domingo, 27 de março de 2011

Idéias - PLANO DE TRABALHO PARA COORDENADOR PEDAGÓGICO

PLANO DE TRABALHO PARA COORDENADOR PEDAGÓGICO


Bem prático este Plano.




O Coordenador Pedagógico possui várias funções que podem ser classificadas como:
- PREVENTIVA: consiste sempre em procurar a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
- CONSTRUTIVA: de maneira positiva e cooperativa procurar sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades.
- CRIATIVA: estimular habilidades individuais de cada um, buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos do ensino.

Sabendo da grande responsabilidade do papel do coordenador, me proponho a trabalhar de forma democrática para atender as necessidades da equipe desta EU, levando em conta a ética profissional e o intuito de contribuir para um bom trabalho coletivo, para tanto me submeto à aprovação da execução dos seguistes objetivos e metas abaixo:

■ Procurar ser uma pessoa criativa, organizada, ouvinte e aberta aos conhecimentos;
■ Dar continuidade aos trabalhos já iniciados na Unidade Escolar e elaborar novos projetos durante o ano letivo;
■ Executar o trabalho de coordenação sempre em conexão com a direção da escola;
■Participar da elaboração do PLANO, POLÍTICO, PEDAGÓGICO da escola, responsabilizar-se pela divulgação e execução do mesmo de forma participativa e cooperativa;
■ Promover um trabalho conjunto entre os educadores da escola, trocas de diferentes experiências e respeito à diversidade dos pontos de vista;
■ Participar efetivamente das reuniões oferecidas pela oficina pedagógica e repassar aos professores tudo o que for necessário em e em tempo hábil;
■ Organizar antecipadamente as reuniões de HTPC, que constituirá em prática eficiente; será um momento onde haverá grupos de estudos de temas que representem as necessidades ou dificuldades que o grupo apresentar. Os HTPC’s contemplarão também momentos de planejamento das atividades de sala de aula e confecção de materiais, levando em consideração os objetivos propostos no planejamento. Neste momento, é fundamental a troca de experiências através de relatos onde destacarão os pontos positivos e dificuldades de suas práticas;
■ Fazer com que todo trabalho repassado aos professores seja sempre direcionado para um modo coletivo nunca individualizado;
■- Proporcionar troca de materiais e atividades entre os professores dos mesmos anos;
■ Proporcionar práticas inovadoras aos professores; (pesquisando, estudando, fazendo cursos, oferecendo atividades);
■ visualizar novas perspectivas do professor, movimentar seu cotidiano dando-lhe as ajuda necessária;
■ investir na progressão continuada na própria escola;
■ Estabelecer vínculo e parceria com os alunos visando melhoras: tanto na sala de aula quanto fora dela;
■ Manter contato constante com as classes e alunos em dificuldade, transmitindo-lhes orientações para melhor estudarem determinadas disciplinas;
■Acompanhar a recuperação paralela procurando fazer com que o professor da classe e o professor da recuperação sempre estejam em conexão quanto ao desenvolvimento do aluno;
■Proporcionar uma maneira de trabalho planejado distribuído entre os bimestres desde do primeiro ano (alfabetização) até o quarto ano tanto em língua portuguesa quanto em matemática visando simplificar e ajudar no plano de trabalho do professor);
■ Incentivar e prover condições para a elaboração de projetos de alfabetização, leitura, saúde e higiene, informática e outros mais que se fizerem necessários;
■ cooperar na composição de turmas e horários, com critérios que favoreçam o ensino e a aprendizagem;
■ Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
■Avaliar as práticas já planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
■Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
■Estabelecer metas a serem atingidas no decorrer dos bimestres ou semestres, isto sempre consultando os professores dos respectivos anos;
■Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações;
■ procurar, da melhor maneira possível, participar e ajudar no planejamento e execução de festividades que vierem a acontecer na escola;
■Procurar poder dar atendimento individual conforme necessidade, onde possamos conversar as questões pertinentes ao desempenho escolar do aluno. Acredito que o papel do coordenador não seja “fiscalizar” nem “vigiar” o trabalho do professor, mas sim, auxiliar e oferecer subsídios para sua prática docente. Para tanto, se faz necessárias visitas às salas de aulas para verificar as necessidades de cada educador;
■ trabalhar em conjunto, com o já coordenador, ajudando-o nos seus projetos já iniciados, procurando criar novas perspectivas de maneira a aumentar ainda mais o sucesso de nossa escola.
ENFIM os objetivos e metas vem a ser muito mais do que tudo o que foi explicitado aqui, portanto procurarei cumprir com o meu dever da melhor maneira possível.

Luzes de monumentos cariocas são apagadas simbolicamente na Hora do Planeta

Luzes de monumentos cariocas são apagadas simbolicamente na Hora do Planeta

O pavão do abre-e-fecha (Ana Maria Machado)

O pavão do abre-e-fecha (Ana Maria Machado): "
Sugestão de história para trabalhar com as crianças. Não tenho o livro para postar, vou postar a história e o que se pode fazer depois.



O pavão do abre-e-fecha (Ana Maria Machado)

Um pavão se admirava na beira do lago, se olhava na água e se perguntava:
- Sou feio? Sou bonito?
Quando via a cauda aberta em leque, toda verde, roxa e azul-brilhante, se achava lindo e elegante.
Mas quando olhava para os pés e seu andar desajeitado, ficava até desanimado. E se escondia envergonhado.
Um dia, ele recebeu um convite para uma festa no céu, que devia ser ainda mais bonita que a tal do sapo. Abriu e perguntou:
- Será que isso é bom? Será que é ruim?
Sempre que precisava ter uma opinião, ficava assim.
- Claro que é bom – disse o pombo-correio.
- Festa é sempre bom.
E ele achou que era bom.
Abriu a cauda e ficou se admirando. Depois, ensaiou uns passos de dança. E ouviu as gargalhadas de um tangará dançarino que, bem ao seu lado, treinava para a festança:
- Que bicho mais desajeitado! Este baile vai ser engraçado....
Ficou todo sem graça e se fechou.
Aí chegou um pardal e assim falou:
- Que tristeza é essa ?
- É que eu danço esquisito...
- E quem vai reparar nisso num bicho tão bonito?
E o pavão, elogiado, abriu a cauda com pena pra todo lado.
Mas, de mau jeito, acabou perdendo uma, lá no canto direito.
Foi uma tristeza danada. E lá ficou de novo, todo encolhido, de cara amarrada.
- Por que todo esse aborrecimento? – Perguntou o periquito, que passava nesse momento.
- Perdi uma pena e isso é ruim.
- Ruim uma ova. É sinal de que vai ganhar outra bem nova.
Com isso, o pavão se animou e abriu seu leque.
Aí chegou o bem-te-vi e riu muito engraçado:
- Olha o pavão de rabo banguela!
Já se sabe: o pavão encolheu a cauda, tratou de sumir com ela.
E ficou assim a tarde toda, abrindo e fechando, abrindo e fechando, mudando de idéia com cada bicho que ia encontrando.
No fim do dia estava suado, cansado, de língua de fora, exausto de abrir e fechar a toda hora.
Resolveu: não ia mais. Mas também não ficava ali para todo mundo rir dele. Viu uma moita e se escondeu atrás.
Aí ouviu uma conversa do outro lado:
- Nem agüento mais esperar o baile. Que festança vai ser essa...
- É mesmo! Comida boa, água fresquinha, muitos amigos e música à beça....
O pavão foi até lá, ver quem tinha tanta animação.
Não era pássaro colorido, nem dançarino, nem de boa canção.
Era um casal de urubus.
Foi a vez do pavão rir deles, abrindo suas penas verdes e azuis.
- Vocês não se envergonham? Feios assim e cheirando ruim? Quando vocês dançarem, todo mundo vai sair.
Vai nada... - respondeu o urubu.- Todo mundo está mais ocupado, tratando de comer e beber, de cantar e dançar, de se ver e conversar.
E se alguém quiser, pode rir.
Não é por isso que vou deixar de me divertir.
E a urubua completou:
- E tem mais: não tem essa de feio e fedorento, não, ouviu?
Urubu é tão bonito, da cor do jamelão e do jaguar, da jabuticaba e da noite sem luar....
E quando o pavão abria o bico e se espantava, ela continuou:
- Você é que é feioso, com esse rabo escandaloso, abrindo e fechando que nem gaveta. E nem ao menos tem a cor preta.
Todo esse verde, vermelho e azul, cheio de bolinha.....
Mas a última coisa que disse foi com um sorriso manhoso e olhar dengoso:
- O que vale é que você tem uns pés que são mesmo uma gracinha...... E depois, isso de bonito ou feio é só questão de recheio.
Aí o pavão teve que rir.
E depois que os dois saíram voando, ele ficou pensando:
- Feiúra de lixo ou beleza de artista não depende do bicho, mas do ponto de vista. Cada um é diferente e o que importa é mesmo a gente.
E lá foi ele animadíssimo para uma festa bem divertida.
Ainda bem. Se não, ficava naquele abre-e-fecha toda vida.


Sugestão de atividades

Fazendo o pavão:








1- Pinte e recorte o corpinho do pavão;




2- Pegue meia sulfite e dobre na horizontal em forma de sanfona;














3- dobre a sanfona em "V";










4- Pinte cada parte da sanfona de uma cor e cole o corpinho no meio.










A cauda do pavão faz com uma sanfona dobrada ao meio, parecido com um leque,
mas antes as crianças pintam das cores que preferiram.





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Dengue

Dengue: "

Conheça e use o Kit Dengue (Márcia Pimentel KitDengue_Edit3 )

A MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios, apresenta o Kit Dengue, elaborado com a consultoria da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. De forma lúdica e divertida, o Kit visa contribuir com o combate à doença e é uma ferramenta adequada aos desafios da escola atual, que tem um papel na sociedade cada vez mais importante como espaço aberto ao diálogo, à troca de ideias e à mobilização da comunidade em geral.
Além da versão distribuída às escolas da rede municipal de ensino, com fichas impressas e um DVD, a MultiRio também disponibiliza, agora, o Kit em sua versão virtual. Ambas são constituídas de um curta-metragem com o histórico da presença da dengue no Brasil; filmetes da campanha Dengue Esporte, que têm por objetivo orientar a comunidade escolar no combate e na prevenção da doença; fichas de atividades para os alunos (com vários jogos, passatempos, palavras cruzadas, etc) e de orientação para a utilização dos materiais que compõem o Kit; e um Jogo da Dengue.
Confira o material e use-o junto aos seus alunos e à comunidade escolar. Afinal, saúde é uma questão de todos.


Clique nos links abaixo para baixar:
> Fichas para o professor e passatempos
> Jogo da Dengue





Salvar como rascunho
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Diga NÃO para o Bullying!

Diga NÃO para o Bullying!: "





Capa do livro Diga NÃO para o Bullying! de autoria de Aramis A. Lopes Neto e Lucia Helena Saavedra. Publicado pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência.
Rio de Janeiro, 2003.




Se a prática do bullying começa muitas vezes na própria família, a escola, que é parte da sociedade, e acaba reproduzindo certos princípios e sistema de pensamento, também pode se tornar um ambiente propenso a tais atitudes comportamentais. Daí a importância de campanhas em todo o mundo, para que professores, familiares, médicos e profissionais de saúde possam ter acesso às informações sobre o bullying e as estratégias possíveis para evitar a sua propagação.
Uma semana antes de fazer a sua viagem ao Brasil, o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, fez a abertura de uma conferência de prevenção ao bullying na Casa Branca. Contando com a presença de professores, especialistas, pais e alunos vindos de várias partes do país, o tema foi discutido durante seis horas, e o próprio presidente da maior nação democrática do planeta declarou ter sofrido bullying quando criança:
““ Abrindo o dia de trabalho, Obama disse ” Com as orelhas grandes e o nome que tenho, não fui imune a esse fenômeno”. Afirmou também que o objetivo da conferência é que o bullying não mais seja aceito como um mero rito de passagem.” Conforme Blog http://bullyingnaoebrincadeira.com.br
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Comemorações de abril

Comemorações de abril: "
01 · Dia da Mentira Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, 'Dia dos Tolos [de Abril]'; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente 'peixe de abril'. No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira


Quem melhor que o Pinóquio para falar sobre mentira?

A história Pedro e o Lobo também auxilia a evitar a mentira.


@ Planeje uma hora do conto ou DVD com a História do Pinóquio.

@ Na rodinha, converse sobre o que acontece quando mentimos. Lembre as crianças que no nosso caso, não cresce o nariz, mas a mentira tem consequências negativas como perder amigos ou deixar as pessoas que nos amam tristes.

@ Construa um Pinóquio com sucatas, para que levem pra casa e contem a história para as famílias.

@Construa com sucatas, o nariz e o chapéu do Pinóquio.


Abaixo, um modelinho de Pinóquio articulado.

18 · Dia Nacional do Livro Infantil 18 · Dia de Monteiro Lobato

Projeto para gostar de ler Projeto Leitura Justificativa:

Com a chegada do dia 18, dia do livro, ressaltamos a importância de criar na criança, hábitos de leitura como apreciar ouvir histórias, começar a identificar-se com gêneros e alguns autores e ter prazer por ouvir e contar histórias, reconhecendo nos livros, uma fonte interminável de lazer e cultura.

Objetivos:

Incentivar ao hábito da leitura;

Proporcionar as crianças o contato com diferentes histórias através de atividades diversificadas; Oferecer atividades dinâmicas e criativas envolvendo as histórias.

Atividades a serem realizadas:

 Leitura pela profe, de livros de histórias, poemas, jornais, revistas e outros recursos;

 Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;

 Conhecer vida e obra do autor;

 Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, onde a professora é a escriba;

 Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem;

 Construção de dedoches e fantoches para recontar histórias;

 Construir a mala dos contos, para visitar a casa das crianças e ser lida pelos pais;

 Construção dos personagens das histórias, utilizando sucatas, argila, massa de modelar etc.

 Hora do conto com dobradura;

 Construir livros com as crianças;


MALA PARA HORA DO CONTO

BOLSA PARA GURADAR LIVROS

Não dá para falar em dia do livro sem lembrar de Monteiro Lobato e sua importância, já que o dia do livro infantil, é uma homenagem a este grande escritor.

Ele deixou muitas obras além do Sítio do pica pau Amarelo, mas esta é com certeza, a preferida da criançada.



MARCADORES DE PÁGINA - TURMA DO SÍTIO



VISEIRINHAS DA TURMA DO SÍTIO



BRINCADEIRAS NO SÍTIO COM CORDAS


SUBI NA ROSEIRA

Enquanto duas crianças batem a corda, outras duas começam a saltar e ao mesmo tempo vão cantando: Ai, ai... O que você tem? Saudades. De quem? Do cravo, da rosa e de mais ninguém. Subi na roseira, desci pelo galho, fulano (diga um nome) me ajuda, senão eu caio. Todos os colegas devem ser chamados para pular corda.

FOGUINHO

As crianças que batem a corda vão dizendo: Salada, saladinha Bem temperadinha Com sal, com pimenta Fogo, Foguinho. Cada vez que a palavra “foguinho” for dita, os colegas devem girar a corda mais rápido. O vencedor é aquele que conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda.

COBRINHA

Duas crianças sacodem a corda, bem perto do chão, fazendo ondulações como se fosse uma cobra perigosa. Enquanto as outras crianças pulam, as que estão fazendo ondulações devem sacudir cada vez mais rápido para que elas fiquem cada vez mais altas. Vence quem pular mais tempo. CHICOTINHO

Faça uma roda, depois sorteie uma criança para ficar ao centro. Essa criança escolhida dobra a corda segurando as duas pontas e começa a girá-la no chão. As outras crianças têm que pular sem pisar na corda, quem pisar sai da brincadeira e espera para voltar na próxima roda.

SALTO

Duas crianças esticam a corda bem pertinho do chão e vão subindo aos poucos a altura da corda. Vence quem conseguir pular mais alto.


BRINCADEIRAS DI SÍTIO COM O PIÃO


RODAR O PIÃO

Para rodar o pião, risque um círculo no chão, que será a roda ou a raia. Depois, enrole um fio barbante na cabeça do pião e desça até a ponta; dê uma volta e enrole o barbante para cima até a parte “gordinha”. Enrole a outra ponta no dedo indicador e lance o pião. Se ele cair girando dentro da roda, vale dois pontos. Se sair da roda e voltar, não fique desesperado, você vai ganhar um ponto. Se sair e não voltar, perde um ponto. Vence quem fizer dez pontos primeiro.

DORMINHOCO

Vamos ver qual pião dorme mais? Convide os amigos para uma disputa de piões. Todos devem ter um pião. Conte até três e todos lançam os piões. O pião que ficar mais tempo girando, sem sair do lugar, é o mais dorminhoco!

CELA

Risque a cela no chão, que pode ser um círculo ou um quadrado. Todos lançam seus piões. O pião que cair mais distante da cela é colocado no centro dela para ser alvo dos demais. Os jogadores devem lançar seus piões, levantá-los na palma da mão e atirá-lo contra o que está na cela. Aquele que não conseguir atingi-lo coloca seu pião no centro da cela.


MÚSICA:



EM BREVE:

19 · Dia do Índio

22 · Descobrimento do Brasil

24 . Páscoa

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Esclarecimentos importantes sobre o Educopedia

Esclarecimentos importantes sobre o Educopedia: "
Professor,

Seguem alguns esclarecimentos sobre o projeto Educopédia:

1) A Educopédia é uma parceria entre SME, MEC e Oi Futuro. A ideia do projeto foi do Subsecretário de Projetos Estratégicos, Rafael Parente. O MEC paga as bolsas dos professores, ESTIPULA O VALOR DAS BOLSAS E AS CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA ESSE RECEBIMENTO, dentre eles o diploma universitária. O Oi Futuro investe na programação da plataforma, podemos enviar todos os custos e pagamentos, se você (professor) achar conveniente.

2) Em TODAS as seleções, nós enviamos uma circular às direções, solicitando que fossem amplamente divulgadas. Além disso, divulgamos nos canais virtuais da SME - páginas da web e redes sociais (blog oficial - http://educopedia2010.blogspot.com / Twitter Educopedia) . Questione a sua direção e a sua CRE se você nunca ficou sabendo dos processos de seleção anteriores.

3) As outras empresas citadas na primeira página do site Educopedia (www.educopedia.com.br) fizeram doações de objetos de aprendizagem que sejam inseridos nas aulas.

Caso tenha alguma dúvida sobre quaisquer procedimentos legais do projeto, por favor, entre em contato atráves do email - rafaelparente@rioeduca.net.

Atenciosamente, Equipe Educopédia
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