a população idosa da cidade do Rio de Janeiro, sobre os projetos voltados para a terceira idade, a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro, realizará na Universidade Aberta da Terceira Idade









(UnATI-Uerj), nesta quarta-feira, a palestra "A cidade e o idoso: projetos da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida". O evento acontecerá às 14h, no auditório 91, 9º andar da Uerj.









A secretária Cristiane Brasil falará sobre os programas e projetos já desenvolvidos pela









Prefeitura, que visam a atender de forma mais eficiente a população de terceira idade, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos cariocas com mais de 60 anos. Falará também sobre ações que serão colocadas em prática nos próximos dois anos.

Prefeitura entrega mais 544 apartamentos para vítimas das chuvas de abril

Prefeitura entrega mais 544 apartamentos para vítimas das chuvas de abril







A Prefeitura entregou no sábado (30/10) mais 544 apartamentos para vítimas das chuvas de abril. As famílias que vão ocupar os dois condomínios em Campo Grande viviam em áreas de risco e atualmente recebem aluguel social da Prefeitura. Os imóveis fazem parte do programa “Minha Casa, Minha Vida” e têm sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Desde janeiro de 2009, 5.800 famílias em toda cidade saíram de áreas de risco. Destas, 3.000 já foram reassentadas em imóveis do “Minha Casa, Minha Vida”.









No Condomínio Terni, os 282 apartamentos serão ocupados principalmente por famílias que viviam no Parque Colúmbia, às margens do Rio Acari, na Pavuna - uma das áreas atingidas pelas chuvas de abril que estão sendo integralmente reassentadas.









Já os 262 apartamentos do Condomínio Ferrara foram entregues a famílias das comunidades Carioca, São Sebastião e Bateau Mouche (as três na Praça Seca), Santa Maria (Taquara) e Cidade de Deus, que também foram fortemente atingidas pelas chuvas.

Veja aqui como fazer a pré-matrícula para as escolas da Rede Municipal

SME - Secretaria Municipal de Educação
Educação
Veja aqui como fazer a pré-matrícula para as escolas da Rede Municipal

Inscrições serão feitas somente pela internet


22/10/2010


A Secretaria Municipal de Educação informa que a pré-matrícula para novos alunos da Pré-Escola, do Ensino Fundamental (1º ao 9º Anos) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) da Rede Municipal do Rio começou na última terça-feira (dia 26) e vai até o dia 28 de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, as inscrições só poderão ser feitas pela internet, através do site www.matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. A Prefeitura está disponibilizando 25 postos com acesso gratuito à internet, em todas as regiões da cidade e nos quais haverá uma pessoa para orientar os pais e responsáveis. A Secretaria também produziu um guia que explica, passo a passo, como realizar a pré-matrícula. Os locais de distribuição do guia já estão no site www.rio.rj.gov.br/sme, onde a cartilha também estará disponível para reprodução.

Assim como ocorreu no ano passado, os pais e responsáveis, ao preencherem o formulário de inscrição da pré-matrícula, terão que escolher de três a cinco opções de escolas em ordem de preferência. Todas as informações prestadas terão que ser confirmadas, através de documentos, no ato da matrícula. Ao preencher o formulário também será preciso saber o endereço de correspondência completo, inclusive com o número do CEP, pois a Prefeitura encaminhará uma carta informando a escola na qual a vaga foi reservada. A confirmação da reserva também será feita através de mensagem pelo celular ou poderá ser acompanhada pelos pais e responsáveis no site www.matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. Para isso, é preciso anotar o número da inscrição da pré-matrícula. As datas para a verificar a confirmação pela internet são as seguintes: a partir de 06 de dezembro (Pré-escola, e 1º e 2º Anos) e de 28 de dezembro (3º ao 9º Anos e PEJA).

A matrícula não será realizada se o responsável não comparecer à escola na data marcada para efetivar a matrícula.

Para os alunos que já estudam na rede municipal, a renovação da matrícula é automática. Caso a escola não tenha o Ano que o aluno cursará em 2011, a direção da unidade chamará o responsável para que escolha a escola em que seu filho estudará. Essa matrícula também é garantida, sem necessidade de inscrição pela internet. Para as transferências internas – de uma escola municipal para outra, a matrícula tem que ser feita pela internet. Para isso, é preciso perguntar à diretora da atual escola em que o aluno estuda em qual Ano ele deverá ser matriculado em 2011 e qual o código dele no Sistema de Controle Acadêmico. Para transferências externas – da rede particular ou de redes públicas de outras cidades e estados, a matrícula deve ser realizada também pela internet.

Matrícula para o Ginásio Experimental Carioca

O Ginásio Experimental Carioca será um centro irradiador de excelência no ensino do 7° ao 9° anos que busca apoiar o projeto de vida do aluno e uma educação para valores. Em toda a cidade, 10 escolas contarão com essa nova metodologia educacional, que será baseada nas novas tecnologias e terá um material estruturado por apostilas de conteúdo e exercícios.

Os interessados devem escolher uma das 10 escolas de Ginásio Experimental Carioca como primeira opção. Mas atenção: o aluno que optar por uma dessas unidades terá que estudar em tempo integral e será convidado a ir à escola em dia e horário marcados para conhecer um pouco mais sobre o projeto. Ao realizar a matrícula pela internet, a escola definida terá que vir como a primeira opção de escolha. A relação das dez escolas está no site www.rio.rj.gov.br/sme e no guia de matrícula.

Matrícula para crianças com deficiência

O Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA), da Secretaria Municipal de Educação, é responsável pelo atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação matriculados na Rede Municipal. Nesse contexto, a Rede Municipal está direcionada para a educação inclusiva, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e da legislação vigente, que garantem a matrícula de crianças e jovens em turmas regulares se os pais assim desejarem. A matrícula deve ser feita também pela internet. Após a realização e confirmação da matrícula, um professor do IHA entrará em contato para que o seu filho seja avaliado e encaminhado para a turma pertinente.

Matrícula para o Programa de Educação de Jovens e Adultos

Dentro do programa, o atendimento aos jovens e adultos está dividido em duas etapas: o Peja I, para quem vai cursar do 1º ao 5º anos, e o Peja II, para o 6º ao 9º anos. Nos dois casos, a duração do curso é de dois anos. Veja em qual das duas etapas o jovem ou o adulto se encaixa para realizar a matrícula, que também deve ser feita pela internet.

A relação das escolas do Ginásio Experimental Carioca

1ª CRE - E.M. Rivadávia Corrêa

2ª CRE - E.M. Orsina da Fonseca

3ª CRE - E.M. Bolívar

4ª CRE - E.M. Anísio Teixeira

5ª CRE - E.M. Mário Paulo de Brito

6ª CRE - E.M. Coelho Neto

7ª CRE - E.M. Governador Carlos Lacerda

8ª CRE - E.M. Nicarágua

9ª CRE - E.M. Von Martius

10ª CRE - E.M. Princesa Isabel

PNUD lança curso online sobre desenvolvimento humano

O minicurso digital — gratuito e disponível para qualquer internauta — faz parte do aniversário de duas décadas dos Relatórios de Desenvolvimento Humano, que culminará na divulgação, em 4 de novembro, da 20ª edição do estudo.

Intitulado Jornada de Desenvolvimento Humano, o curso tem versão em espanhol, inglês e francês. Pode ser feito on-line ou, após download, no computador. Ele traz uma introdução sobre o conceito de desenvolvimento humano, relaciona-o a outras teorias de desenvolvimento, explica os principais índices que tentam mensurá-lo e mostra a importância de trabalhar com dados desagregados por grupos sociais ou regiões.

O material é formado por seis apresentações (uma introdução, quatro aulas e um resumo) que, somadas, têm duração aproximada de quatro horas. O conteúdo é ministrado em áudio, textos em tópicos, gráficos e textos com a íntegra do que está sendo lido pelo locutor. É possível assistir ao curso em qualquer horário ou parar a apresentação e ver depois, de acordo com a conveniência do internauta. Ao final de cada aula, há rápidos exercícios para fixar o que foi apresentado. O PNUD, porém, não dá certificado ou qualquer outro documento para quem completar o treinamento.

Na introdução, define-se o conceito de desenvolvimento humano, fala-se sobre as origens dessa teoria, mostra-se porque esse enfoque é importante para o trabalho do PNUD e como ele se aplica em nível nacional ou local.

A aula 1 (Princípios e características do desenvolvimento humano) apresenta os pontos principais do conceito: ser multidisciplinar, abranger diversas dimensões, não ser estático e orientar-se para as ações.

Na aula 2 (O enfoque do desenvolvimento humano e do desenvolvimento relacionado), destacam-se as diferenças e semelhanças entre essa teoria e outras como as que enfatizam recursos humanos, necessidades básicas, meios de vida, crescimento econômico, segurança humana e direitos humanos.

A aula 3 (Medir o desenvolvimento humano) mostra por que é importante usar indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar o desenvolvimento humano, apresenta cálculos e índices sobre o tema — como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) — e discute os pontos fracos e fortes dessas medidas.

A aula 4 (Aplicação do desenvolvimento humano) apresenta maneiras de aplicar o conceito, destaca como os Relatórios de Desenvolvimento Humano nacionais e regionais podem contribuir para o avanço social e relaciona o enfoque com o desenvolvimento de capacidades e a igualdade de gênero. Por fim, o resumo recapitula o que foi tratado no curso.

Íntegra dos relatórios

Como parte da comemoração dos 20 anos do RDH, o PNUD também vai publicar todos os relatórios anteriores em formato PDF e livro eletrônico, para download gratuito. A divulgação do IDH será reforçada com recursos interativos que mostrarão dados da maioria dos países do mundo. Haverá ainda uma calculadora on-line para que os internautas criem seus próprios índices.

Fonte: Instituto Fonte

Dez dicas para fazer a lição de casa ficar mais fácil

Especialistas em educação e comportamento mostram como pequenas atitudes aplicadas na hora de fazer o dever de casa podem ajudar a melhorar a atenção e o aprendizado do aluno.

Organize o espaço em que vai estudar

Eleja um cantinho para os estudos. Um lugar claro, arejado e com pouco barulho. Tire de perto objetos e brinquedos que possam desviar sua atenção. Mantenha a televisão e o computador desligados enquanto você estuda. Assim, você se concentra e termina mais rápido. Caso não tenha um local específico para realizar a tarefa, sente de costas para os objetos que possam te distrair (brinquedos, rua, televisão etc.).

Fique confortável

Fique confortável o suficiente para não precisar interromper a tarefa: use uma cadeira com encosto e apóie os pés no chão.

Mantenha seu material limpo e organizado

Não rabisque seus livros e cadernos. Dá mais vontade de estudar quando eles parecem novos. Também é importante ter um local adequado para guardar seu material de estudo. Isto faz com que ele se mantenha mais organizado e você não desperdice tempo à procura dele. Improvise uma estante ou uma caixa exclusiva para guardar tudo.

Encontre seu horário

Perceba em que momento do dia você rende mais. Algumas pessoas se concentram melhor logo após o almoço, outras no início da noite. Crie uma agenda e anote tudo o que precisa estudar naquele dia e seus outros compromissos também (natação, balé, judô, futebol, inglês). Dessa forma, você consegue visualizar qual o melhor horário para fazer tudo.

Concentre-se em um exercício de cada vez

Não tenha pressa. Mesmo que tenha muita tarefa para fazer, concentre-se em um exercício de cada vez. Manter-se calmo ajuda a acertar o exercício e a aprender. Muitas vezes é preciso que se faça uma pausa entre um exercício e outro, caso estes sejam muito difíceis ou numerosos. Uma paradinha rápida te dará fôlego para dar continuidade aos exercícios. Você pode fazer uma lista com quadradinhos listando todas as tarefas do dia. Conforme for finalizando, vá fazendo um X nas que forem cumpridas.

Leia o enunciado da atividade com muita atenção

O ideal é que você faça uma primeira leitura da lição de casa ainda na escola. Assim, pode conversar com a professora caso tenha dúvidas. Acostume-se também a deixar um dicionário junto com seu material. Muitas vezes é por não compreender o significado de uma palavra que surge a dificuldade de terminar um exercício.

Peça ajuda quando não tiver entendido a tarefa

Se estiver com dificuldades em começar, peça auxílio, mas lembre-se que ajudar é diferente de fazer por você. Seus pais podem explicar o que você deve fazer e indicar se está no caminho certo, mas nunca dar a resposta pronta. As dicas mais eficazes são aquelas que te fazem pensar sobre a atividade. Com isso você vai vencer a dificuldade e encontrar a resposta sozinho. Quando a dica não for suficiente, peça a um adulto que te ajude de outras formas, como realizando pesquisas em livros e na internet.

Não deixe de fazer a tarefa

Faça tudo, mesmo que não tenha certeza de que está certo, ainda que seja preciso corrigir depois. Às vezes, aprendemos mais com o que erramos do que com nossos acertos. Se mesmo depois de te pedido ajuda aos pais e ter feito outras pesquisas para responder a tarefa você não conseguir responder a questão, use uma caneta marca-textos e grife o que faltou.A marcação na página fará com que você se lembre de pedir explicações específicas à professora depois.

Corrija a atividade em sala

Coloque a vergonha de lado. Se ficou com dúvidas sobre a tarefa pergunte para a professora no dia seguinte. Outros colegas podem ter tido a mesma dificuldade que você. Por meio da correção você pode verificar o que aprendeu direitinho e o que precisa estudar melhor.

Persista

Caso você esteja com dificuldade, vai se sentir tentado a fugir e deixar a tarefa para a última hora, mas saiba que isso vai torná-la ainda mais complicada. Persista, você vai conseguir e ainda terá muito tempo livre para curtir outros momentos com seus amigos. Lembre-se que quanto mais você estuda mais aprende e assim suas dificuldades irão diminuir.

Consultoras: Amanda Abreu Silva, psicóloga especialista em Psicoterapia em Análise do Comportamento pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e Ana Carolina Christovam, psicóloga, mestranda em Educação Especial da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos).

Fonte: UOL Crianças

Sistema de contagem de calorias é ultrapassado, dizem Vigilantes do Peso

Pessoas que desejam perder peso não deveriam basear sua dieta em contagens de calorias presentes nos alimentos, segundo a organização Vigilantes do Peso.

A entidade diz que a caloria, uma medida de energia usada há dois séculos, é um indicador ultrapassado para medir com precisão a quantidade de energia que extraímos dos alimentos.

Falando à BBC, uma nutricionista da organização disse que o problema desse sistema é que ele não leva em conta a quantidade de energia usada pelo organismo para digerir a comida.

Zoe Helman disse, por exemplo, que o corpo gasta até 25% das calorias contidas em um bife para digeri-lo.

- Mas quando você come uma porção de manteiga, praticamente toda a energia presente no alimento é absorvida pelo organismo - explicou.

Os Vigilantes do Peso dizem ter criado um novo programa de emagrecimento que incorpora descobertas científicas recentes e leva em conta características individuais, como sexo, idade, peso e altura.

Outros especialistas admitem que a caloria é uma medida aproximada, mas argumentam que diminuir o consumo de calorias é um maneira simples e efetiva de perder peso.

Histórico

A caloria é uma medida de energia. Uma caloria equivale à quantidade de calor necessária para se elevar em um grau centígrado a temperatura de um grama de água.

A tabela de calorias em que fabricantes de alimentos se baseiam para informar o consumidor sobre valores calóricos de produtos foi criada pelo químico americano Wilbur Atwater na segunda metade do século 19.

Em seus experimentos, Atwater queimou diferentes tipos de alimentos e mediu a quantidade de energia gerada. Depois, ele calculou a quantidade de energia - ou de alimento não digerido - presente em excrementos humanos e restos de comida.

Após comparar os valores energéticos presentes nos dois grupos, ele concluiu que cada grama de carboidrato produz quatro calorias, cada grama de gordura produz nove e cada grama de proteína produz quatro calorias.

O Custo Energético da Digestão

Com base em estudos recentes, alguns especialistas argumentam, no entanto, que os cálculos feitos por Atwater apresentam uma margem de erro de até 25% e que portanto não são confiáveis.

Um desses especialistas é o nutricionista e consultor em dietas Geoffrey Livesey, ex-pesquisador da unidade de nutrição do Medical Research Council da Grã-Bretanha.

Segundo Livesey, a textura da comida, a quantidade de fibras que ela contém e a forma como é cozida afetam a quantidade de energia que o corpo consegue retirar do alimento.

Até o processo de mastigar o alimento gasta energia e, portanto, calorias, ele explica. A regra básica é, quanto mais proteína ou fibra um alimento contém, mais trabalho é necessário para digeri-lo. Ou seja, menos energia sobrará para o organismo.

- Quando você considera que as calorias vêm sendo usadas como única medida para a compreensão do impacto dos alimentos na perda de peso por quase 200 anos, apesar dos imensos avanços na ciência nutricional, você percebe quão ultrapassada a contagem de calorias é.

Consciência Calórica

Mas nem todos os especialistas da área defendem a ideia de abolir a caloria como um referencial. A chefe do departamento de nutrição do Medical Research Council, Susan Jebb, disse que a diferença é pequena.

- Quando se trata de aconselhar o público e levar as pessoas a comer menos calorias, não estou certo de que isso (abolir o uso da caloria como um referencial) seria útil.

- Se você está tentando perder peso, tem de estar consciente das calorias - e não contando as calorias o tempo todo.

Gaynor Bussell, nutricionista e porta-voz da British Dietetic Association, diz que o que importa é comer de forma saudável e acrescenta que isso não é uma ciência exata.

- O importante é comer menos calorias para que o corpo fique com um balanço de energia negativo (ou seja, gaste mais energia do que a que consome). Como você calcula isso, não importa.

Uma Nova Proposta

Com seu novo programa de dieta para emagrecimento, a organização Vigilantes do Peso diz estar incorporando estudos científicos recentes para criar um sistema mais preciso do que a contagem de calorias.

O programa, batizado de ProPoints, cria dietas que levam em consideração características individuais dos participantes. Além disso, os alimentos são divididos em quatro grandes categorias - proteínas, gorduras, carboidratos e fibras.

Frutas e a maioria dos legumes e verduras têm zero ProPoints, ou seja, segundo o programa, esses alimentos podem ser consumidos à vontade.

O sistema é baseado na "quantidade de energia que está disponível em um alimento após você comê-lo", diz a organização.

Com base nas declarações dos vários especialistas ouvidos pela BBC, fica claro que não há um consenso.

Vale lembrar, no entanto, que a agência de ONU para agricultura e alimentação, FAO, estudou o assunto há alguns anos e decidiu que mudar a forma como calorias são calculadas envolveria muitos transtornos e dinheiro - para ganhos marginais.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

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Médicos afirmam que não há desculpas para ficar parado

FONTE: O GLOBO

RIO - Os benefícios dos exercícios são inúmeros, mas, para a maioria das pessoas, os motivos não são o suficiente para tirá-los do sedentarismo. Afinal, são tantas as desculpas... Se você está precisando de motivação, confira a lista elaborada pelos médicos do site especializado WebMD, que derruba os principais mitos sobre a falta de vontade de malhar:

"Não tenho tempo":Essa é a principal desculpa das pessoas que não fazem exercícios com regularidade e também a pior, afirma o médico Walter Thompson, da Universidade de Geórgia. É possível encaixar a atividade física ao longo de pequenas brechas ao longo do dia. Ao assistir televisão, pule corda, faça flexões ou levante pesos durante os anúncios. Se tiver uma esteira ou uma bicicleta ergométrica em casa, melhor ainda. Basta colocá-la perto da TV e andar ou pedalar por 30 minutos, ou até mesmo em três blocos de 10 minutos. Para não ser considerada uma pessoa sedentária, é preciso fazer 150 minutos de exercício por semana.

"Estou muito cansado": Pode parecer contraditório, mas malhar aumenta a energia, principalmente nas pessoas que estão muito cansadas. Segundo a professora de educação física Marisa Brunett, a produção de endorfinas diminui dores e melhora o humor, aumentando a disposição, e o movimento melhora a circulação, regulando o metabolismo.

"Meus filhos consomem todo o meu tempo": Em vez de deixar as crianças em casa enquanto tenta arrumar uma brechinha para se exercitar, incorpore a atividade física na rotina da família. Brinque no parque, faça caminhadas na praia, pule corda, jogue futebol, ande de bicicleta. Se seu filho é pequeno, compre um carrinho de bebê esportivo que permita corridas ou caminhadas rápidas, disponível nas melhores lojas de produtos infantis.

"Exercícios são tediosos": Busque uma atividade física que você ame, ensina o fisiologista Mike Bracko, do Instituto de Hóquei de Calgary, no Canadá. O especialista afirma que a malhação deve ser como o sexo, prazeroso do começo ao fim. Se está difícil dar o primeiro passo, busque uma atividade em grupo. Diversos estudos mostram que é mais fácil aderir a uma rotina de exercícios se ela for feita com amigos.

"Não gosto de suar ou de me mexer": O fisiologista Gerard Endress, diretor do Duke Diet & Fitness Center afirma que esta reclamação, por incrível que pareça, é bem comum. Se o problema é o suor, busque academias ou centros esportivos com um bom sistema de refrigeração. A natação é outra opção interessante. Se o problema são as dores causadas pelo movimento, comece devagar e inicie pelas atividades na piscina, que aliviam o peso do corpo.

"Para que começar se sei que vou desistir?": Não pense no longo prazo, afirmam os médicos. É melhor traçar pequenas metas, como se exercitar durante cinco minutos todos os dias, do que achar que vai conseguir passar duas horas seguidas na academia. Aumente o tempo de atividade gradualmente e não se cobre tanto se não der para colocar tudo em prática. Lembre-se: um dia de exercícios é sempre melhor do que nenhum.

Teoria e prática fundem-se em "Alfabetização de Jovens e Adultos"

FONTE: LIVRARIA FOLHA

Aplicar a teoria na prática é o grande desafio e dificuldade dos educadores. Isso, porque a transposição do papel para as salas de aulas é mais complexa do que seguir algumas simples orientações. Envolve conceitos, análises e dedicação dos responsáveis pela tarefa.

No entanto, Suzana Schwartz busca no livro "Alfabetização de Jovens e Adultos" apresentar fundamentos e resultados de seus estudos sobre o tema. Mas, como explica, com a ressalva de não concluir e desrespeitar o profissional que está dentro das escolas, pois a autora sabe que, assim como a vida, não há razões conclusivas para este intenso debate, "o sujeito-professor é arredio, e não se permite ser manipulado através de simples sugestões, conselhos ou receitas de como ensinar", afirma.

"Para ouvir e pensar ideias (o professor) quer saber onde e como estão embasadas. E assim deve ser. O importante, contudo, é que leia compreensivamente, para refletir criticamente e posicionar-se consistentemente sobre o tema proposto", explica a especialista.

O tom do livro é questionador, baseado em pesquisas teóricas e práticas. Os números e outros dados levantados têm fundamento, e servem como base para a aplicação dos estudos nos contextos de alfabetização do Brasil.

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A construção das aprendizagem proposta por Schwartz dialoga com a curiosidade, a interação e conceitos de linguística.

Sandra Telló, mestre em literatura e revisora da obra, diz no prefácio que descobriu com a leitura as ligações do tema alfabetização com as teorias linguísticas. "Eu nunca havia me dado conta de que, de alguma forma, os analfabetos também estão imersos no mundo da escrita e que eles, afinal, não são tão analfabetos assim", afirma.

Finalizando provisoriamente, a autora propõe as experiências culturais de viver, ouvir e questionar para compartilhar hipóteses e ideias e entender quais e como enfrentar as questões da alfabetização de jovens e adultos.

Leia trecho

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O contexto da alfabetização no Brasil

A população brasileira é de, aproximadamente, cento e noventa milhões de pessoas. 72% desses cidadãos apresentam algum tipo de analfabetos funcionais. Embora a educação seja o fator que mais contribui para determinar o nível de alfabetismo de um indivíduo, ela não é o único, pois sujeitos com escolaridade semelhante apresentam níveis diferentes de alfabetismo.

Análises inéditas realizadas a partir da base de dados do Inaf (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional) mostram que alguns dos fatores que explicam estas diferenças estão presentes já desde a infância: a escolaridade dos pais e suas habilidades de leitura têm um papel importante nos usos sociais da escrita e na compreensão dos adultos brasileiros.

Além dos índices sobre o analfabetismo funcional é importante destacar também que o país ocupa a 72ª posição entre 127 países no Índice de Desenvolvimento de Educação.

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"Alfabetização de Jovens e Adultos"
Autora: Suzana Schwarts
Editora: Vozes
Páginas: 224

Educador diz que buscar metodologia que atraia o aluno é um dos maiores desafios

Lúcia Nórcio

Da Agência Brasil
Em Curitiba

O professor paranaense de história Marcelo Fronza, que teve sua dissertação de mestrado compilada no livro Ensinar e Aprender História: História em Quadrinhos e Canções (Base Editorial), afirma que um dos maiores desafios dos educadores em sala de aula é buscar uma metodologia de ensino que atraia o aluno para a aprendizagem, que se aproxime da sua linguagem, do seu universo e o cative para a absorção do conteúdo.

Segundo o professor, a publicação - uma das quatro escolhidas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, do Ministério da Educação - é inédita no país por abordar o ensino de história a partir do conhecimento dos alunos a respeito de histórias em quadrinhos. "O livro apresenta a história em quadrinhos como fonte para que o aluno construa o conhecimento histórico com a ajuda do professor. A metodologia passa a ser interessante porque não é o professor que detém o conhecimento, mas vai auxiliar o aluno a construir o seu próprio", analisa.

Para Fronza, esse método facilita a aprendizagem, a memorização e, por ser divertido, atrai o interesse do aluno pelo conteúdo. Mas é importante, na sua opinião, comparar a fonte histórica dos quadrinhos com outras fontes para a construção do conhecimento.

Ele cita como exemplo Asterix e Cleópatra, em que os personagens falam sobre construir pirâmides em uma época histórica que não coincide com a existência de Cleópatra. "As pirâmides tinham sido construídas 2 mil anos antes e por isso é importante trazer outras fontes históricas para que o aluno perceba anacronismos", explica.

O professor destaca que o aluno acaba tendo novas visões críticas sobre os próprios quadrinhos que, como narrativa, são uma das formas mais fortes de organizar o pensamento em geral. "Daí a importância de separar o que é fonte histórica dos recursos utilizados para fazer humor", avalia.

Marcelo Fronza afirma que os quadrinhos como fonte histórica, e não só como recurso pedagógico, estão gerando novos resultados no ensino, que se refletem em melhores notas por conta da abordagem diferenciada. "O aluno está indo além da memorização de datas e períodos, está aprendendo a fazer relações de contexto, tornando-se crítico, e isso vai auxiliá-lo não apenas em sala de aula, mas no mundo afora", conclui.

As bibliotecas das escolas brasileiras recebem livros como os da Base Editoral para auxiliar na formação dos professores.