terça-feira, 29 de março de 2011

Assistência Social divulga lista de pré-candidatos as vagas de conselheiro tutelar



29/03/2011


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), divulgou no Diário Oficial de hoje, dia 29, a relação dos pré-candidatos a conselheiros tutelares do município que estão aptos a realizarem a prova de aferimento de conhecimentos, nos termos do edital publicado pela Secretaria Municipal de Administração (SMA).
Os 208 pré-candidatos realizarão a prova sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no dia 10 de abril. As eleições para as vagas de conselheiro tutelar na cidade do Rio de Janeiro estão marcadas para o mês de junho.

Arquivos:

Alunos participam de aula ministrada por cineasta francês



22/03/2011  » Autor: Fernanda Reis

Duzentos alunos da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira (dia 22) da Aula Inaugural do projeto Imagens em Movimento, ministrada pelo cineasta francês Alain Bergala, no Cine Odeon BR. O projeto, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e a Universidade de Paris III, tem como objetivo oferecer aos jovens do 7º ao 9º ano uma metodologia de produção audiovisual desenvolvida pela Cinemateca Francesa. Além da formação dos jovens, o projeto levará cinco alunos da rede pública, em junho, a Paris para um encontro na Cinemateca Francesa.

Imagens em Movimento é uma das ações do Projeto Cineclube nas Escolas, que hoje conta com a participação de 210 escolas. Professores e alunos organizam e desenvolvem sessões do cineclube na escola, que recebe curtas, médias e longas metragens, contemplando uma diversidade de possibilidades narrativas e estéticas.

Durante a Aula Inaugural, Alain Bergalà mostrou aos alunos trechos de filmes, de diferentes nacionalidades, e comentou as semelhanças e diferenças de cada um. Os alunos também participaram do debate. Criador da metodologia implantada no projeto Imagens em Movimento, Bergalà, falou ainda sobre a expectativa do lançamento da ação na educação carioca.

- Estou feliz demais em começar essa experiência com cinema aqui no Rio de Janeiro, pois acredito muito nas mudanças que estão ocorrendo na educação brasileira. Espero que o projeto seja uma ferramenta fundamental para a melhora da educação no Rio – declarou Bergalà.

Para a aluna do 7º ano da Escola Municipal Nereu Sampaio, Carolaine Pereira, de 13 anos, o projeto está possibilitando que tenha uma visão mais crítica dos filmes.

- Com o projeto estou aprendendo muitas coisas técnicas, como filmar, iluminar e editar. Por isso tenho assistido mais vídeos, para poder ter ideias e compartilhar com a turma, pois vamos preparar pequenos filmes – afirmou a aluna.

A metodologia do projeto Imagens em Movimento é colocada em prática atualmente por uma rede de organizações internacionais (Cinema em Curs, da Espanha, Os Filhos de Lumière, de Portugal, EduCinema da Itália e o British Film Institute, da Inglaterra) que atuam em parceria, compartilhando suas experiências e resultados ao final de cada ano letivo. Forma-se assim uma rede de experimentação a respeito da prática de ensino do cinema para jovens com a qual o projeto está articulado. A ideia é adaptar este método ao contexto da educação nacional, de forma a proporcionar o encontro dos estudantes da rede pública com o cinema, desenvolvendo suas capacidades crítica e criadora e afirmando seu direito de acesso à cultura e à arte.


O cineasta Alain Bergalà é professor da Univesité Paris III – Sorbonne Nouvelle – e da FEMIS (França), além de escritor, crítico e diretor de cinema. Conselheiro de cinema para a Missão de Educação Artística e de Ação Cultural francesa, produziu o Eden Cinema, uma coleção de DVDs livres de direitos para divulgação em escolas.
 

Oportunidades para diversas áreas

Oportunidades para diversas áreas: "Se você é do tipo previdente, que tem sempre um esboço de projeto guardado na manga, este pode ser um bom momento para fazer a iniciativa decolar. Mas o tempo é apertado, porque diversos concursos e editais encerram inscrições no dia 31 de março. Confira as oportunidades que selecionamos e mãos à obra!
Março
Inscrições até 31 [...]"

Ponteiras/coelhinho

Ponteiras/coelhinho: "
Coisinhas da Claudia.

beijiiiinhos....
"

DENTE POR DENTE


TODOS OS SENTIDOS




Fonte: Folha
Desde pequena, aprendi a dividir os meus brinquedos com um irmão Down.

E o mais legal é que eu aprendi a abraçar com mais força, rir sem medo, olhar nos olhos sempre e nunca desistir, por mais difícil que seja a caminhada.

Hoje, sou uma profissional que pensa e faz mídia, o tempo todo. Nos bastidores de uma TV, com profissionais que lidam muito com a voz, com quem vive para a internet, com estrangeiros que precisam falar bem a língua portuguesa. Respiro comunicação.

Só que o que foi plantado dentro da gente durante a infância, fica pra sempre. É por isso que eu não consigo imaginar um mundo que não seja pra todo mundo, que não seja plural, igualitário e mais humano.

Por que as pessoas não entendem de uma vez por todas que a mídia brasileira é deficiente e não inclui?

Pessoas cegas precisam da audiodescrição –um recurso de acessibilidade onde um profissional descreve imagens, cenas, expressões faciais, e que já existe nos Estados Unidos e na Europa desde a década de 80!

Pessoas surdas precisam do intérprete de Libras, a língua brasileira dos sinais –que não é universal e possui sinais diferentes de acordo com a região em que se vive. Parecido com o sotaque ou com palavras típicas de uma região.

Pessoas com deficiência auditiva, que falam, usam aparelho auditivo e leem bem, precisam da legenda.

Três recursos de acessibilidade que fariam a alegria de milhões de brasileiros, mais precisamente, 6 milhões de surdos e 16 milhões de pessoas cegas.

A Folha dá o primeiro passo. Faz vídeos inclusivos e lança este blog com a intenção de reunir gente que pode melhorar o mundo. Queremos fazer história.

Para isso, precisamos ser muitos, milhares, milhões...

Se você está lendo este texto, saiba que você também faz parte desse todo!
Como você pode multiplicar estas informações?

Pensando, debatendo e propondo ações


29/03/2011

Fonte: Folha
Nós, da Casa da Arte de Educar, queremos fazer parte desta turma que pensa, debate e propõe ações para a construção de um mundo mais justo. Vamos contribuir com posts que vão contar um pouco sobre a nossa experiência em pensar e fazer educação.
Nesta primeira visita, a gente vai apresentar a vocês a Casa da Arte de Educar, que hoje funciona em duas unidades, na Mangueira e no Morro dos Macacos, ambas favelas cariocas. 
A Casa nasceu, em 1999, do encontro de educadores populares, moradores do morro da Mangueira, que procuravam soluções para a comunidade, com um grupo de educadores oriundos de uma educação formal de universidades.
Desde então, a Casa é dirigida e coordenada por moradores, com a contribuição das pessoas que não são locais, como eu. Nós entendemos que não é só a comunidade em si que resolve seus problemas, nem somos nós de fora que vamos trazer as soluções prontas.
A solução nasce da pesquisa e da prática dessas diferentes experiências que juntas se fortalecem. Hoje, os profissionais com origem comunitária, que trabalham na Casa, estão formados e com pós-graduação em educação.
Por outro lado, nós que viemos das universidades estamos aprendendo com a prática cotidiana, com a construção dos saberes, com o exercício de entender a educação e a cultura como dois lados de uma mesma moeda.
Entendemos que as diferenças são fundamentais e complementares para a formulação de uma didática intercultural capaz de transformar as diferenças em vantagens pedagógicas. E para construção dessa outra didática, partimos do entendimento de que todo professor é também um pesquisador. Por isso, nossas ações são também reflexões.
O trabalho da Casa da Arte de Educar se organiza em duas frentes: 1) Ações Pedagógicas, por meio da realização de oficinas com diversas práticas educativas; e 2) Pesquisas Pedagógicas que aprimoram a formação dos educadores, com o objetivo de aperfeiçoar e monitorar a Mandala dos Saberes (metodologia desenvolvida pela equipe da Casa).
Nesse contexto, a gente realiza educação integral, com crianças e jovens, além da educação de jovens e adultos, geralmente desenvolvida com familiares das crianças que frequentam a Casa.
Nós estamos estruturados em cinco núcleos:
Pesquisas Artísticas, onde não fazemos questão de gerar artistas ou produto cultural, mas sim trabalhar a arte a partir da linguagem comunitária.
Núcleo da Memória, onde trabalhamos imagens, fotografias, vídeos, construção de texto, para a identificação e resgate das histórias da comunidade.
Diálogos com a Escola, com o objetivo de enfrentar os desafios acadêmicos a partir de nossas experiências comunitárias e de repensar o currículo de forma mais ampla.
Cidade, que nasce da perspectiva de que a gente não aprende só na sala de aula e de que a cidade é em si uma experiência educadora. A gente utiliza a cidade como um livro, com muitas histórias e muitos saberes.
E ainda as Tecnologias Populares, que buscam aproximar o jovem do interesse pela ciência, entendendo que a favela é um espaço maravilhoso de invenção, porque é uma forma de vida com muitos problemas que precisam de soluções.
É por ter uma necessidade que o homem desenvolve alguma tecnologia. A ciência nasce daí. A gente relaciona o conhecimento local com a física, a mecânica etc.
Essa experiência tem sido muito significativa para os moradores da Mangueira e dos Macacos. Nos últimos três anos, nós participamos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apresentando vários “professores-Pardais”. Cada invenção traz em si uma possibilidade de diálogo com a ciência.
Nosso objetivo com o trabalho da Casa da Arte de Educar é a redução do quadro de desigualdade na educação brasileira e acreditamos que isso só é possível por meio do desenvolvimento de uma metodologia capaz de aliar, de forma sistematizada, a cultura local ao currículo escolar.
Por isso criamos a Mandala dos Saberes, tecnologia social voltada para a educação integral e capaz de colaborar para o diálogo entre escolas e comunidades, valorizando a integração entre os saberes locais e os saberes acadêmicos.
A metodologia foi selecionada pelo MEC para servir à educação integral do Programa Mais Educação e está sendo disseminada para 10.042 escolas em todo o Brasil.
A gente trabalha há quase 12 anos e por aqui já passaram mais de 5.000 crianças, beneficiadas diretamente. E não vamos parar. O que a gente quer é avançar na questão didática e pedagógica, para garantir que nossas crianças gostem de aprender, e nós, professores, também tenhamos prazer em trocar e construir conhecimento.
Já dizia Paulo Freire: "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão”.

Sueli de Lima --educadora e uma das fundadoras da Casa da Arte de Educar.

Vídeo Institucional do Todos Pela Educação – Em busca de um ensino melhor

março 29, 2011 04:31 pm

O Todos Pela Educação lança hoje, 29 de março, seu novo vídeo institucional que, por meio de histórias reais de crianças e jovens, aborda a qualidade da Educação no País. Os dados apresentados no filme foram retirados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

O filme apresenta a história da Kethelin, do Matheus e de muitos outros jovens que encaram a realidade da Educação brasileira. “O ensino vem melhorando, só que é muito pouco. Aí fica bem complicado mesmo, mas tem que batalhar”, diz Matheus.


Semana de Nutrição e Saúde

Semana de Nutrição e Saúde: "Veja as postagens dos anos anteriores: Semana de Nutrição e Saúde – 2008 Semana de Nutrição e Saúde – 2009 Semana de Nutrição e Saúde – 2010 NUTRIÇÃO E SAÚDE Fonte: Anatomia e Fisiologia Humana – AFH A nutrição é fator essencial na manutenção da saúde. Os hábitos alimentares, ou seja, os tipos de alimentos [...]"

Gravura 1/4

Gravura 1/4

As rotas da violência

As rotas da violência: "Como armas e munições chegam às mãos de bandidos brasileiros

Prefeitura controla frequência de funcionários contratados por organizações sociais

Prefeitura controla frequência de funcionários contratados por organizações sociais

Decreto dá nova redação a oito artigos do que trata da diversidade sexual no Município

Decreto dá nova redação a oito artigos do que trata da diversidade sexual no Município

Prefeito lança o programa "Cegonha Carioca"

Prefeito lança o programa "Cegonha Carioca"

Atividades turma da Mônica pra Baixar - Dengue

Atividades turma da Mônica pra Baixar - Dengue: "


Atividades para baixar: Turma da Monica contra a Dengue

São cruzadas, sequências de histórias e mais.





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Atividades Alfabetização e letramento - Alexandra

Atividades Alfabetização e letramento - Alexandra: "




Bom, quem frequenta o blog sabe que ano passado postei muitas atividades de alfabetização e leitura da Alexandra, as atividades dela são riquíssimas.



São bem interativas e sempre teve o maior carinho ao desenvolvê-las.



A maioria de suas atividades estão focadas na alfabetização e dificuldades de leitura, estou colocando link para vocês baixarem toooooodas as atividades que a Professora Alexandra me enviou.



São mais de 40 atividades para trabalhar diversas dificuldades ortográficas.





Alexandra querida, muito obrigada por compartilhar de seu material conosco, estou esperando mais atividades suas viu? Beijos!




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Livro para baixar - A lingua da Eulália

Livro para baixar - A lingua da Eulália: "
  • Nossa tradição educacional sempre negou a existência de uma pluralidade de normas lingüísticas dentro do universo da Língua portuguesa; a própria escola não reconhece que a norma padrão culta é apenas uma das muitas variedades possíveis no uso do Português e rejeita de forma intolerante qualquer manifestação lingüística diferente, tratando muitas vezes os alunos como 'deficientes lingüísticos'. Marcos BAGNO argumenta que falar diferente não é falar errado e o que pode parecer erro no Português não-padrão tem uma explicação lógica, científica (lingüística, histórica, sociológica, psicológica). Para explicar essa problemática, o autor reúne então n?A Língua DE Eulália as universitárias Vera, Sílvia e a esperta Emília, que vão passar as férias na chácara da professora Irene. Sempre muito dedicada, Irene se reúne todos os dias com as três professoras do curso primário, transformando suas férias numa espécie de atualização pedagógica, em que as 'alunas' reciclam seus conhecimentos lingüísticos. Mais do que isso, Irene acaba criando um apoio para que as 'meninas' passem a encarar de uma nova maneira as variedades não-padrão da Língua portuguesa. A novela flui em diálogos deliciosamente informativos. A Língua DE Eulália trata a sociolingüística como ela deve ser tratada: com seriedade, mas sem sisudez.



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PROJETO NO AR: TODOS PELA EDUCAÇÃO – PARTICIPAÇÃO DE TODOS

PROJETO NO AR: TODOS PELA EDUCAÇÃO – PARTICIPAÇÃO DE TODOS: "Já está disponível no site do Todos Pela Educação o kit de março do projeto “No Ar: Todos Pela Educação”. Neste mês, você encontrará um pout pourri de dicas, e depoimentos da atriz Isabel Filardis e do atleta Raí, falando sobre a participação de todos na Educação. O projeto No Ar Todos Pela Educação [...]"

Atividades de Páscoa

Atividades de Páscoa: "









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Numerais do Smiliguido

Numerais do Smiliguido: "













Gif de Porquinho
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Disque Português

Disque Português: "Plantão que existe há 30 anos em Fortaleza (CE)) tira dúvidas de português. Curitiba, Brasília e Jundiaí, São Paulo, também contam com o atendimento por telefone para estudantes e professores
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Dica da Semana: Filhos - da gravidez aos 2 anos de idade

Dica da Semana: Filhos - da gravidez aos 2 anos de idade: "

Sociedade Brasileira de Pediatria
Para os papais e mamães que estão procurando por um bom livro, aí vai uma dica muito legal!

O livro 'Filhos - da gravidez aos 2 anos de idade' é escrito pela Sociedade Brasileira de Pediatria, organizado por Dr. Dioclécio Campos Júnior e Dr. Fabio Ancona Lopez. Editado pela Manole, tem 376 páginas.

Filhos - da gravidez aos 2 anos de idadeIlustrado delicadamente pela premiada artista plástica Suppa, este livro oferece todas as orientações que os pais precisam saber para cuidar bem de seus filhos, de acordo com as mais atualizadas diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Dicas e conselhos são oferecidos de maneira lúdica e dinâmica. Todo o livro é colorido e ilustrado, facilitando a leitura e a consulta. O volume é um guia prático que aborda desde a gravidez até os 2 anos de idade da criança.

Onde encontrar

Você pode comprá-lo direto da editora ou procurá-lo por aí na internet.

Só um detalhe: para quem comprou a primeira edição, segue o link da errata.


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Entendendo a tal da "virose"

Entendendo a tal da "virose": "

DiarréiaDiarréia é um termo médico usado para designar aumento no número de evacuações ou alteração da consistência das fezes.

Ocorre frequentemente devido a infecções gastrointestinais por parasitas, vírus ou bactérias, embora também possa ser causada por outras doenças ou alterações na dieta.

Os germes responsáveis ​​pela diarréia dependem da área geográfica em que a pessoa vive, do nível de saneamento, do desenvolvimento econômico e dos padrões de higiene. Por exemplo, países que têm falta de saneamento ou que utilizam dejetos humanos como adubo tendem a ter surtos de diarréia quando bactérias ou parasitas intestinais contaminam lavouras ou água potável.

Em países desenvolvidos, os surtos de diarréia são mais frequentemente causados pelo que chamamos de intoxicação alimentar. A intoxicação alimentar ocorre quando toxinas são produzidas por bactérias em alimentos que não são manuseados, armazenados ou cozidos adequadamente.

Virose intestinal

DiarréiaOs vírus que causam diarréia, também conhecida como gastroenterite viral, podem se espalhar rapidamente, pois são altamente infecciosos. Felizmente, a diarréia geralmente desaparece sozinha em poucos dias. Para adolescentes e adultos saudáveis, gastroenterite viral é um transtorno comum, mas menor. Mas para as crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas, pode levar à desidratação, que requer atenção médica.

Através da história clínica e do exame físico, o pediatra pode conseguir detectar se a diarréia está sendo causada por vírus, bactéria ou parasitas intestinais. Em alguns casos pode ser necessária a realização de alguns exames complementares (sangue, urina, fezes e radiológicos) ou uso de antibióticos.

Aprenda a fazer soro caseiro: o líquido que salva vidas.


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Esporte na adolescência

Esporte na adolescência: "
por Dr. Paulo César Pinho Ribeiro

Esporte na adolescência

Praticar atividade física é algo que deve ser sempre estimulado, independente da faixa etária. Na adolescência este hábito é ainda mais importante, pois faz bem para o corpo e para a alma.

As vantagens do esporte para o adolescente incluem: combate a ociosidade, reforça sua auto-estima, cria maior resistência ao aparecimento de doenças, controla o peso, previne os riscos, ajuda na busca de objetivos e estimula o contato com outras pessoas criando sentimento de equipe e solidariedade entre os participantes.



No Brasil, os jovens praticam muito esporte?

Em nosso país, a população adolescente que pratica esportes ainda é pequena.

Quais os “mitos” com relação às práticas esportivas?

Esporte na adolescênciaMitos são crenças em que as pessoas acreditam e que não correspondem a verdades. Por exemplo, acreditar que o esporte promove crescimento físico, que atrasa ou interfere na primeira menstruação, que prejudica o rendimento escolar, que não deve ser praticado por adolescentes com doenças crônicas (diabetes, epilepsia, asma) são mitos que as pessoas acreditam e que temos que desmenti-los. Muitos também acreditam que o esporte é atividade sem riscos, fato este que deve ser esclarecido. As atividades esportivas podem ter riscos.

Qual o “mito” novo que temos em relação ao esporte?

Que as práticas esportivas de musculação quando associadas com medicamentos vão ocasionar um melhor rendimento, desempenho, destreza e agilidade para aqueles que consomem tais substâncias.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Adolescência

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Marcha para a leitura

Marcha para a leitura: "Os baixos índices de leitura no país carregam em suas raízes problemas como o analfabetismo, o difícil acesso às bibliotecas, o preço alto dos livros e a baixa qualidade do ensino. Navegue por três grandes projetos e descubra como eles tornaram o mundo da literatura acessível para muita gente.
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