segunda-feira, 14 de março de 2011

Nova Seleção para coordenador de disciplina

Nova Seleção para coordenador de disciplina: "

'sonho que se sonha junto é realidade'



Mais uma oportunidade para fazer parte da 'família' Educopédia!



A Educopédia está com seleção aberta para coordenador (a) de:

Fundamental I, Espanhol e Música.



Pré-requisitos obrigatórios:

1. Mestrado e preferencialmente doutorado na área;
2. Morar no Rio de Janeiro:
3. Disponibilidade mínima de 10 horas semanais;
4. Vontade e disposição para trabalhar numa proposta inovadora;


Os currículos deverão ser enviados para o e-mail educopedia@rioeduca.net.

Todos os currículos serão avaliados de forma equânime, mas professores da rede SME/RJ terão preferência no desempate de pontuação do currículo.


Calendário:

· 14/03/2011 a 20/03/2011 – Envio do currículo

· 24/03/2011 – Entrevista com os candidatos selecionados


A Educopédia já é um marco na história da educação pública carioca e de todo Brasil. Junte-se a nossa família!!!!

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[Blog TVL]: O professor é como uma antena

[Blog TVL]: O professor é como uma antena: "O professor é como uma antena: que capta e filtra informações e novidades que se desenrolam fora dos muros da escola, para contextualizá-las..."

DIRETO DO TWITTER

Atenção, prof! No dia 20, às 12 horas, o presidente Obama fará 1 discurso na Cinelândia. Para assistir, procure amanhã a CRE.Vagas limitadas

'Educação infantil exige acolhimento, e não extravagância'

Em entrevista, o médico Saul Cypel diz que preocupação com o desenvolvimento da criança deve começar antes da gestação

14 de março de 2011 | 10h 52 -
Luciana Alvarez - O Estado de S. Paulo
Médico especialista em desenvolvimento infantil e consultor da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Saul Cypel diz que conhecimento médico sobre o assunto de 60 anos atrás ainda não chegou com clareza a muitos pais e mães do Brasil.
Divulgação
Divulgação
O especialista em desenvolvimento infantil Saul Cypel
Quando deve começar a preocupação dos pais com o desenvolvimento do filho?
No momento em que eles começam a planejar ter um bebê, pois as vivências da gestação já podem influenciar a criança. Existe um psiquismo pré-natal. Mas é claro que a preocupação é maior após o nascimento.
Por que esse período inicial é tão importante?
A sobrevivência do bebê depende dos cuidados que vai receber. Mas o cuidado não deve ser só físico. O bebê, quando tem fome, tem também uma sensação de risco. Ele entra em um certo nível de ansiedade e comunica que precisa de atenção. Por isso é importante que a mãe ofereça o peito e o acolha. Não é uma questão meramente nutricional.
Qual é a coisa mais importante para os pais saberem ao educar os filhos?
Educar um filho não é um processo simples. O primeiro passo é os pais saberem que o bebê já nas primeiras semanas tem um psiquismo em desenvolvimento. Não basta só dar cuidados de alimentação e higiene. Ele é um ser que já vivencia insegurança, ansiedade. Por isso a necessidade de acolhimento.
E o que o sr. acha das teorias sobre música clássica, DVDs para estimular a inteligência?
É equivocado começar a estimular cedo com coisas que não fazem muito sentido. O bebê precisa de cuidado, acolhimento, mas não de coisas extravagantes. É mais o feijão com arroz.
Isso não parece tão difícil...
Mas a grande maioria das pessoas não está instrumentada. É importante que os pais se preparem, seja durante a gravidez ou mesmo depois, com ajuda de profissionais, porque nem sempre isso vem naturalmente. Os pais têm de fazer perguntas para profissionais preparados em desenvolvimento infantil, que pode ser o próprio pediatra. Mas não precisa de nada sofisticado.
E como é o trabalho da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal?
Procuramos trabalhar desde a gravidez até a idade de 3 anos, porque é a base do desenvolvimento. Trabalhamos para que a informação chegue de forma simples e esclarecedora aos pais, para que eles sabiam da importância de brincar, colocar regras. O ginecologista/obstetra já pode começar a informar os pais. Depois passamos pela humanização do parto, a defesa do parto normal, que deixa a mãe muito mais pronta para acolher o bebê em seguida. E também para que os profissionais da área da saúde tratem a mãe de forma afetuosa, durante todas as consultas. Fazemos grupos com famílias, orientamos que o pai também é umafigura muito importante. Temos programas em creches, mas vale lembrar que só 15% das crianças no Brasil estão na creche, O que falamos não são coisas novas, são já conhecidas há seis ou sete décadas. Fizemos, por exemplo, parceira com a Sociedade Brasileira de Pediatria para inserir programas de formação continuada, palestras, distribuímos livros. O discurso de desenvolvimento infantil está muito em voga, mas a lição de casa tem de ser feita.
QUEM É
Saul Cypel
Médico especialista em desenvolvimento infantil

Neuropediatra, professor livre-docente de Neurologia Infantil, consultor do Programa de Desenvolvimento Infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e diretor do Instituto de Neurodesenvolvimento Integrado (INDI).

Twitter divulga balanço de mensagens por segundo e novas contas

Twitter divulga balanço de mensagens por segundo e novas contas: "

RIO - Perto de completar cinco anos de existência o Twitter divulgou um balanço sobre a média atual de tweets diários e por segundo com dados sobre a quantidade de novos usuários do microblog que nasceu dia 21 de março de 2006
...

Leia mais

Cardápio nas escolas e creches municipais é antecipado no Diário Oficial



14/03/2011

O cardápio desta semana (14 a 20 de março) nas escolas e creches municipais foi antecipado pela Secretaria Municipal de Educação no Diário Oficial do Município de sexta-feira, dia 11.

Elaborado por nutricionistas do Instituto Municipal de Nutrição Annes Dias, o cardápio é único para toda a rede municipal de ensino Fundamental do Rio de Janeiro. A distribuição em semanas alternadas é feita pelas dez CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) nas unidades beneficiadas.

Repelentes: proteção e perigo às crianças

Repelentes: proteção e perigo às crianças: "Anvisa quer aumentar rigor sobre a venda do produto, que pode trazer riscos para a saúde de crianças e adolescentes


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Amamentação pode deixar a criança mais inteligente

Amamentação pode deixar a criança mais inteligente: "Crianças que recebem leite materno têm melhor desempenho na escrita, na leitura e até no raciocínio matemático


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Pesquisa pode levar à criação de novas vacinas

Pesquisa pode levar à criação de novas vacinas: "Descoberta do processo de interação do alume com o sistema imunológico abre portas para a criação de vacinas contra HIV, tuberculose e malária


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100.000 crianças estão desabrigadas no Japão, diz ONG - Internacional - Notícia - VEJA.com

100.000 crianças estão desabrigadas no Japão, diz ONG - Internacional - Notícia - VEJA.com

Clique aqui para denunciar focos do mosquito da dengue

Clique aqui para denunciar focos do mosquito da dengue

PUBLICADA LISTA DOS MUNICÍPIOS DO GRUPO 1 E 2 QUE VÃO RECEBER AS CRECHES E QUADRAS DO FNDE, ATRAVÉS DO PAC 2

PUBLICADA LISTA DOS MUNICÍPIOS DO GRUPO 1 E 2 QUE VÃO RECEBER AS CRECHES E QUADRAS DO FNDE, ATRAVÉS DO PAC 2: "

RESOLUÇÃO/CD/FNDE No 11 DE 11 DE MARÇO DE 2011.

Informa os municípios dos grupos I e II a serem contemplados na segunda chamada com unidades de educação infantil do Programa Pró-Infância e com quadras escolares poliesportivas no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:

Lei No 11.578, de 26 de novembro de 2007

O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INTERINO (CD/FNDE), no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo art. 14, capítulo V, Seção IV do Anexo I do Decreto no. 6.319, de 20 de dezembro de 2007; e pelos artigos 3o, 5o e 6o do Anexo da Resolução/CD/FNDE no. 31, de 30 de setembro de 2003; e

CONSIDERANDO o processo seletivo realizado pelo Ministério da Educação e pelo FNDE no primeiro bimestre de 2011,

RESOLVE, “AD REFERENDUM”,

Art. 1° Tornar público o resultado da seleção das propostas dos grupos I e II a serem apoiadas na segunda chamada para a implantação de unidades de educação infantil do Programa Pró-Infância, conforme Anexo I, e quadras escolares poliesportivas, conforme Anexo II, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.

Parágrafo único. A confirmação da seleção dos municípios a serem apoiados para a construção das unidades de educação infantil e das quadras escolares poliesportivas está condicionada à apresentação dos documentos e projetos técnicos necessários à celebração dos Termos de Compromisso, nos prazos definidos pelo FNDE.

Art. 2° Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ HENRIQUE PAIM FERNANDES


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Dengue afeta desempenho escolar de crianças

Atenção!!Vamos combater o Aedes Aegypt.


Dengue afeta desempenho escolar de crianças: "

Fernanda Aranda, iG São Paulo

Municípios infestados pelo mosquito têm avaliação de ensino inferior à de cidades livres do Aedes Aegypt

Pesquisa da Universidade de São Paulo de Ribeirão Perto (USP) revela que a dengue não é só um problema de saúde pública, mas também compromete o desempenho escolar das crianças brasileiras.


O economista Daniel Roland cruzou dados das cidades infestadas pelo mosquito causador da doença, o Aedes Aegypt, com informações sobre a qualidade de ensino dos municípios. Concluiu que os locais assolados pela epidemia de dengue apresentam índices de educação até 6% mais baixos do que regiões não epidêmicas.


Para chegar às conclusões, Roland comparou as notas da Prova Brasil, avaliação do Ministério da Educação aplicada aos alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, com os registros de dengue monitorados pelo Ministério da Saúde.


“Para sinalizar o impacto da doença na educação, comparamos cidades muito parecidas economicamente e que tinham áreas semelhantes. As diferenças entre um local e outro basicamente era a presença da dengue”, explica.


Sabia mais: Os diabéticos e hipertensos correm mais risco com a dengue


Foram avaliados 78 municípios brasileiros (a maior parte deles na Região Nordeste) e estabelecidas médias de desempenho escolar para todos e não individualmente. “As cidades com epidemia de dengue tiveram médias de educação que variaram entre 2% e 6% para baixo quando comparadas às de municípios sem a presença da doença.”


Mais dados


O economista, que apresentou a pesquisa em fevereiro, ressalta que os resultados indicam a interferência da dengue no aprendizado, mas ainda faltam informações mais conclusivas.


“Nos Estados Unidos, os estudos que almejam relacionar saúde e educação são feitos individualmente, alguns usando até mesmo o DNA dos alunos envolvidos. No Brasil, projetos como esses são quase inexistentes, mas o meu trabalho já serve de alerta para as autoridades”, acredita.


O indício de que dengue e sucesso escolar caminham de mãos dadas é ainda mais relevante diante do perfil de infectados brasileiros. A falta de uma vacina preventiva à doença – os testes para chegar a uma dose segura já estão em andamento no País – e o longo período de infestação de casos fizeram o número de crianças contaminadas crescer ano a ano.


Atualmente, segundo a última informação do Ministério da Saúde, 25% das vítimas da dengue têm entre 0 e 15 anos. No início da epidemia, há 24 anos, a parcela infantil não chegava a 5% dos casos.


Sintomas


Os principais efeitos da doença são febre alta, dores muito fortes no corpo (principalmente nas articulações) e cansaço excessivo. As crianças, em especial, podem perder o apetite, o que justificaria as faltas na sala de aula e o impacto negativo no desempenho escolar. Caso contaminadas pela segunda vez, em geral, as pessoas desenvolvem um tipo de dengue mais grave, muitas vezes a consequência é a morte, reforçando a situação alarmante das regiões afetadas por epidemia.


No ano passado, o Brasil amargou 1 milhão de casos de dengue, sendo 15,5 mil graves e 550 mortes. Este ano ainda não foi divulgado um balanço oficial, mas apesar da tendência de queda divulgada pelo Ministério da Saúde, um quarto tipo do vírus da dengue, o sorotipo 4, voltou a circular o que amplia o risco da mortalidade. O ministro da saúde, Alexandre Padilha, já emitiu sinais de alerta para as regiões mais vulneráveis (Manaus é a principal) e o mapa de risco desenhado no fim de 2010 já indicava que 19 Estados brasileiros estão com perigo de epidemia.

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Recorde de presença na Formação de PII

Recorde de presença na Formação de PII: "É com muita satisfação que contamos a vocês que a Formação de Professores II realizada de 28/02 a 04/03 teve 1330 participações, de 1247 professores*. Foi a Formação que contou com a maior presença..."

Recorde de presença na Formação de PII

Recorde de presença na Formação de PII: "É com muita satisfação que contamos a vocês que a Formação de Professores II realizada de 28/02 a 04/03 teve 1330 participações, de 1247 professores*. Foi a Formação que contou com a maior presença..."

Entrega dos Seres Vivos nas escolas

Entrega dos Seres Vivos nas escolas: "Nesta semana estão sendo entregues nas escolas do Programa os seres vivos que serão utilizados nas Unidades de 2º e 3º anos:

Unidade Seres Vivos (2º ano): peixe Lebiste e planta aquática..."

Dez Jogos e Brincadeiras para Educação Infantil

Dez Jogos e Brincadeiras para Educação Infantil: "
Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Assim, seguem algumas sugestões que poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.
Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.

Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.
Atividades que desenvolvem a psicomotricidade


Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.

De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.

Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.

Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.

Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.

Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.

Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.

Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.
Por Jussara de Barros


Gif de Porquinho Gif de Porquinho Gif de Porquinho
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Páscoa lembrancinhas com moldes

Páscoa lembrancinhas com moldes: "
Encontrei vários modelos de lembrancinhas com moldes no
Vou postar alguns, quem quiser mais é só clicar
no link acima ou embaixo da postagem na FONTE.













































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Atividades para o outono

Atividades para o outono: "
Sugestões de atividades para o mês de março.
Este tipo de material se encaixa no plano de datas comemorativas. Na postagem sobre planejamento, foi evidenciado que não deve ser trabalhado de forma isolada, pois um dia não dá continuidade ao outro, então, para que seja significativo, deve ser abordado juntamente com outro trabalho já em andamento ou deve ser o ponto de partida para a abordagem de um novo assunto.

'Quero apenas cinco coisas..
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando'
Pablo Neruda


20 de março • Início do outono

DESENHOS COM FOLHAS SECAS

VARIAÇÃO: Arrume as folhas secas, soltas embaixo de uma folha de papel ofício. Passe o giz de cera deitado sobre a folha, o giz faz aparecer o 'raio x' das folhas. A técnica do desenho mágico é linda. Recorte as folhas e faça um móbile.

ÁRVORE DE OUTONO


VARIAÇÃO: Carimbe a mão dos seus alunos com tinta guache e recorte. Cole como se fosse as folhas secas. Use um rolo de papel higiênico como tronco da árvore ou o próprio punho da criança pintado com guache até a altura do cotovelo. Faz sujeira, mas o efeito é lindo.


MÓBILE DE TRONCOS

VARIAÇÃO:
Use galhos secos para construir seu móbile, faça os passarinhos e folhas com dobraduras.





SUGESTÕES DE MÚSICAS:


QUANDO CHEGA O OUTONO
Vamos Cantar... Com Música a Acompanhar”
Volume VI - Estações do Ano



Quando chega o Outono
Voa andorinha
Parte para o Sul
Prá nova casinha
Voa, voa, voa, voa
Voa andorinha
Voa, voa, voa, voa
Prá nova casinha.
Quando chega o Outono
Solta-se a folhinha
Aparece o vento
Uma brisa fresquinha.
Vu, vu, vu, vu
Solta-se a folhinha
Vu, vu, vu, vu,
Uma brisa fresquinha.
Quando chega o Outono

Colhe-se na vinha
Arrefece o tempo.
Cai uma chuvinha.
Plim,plim,plim,plim
Colhe-se na vinha
Plim,plim,plim,plim
Cai uma chuvinha.

HORA DA HISTÓRIA

Steiner, dizia que contar e escutar uma história, é um alimento para a alma. A história quando adequada a faixa etária traz a tona as verdades, atuando sobre os sentimentos e a identidade da criança.


A última folhinha verde

Reescrita por Rosângela Alves

Aconteceu, a muito tempo atrás, no Hemisfério Norte...
O Rei estava de cama, muito doente...morrendo lentamente.
Porém, mais forte do que a doença que lhe consumia, era o profundo desanimo que lhe faltava a alma. O rei havia desistido de viver.
Sua filha vinha vê-lo todos os dias e tentava anima-lo, relembrando dos bons momentos da vida.
Mas em vão, ela não reagia.
O rei havia desistido e viver.
Passava os dias inteiros na cama, olhando para a janela à sua frente e observando uma grande árvore que ia lentamente perdendo suas folhas, porque o outono havia chegado.
Em uma manhã, quando a filha tentava animá-lo, o rei lhe disse:
__'Sabe, filha, quando aquela árvore perder a última de suas folhas, terá chegado a minha hora de morrer...'
__Que é isso pai? Que tolice! Por que amarrar o seu destino ao destino de uma árvore?
__Mas o rei não a ouviu, tão absorvido estava em sua melancolia.
A filha então compreendeu que existem momentos em que as palavras ficam muito pobres e não dão mais conta de acender uma luzinha no coração das pessoas.
Resolveu Agir.
Assim que o pai adormeceu, a moça entrou no quarto com um pincel e um potinho de tinta verde. Subiu em um banquinho e pintou no vidro da janela, bem no rumo da árvore que seu pai olhava, uma folhinha verde.
À medida em que o outono ia avançando e o inverno tomava seu lugar, as folhas da árvore desprenderam-se todas e saíram dançando ao vento...
O rei observava cuidadosamente todos os seus movimentos.
Observava, especialmente, uma certa folhinha verde muito teimosa e persistente, que não se movia do lugar e ficava agarrada a árvore, não importava o quão forte fosse o vento, quão inclente fosse a chuva.
Até que a neve chegou e cobriu a árvore com um manto branco.
Mas, de sua cama, o rei havia atado o fio da vida àquela folhinha verde e continuava olhando-a fixamente.
E foi assim, agarrando-se à folhinha verde que o rei atravessou o inverno de sua doença e o inverno de sua alma.
Então, quando a primavera chegou e muitas novas folhinhas cobriam a árvore e àquela pequena folha verde ficou perdida entre tantas outras, o rei encontrou seu ânimo, sua vontade de viver e ficou de pé. E voltou a vida.
Mais tarde, enquanto limpava a folhinha pintada na janela a filha pensou:
__'Espero que, algum dia, se o desânimo tomar conta do meu ser, alguém consiga oferecer uma folhinha verde, para que eu possa receber, através dela, a seiva da vida.'

ALIMENTOS DA ESTAÇÃO:

Cada estação oferece alimentos característicos. No outono, podemos contar com a fartura de abóbora, banana, goiaba, abacate, caqui e coco, entre outros é claro. As folhas caem das árvores para que as novas possam surgir e as temperaturas amenas trazem as frutas.

RECEITA DE BOLO DE CHUVA DE BANANA

INGREDIENTES:
1 unidade(s) de ovo
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 xícara(s) (chá) de açúcar
1 colher(es) (sobremesa) de fermento químico em pó
quanto baste de leite
6 unidade(s) de banana prata

MODO DE PREPARO:
Amasse a banana, misture a farinha, açúcar, ovo e o fermento. Se a massa ficar dura, coloque um pouco de leite. Frite às colheradas em óleo quente e jogue açúcar com canela por cima.


IOGURTE DE CÔCO
Ingredientes

1 iogurte natural
800 ml de leite integral ou semi-desnatado
150 ml de leite de côco
100 gramas de côco ralado
6 colheres de açúcar ou adoçante

MODO DE PREPARO
Em um pote de vidro coloque o iogurte, o leite de côco, o côco e o açúcar ou adoçante e misture m bem. Por último adicione o leite à temperatura ambiente, volte a mexer até ficar uma mistura homogênea e distribua em potinhos. Coloque-os na geladeira.

Entenda sobre o outono:

http://www.brasilescola.com/geografia/outono.html

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Passo a Passo para contrução da Proposta Pedagógica

Passo a Passo para contrução da Proposta Pedagógica: "
Estava procurando material sobre Proposta Pedagógica para ler e encontrei o site da SMED (Secretaria Municipal de educação) do Município de Porto Alegre, onde eles divulgam um material interessente e muito útil sobre este tema. O texto completo está no endereço abaixo, copiei aqui algumas dicas para a construção deste documento. O material traz a teoria e depois esta sugestão prática abaixo: Achei bem legal.


ROTEIRO SUGESTIVO PARA PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO


Sumário – Constar o nome de todos os capítulos, títulos e subtítulos, e números de páginas.
Identificação – A escola apresenta seus dados de identificação (nome, endereço...)
Introdução - A escola/instituição apresenta seu projeto político pedagógico, explicitando suas concepções quanto a esta matéria e relata aspectos que julgar importantes do processo de elaboração do documento, incluindo envolvimento com as famílias, comunidade, conforme aponta a letra “c”, do artigo 10 da Resolução 003/01 do CME. A redação desta parte deve ser feita ao final do processo.
Histórico – Apresentar a história da escola; como surgiu, por quê, em que ano teve origem, como é mantida, para qual comunidade, houve mudanças de sede, qual a influência do trabalho realizado pela escola na comunidade.
Diagnóstico - Descrever como é a comunidade e a situação do entorno da escola, características da comunidade (culturais e sociais), situação socioeconômica das famílias atendidas, como acontece a inserção da escola nesta comunidade (relações), diagnóstico da realidade global na qual a instituição está inserida (cidade, bairro), explicitar como a instituição “vê” o mundo ao seu redor.
Fundamentos - A escola/instituição apresenta as concepções/visões/princípios que norteiam seu projeto político pedagógico, detalha como embasa suas concepções no que se refere a: criança, infância, desenvolvimento infantil, aprendizagem, escola e educadores; como prevê e pensa a educação inclusiva, o acolhimento às diferenças de gênero, etnia, raça e religião. Definir sua linha pedagógica e quais teóricos utilizados para embasar sua prática pedagógica diária. Levar em conta os princípíos:

• Filosóficos: Visão de mundo, sociedade, homem, conhecimento, criança, infância, instituição de Educação Infantil, educador/a.
• Socioantropológicos: Visão do contexto sociocultural das crianças e de suas famílias, concepções sobre as relações com as famílias, com a comunidade, com outras entidades, movimentos sociais, órgãos da cidade.
• Psicopedagógicos: Visão de desenvolvimento infantil, de ensino-aprendizagem, de construção do conhecimento.

Planejamento – Explicitar a concepção de planejamento e a organização interna (espaços e tempos), fundamentando com base em referencial teórico. Como planeja sua ação educativa, como organiza os espaços e tempos, como faz as reuniões, com que periodicidade, quem participa, quem planeja, como documenta e registra o planejamento.
Organização da ação educativa - Explicitar como a escola/instituição planeja a ação didático-pedagógica, qual metodologia é utilizada (pedagogia de projetos, rede temática, tema gerador, linguagens geradoras...), bem como a fundamentação teórica que a sustenta. Explicitar quais eixos de trabalho são priorizados e como garantem acesso às diferentes manifestações culturais, respeitando as diversas linguagens e expressões, como promove a integração entre elas, como integra as diversas áreas do conhecimento e os aspectos da vida cidadã numa abordagem interdisciplinar. Resolução 003/01, artigo 10, do CME.
Acompanhamento e registro – Explicitar concepções e critérios sobre a avaliação. Explicar como avaliam, para quê, quem participa do processo, como documentam, qual a periodicidade. Esclarecer o que compõe o documento final (relatório, ficha, produções das crianças, portfólio...), de que maneira é entregue e para quem. Informar que é avaliado: crianças, profissionais, escola, comunidade, família.
Organização dos grupos etários – Definir como estão organizados os grupos e quais os critérios utilizados para esta classificação, nome dos grupos e se há diferença na organização entre os turnos. Citar a legislação referente ao número de crianças e adultos que as atendem, e também a relação criança/m².
Citar a Resolução 003/01 – CME e a Lei Complementar nº544/06 – SMOV.
Organização do Ambiente Físico - Apresentar o espaço físico destacando a funcionalidade dos ambientes relacionando com a fundamentação pedagógica de opção da escola. Não são necessários o detalhamento do ambiente e a descrição do mobiliário. Preferencialmente, utilizar seu referencial teórico.
Equipe Multiprofissional – Apresentar toda a equipe que trabalha na escola, não colocando as suas atribuições, mas sim a inserção destes profissionais no currículo da escola. Informar se há atividades/oficinas extras, definindo por que são oferecidas e como acontecem. No caso de serem opcionais, explicitar como é o atendimento às crianças que não participam destas. Citar a formação dos profissionais e se está em conformidade com a Resolução 003/01-CME, nos artigos 12, 13, 14, 17.
Referências - Item no qual a escola coloca as referências bibliográficas e/ou virtuais que foram utilizadas na construção do Projeto Político-Pedagógico.

Dicas
- Evitar nomes próprios, ano e números que possam ser alterados anualmente;
- Entregar cópia sem encadernar;
- Fazer correção ortográfica geral do texto;
- Não fazer cópias de sites da Internet, a não ser que sejam mencionados nas referências;
- Na edição final utilizar as normas da ABNT;
- Não ilustrar com fotos e outros anexos.

Referências deste roteiro:
ARROYO, Miguel. Construção da proposta político-pedagógica da rede municipal de Belo Horizonte. In: Espaços da escola. Ano 4, n. 13. Ijuí, Unijuí, 1994.
KLINGELFUS, Nora Lúcia. A rede dos saberes que se entrelaçam. (xerox)
SANTIAGO, Anna Rosa F. Projeto político-pedagógico da escola: desafio à organização dos educadores. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.
SAVIANI, DermevNegritoal. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1983.
TENTOR, Sônia Bastos. Projeto político – pedagógico: pressupostos básicos que devem nortear a estruturação da proposta. In: Revista do Professor. POA, 16 (62), p. 43-44, abr/jun 2000.
VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.

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PROFESSORES ARTISTAS: "DES OBJETOS"

PROFESSORES ARTISTAS: "DES OBJETOS": "




O professor Jabim Nunes de Souza (Núcleo de Arte Grande Otelo/6a.CRE) nos enviou informações a respeito de mais um colega artista plástico, professor da rede: PABLO DAS OLIVEIRAS, que leciona no Núcleo de Arte Albert Einstein/Barra, 7a CRE.

Leiam o que Lucimar Souza escreve sobre seu trabalho e sobre sua atual exposição no blog Konzept http://www.konzeptartecultura.blogspot.com/ :


'DES OBJETOS

d e S O B J E T O S
Pablo das Oliveiras

O trabalho de Pablo das Oliveiras é resultado de seu entendimento de que vivemos em um mundo onde nada é inesgotável ou permanente. Para dar sentido ao que julga ser uma “perversão do capitalismo”, apropria-se dos objetos industriais descartados e transforma-os em outros, cuja utilidade é provocar reflexão e transformar a materialidade objetiva em percepção subjetiva.

'O que é essencial e deve ser mantido?'
'O que é fundamental e possível de ser transformado?'

Alguns dos caminhos para buscar respostas a tais indagações podem ser trilhados na reflexão sobre o trabalho de Pablo das Oliveiras.'
Lucemar de Souza (1)

Local: Annex Galeria de Arte
Abertura: 12 de março de 2011, sábado, às 19h
Visitação: 13 de fevereiro a 06 de abril
Quartas, quintas e domingos, das 10 às 19h
Sextas e sábados das 10 às 20h
Endereço: Konzept / Annex Galeria de Arte
Comary Shopping Center - 3o Piso - Loja 317
Pça. Higino da Silveira, 161
Alto Teresópolis


NOTA:

(1) KONZEPT - MULTI ESPAÇO PARA ARTE E CULTURA: http://www.konzeptartecultura.blogspot.com/



Postado por Imaculada Conceição M. Marins
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PROFESSORES ARTISTAS: "COR DE ROSA CHOQUE"

PROFESSORES ARTISTAS: "COR DE ROSA CHOQUE": "

A professora Marynet Martins (que leciona numa escola na paradisíaca Ilha de Paquetá) participa da coletiva COR DE ROSA CHOQUE (de 26 de março a 1 de abril), uma realização Zona Oculta. ESPAÇO CULTURAL CEDIM HELONEIDA STUART - rua Camerino, 51, Centro, RJ. Inauguração: 26 de março, sábado, às 17 horas.






'Este ano, o Zona Oculta propõe uma abordagem diferenciada para a ocupação deste Espaço Cultural, onde o conjunto das obras formará uma grande instalação ou uma obra maior que chamaremos de COR DE ROSA CHOQUE. Nosso objetivo é fazer com que os artistas, na diversidade de suas linguagens e na contemporaneidade do pensamento, criem uma obra maior que fale do gênero mulher.' (1) (2)


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