quinta-feira, 3 de março de 2011

@teste

@teste: "
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PRECISANDO DE DR (2011)?

PRECISANDO DE DR (2011)?: "SEJAM BEM-VINDOS!

desenho de Karen Silva (t.1801/2010)


DUPLA REGÊNCIA 2011/1o.sem.

Língua Portuguesa: 6 tempos, no 1º.turno e 18 tempos, no 2º turno;
Geografia: 6 tempos, no 1º.turno (vagas para 4ªf e 6ªf);
Artes (qualquer linguagem): 10 tempos, no 2º.turno;
Língua Estrangeira: 8 tempos, no 2º.turno

MAIS INFORMAÇÕES:
Favor ligar para: tel.(21)33580992 ou ligar para a 6a.CRE

Informações enviadas por Rosalina Monteiro, Adjunta de Direção
Postado por Imaculada Conceição
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PARABÉNS LUCAS GABRIL!!!!1o. CONCURSO DE TEXTO E IMAGEM DA CAMPANHA O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO! CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

1o. CONCURSO DE TEXTO E IMAGEM DA CAMPANHA O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO! CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO: "


O aluno Lucas Gabriel, da turma 1901, em 2010, agora, no ensino médio (2011), foi classificado entre escolas públicas e particulares de todo o Estado do Rio de Janeiro(1). Ele foi o único classificado na capital na categoria a que concorreu.



Acima, o desenho classificado. Seu autor, o aluno Lucas Gabriel, recebeu vale-livros no valor de 500 reais e ainda teve seu desenho publicado no livro: Petróleo, pra que e para quem? O futuro do Brasil em nossas mãos.


Lucas Gabriel recebendo o prêmio (ao fundo, sua madrinha de batismo não perde uma cena: registra tudo!)!



Auditório da ABI, onde aconteceu a cerimônia de Premiação





A madrinha da Campanha O 'Petróleo tem que ser Nosso', Maria Augusta Tibiriçá, de 94 anos, participou da primeira campanha, 'O Petróleo é Nosso', nas décadas de 1940-1950.






Lucas Gabriel com sua mãe e irmãos

Prof. Rafael, de História, grande parceiro na divulgação da campanha em nossa escola, com alunos da Mario Piragibe na entrada da ABI onde aconteceu a premiação.



Na primeira fila: Marcelinho, Rosângela, Lucas, a filha da coordenadora Denise e profa. Rosalina.



Profa. Rosalina (Adjunta de Direção) prestigiando nosso querido aluno, Lucas Gabriel, neste dia especial!


Prof. Rafael (História) prestigiando este momento único!


Profa. Denise (coordenação) toda feliz por mais esta vitória do aluno Lucas!



Lucas e (mais) família (mãe, prima, tia)...



Lucas e sua mãe: só orgulho! Merecido!



Um pedacinho da torcida da Mario Piragibe!



O cartaz de divulgação do Concurso



Mais alunos da Mario na torcida...


Profa. Imaculada (coordenadora do Concurso na escola) e Lucas Gabriel, seu aluno em Artes Visuais (2007-2010) e na Oficina Itinerante de Animação (2009-2010)





Prof. Rafael com Marcelinho e Gean, alunos da Mario Piragibe


No ônibus...


No ônibus...


Cena do vídeo 'Brasil, Petróleo, Brasil', realizado por nossos alunos da Mario (stop motion com recortes)



As imagens que aparecem no vídeo/animação 'Brasil, Petróleo, Brasil' são criações coletivas dos alunos da Mario Piragibe que participavam em 2010 da Oficina Itinerante de animação do Núcleo de Arte Grande Otelo/6a.CRE (2010), sob a orientação da profa. Imaculada Conceição. Como não havia a categoria 'vídeo' (somente imagem: desenho/pintura) para concorrer no ensino fundamental - e como, mesmo assim, nossos alunos realizaram este trabalho midiático inspirado na campanha o 'Petróleo tem que ser Nosso', decidimos disponibilizá-lo para os idealizadores do Concurso, o SINDIPETRO-RJ, e também divulgarmos na web. Alguns dos desenhos que aparecem são, no entanto, criações individuais dos alunos das aulas regulares de Artes Visuais que participaram do Concurso!






Vídeo/animação criado a partir das cartilhas da campanha 'O Petróleo tem que ser nosso!'


ASSISTAM AO VÍDEO DE NOSSOS ALUNOS: 'BRASIL PETRÓLEO, BRASIL!'




No mural da escola: alguns dos desenhos inspirados na Campanha (os que foram selecionados como finalistas de nossa unidade escolar tiveram de ser escaneados e impressos para participarem do mural, já que os originais foram enviados ao Concurso).



NOTAS:

(1) 1o. CONCURSO DE TEXTO E IMAGEM O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO: http://www.concursopetroleo.org.br/


(2) BLOGS DA REDE QUE CITARAM ESTE NOSSO TRABALHO (clique nos links):




(3) VÍDEOS:


PARA SABER MAIS SOBRE A CAMPANHA O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO, ASSISTAM AO VÍDEO:



PARA SABER MAIS SOBRE O PRIMEIRO CONCURSO DE TEXTO E IMAGEM DA CAMPANHA O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO, ASSISTAM AO VÍDEO:
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Carnaval: símbolo da cultura nacional

Carnaval: símbolo da cultura nacional: "“O carnaval é o momento histórico do ano. Paixões, interesses, mazelas, tristezas, tudo pega em si e vai viver em outra parte”, assim Machado de Assis começava a crônica de 16 de fevereiro de 1896, publicada na Gazeta de Notícias. Pode surpreender encontrar no texto de um dos mais importantes escritores da língua portuguesa, sério [...]"

Docentes se preparam para deixar sala de aula

de aula

Cruzamento feito pelo MEC indica que 25 mil professores cursam Direito, Administração e Engenharia, entre outros

03 de março de 2011 | 0h 00
 
Lisandra Paraguassu - O Estado de S.Paulo
Um cruzamento inédito do MEC releva que quase 10% dos professores da educação básica do País cursam uma faculdade. Embora a maioria esteja se preparando para continuar na profissão, com cursos de Pedagogia e licenciaturas, cerca de 25 mil trabalham nas escolas enquanto se preparam para deixá-las.
O levantamento, feito comparando os CPFs dos professores com os dos alunos matriculados no ensino superior, revela que quase 9 mil docentes estão em cursos de Direito - o mais procurado entre os que não têm relação com a docência. Também há outros 5,8 mil em cursos de Administração, Serviço Social e Engenharia. O restante está pulverizado em diversas graduações.
Mais da metade dos professores que estão no ensino superior se prepara para permanecer na profissão. São 193 mil estudantes de Pedagogia, 44,7 mil de Letras e 19,4 mil de Matemática, as três áreas mais procuradas. Também aparecem História, Biologia, Educação Física e Geografia.
Com exceção de Matemática, a terceira mais procurada, as três outras áreas em que há maior falta de professores - Biologia, Física e Química - não têm tantos alunos entre os docentes. As duas últimas têm menos professores entre seus alunos que Direito ou Administração.
Preparação. O cruzamento não permite saber detalhes, como se o professor está em uma licenciatura de Matemática, e não no bacharelado, ou se esse é o primeiro ou o segundo curso superior. Mas mostra que os professores estão tentando se preparar melhor. Atualmente, de acordo com o MEC, cerca de 600 mil professores não têm a formação adequada para o cargo que ocupam, seja por falta de ensino superior, seja porque se formaram em outro curso.

Justiça decide que creches de SP não podem tirar férias - Último Segundo - iG

Justiça decide que creches de SP não podem tirar férias - Último Segundo - iG: "

Diário do Grande ABC

Justiça decide que creches de SP não podem tirar férias
Último Segundo - iG
Decisão do Tribunal Estadual vale para alunos da rede municipal. Prefeitura diz que poucos procuram serviço O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou que a prefeitura da capital mantenha abertas durante todo o ano todas as creches ...
SP: Justiça determina que creches fiquem abertas todo o anoTerra Brasil
TJ determina que creches de SP fiquem abertas o ano inteiroG1.com.br
Justiça manda prefeitura de SP abrir creches durante férias escolaresO Globo
Estadão
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(título desconhecido)

(título desconhecido): "ABL – AMIGOS DA ESCOLA

Atividade na Academia Brasileira de Letras - Amigos da Escola

Solicito que verifiquem junto as escolas inseridas no Projeto, as que estão participando da maratona Érico Veríssimo e/ou desenvolvem algum outro projeto relacionado a Machado de Assis, José de Alencar , Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes,Mário Quintana.

Trata-se de uma oportunidade que o Projeto Amigos da Escola está oferecendo a estes alunos de conhecer a sede da ABL, o Petit Trianon, em uma visita guiada por um grupo de atores que conduz os visitantes, contando e cantando fatos e histórias curiosas da vida e obra dos acadêmicos.

Visitarão a exposição permanente do mobiliário de Machado de Assis, 'Machado vive'.
e participarão de outras atividades culturais: exibição de filme, leitura dramatizada ou peça teatral. A atividade tem duração de 3 horas.

São grupos de 44 pessoas, com limite mínimo de idade de 12 anos.Será oferecido transporte + alimentação.

As escolas que estiverem interessadas deverão nos encaminhar por email um resumo do projeto alusivo ao assunto citado, até dia 17/03/2011, estes serão encaminhados ao Coordenador do Amigos da Escola que realizará o contato com a CRE para a realização do passeio, provavelmente um ao mês.

Conto com a divulgação de vocês!!..

Att.

Isabel Linhares
E/SUBE/CGG
29762304
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Clínicas da Família diminuem mais de 10 mil internações na cidade



03/03/2011

O Saúde Presente já muda a realidade do Rio de Janeiro,  que apresenta maior número de internação per capta. O impacto do trabalho realizado já mostra queda nas internações por doenças cardiovasculares.  O número de internações que aumentava desde 2006, apresentou queda brusca de mais de 10 mil internações de 2009 para 2010. Só no primeiro semestre de 2010 foram menos 450 internações por hipertensão arterial e 356 por doenças isquêmicas do coração, comparado ao ano anterior.
 
Com investimentos da ordem de R$ 50 milhōes, em 12 meses de implantação de Clínicas da Família, a cobertura de Saúde da Família na cidade passou de 3,5% para 20%. Na região da AP 5.3 - Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, que recebeu o maior investimento em clinicas, mais de 80% da população possui assistência integral de saúde, e a área já mostra melhoras sensíveis nos índices de saúde como a redução de internações por doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, diabetes e doenças isquêmicas do coração com redução de 16,3%, de 2009 para 2010. Houve também diminuição na internação de crianças de 1 a 4 anos. Enquanto a cidade registrou queda de de 3,5%, a AP 5.3 alcançou o dobro do índice, com queda de 7% no número de crianças internadas.
 

Cidade já conta com 10 UPAs municipais e 31 Clínicas da Família

Cidade já conta com 10 UPAs municipais e 31 Clínicas da Família

Combate à Dengue: SMSDC mobiliza sociedade e cria novas formas para denúncias de focos do mosquito

Combate à Dengue: SMSDC mobiliza sociedade e cria novas formas para denúncias de focos do mosquito

3º FÓRUM COMUNITÁRIO das COMUNIDADES SERENO, PAZ, FÉ e CAIXA D'ÁGUA

3º FÓRUM COMUNITÁRIO das COMUNIDADES SERENO, PAZ, FÉ e CAIXA D'ÁGUA: "
No dia 18 de novembro de 2010 foi realizado o 3º FÓRUM COMUNITÁRIO, sediado na Associação de Moradores do Morro do Sereno.
Estiveram presentes representantes da CAP 3.1, das Associações de Moradores dos Morros do Sereno, da Paz, da Fé e da Caixa d´água, creches, Agentes de vigilância Sanitária, Agente do Meio Ambiente, representantes do CRAS João Fassarela, além dos próprios Moradores.


Este espaço foi um momento muito importante para trabalhar o Combate a Dengue e limpeza da Comunidade. A partir desta mobilização social, foi realizado a contratação de pessoas que retiraram o lixo espalhado pela comunidade, reduzindo os focos de proliferação do mosquito da Dengue.
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Recados da CAP3.3 -

Prezados Coordenadores e Gerentes da ESF:
   A SMSDC, através da Coordenação de Política e Ações Intersetoriais, O. S. Viva Comunidade e a CAP estão juntos no Projeto Unidade de Saúde e Comunidades Promotoras de Solidariedade. Tal projeto discuta questão da promoção da solidariedade através da cultura da paz, para tanto haverá um Seminário " Cultura da Paz:a boniteza da vida" que ocorrerá no dia 24 de março no Auditório da Firjan de 8 às 17hs, que busca a identificação daqueles que serão multiplicadores do Projeto na área de atuação.
  Teremos 20 vagas para área, sendo 20 vagas, sendo 4 para a CAP, 1 vaga para cada ESF ( Silvio Frederico Brauner, CMS Carlos Cruz Lima, Edma Valadão) 1 vaga para o  PACS Acari, 3 vagas para Portus/Quitanda,  além de 1 vaga para 5ª e 6ª CRE e 1 vaga para 5ª e 6ª CAS, e 05 vagas para os articuladores sociais das O.S.
    Será um projeto intersetorial e importante o envolvimento e a participação de todos.
    Envio uma prévia do Seminário e a ficha de inscrição.
    Favor, enviar a ficha até o dia 10 de março, a fim de confirmarmos a presença.
    Agradecemos e ficamos no aguardo da parceria.

Rosalva Araujo
CAP 3.3/ DAPS.

Agência de Redes para Juventude está com inscrições abertas

Agência de Redes para Juventude está com inscrições abertas: "Agência de Redes para Juventude está com inscrições abertas. Podem participar jovens de 15 e 29 anos, moradores das comunidades do Batan, Borel, Cidade de Deus,Cantagalo, Providência e Chapéu, no Rio de Janeiro."

PNE pode ter comissão especial para acelerar tramitação


A CEC (Comissão de Educação e Cultura da Câmara) tem hoje (2) sua primeira reunião desta legislatura. A principal função da comissão em 2011 será discutir e aprovar o novo PNE (Plano Nacional de Educação) – documento que estabelece 20 metas para serem cumpridas pelo país até 2020. Mas o projeto, apresentado pelo MEC (Ministério da Educação), poderá ser apreciado por uma comissão especial. O pedido foi apresentado pela liderança do PSDB na Câmara e aguarda aprovação.

A criação de uma comissão especial aceleraria a tramitação do projeto já que a previsão inicial é que o PNE seja apreciado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser enviado ao Senado. Caso a comissão especial seja criada, ela será a única instância de análise.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), relatora do projeto e nova presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, diz que não vê prejuízo na iniciativa da oposição.

- Vamos analisá-la com todo carinho e atenção. Claro que a decisão de criá-la ou não não depende da CEC, mas da Mesa Diretora da Casa. Mas caso ela seja instalada, a preferência seria dada aos integrantes da CEC porque não podemos perder de vista que é a Comissão de Educação que tem a responsabilidade de fazer o debate.

O projeto de lei apresentado pelo MEC é composto por 20 metas que deverão guiar as ações dos governos municipais, estaduais e federal até 2020. Entre elas, o aumento de matrículas na educação infantil e no ensino superior, medidas de valorização do magistério e aumento do financiamento público para a área. As bases da proposta foram discutidas durante a Conae (Conferência Nacional de Educação) que reuniu 2 mil participantes no ano passado.

A deputada já recebeu emendas ao projeto apresentadas por entidades da área. Só a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que congrega diversas organizações da sociedade civil, apresentou 85 emendas. A UNE (União Nacional dos Estudantes) e a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) também preparam sugestões de alteração do texto.

Segundo Fátima, "o principal desafio é compatibilizar as propostas que saíram da Conae com o projeto enviado pelo governo”.

- Sem dúvida ele [o projeto] vai receber uma quantidade razoável de emendas o que demonstra o interesse da sociedade civil em participar ativamente do debate. 

O MEC não se posicionou sobre a instalação de uma comissão especial para o PNE.

Para Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a criação de uma comissão especial para avaliar o PNE esvaziaria o debate.

- Essa iniciativa pode ser muito ruim para a educação porque o projeto pode tramitar sem qualidade. Estamos preocupados porque essa comissão teria um poder sobre-humano e poderia cortar a participação da sociedade civil.

Sem saber como seria a composição desse novo grupo, o temor das entidades é perder a interlocução já conquistada com algos parlamentares da CEC.

Boa parte das emendas apresentadas pela entidade propõe metas intermediárias para o plano e atribuem responsabilidades a cada entre federado para o cumprimento dos objetivos. De acordo com Cara, “sem esses indicadores, o PNE acaba sendo um plano com fraca capacidade de ser acompanhado pela sociedade".

- Uma das emendas proposta recomenda que o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais] faça estudos de avaliação do PNE ao longo de sua vigência”.

Abecedário Divertido

Abecedário Divertido: "

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