segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Atividades de Somar

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Atividades de Somar:
Algumas sequencias de atividades para trabalhar a soma.

No final da atividades coloquei as maçãs para utlilizar na soma, um auxílio e estímulo a mais para assimiliar a adição.

Ah, não esquecer de colar o resultado na popa da árvore.



Amanhã estarei postando essas mesmas atividades, sendo que utilizarei a subtração.

































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Uma aula de dar água na boca!

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Uma aula de dar água na boca!:
O casamento é da Dona Baratinha, mas quem fez a festa foram os alunos do Maternal II. Com tantas especulações acerca dessa festa de casamento, nós decidimos experimentar uma receita de docinhos de leite em pó indicada pela Prof. Rafaela Cota.
O resultado??? Todos colocaram a mão na massa e os docinhos ficaram uma delícia!!!
Dona Baratinha já pode casar, que os docinhos são por nossa conta!



AGRADECIMENTOS:
Às amigas PEI's do EDI Ciep Gal. Augusto César Sandino, que sempre compartilham suas ótimas ideias com o grupo, contribuindo para o enriquecimento do trabalho realizado!

A Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis realizará V Oficina Ampliada em Brasília/DF no dia 21 de setembro

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A Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis realizará V Oficina Ampliada em Brasília/DF no dia 21 de setembro:

A V Oficina Ampliada da EBBS que ocorrerá no dia 21 de setembro em Brasília/DF, das 8h às 18h, no Hotel Lake Side, é uma iniciativa conjunta FIOCRUZ/IFF e MS/ DAPES/SAS/ATSC, que objetiva produzir um bom encontro e desdobramentos compartilhados no campo ampliado da saúde, considerando aportes trazidos pelos participantes, atores vinculados a vários campos do conhecimento, aos diversos níveis da Federação e representando iniciativas púbicas e da sociedade civil. Pretende fortalecer o pacto interfederativo em torno das questões voltadas aos cuidados com a Infância – destacando que não se conseguirá atingir o desenvolvimento do povo brasileiro sem que se potencialize a construção de redes de cuidado que estimulem e sustentem a produção de ambientes facilitadores ao desenvolvimento saudável de cada um de seus cidadãos.


A EBBS – Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis através da Portaria GM nº 2.395, de 07 de outubro de 2009, Ministério da Saúde, apresenta como seu principal objetivo, o de contribuir para a formulação e implantação de uma política pública nacional voltada para os cuidados com a Primeira Infância. Considera que esta política deva abrigar em sua concepção e nas ações propostas, o enfrentamento das iniquidades que interferem na garantia e na qualidade da vida e da saúde da mulher e da criança, trazendo como preocupação central o desafio de trabalhar de forma multissetorial e intersetorial as iniciativas brasileiras nesse cam­po.


Apresenta um arranjo de gestão em que a gestão participativa é tomada como princípio norteador buscando alteração nos modos de comunicação e de interação dos agentes institucionais. Implica, portanto, em fomentar a capacidade de envolver todos os integrantes compromissados com a temática nas decisões de gestão e na produção de con­sensos sobre os processos de trabalho, como um modo inovador de fazer política.


Há uma Coordenação Nacional – representada pelo Instituto Fernandes Figueira, unidade da Fiocruz, que sedia a Pesquisa; um Comitê Técnico Consultivo Nacional – que se apresenta como o espaço mais inclusivo com participação das instâncias de Governo e sociedade civil organizada. As reuniões do Comitê, no ano de 2010, aconteceram por meio de oficinas amplia­das, com representantes nomeados pela Portaria e convidados de acordo com os temas em pauta; o Grupo Executivo Nacional – grupo de trabalho para acompanhamento da imple­mentação do Plano Nacional da Estratégia. Além disso, os Grupos Executivos Locais planejam e operaciona­lizam a Estratégia Brasileirinhos nos municípios.


A RNPI tem participado deste processo, especialmente nas duas primeiras instâncias, e desde 2009, conta com o valioso suporte do Professor Vital Didonet.


O Ministério da Saúde, através da Área Técnica de Saúde da Criança (DAPES/SAS), financiadora da Fase 1, convidou EBBS a continuar contribuindo  com esse momento ímpar de construção da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, fornecendo elementos de trabalho que deverá organizar-se em pelo menos três eixos:


- Fortalecer a relação interfederativa e intersetorial no âmbito de formulação e acompanhamento da implantação da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança – Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis, por meio do apoio institucional.


- Promover processos de formação-intervenção e apoio-incentivo dirigidos respectivamente a supervisores e apoiadores locorregionais, tanto quanto coordenadores, gestores e técnicos estaduais e das capitais da área técnica, assim como membros da sociedade civil para formular e implementar a Política de Atenção Integral à Saúde da Criança – Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis.


- Avaliar e monitorar as ações estratégicas do processo de formulação da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança – Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis.


 


Há uma compreensão de que o objetivo primeiro colocado pela EBBS foi atingido e expandido: sua participação na construção de uma política pública voltada para a criança até 9 anos –  que vai além dos cuidados com a Primeira Infância – assim como a ampliação do conjunto de atores envolvidos nesta construção, agora com a inclusão de gestores e técnicos representantes de todos os estados e capitais brasileiras, além dos apoiadores institucionais e supervisores locorregionais para implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis.


 


Por: Liliana Lugarinho (Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis)

Seminário sobre maus-tratos com jovens com deficiência

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Seminário sobre maus-tratos com jovens com deficiência: O Ambulatório de Adolescentes e o Programa Saúde e Brincar do Instituto Fernandes Figueira (IFF) promovem no dia 29 de setembro, o seminário "Crianças e adolescentes com deficiência em situação de violência: invisíveis e vulneráveis".

O Seminário é fruto da pesquisa "Crianças e adolescentes com deficiência em situação de violência: uma análise da notificação de mau-tratos nos Conselhos Tutelares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O encontro ocorrerá de 8h às 17h, no Scorial Rio Hotel, na Rua Bento Lisboa, 155 - Flamengo.

Quem quiser participar, tem que se inscrever até o dia 22 de setembro através do e-mail: pesquisa.adolescente@iff.fiocruz.br.

Mais informações no site do IFF: http://www.iff.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=313&sid=11

Meio ambiente urbano: mortalidade na infância,saneamento básico e políticas públicas

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Meio ambiente urbano: mortalidade na infância,saneamento básico e políticas públicas: Considerando as regiões brasileiras e o conjunto de seus estados, são feitas estimativas da mortalidade na infância (menores de 5 anos), a partir das informações do Censo Demográfico de 2000, segundo a adequação das instalações de água e de esgoto dos domicílios. Por último, faz-se uma associação entre as mais altas taxas de mortalidade infantil encontradas no país e os problemas apontados pelos gestores locais com relação à situação do saneamento básico em seus respectivos municípios.
 
 

 

EDUCOPÉDIA - 8ª tarefa

http://embaixadoresdaeducopedia.blogspot.com/
8ª tarefa:
 8ª tarefa!

Na tarefa desta semana você deverá visitar o nosso blog e fazer um comentário em uma de nossas postagens.

Dica:
Anote o mês que você comentar e o título da postagem.
Essa informação será importante!


Lembre-se de responder o formulário no final da última atividade .


Para realizar as nossas tarefas, você deverá clicar sempre em Embaixadores da Educopédia e no ícone do nono ano.



Contamos com a sua colaboração!
Visite sempre nosso blog!




Michelangelo- CRIAÇÃO DE ADÃO -

http://artescolapublica.blogspot.com/
Michelangelo- CRIAÇÃO DE ADÃO -:

CONEXÃO COM AS CRIAÇÕES DE DEUS,  


PINTADAS NO PERÍODO DO RENASCIMENTO.


ALÇANDO VÔO PARA O SÉCULO XVI...

AVISOS DA ROSE KLABIN - Calendário desta semana (19/09 até 23/09)!

Calendário desta semana (19/09 até 23/09)!:


Segunda-feira: Prova de Língua Portuguesa
Terça-feira: Prova de Matemática
*Quarta-feira: Simulado da Prova Brasil (somente 9º ano)
Quinta-feira: Prova de Ciências
Sexta-feira: Aula Normal

NOTA:
*No dia 21/09 (quarta-feira), os alunos do 6º ao 8º ano terão aula normal.

Paulo Freire 90 anos: ideal de ensino libertário continua contribuindo com aprendizagem

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Paulo Freire 90 anos: ideal de ensino libertário continua contribuindo com aprendizagem:

Na busca do ideal de educação fundamentada na democracia e na tolerância, Paulo Freire fez história. Em pleno século XXI, a proposta do educador brasileiro está presente tanto no legado de suas obras como na atualidade de seu pensamento. Nesta segunda-feira (19/9), Paulo Freire completaria 90 anos. Comemorações do seu nascimento acontecem desde o início do ano em todo o país.



Leia também:

- PUC disponibilizará vídeos de Paulo Freire para consulta


- Devemos buscar modelo de escola para intervir no mundo, diz diretora do MEC


Internacionalmente respeitado, os livros do educador foram traduzidos em mais de 20 línguas. No Brasil, tornou-se um clássico, obrigatório para qualquer estudante de pedagogia ou pesquisador de educação. Detentor de pelo menos 40 títulos honoris causa (por universidades a pessoas consideradas notáveis), Freire recebeu prêmios como Educação para a Paz (Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (Organização dos Estados Americanos, 1992).


"Defendo a educação desocultadora de verdades."


“Defendo a educação desocultadora de verdades. Educando e educadores funcionando como sujeitos para desvendar o mundo”, dizia Freire. A educação como prática da liberdade, defendida por ele, enxerga o educando como sujeito da história, tendo o diálogo e a troca como traço essencial no desenvolvimento da consciência crítica.


Uma pesquisa sobre o educador feita em escolas públicas de São Paulo a partir dos anos 90, pela Cátedra Paulo Freire (PUC-SP), constatou que aquelas baseadas em gestões democráticas são as que mais se aproximam do pensamento freireano. “Suas reflexões servem de base para discutir os desafios do mundo”, afirma a coordenadora da Cátedra, Ana Maria Saul, que trabalhou com o educador entre 1980 e 1997.


Freire se mantém presente também na universidade. Uma consulta na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) revela que entre 1987 e 2010, 1441 pesquisas tiveram como referencial o educador – 75% na área das ciências humanas, 19% na biológicas e 6% na exatas. “Esses números, que têm crescido a cada ano, e a diversidade de áreas mostram como é fértil a reflexão de Paulo”, aponta Ana Maria.


Atualidade do pensamento


“Ele usava o passado para interpretar melhor o presente. Tenho certeza que Paulo já estava no século XXI pelos questionamentos que colocava. Dizia: ‘se vocês concordam comigo, não me repitam, recriem’”, lembra a coordenadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Lisete Arelaro. Ela trabalhou com Freire durante os anos 90 e ministra a disciplina eletiva “Paulo Freire: Teoria e Práxis”.


A atualidade do autor é comprovada, por exemplo, em uma das questões que mais perturba a educação pública hoje: o uso de apostilas como o único material didático. “Discordo de separar pacotes para o professor dar aulas, com materiais distantes da realidade. Precisamos da curiosidade crítica”, questionou Freire certa vez.


O educador é homenageado, em 1/9, na Assembleia Legislativa de São Paulo, com presença de Lisete e sua viúva Ana Freire.


“Paulo falava que não existe uma teoria científica dizendo que o aprendizado pode acontecer apenas de um determinado jeito, ou parâmetros regulando o que cada criança deve debater no Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia, sem os contextos de cada uma”, diz Lisete. “Se vivo estivesse, faria uma campanha na rua, porque isso compromete o ato de aprender”, analisa.


Antes de conhecer, o sujeito se interessa pelo o que é curioso e esperançoso, dizia Freire. “Daí a importância de trabalhar a sedução do professor frente ao aluno, a motivação e o encantamento”, pontua  o diretor do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, que conviveu 23 anos com o educador.


É preciso mostrar que “aprender é gostoso, mas exige esforço”, segundo o educador no primeiro documento que encaminhou aos professores quando assumiu a Secretaria de Educação do Município de São Paulo (1989-1991). Hoje, um dos maiores problemas do ensino médio é a evasão escolar. Cerca de 40% dos jovens abandonam a última etapa da educação básica por desinteresse, apontam pesquisas.


Em conferências para professores, Gadotti identificou que há uma ânsia por entender melhor porque está tão difícil educar, para saber o que fazer quando todas as receitas já não conseguem responder. “Professores procuram cada vez mais cursos e conferências, para buscar na formação continuada respostas que não encontram na formação inicial”, afirmou em artigo “A atualidade de Paulo Freire”.


O educador  dava muita importância para o ato de ensinar e aprender de forma horizontalizada. “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”, reflete Freire em sua obra “Pedagogia da Autonomia”. Segundo ele, não só a participação dos alunos na sala de aula é bem-vinda, mas no conjunto de assuntos que envolvem toda a escola.


“A gestão democrática fundamenta toda a sua teoria do conhecimento. A ideia é ter diferentes grupos para opinarem e construírem. Para ele, todos os espaços de convivência educam para adquirir nossa autonomia intelectual”, ressalta Lisete. “Estamos em momentos difíceis. Cada dia mais indo contra isso. A divergência da teoria do outro não tem gerado um debate saudável.”


Com suas ideias inovadoras, Paulo Freire também incomodava muito. Mesmo atualmente, é questionado pelo incentivo a uma “pedagogia sem hierarquia”. Uma das razões é sua proposta do uso da crítica como referência principal para a escola avaliar a importância do conteúdo ensinado.


“No momento em que estamos discutindo a homogeinização de currículos pedagógicos, em função de provas nacionais, estaduais e municipais, evidentemente que Paulo representa uma contra corrente”, afirma Lisete. No Plano Nacional de Educação (PNE), em análise no Congresso, está previsto a incorporação do Programa Internacional de Avaliações de Alunos (Pisa) como referência de avaliação.


Freire questionaria, ainda, o processo de bonificação dos professores tendo em vista o rendimento dos alunos em provas nacionais e estaduais, de acordo com Lisete. “Para tudo isso ele não só sorriria, mas diria que é um grande equívoco”, acredita.


Freire entrou tarde no ginásio, aos 16 anos: "Eu estava educando-me no mundo.”


Biografia



Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife (PE), teve dois casamentos e cinco filhos. Formou-se em direito, mas começou sua vida profissional como professor de língua portuguesa.


Quando criança, depois de passar fome por causa da crise de 1929, mudou-se de Recife para o interior. Foi em Jaboatão – 18 km da capital pernambucana – que o contato com a pobreza ficou mais forte. “Lá, aprendi, em primeiro lugar, a ampliar o meu mundo. Fiz amigos filhos de camponeses ou trabalhadores urbanos”, conta Freire em depoimento para o Museu da Pessoa em 1992.


“Eu me perguntava e tentava entender porque eu não comia e os outros comiam. Quer dizer, desde tenra idade eu me preparava para me opor às injustiças sociais. Quando adulto, comecei a me lançar no esforço político-pedagógico e então tudo isso veio à tona.”


Sem oportunidades, ele entrou tarde na escola. Enquanto colegas se preparavam para a universidade, Freire, aos 16 anos, começou a estudar o primeiro ano do antigo ginásio – correspondente ao 5º ano do ensino fundamental. “Mas, não acho que perdi tempo. Eu estava educando-me no mundo.”


A partir de suas primeiras experiências como professor, em Angicos (RN), em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em dois meses, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização. Então, um dos ministros do governo João Goulart, Paulo de Tarso, o chamou para implantar o Plano de Alfabetização Nacional, que acabou sendo abortado pelo golpe militar.


Acusado de subversão, o educador passou 72 dias na prisão e, em seguida, partiu para o exílio. No Chile, trabalhou por cinco anos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária. Nesse período, escreveu o seu principal livro: Pedagogia do Oprimido (1968). Em 1969, lecionou na Universidade de Harvard (EUA), e, na década de 1970, foi consultor do Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra (Suíça).


Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil. Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, foi secretário de Educação no município de São Paulo, na prefeitura de Luíza Erundina.


Após a morte de sua primeira mulher, casou-se com uma ex-aluna, Ana Maria Araújo Freire. Com ela viveu até morrer, vítima de infarto, em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997, aos 75 anos.


O homem


“Quando Erundina o chamou para ser secretario, vi a coerência de seu pensamento e sua prática”, lembra a coordenadora da Cátedra, Ana Maria Seul. Lisete Arelaro concorda: “Ele faz muita falta, era extremamente bem humorado e tinha uma tranquilidade por sua coerência. Produziu seus conhecimentos para os condenados da terra e esfarrapados do mundo”.


“Se vivo fosse, seria um velhinho bondoso. Foi um homem que sabia escutar. A sabedoria que tinha é consequência do que construiu nele mesmo: as virtudes mais humanas”, diz a viúva do educador, Ana Maria Freire, autora do livro “Paulo Freire – Uma História de Vida”.


Ao se perguntar se Paulo nasceu com os pontos positivos ressaltados por aqueles que conviveram com ele, Ana Maria responde: “Ele dizia que nascemos com algumas tendências. O que nos faz ser isso ou aquilo são as condições sociais na família, escola e sociedade. Ele não teria sido o que foi sem Jabotão”.


Clique aqui para assistir o vídeo inserido.


Veja as sugestões de leitura freireana da professora Lisete Arelaro
Pedagogia do Oprimido – Uma leitura para qualquer brasileiro e principalmente professores.

Pedagogia da Esperança – Freire retoma conteúdos da Pedagogia do Oprimido, mas de modo atualizado.

A Educação como Prática da Liberdade –  O primeiro livro de Freire, no qual vai germinando as ideias centrais da teoria freireana.

A Importância do Ato de Ler – O premiado livro é uma provocação para professores pensarem como estimular a autonomia intelectual dos alunos.

Pedagogia da Autonomia – O livrinho de bolso é um resumo de conteúdos importantes para a prática pedagógica. Extremamente atual.
Paulo Freire do futuro


O educador centrou suas análises na relação entre educação e vida, reagindo às pedagogias tecnicistas de seu tempo. “Gostaria de ser lembrado como alguém que amou a vida”, disse duas semanas antes de falecer, em entrevista à emissora Globo.


“Creio que o reconhecimento da importância de sua obra no campo da educação acontecerá quando a escola deixar de ser confinada no seu espaço para reconhecer a educação ao longo da vida, o que significa reconhecer que ela é essencialmente informal. Freire não pode ser considerado uma contribuição ao passado, mas ao futuro”, conclui o diretor do Instituto Paulo Freire, Gadotti.


As lições que Paulo Freire deixou devem mesmo continuar válidas por muito tempo. “O meu sonho pela liberdade me estimula a lutar pela justiça, pelo respeito ao outro e à diferença. Quer dizer, meu sonho é que inventemos uma sociedade menos feia do que a nossa de hoje”, disse em 1992.

PUC disponibilizará vídeos de Paulo Freire para consulta

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PUC disponibilizará vídeos de Paulo Freire para consulta:

O educador completaria 90 anos, nesta segunda-feira (19/9).


Para comemorar os 90 anos do educador Paulo Freire, o Centro de Documentação e Informação Científica (Cedic) da PUC-SP, disponibilizará 70 fitas VHS recuperadas para consulta de pesquisadores e estudantes. O educador, nascido em 19 de setembro de 1921, ministrou aulas na instituição até 1997, quando faleceu.


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As imagens de Freire ainda não têm data para serem liberadas ao público. De acordo com o Cedic, a assessoria jurídica da universidade está em negociação com Ana Maria Araújo Freire, viúva do educador. Parte das fitas já foram passadas para DVD, mas algumas estão em processo técnico para gravação da mídia.


O material foi digitalizado em conjunto com o projeto Armazém Memória. “As imagens apresentam facetas do pensamento freireano, com o próprio educador questionando coisas antes de morrer e que hoje tem uma atualidade impressionante”, diz o coordenador do projeto, Marcelo Zelic.


Em uma das fitas, Freire fala sobre o ensino à distância. Para ele, não há diferença entre esse modo de educação e o presencial, “porque o principal é o objetivo a ser percorrido, já o método que é utilizado para isso tanto em um espaço como no outro não é o mais importante”, pontua Zelic.


“Desenvolvemos esse trabalho de identificar e recuperar para ajudar a produzir saberes compromissados. Que viva Paulo Freire!”, justifica a coordenadora do Cedic, Heloísa de Faria Cruz. “É uma forma de preservar e ao mesmo tempo de abrir para o acesso”, completa o coordenador do Armazém Memória.


Em um primeiro momento, as fitas serão disponibilizadas para consulta presencial no campus da PUC-SP localizado na Rua Monte Alegre, 1104, em Perdizes, São Paulo (SP). Mas, há discussões para que o material seja acessado também na Internet.


“Estamos conversando como fazer. Ainda está em negociação o que pode entrar. Tem fitas que pegamos de programas de televisão com Paulo Freire, então é preciso resolver a questão do direito autoral”, explica Zelic.

PSE NSEC 06 - Inhame e seus benefícios

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Inhame e seus benefícios:
Que tal saber um pouco mais sobre o que esse alimento  pode fazer pela sua saúde? Muito comumente utilizado na culinária brasileira, em especial no Norte e Nordeste, o inhame pode ter inúmeros nomes populares e também ser confundido com o cará ou taro. Antes de tudo, é necessário diferenciar as várias formas do tubérculo. O inhame (Dioscorea spp.) pertence à família Dioscoreácea, com nove gêneros e cerca de 850 espécies, sendo o cará uma delas. Já o taro (Colocasia esculenta) pertence à família Araceae, com 105 gêneros e 3.500 espécies. No Brasil, uma mesma espécie de inhame pode ser chamada também de cará, dependendo da região, graças à popularização do nome da espécie, podendo ser considerados equivalentes do ponto de vista nutricional. O mesmo não acontece com o taro, por pertencer à outra família vegetal.

Grande parte das propriedades funcionais do inhame se deve a presença de um fito-hormônio chamado diosgenina, que há muito tempo vem sendo utilizado pela indústria farmacêutica como matéria-prima para produção de corticoesteróides e esteróides sexuais2,3. A diosgenina, que é um tipo de saponina esteroidal, pode ser convertida, no organismo humano, em progesterona, aldosterona, cortisol e estrogênio, graças a uma série de reações enzimáticas.

Desde que a terapia de reposição hormonal com uso do estrogênio sintético mostrou aumentar os riscos de desenvolvimento de desordens como câncer, osteoporose e mal de Alzheimer, inúmeras opções de tratamento alternativo vêm sendo pesquisadas, e o uso da diosgenina é um delas, graças ao seu potencial estrogenotrófico. Um estudo em humanos verificou o efeito da diosgenina na saúde da mulher na pós-menopausa e concluiu que a ingestão de inhame por 30 dias teve efeitos benéficos no status hormonal, no perfil lipídico e na capacidade antioxidante das mulheres analisadas, fatores que levam a redução do risco de desenvolvimento de câncer de mama e doenças cardiovasculares.

Outro efeito da diosgenina é a capacidade hipocolesterolêmica, por suprimir a absorção intestinal e aumentar a sua excreção. Em estudo com animais, o fito-hormônio mostrou também reduzir os níveis plasmático e hepático de colesterol total, aumentar os níveis plasmáticos de lipoproteína de alta densidade (HDL), aumentar a expressão de enzimas antioxidantes, como superóxido dismutase (SOD), glutationa peroxidase (GSH-Px) nos eritrócitos e catalase (CAT) nos eritrócitos e no fígado, além de aumentar a resistência ao dano no DNA linfocitário. Esses resultados sugerem que a diosgenina é eficaz no controle da hipercolesterolemia tanto por melhorar o perfil lipídico como também por modular o estresse oxidativo. 

A capacidade de estimular a expressão gênica de enzimas do complexo antioxidante também foi demonstrada em outro estudo em animais, onde se observou o aumento da atividade da SOD e da GSH-Px, tendo sido associado com a melhora do déficit cognitivo causado pelo dano oxidativo em ratos senescentes. A diosgenina também demonstrou atividade anti-alérgica em um estudo com animais, onde foi associada a supressão da produção de IgE e da infiltração e degranulação de mastócitos.

A síndrome pré-menstrual, caracterizada por uma série de sintomas que surge entre 10 e 14 dias antes da menstruação, desaparecendo com o início do fluxo, só se caracteriza como doença se afetar a atividade diária da mulher. Entre esses sintomas estão as tão temidas cólicas abdominais, irritabilidade, ansiedade, cefaléia, edema, ganho de peso, mastalgia e até quadro depressivo. A capacidade de modular o status hormonal da diosgenina acaba conferindo ao inhame uma potente “arma” contra os efeitos indesejados da tensão pré-menstrual (TPM), como é mais conhecida.
Outros efeitos atribuídos ao inhame como a redução de peso, com a conseqüente redução de medidas, e o tratamento da celulite se devem, de uma forma geral, à capacidade já comprovada da diosgenina em melhorar o perfil lipídico e aumentar a capacidade antioxidante e, consequentemente, anti-inflamatória, além é claro, de se tratar de um alimento saudável, composto por carboidrato complexo, baixo conteúdo lipídico, baixo índice glicêmico, alto teor de fibras e micronutrientes. Os efeitos estéticos, na verdade, são apenas o reflexo externo dos efeitos sistêmicos do uso do tubérculo na alimentação.

Há quem diga que o consumo regular do inhame é suficiente para obter os efeitos benéficos à saúde; outros sugerem que os benefícios só aparecem com o uso da suplementação com o extrato, devido à maior concentração do princípio ativo. É provável qu esses efeitos não sejam evidenciados apenas com o consumo do inhame; mas se considerarmos o tubérculo inserido no contexto de uma alimentação saudável, que conte com outras fontes de nutrientes e fitoquímicos, com certeza ele terá sua parcela de contribuição.
Entretanto, é sempre importante se lembrar do conceito de individualidade bioquímica, onde o que para um indivíduo pode ser a cura, para outro pode ser um veneno!!! Todos esses fatores devem ser avaliados por um profissional capacitado, para um tratamento eficiente e eficaz.

Vamos colocar a teoria na prática? Experimente as dicas abaixo:

- Salada de inhame:
Rale e tempere com sal marinho e limão ou com molho de soja.

- Vitamina com inhame:
Coloque no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa (ou outra folhinha verde, como coentro ou hortelã) e o suco de duas laranjas, com mais água se desejar. Tudo cru. Dá para dois copos.

- Cozido no vapor:
Ponha alguns inhames com casca e tudo na parte superior da cuscuzeira, ou numa peneira sobre uma panela com água fervendo, e tampe. Depois de meia hora espete com o garfo para ver se estão macios. Nessa altura a casca solta com muita facilidade, basta puxar que sai inteirinha. É aí que o inhame tem o sabor mais simples e gostoso.

- Purê de inhame:
Depois de cozinhar os inhames no vapor ou na água, solte a casca e amasse com um garfo; junte um pouquinho de manteiga e de sal marinho, ou molho de soja, e misture bem. Só precisa ir ao fogo de novo se for para esquentar.

- Pastinhas de inhame:
São ótimas para passar no pão e substituem muito bem as pastas de queijo nas festas. A base é um purê de inhames cozidos e amassados, ao qual se acrescentam azeite ou manteiga, folhas verdes picadinhas (salsinha, manjericão, coentro, cebolinha) ou orégano; uma beterraba cozida e batida no liquidificador com inhame e um pouquinho de água vai produzir uma pasta rosada. Ou ainda batido com azeite, alho, água e sal faz uma delícia de molho tipo maionese. Use a criatividade e ofereça aos amigos uma coisa nova de cada vez!

- Inhame sauté:
Depois de cozidos e descascados, corte os inhames em rodelas ou pedaços; aqueça azeite numa frigideira; ponha os inhames, e sobre eles bastante folhas verdes picadinhas (salsa ou cebolinha ou manjericão ou coentro ou orégano ou...); umas pitadinhas de sal marinho; mexa rapidamente, baixe o fogo e deixe grudar um pouquinho no fundo para ficar crocante.

- Pizza de frigideira:
Rale inhames crus, misture com farinha de arroz ou de milho, tempere a gosto; achate a massa numa frigideira antiaderente e deixe assar dez minutos de um lado, dez do outro. Com alguma prática dá para fazer isso numa chapa bem quente, levemente untada. O ponto da massa não deve ser nem seco nem aguado.

- Nhoque de inhame:
Faça exatamente como nhoque de batata: cozinhe os inhames, descasque, amasse com farinha de trigo integral (se desejar sem glúten, acrescente fécula de batata ou farinha de arroz) e uma pitada de sal marinho até a massa ficar com a consistência do lóbulo da orelha. Enrole em cordões, corte, ponha para cozinhar de pouco em pouco numa panela com água fervendo. Quando os nhoques subirem é que estarão cozidos. E o molho? Ao gosto do freguês... Engrossando o caldo Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão, que eles desmancham e o caldo fica bem grosso.

- Bolinhos de inhame:
Cozinhe, descasque e amasse ligeiramente os inhames com um pouco de cebola ralada, cebolinha verde picadinha ou alho-porró em fatias fininhas, umas pitadas de cominho e outras de sal; junte fécula de batata  para dar liga, pincele com gema de ovo e asse no forno até a superfície secar.

- Forminhas de inhame:
Descasque e rale os inhames crus na parte mais fina do ralador, para obter uma papa líquida. Junte fubá de milho ou farinha de arroz integral (que se faz tostando o arroz e batendo aos pouquinhos no liquidificador) até conseguir uma consistência boa, mas ainda úmida. Tempere a seu gosto: com sementes de cominho ou de erva-doce, umas pitadinhas de sal, talvez um queijo tipo ricota ralado ou azeitona. Unte forminhas, encha com a massa e ponha em forno bem quente durante cinqüenta minutos.

- Pizza de palmito:
Cozinhe, descasque e amasse os inhames; unte um tabuleiro, achate com as mãos bocados do inhame amassado e vá cobrindo com eles o fundo e os lados do tabuleiro. Asse quinze minutos em forno alto. Numa panela, refogue bastante cebola e ponha por cima palmitos frescos pequenos, temperados com alho socado, sal e limão. Deixe cozinhar com tampa por quinze minutos. Tire a massa do forno, despeje o recheio, enfeite com rodelas de tomate ou de pimentão, pique bastante cheiro-verde e espalhe por cima. Leve novamente ao forno por mais dez minutos. Como variação desta receita, você pode não assar a massa antes de colocar o recheio; pode também reservar parte da massa para tampar a pizza, que aí vira um pastelão.

- Bolo salgado de inhame:
Deixe de molho duas xícaras de triguilho durante duas ou três horas e esprema; junte a duas xícaras de inhame cozido e duas de farinha de arroz. À parte, refogue alguns legumes com um pouco de tempero, mas não deixe cozinhar. Tire do fogo e misture à massa. Ponha numa fôrma untada, espalhe queijo tipo ricota  por cima e leve ao forno alto por quinze minutos. "Cheirou", está pronto.

- Torta de inhame em camadas:
Cozinhe, descasque e amasse os inhames; cozinhe e amasse a terça parte de abóbora; refogue uma verdura picadinha tipo espinafre, acelga, agrião, chicória, folhas de nabo ou de cenoura, etc. Unte um pirex com azeite, ponha uma camada de inhame e sobre ela uma de abóbora; outra de inhame e sobre ela a verdura refogada; mais uma de inhame. Pincele ou não com ovo, enfeite com rodelas de cebola, leve ao forno para secar durante 20 minutos.

- Sopa de inhame com missô:
O missô, que é desintoxicante, é um alimento tradicional japonês muito usado como tempero, feito de soja fermentada com cereais e sal. Vem em forma de pasta. É muito rico em enzimas, proteínas e vitamina B12, devido ao seu processo de fermentação e  dá um gosto todo especial à sopa. Portanto cozinhe os inhames descascados com a mesma quantidade de água, uma ou duas folhinhas de louro e alguns dentes de alho inteiros; depois bata no liquidificador para obter um creme fino. Acrescente o misso, na base de uma colher de chá cheia por pessoa, ou dissolva com um pouco d'água numa tigelinha e deixe que cada um se sirva como quiser. (Algumas pessoas vão preferir sal.) Cebolinha verde picada, por cima, combina muito.

Ficou com água na boca? Que tal experimentar e acrescentar saúde e sabor à sua mesa?

Muita saúde a todos!
Dra. Sílvia Coelho

Fontes de pesquisa:
- Blog: VP Consultoria Nutricional
- Dra. Vanessa de Nadai http://www.vanessadenadai.blogspot.com/




PSE NSEC 06 - AVC faz mais de 100 vítimas por dia em São Paulo

http://www.ecologiamedica.net/
AVC faz mais de 100 vítimas por dia em São Paulo: Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que, em média, 106 pessoas são internadas por dia em hospitais públicos do Estado de São Paulo com acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico (AVE).

Em 2010, houve 38,9 mil internações por AVC no Sistema Único de Saúde (SUS) paulista, número acima das 36,1 mil registradas no ano anterior. De acordo com a Secretaria, pacientes com mais de 70 anos são os mais acometidos pela doença no estado, com 15,9 mil internações em 2010.

A segunda faixa etária com mais hospitalizações é a de 50 a 59 anos, com 7,3 mil registros. Já as pessoas entre 30 e 49 anos responderam por 5,5 mil internações em 2010.

Segundo Reinaldo Teixeira Ribeiro, neurologista do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) "Dr. Luiz Roberto Barradas Barata", em Heliópolis, zona sul da capital paulista, as principais causas para a ocorrência de derrames são:
  • Hipertensão arterial sistêmica (conhecida popularmente como pressão alta),
  • Diabetes mellitus (níveis altos de açúcar no sangue),
  • Dislipidemias (colesterol e triglicerídeos altos),
  • Tabagismo,
  • Obesidade,
  • Sedentarismo,
  • Estresse.

Além disso, o especialista ressalta que os principais fatores de risco, que costumavam aparecer apenas em pessoas acima de 40 anos, estão se manifestando cada vez mais cedo. "O estilo de vida urbano atual favorece com que as pessoas sejam estressadas, sedentárias, consumam alimentos ricos em gorduras, fiquem acima do peso e desenvolvam pressão alta e diabetes antes do que acontecia antigamente", disse Ribeiro.

Para o neurologista, um estilo de vida mais saudável com a redução do estresse, prática regular de atividades físicas e alimentação balanceada podem evitar que fatores de risco como a pressão alta e o diabetes apareçam.

O médico afirma ser importante também que a população saiba reconhecer os sinais da doença para que haja socorro imediato, favorecendo o tratamento.

 "Deve-se suspeitar que a pessoa esteja sofrendo um acidente vascular cerebral ou encefálico quando, de repente, ela fique com a boa torta para um lado; com um braço e/ou um perna dormentes, pesados, difíceis de levantar, e dificuldade para falar", disse Ribeiro.

Fonte: http://www.hebron.com.br/

PSE NSEC06 - Aumentam casos de crianças com pressão alta

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Aumentam casos de crianças com pressão alta: É muito incomum que crianças e adolescentes desenvolvam pressão alta, mas os riscos disso acontecer estão aumentando. Dados mostram que uns quartos dos jovens americanos têm vasos sanguíneos semelhantes aos de pessoas muito mais velhas.

Frequentemente, crianças que apresentam taxas elevadas de pressão sanguínea são diagnosticadas com pré-hipertensão, termo que não refere a uma doença, e sim a um fator. A pressão alta é um indicador de risco para uma diversidade de doenças.

Quando detectada em adultos, ela é imediatamente abordada e monitorada, e o mesmo deve ser feito para as crianças. “Eu acho que é importante que todo mundo faça exames de pressão sanguínea.

A taxa geral para o desenvolvimento de pressão alta enquanto você ainda é um adolescente ainda é muito baixa. Mas existe um grupo de pessoas cujas taxas de desenvolvimento de pressão alta estão em algum lugar entre duas e cinco vezes isso, e muitas dessas crianças são pessoas que seriam consideradas normais”, diz a Dra. Karen Redwine, que publicou um estudo sobre o tema no periódico Journal of Pediatrics.

O que preocupa os médicos é que o tratamento de pressão alta em crianças seja feito através de medicamentos sem que existam provas de que eles serão benéficos para pessoas dessa idade. De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (National Heart, Lung and Blood Institute), nos Estados Unidos, o ideal é que primeiro sejam feitas mudanças de estilo de vida, como diminuir o consumo de sal e a prática de exercícios.

Apenas se as mudanças não forem suficientes é que medicamentos devem ser considerados.

Os efeitos da pressão alta em adultos já são conhecidos, aumentando a porcentagem de chances de que o indivíduo sofra um derrame ou infarto. Em crianças, os efeitos desse mal ainda são desconhecidos. Por isso, pessoas nessa faixa etária que sofram de pressão alta devem receber cuidados assim que a condição for diagnosticada.

Fonte: Bom dia doutor

"ÁLCOOL E GRAVIDEZ - SÍNDROME ALCOÓLICA FETAL (SAF) : UMA QUESTÃO DE SAÚDE PUBLICA".

http://saudementalrj.blogspot.com/
"ÁLCOOL E GRAVIDEZ - SÍNDROME ALCOÓLICA FETAL (SAF) : UMA QUESTÃO DE SAÚDE PUBLICA".: