quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aluno da EBA Cria Revista Virtual sobre Artes

http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
Aluno da EBA Cria Revista Virtual sobre Artes:

Aluno da EBA cria revista virtual sobre Artes





Júlia de Marins




Criada em janeiro deste ano, a Revista Monotipia apresenta, ao longo de suas oito edições, entrevistas, quadrinhos e ilustrações produzidos por alunos da UFRJ para o público interessado em conhecer ou aprender mais sobre os quadrinhos e as artes em geral. Iniciativa independente, o projeto foi criado por Julio Martins de Castro – estudante de graduação da Escola de Belas Artes (EBA) e editor da Monotipia – para dar continuidade ao trabalho realizado por ele, juntamente com outros três alunos da EBA, por meio da Revista Pheha (www.pheha.com), entre agosto de 2008 e 2009. Segundo Martins de Castro, “a Revista Monotipia é um pacote de informação para que ilustradores, quadrinhistas e outros artistas plásticos divulguem sua produção para além de seus canais individuais”.



De acordo com ele, as publicações buscam dar espaço a criadores e, assim, incentivá-los a produzir. “O objetivo da Monotipia é incentivar a criação artística, uma vez que pretendemos, mantendo um padrão de qualidade, ser um veículo acessível aos artistas que nos procurarem, além de outros, convidados”, disse o editor. Veiculada apenas virtualmente, a revista busca atingir, com a ajuda da divulgação por mailing e redes sociais, o público que tem tempo e gosta de ler na internet, em especial sobre quadrinhos. “Nosso leitor é, principalmente, quem tem interesse em outro olhar sobre os quadrinhos – e sobre as artes em geral. Não necessariamente os interessados por este ou aquele personagem, ou algum movimento específico, mas quem quer conhecer o que está acontecendo, quem são os artistas que estão produzindo. Não é preciso conhecer previamente, por exemplo, Laudo Ferreira, entrevistado da oitava edição, para aproveitar plenamente a entrevista com ele. A Monotipia é uma publicação para quem não necessariamente conhece o meio”, especificou o criador da revista.



Em relação ao conteúdo, o trabalho conta com autores colaboradores – alunos da UFRJ, estudantes de outras instituições e demais artistas – empenhados em publicar textos ou imagens feitos por seu próprio interesse, sem imposições. Segundo Martins de Castro, “não há assuntos preestabelecidos, mas incentivamos os autores a enviarem material que tenham feito para si, não para alguma encomenda ou disciplina. Acredito que seja mais interessante quando o trabalho reflete as questões do autor, não uma eventual demanda externa”.



Quem quiser participar das edições, pode enviar portfólio para monotipia@gmail.com. A Revista Monotipia é realizada inteiramente por alunos, sem a participação de docentes, e pode ser acessada pelos endereços www.monotipia.com e http://blog.monotipia.com.





REFERÊNCIAS::




Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

EDUCATIVO MAM-RJ (AGENDAMENTO)

http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
EDUCATIVO MAM-RJ (AGENDAMENTO):

NÚCLEO EXPERIMENTAL DE EDUCAÇÃO E ARTE




AGENDAMENTO | Núcleo Experimental de Educação e Arte






O Núcleo Experimental de Educação e Arte, a partir de agosto, realizará os agendamentos para visitas de grupos ao MAM sempre na primeira semana do mês.



São oferecidos ônibus gratuitamente para escolas públicas e organizações sociais, localizadas no Rio e Grande Rio, para grupos de até 40 pessoas.


O agendamento pode ser feito para as seguintes MEDIAÇÕES EXPERIMENTAIS:


  • Conversas nas exposições
Visitas que propõem percursos relacionando a exposição permanente Genealogias do Contemporâneo - Coleção Gilberto Chateaubriand e as mostras temporárias, instigando percepções ampliadas com enfoque na trajetória da arte moderna para a contemporânea.


  • Território Descoberto
Visitas que propõem percursos relacionando história, a arquitetura de Affonso Eduardo Reidy, os jardins do paisagista Burle Marx, outras construções da cidade e a exposição permanente.



Entrada gratuita para grupos agendados:

terça à sexta: 13h às 15h e 15h às 17h

sábado e domingo: 13h às 15h

Horário de agendamento:

terça à sexta, das 12h às 18h.

Contato: (21) 2240 4948



Saiba mais sobre a programação do Núcleo: www.nucleoexperimental.blogspot.com


Produção

Núcleo Experimental de Educação e Arte

Atendimento: das 12h às 18h

☎ 55 21 2240-4948



MAM - Museu de Arte Moderna

Av. Infante Dom Henrique 85

Parque do Flamengo

20021-140





Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

DECORAÇÃO - PUFES DE PNEU

A idéia é muito boa e ainda salva o planeta.
Pode se usar nas salas de leitura, para criar um clima agradável.
Entrem no link e vejam quantas idéias legais.
http://bit.ly/cRmg8S

IDÉIAS DE DECORAÇÃO - Como fazer ponto cruz na parede

Como fazer ponto cruz na parede
http://www.dcoracao.com/

Ocupação social inédita no Parque União

http://rodrigobethlem.blogspot.com/
Ocupação social inédita no Parque União:

A SMAS promove a partir de hoje, dia 24, uma intervenção inédita, com ações conjuntas para acolher e reinserir socialmente pessoas em situação de rua localizadas na cracolândia do Parque União, na Zona Norte. A região tem sido a mais problemática e a que temos recebido mais reclamações, principalmente pelo comportamento agressivo dos usuários de drogas.



O trabalho será intensivo, diário, na parte da manhã e à tarde, em parceria com órgãos de segurança. Estarão envolvidos assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, médicos sanitaristas, policias do 22º BPM, além da DPCA. A ocupação social será por tempo indeterminado e poderá ser empregada em outras cracolândias da cidade.



Essa intervenção é fruto de um trabalho que a SMAS vem realizando desde março. Estamos evoluindo, passo a passo e com muita responsabilidade, na questão do combate ao crack. Pioneiros em relação ao abrigamento compulsório de crianças e adolescentes envolvidas com esta droga, pretendemos fortalecer nossas ações em áreas consideradas de alto risco, na tentativa de devolver a cidadania aos acolhidos e o espaço urbano aos moradores daquela região.



CAPACITAÇÃO EM ABORDAGEM SINDRÔMICA DE 42 PROFISSIONAIS, ENTRE MÉDICOS E ENFERMEIROS, SOB A DIREÇÃO DOS ENFERMEIROS NORBERTO DAVID E RITA RÉGIS

http://otics-iraja.blogspot.com/
CAPACITAÇÃO EM ABORDAGEM SINDRÔMICA DE 42 PROFISSIONAIS, ENTRE MÉDICOS E ENFERMEIROS, SOB A DIREÇÃO DOS ENFERMEIROS NORBERTO DAVID E RITA RÉGIS:


A Ger. DST /AIDS e a  Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS) em parceria com o CMS Carmela Dutra, realizou nos dias 03 e 10 de Agosto 2011, no CMS Alice Toledo Tibiriçá, a Capacitação em Abordagem Sindrômica  de 42 profissionais,  entre Médicos e Enfermeiros, sob a direção dos Enfermeiros Norberto David e Rita Régis.


A Abordagem Sindrômica das DST é uma estratégia priorizada pela saúde e considerada uma ferramenta essencial para o controle das DST no Brasil e tem seu lugar na Atenção Básica. Entendida como um dos componentes  importantes na quebra da cadeia de transmissão, detecção precoce destas patologias e para adoção de práticas seguras, reduzindo futuras infecções. Segundo Dra. Giselle Israel (Ger. DST/AIDS), a CAP 3.3 é a CAP que mais treinou profissionais em Abordagem Sindrômica .


Este treinamento teve como objetivos: fomentar conhecimentos entre os profissionais da rede básica de saúde do Município do Rio de Janeiro quanto ao manejo das DST, utilizando a abordagem sindrômica; sensibilizar os profissionais , para a importância do manejo sindrômico das doenças sexualmente transmisssíveis ma rotina dos serviços; discutir o aconselhamento como estratégia de prevenção das DST; discutir as etapas da consulta em Ginecologia; discutir os fluxos da abordagem sindrômica e discutir as questões  sobre a diversidade sexual.













Photobucket



Photobucket

Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz abre inscrições para seu processo seletivo 2012

http://www.oglobo.com.br/
Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz abre inscrições para seu processo seletivo 2012:

RIO - As inscrições para o processo seletivo 2012 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começaram nesta quarta-feira (24) e vão até 23 de setembro
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

Cuidados com a voz - Dicas importantes para professores

http://educadoradevanguarda.blogspot.com/

Cuidados com a voz:

Vivemos em uma época que a preocupação com a saúde está cada vez mais presente na vida das pessoas (felizmente). Porém, alguns fatores importantes acabam sendo deixados de lado, como por exemplo a nossa voz.
Exercício para voz
A voz é um recurso de comunicação extremamente importante, e por isso, as pessoas devem tomar muito cuidado com as cordas vocais, para garantir uma voz perfeita. Para as pessoas que trabalham com o público, e utilizam muito sua voz, os cuidados com a voz devem ser redobrados.
A voz quando usada de forma errada pode causar vários problemas, como calos nas cordas vocais e até mesmo câncer. Até mesmo quem não utiliza a voz no trabalho pode correr riscos com o uso incorreto da voz, na maioria das vezes falando em uma tonalidade que força a voz, por isso, é importante consultar um fonoaudiólogo pelo menos de 3 em 3 anos.
o professor que precisa ter sua voz em boas condições para transmitir os conhecimentos necessários aos seus alunos. Porém com o passar dos anos principalmente nesta profissão tão admirado a voz acaba ficando mais fraca, já que o professor tem que gritar e falar todos os dias com seus alunos , muitas vezes é necessário falar muito alto para que todos da classe ouçam e devido a isso quem sofre são as cordas vocais do professor. Diversas outras coisas também podem acabar interferindo no momento que o professor está explicando a matéria como barulhos que os alunos fazem dentro da fala, barulhos que vem de fora, ruído, enfim diversas outras coisas, acabam interferindo na fala do professor, que já precisa falar alto para que todos possam ouvir e com isso terá que falar mais alto, ou seja, ele acaba falando alto demais muitas vezes sem ao menos perceber. Muitas vezes essa pessoas podem ter rouquidão da voz, alguma perda ou até mesmo falha na voz pode ocorrer quando há o uso indevido da mesma. E quando isso ocorre com os profissionais são necessários alguns cuidados que possam de certa forma ajudar e muito as cordas vocais e evitar que apareça este tipo de problema. Algumas dicas importantes de como evitar que a voz fique mais fraca ou até mesmo com falhas 

Dicas para cuidar da voz

Algumas dicas para cuidar da voz são: beber de 7 a 10 copos de água diariamente, para se manter hidratado. Evitar o uso de drogas inalatórias e injetáveis, pois as mesmas tem ação direta na voz e na laringe. Evitar alterações bruscas de temperatura no ar e também líquido. Seguindo essas dicas você estará garantindo a saúde de sua voz.


A melhor educação do mundo e seus segredos...

http://www.vithais.com.br/
A melhor educação do mundo e seus segredos...:


O sistema de ensino da Finlândia, país nórdico europeu que até 30 anos atrás possuía educação equivalente a do Brasil tem obtido sido avaliado como um dos melhores e mais consistentes de todo o mundo. E com base em que critérios foi possível definir que o sistema educacional finlandês pode ser assim considerado?


Partiu-se do mais básico entre todos os elementos de análise disponíveis: os resultados internacionais obtidos pelos alunos daquela nação no PISA (Programa de Avaliação Internacional de estudantes), comparativamente ao de todos os outros participantes (milhares de estudantes representando cerca de 60 nações no total, desenvolvidas ou emergentes, de todos os continentes) para que, pautando-se nos resultados obtidos nas provas de matemática, ciências e leitura – se constatasse a superioridade finlandesa.


Nos últimos anos os finlandeses ficaram sempre entre os 3 primeiros colocados em Ciências e Matemática e  Leitura. Só para que possamos comparar, o Brasil ficou classifica-se normalmente entre os últimos 10 colocados do ranking. Estamos equiparados a nações emergentes africanas e da América Central! Vale destacar que a distância no que se refere aos resultados obtidos entre os primeiros colocados e os últimos (situação que caracteriza a Finlândia e o Brasil nessas avaliações) é bastante acentuada, portanto a vitória dos finlandeses nessa corrida educacional se dá com praticamente uma volta na frente dos brasileiros!


E qual foi a fórmula mágica utilizada no sistema educacional finlandês para que seus estudantes obtenham tanto destaque no PISA? O que lhes garantiu a qualidade de ensino tão sonhada por tantos países e educadores?


Provavelmente alguma tecnologia tão distante de nossa realidade que só a teremos por volta de 2020... Quem sabe livros didáticos revolucionários em seu método e abordagem que realizem verdadeira lavagem cerebral nos alunos e os transformem em gênios... Talvez os professores de lá sejam superdotados intelectualmente e não seja compatível uma comparação com os docentes brasileiros...


Se você realmente chegou a pensar em alguma possibilidade fantástica, típica dos filmes de ficção científica ou de fantasia, fique tranqüilo, não há nenhuma revolução tecnológica em curso na Finlândia. Eles não inventaram a pílula do pleno conhecimento e nem, tampouco, começaram a inserir chips com enciclopédias completas na cabeça dos estudantes de lá...


As mudanças implementadas nas escolas locais, realizadas ao longo das últimas três décadas - e que coincidem com o surgimento de uma nova, dinâmica e próspera economia na Finlândia (que ocasionaram, por exemplo, o surgimento e consolidação da Nókia como uma das mais importantes empresas de alta tecnologia do mundo) – são bastante simples e reveladoras de que o pote, no final do arco-íris, é acessível a qualquer nação... Vamos então a elas:


- Em primeiro lugar, o investimento em educação por parte do governo local é bastante alto, girando em aplicações equivalentes a 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB). No Brasil já atingimos um montante aproximado de 4% do PIB e estamos avançando em direção a políticas públicas que garantam mais dinheiro para nossas escolas. Nosso problema reside no fato de que mesmo aumentando progressivamente os investimentos em educação, convivemos com uma corrupção endêmica que não permite a chegada dos recursos investidos nas escolas de forma integral...


- Outra particularidade do sistema de ensino finlandês é a valorização dos profissionais da educação. Enquanto naquele país o salário médio dos professores é de quase 32 mil dólares anuais, no Brasil os educadores recebem o equivalente a 12 mil dólares por ano. É necessário salientar, porém, que os rendimentos anuais de um professor brasileiro são 56% mais elevados do que a renda brasileira. Na Finlândia os professores ganham 12% a mais do que a média nacional. Salários e condições de trabalho melhores ajudam, mas não garantem qualidade superior de ensino conforme pesquisas recentes comprovam. Além disso, para garantir maiores rendimentos, os professores devem comprovar a eficiência do seu trabalho através das avaliações nacionais e internacionais, da assiduidade e pontualidade, dos cursos novos de atualização de conhecimentos...


- A especialização e o aprofundamento nos estudos é também marca registrada do sucesso obtido nas escolas finlandesas. Naquele país o mestrado é considerado pré-requisito obrigatório para que um profissional do ensino entre em sala de aula no ensino fundamental. Portanto, os índices nacionais finlandeses revelam que 100% dos professores das turmas de 1º a 9º anos do ensino fundamental têm o mestrado concluído! No Brasil calcula-se que esse índice chegue a 2% do total de professores que atendem a essa mesma faixa etária... Se não bastasse isso, os educadores brasileiros lêem muito pouco e não estão habituados a ir ao cinema, freqüentar teatros, visitar exposições, navegar regularmente por portais especializados e de notícias, ler jornais e revistas...


- Entre a Finlândia e o Brasil há também uma significativa diferença no que se refere à carga horária dos alunos nas escolas. Enquanto lá as crianças e adolescentes têm quase mil horas de aula anuais (para ser mais exato são 995 horas), no Brasil a exigência legal é de 800 horas (ou 200 dias letivos de 4 horas de aula). Essa questão não se refere só a quantidade de horas que um aluno tem ou deixa de ter, mas também se refere a forma como esses encontros são utilizados... Nesse sentido cabe preocupar-se com o planejamento, os materiais utilizados, as técnicas e métodos de trabalho empregados, as tarefas e avaliações, leituras paralelas ao curso... Num país como o nosso, em que na maioria das vezes os planos de ensino são copiados de um ano para o outro, somente se alterando algumas datas, sem a revisão das ações, estratégias, recursos e trabalhos aplicados, cabe maior atenção a forma como as horas de aula estão sendo usadas e, é claro, uma planificação para o aumento gradual das cargas anuais de trabalho escolar.




- Outra preocupação é a quantidade de alunos por sala de aula. Enquanto os finlandeses têm, em média, 16 alunos por turma, no Brasil a média é de 23... Mas sabemos muito bem que em muitas escolas públicas nacionais há salas com 35, 40 ou até mais alunos, situação que torna muito difícil o trabalho do professor...


- Currículos variados e flexíveis também colaboram para que as escolas da Finlândia sejam melhores e mais interessantes para os alunos. Lá é obrigatório aprender duas línguas estrangeiras e há aulas de ecologia, ética, música, artes...


- O que se ensina em todas as escolas públicas segue o mesmo padrão em todo o país. Isso evita discrepâncias e diferenças muito acentuadas nos resultados de diferentes regiões.


- As escolas da Finlândia são constantemente visitadas por coordenadores e supervisores de ensino e, a partir dessas visitas, avaliadas quanto ao seu desempenho. Existem metas a serem atingidas e a obtenção (ou não) dos resultados esperados é atribuição de todos os membros do corpo docente. Os resultados são compartilhados pela direção com os professores e há um rigoroso exame por parte dos docentes quanto aos motivos que levaram a escola a estar em boa ou má colocação no ranking escolar nacional. Os professores se consideram (e são considerados pela população) como responsáveis pela qualidade de ensino do país e não fogem dessa importante atribuição tentando atribuir a outros os motivos do fracasso escolar de seus alunos.


- Há aulas de reforço escolar para os estudantes que tem rendimento inferior as médias esperadas nacionalmente. A preocupação existe no sentido de dar alternativas reais de melhoria e recuperação para que a auto-estima do aluno não seja prejudicada e para que, dessa forma, ele não fique atrasado em relação aos demais.


Pensando nisso tudo, concluo acreditando que realmente é possível também no Brasil, a despeito das diferenças que existam entre os dois países, atingir a tão sonhada educação de qualidade. Tudo começa e termina na sala de aula. O professor é a peça chave do processo. A gestão escolar é o elemento primordial para que tudo aconteça devidamente. O que temos que fazer então é trabalhar e colocar essas idéias em prática. Mãos à obra!


Obs. É claro que a Finlândia é um país que possui uma população muito menor que a do Brasil e, sendo assim, consequentemente, se torna um pouco mais fácil aplicar as ideias e propostas acima apresentadas para todo o contingente de alunos. Ainda assim, o que destaco é o fato das ações serem mais simples e pontuais do que a princípio podemos imaginar, tendo certamente custos agregados, mas menos elevados do que poderíamos supor. Precisamos de vontade política e cobrança por parte da sociedade para que isso realmente se efetive.
Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

PREMIAÇÃO DO TROFÉU RIOEDUCA

http://zilkacreche.blogspot.com/
Parabéns pelo trabalho, equipe e claro pelo troféu.
Bjs
PREMIAÇÃO DO TROFÉU RIOEDUCA:
     A equipe da CM Zilka Salaberry foi premiada com dois troféus do RioEduca na noite do dia 22 de agosto de 2011 por projetos realizados que concorreram ao troféu RioEduca. Recebemos os troféus nas modalidades PROJETO RIO SUSTENTÁVEL e AQUARELA DO BRASIL. Os projetos premiados foram: Reciclando e cuidando do meio ambiente, salvando o planeta e Pintando o sete com as cores da copa, que estão expostos aqui no BLOG. Parabéns a toda equipe Zilka Salaberry que mostrou comprometimento com a educação. A competência e dedicação das Agentes Auxiliares de creche e das Recreadoras fizeram acontecer. Equipe nota 1.000!