sexta-feira, 13 de maio de 2011

Comemoração do Dia das Mães - A emoção transbordou...

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Comemoração do Dia das Mães - A emoção transbordou...: "
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A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: Metrô Rio em parceria com Bairro Educador leva esc...

A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: Metrô Rio em parceria com Bairro Educador leva esc...: "Foto de Felipe Pilotto dos alunos do CIEP DR. Adão Pereira Nunes Através de uma parceria do Bairro Educador e o Metrô Rio, os estudantes,..."

A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: No Bairro Educador, final de semana é dia de Circo...

A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: No Bairro Educador, final de semana é dia de Circo...: "Mais um final de semana passou e nossa parceria com o Metrô Rio possibilitou a ida de diversos alunos, responsáveis e profissionais da educa..."

Publicados descritores para as provas do 2º bimestre

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Publicados descritores para as provas do 2º bimestre: "A SME-RJ já disponibilizou na intranet os descritores de Ciências para as escolas do Programa referentes à 2ª prova bimestral de 2011. Clique aqui para consultar os descritores.As provas serão..."

Prefeitura realiza ação inédita contra a dengue em 49 bairros da cidade



Objetivo é eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e preparar as regiões para receberem o novo ciclo do fumacê

13/05/2011

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promove neste sábado, a partir das 9h, ação de combate à dengue em 49 bairros da cidade. A atividade tem como objetivo eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e preparar as regiões para receberem o novo ciclo do fumacê, que começa a ser aplicado no próximo dia 16. A atividade contará com a participação de 1.400 profissionais, entre agentes comunitários e de vigilância em saúde, além de garis da Comlurb. A expectativa é que 650 toneladas de lixo sejam recolhidas, evitando possíveis criadouros de mosquito.

Ao todo, foram programados 130 itinerários. A aplicação deste ciclo do fumacê ocorrerá até o dia 10 de junho e contará com a utilização de 24 carros de UBV (ultra baixo volume) e 54 equipamentos portáteis.

Os bairros que receberão a vistoria dos agentes no sábado e também estão inclusos no programa de visita do fumacê são: Santo Cristo, Rio Comprido, Santa Teresa, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo, Rocinha, Tijuca, Vila Isabel, Jardim Guanabara, Complexo do Alemão, Penha, Lins, Pilares, Inhaúma, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Honório Gurgel, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Marechal Hermes, Irajá, Guadalupe, Cidade de Deus, Vargem Pequena, Vargem Grande, Itanhangá, Curicica, Jacarepaguá, Anil, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Pechincha, Taquara, Padre Miguel, Realengo, Bangu, Senador Camará, Barra de Guaratiba, Inhoaíba, Santíssimo, Cosmos, Pedra de Guaratiba, Guaratiba e Campo Grande, Sepetiba, Paciência e Santa Cruz.

Paciência recebe Ação nos Bairros:

Também neste sábado, dia 14, a acontece mais uma projeto “Ação nos Bairros” em Paciência, das 8h às 14h, na Praça Sub-Tenente Florisvaldo Ferreira, Vila Alzira I. A atividade fará vistorias e eliminará possíveis focos do Aedes aegypti, além de promover ações educativas.

Durante toda a manhã, agentes comunitários de saúde irão visitar imóveis da área e equipes das Clínicas da Família Lourenço de Mello e Helande de Mello Gonçalves distribuirão camisinhas e kits dentais. A atividade também contará com aferição de pressão arterial, verificação de glicose e apresentação de um grupo de teatro. O evento contará com a participação de profissionais da Defesa Civil, Comlurb, CET Rio, Guarda Municipal e da Subprefeitura da região.

Anchieta programa festa e procissão de Jesus Bom Pastor com bloqueio na Rua Inácia Gertrudes



13/05/2011

Neste sábado, dia 14, das 18h à meia-noite, e no domingo, das 17h às 21h, para festa e procissão em louvor a Jesus Bom Pastor, em Anchieta, a Rua Inácio Gertrudes estará interditada ao tráfego entre as ruas Marcos de Noronha e Sancho de Faro.

A portaria da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias, ontem, dia 12, atendeu à solicitação da paróquia, promotora do evento.

Aulão de Dança de Salão em prol da Campanha de Vacinação contra Gripe!

Aulão de Dança de Salão em prol da Campanha de Vacinação contra Gripe!: "
O aulão começou animado!


Nossa querida técnica de enfermagem Vilma! Incentivando aqueles que ainda não se vacinaram...

Nosso principal objetivo: dilvugar ainda mais a Vacinação!


A gerente da Unidade Daniele também participou!








Nossa convidada, professora de Dança de Salão Michele da Vila Olímpica Clara Nunes. Toda unidade agradece sua participação!



Valeu pela participação turma! Vamos continuar divulgando a Vacinação contra Gripe!
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CIEP ZUMBI DOS PALMARES - Evento do Dia das Mães na Vila Olímpica Clara Nunes



 A equipe do CMS Fazenda Botafogo presente em mais um evento da Vila Olímpica Clara Nunes!
 A nossa homenagem ao Dia das Mães!
              Alongando e aquecendo os convidados dessa festa!



 Os alunos do CIEP Zumbi dos Palmares também estiveram nessa festa tão especial..


                   Também distribuímos preservativos e kit dentário!

  Junto a equipe da Vila Olímpica Clara Nunes e do CIEP        Zumbi dos Palmares, a Enfermeira Renata e a ACS Cláudia realizaram uma bela homenagem as mães!

Presentes também foram sorteados! Mais uma vez parabéns à todos que participaram dessa grande festa!

Semana cinquenta e dois

Dia chuvoso, uma das opções é um bom livro.
Aproveitem o final de semana.
http://www.blogdacompanhia.com.br/
Semana cinquenta e dois: "
Os lançamentos da semana são:



Tóquio proibida, de Jake Adelstein (Tradução de Donaldson M. Garschagen)

Nesta reportagem de tirar o fôlego, um jornalista americano traz à tona o submundo do crime japonês e revela uma Tóquio desconhecida, soturna e ameaçadora. Adelstein narra em ritmo de thriller os doze anos que passou no Japão como jornalista, investigando casos de sequestro, pornografia infantil, extorsão e tráfico de órgãos. Por trás de tudo, paira a sombra da yakuza, a poderosa máfia japonesa. Explorando as relações da yakuza com o governo, Adelstein depara com uma história de repercussões internacionais, envolvendo um chefão poderoso — o que lhe rende uma ameaça de morte e o faz mergulhar num jogo de corrupção, intrigas e mistérios, digno dos grandes romances policias.

O homem de Beijing, de Henning Mankell (Tradução de George Schlesinger)

No início de 2006, em Hesjövallen, povoado do norte de Suécia, dezenove pessoas são assassinadas por um psicopata cruel e metódico. Antes dos cortes mutilantes da grande lâmina que as liquida uma a uma, as vítimas são amarradas e submetidas a demorados tipos de tortura, no que parece um sinistro ritual de vingança. Apenas três vizinhos, únicos sobreviventes e possíveis testemunhas do massacre, são poupados: um casal de velhos hippies, isolado pela nevasca e pelo volume da música, e uma idosa mentalmente perturbada, perdida na estrada. Como a juíza Birgitta Roslin logo descobrirá, m diário esquecido e uma fita vermelha abandonada na neve são as únicas pistas capazes de levar à identidade do criminoso.

Na colônia penal, de Sylvain Ricard & Maël (Tradução de Carol Bensimon)

Versão em quadrinhos da clássica novela de Kafka, que retrata uma humanidade covarde e indiferente à sua própria violência. Enviado a uma colônia penal para dar sua opinião sobre os métodos nela empregados, um viajante descobre ali um sistema judiciário bárbaro. Ele assiste a uma execução em que o condenado é preso a uma máquina, que inscreve em seu corpo a sentença, até que a morte venha. Além dele e do próprio condenado, participam da cena apenas um soldado e o oficial encarregado de ministrar a justiça, o que será feito com o auxílio da máquina, expressamente concebida para que cada condenado sinta na carne o peso e a especificidade da sentença que recebeu.

A quem de direito, de Martín Caparrós (Tradução de Lucia Jahn e Heloisa Jahn)

No povoado de Tres Perdices, um padre é encontrado morto a punhaladas em sua igreja. O assassinato é a ponta de uma cadeia de fatos iniciada na ditadura militar que, entre 1976 e 1983, prendeu, torturou e “desapareceu” cerca de 30 mil pessoas na Argentina. Carlos — protagonista do livro — militou na esquerda revolucionária. Hoje sozinho, sem trabalho, doente, desiludido da política, se recusa a ter uma vida útil para a sociedade, como se diz, e a manter uma relação afetiva com a mulher que o visita. Seu único objetivo, enquanto a doença avança, é esclarecer o que se passou com Estela, sua companheira de juventude: trinta anos antes, grávida, ela foi sequestrada, torturada e “desaparecida”. Sua investigação desnuda o funcionamento da máquina de morte que foi o período militar na Argentina. Ao mesmo tempo, mostra o que pensavam os militantes que enfrentavam essa máquina feroz: qual era o projeto pelo qual estavam dispostos a dar a vida.

O centauro no jardim, de Moacyr Scliar

No interior do Rio Grande do Sul, na pacata família Tratskovsky, nasce um centauro: um ser metade homem, metade cavalo. Seu nome é Guedali, quarto filho de um casal de imigrantes judeus russos. A partir desse evento fantástico, Moacyr Scliar constrói um romance que se situa entre a fábula e o realismo, evidenciando a dualidade da vida em sociedade, em que é preciso harmonizar individualismo e coletividade. A figura do centauro também ilustra a divisão étnica e religiosa dos judeus, um povo perseguido por sua singularidade. Guedali cresce solitário, excluído da sociedade. Numa narrativa provocadora, ele rememora sua vida desde o nascimento em Quatro Irmãos, passando pela juventude em Porto Alegre, até chegar ao Marrocos. O livro foi eleito como um dos cem melhores livros de temática judaica escritos nos últimos duzentos anos.

Vice-diretora de escola é exonerada por questionar sexualidade

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Vice-diretora de escola é exonerada por questionar sexualidade: "

Thiago Guimarães, iG Bahia

Educadora da Bahia suspendeu menino de 11 anos por ter flagrado 'ato de indecência' em outro garoto

A vice-diretora de uma escola estadual de Salvador foi exonerada nesta sexta-feira por questionar a sexualidade de um aluno de 11 anos.Margnólia Oliveira, que trabalha no Professora Armandina Marques, na periferia de Salvador, suspendeu o aluno por dois dias na semana passada. O motivo, segundo a própria educadora, foi ter flagrado a criança em atos de “ousadia e indecência” com um colega.


Ao abordar o garoto, a vice-diretora perguntou se a criança “gostava de homem ou de mulher”. Também enviou carta à mãe do garoto em que repetiu a questão e recomendou que “prestasse atenção” na criança por seu suposto comportamento “indecente”.


A servidora não foi localizada pela reportagem. Em entrevista à TV Bahia, Oliveira relatou como abordou o aluno: “Meu filho, como é que você faz um negócio desses? Você gosta de homem ou de mulher? Você é uma criança. Eu perguntei a ele dessa forma, e redigi (a carta) para que a mãe conversasse com seu filho.”


Com a identidade preservada, o menino declarou à TV Bahia que passava a mão na cabeça do colega durante brincadeira quando foi abordado pela vice-diretora. “Eu estava balançando a cabeça do meu colega (...) e a vice-diretora perguntou se eu gostava de homem”, disse. Oliveira não suspendeu o outro menino por considerar que ele foi “assediado”.


A mãe da criança apresentou uma reclamação contra a educadora na Secretaria da Educação, que anunciou a exoneração da vice-diretora por “atitude preconceituosa”.


“Lamentamos a atitude da vice-diretora. Nossa orientação é sempre no sentido da inclusão e de respeito às diferenças. Atuamos de forma pedagógica, na perspectiva de construção do indivíduo e sua cidadania, com inclusão social, de gênero e de respeito à diversidade”, disse, em nota, o chefe de gabinete da secretaria, Paulo Pontes.


Como é funcionária concursada, a vice-diretora perderá o cargo de chefia na escola, mas continuará a trabalhar na rede estadual de educação da Bahia.


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Secretaria de Direitos Humanos abre edital para seleção de projetos na área da criança e do adolescente

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Secretaria de Direitos Humanos abre edital para seleção de projetos na área da criança e do adolescente: "A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República selecionará projetos na área das crianças e adolescentes."

O 13 de Maio e sua importância histórica

O 13 de Maio e sua importância histórica: "
Dos 511 anos de história brasileira, mais de 350 passaram-se sobre a escravidão dos povos negros africanos. O Brasil foi uma das primeiras colônias europeias na América a instituir a escravidão, assim como foi o último país a aboli-la. E essa abolição foi consumada em 13 de maio de 1888 com a assinatura da Lei Aurea pela regente do Império, a Princesa Isabel de Bragança.



Os anos de 1887 e 1888 podem ser considerados como “os anos da revolução abolicionista do Brasil”. Sim, revolução! O sentido e a essência da Lei Aurea reside no primeiro grande movimento de massas moderno promovido, sobretudo pelos trabalhadores escravizados, ex-escravos, trabalhadores livres, intelectuais, políticos liberais, segmentos da classe média e até alguns poucos latifundiários.



Refletir sobre o 13 de maio é lembrar principalmente o fim da escravidão. É lembrar o protagonismo dos escravos na revolucionária luta pela liberdade civil em nosso país. A escravidão integra a memória histórica das classes trabalhadoras e oprimidas do Brasil em geral e do negro em particular, mas seu fim, em 1888, também integra sua sala de triunfos contra a sede de opressão das classes dominantes. A revolução abolicionista foi vitoriosa e pôs fim ao escravismo brasileiro e de certa forma a todo um modo de produção colonial montado sob a égide do trabalho forçado. Ignorar a data é ignorar que em dois terços de nossa história houve a profunda luta entre escravizadores contra trabalhadores escravizados, tendo estes últimos alcançado sua vitória configurada na assinatura da Lei Áurea.



Estudos históricos grandiosos mostram, documentalmente, que as insurreições de escravos nas plantações, sobretudo as de café, nos últimos anos de cativeiro foram inúmeras. As formas de resistência iam desde queimadas de pomares inteiros a até abandono maciço de fazendas. E o mais grandioso de tudo: exigiam a liberdade civil, condição fundamental para estabelecer relações contratuais de trabalho.



A ação de grupos pró-abolição como o dos “Caifazes”, formados em grande parte por trabalhadores livres, intelectuais, profissionais liberais, brancos, pardos e mulatos que agiam no interior paulista libertando escravos de plantações; a ação dos ferroviários da São Paulo Railways, que escondiam escravos fugitivos nos vagões de cargas, onde depois de chegarem até Santos eram conduzidos à liberdade no reduto Quilombo do Jabaquara; a ação de tipógrafos que se recusavam a montar peças publicitárias de escravistas procurando por negros fugitivos; a ação de poetas e intelectuais anti-escravidão; a ação dos jangadeiros do Ceará, primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão, que se recusavam a embarcar nos navios os negros cearenses para o sudes te, pois lá seriam escravizados. Todas essas heróicas ações de negros e não negros integram a única revolução social vitoriosa no Brasil, que foi a Revolução Abolicionista.



O movimento abolicionista trouxe a conquista dos direitos civis concedidos a pelo menos setecentos mil seres humanos registrados até então como escravos. Em 13 de maio de 1888 foi suprimida a distinção entre trabalhadores livres e escravizados. Essa conquista social de nosso passado, ainda que parcial, possibilita-nos conquistas mais substanciais em nosso presente. Os trabalhadores escravizados, quando deixaram suas senzalas para por fim a escravidão em 1888, também apontaram para nós qual caminho deveríamos tomar em nosso presente: só a luta muda a vida!
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Começa a coleta de dados sobre alunos, professores e escolas

Censo escolar


Quinta-feira, 12 de maio de 2011 - 17:26
A partir de 25 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) dará início à coleta dos dados educacionais do ensino básico. Informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do país serão coletadas via internet, por meio do sistema Educacenso.

Os gestores escolares terão prazo até 14 de agosto para preencher e enviar as informações. Em setembro, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União e o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções.

Os dados fornecidos pelas escolas terão como data de referência o dia 25 de maio, considerado o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. O formulário do Censo Escolar coleta informações de quatro categorias: aluno, docente, escola e turma.

De modo geral, as mesmas questões são respondidas todos os anos, mas o questionário pode ser atualizado para melhor atender às necessidades da sociedade. Por isso, entre as mudanças de 2011, o censo recolherá informações sobre os profissionais tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais (libras), acatando uma solicitação da Secretaria de Educação Especial (Seesp) do Ministério da Educação. A situação das quadras de esportes dos estabelecimentos de ensino – se têm ou não cobertura – também será informada, para auxiliar a execução do Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares, ação do segundo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2).

O censo escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídio para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Assessoria de Imprensa do Inep
FONTE: MEC

Prova nacional para professores será aplicada em agosto

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Prova nacional para professores será aplicada em agosto: "

Agência Brasil

Avaliação será em três dimensões: profissão docente e cidadania, trabalho pedagógico e domínio dos conteúdos curriculares

A primeira edição da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente será em agosto de 2012. A informação foi divulgada nesta quinta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que será responsável pela aplicação do exame, cujo objetivo é auxiliar estados e municípios a selecionar professores para trabalhar nas redes públicas.


A proposta foi anunciada no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do diagnóstico de que os concursos para professores da rede pública eram, em geral, mal elaborados. O modelo que está sendo desenvolvido assemelha-se ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


O professor interessado participa da prova e, de posse da nota, poderá ser selecionado para trabalhar nas redes de ensino dos estados e municípios que aderirem à proposta. A previsão é que os resultados sejam divulgados em janeiro de 2013.


Um comitê de governança está concluindo a matriz de referência que irá indicar quais conteúdos e habilidades serão cobrados do candidato. O grupo é formado por representantes do Inep, do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e de entidades de pesquisa em educação como a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped).


De acordo com a matriz proposta pelo Inep, a prova vai avaliar o profissional a partir de três dimensões: profissão docente e cidadania, trabalho pedagógico e domínio dos conteúdos curriculares. Serão exigidos conhecimentos em temas como políticas educacionais, gestão do trabalho pedagógico, além do domínio dos conteúdos como língua portuguesa, matemática, história e artes.


A previsão é que o documento seja concluído até o início do segundo semestre. Em seguida, o Inep abrirá uma chamada pública para convocar especialistas interessados em elaborar itens para o exame.


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simetria


Symmetry from Everynone on Vimeo.


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TIJI “COLOUR”

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A imaginação de uma criança. / The imagination of a kid.



TIJI "COLOUR" HD from AKAMA on Vimeo.

IDÉIAS - Como estão os pneus do seu carro?? Ruins? Leva pra casa!

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Como estão os pneus do seu carro?? Ruins? Leva pra casa!: "

Em tempos onde nada deve ser jogado fora e de surtos da dengue (Oi?Vocês sabem que pneu no quintal levando chuva, etc, etc,etc), os pneus velhos do seu carango não devem ser vendidos por míseras moedinhas ao borracheiro, nem tampouco jogados no lixo ne? Não, se você gosta mesmo de decoração isso é quase um pecado, minha leitorinha.


São tantas ideias bonitas, simples e singelas, que mesmo você não tendo espaço no seu apertamento, é uma ótima oportunidade de presentear aquele parente que tem um espaço maior em casa. Imagina só levar de presente pra sua sogra pufes de pneu? Muito amor (ou ódio).



Na primeira foto, os pneus foram usados com função de playground: Adaptou-se pés de madeira, uma base e grama na parte de cima, então crianças felizes pulam saltitantes (penso comigo “ô dó” ) a brincar. Agora veja se a ideia dos pés de madeira não é boa pra fazer banquinhos em casa como na foto dos pneus vermelhos, ne?


Colocar rodinhas e improvisar um enconsto também tá valendo, mas daí já fiquei pensando em ir lá na Leroy, comprar uma chapa de mdf, pedir pra cortar em circunferência, colocar ali em cima e usar como mesinha de apoio ou mesinha de centro. Mostro uma ideia e te dou duas, rá!


E adaptar um plafon no pneu e pendurar no quarto do filho adolescente. Gente? Vinico do jeito que já gosta de carro iria querer, mas só tem 1 ano, amém ( Zzzzzzzzz, preguiça).


Agora essa de colocar ganchos e servir de porta bolsa, achei massa. Você pode colocar uns dois no seu closet e até guardar mais trequinhos ali dentro do pneu.



Ah, e para pintá-los é fácil: Tinta a óleo ou automotiva. O bom mesmo é fazer o serviço com compressor, então se não tiver em casa, o cara que pinta geladeira faz isso em dois minutinhos!




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Atividades sobre o Corpo Humano

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Atividades sobre o Corpo Humano: "









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Resolvendo problemas

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Resolvendo problemas: "

Nome: ________________________________________________ Data: ____/___/_____

Professora: __________________________________________ Turma: __________

Resolva os problemas:

1) Para a decoração da igreja, no dia do casamento de Andréa, foram usadas 350 rosas brancas, 5 centenas de rosas vermelhas e 180 rosas amarelas. Quantas rosas foram usadas ao todo na decoração da igreja?





R:___________________________________________________________

2) Beto gastou 235 reais na compra de móveis para sua casa. Deu 300 reais para pagar a despesa. Qual a quantia que recebeu de troco?





R:___________________________________________________________

3) Raul foi jogar bafo. Saiu de casa com 115 figurinhas e depois dos jogos estava com 190 figurinhas. Quantas figurinhas ele ganhou?





R:___________________________________________________________

4) Na loja A, um aparelho de som custa 456 reais. Na loja B, o mesmo aparelho custa 408 reais. Qual é a diferença de preços entre a loja A e a loja B?





R:___________________________________________________________

5) Uma banca de jornais vende 350 jornais por dia, de segunda-feira a sábado. Quantos jornais são vendidos nesse período de tempo?
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Atividades sobre a Gripe Suína

Atividades sobre a Gripe Suína: "









Atividades enviadas pela amiga Sonia Regina Ubeda ao Grupo:
'Sugestão de Atividade Escolar', do qual faço parte.


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Interpretação de tirinha

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Interpretação de tirinha: "


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