sábado, 19 de março de 2011

Vamos economizar água!

Vamos economizar água!: "
Aperte a descarga apenas o tempo necessário.

A descarga de um vaso sanitário despeja 10 litros de água em 6 segundos. Uma válvula defeituosa pode triplicar o consumo.



Não jogue papel ou lixo no vaso sanitário.

Mais água tem que ser usada para que o material vá embora.



Feche a torneira ao escovar os dentes.

Ao escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta, gasta-se 80 litros. Mas, se você fechar a torneira durante a escovação o gasto será de 1 litro.



Reduza o tempo do banho.

Em um banho de chuveiro de 15 minutos podem ser gastos até 240 litros. Reduzir o tempo do banho, e fechar a torneira para ensaboar-se, a economia pode chegar a 160 litros.



Lavar a louça, só com a torneira fechada.

Em 15 minutos, com a torneira completamente aberta podem ser gastos mais de 130 litros de água.



Use o balde.

Para lavar o carro com a mangueira aberta durante meia hora, são gastos até 600 litros. Se você trocar a mangueira pelo balde, esse volume pode diminuir para 40 litros. Lavar a calçada por 15 minutos com a mangueira aberta pode gastar até 300 litros, com o balde são no máximo 60, e você estará economizando água.

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Trabalhando com frutas

Trabalhando com frutas: "
Trabalhando com frutas:


Queridos professores:
Elaborei essas atividades com intuito de trazer para sala
de aula uma atividade dinâmica onde poderemos proporcionar
ao aluno uma aprendizagem rica, dando ao aluno oportunidades
de interagir com o professor e ser autor do seu próprio aprendizado.
Poderemos com essas atividades trabalhar dentro de inúmeros
projetos como alimentação, frutas, água, higiene, cores e muito mais.


Dicas ao professor:
- Leve para sala os materiais descritos nas atividades;
- Você pode estar pedindo aos pais que tragam uma fruta por dia
para trabalhar as conquistas durante uma ou duas semanas;
- Desperte na criança a curiosidade, mostre que se misturarmos as
frutas elas poderão mudar de cor;
- Trabalhe a higiene, ensine com lavar as frutas e a importância de lavar
bem as mão durante o processo de preparação do suco;
*Utilize as frutas da época, elas são mais doces e mais baratas.


Bom trabalho a todos vocês.


Andreza Melo Menezes
Pedagoga






































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Projeto àgua - Experiencia da chuva

Projeto àgua - Experiencia da chuva: "


Encontrei essa dica no site da discoveri kids e achei interessantissimo, muito bom para fazer com as crianças em sala de aula e aproveitando tambem que estamos perto do dia 22 de março, nada mais util que aprender como se formam as chuvas!




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Mapa da Violência 2011: Os jovens do Brasil, o vídeo

Educar em meio à violência - Sangari Notícias

Educar em meio à violência - Sangari Notícias

Escolas do Espírito Santo terão chamada registrada em tablets

Escolas do Espírito Santo terão chamada registrada em tablets: "

Marina Morena Costa, iG São Paulo

Secretaria pretende usar a tecnologia para criar um conselho de classe permanente e monitorar o que é passado em sala de aula

A Secretaria de Educação do Espírito Santo irá implantar ainda neste ano um sistema de frequência escolar eletrônica nas escolas da rede estadual. Diferentemente do que acontece em Praia Grande (SP), onde alunos registram a presença por meio da digital, o controle ficará com os professores. A chamada será feita normalmente, mas em vez de ser anotada nos Diários de Classe será registrada em um sistema online via smart phone ou tablets.


Os dados da frequência serão enviados aos pais, via mensagem de texto no celular, à Secretaria de Educação e ficarão disponíveis internamente na escola. Segundo Genilson Gomes Corradi, gerente de tecnologia da informação da Secretaria, o sistema está em fase de licitação e deverá ser implantado no segundo semestre deste ano. “A solução vai além, porque registra a frequência do professor também. Quando ele se loga no sistema, sua presença é registrada”, destaca, Corradi.


Hoje, o Estado oferece o Serviço de Mensagem Escolar (SME), que envia trimestralmente aos pais dados sobre o desempenho escolar dos filhos, como o boletim de notas e informações sobre recuperação e áreas nas quais o estudante precisa de reforço. Para receber as informações, os pais devem se cadastrar no site da Secretaria até o dia 31 de março.


Conselho permanente


Os professores poderão usar a plataforma de frequência escolar para fazer anotações sobre o comportamento dos estudantes em sala de aula. “Será um ‘conselho de classe permanente’. Os docentes poderão saber como determinado aluno se comporta em outras disciplinas”, afirma Corradi.


O sistema permitirá também que a Secretaria de Educação acompanhe os conteúdos que estão sendo ministrados em sala de aula e a velocidade com que o currículo escolar avança em cada disciplina nas diferentes unidades. Os dados serão informados pelos professores ao final de cada aula.


Para o professor de história e diretor da Secretaria de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Swami Cordeiro Bergamo, a realidade das escolas estaduais está muito distante dessa tecnologia de ponta. “O Estado não envia mais as pautas (diários de classe). As escolas ou os próprios professores têm que imprimir a folhas por conta própria”, afirma.


O Sindicato avalia que a tecnologia é bem vinda, mas acredita que a Secretaria precisa investir no “elemento humano” antes. “Ampliar o tempo de planejamento e estudos do professor são medidas que vão impactar muito mais a qualidade do ensino”, completa Bergamo. Sobre o conselho de classe virtual, o professor avalia que este espaço de debate e reflexão não deve ser virtual, e sim presente.


A Secretaria fez um projeto piloto do novo sistema com 12 professores de quatro escolas em 2010. A solução foi bem avaliada segundo a pasta e será instalada em 30 escolas da rede, no segundo semestre de 2011, ao custo estimado de R$ 10 milhões – gastos com a compra de smart phone e tablets, desenvolvimentos de software, capacitação dos educadores, instalação de equipamentos, da rede de internet e de cofres para guardar os equipamentos.

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Resultados da Prova de PEI - PCRJ

Resultados da Prova de PEI - PCRJ: "

C R O N O G R A M A


ETAPAS
DATAS PREVISTAS
Resultado da prova discursiva
24/02/2011
Pedido de vista da prova discursiva
25 e 28/02
Vista da prova discursiva
15 e 16/03
Pedido de recurso da prova discursiva
17 e 18/03
Entrega de títulos
14 a 18/03
Resultado da prova de títulos
28/03
Recurso da prova de títulos
29 e 30/03
PARA CONSULTAR O RESULTADO DA PROVA OBJETIVA, clique aqui .


Fonte:


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Vamos Plantar uma Árvore em 2011?

Vamos Plantar uma Árvore em 2011?: "
Esse recado é muito importante.
Nós podemos mudar o rumo do Planeta Terra e salvá-lo.
Não precisamos de governantes, de governos e nem de empresas – somos nós, seres humanos, nascidos, criados e crescidos nessa casa, nesse planeta que sempre nos deu aquilo que precisamos.

Somos muitos, estamos apenas dispersos! Juntos nós podemos mudar as coisas pra melhor.
Vamos dar o exemplo silencioso e uma resposta clara ao chamado do nosso Planeta Terra, ele precisa da gente e a gente precisa dele é simples assim.

Se cada um de nós plantarmos pelo menos 1(uma) árvore em 2011 e cuidarmos para que ela cresça, deixaremos a nossa marca positiva nesse planeta.

O Planeta Terra nos chama e nos alerta todos os dias para o caminho errado que estamos seguindo. Infelizmente o poder econômico ainda fala mais alto.

Mas nós vamos vencer essa luta!
PS. Quando for plantar a sua árvore, procure verificar se a espécie é da sua região bem como procure plantá-la em local apropriado e autorizado (quando áreas públicas). Assim evitamos problemas futuros, ok?
Equipe @Terrachamando

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Novo teste pré-natal para síndrome de Down

Novo teste pré-natal para síndrome de Down

Pesquisa pode levar à criação de novas vacinas - Ciência - Notícia - VEJA.com

Pesquisa pode levar à criação de novas vacinas - Ciência - Notícia - VEJA.com

Entenda os diferentes níveis de radiação e seus efeitos - Ciência - Notícia - VEJA.com

Entenda os diferentes níveis de radiação e seus efeitos - Ciência - Notícia - VEJA.com

Glossário das usinas nucleares - Ciência - Notícia - VEJA.com

Glossário das usinas nucleares - Ciência - Notícia - VEJA.com

Kadafi ignora cessar-fogo na Líbia, ataca Benghazi e faz advertência a forças internacionais - Mundo - Extra Online

Kadafi ignora cessar-fogo na Líbia, ataca Benghazi e faz advertência a forças internacionais - Mundo - Extra Online

Obama desembarca no Brasil para primeira visita oficial


Presidente dos Estados Unidos encontrará Dilma Rousseff no Palácio do Planalto
Do R7
Reprodução/Record NewsReprodução/Record News
O presidente dos Estadus Unidos, Barack Obama, desembarca em Brasília
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O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou no Brasil às 7h45 deste sábado (19) para sua primeira visita oficial ao país.

O avião do líder americano, o Boeing 747 Air Force One (Força Aérea Um), pousou na Base Aérea de Brasília às 7h31, cerca de cinco minutos antes do previsto.

Obama deixou a aeronave acompanhado da mulher, Michelle, e das filhas, Sasha e Maila. Imediatamente, o presidente dos EUA embarcou em uma limusine blindada e seguiu para um hotel da capital que foi fechado exclusivamente para sua comitiva.

O primeiro compromisso oficial de Obama acontece às 10h, quando o líder encontra a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

A nova presidente já demonstrou que os EUA voltaram a ganhar importância na diplomacia brasileira ao nomear, por exemplo, o ex-embaixador do Brasil em Washington, Antonio Patriota, como seu chanceler (ministro das Relações Exteriores). Obama também se apressou em vir ao país, invertendo a tradição (até então, eram os presidentes brasileiros quem primeiro visitavam os americanos).

Para Shannon O’Neil, especialista em América Latina do Council on Foreign Relations, de Washington, a história guerrilheira de Dilma e a trajetória espetacular do primeiro presidente negro dos EUA pode ajudar a fomentar a tal “química pessoal”, que tanto ajuda a diplomacia.

- A identificação já é natural por serem dois presidentes pioneiros [Dilma a primeira mulher presidente do Brasil, e Obama o primeiro negro na Presidência americana]. Desde que Dilma foi eleita, ambos deram sinais de relação será mais funcional, objetiva e reflexiva.

A viagem também será uma oportunidade para os EUA reconhecer o novo papel ocupado pelo Brasil na cena internacional, segundo a especialista.

Economia deve dominar conversa

Obama chega ao Planalto às 10h, junto da mulher Michelle Obama. Após uma salva de tiros de canhão, o presidente americano terá uma conversa privada com Dilma.

A chamada “guerra cambial” movida pela China (com prejuízos aos EUA e ao Brasil) deve entrar na conversa, assim como o aumento de comércio entre os dois países. Antes o maior parceiro comercial dos brasileiros, os americanos tentam conter o avanço dos chineses na América Latina.

Da conversa pode sair algum acordo energético: os EUA estão interessados no petróleo do pré-sal e o Brasil quer vender etanol para os americanos. Além disso, Dilma e Obama podem fazer uma dobradinha em defesa da energia nuclear, já que tanto Brasil quanto os EUA pretendem construir mais usinas – e a crise no Japão pode afetar os planos.

Obama, é claro, vai tentar vender os caças da Boeing à Força Aérea do Brasil.

EUA não devem apoiar sonho do Brasil na ONU

Obama deve frustrar a expectativa do governo brasileiro, que gostaria de receber apoio americano ao projeto do Brasil de se tornar um membro permanente da ONU (se juntando ao clube dos cinco grandes – EUA, China, Reino Unido, França e Rússia).

Os EUA não devem apoiar a aspiração brasileira, apesar de terem garantido apoio a outro emergente, a Índia, na visita que Obama fez a Nova Déli, no ano passado.

Para compensar a frustração, espera-se um acordo que acabe com o visto prévio obrigatório para a entrada de brasileiros nos EUA, e de americanos no Brasil. Além do aumento de turistas, a proposta esbarra em questões de segurança.
 

Frequência eletrônica chega às escolas públicas

Frequência eletrônica chega às escolas públicas: "

Marina Morena Costa, iG São Paulo

Dados servem para calcular merenda e controlar Bolsa Família. Em Praia Grande (SP), crianças usam digital para confirmar presença

Foto: Marina Morena Costa

“Se os funcionários da Prefeitura batem o ponto registrando a digital em um aparelho, por que os estudantes não podem marcar a presença em sala de aula do mesmo jeito?” A partir desta pergunta, o coordenador de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Praia Grande (SP), Marcos Pastorello, iniciou um projeto que está revolucionando as escolas da rede municipal.


Na escola Roberto Mario Santini, para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, as crianças têm 30 minutos para registrar a presença em um aparelho que fica na entrada da sala de aula. Caso não coloquem a digital, uma mensagem é enviada ao celular de seus pais ou responsáveis, informando que o estudante faltou à escola. Ao final do dia e da semana, os pais recebem um relatório completo, com os horários de entrada e saída dos filhos.



Além de informar aos pais sobre o frequência de seus filhos, os dados servem para garantir a manutenção do Bolsa Família – benefício do governo federal concedido a famílias carentes e condicionado à frequência escolar. “Tivemos problemas com pais que perderam o Bolsa Família e nos acusaram de ter errado no Diário de Classe. Uma mãe chegou a fraudar as datas no caderno do filho para comprovar que ele tinha vindo à escola”, relata a diretora Luciana Nicolosi.


A gestora escolar conta que após a implantação do ponto eletrônico, a porcentagem de alunos faltosos da Roberto Mario Santini caiu de 20% para 5%, segundo a direção da escola. “Agora os alunos não matam mais aula.” O sistema foi implantando como projeto piloto em abril de 2010 e expandido para todas as salas no início deste ano letivo.


Merenda


Eva Célia de Oliveira, merendeira, afirma que o sistema trouxe agilidade e independência ao gerenciamento cozinha. Antes, ela aguardava o inspetor de alunos contar os estudantes presentes em todas as salas para ter uma noção exata da quantidade de comida que deveria fazer. Agora, em 30 minutos, Eva tem acesso ao número de alunos presentes pelo computador instalado na cozinha.


No dia em que a reportagem visitou a escola, 204 alunos estiveram presentes no período da manhã, e foram preparados três quilos de feijão e oito quilos de arroz. No dia anterior, 220 alunos foram à escola, e a equipe de Eva cozinhou um quilo a mais de feijão e dois a mais de arroz. “A diferença de 16 alunos tem um impacto considerável na merenda. Agora o desperdício diminuiu”, diz Eva.


Pastorello espera desenvolver um software que calcule para as merendeiras a quantidade de cada alimento que deve ser preparada, de acordo com o número de alunos presentes. “As funcionalidades são inúmeras”, afirma. Neste semestre, mais cinco escolas da Prefeitura receberão os pontos eletrônicos. A expectativa é de que até 2013 todas as 30 unidades da rede tenham a presença eletrônica.


Fim da chamada


As professoras destacam que os aparelhos reduziram o tempo gasto com a chamada. “Os alunos já estão acostumados, fazem fila para registrar a presença e respeitam a vez do outro”, ressalta Denise Helena dos Santos, professora do 1º ano do ensino fundamental.


Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, professora da PUC-SP e especialista em tecnologias na escola, vê como positiva a redução no tempo da chamada, que ajuda a otimizar o tempo das professoras em sala de aula. “Não é uma tecnologia pedagógica, mas funcional.”


Os pais aprovam o sistema por questões de segurança e as crianças adoram colocar o dedinho no aparelho e ver o seu nome aparecer. “Se acontecer alguma coisa com o meu filho no trajeto para a escola, ficarei sabendo de imediato. Acho interessante esse sistema que não tem nem em escola particular”, destaca Fabiana Souza de Oliveira, 29 anos, dona de casa e mãe de Nathan, de 8 anos.


O controle de presença por meio da digital instalado na Praia Grande é pioneiro na rede pública brasileira. No Espírito Santo, a rede estadual irá implantar ainda este ano uma chamada eletrônica que será feita pelo professor em sala de aula e registrada em um smart phone ou tablet. Os dados também serão enviados aos pais, via sms.


Controle


A comerciante Sandra Teixera, 46 anos, mãe de Luis Felipe, 6, avalia que este é o “melhor jeito de controlar a frequência que existe”. Najla Ahnedali Zahra, 45 anos, concorda, mas reclama da quantidade de emails recebida da escola. “Acho que é muita coisa”, diz a vendedora e mãe de Thayla, 7 anos. A menina adora a novidade: “É muito legal”.


Como as crianças são menores de idade e estão sob a tutoria dos pais, não cabe a elas aceitar ou não o controle. “Se os pais entendem que é uma medida razoável, não há invasão de privacidade. O controle de presença já era feito, ocorre apenas uma mudança de meio”, explica o jurista Oscar Vilhena Vieira, professor de Direito Constitucional da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).


Vieira destaca que na escola pública não há a possibilidade de escolha dos pais pelo modelo de controle de seus filhos. Ele é imposto pelo Estado. “Os pais podem entender que é inadequado as crianças se tornarem objeto de policiamento e não há possibilidade deles questionarem, dizerem se concordam ou não”, aponta. O jurista pondera que, em processos nos quais a burocracia estatal impõe uma solução, pode ocasionar a “coisificação” do ser humano.

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DESTAQUES DA SEMANA

  O que as pessoas procuram no Blog, idéias para por em prática.
 Obrigada a todos e todas que acessaram nosso Blog, deixe seu comentário, teremos muito prazer em responder.  Sigam-nos também será prazer ter vocês conosco.























































15/03/2011
93 Visualizações de página









10/03/2011
59 Visualizações de página

































Unidade de saúde coloca o bloco na rua!

Unidade de saúde coloca o bloco na rua!: "A unidade de saúde da família Dr. Flávio do Couto Vieira, localizada no Parque Anchieta, montou no dia 03 de março o bloco de carnaval: “A Estratégia faz Saúde”. O evento foi voltado para a comunidade do bairro de Parque Anchieta e abordou temas como doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS, dengue e a estratégia [...]"

Dia da mulher comemorado em grande estilo’

Dia da mulher comemorado em grande estilo’: "O posto Carmela Dutra realizou, no dia 24 de fevereiro, um evento em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, festejado dia 8 de março. O evento aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Rocha Miranda e ofereceu informação, cultura, lazer e saúde para as mulheres de Rocha Miranda. “Essa é uma forma de fortalecer a [...]"

Equipe médica sai do posto e vai para a comunidade

Equipe médica sai do posto e vai para a comunidade: "Tendo como base o Programa de HiperDia, o posto de Saúde da Família Sylvio Frederico Brauner realizou uma ação externa nos dias 14 e 21 de janeiro para busca ativa de cadastrados e divulgação da oferta dos serviços oferecidos pelo posto.
De acordo com o gerente do posto, Reilson Binato, muitos cadastrados que não procuravam a [...]"

CURSO ESPECIALIZÇÃO EM SAUDE DA FAMILIA

CURSO ESPECIALIZÇÃO EM SAUDE DA FAMILIA: "A SMSDC em parceria com UnA-SUS/UERJ, estará disponibilizando vagas para o curso de Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Aberta do SUS/UERJ .
Para participar, você deverá estar atuando na Estratégia Saúde da Família .

Critérios de seleção:

1 - Profissionais médicos, enfermeiros e dentistas, que atuam na Estrategia de Saúde da Familia no Munícipio do Rio de Janeiro;
2 - Não possuir curso de Especialização e/ou Residencia em Saúde da Familia;
3 - Não esta cursando a Especialização Em saúde Pública da ENSP/SMSDC
4 - Tempo de atuação na ESF no muncipio do Rio de Janeiro
5 - Idade

O canditado deverá realizar a pré-inscrição através do seguinte link:
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dEdnUTFUR1NRbzNCZzNmN1RWQ0MwT3c6MQ

E deverá também proceder a inscrição no site do UnA-SUS/UERJ:www.unasus.uerj.br

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO SOMENTE SERÁ VALIDADA SE REALIZADA A PRÉ-INSCRIÇÃO ATRAVÉS DO LINK E NO SITE DO UNA SUS.
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Classificação e tratamento da Dengue

Classificação e tratamento da Dengue: "



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Obama aponta Brasil e Chile como exemplos - Jornal do Estado

Obama aponta Brasil e Chile como exemplos - Jornal do Estado: "

veja.com

Obama aponta Brasil e Chile como exemplos
Jornal do Estado
Brasil e Chile serão apresentados pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como exemplos de sucesso na transição democrática para o mundo árabe. Tanto em Brasília como no Chile, entre os próximos dias 19 e 21, Obama deverá insistir no tema ...
Comitiva de Obama trará principais assessores econômicosO Globo
Obama usará País como exemplo para mundo árabeEstadão
Obama falará sobre 'paz global' com Dilma, diz assessor americanoG1.com.br
Terra Brasil -R7
todos os 132 artigos »
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Obama desiste da Cinelândia

Obama desiste da Cinelândia: "
O texto original está no Globo On Line, siga o link

RIO e BRASÍLIA - A embaixada americana em Brasília informou nesta sexta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não fará mais discurso para o público na Cinelândia, no Centro do Rio, conforme já havia antecipado o colunista do GLOBO Ancelmo Gois. De acordo com a assessoria de imprensa da missão diplomática, o novo local do discurso de Obama ainda não foi definido, mas deverá ser o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. ( Veja imagens dos preparativos da visita no Rio )

A embaixada não especificou as razões que levaram à mudança do local do discurso do presidente dos EUA, que deve ocorrer na tarde de domingo. Segundo Ancelmo Gois, a justificativa mais provável é que tenha sido por cautela, em função do aumento da tensão na Líbia. ( Qual o tema mais importante da visita de Obama ao Brasil? )

O colunista afirma, ainda, que o prefeito Eduardo Paes, ao saber da notícia, quase caiu para trás, mas manteve o bom humor e fez uma piada:

- Pelo menos, não entro para a história da cidade como o prefeito que fechou o Amarelinho - brincou.



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Formação do professor: Projetos de melhoria do ensino podem valer bolsa em Portugal

Formação do professor: Projetos de melhoria do ensino podem valer bolsa em Portugal: "A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Universidade de Coimbra, de Portugal, lança nesta quarta-feira, 16, a nova edição do Programa de Licenciaturas Internacionais Capes-UC, que seleciona projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores nas áreas de química, física, matemática, biologia, português, [...]"

Educação buscará maioria na comissão especial sobre PNE

Educação buscará maioria na comissão especial sobre PNE: "Acordo entre lideranças viabilizou a criação de comissão especial para analisar o PL 8035/10, que estabelece o Plano Nacional de Educação para o período entre 2011 e 2020. A prioridade da nova presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), será garantir a maioria na composição da comissão especial Comissão temporária criada [...]"

Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras: RESULTADO FINAL

Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras: RESULTADO FINAL: "Divulgado o resultado das arguições e a listagem final dos classificados para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Ensino de Línguas Estrangeiras (Ênfase em Língua Inglesa e Espanhola)”. Para ter acesso ao resultado final, clique aqui. As matrículas serão feitas na secretaria da DIPPG, na Unidade Maracanã, bloco E, 5º andar, nos dias 21, [...]"

ATIVIDADADE CONCEITO: EM CIMA E EM BAIXO

ATIVIDADADE CONCEITO: EM CIMA E EM BAIXO: "


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Elementos mitológicos e religiosos – traços preponderantes na origem de alguns vocábulos

Elementos mitológicos e religiosos – traços preponderantes na origem de alguns vocábulos: "Compreender a etimologia (estudo da origem e formação das palavras de uma determinada língua, segundo o Dicionário Michaelis) é, sobretudo, propor-se a uma reflexão um tanto quanto aprofundada acerca da existência destas. Dessa forma, tem-se que tal aspecto, a princípio, encontra-se condicionado somente à existência de outras línguas, das quais se originaram uma infinidade de vocábulos que conhecemos. Contudo, vale mencionar que além de tais influências existem também outras, como é o caso da religião e da mitologia.

Como sabemos, esta última representa um traço decisivo para que possamos entender as peculiaridades inerentes à civilização grega, uma vez que os fatos históricos, políticos e econômicos que se referem a estes povos (os gregos) eram explicados por meio de lendas e mitos, visto que naquela época [...]"

Segregação Racial

Segregação Racial: "Martin Luther King lutava contra a segregação racial
Claramente, a palavra segregação não deixa dúvida quanto ao seu significado mais geral, quando pesquisamos no dicionário: separação; divisão a fim de evitar contato; isolamento. Ao trazermos essa palavra para uma discussão de cunho sociológico, é inevitável pensarmos nos desdobramentos negativos para a vida social, principalmente do ponto de vista das hostilidades e conflitos sociais gerados pela segregação em si. Podemos observar vários tipos de segregação ao longo da história, os quais foram (e ainda são em alguns casos) motivados pelos mais variados fatores.
Segundo Ely Chinoy, embora sejam muitas as circunstâncias que possam influenciar na estrutura das relações entre indivíduos de grupos raciais e étnicos diferentes, pelo menos três merecem [...]"

Agendas 2011...Creche.

Chique bem!!!
Agendas 2011...Creche.: "Fiquei devendo...
Walt Disney disse certa vez que 'Criatividade é como ginástica: quanto mais se exercita, mais forte fica.'
Criatividade, carinho, dedicação e participação das mães de nossa creche.
Lindas agendas!
Agenda 2011
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Ainda em tempo: Dia da Escola.

Ainda em tempo: Dia da Escola.: "
Escola é lugar de Gente

A Escola é: o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima: Coordenador é gente,o professor é gente, o aluno é gente,cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de 'ilha cercada de gente por todos os lados'. Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela. Ora, é lógico... Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.
Paulo Freire
Educador Brasileiro

Imagem: http://www.eb1-areias-s-vicente.rcts.pt/a_nossa_escola.htm

Ir à escola para estudar é apenas pretexto e ainda não nos demos conta...
A educação encerra possibilidades muito maiores e, ainda, possibilita a aprendizagem, literalmente como efeito colateral, a partir da interação, do encontro, da concretização de laços afetivos, da definição de objetivos comuns e da camaradagem...


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Educação Infantil no Brasil: cem anos de espera

Educação Infantil no Brasil: cem anos de espera: "

Assistencialismo perdurou por quase um século e só perdeu força quando a Constituição de 1988 tornou o segmento um dever do Estado e fortaleceu seu caráter educativo.


A biblioteca do escritor e professor Mário de Andrade, na segunda metade da década de 1930, guardava uma coleção que pareceria estranha para quem visitasse a casa do intelectual das letras naquela época: um acervo com mais de mil desenhos produzidos por crianças.

O educador começou a coleção quando foi responsável pela criação de parques infantis na cidade de São Paulo em 1935, ocasião em que ocupou o cargo de chefe do Departamento de Cultura da prefeitura da capital paulista. Neles, o escritor promovia concursos de desenhos e incentivava outras atividades artísticas entre os pequenos.

"Mário de Andrade foi um dos primeiros pensadores da Educação Infantil no país a acreditar na valorização das produções das crianças e a colocar a atividade artística como um dos fundamentos desse segmento", explica a professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Márcia Gobbi.

Apesar do interesse e esforço isolados de educadores como Mário de Andrade, a Educação Infantil levou muito tempo para se desvencilhar do caráter que a pontuou desde o início: a assistência social. Essa demora foi de quase um século - o primeiro jardim da infância foi inaugurado em 1895, em São Paulo. Mudanças estruturais começaram somente na década de 1970, quando o processo de urbanização e a inserção da mulher no mercado de trabalho levaram a um aumento significativo na demanda por vagas em escolas para as crianças de 0 a 6 anos. Como não havia políticas bem definidas para o segmento, a expansão de instituições de Educação Infantil nessa época foi desordenada e gerou precarização no atendimento, feito, em geral, por profissionais sem nenhuma formação pedagógica.

Em 1975, o Ministério da Educação começou a assumir responsabilidades ao criar a Coordenação de Educação Pré-Escolar para atendimento de crianças de 4 a 6 anos. Ainda assim, o governo continuou promovendo, em paralelo, políticas públicas descoladas da Educação. Em 1977, foi criada, no Ministério da Previdência e Assistência Social, a Legião Brasileira de Assistência (LBA), com o objetivo de coordenar o serviço de diversas instituições independentes que historicamente eram responsáveis pelo atendimento às crianças de 0 a 6 anos. Essas instituições eram divididas em: comunitárias, localizadas e mantidas por associações e agremiações de bairros; confessionais, mantidas por instituições religiosas; e filantrópicas, relacionadas a organizações beneficentes. A LBA foi extinta em 1995, mas o Governo Federal continuou a repassar recursos para as creches por meio da assistência social.

Nesse mesmo período, se intensificou uma separação entre o atendimento nas creches, de 0 a 3 anos, visto como algo destinado às camadas populares, e a pré-escola, segmento voltado para as classes média e alta. “Essa é uma separação que funda a Educação Infantil no país. As creches, totalmente financiadas pela assistência social, eram vistas como uma alternativa de subsistência para crianças mais pobres e estavam orientadas para cuidados em relação à saúde, higiene e alimentação. Já a pré-escola passou a ser encarada como a porta de entrada das crianças ricas na Educação”, analisa a ex-coordenadora de Educação Infantil do MEC, Karina Rizek.
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