sexta-feira, 4 de março de 2011

Falece o pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa

Falece o pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa: "É com pesar que o VIA blog comunica o falecimento do pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa, um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e autor de dezenas de livros e artigos sobre o atendimento, a promoção e a defesa dos direitos da população infanto-juvenil."

Carnaval da Prevenção está nas ruas

Carnaval da Prevenção está nas ruas: "Com o objetivo de orientar cariocas e turistas sobre os riscos das drogas, a Coordenadoria Especial de Prevenção à Dependência Química leva hoje, a partir das 9h, uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais para a Rodoviária Novo Rio."

Biblioteca Volante empresta livros de graça em Vila Valqueire e na Pavuna

Biblioteca Volante empresta livros de graça em Vila Valqueire e na Pavuna: "Para empréstimo gratuito de um ou dois livros a cada solicitante, a Biblioteca Volante João Antônio, da Prefeitura do Rio, estará na próxima semana em apenas dois bairros, em decorrência dos feriados de carnaval e do ponto facultativo de segunda-feira e na Quarta-feira de Cinzas, dias 7 e 9, nas repartições municipais."

Posto da Assistência Social atenderá no Sambódromo



Serviço funcionará das 19h às 7h, até segunda-feira, dia 7

04/03/2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social manterá a partir de hoje, dia 4, um posto avançado no Sambódromo para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco social.

Posicionado no setor de dispersão da Marquês de Sapucaí, o contêiner contará com assistentes sociais e educadores. Os profissionais estarão de prontidão, das 19h às 7h, até segunda-feira, dia 7, para atender denúncias relacionadas à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, maus-tratos, além de casos de crianças perdidas dos responsáveis.

Durante o plantão, as demandas serão avaliadas em conjunto com a Vara da Infância, da Juventude e do Idosos e o Conselho Tutelar, a fim de definir o melhor encaminhamento para cada caso, inclusive o abrigamento caso necessário.

Ao longo de todo o carnaval os dez Conselhos Tutelares da cidade trabalharão em esquema de plantão para atenderem casos de violência contra crianças e adolescentes.

Municípios se mobilizam para colocar em prática as ações do projeto Parceria

Municípios se mobilizam para colocar em prática as ações do projeto Parceria

Adoção do projeto Escolas do Amanhã reduz a evasão escolar

O Globo
RIO - Implantadas a partir de 2009, as Escolas do Amanhã - um programa especial criado pela prefeitura para as unidades localizadas em áreas de conflito - começam a surtir efeito. Dados da Secretaria de Educação mostram que a evasão de alunos nessas escolas caiu de 5,1%, registrado no fim de 2008, para 3,26%, em 2010. Embora ainda esteja acima da média das outras escolas da rede da prefeitura (2,35%), esta é a primeira vez que o índice apresenta redução acentuada, conforme antecipou nesta quinta-feira Ancelmo Gois, em sua coluna no GLOBO .
Em 2010, a Secretaria de Educação já havia notado que as Escolas do Amanhã estavam ajudando a mudar a realidade dos alunos. Das 290 unidades que atingiram as metas da prefeitura para o ensino e foram premiadas por isso, 53 eram Escolas do Amanhã.
Hoje são 151 Escolas do Amanhã, que contam com educação em tempo integral, laboratórios de ciência, salas de leitura e internet com banda larga, além de atividades lúdicas e esportivas diariamente.
- Sabíamos que as ações criadas especificamente para as Escolas do Amanhã iriam surtir efeito, mas a queda da evasão foi até um pouco acima do que esperávamos. Isso nos anima e mostra que podemos avançar mais - disse a secretária de Educação, Cláudia Costin.
O Programa Escola do Amanhã foi criado depois que a prefeitura notou que os índices da educação em algumas unidades apresentam sistematicamente baixos indicadores. Ao identificar as áreas geográficas das escolas, a equipa da secretaria descobriu que elas estavam em áreas controladas por traficantes ou milicianos, e conviviam quase que diariamente com a violência.
Para a secretária, a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas até então controladas por bandidos também ajuda a mudar a realidade nas escolas. Trinta e duas unidades estão em áreas de UPP.
- Para se ter uma ideia, na Cidade de Deus, após a instalação da UPP, houve um aumento de 30% na frequência escolar - afirma Cláudia Costin.

Instituto oferece cursos gratuitos para alunos da rede pública no Rio de Janeiro

Instituto oferece cursos gratuitos para alunos da rede pública no Rio de Janeiro: "Instituto Tear oferece cursos gratuitos para alunos da rede pública do Rio. São aulas de Artes Integradas, Artes Visuais e Literatura, Música, Teatro e Dança."

Que idéia bacana!!!



Podemos usar pra outras coisas...pense...crie...



Em busca de novos talentos

Em busca de novos talentos: "O programa Rumos, do Instituto Itaú Cultural, busca projetos inovadores nos campos do Jornalismo Cultural, das Artes Visuais e da Educação, Cultura e Arte
"

Marcha para a leitura

Marcha para a leitura: "Os baixos índices de leitura no país carregam em suas raízes problemas como o analfabetismo, o difícil acesso às bibliotecas, o preço alto dos livros e a baixa qualidade do ensino. Navegue por três grandes projetos e descubra como eles tornaram o mundo da literatura acessível para muita gente.
"

A Formação da Identidade da Criança

A Formação da Identidade da Criança: "
A experiência do espelho proporciona a autodescoberta durante o desenvolvimento da criança.


A formação da identidade da criança é um processo permeado por perguntas como: 'Quem sou eu?'; 'Como sou?'. As respostas a essas perguntas são essenciais para a construção da personalidade. Logo cedo, o bebê começa a se perceber como sujeito e obter consciência corporal para se desenvolver e se organizar no espaço, já que ao nascer, o mesmo totalmente ligado à mãe e não compreende os limites que os separam.

Durante o primeiro ano de vida, aproximadamente por volta dos seis aos oito meses, a criança percebe que é um ser separado da mãe, iniciando o processo de construção da própria identidade.

O bebê explora o mundo a sua volta, vivencia sensações, percepções, e por volta dos sete meses, fica fascinado com a experiência de ver sua imagem refletida no espelho. Todas essas vivências dão início à autodescoberta, uma exploração que permite à criança descobrir como seu comportamento repercute no ambiente, fator essencial para que ela se perceba como alguém diferente do outro.

Com o objetivo de desenvolver a identidade, sugere-se a seguinte atividade para crianças da educação infantil, entre dois e três anos:

Material utilizado: Dois espelhos grandes (prefira fixá-los na parede).
Tempo previsto: 15 a 20 minutos.
Atividade: Estimule a criança a olhar atentamente a própria imagem. Solicite que ela toque diferentes partes do corpo. Sugira brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Encoraje-a a imitar os gestos das outras crianças.
Desenvolvimento: A atividade deve ser realizada em frente ao espelho, com o intuito de estimular a observação.



Gif


"

SEQUENCIA DE ATIVIDADES- SEQUENCIA DE HISTÓRIAS

FONTE: ALÉM DO CUIDAR

SEQUENCIA DE ATIVIDADES- SEQUENCIA DE HISTÓRIAS: "
SEQUENCIA DE ATIVIDADE
A seqüência é uma modalidade de organização do tempo de aprender.
Um conceito central para a compreensão do que é uma seqüência é o da continuidade.
Certos conhecimentos não se aprendem por meio de uma única vivência, há a necessidade de mais tempo para a construção de significados e para o desenvolvimento de certas competências.

SEQUENCIA DE HISTÓRIAS
A roda de histórias, como atividade permanente no cotidiano do Cei/Emei, assegura, entre outras coisas, uma oportunidade para a criança ampliar seu repertório e conhecer contos e textos diversos.
O professor pode pensar em um recorte do repertório literário para que as crianças conheçam melhor os contos de fadas, lendas e ou mitos, ou mesmo, o universo de imagens e temas de um autor. Para isso ele precisa organizar uma seqüência de atividades.
PARA QUE PLANEJAR SEQUENCIA DE HISTÓRIAS?

Para que as crianças conheçam mais sobre:
  • um autor e o conjunto de sua obra, sabendo reconhecer algumas de suas características específicas.
  • um novo tipo de texto (aventuras, mitos, contos tradicionais etc) e ampliem seu repertório.
  • textos de uma determinada região ou tempo histórico.
  • os mesmos tipos de personagens ou temas.
  • várias versões dos mesmos textos ou com diferentes contadores.
  • Ou mesmo, para que aprendam a escutar histórias mais longas, e, ou por capítulos.
Se o objetivo do professor é que a criança participe do universo letrado, encante-se com o mundo dos textos, a ação didática deve ser ligada a leitura.
MAS, nada impede que na leitura como foco principal também planeje situações ligadas as outras linguagens, sendo um caminho convidativo para outras vivências e aprendizagens. Porém deve-se tomar o cuidado para que a atividades oferecidades as crianças sejam descontextualizadas ou um mero passatempo.
A leitura pode ser um caminho mas enquanto linguagem tem suas próprias finalidades.
BOAS PRÁTICAS LEITORAS

Leitura de histórias da Ruth Rocha
Professora Ângela Maria Rodrigues
EMEI Professora Rumi Oikawa
Objetivos
- Ampliar o repertório cultural para que as crianças conheçam melhor os temas de um autor.
-Conhecer biografia.
-Aprender a pesquisar em catálogo.
-Aprender a contar histórias no teatro de papel.
Envolvidos
-Crianças de 5 anos
Duração
- 2 meses

Títulos
1ªLeitura

História:Viva a macacada!
Ler a história e conversar com as crianças sobre: a história e destacar o papel da autora no livro.No primeiro momento só alguns dados( quem é, em que país nasceu e idade). Explorar as imagens e fatos da história.
2ºMomento
-Contar a história.
-Convidar as crianças a contarem a história.
-Explorar as características dos personagens.
3º Momento
-Conhecer mais dados biográficos da autora trazendo informações colhidas pela internet e livros.
-Escrita na lousa da biografia da autora.
-Escrita numa folha de alguns dados da biografia.
2ª Leitura

-História: O velho o menino e o burro.
-Ler,contar( professor e criança), conhecer a ilustração e os personagens, como aconteceu na primeria leitura.
-O que eles perceberam?
-Quais as semelhanças e diferenças entre as duas histórias?
Ampliando aprendizagens para o comportamento de leitor:
-Apresentar catálogos de livros de editoras que publicam livros da Ruth Rocha.
-Pesquisar com a mediação do professor as histórias escritas pela autora.
Obersvação: Auxiliar a pesquisa dando dicas, propondo desafios e estimulando a observação.
-Apresentação de fotos colhidas em livros, catálogos e internet sobre a Ruth Rocha.
-Apresentar outros títulos da autora: conversar, observar e pesquisar sobre caracteristicas dos livros publicados pela autora.

3ª Leitura

História:Que eu vou pra Angola
-Ler
-Contar
-Conversar sobre diferenças e semalhanças entre os textos.
-Escolher qual história da Ruth Rocha eles mais gostaram.
Produto final compartilhado

-Construção do cenário e apresentação da história que mais gostaram no teatro de papel. Atividade realizada em grupo.

Nota: as crianças já conheciam o teatro de papel.

TEATRO DE PAPEL

Em grupo levantar:
Como será construido o cenário?
Quais materiais precisarão?
Quais personagens?
Como cada um participará?

MATERIAIS-TEMPO-ESPAÇO-INTERAÇÕES
-Organizar os materiais para que as crianças construam o cenário e os personagens.Revistas, papel cartão, papel colorido, cola tesoura, carbono,sulfite, lápis de cor, caneta hidrocor e etc.
-Organizar o espaço onde acontecerá a criação, ensaio e apresentação.

-Planejar e combinar com as crinças quando será a apresentação da história.








Quais aprendizagens estão envolvidas?
Podem aprender:
  • A identificar e nomear características comuns em diferentes textos do mesmo autor, manifestar oralmente suas preferências literárias e argumentar.
  • A reconhecer nomes e características principais dos personagens de história.
  • A participar de situações mais coletivas de comunicação.
  • A organizar oralmente com a ajuda do professor etapas de uma instrução para o desenvolvimento do trabalho.
  • Narrar e recontar histórias utilizando recursos expressivos próprios.
  • A diferenciar outros portadores de textos informativos, jornalísticos e diferenciar publicações como jornais, cartazes, folhetos e etc.
  • Criar histórias e enredos para dramatizar e aprender a improvisar.
  • Se envolver em situações em que se comportem como “atores”.
  • Construir com a ajuda do professor um repertório de imagens de referencias e aprender a reconhecê-las na ilustração de um livro, de um cartaz e etc.
  • Construir com a ajuda do professor o roteiro para encenação a partir de histórias conhecidas, situações improvisadas ou criações coletivas.
  • Encenar histórias.
  • Confeccionar fantoches, figurinos e cenários.
  • A refletir sobre as características de personagens; gestos, movimentos, voz etc.
  • Comentar apresentações de teatro feitas por outras crianças em relação aos objetos, fantoches, enredo, desempenho e personagens.
  • Construir roteiros de encenação a partir das histórias conhecidas e de criação coletiva.

Organizar os conteúdos em forma de seqüência didática, projetos, atividades permanentes, e planejar boas sequencias de atividades favorece para que as significações se constituão em conhecimentos a cada situação vivenciada pela criança. Transformando o tempo da escola em tempo pedagógico dedicado a produzir vivências do prazer em estar aprendendo.
Para saber mais:

· LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário.Porto Alegre: Artmed , 2002
  • FREIRE, Madalena. Cadernos de reflexão: construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo:Espaço Pedagógico,1992
· CARVALHO, Silvia Pereira, KLISYS, Adriana, AUGUSTO, Silvana. Bem-vindo, mundo! Criança, Cultura e formação de educadores , São Paulo, editora Peirópolis, 2006.

· Orientações Curriculares - Orientações Didáticas – SME/DOT – EI. 2008
  • Teatro de papel













"

Como prevenir um novo cálculo renal

Como prevenir um novo cálculo renal: "

A cada ano, a cólica renal afeta uma em cada 200 pessoas na Europa e nos Estados Unidos. A causa básica são os cálculos renais, que infelizmente são recorrentes: em acompanhamentos por 5 a 10 anos, metade das pessoas voltam a apresentar os sintomas. Por isso, 8 pesquisadores americanos revisaram toda a literatura científica (em inglês) atrás de estudos clínicos de prevenção da recorrência de cálculo renal. O resultado, publicado na revista European Urology, é interessante no sentido de que as medidas mais simples parecem ser as mais eficazes.


Ondas na superfície da água.  É mostrada a perturbação realística (causada por um bastão) e sua expansão formando círculos de interferência aproximadamente concêntricos. A aparência metálica da superfície é resultante do baixo ângulo de iluminação.


A intervenção melhor estudada é a ingestão de água. Foram dois estudos, um recomendando que as pessoas bebessem ao menos 2 litros de água por dia, e outro recomendando a ingestão de água (e outros líquidos) em volume suficiente para urinar pelo menos 2,5 litros por dia. Em resumo, beber muita água e outros líquidos reduz em 61% o risco de voltar a ter cálculo renal. Quem me dera se todos os medicamentos fossem tão baratos e eficazes!



Por outro lado, os refrigerantes precisam ser evitados. Num estudo, as pessoas que foram orientadas a beber menos refrigerante tiveram uma recorrência 17% menor de cólica renal, em comparação às que não receberam a orientação. O efeito foi particularmente expressivo entre os homens que mais bebiam refrigerante no começo da pesquisa.


Também existem pesquisas com dietas para prevenir o cálculo renal, mas elas precisam ser lidas com cuidado. De qualquer forma, parece que dietas ricas em cálcio previnem novos episódios de cólica renal. Para saber quais alimentos são ricos em cálcio, leia os artigos Como prevenir a osteoporose e 10 passos para uma alimentação saudável.


Um estudo brasileiro não encontrou diminuição da recorrência de cálculo renal com o chá de quebra-pedra (Phyllanthus niruri), mas o número de pessoas incluídas e a duração de seguimento foram pequenos demais para detectar algum efeito. Os principais resultados dessa pesquisa são mais interessantes para o desenvolvimento de novas pesquisas — no futuro, se houver algum resultado prático, aviso.


Em resumo, ter uma alimentação saudável reduz de forma significativa o risco do cálculo renal voltar a se formar. O Ministério da Saúde tem um teste online para você avaliar de forma prática como está sua alimentação. Experimente!

Leia também:


"

Assistência Social apresenta novo plano operativo dos Centros de Referência da Assistência Social



Diretrizes seguem as determinações da NOB e LOAS

02/03/2011

 

Foto: Divulgação SMASProfissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) participam desde o início da manhã de hoje, dia 2, de um “workshop” para a apresentação do plano de operação dos 43 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), no auditório do Arquivo da Cidade, no Centro.

Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, ressaltou a importância da estratégia de atendimento aos usuários do Cartão Família Carioca:

- As 98 mil famílias atendidas pelo Cartão Família Carioca estão entre as mais pobres de nossa cidade. Identificar suas demandas e proporcionar a melhora na qualidade de vida dessas pessoas é prioritário nesse momento. Para isso, não mediremos esforços para aperfeiçoar nosso trabalho, tornando-o mais sistemático e proativo – disse o secretário.

Promotora do encontro, a subsecretária de Proteção Social Básica da SMAS, Fátima Nascimento, afirmou que a construção de uma ferramenta efetiva para o trabalho das assistentes sociais do município é essencial para o sucesso na reinserção social das pessoas que acessam a rede de serviços da Prefeitura do Rio:

- Sou testemunha da competência e do compromisso das profissionais da SMAS. Esta reunião, voltada para o trabalho em conjunto, é fruto dessa admiração. É nossa obrigação manter o foco permanente na questão da acolhida para a população em situação de vulnerabilidade social da cidade do Rio de Janeiro – finalizou Fátima.

Até às 17h, diretores das 43 unidades e coordenadores das dez Coordenadorias de Assistência Social (CAS) da cidade terão a oportunidade de fazer propostas e atualizar conhecimentos sobre as diretrizes e orientações técnicas determinadas pela Norma Operacional Básica (NOB) e pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).


URGENTE: Funcionamento das unidades de saúde durante o Carnaval



03/03/2011

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informa que, nos pontos facultativos dos dias 7 e 9 de março e no feriado de Carnaval do dia 8, os hospitais de emergência e unidades 24 horas funcionarão ininterruptamente. Os postos de saúde da cidade não abrirão de sábado a terça-feira, e na quarta-feira de Cinzas, dia 9, funcionarão a partir das 13h.


Na região do Sambódromo, a SMSDC montou oito postos de assistência médica, que funcionarão nos seis dias de desfiles na Sapucaí e na apuração. Os postos estarão localizados na Concentração, setores 2, 7 e 11, Rua Salvador de Sá, Praça da Apoteose e no Terreirão do Samba (dois postos).


Veja as unidades que estarão funcionando no restante da cidade, 24 horas:


- Hospital Municipal Souza Aguiar - Centro
- Hospital Municipal Miguel Couto - Gávea
- Hospital Municipal Salgado Filho - Méier
- Hospital Municipal Lourenço Jorge - Barra da Tijuca
- Hospital Municipal Paulino Werneck - Ilha do Governador
- Hospital Municipal Rocha Maia - Botafogo
- Hospital Municipal Francisco da Silva Telles - Irajá
- Hospital Municipal Jurandir Manfredini - Jacarepaguá
- Hospital Maternidade Fernando Magalhães - São Cristóvão
- Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth - Praça XV
- Hospital Maternidade Carmela Dutra - Lins de Vasconcelos
- Hospital Maternidade Herculano Pinheiro - Madureira
- Hospital Maternidade Alexander Fleming - Marechal Hermes
- Policlínica Rodolpho Rocco - Del Castilho
- Policlínica César Pernetta - Méier
- Instituto Municipal Philippe Pinel - Botafogo
- Unidade Integrada de Saúde Arthur Villaboim - Paquetá
- UPA de Vila Kennedy
- UPA da Rocinha
- UPA do Complexo do Alemão
- UPA de Manguinhos
- UPA da Cidade de Deus
- UPA de Santa Cruz / João XXIII
- UPA do Engenho de Dentro
- UPA de Madureira
- UPA de Costa Barros
- UPA de Senador Camará

Secretaria de Trabalho oferece mais de duas mil vagas de emprego

Secretaria de Trabalho oferece mais de duas mil vagas de emprego: "A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego está oferecendo 2.625 vagas no mercado de trabalho."

Prefeitura entrega chave da cidade ao Rei Momo

Prefeitura entrega chave da cidade ao Rei Momo: "A Prefeitura entrega hoje, às 11h, a chave da cidade para a Corte Real do Carnaval, integrada pelo Rei Momo, rainha e princesas, e oficializa o início do Carnaval 2011 no Rio."

Iluminação reforçada

Iluminação reforçada: "A Rioluz instalou 914 projetores, num total de 1.255 pontos de luz a mais, para reforçar a iluminação em vias de grande concentração de pessoas durante o período de carnaval."

Operadoras alertam para 'golpe do cartão de crédito'

Operadoras alertam para 'golpe do cartão de crédito': "Clientes das operadoras de cartões de crédito têm recebido ligações de bandidos se passando por funcionários. Eles alegam que os cartões foram clonados e procuram obter dados dos clientes. Em janeiro, uma operadora chegou a lançar o site www.dicasdesegurancavisa.com.br, tentando alertar sobre os




"

Funcionamento das unidades de saúde durante o carnaval



03/03/2011

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informa que nos pontos facultativos dos dias 7 e 9 de março, e no feriado de Carnaval do dia 8, os hospitais de emergência e unidades 24 horas funcionarão ininterruptamente.

Os postos de saúde fixos não abrirão de sábado a terça-feira, e na quarta-feira de cinzas, dia 9, funcionarão a partir das 13h. Na região do Sambódromo, a SMSDC montou oito postos de assistência médica, que funcionarão nos seis dias de desfiles na Sapucaí e na apuração.

Revista Brasileira Saúde da Família - Enquete

"Informativo DAB 2011


Dia02/03/2011


Para melhorar a comunicação do Departamento de Atenção Básica (DAB), estamos começando a primeira etapa de uma série de avaliações e a sua participação é importante para qualificar o contato com profissionais em saúde e gestores.

Durante todo o mês de março vai estar no site do DAB a primeira enquete sobre a percepção da cobertura, eficiência e conhecimento sobre a Revista Brasileira Saúde da Família. É muito fácil de participar e leva menos de um minuto para informar ao Ministério da Saúde sobre a sua avaliação da revista. Basta acessar o site e colaborar para que a Estratégia da Saúde da Família chegue mais longe e melhor em todo o país.

Participe acessando o site do DAB ou diretamente no link da enquete: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=5926.


Publicado originalmente por Ricardo Alexandre de Souza em http://medicinadefamiliabr.blogspot.com/
Publicado originalmente no Blog Medicina de Família
http://medicinadefamiliabr.blogspot.com
"

Pré-selecionados no Prouni devem fazer matrícula até esta sexta

Pré-selecionados no Prouni devem fazer matrícula até esta sexta: "

iG São Paulo

Quem não conseguir comprovar dados, cederá a bolsa para próximos selecionados que devem ser chamados em 13 de março

Os pré-selecionados para o programa do Ministério da Educação que dá bolsas de estudo em instituições particulares, o Prouni, devem fazer a inscrição e apresentar os documentos na instituição onde querem estudar até esta sexta. A próxima chamada, com as bolsas remanescentes está prevista para 13 de março.


Os candidatos pré-selecionados precisam comprovar que estudaram apenas em escola pública e que a renda familiar está dentro dos parâmetros previstos (até um salário mínimo e meio por pessoa para as bolsas integrais e três salários para bolsas de 50%) para conseguir a bolsa.


A classificação final dos candidatos ocorre de acordo com a nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O mínimo exigido para concorrer é média de 400 pontos e não ter zerado na redação.


Esta é a segunda etapa de inscrições para bolsas deste semestre. No total, serão 123 mil bolsas, mas o governo não divulgou quantas foram distribuídas na primeira fase e o total que está em aberto desta vez.


Depois das duas chamadas, os candidatos que não forem pré-selecionados e os pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma entrarão para uma lista de espera, que estará à disposição das instituições de ensino participantes do Prouni a partir de 21 de março.As instituições convocarão os estudantes desta lista conforme surgirem vagas.


"

ATENÇÃO!!!! Até 2010, professor era contratado por menos que novo piso

Até 2010, professor era contratado por menos que novo piso: "

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo

Média do salário inicial de docentes medido pelo Ministério do Trabalho foi menor do que R$ 1.187 incluindo rede pública e privada

Governos e escolas particulares terão que aumentar os salários dos professores para chegar ao novo piso estabelecido pelo governo federal na semana passada em R$ 1.187. De acordo com levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho a pedido do iG Educação, a média dos salários iniciais de docentes contratados durante 2010 ficou abaixo desse valor em todos os casos: profissionais com ou sem ensino superior e que dão aulas para educação infantil, fundamental ou ensino médio.


Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio de admissão de professores com ensino superior para educação infantil foi de R$ 1.086, seguido do profissional com faculdade que leciona para o ensino médio, contratado por R$ 1.078. A média mais baixa é de R$ 762 para docentes que não tem formação superior e trabalham para na educação infantil.


Boa parte dos valores estaria abaixo inclusive do piso nacional vigente em 2010, que era de R$ 1.024. Não é possível saber, no entanto, quantas horas trabalham estes contratados – o piso é instituído para uma jornada semanal de 40 horas.


MEC diz que ajudará a pagar aumento


Uma portaria publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União dá as diretrizes para que municípios e Estados que não possuem condições de arcar com o aumento do piso salarial dos professores solicitem ajuda ao governo federal. Os pedidos deverão ser encaminhados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre as condições exigidas, a mais difícil para os gestores e considerada a mais importante pelo ministro é a “demonstração cabal” de que o orçamento local não é suficiente para arcar com os custos do pagamento do piso.



O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que quando o piso foi aprovado, em 2007, a União ampliou a verba no Fundeb para dar conta dessa demanda. Por isso, não acredita que muitas prefeituras poderão solicitar a ajuda. “A justificativa de que não há recursos para o piso é incompatível com o discurso à época de que se a União multiplicasse por dez sua contribuição para o fundo, como fez, haveria”, diz. Ele admite, no entanto, que a regra geral pode não atender alguns casos concretos e as regras são para atender esses casos.


Outras profissões recebem o dobro


O Ministério do Trabalho também levantou o valor das contratações de profissionais de outras profissões durante 2010, conforme pedido da reportagem. A média da remuneração de engenheiros, médicos, dentistas, bancários e enfermeiros é, no mínimo, o dobro do que o professor com o maior salário inicial. O iG já havia mostrado que, se fizer carreira fora da sala de aula, o próprio professor das áreas de biologia, física, química e letras conseguem remuneração maior do que o novo piso salarial.


Da lista levantada pelo ministério, recebem menos que alguns professores apenas policiais e agentes de trânsito ou operários.






































































































Profissão Média de salário na contratação em 2010
Engenheiros de minas R$ 6.210
Engenheiros mecanicos R$ 5.848
Engenheiros civis e afins R$ 5.429
Engenheiros quimicos R$ 4.971
Engenheiros eletroeletronicos e afins R$ 4.868
Engenheiros em computação R$ 4.469
Engenheiros ambientais e afins R$ 3.856
Engenheiros de alimentos e afins R$ 2.043
Médicos R$ 3.719
Bancários, comercialização e consultoria R$ 2.984
Bancários, técnicos em operações R$ 2.324
Escriturários de serviços bancários R$ 1.997
Dentistas R$ 2.361
Enfermeiros com nível superior R$ 2.078
Operário - Trabalhador de estrutura de alvenaria R$ 864
Policiais, guardas civis e agentes de trânsito R$ 842
Professor com nível superior na educação infantil R$ 1.087
Professor com nível superior no ensino médio R$ 1.078
Professor de 1º ao 5º ano com nível superior R$ 1.041
Professor de 6º ao 9º ano com nível superior R$ 1.002
Professor de ensino fundamental sem formação superior R$ 984
Professor de educação infantil sem ensino superior R$ 762



* colaborou Priscilla Borges, iG Brasília

"

Carnaval deve começar com chuva em grande parte do país

Carnaval deve começar com chuva em grande parte do país: "

Até domingo (6), apenas Região Sul terá sol sem nebulosidade. Folia em SP, RJ, BA e PE terá pancadas de chuva, diz Cptec/Inpe.

Imagem de satélite de quinta-feira (3) (Foto: Reprodução/Cptec/Inpe)

Imagem de satélite de quinta (3) mostra nuvens no
Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país
(Foto: Reprodução/Cptec/Inpe)
Os primeiros dias de folia serão de tempo instável já a partir desta sexta-feira (4), com previsão de pancadas de chuva em grande parte do país. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), pelo menos até domingo (6), apenas áreas da Região Sul devem ter tempo bom.
Em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país, os próximos dias serão nublados, com possibilidade de chuva que pode ser forte em algumas áreas. No Maranhão e no Piauí, também há chance de chuvas.
Na Região Sul, o sol deve predominar no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e no Paraná, segundo a meteorologia Kelen Andrade, do Cptec/Inpe.
Nas áreas em que há previsão de chuva, as pancadas não deverão ocorrer apenas no fim da tarde, mas podem ocorrer ao longo de todo o dia. A condição, segundo Kelen, é causada pela associação entre calor e alta umidade.
Nesta sexta, há possibilidade de temporais em parte de Minas Gerais, na Região Centro-Oeste, no norte de São Paulo, no Espírito Santo e na Região Norte do país. Já no sábado (5), a chuva forte pode atingir também o Maranhão e o Piauí.

São Paulo
A sexta-feira será nublada no norte de São Paulo. No leste do estado, incluindo a Região Metropolitana, o tempo estará instável, com períodos de sol e chuva ao longo de todo o dia.
No fim de semana, o tempo permanece instável em São Paulo, com dias nublados e curtos períodos de sol e chuva.

Rio de Janeiro
No norte do Rio de Janeiro, os próximos dias serão nublados. Nas demais áreas do estado, a previsão é de tempo instável, com algumas aberturas de sol, e chuva a qualquer momento. As chuvas devem ocorrer em qualquer hora do dia.

Bahia
No oeste da Bahia, a sexta-feira será nublada e com pancadas de chuva. Já no nordeste do estado, o sol surge entre nebulosidade variável. No leste e sul da Bahia, o dia será de sol entre poucas nuvens e com possibilidade de pancadas de chuva.
No fim de semana, permanece a condição de sol entre nuvens e possibilidade de chuva.

Pernambuco
Em Pernambuco, os primeiros dias de carnaval serão de pancadas de chuva. Apenas no leste do estado não há previsão de chuva.
No sudeste de Pernambuco, os dias terão sol entre poucas nuvens e com possibilidade de pancadas de chuva.

Fonte: http://g1.globo.com/carnaval/2011/noticia/2011/03/carnaval-deve-comecar-com-chuva-em-grande-parte-do-pais.html


"

Dicas para o Carnaval

Dicas para o Carnaval: "Brincar no Carnaval é assunto sério! Em alguns lugares o carnaval já começou há alguns dias atrás e em outros iniciará hoje e amanhã.

Para que você curta seu carnaval numa boa e com a saúde de intacta, o Cuidando do Corpo traz algumas dicas para você não parar de sambar e dançar.

É no carnaval que as pessoas se soltam, brincam, dançam , pulam, sambam, mas esquecem que para manter o fôlego é preciso de alguns cuidados básicos e essenciais.

Nem todo mundo sabe que para aproveitar os dias de carnaval é preciso disposição e muita atenção com o organismo, que gira em um ritmo bem mais acelerado, quase num compasso de bateria de escola de samba.

Além da atenção especial com a alimentação e com a reposição de líquidos, o folião precisa deixar o corpo em sintonia com a carga de exercícios que vem por aí.

O esforço feito nesta época pode ser comparado com as atividades físicas de média e alta intensidade. Ou seja, quem não tem o hábito de frequentar uma academia, de suar em uma esteira ou de fazer cooper no parque, deve se prevenir para não sofrer nenhuma lesão ou sentir aquelas dores incômodas.

O ideal seria que para deixar o organismo pronto para a maratona de folias, caminhadas frequentes e alongamentos, isso se você ainda quer recuperar o fôlego quase perdido.

Outra dica especial é para os protagonistas que suportam todo o peso da farra: os pés. O cuidado com eles deve começar bem antes de se pensar em colocá-los para sambar: deve-se evitar lixar ou raspar os pés nas semanas que antecedem o evento - pés muito alisados estão mais propensos a bolhas e machucados; cremes a base de cânfora e arnica e massagens de reflexologia também são uma boa pedida para quem quiser preparar ou descansar os pés.

Outro cuidado que merece atenção é a alimentação. A ingestão exagerada de alimentos pode prejudicar a diversão - gordura em excesso ou falta de alimentos saudáveis são algumas das razões que mais tiram os foliões da pista de dança.

O seu corpo vai precisar queimar energia, pois estará em constante movimento. Tirar proveito de uma alimentação balanceada, com nutrientes essenciais, como os que são encontrados em carboidratos (arroz, pães, batata e macarrão) sem abusar de óleo – frituras. Prefira verduras e frutas frescas para se ter mais pique.

Lembrem-se da hidratação. Antes de cair na avenida, consuma 500 ml de água e durante a festa, beba de 150 a 200ml a cada 15 minutos.

O uso de bebidas deve ser criterioso. Para não ter problemas com a instalação de doenças infecciosas – resultado da depressão no sistema imunológico – é aconselhável que você intercale o álcool com água de coco, pois ela é de baixo teor calórico e é rica em nutrientes, além de ser um excelente “cura-ressaca”.

Falando em energéticos, muitas pessoas consomem para ter um pique a mais e melhorar a performance. Lembrando que bebidas que contém cafeína estimulam a perda de líquidos no organismo e aumentam os níveis de animação e disposição. Portanto não descuide da hidratação!

Os pequeninos também merecem cuidados especiais no carnaval

No carnaval também tem diversão para as crianças nas matines e para que elas possam desfrutar da animação que merecem, as mamães devem se ater a alguns cuidados, como a escolha do local da matinê e das fantasias.

Escolha o local da matinê, como lugares amplos e arejados.

Evite salões com escadas e janelas no segundo andar, se não tiver outra opção, repare se há proteção nas janelas, e anti derrapantes nos degraus das escadas, além do corrimão.

A escolha da fantasia deve ser confortável, evitando tecidos sintéticos, que não permitem a transpiração adequada do corpo e que causem alergias. Lantejoulas e brilhos devem ser evitados, pois podem machucar os olhos, ou ir a boca da criança, principalmente no caso de crianças menores de três anos.

Prefira um calçado confortável como, sapatilhas e tênis.

Na alimentação os cuidados são os mesmos dos adultos e na hidratação não espere a criança pedir para beber, ofereça água e sucos sempre, na folia muitos se esquecem de que estão com sede.

E para segurança das crianças é importante não tirar os olhos deles.
Não deixe a criança sozinha com estranhos, NUNCA!

Toda criança deverá ter um crachá, amarrado ao pulso, como uma pulseirinha, contendo nome, telefone, endereço, e nome dos pais.

Em locais onde há rios, lagos ou piscinas, a atenção deve ser redobrada.

Use protetor solar, se estiver na praia, mesmo a sombra o uso do protetor é aconselhável tanto para crianças como para os adultos.

Prepare-se para folia

• Inicie fazendo uma caminhada acelerada por 5 minutos.
• Suba e desça escadas por 3 minutos, andando ou correndo (de acordo com o seu nível de condicionamento físico)
• Flexão de braços num muro, banco ou cadeira. Mantenha o tronco próximo do banco e as pernas estendidas à frente, semi-flexionadas, com apoio nos calcanhares. Flexione os braços, mantendo os cotovelos fechados, paralelos ao corpo. Faça de 15 a 20 flexões seguidas no seu ritmo.
• Subida e descida num degrau ou banco. Não dê trancos na articulação do joelho. Suba, mantendo a perna flexionada e desça com o mínimo impacto possível nas articulações. Suba e desça 10 vezes com cada perna.
• Abdominal superior baixo, com os pés apoiados num banco, muro ou cadeira. Eleve o tronco contraindo a musculatura abdominal. Mantenha o queixo para cima, sem forçar a cabeça para trás. Inspire na descida e solte o ar na subida. Faça 30 repetições.

Não adianta querer pular o carnaval sem se preparar para esta maratona. Quem não faz nenhum exercício físico precisa se esmerar nas caminhadas e abusar das sessões de alongamento, para deixar o organismo pronto para o ‘rojão’.

Por isso, não interessa se você sabe dançar ou não, ou se a sua idade é ou não avançada. O importante é se divertir e manter o corpo em forma e saudável. Afinal de contas, “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé...”.

Bom carnaval!



Fonte: http://www.google.com.br/imgres
http://www.cuidandodocorpo.com/2009/02/no-carnaval-de-atencao-sua-saude.html

"

Síndrome de Asperger: de Lisbeth Salander a Mark Zuckerberg

Síndrome de Asperger: de Lisbeth Salander a Mark Zuckerberg: "



Leio que o filme A Rede Social divide opiniões por onde passa. Mas não entre os que gostam e os que não gostam (a maioria concorda que o filme é bom – eu entre eles), e sim entre os que acham que Zuckerberg é infeliz e antiético e os que vêem nele um gênio que não perdeu a oportunidade que teve. Produtores e atores relatam que os mais jovens tendem a ser da segunda opinião, sendo os mais velhos que o julgam de maneira dura.


Acho difícil dizer. Aparentemente a ideia lhe foi sugerida realmente pelos irmãos Winklevoss. Ele não quis trabalhar com eles, fez sozinho. Foi roubo? Não sei. Parece também fato que o sócio brasileiro Eduardo Saverin foi prejudicado na reestruturação do Facebook. Aí penso que Zuckerberg pecou, no mínimo por omissão.


Mas creio que o que alimenta esse conflito de gerações são menos suas as ações do que suas reações, seu o jeito de lidar com as pessoas. Ele é retratado como indiferente aos outros, sempre alheio ao ambiente; e se isso dá a ele um ar arrogante, pode também inspirar pena por sua inaptidão social. Quando alguém se magoa com algo que fez, ele não se desculpa. Frieza e calculismo? Pode ser. Mas ao mesmo tempo ele parece ser incapaz sequer de entender os sentimentos alheios. Esse jeito peculiar aliado à genialidade e fixação na programação de computadores levou muitos a suspeitarem que, no fundo, ele tenha algum grau da Síndrome de Asperger.


Há uma revisão breve mas muito precisa disponível gratuitamente sobre ela (I). Trata-se de uma forma de autismo, na qual uma grande dificuldade de estabelecer relações sociais adequadas é muitas vezes acompanhada de interesses excêntricos e habilidades superiores em áreas como cálculo, música ou lógica. As causas são desconhecidas, e a forma adulta inclui dificuldade de compreender emoções vivenciadas por seus pares e tendência a trazer qualquer conversa para si mesmo ou seus tópicos de interesse (preste atenção ao primeiro diálogo do filme). A gravidade varia, e nem todas as pessoas precisam de tratamento formal, nem sempre sendo consideradas doentes.


Zuckerberg tem Asperger? Não sei, não; sempre desconfio das explicações psiquiátricas para os fenômenos sociais (tantos os bons como os ruins). Mas não se pode negar que os tempos atuais são favoráveis a essas pessoas: juntos, habilidade em cálculo e lógica e fixação em temas excêntricos são quase super-poderes nas mãos de um programador nerd. Lisbeth Salander, a hacker protagonista da Trilogia Millenium (thriller político-tecnológico que é uma das obras adultas de maior sucesso das últimas décadas) consegue dar um fim útil ao seus sintomas, mas assim como Zuckerberg gera amores e ódios.


Talvez as gerações mais jovens, nascidas num mundo informatizado, aceitem melhor o poder que um programador tem de mudar o mundo (ou alguns de seus aspectos) e por isso sejam mais compreensivas com Zuckerberg. As gerações mais velhas já não lidam tão bem com essas mudanças, sendo menos condescendentes. Ainda mais quando, como o próprio Zuckerberg diz do Facebook, ainda não sabemos o que isso será.


ResearchBlogging.org (I) Roy M, Dillo W, Emrich HM, & Ohlmeier MD (2009). Asperger’s syndrome in adulthood. Deutsches Arzteblatt international, 106 (5), 59-64 PMID: 19562011



Tagged: Cinema, Facebook, psiquiatria, Síndrome de Asperger "

(título desconhecido)

(título desconhecido): "ABL – AMIGOS DA ESCOLA

Atividade na Academia Brasileira de Letras - Amigos da Escola

Solicito que verifiquem junto as escolas inseridas no Projeto, as que estão participando da maratona Érico Veríssimo e/ou desenvolvem algum outro projeto relacionado a Machado de Assis, José de Alencar , Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes,Mário Quintana.

Trata-se de uma oportunidade que o Projeto Amigos da Escola está oferecendo a estes alunos de conhecer a sede da ABL, o Petit Trianon, em uma visita guiada por um grupo de atores que conduz os visitantes, contando e cantando fatos e histórias curiosas da vida e obra dos acadêmicos.

Visitarão a exposição permanente do mobiliário de Machado de Assis, 'Machado vive'.
e participarão de outras atividades culturais: exibição de filme, leitura dramatizada ou peça teatral. A atividade tem duração de 3 horas.

São grupos de 44 pessoas, com limite mínimo de idade de 12 anos.Será oferecido transporte + alimentação.

As escolas que estiverem interessadas deverão nos encaminhar por email um resumo do projeto alusivo ao assunto citado, até dia 17/03/2011, estes serão encaminhados ao Coordenador do Amigos da Escola que realizará o contato com a CRE para a realização do passeio, provavelmente um ao mês.

Conto com a divulgação de vocês!!..

Att.

Isabel Linhares
E/SUBE/CGG
29762304
"

Coisas de arteira

Coisas de arteira: "Quem disse que só criança faz arte? Pois bem... também fiz. E muitas.
Fui na papelaria e encontrei e.v.a decorado da Kreateva e furadores da toke e crie, achei a estampa do e.v.a linda e, é claro, comprei um de cada. Agora, sobrou um tempinho e comecei a dar forma para estes e.v.a's.
Assim que eu desempacotar minha mudança, vou postar fotinho dos meus furadores e vazadores, um mais lindo que outro. Tem de maçã, abelinha, flor, círculo,etc ai... ai...

ENFEITE DE PORTA PARA SALA DE AULA

TEMA: Zoológico, Floresta ou animais

CANETA DECORADA ZEBRINHA

Êba, olha o e.v.a com estampa de Zebra, achei 'peruérrimo'.


PRENDEDORES DECORADOS - GIRAFINHAS
PRENDEDORES DECORADOS - ZEBRINHA
Olha que ideia show para o dia das mães

"

COLEÇÃO GIRAFA

COLEÇÃO GIRAFA: "Meninas, comprei 3 folhas de e.v.a com estampa de girafa. Fiz algumas coisinhas e ainda sobraram umas tirinhas para alguns detalhes em outras peças.

GIRAFA MEDIDORA

PRENDEDORES DECORADOS - Para mural, atividades etc

CADERNO DE PLANEJAMENTO

Olhem os detalhes que fiz com o furador. É o tipo de peça que deixa com um acabamento cute.

"