segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

MINISTÉRIO DO ESPORTE COM 4 PROGRAMAS ABERTOS !

MINISTÉRIO DO ESPORTE COM 4 PROGRAMAS ABERTOS !: "

CONSULTE OS RESUMOS DOS PROGRAMAS ABERTOS NO ALERTA SICONV !

Os programas que estão abertos atendem as seguintes demandas de municípios e entidades :

  • SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO - SNEAR - Apoio a implantação de infraestrutura para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 - Implantação, modernização e ampliação da infraestrutura necessária para preparação, realização e legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, por meio da construção, reforma e adequação de instalações esportivas, laboratoriais e de apoio, aquisição de materiais, equipamentos e contratação de serviços.
  • SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO - SNEAR - IMPLANTAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE CENTROS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS PARA O ESPORTE - Implantação, modernização e adequação de espaços físicos, aquisição de equipamentos e materiais laboratoriais e esportivos; apoio financeiro para pagamento de pessoal, contratação de serviços, aquisição de material técnico-esportivo de apoio, material administrativo; transporte de bens e pessoas; realização de cursos, seminários, intercâmbios e outros ligados ao desenvolvimento de estudo e da prática do esporte de alto rendimento.
  • ESPORTE E LAZER DA CIDADE - INFRAESTRUTURA ESPORTIVA - EMENDAS - CONTRATO DE REPASSE - Disponibilizar e modernizar áreas para a prática de esporte e lazer, assim como instalações e equipamentos adequados à prática esportiva, contribuindo para reduzir a exclusão e o risco social e para melhorar a qualidade de vida, mediante garantia de acessibilidade a espaços esportivos modernos.
  • ESPORTE E LAZER DA CIDADE - INFRAESTRUTURA ESPORTIVA -PROGRAMAÇÃO - CONTRATO DE REPASSE
"

Mulheres de Hollanda com "Imagina Ela"

Mulheres de Hollanda com "Imagina Ela"

Editais para co-gestão da Rede de Proteção Social do Município

Editais para co-gestão da Rede de Proteção Social do Município

Recadinho para AACs....

Recadinho para AACs....: "
Em função do calor excessivo que nossa cidade vem passando, a 
Secretaria Municipal de Educação, através da Gerência de Educação
Infantil, autoriza o uso de bermudas para compor o uniforme dos
Agentes Auxiliares de Creche. Serão permitidas bermudas nas cores azul
marinho, preta ou jeans.
Tal autorização refere-se exclusivamente ao mês de fevereiro do corrente ano.
Solicitamos que tal informação seja amplamente divulgada aos diretores
das unidades que possuem Agentes Auxiliares de Creche em seu quadro
funcional.


Gerência de Educação Infantil

"

IDÉIAS PARA INOVAR NO NÍCIO DAS AULAS

Dinamicas: "
Início das aulas estamos sempre querendo inovar e trazer para as crianças atividades lúdicas e recreativas, passeando pela net encontrei essas dinâmicas para vocês estarem incremetando com os novos alunos em sala de aula.









CACHORRO E GATO CEGO


IDADE: 7 anos


OBJ. ESP.: Audição, atenção


MATERIAL: Lenços


LOCAL: Sala, quadra, pátio


Formação: círculos


Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.






QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em diante


SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato


MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc


Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc... Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.


TOCAR O CEGO
IDADE: Todas


OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo


LOCAL: Ar-livre, salão


Formação: círculo


Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.




COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE: 9 anos


OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia


MATERIAL: Bola


LOCAL: Pátio, gramado


Formação: círculo


Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados


Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.




autor Eliseu de Oliveira


"

Acolhimento das famílias

Acolhimento das famílias: "
Acolhimento das famílias


Gestora



Maria Goreti de Souza Marinho
  • Boas vindas;
  • Agradecimento pela presença;
  • "Necesserie"
  • Informes sobre APM
  • Filme sobre a rotina da instituição;
  • Apresentação da equipe educadora;



EQUIPE RESPONSÁVEL PELA LIMPEZA

ALEXSANDRA CARDOSO

ANTONIA AUCILENE CAMELO DA SILVA

MARIA APARECIDA OLIVEIRA DE SOUSA







EQUIPE DE APOIO

LUCIMAR ELEUTERIO FINA

ELISABETE CECATO GOMES AMARO
SUMARA REGINA SANTIAGO DE ALMEIDA







  • Café


Equipe Docentes


Professoras Lina Assano e Rosangela Santos

1. Leitura compartilhada: Até as princesas soltam pum. Autor: Ilan Brenman. Ilustração Ionit Zilberman

Professoras Kátia Pedroza e Marly Kennerly

2. Apresentação da equipe docente;
3. A importância da parceria entre a família e a instituição;
4. A importância do acolhimento;
5. A concepção de educação e de criança entendida pela equipe educadora;
6. Entrega do envelope da APM
7. Os combinados com os pais:

Reforçar:
  • Nome das crianças nos pertences pessoais;
  • Importância da necesserie
  • Saco de roupa suja;
  • Enxoval da criança (roupa de troca, chinelo, toalha de banho.


Dinâmica - MGIIA
Professoras: Gislene Vissoto e Andreia Bernardes
"

Educação promove Semana de Capacitação para professores da rede municipal

Educação promove Semana de Capacitação para professores da rede municipal: "A Secretaria Municipal de Educação promove a Semana de Capacitação 2011, a partir desta segunda-feira, dia 7, até o dia 11 de fevereiro, destinada aos professores da Rede Municipal de Ensino."

Secretaria do Trabalho oferece mais 2.330 vagas de emprego

Secretaria do Trabalho oferece mais 2.330 vagas de emprego: "A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego está oferecendo 2.330 vagas no mercado de trabalho."

Troca-troca de livros vai até dia 28 na Biblioteca Municipal de Irajá

Troca-troca de livros vai até dia 28 na Biblioteca Municipal de Irajá: "Até 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a Biblioteca Popular Municipal João do Rio, em Irajá, faz troca-troca de livros."

Hora do Conto com entrada franca às terças e sextas-feiras na Biblioteca do Grajaú

Hora do Conto com entrada franca às terças e sextas-feiras na Biblioteca do Grajaú

Workshop "In The Studio" - com Danilo Cardoso

Workshop "In The Studio" - com Danilo Cardoso: "

Workshop - In The Studio
Ministrado por: Danilo Cardoso
Dia 13 de fevereiro de 2011
das 14h às 18h
Vagas limitadas


O workshop é baseado no estilo de hip-hop de L.A. Um estilo que consiste em um hip-hop detalhista, com movimentos suaves e controlados, com coreografias pensadas no máximo de detalhes proporcionados pela música.


"

Fevereiro de 2011 no Centro Coreográfico

Fevereiro de 2011 no Centro Coreográfico: "
PROJETO DANÇANDO NA ESCOLA
Curso Gratuito de Qualificação para professores da rede municipal e pública, e dinamizadores no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – Módulo 3

RELEASE
A ESCOLA ANGEL VIANNA em parceria com o NUCLEO DE DANÇA E EDUCAÇÃO DO CENTRO COREOGRÁFICO DO RIO DE JANEIRO realizou em fevereiro de 2010 um curso de dança direcionado aos profissionais que atuam como dinamizadores das oficinas de dança das Escolas do Amanhã, projeto da Secretaria Municipal de Educação, e professores de dança que atuam em Escolas e/ou Unidades de Extensão Educacionais da Secretaria Municipal de Educação. O curso, aliado ao projeto do Centro Coreográfico do Rio, DANÇANDO NA ESCOLA, objetivou o desenvolvimento de uma metodologia para qualificar a prática pedagógica destes profissionais, através da dança, da expressão e conscientização corporal e diagnosticou um interesse significativo de seu público alvo.

PERÍODO
de 31 de janeiro a 4 de fevereiro
Todos os dias de 13:00 às 17:00

Apresentação dos trabalhos de encerramento
dia 5 de fevereiro de 09:00 às 13:00

Carga horária: 20 horas – com emissão de certificado.

INSCRIÇÕES
Local: Centro Coreográfico

dias 17, 18 e 20 de dezembro
Horário: de 14:00 às 16:00

de 11 a 25 de janeiro
Horário: de 14:00 às17:00

Limite de vagas: 50

----------

Contact in Rio
IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CONTATO IMPROVISAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

RELEASE
O CONTATO IMPROVISAÇÃO é uma técnica surgida nos EUA no início dos anos 70, no marco da dança pós-moderna, e logo amplamente disseminada fora do âmbito artístico por vários países do mundo como uma nova “dança social”.
Baseia-se no toque e na expansão das percepções para o desenvolvimento de um diálogo físico, profundo e espontâneo.
Em sua origem, e ainda hoje nas abordagens mais “puras”, fez-se necessária a dessexualização do toque, pois propõe um nível de envolvimento físico de grande intimidade. O foco está no aumento de possibilidades do sentido do tato como orientador do movimento, facilitador da entrega e potencializador de níveis mais sutis de comunicação não-verbal. Isso requer que você reconheça a identidade e integridade do outro, a partir da “escuta corporal”.
É certo que todos temos um corpo, mas temos limitada consciência dele.
Não importa qual seja o sexo ou a condição do corpo, pois a técnica não é muito estilizada, nem muito rígida em sua fórmula. Não é sobre quão rápido, alto, forte, flexível o indivíduo pode ser, não é esse o ponto. O ponto está na qualidade de uma parceria, não na quantidade.

O evento conta com a presença de grandes nomes desta técnica de reconhecimento nacional e internacional, como Guto Macedo e Soraya Jorge, Fernando Néder (diretor, idealizador e organizador deste evento), Ana Flecha (NY), Ralf Jaroschinski (alemanhã) entre outros.

PERÍODO
06 a 13 de fevereiro

INSCRIÇÕES
http://contactinrio.jimdo.com/inscrição-registration-inscripción/

Limite de Vagas: 120 vagas

----------

Rio Hip Hop Kemp
MOSTRA INTERNACIONAL DE DANÇA DE RUA DO RIO DE JANEIRO

RELEASE
Em fevereiro, o Rio de Janeiro vai sediar um dos maires eventos de Hip Hop Dance da América Latina e contar com a participação de nomes como Pat Cruz, Pacman, Brian Green e outros mais. Serão cinco dias de workshops práticos e teóricos, além de apresentação com convidados especiais nacionais e internacionais.
Prepare-se para dançar e curtir muito Hip Hop durante o verão carioca. Siga os perfis nas redes sociais, interaja e participe das promoções!
Os workshops serão divididos em 3 pacotes diferenciados por: preços, nível dos
professores e número de aulas. Além do pacote específico para as Palestras.
Para desfrutar dos workshops e atividades paralelas, os participantes devem escolher
o pacote que melhor os satisfaçam.
Exemplo: O participante deseja fazer as melhores aulas só com os professores internacionais. Assim, ele terá que comprar o pacote GOLD e receberá uma pulseira na cor amarela, referente a este pacote. Este participante não poderá fazer aulas dos outros pacotes, portanto escolha bem o pacote que deseja participar.



PERÍODO
16 a 20 de fevereiro de 2011


INSCRIÇÕES


INFOS DE PREÇO
GOLD – MASTER – SIMPLE – PALESTRA
GOLD:
As melhores 16 aulas com todos os professores internacionais.
Os workshops do pacote GOLD acontecerão no Ginásio do SESC TIJUCA.
Capacidade para 400 pessoas.
Preço inicial: R$ 280.
Professores – Pat Cruz, Jeka Kalotkin, Brian Puspos, Pacman, Brian Green, Heny Link, P. Lock e Gucchon.
MASTER:
Neste plano, você tem a chance de ter, pelo menos, 1 aula com todos os professores
internacionais e mais aulas com professores brasileiros, com o total de
14 workshops.
Os workshops do pacote MASTER acontecerão no Salão Rosa do SESC TIJUCA.
Capacidade para 60 pessoas.
Preço inicial: R$ 240.
Professores – Pat Cruz, Jeka Kalotkin, Brian Puspos, Pacman, Brian Green, Heny Link, P. Lock, Gucchon, Nobru de Souza e Patrick Owondo.
SIMPLE:
Pacote mais em conta para dançarinos que não estejam com muito dinheiro e/
ou que desejam fazer menos aulas. Serão 12 workshops com 3 professores
internacionais e 3 professores brasileiros.
Os workshops do pacote SIMPLE acontecerão no Loft do Centro Coreográfico.
Capacidade para 60 pessoas.
Preço inicial: R$ 200
Professores – Brian Puspos, Pacman, Heny Link, Nobru de Souza, André Pires e Assiny.

PALESTRA:
Serão 4 palestras ministradas pelo coreógrafo americano Brian Green.
2 palestras sobre House Dance e 2 sobre Hip-Hop Dance, cada uma com
duração de 1:30min.
As PALESTRAS acontecerão no Teatro do Centro Coreográfico.
Capacidade para 150 pessoas.
Preço inicial: R$ 80 para cursistas e 130 para não cursistas.





GOLD MASTER SIMPLE
Professores SESC GINASIO SESC – SL ROSA CCO
Jeka Kalotkin (USA) 2 1 -
Pat Cruz (USA) 2 1 -
Brian Puspos (USA) 3 1 2
Pacman (USA) 1 1 2
Brian Green (USA) 3 1 -
Henry Link (USA) 1 1 2
Gucchon (JAP) 2 1 -
P.Lock (FRA) 2 1 -
Nobru (BRA) - 3 2
André Pires (BRA) - - 2
Patrick Owondo (BRA) - 3 -
Assiny (BRA) - - 2
Total 16 14
12






PALESTRA COM UM DOS PIONEIROS DA DANÇA, O AMERICANO BRIAN GREEN.
4 workshops no total com vídeo projeção e microfone, contendo histórias, conceitos e terminologias das danças:
- Hip Hop Dance (2 aulas)
- House Dance (2 aulas)
* Cada workshop terá duração de 1:30 hrs e acontecerá no TEATRO do Centro Coreográfico com capacidade de 150 pessoas.
* Tradução simultânea para português.
Quarta (16/02): House Dance (80s; As conexões para a Cultura House na dança).
Quinta (17/02): House Dance (A estrutura, os nomes, as razões e crescimento da dança).
Sexta (18/02): Hip-hop (Os anos 80. Mentalidades, festas, e vibe).
Sábado (19/02): Hip-hop (das ruas para a TV, e além).


REGULAMENTO
ELIMINATÓRIAS
As eliminatórias ocorrerão nos dias 17 de Fevereiro (quinta-feira – House e Locking) e 19 de Fevereiro (sábado – Popping e Hip-Hop Dance).
Todos os inscritos de cada categoria terão 40 segundos para demonstrar seu conhecimento.
A seleção dos participantes será feita por ordem de chegada dos mesmos, antes do início do evento. Serão dadas numerações para cada participante para que os jurados tenham controle de seus votos.
O mediador conduzirá por meio de microfone a duração de cada entrada.
Os dançarinos participantes deverão chegar impreterivelmente as 17:15 horas para a reunião que esclarecerá qualquer dúvida a respeito das eliminatórias.
A banca julgadora será composta por 4 (quatro) profissionais, um para cada gênero. Em caso de empate, o jurado correspondente a categoria terá peso 2 em sua avaliação. Ou seja, em caso de 2 votos a favor e 2 contra, o jurado da categoria irá decidir se o participante continuará ou não.
Durante as eliminatórias, o DJ trocará de música a cada três (3) entradas.
Ao término das eliminatórias, os jurados se reunirão para realizar a contagem de votos.
BATALHAS
As Batalhas ocorrerão no dia 20 de Fevereiro de 2010 a partir das 13:00 horas no SESC Tijuca.
As batalhas serão realizadas no formato 1 x 1 na seguinte ordem: Locking, House, Popping, Hip Hop Dance.
O regulamento é válido para todas as batalhas.
O número de participantes é de 64 (sessenta e quatro) dançarinos divididos entre 4 categorias.
A divisão das chaves será feita por ordem de classificação das eliminatórias, ou seja, o primeiro classificado enfrentará automaticamente o segundo e assim sucessivamente.
Cada participante terá direito a 2 (duas) entradas que serão alternadas entre eles, com o tempo de 50 segundos pra cada.
Na disputa da grande final, cada dançarino terá direito a 3 (três) entradas também com 50 segundos cada.
Não haverá empates.
O mediador conduzirá por meio de microfone a duração de cada entrada.
Toques e gestos obscenos são estritamente proibidos, sob pena de desclassificação a critério dos jurados.
A banca julgadora será composta por 4 (quatro) profissionais, um para cada gênero. O jurado correspondente a categoria terá peso 2 em sua avaliação. Ou seja, em caso de 2 votos a favor e 2 contra, o jurado da categoria irá decidir quem será o vencedor.
JULGAMENTO
A banca julgadora será composta por 4 (quatro) profissionais, um para cada gênero. Profissionais estes, de reconhecido valor no campo das danças urbanas e que determinarão o vencedor ao término de cada batalha.
Os resultados serão de total responsabilidade da banca julgadora.
SOBRE OS JURADOS:
Henry Link (USA)
Membro da Elite Force Crew, um dos mais antigos e respeitados grupos de hip hop do mundo. Trabalhou com artistas consagrados, como Mariah Carey, Will Smith e Michael Jackson, coreografando clipes como “Remember the Time” e “Men in Black”. Leciona workshops e julga batalhas pelo mundo.
Brian Green (USA)
Um dos mais antigos e respeitados coreógrafos americanos, tendo trabalhado com artistas como Mariah Carey, Gwen Stefanie, Fergie, MYA, Missy Elliot, entre outros. Em 2001, ganhou o prêmio “American Choreographers Awards” como Melhor Coreografia para Vídeo clipes de Hip-Hop com a música “Free” da artista MYA. Criador do evento House Dance Conference. Em 2008, fez coreografias para um trabalho da NIKE, intitulado NIKE ROCKSTAR WORKOUT HOUSE. É professor fixo na Broadway Dance Center, em Nova Iorque, e leciona workshops pelo mundo.
P. Lock (FRA)
Dançarino português respeitado mundialmente, ganhador das mais importantes batalhas pelo mundo, como Juste Debout e Who´s Who na França. Leciona workshops por todo mundo e é considerado no
Brasil, como o grande nome da dança Locking.
Gucchon (JPN)
Bi-campeão e atual jurado do Juste Debout, maior campeonato de batalhas do mundo, fazendo turnÊ por diversos países como França, Japão, China, Itália, Holanda, entre outros. Já venceu as mais importantes competições por todos os cantos do planeta como Juste Debout, UK-B.Boy Championship, Dance Delight, entre outros. Grande performista e dono de um estilo único da dança Popping.

"

Ministra pede parceria de carnavalescos para proteção a crianças

Durante o Carnaval será lançada uma mobilização nacional de proteção das crianças e adolescentes da violência sexual

A ministra-chefe da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, anunciou, durante encontro com a Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e Rio Grande do Sul na última sexta-feira, que durante o carnaval de 2011 será lançada uma mobilização nacional de proteção das crianças e adolescentes da violência sexual. “Queremos que o cuidado das comunidades carnavalescas com suas crianças e adolescentes sirva de exemplo para o país nessa luta para enfrentarmos os crimes sexuais”, disse.
Maria do Rosário destacou a importância do carnaval para a cultura brasileira e também para a economia do país. Mas ressaltou que o momento deve também ser de afirmação dos direitos. “O carnaval é para brincar, mas não é brincadeira. Queremos estabelecer uma parceria para que cada escola de samba seja um espaço de cidadania e promoção dos direitos humanos”, afirmou.
O presidente da associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre, Ademir Moraes, o Urso, colocou a entidade à disposição para dialogar com os demais estados. Segundo ele, o carnaval tem um compromisso social. “A consciência de quem milita no carnaval é diferente. As pessoas sabem dos seus direitos e também dos seus deveres, que é cuidar das crianças acima de tudo”, ponderou.
Participaram do ato secretários estaduais, a Corte do Carnaval de Porto Alegre, representantes da comunidade carnavalesca gaúcha., além dos secretários estaduais de Políticas paras as Mulheres, Márcia Santana, e de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, além de representantes das secretarias da Saúde e da Cultura.
Fonte: Portal dos Direitos da Criança

Municípios devem informar situação de crianças do PETI


O calendário para o acompanhamento das contrapartidas do Programa Bolsa Família em 2011 já foi definido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
No que se refere à frequência de crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o período de informação dos dados termina no dia 26 de fevereiro.
Essas informações são incluídas mensalmente no Sistema de Controle e Acompanhamento das Ações Ofertadas pelo Serviço Socioeducativo do Peti (Sispeti) da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS. As crianças e adolescentes devem participar de pelo menos 85% das atividades socioeducativas promovidas pelo gestor municipal.
As condicionalidades são a contrapartida exigida da família, pelo programa, para receber o Bolsa Família. No que diz respeito à saúde, os beneficiários devem manter atualizada a vacinação e fazer o acompanhamento das crianças com até 6 anos, das gestantes e nutrizes.
Quanto à educação, as crianças e adolescentes têm que comprovar assiduidade escolar de 85% (dos 6 aos 15 anos) e de 75% (16 e 17 anos).
As famílias em descumprimento de condicionalidades deverão ser acompanhadas pela equipe técnica dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que poderão suspender temporariamente os efeitos do descumprimento, evitando o cancelamento do benefício.
É imprescindível a integração entre as áreas de educação, saúde e assistência social, tanto nos governos locais quanto nos estaduais e no federal, para assegurar o direito de acesso a serviços públicos fundamentais e melhorar a situação das famílias atendidas pelos programas sociais.
O acompanhamento familiar dos beneficiários com problemas para cumprir as condicionalidades, feito pelos municípios, contribui para solucionar as dificuldades enfrentadas pelas famílias.
A instrução operacional que define o calendário e detalha o monitoramento das condicionalidades é uma publicação conjunta dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Saúde.

Fonte: Portal dos Direitos da Criança com informações do MDS

Bolsa Família: termina dia 26 prazo para envio de informações de crianças de famílias que recebem o benefício

       

Autor: Undime
Data: 7/2/2011


As prefeituras têm até o dia 26 deste mês para informar as condições das crianças filhas de famílias que recebem o Programa Bolsa Família. Os gestores municipais devem enviar os dados, por exemplo, de crianças e adolescentes que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Serviço de convivência e Fortalecimento de Vinculos. O calendário foi definido pelo ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
As informações são incluídas mensalmente no Sistema de Controle e Acompanhamento das ações ofertadas pelo serviço socioeducativo do Peti, da secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério. A lei que criou o Bolsa Família diz que pelo menos 85 % das crianças e adolescentes devem participar de atividades socioeducativas promovidas pelo gestor municipal.
Em relação à área da sáude, os beneficiários devem manter atualizada a vacinação e fazer o acompanhamento das crianças com até seis anos, das gestantes e nutrizes. Já na área da educação, deve ser comprovada assiduidade de 85% nas aulas para crianças entre seis e quinze anos e de 75% para adolescentes entre dezesseis e dezessete anos.
Se as exigências não forem cumpridas, as famílias deverão ser acompanhadas pela equipe técnica dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que poderão suspender temporariamente os efeitos do descumprimento, evitando o cancelamento do benefício.
É imprescindível a integração entre as áreas de educação, saúde e assistência social, tanto nos governos locais quanto nos estaduais e no federal, para assegurar o direito de acesso a serviços públicos fundamentais e melhorar a situação das famílias atendidas pelos programas sociais.
O acompanhamento familiar dos beneficiários com problemas para cumprir as condicionalidades, feito pelos municípios, contribui para solucionar as dificuldades enfrentadas pelas famílias.
A instrução operacional que define o calendário e detalha o monitoramento das condicionalidades é uma publicação conjunta dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Saúde.

CARTILHA CIDADÃ

CARTILHA CIDADÃ: "
O Ministério Público Federal vai distribuir cartilha com direitos e deveres do cidadão nas 13 comunidades com Unidade de Polícia Pacificadora (UPPs). Há informações de como se defender e denunciar abusos polociais. Batizada de 'Diretrizes para uma Polícia Cidadã'.
Site www.prrj.mpf.gov.br

Clique aqui para baixar o manual
"

Educação física não é só esporte; veja jogos psicomotores

Na Educação Física nas escolas, pouco se trabalha a psicomotricidade. Professores aderem mais aos esportes
Foto: Getty Images

CARTOLA - AGÊNCIA DE CONTEÚDO
Especial para Terra

Quando faziam pós-graduação em Psicomotricidade, os professores José Ricardo e Marcus Vinícius notaram que pouco se trabalha, na Educação Física, aspectos relacionais. Isto é, tratar temas como agressividade, limites, afetividade, corporeidade, comunicação e expressão. "Muitas vezes isso não é abordado na escola, não se trabalha as relações entre as crianças, e isso merece mais atenção dos pais e dos educadores", opina Vinícius.
Por isso, eles lançaram o livro 100 Jogos Psicomotores: uma Prática Relacional na Escola, pela WAK Editora. Abaixo, cinco atividades possíveis para se fazer no colégio. Os professores não indicam faixas etárias específicas para cada uma, e a ideia é que cada profissional possa adaptá-la à sua turma.
- Banco Ordenado: Essa brincadeira precisa de um banco sueco, daqueles compridos e baixos. O professor deve pedir que as crianças subam no banco como quiserem, como se organizarem melhor. Aí se pede que, sem descer, elas se enfileirem pela ordem da chamada. "Os alunos vão ter que se virar para deixar os outros passarem, para que o primeiro fique na frente e o último atrás. Eles vão ser obrigados a dar lugar para o colega, o que é uma boa maneira de trabalhar a agressividade", explica Vinícius.
- Caminhada a Três: O jogo trabalha a comunicação e a afetividade entre os colegas. Três alunos amarram a perna na do colega, um do lado do outro, formando trios. Eles devem caminhar pelo pátio, e isso só será possível coordenando os movimentos. A ideia é estabelecer o respeito pelo ritmo de cada um.
- Casa-Hóspede-Construção-Terremoto: O nome é longo, mas a atividade é bem simples e é ótima para trabalhar a corporeidade. As crianças devem formar trios, sendo que duas se dão as duas mãos e uma fica no meio (como se estivesse com um bambolê, mas com braços). É como se a dupla fosse uma casa e quem está dentro é o hóspede, sendo que um aluno do grupo inteiro deve estar sem trio. O professor então conta uma história. Se ele diz 'hóspede', essas pessoas devem procurar outra 'casa'. Se diz 'casa', a dupla tem que buscar um novo hóspede. Quando o educador falar 'construção', as pessoas quem formam a 'casa' separam-se e formam novas 'casas'. Já o 'terremoto' serve para que todos se misturem e formem novos trios.
- Espião: Para focar na atenção que um colega tem com o outro, vale a pena brincar de espião. Os estudantes devem fazer duas filas paralelas. Os colegas então devem se virar para os da fila oposta e observar o aluno que está à sua frente de cima a baixo. Aí todos ficam de costas e fazem uma pequena mudança (desamarra um sapato, tira um brinco, bota a camiseta para dentro etc). Quando se virarem de novo, a criança da frente deve procurar o 'erro'.
- Esculturas Vivas: Também para tratar de corporeidade, todos formam uma grande roda, e um dos alunos fica no centro do círculo. Todos se vendam, menos esse do meio, que deve fazer uma pose (por exemplo, de super herói). O educador deve descrever para os outros essa pose com dicas amplas (como dizer que um braço está levantado, mas não dizer qual deles), e as crianças, que apenas ouvem, devem tentar recriá-la. "É uma maneira que vai muito além do movimento, é para que a criança consiga se expressar da maneira que ela quiser", afirma Vinícius.

VOLTA AS AULAS NA CRECHE - SEJAM BEM VINDOS

Aqui, nnas creches da 6ª CRE,  nós esperamos ansiosos por vocês.
É muito bom ter você aqui.
Esperamos que sejamos muito felizes aqui, durante o ano de 2011.
Seja muito Bem-vindo!!!

Os quatro segredos da gestão eficaz

Os quatro segredos da gestão eficaz

Os quatro segredos da gestão eficaz

Os quatro segredos da gestão eficaz

ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO - CECÍLIA ORTIZ

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/acolhida-cisele-ortiz.pdf

Cronograma para um planejamento de 3 dias

Cronograma para um planejamento de 3 dias

PENSAMENTO INFANTIL - SEXUALIDADE

O despertar da sexualidade | Criança e Adolescente | Nova Escola

O despertar da sexualidade | Criança e Adolescente | Nova Escola

O desenho e o desenvolvimento das crianças | Criança e Adolescente | Nova Escola

O desenho e o desenvolvimento das crianças | Criança e Adolescente | Nova Escola

Quando o aluno ajusta os ponteiros e descobre o tempo | Criança e Adolescente | Nova Escola

Quando o aluno ajusta os ponteiros e descobre o tempo | Criança e Adolescente | Nova Escola

As histórias, sob a ótica das crianças | Educação Infantil | Nova Escola

As histórias, sob a ótica das crianças | Educação Infantil | Nova Escola

O pensamento infantil sobre os fenômenos naturais | Criança e Adolescente | Nova Escola

O pensamento infantil sobre os fenômenos naturais | Criança e Adolescente | Nova Escola

I CONGRESSO VIRTUAL DE PSICOLOGIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

I CONGRESSO VIRTUAL DE PSICOLOGIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO: "
O Evento se dará nos dias 25, 26 e 27 de março.
Diretrizes para apresentação de trabalhos

Todos os resumos deverão estar de acordo com as orientações propostas a fim de serem submetidos à aceitação da Comissão Científica do: I Congresso Virtual de Psicologia, Saúde e Educação do Rio de Janeiro.
...
• Os resumos deverão ser enviados, juntamente com um breve histórico e currículo do(s) autor(es) impreterivelmente, até o dia 15 de fevereiro de 2011, endereçados ao e-mail: icvpse@congressovirtual.psc.br

• O resumo completo deverá estar contido em 300 palavras, numa folha A4, formatação básica (normal) do editor de texto Microsoft World. Fonte 12 – Arial - Espaço 1,5

• Somente serão aceitos trabalhos enviados por e-mail.

• Os resumos deverão ser escritos em português e, caso aceitos, deverão ser apresentados neste idioma.

• O título deve: definir claramente o tema a ser abordado; ser digitado em letras maiúsculas; estar alinhado pela margem esquerda; estar posicionado, imediatamente, abaixo da margem superior e, não deve conter abreviaturas.

• Após o título, dar espaço 1,5 e imprimir o nome completo do primeiro autor, seguido pelos co-autores, usando apenas as iniciais após o sobrenome. Incluir o nome da instituição onde se desenvolveu a pesquisa, a cidade, o estado e o país.

Atenção: se o mesmo autor estiver apresentando mais de um resumo, certifique-se de que o nome do autor esteja escrito sempre da mesma maneira.

• Deixar espaço 1,5 e imprimir o corpo do resumo que deve conter em 5 parágrafos os seguintes tópicos: objetivos, métodos, resultados, conclusões e implicações clínicas ou educacionais. Indicar o tópico ao início de cada parágrafo.

• Abreviaturas padrão poderão ser usadas. Quando utilizada, a sigla deverá, na primeira vez que mencionada, ser explicitada.

• Quadros ou gráficos podem ser incluídos no resumo.

• Nomes comerciais de drogas não são permitidos, devendo ser usados os nomes genéricos.

• Eventuais apoios ou patrocínios devem ser indicados ao final do resumo. A não divulgação do patrocínio, quando houver, desqualificará o resumo.


Informações Gerais

• O envio de um resumo constitui um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho caso aceito. Os trabalhos aceitos, pela comissão científica, não terão nenhuma despesa de inscrição no I CVPSE.

• Os resumos serão classificados de acordo com seu valor científico e sua originalidade.

• A Comissão Científica do Congresso reserva-se o direito de recusar trabalhos, baseando-se nos critérios citados para elaboração do resumo e em seu valor científico e sua pertinência.

• A notificação de aceitação ou recusa do trabalho será postada a partir de 20 (vinte) de fevereiro de 2011, sempre pelo endereço eletrônico.

• Não é necessário inscrição para o envio de trabalhos.

• Os congressistas deverão providenciar equipamento apropriado para sua apresentação: computador com razoável conexão de internet, câmera, microfone e iluminação frontal (que poderá ser feita com uma luminária comum).

• Testes e treinamento das apresentações serão disponibilizados pela equipe organizadora do congresso.

• Em caso de dúvidas em relação às normas, faça contato com icvpse@congressovirtual.psc.br

Para envio dos resumos: icvpse@congressovirtual.psc.br





































"