domingo, 6 de fevereiro de 2011

Crianças criativas...

Crianças criativas...: "
Nossos artistas da creche.
A arte é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e estético, da criatividade, da curiosidade e da auto-estima


Dicas:
  • Ofereça variedade de materiais. Tinta, giz de cera, sucata, papéis de diversos tamanhos.
  • Evite perguntar o que esta desenhando. Espere a criança falar.
  • Não há certo e errado. Se o sol for azul, tudo bem!
  • O computador pode ser usado como ferramenta. Procure programas que favoreçam a criatividade.
  • Leve à exposições, apresente obras de diversos artistas, chame a atenção para diferentes técnicas.

Foto do Blog http://www.chongas.com.br/

"

Realização de Olimpiadas Estudantis contando com todas as modalidades esportivas e aberta a todos os alunos do Municipio

Realização de Olimpiadas Estudantis contando com todas as modalidades esportivas e aberta a todos os alunos do Municipio: "

Os municípios e entidades podem solicitar ao Ministério do Esporte, através do SICONV, no Programa 5100020110118, PROPOSTAS VOLUNTÁRIAS, dentro do PST - PROGRAMA SEGUNDO TEMPO - PROMOÇÃO DE EVENTOS DE ESPORTE EDUCACIONAL - CONVÊNIOS.

O programa visa promover e apoiar EVENTOS que possibilitem a iniciação e a vivência em ESTUDOS e PRÁTICAS do ESPORTE EDUCACIONAL ESCOLAR.

Os valores sugeridos, por proposta, variam entre R$ 150.000,00 a R$ 300.000,00, podendo ser solicitados por ENTIDADES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS, MUNICÍPIOS, ESTADOS e DF.

"

Os 10 mandamentos para os pais especiais

Os 10 mandamentos para os pais especiais: "























"

RESULTADO AGENTE EDUCADOR - PCRJ

RESULTADO AGENTE EDUCADOR - PCRJ: "
LINK COM LISTAGEM
"

Receita para quem quer se tornar um estudante nota 10

 FONTE: JORNAL O DIA

Leitura, disciplina e menos redes sociais: dicas para superar a média

POR MARIA LUISA BARROS
Rio - Todo ano milhares de crianças encaram os temidos ‘vestibulinhos’ para tentar garantir uma vaga nas tradicionais e mais disputadas escolas públicas do Rio de Janeiro. Alunos nota 10 que conseguiram passar pela peneira das seleções mais disputadas dão a receita de estudo para quem sonha conquistar um lugar nos melhores colégios da cidade, como Pedro II, Colégio Militar e Colégios de Aplicação da Uerj e UFRJ.

Morador de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o estudante Madson dos Santos Galdino, 11, tirou o primeiro lugar no concurso para o 6º ano do Ensino Fundamental, na unidade do Colégio Pedro II no Centro, concorrendo com alunos da rede pública. A segunda colocação ficou com José Lorran de Matos Cruz, 11, que vive em Tomaz Coelho, na Zona Norte. André Luiz Santos Costa, 11 anos, passou na mesma escola mas optou por estudar no Colégio Militar, onde também foi aprovado. “Quando me formar vou sair como cadete, mas quero chegar a coronel”, planeja André, que, como Madson e José, é ex-aluno de escolas municipais.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
José Lorran, que mora em Tomaz Coelho, na Zona Norte, ficou em segundo lugar no Pedro II do Centro | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Os três fazem parte de uma turma de 24 crianças selecionadas entre 3.500 alunos da rede pública, pelo Instituto Lecca, uma ONG sem fins lucrativos que se mantém com recursos de instituições financeiras. Do grupo apoiado pela instituição, 19 foram aprovados no concurso de acesso deste ano para o Pedro II. “São crianças brilhantes que só precisavam de uma oportunidade”, diz, orgulhosa, a pedagoga Maria Clara Sodré, com doutorado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Garimpados em escolas públicas, os jovens superaram as deficiências com muita determinação, disciplina, reforço em leitura e matemática e menos tempo brincando no computador. Estudam, em média, nove horas por dia, têm acesso a livros, visitam museus e centros culturais e recebem acompanhamento de professores dedicados. “São verdadeiros queijos suíços: da melhor qualidade, mas cheios de buracos”, brinca Maria Clara.

Muito estudo e diálogo com professores

O segredo do sucesso é o tempo dedicado aos estudos na escola e em casa. Esta foi a principal lição aprendida pelos primeiros colocados. “Depois de mais de oito horas estudando ficava muito cansado. Mas pensava que esse esforço iria valer a pena”, ensina Madson, que obteve 9,50 em Matemática no Pedro II. Apaixonado por livros de aventuras, José Lorran tirou a nota mais alta em Português, 9,25, no concurso para a mesma unidade. Com os professores, aprendeu a contestar. “Discutia com a professora e às vezes ela admitia que eu estava certo”, diz ele.

Importante também dedicar um tempo na rotina diária para as brincadeiras com os amigos. “Tem que relaxar. Eu gosto de brincar de pique e jogar xadrez”, diz André. “A inteligência se desenvolve brincando”, orienta a pedagoga Maria Clara.

Disque PREVI-RIO e Ouvidoria não funcionam no dia 8



Funcionários destes setores participarão de treinamento da nova central de teleatendimento

04/02/2011

Não haverá atendimento no Disque PREVI-RIO nem na Ouvidoria na próxima terça-feira, dia 8 de fevereiro, porque os funcionários destes setores estarão participando de um treinamento para o novo serviço de teleatendimento da Prefeitura do Rio - a Central 1746. O Instituto será incluído no sistema em sua segunda fase de instauração -, já neste mês de fevereiro.

Câncer deve atingir neste ano 500 mil brasileiros


Gastos do SUS com tratamento da doença cresceram 20% entre 2000 e 2007

05 de fevereiro de 2011 | 0h 00
Bruno Boghossian - O Estado de S.Paulo

O Brasil deve registrar neste ano 500 mil novos casos de câncer, segundo estimativa divulgada ontem pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O dado indica um leve aumento em relação à previsão feita no ano passado pela entidade, de 489 mil casos.
A aceleração da ocorrência de casos no País seria reflexo de uma tendência mundial, mas passou a ser registrada mais recentemente no Brasil por causa do envelhecimento da população e dos avanços no tratamento de doenças infecciosas, antigas causas mais frequentes de morte.
Segundo o Inca, os gastos do Ministério da Saúde com o atendimento de pacientes com câncer cresceu 20% entre 2000 e 2007, atingindo R$ 1,4 bilhão. São custos que cobrem a internação de 500 mil pessoas por ano, 235 mil sessões de quimioterapia e 100 mil de radioterapia por mês. "Estamos diante de um cenário provocado por progressos que permitiram o envelhecimento da população, mas que também proporcionaram hábitos como a alimentação inadequada e a falta de atividades físicas", alertou o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini.
Durante evento que marcou o Dia Mundial do Câncer na sede do Inca, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o novo governo pretende ampliar o acesso ao tratamento de câncer na rede pública e intensificar o controle de qualidade de exames preventivos, com o objetivo de impedir erros de diagnóstico.
Além do estabelecimento de convênios com a indústria farmacêutica para reduzir os preços de medicamentos, como alguns remédios indicados para o combate à leucemia, Padilha destacou que há um esforço para proporcionar a detecção precoce de alguns tipos da doença. Para evitar diagnósticos falhos, o ministério quer criar uma rede de monitoramento de 1,3 mil equipamentos usados para identificação do câncer de mama.
"Nós vamos criar um grande programa nacional de avaliação da qualidade dos exames de mamografia, para que as análises realizadas no Brasil tenham a qualidade necessária", afirmou.
Em parceria com o Inca, a pasta quer avaliar a qualidade de exames que detectam o câncer de colo uterino para ajudar municípios onde o índice de diagnósticos falhos chega a 50%, por causa de equipamentos degradados ou material inadequado.
Doenças crônicas. O Inca e o ministério lançaram um alerta para a necessidade de prevenir outras doenças crônicas, como diabete, doenças cardiovasculares e respiratórias. Um documento apresentado ontem aponta que, ao lado do câncer, elas consomem mais de 70% dos gastos com atendimento e tratamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e são responsáveis por 67% das mortes no País.
Em setembro, o governo deve apresentar na Assembleia Geral da ONU uma agenda estratégica de ações para reduzir o número de casos e o impacto do câncer e outras doenças crônicas no sistema público de saúde. O tema foi incluído na pauta do evento por decisão das Nações Unidas.

O ministro da saúde Alexandre Padillha promove caminhada contra a dengue

O ministro da saúde Alexandre Padillha promove caminhada contra a dengue: "

Nesta manhã, o ministro da saúde Alexandre Padillha liderou uma caminhada contra a dengue no Aterro do Flamengo
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"

Semana de Capacitação



Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro



.


PROJETOS 2011 - CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO DE 7 A 11 DE FEVEREIRO DE 2011


.
Ação
Característica e/ou objetivo do projeto/ação
Professores, itinerantes, supervisores a serem capacitados
Período / Data da capacitação
Carga horária do professor na capacitação
N° de vagas por CRE
Local da capacitação
.
1
Projeto "Se Liga" -Realfabetização1 -
realfabetização de alunos analfabetos funcionais
210 PII
7 a 11 de fevereiro
40 horas
Todos os professores, itinerantes e supervisores selecionados para as turmas
Centro - 4 salas C. Grande - 2 salas
.
2
Projeto "Acelera Brasil" Aceleração 1A -
aceleração de aprendizagem
577PII
7 a 11 de fevereiro
40h- novos 20h veteranos
Todos os professores, itinerantes e supervisores selecionados para as turmas
Centro - 6 salas integrais (novos) 1 sala manhã/tarde (veteranos) CGrande 4 salas integrais (novos) 1 sala manhã/tarde (veteranos)
.
3
Projeto "Fórmula da Vitória" Realfabetização 2B -
realfabetização de alunos analfabetos funcionais
186 PI +34 PII/CRE = 220
7 a 11 de fevereiro
20 horas -novo 8 horas veterano (manhã/tarde)
Todos os professores, itinerantes e supervisores selecionados para as turmas
Centro - 1 sala integral novos e 1 sala integral veterano nos dias 7 e 8 C. Grande 1 sala integral novos e 1 sala intergal veterano nos dias 9 e 10
.
4
Projeto "Ponto de Partida" Realfabetização 2A -
realfabetização de alunos analfabetos
80PI +30 PII/CRE =110 pessoas
7 a 11 de fevereiro
40 horas
Todos os professores, itinerantes e supervisores selecionados para as turmas
Centro - 1 sala integral C. Grande 1 sala integral
.
5
Encontro Apresentação de projetos IAS com Professores de Inglês e de Educação Física
apresentação da metodologia dos projetos para os especialistas de Ed Física e Inglês
70 PI Ed. Física / INglês
11 de fevereiro
4 horas
Todos os professores que atuarão nas turmas do projetos Realfa 2A e Realfa 2B
CREP -
.
6
Projeto Autonomia Carioca Aceleração 3 - 7° e 8° anos
aceleração de aprendizagem
390 PI e PII + 100 PI Especialistas (1° dia) = 490
7 a 11 de fevereiro
40 horas
Todos os professores, itinerantes e supervisores selecionados para as turmas
Centro - 6 salas integrais C. Grande- 4 salas integrais
.
7
Projeto Autonomia Carioca Aceleração 2 -6° ano projeto com 2 anos de duração
aceleração de aprendizagem
481 PI e PII + 140 PI especialista =621
7 a 11 de fevereiro
40 horas
Todos os professores, itinerantes e supervisores selecionados para as turmas Somente no 1° dia participarão Prof I de Inglês e Ed. Física, cuja listagem de inscritos deve vir separadamente.
Centro- 8 salas integrais C.Grande-5 salas integrais
.
8
Projeto Autonomia Carioca Aceleração 1B -5° ano - Tecendo o Saber
aceleração de aprendizagem
165 PII + 40 PI Especialista =205
7 a 11 de fevereiro
40 horas
Todos os professores, itinerantes e supervisores selecionados para as turmas Somente no 1° dia participarão prof I de Inglês e Ed. Física, cuja listagem de inscritos deve vir separadamente.
Centro -4salas integrais C. Grande - 2salas integrais
.
9
Reforço em Matemática 9º ano "Autonomia Carioca"
reforço em Matemática para alunos com baixo desempenho
45 PI de Matemática e PII com formação em Matemática
7 a 11 de fevereiro
20 horas (manhã/tarde)
Todos os professores, itinerantes e supervisores selecionados para as turmas
Centro - 1 sala integral (manhã e tarde)
.
10
Projeto Sesi Cidadania
Reforço escolar para alunos do 3°(leitura/escrita) e do 5° ano (Matemática)



Professores das turmas envolvidas no projeto (enviaremos a lista das escolas posteriormente)

.
11
Alfabetização aos 6 anos – Instituto Alfa e Beto
metodologia para alfabetização aos 6 anos
101 PII
7 a 11 de fevereiro
20 horas (manhã/tarde)
Professores das turmas envolvidas no projeto
Botafogo
.
12
Projeto "Alfabetizando e Letrando - O que faz (a) diferença?"
apoio ao trabalho de alfabetização das escolas
80 PII 3ª a 5ª feira 10 itinerantes e 10 supervisores de CRE na 6ª feira
7, 9 e 10 de fevereiro
12 horas PII (manhã e tarde) 4 horas (manhã) para itinerante e CRE
Professores das turmas envolvidas no projeto
2 polos Botafogo e Campo Grande e Madureira de 3ª a 5ª e SME 6ª feira
.
13
Acompanhamento - grupo de controle do material de apoio pedagógico de alfabetização da SME




Professores das turmas envolvidas no projeto A capacitação obrigatória no dia do Programa da Multirio sobre Alfabetização

.
14
Palestra Matemática: Material Pedagógico 2011
conhecer o novo material pedagógico
600 professores de Matemática
7 de fevereiro
4 horas (manhã/tarde)
Professores de Matemática por representatividade nas escolas
Centro
.
15
Palestra Língua Portuguesa: Material Pedagógico 2011
conhecer o novo material pedagógico
600Prof.I de Língua Portuguesa e Prof.II do 4° e5° anos 1Prof. por Escola
8de fevereiro
4 horas (manhã/tarde)
Professores de Língua Portuguesa por representatividade nas escolas
Centro
.
16
Palestra Língua Portuguesa: Produção de Texto
Atualização do professor
300 PI Lingua Portuguesa do 6° ano e 300 Prrof II do 3° ano por representatividade
9 de fevereiro
4 horas manhã - 6° ano e 4 horas tarde = 3° ano
Professores de Língua Portuguesa por representatividade nas escolas
Centro
.
17
Palestra Geografia
Atualização no tema "sustentabilidade"
600 professores de Geografia
7 de fevereiro
4 horas (manhã/tarde)
Professores de Geografia por representatividade nas escolas
Centro









.
18
Palestra História
Atualização do professor
600 professores de História
7 de fev -manhã 9 defev -tarde
4 horas (manhã/tarde)
Professores de História por representatividade nas escolas
Centro
.
19
Projeto Cientistas do Amanhã
enriquecimento do ensino de Ciências
240 PI de Ciências
9 e 10 de feveiro
12h no mínimo 16h no máximo
Totalidade dos Prof I de Ciências das Escolas do Amanhã
Centro
.
20
Curso do Programa Ciência Hoje da Apoio à educação das crianças
enriquecimento do ensino de Ciências
270 PII do 5° ano
7 a 11 de fevereiro
20 horas (manhã/tarde)
Professores envolvidos do 5° ano
Botafogo, Madureira e Campo Grande
.
21
Projeto Gibi - Basquete
oficina de basquete
75 PI Ed. Física 20 acompanhantes
8, 9 e 10 de fevereiro
15 horas
Todos os professores envolvidos no projeto
CIEP Pedro Varela
.
22
Projeto Vôlei em Rede
oficina de vôlei
15 PI Ed. Física
7, 8, 9, 10 e 11 de fevereiro
veteranos:12h novatos 20 h
Todos os professores envolvidos no projeto
EM Equador
.
23
Curso de Capacitação para Professores de Educação Física Escolar
Atualização em Educação Física Escolar
2000 PI Ed. Física
8, 9 e 10 de fevereiro
12 horas(manhã e tarde)
Representatividade por CRE : 7ª a 10ª CRE = 75 prof.manhã e 75 prof. tarde por CRE 1ª e 6ª CRE = 65 prof. Manhã e 65 prof. tarde por CRE 2ª, 3ª,4ª, 5ª= 90 prof
Centro - 1 auditório 
Campo Grande - 1 auditório
.
24
Mini Curso Professores de Artes Plásticas
Atualização do professor
600 PI Artes Plásticas
8, 9 e 10 de fevereiro
12 horas (manhã e tarde)
Todos os professores de Artes Plásticas
Centro
.
25
Mini Curso Professores Artes Cênicas
Atualização do professor
180 PI Artes Cênicas
8, 9 e 10 de fevereiro
12 horas (manhã e tarde)
Todos os professores de Artes Cênicas
Centro
.
26
Mini Curso de Professores de Música
Atualização do professor
300 PI Artes Música
8, 9 e 10 de fevereiro
12 horas (manhã e tarde)
Todos os professores de Música
Centro
.
27
Encontro de Professores de Inglês do 6° ao 9° ano
Capacitar Professores I de Inglês novos e antigos na Rede
200 professores I de Inglês entre novos e antigos
11 de fevereiro
4 horas (manhã e tarde)
Todos os novos obrigatoriamente e 100 antigos por representatividade (5 manhã e 5 tarde por CRE)
Botafogo
.
28
Curso para Professores de Inglês do 1° ao 4° ano novos
Capacitar professores I que atuam no 1° segmento
300 Prof. I de Inglês
8, 9, 10 e 11 de fevereiro
16 horas (manhã e tarde)
Todos os novos obrigatoriamente nos locais mais próximos da Coordenadoria
Filiais da Cultura inglesa: Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca
.
29
Encontro com Professores de Inglês do 1° ao 4° ano antigos
Capacitar professores I que atuam no 1° segmento
300 Prof. I de Inglês
7 de fevereiro
4 horas (manhã e tarde
Todos os novos obrigatoriamente nos locais mais próximos da Coordenadoria
Filiais da Cultura inglesa: Botafogo, Campo Grande, Madureira e Tijuca
.
30
Encontro para Professores de Sala de Leitura Polo e Bibliotecários
Apresentação das diretrizes do trabalho que será desenvolvido.
90 Professores de Sala de Leitura , 30 bibliotecários e 10 representantes das GEDs= 130
7 e 8 de fevereiro
8 horas
Todos os professores envolvidos
Centro
.
31
Mesa -Redonda: Educação de Jovens e Adultos
Discussão sobre a identidade docente na EJA.
500 Professores regentes do PEJA
7 de fevereiro das 18h às 22h
4 horas
Todos os professores envolvidos
Centro Campo Grande
.
32
Fórum de Professores - Educação de Jovens e Adultos
socialização de pesquisas realizadas por professores da EJA.
Professores regentes do PEJA; Centro -180 Jacarepagua-100 Campo Grande -100 por dia
8 e 9 de fevereiro
4 horas (noite)
Todos os professores envolvidos
Centro - 3 salas (60) Jacarepagua -2 salas (50) Campo Grande - 2 salas (50)
.
33
Centro de Estudos Locais - PEJA
fortalecimento dos Centros de Estudos
760 professores PI e PII
10 e 11 de fevereiro
8 horas


.
34
Ciclo de Palestras Instituto Helena Antipoff
Apresentação das propostas do IHA para professores com alunos incluídos
2000 PII
8,9 e 10 de fevereiro
12 horas (manhã/tarde)
Professores que atuam em turmas com alunos incluídos. No mínimo 1 por escola
Centro (260), Jacarepaguá (150) Campo Grande (160+160) e Del Castilho - 15 Madureira - 150
.
35
II Fórum de práticas e saberes no Núcleo Interdisciplinar de apoio às unidades escolares- NIAP
Capacitar os profissionias do NIAP para desenvolvivemto de propostas adequadas ao seu trabalho
260 Profissionais
8, 9 e 10 de fevereiro
18 horas
Totalidade dos profissionais que atuam no NIAPE
Centro
.
36
Curso Metodologia UERÊ Mello
melhoria da aprendizagem desbloqueio de traumas
400 Profs. das escolas envolvidas
7 e 8 fev manhã 9 e10 de fev tarde
8 horas (manhã) e 8 horas (tarde)
Todos os professores das 16 escolas envolvidas (enviaremos a lista das escolas posteriormente)
Centro - 7 e 8 fev manha
Olaria - 9 e 10 fev tarde
.
37
SFK - Desenvolvimento socioemaocional
Propostas para melhoria das relações humanas nas unidades envolvidas
60 professores das escolas envolvidas
9 e 10 de fevereiro
3 horas (manhã e tarde)
Todas as escolas envolvidas
Auditório 2ª CRE









.
38
Educação para Paz
resolução de conflitos no ambiente escolar
60 professores (4°,6°,8° anos)°. das escolas envolvidas
10 e 11 de fevereiro
8 horas (manhã e tarde)
Professores do 4°,6° e 8° anos das escolas envolvidas. Aguardem informações sobre o projeto
Sala 350
.
39
Encontro de Professores Projeto Discovery
ampliação de conhecimentos por intermédio de vídeos
138 PI e PII das escolas envolvidas
8 a 12 de fevereiro
20 horas (manhã/tarde)
não há necessidade de inscrição. Aguardem informação sobre a data de ida do projeto nas escolas envolvidas
nas 5 escolas envolvidas
.
40
Curso Projeto UCA

25 PI/PII regentes
7 ,8 e 9 de fevereiro
12 horas (tarde)

EM Madri
.
41
Multirio Programa 1 Metas SME - Projetos e Ações 2011 Helena e Jurema
Apresentar as metas, propostas, projetos e ações da SME 2011
2000 Professores
7 de fevereiro
4 horas (manhã/tarde)
Conforme planilha de número de salas da Multirio - 40 professores por sala
Unidades Escolares
.
42
Multirio Programa 2 - Alfabetização Iza Locatelli e professoras CED
Reflexões sobre alfabetização e apresentação do Caderno de Alfabetização da Rede
2000 PII que atuam no 1° e 2° anos
8 de fevereiro
4 horas (manhã/tarde)
Conforme planilha de número de salas da Multirio - 40 professores por sala
Unidades Escolares
.
43
Multirio Programa 3 Educopédia
Conhecer o novo material pedagógico e suas possibilidades de uso
2000 Professores
9 de fevereiro
4 horas (manhã/tarde)
Conforme planilha de número de salas da Multirio - 40 professores por sala
Unidades Escolares
.
44
Multirio Programa 4 Caderno e Educopédia
Conhecer o novo material pedagógico impresso e as articulações com os demais materiais
2000 Professores
10 de fevereiro
4 horas (manhã/tarde)
Conforme planilha de número de salas da Multirio - 40 professores por sala
Unidades Escolares
.
45
Multirio Programa 5 Temas do cotidiano escolar
Possibilitar reflexões sobre temas ligados à adolescência e valaores
2000 Professores
11 de fevereiro

Conforme planilha de número de salas da Multirio - 40 professores por sala
Unidades Escolares
.
46
Ginásio Experimental Carioca - Formação em eletivas
Programa experimental do 7° ao 9° ano - excelência acadêmica e planejamento do projeto de vida do aluno
30 PI + 10CP = 40
7 de fevereiro
4 horas - Tarde
Todos os professores do Ginásio Experimental carioca
Botafogo
.
47
Ginásio Experimental Carioca Formação Guia de Aprendizagem
Programa experimental do 7° ao 9° ano - excelência acadêmica e planejamento do projeto de vida do aluno
20 PI Coordenadores disciplias + 10 CP = 30
8 de fevereiro
4 horas - Manhã
Todos os professores do Ginásio Experimental carioca
Botafogo
.
48
Ginásio Experimental Carioca Formação Estudo Dirigido
Programa experimental do 7° ao 9° ano - excelência acadêmica e planejamento do projeto de vida do aluno
20 PI Coordenadores disciplias + 10 CP=30
8 de fevereiro
4 horas - Tarde
Todos os professores do Ginásio Experimental carioca
Botafogo
.
49
Ginásio Experimental Carioca Formação Tecnologia Gestão Educacional -TGE
Programa experimental do 7° ao 9° ano - excelência acadêmica e planejamento do projeto de vida do aluno
30 PI Projeto de Vida -PV + 10 CP =40
9 de fevereiro
8 horas
Todos os professores do Ginásio Experimental carioca
Botafogo
.
50
Fórum de Pesquisadores - Educação de Jovens e Adultos




Todos os professores do Ginásio Experimental carioca
Botafogo
.
51
Ginásio Experimental Carioca Formação Protagonismo Juvenil
Programa experimental do 7° ao 9° ano - excelência acadêmica e planejamento do projeto de vida do aluno
20 Protagonismo Juvenil + 10 CP + 10 diretores = 40
10 e 11 de fevereiro
12 horas 10/02 - Manhyã e 11/02 Integral
Todos os professores do Ginásio Experimental carioca
Botafogo
.
52
Ginásio Experimental Carioca Formação para Bibliotecas
Programa experimental do 7° ao 9° ano - excelência acadêmica e planejamento do projeto de vida do aluno
10 Bibliotecários+ 10 Sala de leitura = 20
7 e 8 de fevereiro
16 horas
Todos os professores do Ginásio Experimental carioca
Botafogo
.
53
6°Ano Experimental
Atendimento do 6° Ano, com PII e Prof. de Música, Ed, Física e Inglês

dia 8 - manhã
dia 9 - manhã
dia10 - manhã e tarde
12 horas
Todos os sprofessores do 6° ano experimental
dia 8 - UERJ
dia 9 - CREP
dia10 - CASS (Predio Prefeitur