sábado, 19 de fevereiro de 2011

C.M. ZUZU ANGEL: Encontro de Diretoras Twitteiras de Creches e EDIs...

C.M. ZUZU ANGEL: Encontro de Diretoras Twitteiras de Creches e EDIs...: "Diretoras Twitteiras foram recebidas com um belo almoço e muito carinho pela secretária de Educação da PCRJ - Claudia Costin e sua..."

ESCOLAS DA 6ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Quando na sua escola for acontecer ou mesmo que  já tenha acontecido qualquer evento, festa, reunião encontro...o que você tiver registrado em forma de fotografia, filmes, pps; mande para o email do Blog  - PSENSEC06@GMAIL.COM - queremos divulgar as ações que acontecem no espaço escolar.
Estamos montando uma oficina de Blog - queremos saber se interessa?  Respondam na parte do comentário.
Podem também utilizar este email pra enviar o número de vagas por ano de escolaridade e a sua necessidade de professor.
Estamos a disposição para o que vocês.


SEMANA DE ACOLHIMENTO NA CRECHE

SEMANA DE ACOLHIMENTO NA CRECHE: "





0 a 3 anosPrática pedagógica
Sequência Didática
Processo de acolhimento das crianças e das famílias
Faixa etária
0 a 3 anos
Conteúdo

Objetivos
- Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
- Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.
- Mediar as experiências da criança com a cultura

Conteúdos
- Inclusão das famílias no processo de adaptação
- Envolvimento das crianças na construção da rotina
- Respeito e valorização das singularidades das crianças
- Mediação das experiências da criança com a cultura

Idade
2 e 3 anos (a sequência pode ser adaptada para acolher crianças de até 5 anos)

Tempo estimado
Duas semanas

Materiais necessários
- Objetos para casinha, bonecas, carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho, fantasias;
- Uma caixa de papelão;
- Uma foto de cada criança;
- Fotos ou desenhos de situações da rotina;
- Livros de literatura infantil.

Desenvolvimento
A adaptação começa antes da entrada da criança na escola. Solicite, portanto, aos familiares que preencham previamente uma ficha, ou então, realize uma entrevista com perguntas que retratem quem é a criança: seu nome, se possui irmãos na escola, suas brincadeiras preferidas, comidas que aprecia ou não, se possui objetos de apego, chupeta e o que costuma gerar conforto ou desconforto emocional (por exemplo, a resistência para relacionar-se com pessoas estranhas).
Ao ler as fichas e estabelecer um primeiro contato com as crianças inicie o planejamento.
1º dia
Organize o ambiente contemplando, também, as preferências observadas nos relatos das famílias: por exemplo, um canto de casinha com carrinhos de boneca e bonecas; um outro, com carrinhos e algumas pistas desenhadas no chão com giz ou fita crepe; um canto com massinha ou materiais para desenho. O tempo de permanência da criança na escola pode ser aumentado gradativamente, mas é importante que nos primeiros dias uma pessoa de sua referência afetiva permaneça o tempo que for necessário próximo dela, mesmo que seja em outro lugar que não seja a sala de aula.
Já neste primeiro dia mostre que houve interesse em conhecer a história de cada um, faça comentários do tipo: “João, sua mãe me contou que você gosta muito de bola, você viu que aqui nesta sua escola você pode brincar de futebol? Veja quantas bolas separei para você, quer brincar comigo?”, ou: “Marina, eu já sei que você adora massinha, vamos fazer um bolo e uma festa com seus novos colegas?”.
No encerramento dessa proposta, anuncie para as crianças o que será feito a seguir. Faça um passeio pela escola e apresente os espaços e pessoas que pertencem a este lugar. Em seguida, apresente uma brincadeira cantada para as crianças e os pais. No final do dia faça uma roda de conversa com as crianças e relembre o que observou de mais significativo do movimento do grupo; narre algumas cenas que revelaram envolvimento, interesse e anuncie o que viverão no dia seguinte.
Solicite aos pais uma foto da criança para que seja organizado um canto do grupo na sala de aula.
Avaliação Observe e registre posteriormente as crianças que mais se envolveram com as propostas e as mais resistentes à aproximação dos adultos para pensar em formas de convite e construção de vínculos nas próximas situações.

2º dia
Organize os cantos de atividades diversificadas de desenho, massinha, jogos e fantasias e compartilhe com as crianças as opções que terão neste dia. Procure circular pelos diferentes cantos e participe das situações junto com os pequenos.
Num outro momento, apresente para as crianças o canto que foi escolhido para colocar as suas fotos e envolva-as nesta situação. Crie um contexto de interação neste momento: ao colocar as fotos no painel cante músicas com os nomes das crianças ou então faça uma brincadeira referindo-se a algumas características físicas ou ações observadas no dia. Por exemplo: “esta menina que vou mostrar agora brincou muito de bola, comeu muita banana e está ao lado do Lucas. Quem será?”
Faça a leitura de uma história e mostre onde será o canto de livros do grupo.
No final, apresente uma caixa onde ficarão os objetos trazidos pelas crianças de casa.
Solicite aos pais que façam um desenho com seus filhos e tragam no dia seguinte para ser colado nesta caixa. Se possível tire uma foto do grupo para identificar este objeto que será de todos.
Avaliação Observe a movimentação das crianças nos cantos e a forma de envolvimento com as propostas. Anote como foram as reações daquelas crianças mais caladas, das que resistem aos contatos, ou mesmo daquelas que demonstram uma certa euforia diante de tanta novidade.

3º dia
Faça mais uma vez a brincadeira com as fotos das crianças e com as músicas “A canoa virou”; “João roubou pão”. Proponha mais uma vez os cantos de atividades diversificadas de massinha, casinha, pistas de carrinhos e bichos.
Monte com as crianças a caixa onde ficarão seus objetos e escolham um canto onde ela ficará guardada.
Compartilhe mais uma leitura e guarde mais um livro na biblioteca que será do grupo.
Encerre o dia recuperando oralmente o que foi vivido pelas crianças e anuncie algo que as aguardará no dia seguinte. Faça também um clima de surpresa, de expectativa para as novas experiências.
Avaliação Invista na interação com as crianças que demonstram maior dificuldade e resistência. Chame-as para pegar algum material com você para a organização do ambiente, sente-se ao lado para fazer um desenho, faça você um mesmo um desenho ou escultura de massinha para que leve para casa e observe as reações a estas formas de convite. Não se esqueça de que aquelas crianças que aparentemente estão achando que tudo é uma “festa”, merecem um olhar especial, um colo, momentos de atenção para se entregarem às propostas e para compreenderem o que está acontecendo com elas.

4º dia
Receba as crianças com os cantos de atividades diversificadas (no mínimo 3). Faça mais uma vez a brincadeira com as fotos. Apresente em forma de desenho ou por meio de fotografias das crianças, cada situação da rotina (o professor deve organizar este material previamente). Converse com as crianças o que fazem em cada momento e organize junto com elas a sequência temporal das atividades. Diga que essas fotos ou desenhos ajudarão a saber o que farão na escola e que logo após o lanche ou então da brincadeira no parque, por exemplo, seus pais voltarão para buscá-las. Cole o quadro da rotina num lugar de fácil acesso para as crianças.
Avaliação Ao anunciar os momentos que retratam a rotina, diga às crianças que ainda choram e demonstram sofrimento em estar neste novo ambiente, quais são as situações que viverão e quando será o momento de reverem as pessoas de sua família todos os dias. Observe as reações e sempre que chorarem recorra a esta estratégia para ajudar a tranquilizar as crianças.

5º dia
Receba as crianças em roda e conte que escolheu montar os cantos que mais gostaram no decorrer da semana. Quando encerrar, recorra ao quadro da rotina para situar o que farão a seguir. Faça mais uma leitura e guarde mais um livro na biblioteca do grupo. Comente que, aos poucos, conhecerão muitas histórias. Em seguida, mude a atividade e faça com o grupo uma salada de frutas (se possível, peça no dia anterior que cada criança traga de casa uma fruta). Ou então, no lanche, faça um piquenique no espaço externo da escola.
Encerre o dia com uma brincadeira. Conte que ficarão dois dias em casa sem vir para a escola, mas que muitas novidades as aguardam na próxima semana. Fale que brincarão muito e que o professor estará sempre presente quando precisarem de algo.
Avaliação Ajude as crianças mais resistentes à aproximação a transformarem sentimentos em palavras. Reconheça os desafios ainda existentes, mas reafirme que na próxima semana estará novamente na escola para recebê-las e investigar quais são as brincadeiras e outras situações que lhes farão se sentir bem neste ambiente. Se possível, empreste algum livro ou brinquedo e peça para que cuide bem e traga novamente para a escola na próxima semana. Isso ajudará neste processo de construção de vínculo com a escola e com o educador.
Consultoria Clélia Cortez
Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.


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bullying finalissimo

.:: RIO SEM FUMO - Downloads ::.

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URGENTE!!! - DUPLA REGÊNCIA - MÁRIO PIRAGIBE


Port 6/tempos 1ºTurno e 18 no 2º Turno;
 
Geo 6/tempos  no 1ºturno( 2ªf e 6ªf);
 
Artes 10/tempos no 2ºturno; 
 
LE 8/tempos no 2º turno

Fique Ligado! Editais valorizam patrimônio imaterial fluminense

O anúncio de editais voltados para a valorização da cultura popular fluminense não poderia chegar em melhor hora. Em pleno momento de união de esforços para reerguer o Estado do Rio de Janeiro, assolado por uma situação de violência e insegurança, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro divulga a abertura de três editais na área de cultura e sociedade, com destaque para o patrimônio imaterial. Até o dia 25 de fevereiro, quem tiver projetos para o Rio de Janeiro relacionados ao tema, no valor máximo de até R$10 mil, pode concorrer aos editais Registro de Tradição Oral, Premiação de Mestres e Grupos de Culturas Populares e Microprojetos Culturais. Confira outras informações sobre o processos seletivos abaixo.
Registro de Tradição Oral
Objetivo: apoiar registros, em mídias digitais, da tradição oral de mestres e grupos das culturas populares fluminenses
Número de projetos contemplados: 45
Financiamento: R$ 450 mil (sendo R$10 mil por projeto)

Premiação de Mestres e Grupos de Culturas Populares
Objetivo: reconhecer e premiar mestres, grupos ou comunidades – formais e informais – que expressem a cultura popular do Rio de Janeiro
Número de projetos contemplados: 45
Financiamento: R$ 450 mil (sendo R$10 mil por projeto)
Microprojetos Culturais
Objetivo: incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais do Rio de Janeiro, com projetos voltados a jovens entre 18 e 29 anos, nas áreas: artes visuais, artes cênicas, música,  literatura, audiovisual, artesanato, cultura afro-brasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas
Número de projetos contemplados: 31
Financiamento: R$ 8 mil por projeto

Dengue: dados epidemiológicos

Casos de incidência por bairro e período

A taxa de incidência é uma medida estatística que mede risco, no caso das tabelas em anexo, o risco de se adoecer por dengue nas diversas regiões do Município do Rio de Janeiro. A razão de se preferir utilizar a taxa e não o número absoluto, é que com a taxa pode-se fazer comparações entre populações de diferentes tamanhos (com números desiguais de pessoas sob risco).
O dengue reemergiu no Município do Rio de Janeiro em 1986, a partir deste ano a doença se tornou endêmica apresentando anos epidêmicos. A média das taxas de incidência em anos não epidêmicos é de 27 casos/100.000 hab., já a média dos anos epidêmicos é de 470 casos/100.000hab.
2011

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Desempenho dos alunos americanos em ciências decepciona  - Educação - Notícia - VEJA.com

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Como os pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos - Educação - Notícia - VEJA.com

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País planeja erguer 6.000 creches até 2014 - Educação - Notícia - VEJA.com

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Anvisa quer banir drogas para emagrecimento - Saúde - Notícia - VEJA.com

Anvisa quer banir drogas para emagrecimento - Saúde - Notícia - VEJA.com

Potilhado com ursinho Pooh

Potilhado com ursinho Pooh: "Oi! Gente!

Aproveitando o momento, fiz lindas atividades com o Pooh e disponibilisei para vocês!



Bom fim de semana e atpe segunda! BEijos!





























































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DESTAQUES DA SEMANA


































AI - MATRÍCULA 2011    


































































Prefeito dá início às aulas da rede municipal de ensino e entrega escola reformada na Zona Norte



Novidades são implantação do Ginásio Carioca e utilização da Educopédia

14/02/2011

Foto: Beth SantosNa manhã desta segunda-feira, dia 14, o prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, participaram da abertura oficial do ano letivo da rede municipal de ensino na Escola Itália, em Rocha Miranda. As 1.063 escolas da Prefeitura devem receber mais de 650 mil alunos em 2011. As novidades para este ano são o déficit zero de professores na rede municipal, a utilização da Educopédia e a implantação do Ginásio Carioca e de mais 22 escolas em turno único.

Durante a visita, Paes participou de uma aula inaugural do projeto Ginásio Carioca. O novo modelo de ensino, voltado para alunos do 6º ao 9º ano, utiliza um material pedagógico estruturado, aplicado através de Cadernos Pedagógicos (apostilas de conteúdo e exercícios) e da Educopédia, que é uma plataforma de aulas digitais de cada disciplina, com material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos. Os alunos e mestres poderão consultar as informações de qualquer lugar e a qualquer hora, através do endereço eletrônico www.educopedia.com.br.

Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes destacou a importância da utilização do Ginásio Carioca para facilitar o trabalho do professor, tornar o ensino mais atraente e mobilizar as crianças e os jovens:

- O Ginásio Carioca é a incorporação de novas tecnologias na maneira de ensinar, com a utilização de um material pedagógico muito mais elaborado e sofisticado. Isso significa mais condições para esses bons professores que a Prefeitura do Rio tem desenvolverem ainda melhor seus trabalhos e de fazer com que os alunos saiam da escola sabendo a matéria. Nosso objetivo é ter escolas que ensinem e alunos que aprendam e compreendam que é na escola, estudando, que eles terão a chance de ter um futuro melhor - afirmou, citando algumas ações da Prefeitura para melhorar a qualidade na educação carioca:

- Estamos iniciando mais um ano letivo e com várias escolas sendo construídas ou reformadas em toda a cidade. Temos mais de R$ 300 milhões de investimentos em obras e reformas. Já aumentamos o número de vagas em creches, estamos qualificando as escolas e utilizando novas tecnologias para melhorar ainda mais o ensino na cidade, além do fim da aprovação automática e da implementação do reforço escolar, da criação das provas bimestrais e do acordo de resultados e de desempenho. Tínhamos ainda um déficit muito grande de professores, mas superamos isso: começamos esse ano letivo com todos os professores contratados. Tudo isso já permitiu um bom resultado no Ideb e teremos certamente um melhor ainda em 2011.

Foto: Beth SantosDe acordo com a secretária Claudia Costin, o Ginásio Carioca terá como base dois eixos: excelência acadêmica e apoio ao projeto de vida do aluno:

- Começamos o ano letivo com o Ginásio Carioca, que é uma nova maneira de enxergar do 6º ao 9º ano; com a introdução da Educopédia, que é um portal de aulas digitais projetadas na sala e que os alunos vão poder acessar dos laboratórios digitais e de casa; e montamos apostilas e aulas digitais para facilitar a vida do professor. Os alunos vão ainda preparar seus projetos de vida, estabelecendo uma ligação entre estudo e futuro, com pesquisas sobre profissões.

Dentro do novo Ginásio Carioca, a Secretaria Municipal de Educação (SME) também está implantando, em dez escolas municipais, o Ginásio Experimental Carioca para estudantes do 7º ao 9º ano. Estas unidades - uma em cada região da cidade - funcionarão em horário integral. Além do material pedagógico estruturado, os estudantes contarão com mais tempo de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês.

Foto: Beth SantosOutra novidade para este ano é a ampliação das escolas em turno único de sete horas, atendendo à Lei 5.225, de 5 de novembro de 2010. As duas horas e meia a mais de aulas serão cumpridas com disciplinas obrigatórias, ampliando a carga horária de Português, Matemática e Ciências. A permanência dos alunos na escola ou em atividades escolares por tempo integral será optativa, a critério das famílias dos estudantes.

Depois de participarem do primeiro dia de aulas em Rocha Miranda, o prefeito e a secretária reinauguraram a Escola Rostham Pedro de Farias, em Cavalcanti. A unidade passou por uma ampla reforma, com adequação das salas de aula, construção de quadra poliesportiva coberta, parquinho e vestiários. Com a modernização, a escola ganhou ainda um prédio anexo com elevadores de acesso ao laboratório de ciências, sala de informática e de leitura e auditório, num investimento de R$ 2,9 milhões.

Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos

Inscrições para o Previ-Bilíngue serão feitas para os 1° e 2° semestres

Inscrições para o Previ-Bilíngue serão feitas para os 1° e 2° semestres: "Diante da necessidade de expandir o ensino do idioma inglês, como preparação para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes criou no início deste ano o benefício Previ-Bilíngue, que garante subsídios para que os servidores municipais e seus filhos estudem a língua inglesa."

Prefeitura implanta corredor exclusivo de ônibus em Copacabana

Prefeitura implanta corredor exclusivo de ônibus em Copacabana: "A Prefeitura do Rio implantou na manhã deste sábado, dia 19, o BRS Copacabana, um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, a primeira via da cidade a receber o novo sistema, que será adotado também nos principais corredores viários do Rio."