sexta-feira, 18 de março de 2011

Reprovar garante aprendizado?

Reprovar garante aprendizado?: "Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (16), Antonio Jacinto Matias, membro do conselho de governança do movimento Todos Pela Educação, escreve sobre o sistema de progressão continuada, modelo que é vulgarmente conhecido como “aprovação automática”. Leia abaixo a íntegra do texto Ou clique aqui e leia a matéria no site da [...]"

Destaques da Semana: PAC 2 e merenda escolar

Destaques da Semana: PAC 2 e merenda escolar: "Durante a semana de 14/03 a 18/03 os veículos que cobrem Educação deram destaque para notícias relativas à merenda escolar e aos Municípios que receberão recursos para a construção de creches e quadra poliesportivas. De acordo com matéria publicada na Agência Brasil, 83 cidades brasileiras serão contempladas com verba por parte da segunda etapa do [...]"

Minha Escola Lê


minha escola leEscolas públicas de todo o país interessadas em participar do projeto Minha Escola Lê têm até o dia 31 de março para fazer as suas inscrições. O trabalho é desenvolvido pelo grupo ‘Projetos de Leitura’, instituição sem fins lucrativos, sediada em São Paulo, que atua em todo o Brasil com diversas atividades que têm a finalidade de incentivar o hábito da leitura junto às crianças, jovens e adultos. O Ministério da Cultura apoia o projeto por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A empresa ZF do Brasil, voltada à indústria automobilística, é a patrocinadora do trabalho.

Para participar do projeto Minha Escola Lê, os colégios públicos interessados fazem suas inscrições iniciais pelo site da instituição. Em seguida, recebem uma amostra do material que será utilizado pelos alunos (livros e outros materiais). Depois dessa análise, as escolas preenchem uma segunda ficha (também no site do projeto), que é a de confirmação do interesse em participar do trabalho. Todas as escolas públicas brasileiras podem participar com séries a partir do 6º ano (5ª série) do ensino fundamental, até o ensino médio. A aplicação do projeto é realizada gratuitamente.

Em 2010, os estados que mais participaram do projeto foram: São Paulo (151 escolas); Minas Gerais (68); Ceará (63); Bahia (52); Mato Grosso (36); Pará (30); Rio Grande do Sul (30); e Santa Catarina (26).

Motivação

O Minha Escola Lê foi implantado em 2000 e é desenvolvido anualmente pelo grupo ‘Projetos de Leitura’, criado em 1998 pelo escritor e dramaturgo Laé de Souza. Segundo ele, cada escola pode participar com até quatro classes, e nesse caso recebe 152 exemplares de um dos livros de sua autoria. Se a escola participar com uma única classe, serão enviados 38 livros aos alunos. Neste ano, o livro de Laé de Souza a ser lido e trabalhado pelos estudantes será Nos Bastidores do Cotidiano.

Para Laé de Souza, o que motivou o desenvolvimento desse projeto foi a possibilidade de “ler com prazer”. “A leitura pode mudar o destino das pessoas, no caso, dos estudantes envolvidos”, afirmou o escritor que já lançou 12 publicações.

A partir de um dos livros selecionados para a leitura dos alunos, o trabalho nas escolas envolve a discussão dos temas apresentados na obra, a criação de textos baseados na publicação, adaptações para o teatro e várias outras atividades. Além dos livros, as escolas recebem folhas para as redações e uma cartilha que visa auxiliar o professor nas tarefas dentro da sala de aula.

Os alunos de cada escola que forem selecionados como os três melhores trabalhos recebem outras obras escritas por Laé de Souza. Eles também concorrem à publicação de seus textos  na coletânea Melhores Crônicas do Minha Escola Lê, a ser lançada no final de 2011, recheado com os melhores trabalhos participantes do projeto.

Mais informações pelo site www.projetosdeleitura.com.br  ou pelo telefone (11)  2743-9491.

DIRETO DO TWITTER III

Lançamento da coleção Abrigos em Movimento

Lançamento da coleção Abrigos em Movimento: "[ Data: 22 de março de 2011; - Hora: 8:30 até 12:00.
] A coleção Abrigos em Movimento reúne relatos de experiências, textos de orientação e reflexão, estudos de caso e depoimentos."

Ministra Maria do Rosário é eleita presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Ministra Maria do Rosário é eleita presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente: "A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), foi empossada presidente do Conanda."

SMSDC participa de semana acadêmica de mobilização contra a dengue

SMSDC participa de semana acadêmica de mobilização contra a dengue

Assistência - Dengue - Manejo Clínico

Assistência - Dengue - Manejo Clínico

Letra de fôrma x letra cursiva

Letra de fôrma x letra cursiva: "


É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo! Realmente, dá certo, mas há uma explicação do motivo pelo qual essa maneira é a melhor!

A criança está desenvolvendo a motricidade na fase da alfabetização e a letra do tipo bastão é mais fácil para se adequar neste momento. Os rabiscos começam a se endireitar e formar letras.

As letras de fôrma são ideais para esta fase, pois os caracteres são individuais e podem ser escritos um após o outro. Os traços são resumidos a pauzinhos aglomerados uns nos outros. Já as letras cursivas exigem uma agilidade maior, uma vez que, além de outras finalidades, são utilizadas para tornar o registro mais rápido.

O traçado simples das letras de fôrma dão maior liberdade no ato da escrita, ao contrário das “letras de mão” que precisam de uma organização maior. O ato de ligar uma letra a outra também dificulta o processo, pois anula a ação de tirar o lápis do papel e investir as forças na próxima letra, o que ordena um esforço motor maior.

Além disso, antes mesmo de serem alfabetizadas, as crianças já possuem contato com as letras de imprensa em jornais, na televisão, em livros, gibis. Elas não conseguem ler, mas fica na memória visual das mesmas.

Logo, a percepção da letra de fôrma é mais rápida e fácil do que da letra cursiva. No entanto, é importante trabalhar com esta última, assim que o infante se habituar à primeira. Não há problemas se as duas formas coexistirem por um tempo, porque independente da letra o que deve sempre estar em foco é a escrita. Pois mais importante do que a letra que a criança escolhe, é a compreensão da escrita como um ato de comunicação.
Por Sabrina Vilarinho


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Projeto Cidadão Olímpico realiza capacitação



A iniciativa vai capacitar profissionalmente jovens de baixa renda nas áreas de Turismo e Hotelaria

18/03/2011

Começam hoje as aulas de capacitação do Projeto Cidadão Olímpico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A iniciativa vai capacitar profissionalmente jovens de baixa renda nas áreas de Turismo e Hotelaria. Com foco nas Olimpíadas 2016 e também na Copa do Mundo de 2014, serão oferecidos cursos de garçom, barman, camareira e guia de turismo, além de aulas de informática e inglês. Com duração de sete meses, os cursos serão ministrados nos centros de referência Rinaldo De Lamare e Nelson Mandela.

Prefeitura leva livros às zonas Norte e Oeste para empréstimo gratuito em cinco bairros

Prefeitura leva livros às zonas Norte e Oeste para empréstimo gratuito em cinco bairros

Previ-Bilíngue: inscrições para habilitação estão abertas até dia 1°

Previ-Bilíngue: inscrições para habilitação estão abertas até dia 1°

Previ-Educação 2011: 2° lote saiu nesta sexta-feira, dia 18 de março

Previ-Educação 2011: 2° lote saiu nesta sexta-feira, dia 18 de março

Estágio e trabalho voluntário - Educar para Crescer

Estágio e trabalho voluntário - Educar para Crescer

Vamos economizar água!

Vamos economizar água!: "
Aperte a descarga apenas o tempo necessário.

A descarga de um vaso sanitário despeja 10 litros de água em 6 segundos. Uma válvula defeituosa pode triplicar o consumo.



Não jogue papel ou lixo no vaso sanitário.

Mais água tem que ser usada para que o material vá embora.



Feche a torneira ao escovar os dentes.

Ao escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta, gasta-se 80 litros. Mas, se você fechar a torneira durante a escovação o gasto será de 1 litro.



Reduza o tempo do banho.

Em um banho de chuveiro de 15 minutos podem ser gastos até 240 litros. Reduzir o tempo do banho, e fechar a torneira para ensaboar-se, a economia pode chegar a 160 litros.



Lavar a louça, só com a torneira fechada.

Em 15 minutos, com a torneira completamente aberta podem ser gastos mais de 130 litros de água.



Use o balde.

Para lavar o carro com a mangueira aberta durante meia hora, são gastos até 600 litros. Se você trocar a mangueira pelo balde, esse volume pode diminuir para 40 litros. Lavar a calçada por 15 minutos com a mangueira aberta pode gastar até 300 litros, com o balde são no máximo 60, e você estará economizando água.

Não perca tempo, inscreva-se e receba nossas atividades via email.

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Concurso internacional premia melhor redação de carta 'ecológica'


Brasil é o segundo país com mais prêmios na história da competição

Logo Terra

Brasília - Até o dia 25 de março estão abertas as inscrições para o 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas 2011. A iniciativa é promovida anualmente pela União Postal Universal (UPU) com o apoio dos Correios. Podem participar estudantes com até 15 anos de colégios públicos ou privados.

Com temática ecológica, os concorrentes devem escrever uma carta a alguém como se fossem uma árvore e explicar a importância de proteger as florestas. Há etapas regional, nacional e internacional, e a premiação ocorre em outubro, em Brasília.

De acordo com a coordenadora nacional da competição em 2011, Patrícia Pierre, os Correios receberam 6.019 cartas na edição passada. Os vencedores das etapas regionais ganham notebooks, e quem ganhar a nacional leva ainda uma televisão de 32 polegadas. Os colégios, que podem inscrever duas redações, também ganham uma TV se seu aluno tirar o primeiro lugar.

O objetivo do prêmio é aprimorar a comunicação por meio da escrita. O Brasil é o segundo país que mais levou prêmios até hoje, com três primeiros lugares, perdendo apenas para a China, com quatro. O país teve vencedores na primeira edição, em 1972, e depois em 1988 e em 2006.

Quem levou para casa a medalha com o nome cunhado em ouro, em 2006, foi Laura de Paula, na época com 15 anos, de Goianésia (GO). O material de divulgação do concurso chegou no seu colégio e os professores de português ofereceram a proposta aos alunos.
Não foram muitos que se interessaram pelo tema, que pedia aos estudantes escrever sobre a importância do serviço postal para conectar as pessoas ao mundo. Nem Laura gostou muito, porém resolveu participar mesmo assim. Em 2004, a adolescente já tinha ganhado um concurso de redação estadual promovido pela secretaria de Educação de Goiás junto com um jornal local.

Porém, Laura não se baseou na sorte para se dar bem em 2006: foi em busca de informações sobre o sistema postal mundial para tirar ideias. "Criei uma história fictícia em que eu morava em São Paulo e tinha ido para a Amazônia. O telefone lá estaria estragado, então as cartas eram a única maneira de falar com a família e os amigos", recorda a ganhadora que ainda faturou um aparelho de DVD na fase regional da competição e um computador com impressora na etapa nacional. Por ter vencido internacionalmente, os Correios também lhe deram uma televisão LCD durante a premiação em Brasília.

Ao vencer mais de 60 países, Laura foi assunto na imprensa. "Fui entrevistada por vários jornais e participei de propagandas institucionais da secretaria de educação de Goiás", conta. A partir desses primeiros contatos com o jornalismo e por causa da paixão pela escrita, a então estudante de Ensino Médio escolheu a carreira.
"Entrei na faculdade querendo fazer televisão, mas agora já tive contato com impresso, rádio, assessoria de imprensa e gosto um pouco de todas as áreas", diz.

O concurso, para ela, foi um divisor de águas. "A primeira diferença se deu na minha autoestima. Eu era uma adolescente tímida. Depois do concurso as pessoas passaram a me reconhecer, a elogiar, alguns chegavam a pedir autógrafo. Vivi tempos de celebridade! Passei a confiar mais em mim, fiquei mais desinibida", afirma.

Alterações no trânsito - Visita Barack Obama



18/03/2011

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro informa que, a pedido do Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro, será realizada uma alteração no planejamento do fechamento de vias para o pronunciamento do presidente norte-americano, Barack Obama, na Cinelândia, neste domingo, dia 20. Não será necessária a interdição das Ruas Evaristo da Veiga e Treze de Maio a partir da meia noite desta quinta-feira, dia 17, para a montagem do palco do discurso.

A referida interdição se dará na noite desta sexta-feira, dia 18, em horário a ser confirmado. As outras interdições programadas nas ruas do Centro da cidade continuarão a ser executadas conforme a programação publicada em Diário Oficial e sancionada pelo Prefeito Eduardo Paes.

Cursos de qualificação para pessoas com deficiência

Os interessados podem se inscrever até sexta-feira, dia 25

18/03/2011

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) pelo Programa de Inclusão no Mundo do Trabalho, em parceria com o SENAC-RIO oferece inscrições para três cursos de capacitação direcionados às pessoas com deficiência.


As inscrições vão até dia 25 de março. O curso terá duração de dois meses (abril e junho), no horário de 13h30 às 16h30. Na hora da inscrição pede-se comparecer com Identidade, CPF e o Laudo Médico CID 10. Outras Informações: 2224-7821.



Seguem informações e endereços para inscrições:


Operador de elevador
Local: CIAD Mestre Candeia, na Av. Presidente Vargas, nº 1997 – 2º andar


Artesanato
Local: Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência –

Unidade Campo Grande – rua Carlos Boisson, s/nº, Campo Grande.


Horta e Jardinagem
Local: Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência –

Unidade Vila Isabel – rua Correia de Oliveira, nº 21, Vila Isabel.

Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura classifica propostas de seis concorrentes



18/03/2011

Organização ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, Centro Cultural A História que eu Conto, Associação Redes de Desenvolvimento da Maré, Igreja Batista do Jardim Botânico, Ciclos do Brasil e Associação dos Moradores do Morro Santa Marta foram as seis organizações classificadas pelo Secretaria Municipal de Cultura para o Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura do Município do Rio.

No Diário Oficial do Município, dia 17, com o resultado, a Secretaria também informa que por diversos motivos, em descumprimento ao regulamento do concurso, foram inabilitadas também seis entidades concorrentes.

A Comissão de Avaliação se reuniu no dia 5 de março, para julgar documentação e propostas apresentadas. Fica aberto o prazo para recebimento de recursos, de acordo com normas do edital divulgado no
Diário Oficial.

Ensinar não é preciso…

Ensinar não é preciso…: "Quando estou com minha turma, regendo nosso processo de ensino e aprendizagem, encontro-me submerso num processo onde o meu olhar faz toda diferença. Mas esse olhar é um recorte do quotidiano da sala de aula, que se elabora e reelabora na experiência do dia-a-dia; é a vista de um ponto, a parte de um todo bem complexo. Um recorte que, no processo, é o que vai constituir o conjunto imediato das"

O Professor Tutor

O Professor Tutor: "
  • 'O professor tutor é responsável por acompanhar de forma mais próxima um grupo de alunos (entre 8 e 11). Este professor realiza, prioritariamente, os contactos com os encarregados de educação e monitoriza de forma mais próxima o trabalho de cada um dos seus tutorados. Cada tutor reúne com os seus tutorados uma vez por semana, à quarta-feira de manhã. Os alunos e os encarregados de educação possuem um papel fundamental na 'escolha' do professor tutor. Tendo em conta que o professor tutor terá um contacto muito próximo com os dois é necessário que exista uma certa empatia entre todos.' (Fonte: Site da Escola da Ponte, disponível no link www.escoladaponte.com.pt/html2/portug/projecto/instrume/proftuto.htm)
A tutoria em educação, a partir das ações pedagógicas desenvolvidas pela Escola da Ponte, importante referência em educação para escolas sócio-construtivistas e interacionistas, como descrito acima, prevê e preconiza que a este profissional cabe um acompanhamento muito próximo dos trabalhos escolares e processo de ensino-aprendizagem dos alunos por ele monitorados.

Nos diz mais ainda tal definição ao estipular a necessidade de proximidade deste professor tutor não apenas com os estudantes por ele assessorados, mas também em relação aos encarregados da educação na escola (leia-se direção, coordenação e orientação pedagógica, com maior ênfase para o segundo quanto ao acompanhamento dos conteúdos e procedimentos pedagógicos utilizados na escola e pelo terceiro em relação as questões disciplinares, de relacionamento e pessoais dos estudantes).

Nas escolas brasileiras não é comum a adoção de tal prática. Ao se buscar referências sobre tal profissional na web, por exemplo, o que temos é a associação direta entre os termos professor tutor e o EAD, ou seja, o Ensino a Distância provido por universidades com apoio das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).

Não se especifica esta função ou trabalho de acompanhamento próximo dos estudantes por um profissional da educação como parte do cotidiano escolar brasileiro por termos uma escola que é muito mais voltada para a questão do trabalho curricular e aos conteúdos especificos do que propriamente cuidadosa quanto ao desenvolvimento geral do estudante, seja quanto aos saberes trabalhados, seja quanto as questões relativas a ética, cidadania, inserção social...

O trabalho de sala de aula, sem o professor tutor, torna este acompanhamento parte das funções gerais dos professores e da atuação específica da Orientação Educacional compartilhada com a Coordenação Pedagógica e a Direção da Escola. Espera-se que o professor, em particular, atente para estas necessidades específicas e gerais de seus alunos em sala de aula.

Não se leva em conta que, em muitos casos, os profissionais da educação atuam em várias frentes ao mesmo tempo (mais de uma escola, por exemplo; várias salas de aula por dia) e que têm sob sua tutela, enquanto em aula, grupos de 30, 40 ou até 50 alunos.

O professor tutor, conforme a experiência da Escola da Ponte, teria real disponibilidade e possibilidade de ser efetivo caso trabalhasse em apenas uma instituição de ensino e tivesse este olhar cuidadoso para apenas um grupo reduzido de alunos. Levando-se em conta as diferenças e particularidades da experiência desenvolvida pela Ponte em Portugal, e verficando-se que as salas de aula brasileiras raramente contam com menos de 20 alunos, no caso de nosso país talvez este olhar cuidadoso por parte deste profissional pudesse acontecer para turmas de no máximo 25 alunos e uma ou no máximo duas turmas por professor tutor.

Ainda assim as dificuldades inerentes a esta ação, comparativamente com a Escola da Ponte, seriam evidentes. Tal profissional, tendo que ter este trabalho em desenvolvimento, ainda que com menor quantidade de atendimentos por mês (1 vez por quinzena, ou 1 vez a cada 10 dias, por exemplo) teria dificuldades de trabalhar em outras escolas ou ainda ficaria assoberbado quanto aos demais momentos e ações relativas a sua prática pedagógica.

Uma alternativa interessante seria ter toda uma equipe desenvolvendo este trabalho ao mesmo tempo, sem foco específico, demonstrando serem cuidadosos e atentos para as questões curriculares e de conteúdo ao mesmo tempo em que atentam para a formação geral destes estudantes. Este trabalho de tutoria partilhado não iria sobrecarregar um único profissional e permitiria ainda um intercâmbio maior de informações em relação ao grupo e a cada aluno, com diferentes sugestões e ideias para melhorar o desempenho surgindo a partir destas diferentes fontes.

Seria, entretanto, fundamental que estes profissionais atuassem de forma concatenada, unidos e, ao mesmo tempo, capacitados e orientados para esta prática de tutoria, indo além do olhar compartimentado de nossa educação e de sua orientação conteudista. Estes profissionais teriam, ainda todo o apoio e teriam que estar em sintonia com a Orientação Educacional e a Coordenação Pedagógica da escola e teriam que regularmente documentar suas ações para caracterizar o acompanhamento próximo destes estudantes.

Ainda assim persistem dúvidas se isso poderia ser considerado tutoria ou se seria apenas uma ampliação do raio de ação dos educadores. O importante neste momento é colocar a temática em discussão e verificar como seria mais adequado, se interessante para uma instituição educacional, ter em andamento o trabalho de professores tutores.

Por João Luís de Almeida Machado
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Rápidas Reflexões por um Mundo Melhor

Rápidas Reflexões por um Mundo Melhor: "

Sonho com um mundo em que a ética seja mais que simplesmente uma palavra ou um conceito. Que seja um modo de vida, uma crença verdadeira e firme, um motivo pelo qual as pessoas seriam capazes de dar a sua vida, uma realidade consolidada em que não tenhamos que viver em falsete, para que as muitas farsas encenadas diariamente não nos tornem cínicos, hipócritas, falsos e amargos. Num mundo ético não teríamos que omitir, mentir, esconder nada... Espero que seja o sonho de tantas e tantas outras pessoas! Gosto de acreditar nisso para que as batalhas cotidianas tenham real sentido e nos motivem a buscar um mundo melhor para todos!


'Corporações não tem corpo para prender nem alma para arder no fogo do inferno.' [Do filme 'The Corporation'] Agridem o meio-ambiente, exploram trabalhadores em países pobres, nos fazem comprar produtos que não queremos (sugestionados por seu marketing poderoso), nos levam a abdicar de nossos hábitos e costumes, nos levam a abrir mão de nosso mais valioso bem - o tempo, fazem com que sacrifiquemos nossos relacionamentos... Tudo de forma bastante sutil, subliminar, sem que nem ao menos percebamos e ainda nos levando a crer que nossas escolhas foram livres, feitas de forma consciente...


As políticas indigenistas nacionais e o trabalho de ONGs têm procurado ao longo dos últimos anos e décadas defender e estimular o respeito a cultura indígena brasileira, preservando o que ainda nos resta de sua valorosa contribuição para a brasilidade. É movimento essencial que deve continuar a acontecer e, sempre que possível, ser viabilizado através do comprometimento das novas gerações com esta importante causa.

Os índios brasileiros, primeiros habitantes desta terra, foram aos poucos sendo empurrados de suas aldeias e terras originais para o interior do país. Não apenas tiveram suas terras usurpadas, mas também sua cultura foi sofrendo com as ingerências e imposições do branco que por aqui se estabeleceu. Recuperar as raízes da brasilidade passa, necessariamente, pela compreensão e resgate das tradições indígenas. Sua cultura original não se perdeu por completo e precisa ser estudada, entendida e respeitada.



A Cultura Popular é elemento de agregação, de união, de reconhecimento e identidade. Por estas produções percebemos quem somos, de onde viemos, quais são as nossas raízes e, de certo modo olhamos para a frente sabendo ao certo que caminhos devemos seguir. Aliado aos elementos da cultura erudita, que nos permitem perceber a aventura humana em sua totalidade e generalidade, temos condições reais de entender melhor a saga humana no Planeta Terra.


O artista popular é aquele que nasce com a verve artística apurada. Os sons, movimentos, traços, letras e qual seja a manifestação através da qual irá se destacar se faz presente em seu DNA, mesmo que suas origens sejam humildes, o seu saber acadêmico seja pouco e as condições onde vive sejam parcas.


Sempre digo a meus alunos, sejamos protagonistas de nossas vidas, da história, da construção de um país mais justo, digno e próspero para todos. Tenho visto as pessoas acomodadas em sonhos que não lhes pertencem, que lhes foram vendidos, como mercadoria mesmo, por um marketing que é tão poderoso e subliminar que nem nos percebemos vítimas do mesmo, mas afortunados por podermos consumir (infelizmente). Ser protagonista significa, como preconiza Paulo Freire - no que concordo em grau, número e gênero e que igualmente advogo - assumir-se como cidadão consciente, participativo, crítico, político e que, por conta disso, intervém no mundo e se propõe a estar sempre conhecendo, desvendando e se aventurando neste mesmo mundo!


Quando leio e porque estou a ler, entro no universo do outro, daquele que me apresenta o que pensou, criou, imaginou, colocou em debate, em questão. Me é permitida a entrada na discussão e espera-se que, como leitor, seja crítico e, portanto, capaz de não apenas acrescentar tais ideias ali discutidas a meus saberes e, sim, que delas faça matéria-prima para novas formulações, postulações, proposições. E que se entenda que tal leitura é um movimento sem fim e não restrito tão somente aos livros e as letras, mas ao mundo, as artes, ao cinema, as expressões corporais, aos quadrinhos, ao que se produz no universo virtual...


Construa muitas redes sociais em sua vida. Faça amigos entre seus vizinhos. Socialize o máximo que puder. Converse com as pessoas em seu trabalho. Seja simpático e gentil sempre que puder. Transforme o mundo num lugar melhor, no qual as pessoas se sintam bem e queiram estar utilizando seu carisma, sorriso, charme e encanto. Ter amigos na internet é muito legal, tê-los na vida real, por perto, é melhor ainda!


Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras
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Sobre os bons (ou ótimos) alunos...

Sobre os bons (ou ótimos) alunos...: "

O bom aluno é aquele que realiza, compõe, questiona, participa. O conhecimento e o estudo para estes bons alunos é sempre percebido como prazer, crescimento, valorização. Ser bom aluno significa ser parceiro, tanto dos demais colegas de sala quanto dos professores e outros colaboradores da escola. Bons alunos têm senso crítico aliado a capacidade de relacionar-se com os demais sabendo partilhar suas opiniões e ideias e ao mesmo tempo ouvir, entender, discordar ou concordar - tudo isso sem querer impor suas opiniões na marra, no grito.

Muitas vezes nas escolas parecemos prestar mais atenção as crianças, adolescentes, jovens e adultos que, como alunos, têm maior dificuldade ou nos causam problemas durante as aulas. Tantas são as vezes em que admiramos estes bons alunos, por sua atitude, postura, compromisso e solidariedade mas que, por conta de todas as suas qualidades, deixamos de lhes dar mais de nós mesmos, considerando que talvez não precisem tanto quanto os demais.

Valorizar os alunos que apresentam este perfil, não com o intuito de fazer dos mesmos modelos para quem quer que seja, mas para que suas ações, comprometimento e postura possam ter a valorização que merecem e, quem sabe, sejam capazes de inspirar outros a seguir boas e valorosas trilhas é um dever da escola, dos professores, dos pais e da comunidade.

Bons alunos são algumas vezes, infelizmente, incompreendidos e estigmatizados. Há, é certo, uma certa inveja e dor de cotovelo de quem faz isso com eles. Ao invés de buscarem seu lugar ao sol e trabalharem arduarmente para vencer, preferem atentar contra o sucesso alheio, as boas respostas e vitórias obtidas por outrem. Ouvir e partilhar, apoiar e se mostrar solidário para com estes bons alunos é e sempre deveria ser percebido como ação, meta, objetivo também dos educadores.

Durante minha vida escolar fui um aluno responsável, de bons resultados, mas não fui brilhante, daqueles que obtinham as melhores notas, pelo menos até o final do Ensino Médio. Na universidade, mestrado e doutorado, mais maduro e compreendendo o alcance desta formação específica e profissionalizante, busquei sempre fazer o melhor que podia e, modéstia a parte estive entre os bons alunos nestes níveis de formação!

Não tinha em relação aos bons alunos qualquer sentimento de desvantagem ou de inveja. Gostava de muitos deles, com os quais travei amizade e até hoje, quando nos encontramos, percebo que há um sentimento de respeito mútuo. Quando na formação universitária, sempre que possível compartilhei, dividi, troquei e ajudei aos colegas que tinham mais dificuldade, como vejo hoje alguns alunos fazendo, entre os grupos com os quais trabalho. Sinto que destas experiências estas pessoas saem tão fortalecidas que deixam de ser somente bons (ou ótimos) alunos e se tornam seres humanos dignos de nota, daqueles que queremos ter ao nosso lado.

Por João Luís de Almeida Machado
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Dificuldades da Geração Z, Os Nativos Digitais

Dificuldades da Geração Z, Os Nativos Digitais: "

As maiores dificuldades desta Geração Z, nascida sob os auspícios das Tecnologias de Informação e Comunicação, tendo sempre por perto algum recurso digital e acesso a rede mundial de computadores, relaciona-se a questões muito importantes para a educação, como por exemplo, dar-se o tempo necessário e precioso para a reflexão, ter foco em relação aos temas estudados e materiais a serem lidos (tanto na internet e especialmente em livros e outros recursos impressos), concentrar-se durante as aulas e, mesmo, relacionar-se de forma mais presente no mundo real. Tudo isso, é certo, são contrapartidas aos ganhos obtidos com as tecnologias, como o acesso a um mundo de informações, a velocidade das redes que é cada vez maior e o próprio advento das redes sociais na web. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio para que as vantagens percebidas com as tecnologias não ocasionem prejuízos como aqueles que foram citados. Necessitamos dosar melhor o tempo, não pensar na velocidade da internet como o referencial a ser adotado fora destas plataformas, em nossas vidas. Na escola, é imprescindível trabalhar o tempo da reflexão, como mencionei, no qual trabalhamos as informações permitindo-nos pensar sobre elas com a necessária profundidade e não simplesmente dando uma rápida “passagem de olhos”.

Por João Luís de Almeida Machado
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SEMINÁRIO DE REDUÇÃO DE DANOS - UERJ

Seminário de redução de danos, que será realizado no dia 25 de março, de 9hs às
17hs, no auditório 71 da UERJ.

 

USP Leste pode fechar mais de 300 vagas

USP Leste pode fechar mais de 300 vagas: "

Tatiana Klix e Cinthia Rodrigues, iG São Paulo

Grupo de trabalho composto por direção e professores do campus sugere redução das vagas para aumentar nota de corte no vestibular

Inaugurado em 2005, o campus Leste da Universidade de São Paulo (USP) pode perder até 330 das 1.020 vagas oferecidas atualmente. O iG teve acesso ao relatório de conclusão do grupo de trabalho da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) que estudou a revisão dos cursos da unidade por conta de baixa demanda. A proposta pede a diminuição de pelo menos 10 vagas em cada carreira.


Segundo o relatório, as salas de aula da unidade foram feitas inicialmente para atender turmas de 50 alunos, mas os vestibulares ofertaram 60 vagas por ano em cada uma e, com as repetências, há algumas turmas com 65 a 70 estudantes, o que comprometeria o aprendizado. Além disso, seguindo as diretrizes apontadas pela reitoria da USP no ano passado, todos os cursos com baixa demanda foram reavaliados e, em alguns casos, a sugestão é que as vagas sejam reduzidas de 120 para 40.


O relatório também aponta a intenção de tornar a seleção mais rigorosa: “Esta redução sugerida teria um efeito imediato no aumento da relação candidato-vaga, já que a procura por alguns dos cursos da Each é bastante reduzida. Enfim, de modo geral, teríamos um aumento na nota de corte e, certamente, uma elevação na qualidade dos alunos ingressantes, algo desejado por toda a universidade”, diz o documento assinado por um grupo de trabalho formado pelo ex-reitor da instituição durante a criação da USP Leste, Adolpho José Melfi, e professores tanto da Each quanto de outras unidades.


Em alguns cursos a redução de vagas seria bem maior. A proposta é reduzir pela metade as 60 vagas de Ciências da Atividade Física, de 120 para 80 as de Gestão Ambiental e cortar uma turma de Licenciatura de Ciências da Natureza, reduzindo de 120 para 40 ou 50 vagas. O pior caso seria o de Obstetrícia que poderia ser fundido com o curso da Escola de Enfermagem, perdendo todas as 60 vagas atuais.


Novos Cursos

Em contrapartida seriam criados mais dois cursos com 30 vagas cada. Um deles, o de Mídias Digitais, já está aprovado pelo Conselho Universitário e outro, de Design de Serviços, foi sugerido pelo diretor da USP Leste, Jorge Boueri, em 2010.


O relatório pede ainda transparência na função dos docentes e a revisão de disciplinas optativas que estaria formando turmas muito pequenas. “Uma situação que chamou a atenção é a existência de um curso onde havia 11 alunos matriculados em uma disciplina, com 29 docentes arrolados e todos com igual atribuição de atividade didática”, diz o relatório.


A direção da instituição não quis comentar o relatório. Segundo a assessoria, as sugestões serão agora apresentadas aos coordenadores dos cursos e ainda podem sofrer mudanças antes de serem enviadas à reitoria. No ano passado, a USP lançou novas diretrizes para criação de cursos que pediam a revisão de carreiras com baixa demanda.


































































































Cursos existentes vagas atuais corte de vagas como ficaria
Ciências da Atividade Física 60 30 30
Gestão Ambiental 120 40 80
Gerontologia 60 10 50
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STB está com inscrições abertas para programas de intercâmbio no ensino médio na Alemanha

STB está com inscrições abertas para programas de intercâmbio no ensino médio na Alemanha: "

RIO - O Student Travel Bureau (STB) está com inscrições abertas para programas de high school na Alemanha
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Para que serve a água?

Para que serve a água?: "
Para que serve a água?

Algumas atividades para trabalhar o consumo da água e seus benefícios,

essas atividades são muito boas para mural também!























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Curiosidades sobre a água

Curiosidades sobre a água: "








* Se toda água da Terra - doce, salgada e congelada - fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias.

Mas, se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas 5 litros de água.



* A quantidade de água no mundo é praticamente a mesma há milhares e milhares de anos. Mas o número de pessoas que vivem na Terra aumenta a cada dia. Mais gente para a mesma quantidade de água.



* Se nada for feito em relação à água especialistas prevêem que haverá conflitos entre países por disputa de água em um futuro não muito distante.



* O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica.



* De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura.



* Se toda água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber.

o A Terra possui 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água (só para você entender melhor, 1 quilômetro cúbico tem um milhão de litros de água).

o Desse total, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada.

o Tire daí a água congelada do planeta e sobram apenas 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos.

o Para não secarmos os recursos deveríamos somente usar a água que é renovada pelas chuvas, que são míseros 0,002% de toda água do planeta.

* A poluição representa alterações na qualidade da água, porém sem prejuízo à saúde. A contaminação representa alterações da qualidade da água, podendo apresentar sérios riscos à saúde.



* Portanto, 'água poluída não significa necessariamente água contaminada, mas água contaminada é certamente água poluída.'



* Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades.



Fonte: http://www.meioambientecriancas.pr.gov.br

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Interações em Cena: espetáculos, workshops, sarau e debates sobre teatro infantil e humor - Itaú Cultural

Interações em Cena: espetáculos, workshops, sarau e debates sobre teatro infantil e humor - Itaú Cultural: "

Divulgando




Interações em Cena - 5º Encontro do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude


De 19 de março a 3 de abril, o Itaú Cultural fará parte de uma grande festa. No dia 20, mais de 80 países celebram o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, e o instituto preparou um ciclo de eventos para comemorar a data: o Interações em Cena. São workshops e debates - com foco em artistas, pesquisadores e estudantes de artes cênicas - e espetáculos para toda a família.

O evento ocorre na sede do instituto, em São Paulo, e é feito em parceria com o Centro de Reflexão do Teatro para a Infância (CRTI). Segundo os consultores, o foco desta edição é o humor, em diversas manifestações estéticas: 'O humor dos palhaços. O humor do jogo das palavras, do gesto, do corpo'. Ainda segundo eles, o Interações é um espaço de troca: 'Os artistas vão compartilhar seu processo criativo, sua pesquisa de linguagem, suas experiências'.




Interações em Cena - 5º Encontro do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude

Palestra inaugural O Palhaço e a Criança - Um Paralelo Possível? Com Alice Viveiros de Castro e intervenções artísticas de Ésio Magalhães

sábado 19 de março, às 20h


Sarau de Celebração

Apresentação de trechos de espetáculos infanto-juvenis:

Dia 20 de março, às 19h - Amazônia Adentro com Cia Conto em Cantos
[indicado para crianças a partir de 4 anos]


Cacoete com Barracão Cultural
[indicado para crianças a partir de 4 anos]


Jogando no Quintal com Cia. do Quintal
[indicado para crianças a partir de 10 anos]


Na Arca às Oito com Cia. Paidéia de Teatro
[indicado para crianças a partir de 6 anos]


Workshops

  • Introdução à Improvisação Teatral com Rhena de Faria, da Cia. do Quintal
Data: 21 e terça 22 de março, das 9 às 13h - 20 vagas


  • Dramaturgia e Montagem de Clássicos para Crianças com Ângelo Brandini, da Cia. Vagalum Tum Tum
Data 23 e quinta 24 de março, das 14h às 18h - 20 vagas



  • Histórias e Seus Caminhos com Marcio Moura, do Centro Teatral e Etc e Tal
Data: 28 e terça 29 de março, das 14 às 18h - 20 vagas



Encontros (Sala Vermelha - 70 lugares) - sempre às 20h


  • Uma Experiência de Alegria em Meio à Adversidade com Wellington Nogueira
Dia 21 de março

  • Risos e Sorrisos: Público Jovem no Teatro com Maria Lúcia Pupo
Dia 22 de março

  • Palhaço para Crianças de Todas as Idades com Ésio Magalhães
Dia 23 de março

  • Pecinha É a Vovozinha! com Dib Carneiro Neto
Dia 24 de março



Espetáculos (Sala Itaú Cultural - 247 lugares)

  • Draguinho - Diferente de Todos, Parecido com Ninguém por Centro Teatral e Etc e Tal
Dias: 26 e 27 de março, às 16h - 45 minutos [indicação: livre]

  • O Bobo do Rei por Cia. Vagalum Tum Tum
Dias: 2 e 3 de abril, às 16h - 60 minutos [indicado para crianças a partir de 5 anos]


Itaú Cultural
Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP
Informações: 11 2168 1777
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Reunião equipe CED - Produção textual. Encontros a serem marcados nas Coordenadorias.Importante a presença do professor regente de LP.
Apostilas 2º bimestre Matemática 9º ano - resolução questões provas bimestrais 2010 - com explicações detalhadas.