segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Melhora no Censo Escolar e redução da repetência explicam queda das matrículas, segundo Inep

A rede pública perdeu 1.281.203 de matrículas de 2009 para 2010. Segundo o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Joaquim José Soares Neto, o fenômeno se deve à melhora na apuração dos dados feita pela autarquia e à redução da reprovação escolar.

Ainda não é possível detalhar qual fator teve maior influência na queda, segundo Neto. "Em janeiro, quando os microdados [que trazem mais detalhamento nas informações] foram liberados, poderemos fazer uma análise mais profunda", disse.

Os dados do Censo Escolar 2010 para o sistema público foram publicados no Diário Oficial da União nesta segunda (20). À tarde, a equipe do Inep divulgou um relatório com dados complementares.

DADOS DO CENSO ESCOLAR (fonte: Inep)
Ano Total de matrículas Matrículas públicas Total da rede privada
2009 52.580.452 45.270.710 7.309.742
2010 51.549.889 43.989.507 7.560.382
diminuiu 1.030.563 diminuiu 1.281.203 cresceu 250.640


Segundo Neto, o Inep tem investido em melhorar a qualidade dos dados do Censo. "No ano que vem, prevemos visitas in loco", contou. A escolha será por amostragem, como a "malha fina da Receita Federal" explicou o presidente.

Fundamental de nove anos
Cerca de 52% dos alunos com seis anos de idade estão matriculados no ensino infantil -- "o que revela que a implantação do ensino fundamental de nove anos não foi concluída", diz o relatório do Inep. Os municípios, Estados e o Distrito Federal deveriam ter implantado o ensino fundamental de nove anos até 2010, segundo a lei nº 11.274/2006

O Censo Escolar contabilizou 194.939 estabelecimentos de educação básica no país em que estão matriculados 51.549.889 alunos. Desse contingente, 43.989.507 (85,4%) estão em escolas públicas e 7.560.382 (14,6%) em instituições privadas.

No sistema público, as redes municipais são responsáveis por quase metade das matrículas – 46,0% - o equivalente a 23.722.411 alunos, seguida pela rede estadual, que atende a 38,9% do total (20.031.988). A rede federal, com 235.108 matrículas, participa com 0,5% do total.

Houve uma queda de 2,8% nas matrículas da rede pública em relação a 2009. Já a rede privada cresceu 3,4%. A rede federal apresentou o maior crescimento: 8,0%.

Censo Escolar 2010: cobertura de internet é maior que presença de quadra de esporte nas escolas

Da Redação
Em São Paulo
No ensino médio, 94,8% dos estudantes têm acesso à internet enquanto 79,9% desfrutam de quadra de esportes nas escolas em que estão matriculados. Esses dados são do Censo Escolar 2010 e foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta segunda-feira (20).

Se for analisada a situação do ensino fundamental, a diferença se acentua conforme baixa o nível de ensino: nos anos finais (6º a 9º anos), 85,9% das matrículas são atendidas por acesso à rede enquanto 71,3% têm quadras. Nos anos iniciais (1º ao 5º anos), 71,6% dos estudantes são atendidos com internet, mas metade deles não tem quadra esportiva nas escolas.

Internet em alta
Questionado sobre o investimento em acesso à internet no lugar de outros itens de infraestrutura, o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, disse que as “questões são complexas” e as análises devem ser “feitas com cuidado”.

O acesso à internet supera todos os outros itens de infraestrutura: quadra de esporte, biblioteca, laboratório de ciências e acessibilidade das edificações para deficientes físicos e, até, laboratório de informática.

“Ao se investir em acesso à internet também está investindo em biblioteca”, disse Neto. Apenas 30,4% das escolas brasileiras nos anos iniciais têm bibliotecas. A cada dez escolas, sete delas não possuem um acervo de livros disponível para seus estudantes.

Na etapa que vai do 6º ao 9º anos, 58,7% das escolas têm bibliotecas. No ensino médio a proporção de cobertura com esse item de infraestrutura é de 74%.

Acessibilidade em baixa
De modo geral, a cobertura de infraestrutura é mais deficiente nos anos iniciais. Apenas 7,6% dos estudantes nos anos iniciais (2.237.862 matriculados) possuem laboratório de ciências nas escolas. No caso do médio, a porcentagem de alunos atendidos com esse item é de 56,6% (4.726.535 de estudantes). E, para os anos finais do fundamental, o índice é de 32, 6% (4.638.376 alunos).

Ainda há pouca oferta de espaços acessíveis a deficientes físicos. Os dados do Censo Escolar apontam que apenas 12% das escolas de ensino fundamental nos anos iniciais oferece condições para pessoas que usam cadeiras de rodas transitarem por suas dependências. Na etapa de 6º a 9º anos, a porcentagem de estabelecimentos com dependências e vias adequadas é de 23,4% e, no ensino médio, o percentual chega a 31%.

DENGUE - Mosquito emergente

No Rio, recordista de casos de dengue no país, a doença se espalha pelas áreas mais nobres da capital
Cilene Guedes, do Rio

Há um penetra na alta sociedade carioca. Sorrateiro, entrou em algumas das residências mais chiques do Rio de Janeiro, conheceu as piscinas e circulou por jardins tratados com esmero. O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, está contaminando moradores das áreas nobres da cidade. Entre eles, gente famosa, como a apresentadora de TV Márcia Peltier e seu marido, Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. O casal mora no Jardim Pernambuco, luxuoso condomínio de casas do Leblon, onde foram registrados quatro casos da doença e 39 focos do mosquito.

“As pessoas mais ricas sabem como se transmite dengue, mas acreditam que estejam imunes à doença”, diz o secretário municipal de Saúde, Sérgio Arouca. “Acham que é problema de morador da Baixada, da favela.” Na Barra da Tijuca, o bairro dos ricos emergentes, já foram constatados neste ano 47 casos – mesmo número da Penha, na periferia. Copacabana, com 52 casos, quase empata com Olaria, no subúrbio. O bairro com mais registros da doença é a Tijuca, reduto da classe média na Zona Norte, com 83 ocorrências. É a prova de que no Rio a dengue é democrática: todos correm risco.

O Aedes aegypti prolifera na água limpa e parada. Reproduziu-se nos pneus velhos e nas caixas-d’água destampadas das zonas pobres da cidade. Mas também se estabeleceu em piscinas, vasos decorativos e plantas ornamentais. Na Barra, 107 focos foram identificados em bromélias, plantas que armazenam água nos jardins das classes A e B. O jogador de futebol Augusto, do Botafogo, contraiu dengue. Assustado, mandou os filhos para Brasília, onde moram os parentes.

Márcia Peltier só soube que a doença rondava o Jardim Pernambuco depois de infectada. Havia 18 focos do Aedes aegypti numa construção a 300 metros de seu casa. Márcia, que teve dengue há dez anos, diz que a segunda infecção é dez vezes pior. “Meu corpo ficou vermelho, como se tivesse ido à praia”, conta. “As mãos e os pés incharam e a cabeça doía muito.” No condomínio em que vive a apresentadora, constatou-se pela primeira vez na capital um caso do tipo 3 – um novo vírus.

O Rio já contou 2.021 infectados neste ano. “Podemos ter uma epidemia do novo vírus ou um número maior de ocorrências de dengue hemorrágica”, alerta Arouca.

FANTÁSTICO - TURMA 1901 - 4º EPISÓDIO

Foco da próxima gestão será valorização do professor, afirma Haddad - O Globo Online

Foco da próxima gestão será valorização do professor, afirma Haddad - O Globo Online

Prevenção às drogas nas escolas deve envolver governos, famílias, diz ministro - O Globo Online

Prevenção às drogas nas escolas deve envolver governos, famílias, diz ministro - O Globo Online

Em 2010, Brasil registrou 42,9 milhões de matrículas na rede pública, diz Censo Escolar - O Globo Online

Em 2010, Brasil registrou 42,9 milhões de matrículas na rede pública, diz Censo Escolar - O Globo Online

Mortalidade infantil cai 31% entre 2000 e 2008 no país - Saúde - Notícia - VEJA.com

Mortalidade infantil cai 31% entre 2000 e 2008 no país - Saúde - Notícia - VEJA.com

Alcançar meta em 2012 não será tarefa fácil, explicam especialistas - Educação - Notícia - VEJA.com

Alcançar meta em 2012 não será tarefa fácil, explicam especialistas - Educação - Notícia - VEJA.com

OCDE: China lidera ranking mundial de avaliação do ensino - Educação - Notícia - VEJA.com

OCDE: China lidera ranking mundial de avaliação do ensino - Educação - Notícia - VEJA.com

Reprovação nas escolas é o melhor caminho? - Educação - Notícia - VEJA.com

Reprovação nas escolas é o melhor caminho? - Educação - Notícia - VEJA.com

Conselho quer fim da reprovação de crianças até 8 anos - Educação - Notícia - VEJA.com

Conselho quer fim da reprovação de crianças até 8 anos - Educação - Notícia - VEJA.com

MEC apresenta metas para a educação de 2020 - Educação - Notícia - VEJA.com

MEC apresenta metas para a educação de 2020 - Educação - Notícia - VEJA.com

A Diferença entre brincadeiras antigas e atuais

do " Meus Trabalhos Pedagógicos, Atividades e Projetos para Educação Infantil " de ¨Andreza S F Melo¨

A DIFERENÇA ENTRE AS BRINCADEIRAS ANTIGAS E ATUAIS


Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.

Hoje em dia é normal ver uma criança que, ao mesmo tempo, navega na internet, folheia uma revista, fala no telefone, e ainda assiste televisão. Já antigamente as crianças disponiblizam um tempo de seu dia para assistir televisão, brincar com carrinhos, jogar amarelinha e empinar pipa. Duas realidades que estão tornando as distantes entre elas cada vez maiores.

Hoje em dia as brincadeiras infantis mudaram muito em relação ao passado. As crianças de hoje se divertem com computadores e vídeo games, fazendo com que as brincadeiras de antigamente não chamem mais a atenção. A informação hoje em dia é em tempo real, o aprendizado das crianças é mais rápido, não existem barreiras de tempo ou de distância para que qualquer um saiba o que está acontecendo.

Mas com todo esse aparato tecnológico, muitas coisas do passado ficam esquecidas, as brincadeiras ingênuas, e sem qualquer tipo de tecnologia, criada apenas para divertir os pequenos, seja com giz, madeira, ou objetos improvisados.

Antigamente as crianças brincavam de roda cutia, pega pega, iô iô, amarelinha, passa anel, cobra cega, peteca entre outras.Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além das brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa dentre várias outras e assim, se divertiram por décadas e décadas.

As brincadeiras de crianças que envolvem jogos e atividades exigindo a imaginação e criatividade dos pequeninos são ideia para trabalhar o desenvolvimento mental, intelectual e social na infância. Os jogos de tabuleiros são atividades desenvolvidas até mesmo por algumas escolas por estimular o aprendizado diário das crianças.

As brincadeiras que forçam as atividades físicas são excelentes para o desenvolvimento motor,equilibrio,destreza e a agilidade na infância. No entanto, as atividades que exigem esforços físicos também estão estimulando o desenvolvimento mental, trabalhando a disciplina e concentração da criança conforme a atividade praticada.

Como vimos, existem varias opções para a diversão das crianças, mas as brincadeiras infantis que trazem maior satisfação e entusiasmo para a criançada são as brincadeiras que são feitas em competição. Competir significa buscar um objetivo e exige concentração, raciocínio lógico, esforço físico além de estimular a imaginação e a criatividade das crianças e é uma brincadeira saudável e prazerosa mesmo sem recompensa estabelecida nos resultados das competições.



As brincadeiras de crianças podem ser feitas de varias maneiras, mas é importante observar como e onde as crianças estão brincando. Brincar ao ar livre, por exemplo, deixa a brincadeira mais saudável.
Criar oportunidades para que as brincadeiras entre pais e filhos aconteçam também é uma ótima oportunidade para o crescimento e de ambos.

Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.Com a Tecnologia hoje em dia as brincadeiras são mais dentro de casa em vídeo games, computadores e muitas se divertem assistindo DVD de desenho o dia todo e aquela infância gostosa de correria e alegria quase não se vê mais.



Os pais devem estar mais atentos e dosar o uso do computador, local, distância do aparelho, postura inadequada da criança,atividade física e estabelecer regras e horários de uso fará com que a criança tenha um equilíbrio entre essas e outras atividades.

Trata-se da ampliação do Sistema de Consultas de Processos (Sicop)

Já está no ar o novo serviço da Secretaria Municipal de Administração na internet. Trata-se da ampliação do Sistema de Consultas de Processos (Sicop) que passa a oferecer ao cidadão carioca a opção de visualizar todas as tramitações do processo cadastrado na Prefeitura do Rio, sem que seja preciso sair de casa. A medida atende a uma antiga reivindicação dos usuários, além de dar ainda mais transparência à movimentação dos processos na Administração Municipal.

Até a disponibilização desse novo serviço, o Sicop oferecia apenas a última tramitação do documento. Além disso, os usuários cadastrados no push processo recebem, por e-mail, informações a cada movimentação do processo.

Pela internet basta acessar o site www.rio.rj.gov.br/web/sma Serviço – Consultar Processos – Sicop.

Por meio do Sicop, podem ser realizadas consultas sobre multas de trânsito, pagamento de laudêmio, licença ambiental, ISS, IPTU, licença para obras, foreiro e verificação de processo de alvará de funcionamento de estabelecimento. O servidor municipal também pode utilizar o Sicop para consultar processos de averbação de tempo de serviço, licença, triênio, entre outros.

Cidade passa a contar com mais três unidades de saúde

Nas duas últimas semanas, a população do Rio passou a contar com mais três unidades de saúde que ampliarão a assistência da atenção primária e de urgência e emergência. As comunidades da Vila Cruzeiro e do Alemão receberam uma clínica da família cada, que têm, juntas, 18 equipes de Saúde da Família, beneficiando 72 mil pessoas. Em Costa Barros, foi inaugurada a nona UPA administrada pela prefeitura, que deve realizar 9 mil atendimentos mensais.

Cesta de Natal: veja a lista dos servidores que vão receber o benefício

O Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro (PREVI-RIO) informa que a Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), proprietária do grupo de supermercados Pão de Açúcar, foi contratada para fornecer o Cartão Cesta de Natal de 2010, no valor de R$ 82, para os servidores municipais ativos e inativos com remuneração de até R$ 3.570.


O Diário Oficial do Município desta segunda-feira, dia 20, divulga a relação de matrículas dos contemplados com o benefício, incluindo a lista dos inativos que moram fora da região metropolitana do Rio de Janeiro, cujo benefício já foi depositado em espécie em conta corrente no último dia 17.

Assistência Social entrega certificados de capacitação profissional a moradores de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (VOT), promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 20, a entrega dos certificados de capacitação profissional a 16 pessoas que vivem em situação de rua, acomodadas em abrigos da Rede de Proteção Social do município. Na cerimônia de conclusão dos cursos, realizada no auditório da instituição, na Praça Mauá, o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, exaltou a importância das parcerias entre os setores público e privado. Em seu discurso, Rodrigo Bethlem também anunciou a criação de um centro de capacitação profissional na unidade de acolhimento de Paciência, na Zona Oeste da cidade.
- Os centros de acolhimento do município não podem ser apenas um depósito de gente. Por isso, anuncio que organizaremos um grande centro de capacitação dentro de um de nossos abrigos, localizado em Paciência. Vamos requalificar nossos usuários, reinserí-los na sociedade com apoio de profissionais experientes e de instituições como a VOT. Agradeço a todos que participaram desta iniciativa e, principalmente, aos formandos, que enxergaram a oportunidade e concluíram a empreitada - afirmou o secretário.
Além dos usuários dos centros de acolhimento, também foram capacitadas outras 15 pessoas moradoras do Morro da Conceição, localizado na Praça Mauá. Alguns dos participantes do curso de marcenaria receberam no local uma carta de referência para entrada imediata no mercado de trabalho. O documento foi entregue pelo diretor do Sindicato dos Marceneiros do Município do Rio de Janeiro, Milton Fernandes.
- Essa capacitação foi uma ideia e tanto. Há uma enorme carência de escolas de marcenaria e, consequentemente, de mão-de-obra. Recebemos muitos pedidos para trabalhadores nesta área e alguns deles serão imediatamente encaminhados à fábricas de imóveis da cidade – revelou Milton Fernandes.
Dentre os capacitados em cabeleireiro, Ronan Testa Vieira, de 25 anos, é um que já começou a reconquistar a autonomia. Nascido em Palmas, em Minas Gerais, chegou ao Rio de Janeiro há cinco meses, após brigar com a família. Sem emprego e um domicílio, foi encaminhado para a unidade de acolhimento de Paciência. Lá, retirou nova documentação e iniciou a capacitação, conseguiu um emprego e nova morada.
- Estou muito feliz. Recebo cerca de R$300 por mês como auxiliar de cabeleireiro em um salão em Santa Cruz. Minha patroa, que tem me dado muita força, me acolheu e hoje moro em um quarto na residência dela. Para aqueles que estão na situação que já estive aconselho a não desistir nunca. Assim como eu, outros podem agarrar as oportunidades oferecidas pela Prefeitura do Rio e seus parceiros - concluiu Ronan.
Além da marcenaria e do curso de cabeleireiro e barbeiros, os participantes foram capacitados nas áreas de corte e costura, manicure e pedicure e panificação. As aulas aconteceram durante três meses, com uma carga horária de 120 horas, no Centro Comunitário da Venerável Ordem Terceira, na Travessa do Sereno, 27 e 29, na Praça Mauá.

Projetos culturais com apoio financeiro da Prefeitura estão listados no Diário Oficial

A Secretaria Municipal de Cultura lista no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, dia 20, os projetos culturais selecionados para recebimento de apoio financeiro da Prefeitura, de R$50 mil, R$100 mil ou R$250 mil.



Por obterem a maior pontuação média na avaliação da segunda fase, conforme quantitativo determinado no Edital 001/10 – Fate, a Comissão de Seleção de Projetos assinalou em negritos que receberão apoio financeiro do Município do Rio.



A Secretaria publicou a listagem, porque a divulgada no Diário Oficial de 17 de dezembro teve falha na impressão.

Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso supera meta com mais de 18 mil procedimentos

O Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi) já realizou cerca de 18.500 procedimentos desde agosto, quando foi criado, até agora, superando a meta de 15 mil, estabelecida pelo Plano de Metas da Prefeitura. O serviço é oferecido a 336 pacientes, portadores de doenças que necessitam de cuidados contínuos e que podem ser realizados na residência. Os hospitais Souza Aguiar, no Centro, Miguel Couto, na Gávea, Salgado Filho, no Méier, e Paulino Werneck, na Ilha do Governador, são as unidades de referência para as dez equipes e servem de apoio para o trabalho dos profissionais.




As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e técnicos administrativos. Do total de pacientes, 114 são do Salgado Filho; 98 do Paulino Werneck; 80 do Miguel Couto e 44 do Souza Aguiar. Os principais benefícios do atendimento residencial são: a aceleração da recuperação e a redução do tempo médio de internação hospitalar e a liberação dos leitos para outros pacientes. O tratamento personalizado propicia melhores resultados em menor tempo.

SMSDC cuida da assistência de saúde em grandes eventos

O show de Roberto Carlos e o Réveillon em Copacabana contarão com postos de atendimento médico da SMSDC. Ao todo, serão nove unidades, sendo três no show do dia 25 e seis no evento do dia 31. Os postos terão equipamentos de suporte à vida, leitos de estabilização e observação clínica, e ambulâncias para transferência dos casos de maior gravidade para os hospitais de emergência. A Vigilância Sanitária e a Defesa Civil também farão parte do esquema.

Projeto Clube do Lazer leva entretenimento a usuários da Rede Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promove atividades recreativas para pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Campo Grande, nos dias 15 de janeiro e 19 de fevereiro de 2011 no CAPS Profeta Gentileza. O projeto Clube do Lazer busca explorar o espaço físico da unidade para lazer e entretenimento dos usuários e seus familiares.



As atividades serão desenvolvidas com suporte de um profissional de Educação Física e dois profissionais de cada CAPS serão referência para os usuários participantes, ilustrando os serviços musicais e recreativos que estarão disponíveis. Ao final de cada encontro, os usuários participantes indicarão suas propostas para a programação das atividades que serão realizadas nas próximas datas do clube. A primeira edição do projeto aconteceu dia 18 de dezembro.



O CAPS Profeta Gentileza fica na Estrada de Inhoíba, 849, Campo Grande.

Alunos de escola da Prefeitura ganham presentes do Papai Noel dos Correios

20/12/2010

O Natal chegou mais cedo para cerca de 180 alunos da Escola Municipal Antonio Bandeira, em Senador Camará. Na manhã desta segunda-feira (dia 20), caderno, lápis e borracha deram lugar a bonecos e bonecas, patins, bolas, carrinhos de controle remeto, entre outros brinquedos, na entrega de presentes do Papai Noel dos Correios, na sede da empresa, na Cidade Nova. O evento, realizado desde 1997 pelos Correios e que este ano passou a ter a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença da secretária de Educação, Claudia Costin. Este ano, todos os 9.950 alunos de 20 escolas da Prefeitura do Rio tiveram adotadas as cartas enviadas ao Papai Noel e receberam os presentes pedidos.
– Esse é um dia muito especial para nossas crianças. Aqui, elas estão vendo que o sonho é possível. Precisamos fazer com que essas crianças continuem a sonhar. Essa iniciativa dos Correios não só possibilita aos nossos professores trabalhar a questão do sonho com os alunos, como também a aprendizagem, ao orientarem as crianças a escrever as cartas – declarou a secretária Claudia Costin, ressaltando que a parceria com as escolas da Prefeitura continuará em 2011. – Quem sabe essa parceria não se amplia para mais escolas ainda.

Para Vitor Hugo, 4 anos, aluno da educação infantil da escola Antonio Bandeira, o sonho de ganhar um robô foi realizado. Logo após receber o brinquedo das mãos do Papai Noel, Vitor o tirou do embrulho e não o largou mais. Depois de passar o ano prometendo a professora que não faria bagunça se ganhasse um robô, fez questão de mostrar a todos o novo e esperado brinquedo.

Aluno do 3º Ano da Antonio Bandeira, Paulo Ricardo Domingo, 8 anos, pediu apenas uma bola. O pedido simples tinha resposta no sorriso estampado no rosto do menino, tão logo pegou a bola das mãos do Papai Noel.
– Eu sou fominha mesmo. Quero ir embora para casa para poder bater minha bolinha – resumiu Paulo, apaixonado torcedor do Flamengo. – Sempre acreditei que iria ganhar mesmo a bola.

Este ano, com a parceria com a Prefeitura do Rio, 20 escolas foram selecionadas para participarem do Papai Noel dos Correios. As unidades integram o programa Escolas do Amanhã, destino às escolas situadas em áreas dominadas pelo narcotráfico ou milícias ou ainda em regiões recém-pacificadas. Todas as 9.950 cartas de alunos dessas unidades enviadas ao Papai Noel foram adotadas. Na solenidade desta segunda-feira, só participaram os alunos da Escola Antonio Bandeira. Para os alunos das demais escolas, os presentes foram entregues na própria unidade.

AS ESCOLAS DO PROGRAMA

Escola General Mitre - Santo Cristo
Escola Hermenegildo de Barros - Engenho da Rainha
Escola Doutor Mário Augusto Teixeira de Freitas - Engenho Novo
Escola Paula Fonseca - Colégio
Escola Professoranda Leila Barcellos de Carvalho - Cidade de Deus
Escola Joana Angélica - Bangu
Escola Professora Maria de Cerqueira e Silva - Manguinhos
Escola Antonio Bandeira - Senador Camará
Escola Santa Francisca Xavier Cabirini - Senador Camará
Escola Lins de Vasconcellos - Lins de Vasconcellos
Escola Mário de Andrade - Vila Isabel
Escola Tenete Góes Monteiro - Santíssimo
Escola Haydea Vianna Fiúza de Castro - Paciência
Ciep Doutor Antoine Margarinos Torres Filho - Tijuca
Ciep Rubens Gomes - Barros Filho
Ciep Engenheiro Wagner Gaspar Emery - Inhoaíba
Ciep Henfil - Caju
Ciep Dom Oscar Romero - Irajá
Ciep Luiz Carlos Prestes - Cidade de Deus
Ciep 1º de Maio - Santa Cruz

Oficina de Contação de Histórias

Oficina de Contação de Histórias: "[ Data: 11 de janeiro de 2011; - Hora: 14:00 até 17:00.
Data: 18 de janeiro de 2011; - Hora: 14:00 até 17:00.
Data: 25 de janeiro de 2011; - Hora: 14:00 até 17:00.
] Na oficina 'O Contador de Histórias', as professoras Sonia Sampaio e Deka Teubl, falarão sobre a importância, o papel e a habilidade do contador de histórias, os tipos de narrativas (fábula, lenda, mito, apólogo, conto, conto de fadas, crônica e páginas de romance), entre outros."