segunda-feira, 6 de junho de 2011

Banco de Atividades: CIÊNCIAS - minhocário

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Banco de Atividades: CIÊNCIAS - minhocário: "Materiais necessários para cada minhocário: Uma garrafa pet de 2 litros e uma menor de água mineral brita ou pedrinhas, terra, saco de li..."

Banco de Atividades: CIÊNCIAS - mini horta com garrafa PETI

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Banco de Atividades: CIÊNCIAS - mini horta com garrafa PETI: "Materiais necessários: garrafas pet, tesoura, terra, mudinhas ou sementes. Procedimentos: Deite a garrafa pet e corte um dos lados da ..."

Um olhar sobre a Educação Infantil

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Um olhar sobre a Educação Infantil: "
Hoje está um belo dia para a estreia do meu blog.
Tardezinha de frio, lanchinho com biscoitos e leite quente,
um soninho embaixo do edredom...


Sou professora de Educação Infantil com muito orgulho... com muito amor!

Algumas pessoas acreditam saber o que é importante ensinar às crianças. Penso que nós - adultos - é que devemos prestar atenção em tudo o que podemos aprender com elas.



O mundo seria um lugar melhor se todos o vissem com olhos de criança!



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Eu trabalho em um EDI

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Este é Blog do EDI Sandino, mais um na nossa lista.

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Eu trabalho em um EDI: "
Mas, afinal, o que é um EDI?



Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI)

São unidades que possuem turmas de creche e de pré-escola em um mesmo ambiente físico, possibilitando que a criança faça parte de um mesmo grupo de colegas e de uma mesma instituição durante toda a Educação Infantil. Desta forma, facilita-se o monitoramento do seu desenvolvimento e crescimento ao longo desse percurso.

Os principais pilares do EDI são:
- junção de creche e pré-escola
- sala de primeiros atendimentos
- biblioteca infantil
- atendimento em período integral.

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Dia Mundial do Teste do Pezinho é celebrado pela primeira vez no país



O exame deve ser feito na primeira semana de vida do bebê

06/06/2011

Importante para a detecção de doenças logo após o nascimento, o teste do pezinho é realizado nas unidades municipais de saúde. Para marcar a importância do exame, este ano o Brasil celebrou pela primeira vez o Dia Mundial do Teste do Pezinho, no dia 6 de junho.

No teste, que deve ser feito preferencialmente na primeira semana de vida do bebê, o sangue do calcanhar do recém-nascido é coletado e levado para análise. Caso seja detectada alguma doença, o tratamento rápido pode evitar sequelas, como retardo mental ou que a doença se agrave, no caso da anemia falciforme. Como o calcanhar é uma região rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido rapidamente e de forma quase indolor.

O exame é feito para diagnosticar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias ou doenças crônicas, como anemia falciforme. O teste é realizado entre os três primeiros dias de vida do bebê, mas pode ser feito em até no máximo 30 dias. O quanto antes é detectado qualquer problema, mas eficaz é o tratamento.

Dia do Abraço na E.M.Comandante Arnaldo Varella

Ainda temos muitos abraços para mostrar.


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Dia do Abraço na E.M.Comandante Arnaldo Varella: "

Arte final do logotipo: Professora Diana

Para celebrar o Dia do Abraço, a E. M. Comandante Arnaldo Varella realizou apresentações e exposição dos projetos realizados. A Oficina de Arte e Tecnologia itinerante na escola participou ativamente desse evento.






Coordenadora Silvia Regina, professora Sonia e alunos

Professora Iracilda, Professora Luciana e a Diretora Conceição


Mural do Projeto Político Pedagógico

Coordenadora do Projeto Mais Educação - Nathalia e Professora Luciana


Alunos da Oficina de Arte e Tecnologia

Pequena mostra sobre Arte Indígena








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CIEP Engenheiro Wagner Gaspar Emery e Creche Municipal Vitória da Paz vão às ruas em defesa do Meio Ambiente

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Parabéns!!! Que trabalho bacana.
CIEP Engenheiro Wagner Gaspar Emery e Creche Municipal Vitória da Paz vão às ruas em defesa do Meio Ambiente: "
Nesta quinta-feira, dia 02 de junho de 2011, o Bairro Educador deu mais uma demonstração de sua força e cumpriu um dos seus principais objetivos, que é explicitar o belo trabalho que as instituições de ensino promovem. Estamos falando, mais precisamente do CIEP Engenheiro Wagner Gaspar e da Creche Municipal Vitória da Paz, ambas localizadas no Bairro Vilar Carioca, e integrantes do Bairro Educador Inhoaíba.

Há alguns meses, a equipe do Bairro Educador local, em conversas com as equipes pedagógicas destas instituições, detectou que um dos maiores problemas da comunidade é justamente com a preservação do meio ambiente do bairro, e principalmente, o descarte errado do lixo. A partir disto começaram as idéias e a movimentação, sobre o que fazer e como fazer para frear e sensibilizar a comunidade. Um protesto? Oficinas de Meio Ambiente? Uma Passeata? Integração entre líderes comunitários? A idéia foi justamente mesclar todos estes itens, relatados acima.

Durante três semanas, precisamente nos dias 10, 19, 26 e 31 de Maio, a equipe do Bairro Educador local promoveu, no CIEP, oficinas de Meio Ambiente, com apresentação de vídeos, debates e resenhas sobre o tema. Estas oficinas, aconteceram nas turmas de 4º e 5º anos, de ambos os turnos, e foram desenvolvidos cartazes e placas, relativos ao tema, que seriam utilizados no dia da Passeata (onde todas as turmas participaram). Nestes momentos, contamos com o total apoio, compreensão e dedicação das professoras das respectivas turmas. Foram momentos em que, estimulamos a criatividade dos alunos e trabalhamos, em parceria, um tema tão relevante para a comunidade na qual estão inseridos, na qual vivem.

Durante o tempo em que eram realizadas as oficinas, surgiam mais idéias, e para nossa sorte, mais parceiros também. Contamos com apoio da equipe do PSF local, que ajudou na divulgação da ação, além de fazer o controle do trânsito durante o evento. Contamos também com a participação de representantes da Associação de Moradores local, que nos cedeu um carro de som, que possibilitou maior mobilização durante o evento.


Voltando a Passeata, ficou decidido que a rota seria do CIEP até a Creche, onde haveria apresentações de ambas as instituições. No meio do caminho, além do barulho e gritos de protestos das crianças, foram observados potenciais divulgadores da ação, principalmente em locais de comércio, onde foram colados os cartazes, confeccionados durante as oficinas. Era possível observar também, o espanto dos moradores, com a enorme quantidade de pessoas caminhando, porém logo após este espanto inicial, era possível ver que mais e mais pessoas aderiam à multidão, ou no mínimo apoiavam a atividade.

Chegando ao local das apresentações, a Creche Vitória da Paz fez uma apresentação muito bonita e emocionante, sobre a dengue, demonstrando o tamanho capricho das professoras que idealizaram a atividade. Já o CIEP fez duas apresentações, com paródias de músicas de sucesso. Eram canções que estavam de plena concordância com o tema e encantavam a todos que ouviam. Ao final das apresentações, foi iniciado o caminho de volta ao CIEP Engenheiro Wagner Gaspar Emery, mas nada de desânimo pelo fim da atividade, as crianças demonstraram o mesmo entusiasmo inicial, cantando, conversando com moradores e familiares, colando cartazes, etc. Na chegada ao CIEP, o grupo “Pegando de Surpresa”, formado por trabalhadores da Comlurb, mais uma parceira da atividade, já estava esperando pelas crianças, e proporcionou um belo show de samba, finalizando com chave de ouro a atividade.
Por fim, esta foi uma ação educativa, que fez um apelo significativo pela preservação da natureza, valorização do bairro e da Escola, além da melhoria da qualidade de vida. Todos itens que fazem parte da metodologia e objetivos do Bairro Educador. Agradecemos imensamente a participação de todos, das Equipes Pedagógicas da Creche e do CIEP, da Equipe do PSF, da Associação de Moradores, dos moradores que abraçaram a causa, das professoras da Creche e do CIEP, e principalmente das Crianças, as grandes estrelas do evento.

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Escolas terão R$ 100 milhões para melhorar acessibilidade

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3685:escolas-terao-r-100-milhoes-para-melhorar-acessibilidade-&catid=93:noticiasrede&Itemid=232
Escolas terão R$ 100 milhões para melhorar acessibilidade: "

Até R$ 9 mil por escola(Brasília, 6/06/2011) - Apenas 20% das escolas públicas de educação básica atendem critérios de acessibilidade a estudantes com deficiência. Dados do Censo Escolar de 2010 apontam quase 500 mil desses estudantes matriculados em unidades de ensino regular. Para adequá-las às necessidades dos alunos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai repassar recursos de R$ 100 milhões a 3.433 municípios.


Os recursos destinam-se, prioritariamente, à promoção da acessibilidade arquitetônica de 12.165 mil escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal. Podem ser aplicados, também, na aquisição de itens como cadeiras de rodas ou softwares específicos. “Trata-se de um apoio que a União oferece aos sistemas de ensino” disse a diretora de políticas de educação especial do Ministério da Educação, Martinha Clarete.


Este ano, serão atendidas as escolas que receberam sala de recursos multifuncionais em 2009 e registraram matrícula de estudantes com deficiência no Censo de 2010. Cada unidade de ensino pode receber recursos que vão de R$ 6 mil a R$ 9 mil, de acordo com o número de alunos. O dinheiro pode ser usado na aquisição de material para a construção de rampas, alargamento de portas, adequação de corredores, sanitários, bibliotecas e quadras de esportes. “Os estudantes com deficiência devem ter acesso a todas as dependências da escola”, ponderou a diretora.


A Escola Inclusiva faz parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que reduz a burocracia na transferência de recursos. Para recebê-los, as escolas devem elaborar plano de ações, a ser submetido à aprovação das secretarias de educação, observados os critérios e normas gerais de acessibilidade nas obras.


Ouça sonora com Martinha Clarete sobre o assunto. [Sonora – 4’15’’]


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Inscrição para o Selo Escola Solidária 2011 vai até dia 15 de junho

http://www.unesco.org

Escolas públicas e particulares de educação básica de todo o Brasil têm mais alguns dias para participar do Selo Escola Solidária 2011 e serem reconhecidas pelos projetos socioeducativos que desenvolvem.


As inscrições da 5ª edição do Selo Escola Solidária, realizado pelo Instituto Faça Parte e apoiado pela UNESCO, foram prorrogadas até 15 de junho. Para participar, basta a escola escolher um projeto em andamento que utilize o voluntariado educativo e preencher a ficha de inscrição disponível no site do Instituto.

O Selo Escola Solidária valoriza o que as escolas vêm fazendo para melhorar a qualidade de seu ensino de forma integrada a uma prática social. “É o que chamamos de voluntariado educativo, uma maneira de dar significado aos saberes escolares e à vivência de valores por meio do desenvolvimento de atividades sociais planejadas sem deslocar a escola da sua principal função: a de promover a aprendizagem e a formação para a cidadania”, explica a coordenadora executiva do Instituto Faça Parte, Katia Mori.

As escolas que se inscreverem têm a oportunidade de mostrar como conseguem driblar questões do dia-a-dia, despertando a vontade dos alunos pelo aprender, motivando a comunidade a se integrar ao cotidiano escolar e como essas ações têm refletido na evolução da aprendizagem de crianças e jovens.
Todos os projetos inscritos serão analisados de acordo critérios estabelecidos pelo Instituto Faça Parte. Entre os quesitos estão pertinência com o conceito de voluntariado educativo e resultados pedagógicos e sociais alcançados até o momento.
As escolas reconhecidas integrarão a Rede de Escolas Solidárias e terão seus projetos de divulgados no site do Faça Parte. Assim, será possível conhecer e trocar experiências sobre voluntariado educativo com escolas de todo o país. O resultado do Selo Escola Solidária será divulgado em setembro de 2011.
O Selo Escola Solidária é realizado em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), UNESCO e Unicef. Desde 2003, o Selo Escola Solidária reconheceu 16.181 projetos em todos os Estados brasileiros.

Festa junina, só se fizer sentido | Gestão Escolar | Nova Escola

Série bem interessante, leiam, é bem legal.
http://revistaescola.abril.com.br

Festa junina, só se fizer sentido | Gestão Escolar | Nova Escola

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

http://emandreafontespeixoto.blogspot.com/

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente: "
Pelo Professor Samuel Ferreira Damaciano
Acredito que hoje as vossas caixas de e-mail receberão inúmeras mensagens sobre o assunto. São aquelas mensagens que nos dão um roteiro certeiro de como resolver todos os problemas do mundo, ou aquelas que de tamanha profundidade e conteúdo moral, todos os meses ressurgem em sua caixa sem que você saiba quem foi o amigo que lhe enviou da ultima vez.

Elas estarão dizendo que devemos preservar a natureza, reciclar o lixo, ter consumo consciente da água e da eletricidade entre outras incitações positivas, todas cheias de palavras que sem reflexão, embasamento e atitudes não passarão de clichês: sustentabilidade, preservação, conservação, “bioalgumacoisa”, “ecoalgumacoisa” ,”salvaralgumacoisa“ e ”salvaralgúem” , por aí vai...

Não estou aqui colocando-as em patamar menor, tratando com descaso, muito pelo contrário, são mensagens importantes e que ecoam de maneira diferente em cada um; eu mesmo sou um frequentador assíduo desse vocabulário,pois insisto comigo mesmo para que da teoria migre para a prática de cada uma delas ou de uma que seja ao menos.

Eu estou aqui pensando que tipo de mensagem gostaria de receber hoje, pensei então em algumas coisas que me aconteceram essa semana e que me tomaram bom tempo de reflexão.

Lembrei basicamente de 3 fatos:

(1) uma matéria de telejornal onde uma entrevistada disse ter comprado 8 pares de sapato no mês de maio;

(2) uma discussão que não se sabe onde começou nem como terminou, mas que no final tudo ficou esclarecido;

(3) uma matéria que assisti hoje pela manha sobre o caso de pessoas (comunidades Kilombola, ambientalistas, trabalhadores rurais entre outros) que vivem sob escolta policial por sofrerem ameaças de morte por disputa de terras ou por lutarem por causas idealistas.

Então neste dia estou mandando para o Matheus, um e-mail sobre meio ambiente, com a seguinte mensagem:

Matheus,
Lí este e-mail e lembrei de você:
No dia do meio ambiente faça assim:

1. Não compre 8 pares de sapatos no período de 30 dias para você nem para seus filhos nem para sua esposa ou namorada. Mesmo que você e ela trabalhem e tenham dinheiro suficiente para comprar a fábrica de sapatos não aceite isso como algo normal. Caso sapatos seja algo já superado, utilize estas orientações para qualquer outro item que tenha grande durabilidade e não precise ser renovado semanalmente, mensalmente, dias de pagamento, diante de uma promoção ou queima de estoque. Obs.: para estes casos, onde se lê SAPATOS, substitua por um desses itens: CARRO, CELULAR, TV DE PLASMA, RELÓGIO.

2. Esforce-se para esclarecer algum mau entendido ou ruído de comunicação.
Isso tem a ver com a sua consciência, valores e ética, pois se você age bem intencionado, com honestidade, então pode defender uma posição onde ocorreu mal entendido e um problema de comunicação que possa ter gerado desconforto, melindre, “bate-boca”. Se as outras partes estiverem dispostas a resolverem o problema com maturidade tudo vai acabar bem, caso não seja assim, faça a sua parte e volte para casa com a consciência tranquila; mesmo que outros não creiam na sua honestidade, inocência ou em uma palavra que foi mal aplicada ou mal interpretada; você sabe disso e pode sempre contar a versão verdadeira dos fatos. Como diz um amigo meu: “nada paga uma consciência tranquila”. Também, se esforce para que as pessoas vejam quem você é de verdade; precisamos no dia-a-dia viver vários personagens, pois cada ambiente exige que tenhamos determinado comportamento e postura, mas é importante manter nossa autenticidade;
se você é do bem vai levar isso pra onde for e para os que agem mal intencionados, arquem com as consequências.

3. Em último, não aceite a barbárie.
Não reproduza discursos que defendem métodos violentos de resolverem problemas. São discursos bárbaros, que ajudam a proliferar a violência e manter o estado de caos. Temos, cada um de nós, maneiras diferentes de externar diferentes aspectos da violência. Preconceitos, egoísmo, indiferença, apatia são exemplos dentre os milhares. Poucos recusam reagir com agressividade, pois tratar de maneira violenta é uma forma de afastar os problemas da gente. É como dar uma paulada num vira-lata esfomeado. Tenha sempre o AMOR como a melhor saída. O AMOR educa através dos EXEMPLOS. O “Chico” disse e eu concordo com ele, que nossa vida é como um livro, cada dia uma página em branco que iremos escrever com a tinta das nossas escolhas e atitudes; cada gesto, cada palavra, cada afirmação é uma tinta perene neste livro. Diante da barbárie proteste deixe claro que você se posiciona contra, não deixe dúvidas; as pessoas que mais admiramos são aqueles que tem coragem de defenderem seus pontos de vista sem medo do que outros pensam. É necessário mais coragem para manifestar o sentimento AMOR do que coragem para ser violento. Ser violento é fácil e a longo prazo você terá sérios prejuízos. O AMOR é o melhor investimento que fazemos no futuro nosso e dos outros.

Matheus,
Claro que são muitas as mensagens melhores do que esta, só quero que saiba no que acredito, que se não vencermos a nós mesmos nada adianta tentar salvar o mundo.
Neste dia 05, dia Mundial do Meio Ambiente, o Meio Ambiente que eu e você, os únicos que lerão estas palavras, devemos salvar primeiro é o nosso Meio Ambiente “Interior”.


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(O Matheus a que se refere o texto acima é o personagem fictício de uma aventura pelo mundo da ciência, ecologia, meio-ambiente e pelo universo infanto-juvenil cujas aventuras podem ser vistas no blog: 'Matheus pra onde vai o lixo?" )
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Passo a passo da tematização da prática

ttp://revistaescola.abril.com.br
Passo a passo da tematização da prática

MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO

http://elosdasaude.wordpress.com/

MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO: "
Junho é o mês dos namorados.

E é também o Mês de Prevenção das Violências no Namoro.


Diversas atividades estão programadas para incentivar o debate sobre o tema e promover a gentileza e a solidariedade no namoro. A partir desta segunda-feira, dia 6, a Clínica da Família Valéria Gomes Esteves, da CAP 5.3, promove um ciclo de exibição de vídeos sobre a temática da violência no namoro. As sessões serão seguidas de debates e o tema também será abordado pelos grupos da unidade.


Na quinta-feira, dia 9, o Rap da Saúde promove o encontro Discutindo a Relação, para lançamento do vídeo A vida é como ela é? As coisas são como elas são?


O evento será realizado no Adolescentro Paulo Freire (Av. Niemeyer, 776, 12º andar, São Conrado), a partir das 13h30. Após a exibição, será realizado um debate com especialistas na área, os jovens que participaram da produção e o público, que receberá o kit amor – material lúdico-informativo sobre prevenção das violências no namoro.


Assista ao trailer do filme A vida é como ela é? As coisas são como elas são?, produzido pelo Rap da Saúde




Participe do Mês de Prevenção das Violências no Namoro! Baixe a imagem do laço da gentileza e compartilhe-a em seus perfis no Facebook, Twitter, Orkut...




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MEIO AMBIENTE PARA MAIORES - Consciência Ecológica e Paz

MAIS VÍDEOS - MEIO AMBIENTE









MEIO AMBIENTE PARA CRIANÇAS

QUANTO TEMPO LEVAM ALGUNS MATERIAIS PARA SEREM DEGRADADOS



Um dos mais sérios problemas ambientais provocados pelo lixo doméstico, é o longo tempo necessário à sua degradação.  Cuide disso.