terça-feira, 20 de setembro de 2011

Curso de Formação Continuada: Ainda há vagas!

http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
Curso de Formação Continuada: Ainda há vagas!: Repassando...

e-mail de Jacqueline Mac-Dowell:

Ainda temos vagas para os cursos :


23 de setembro: Oficina de Alayde Mariani – Paço Imperial
Sobre "ARTE CONTEMPORÂNEA", no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, das 13h às 17h. 30 vagas.


23, 24, 30 de setembro e 1 de outubro: Carlos Alberto Nunes
Cenografia. Criação de objetos cênicos para peça teatral de professores de artes. Centro de Artes Calouste Gulbenkian, das 13h às 18h as sextas e 9h às 13h aos sábados. 30 vagas

24 de setembro: Juliana Prado
24 de setembro “Acervo do Museu do Pontal” no Museu do Pontal das 9h às 17h. 30 vagas. FOI ADIADO PARA O DIA 08 DE OUTUBRO (por causa do Rock in Rio)


Os professores que participarem da Formação Continuada receberão o livro:

“Arquivo Contemporâneo” que apresenta textos atuais de artistas renomados brasileiros que se encontram no circuito de arte internacional. O organizador, pesquisador e critico de arte Felipe Scovino, apresenta uma serie de entrevistas com esses artistas sobre idéias e conceitos que regem a criação artística, ao mesmo tempo em que mapeia a história recente da arte brasileira e seus diálogos com o mundo contemporâneo, na voz dos próprios criadores.
Trata-se de um livro indispensável para professores antenados, que desejam acompanhar mais de perto esse painel amplo e variado de obras e experiências relevantes do contexto brasileiro.

Para inscrição ligar para 2976 2328 e 2976 2335, Coordenadoria Técnica, falar com Heloisa ou Angélica. É necessário ter em mãos o número da matrícula, lotação e a designação da Escola.


Jacqueline Mac-Dowell Arte Educadora SMERJ-CT Artes Visuais IHA - Equipe Artes


Postado por: Imaculada Conceição Manhães Marins

A escuta que escreve história

http://saudementalrj.blogspot.com/
A escuta que escreve história:

SEMANA DE INCLUSÃO NO SESC - MADUREIRA

O SESC Rio - Unidade Madureira, convida para mais uma edição da SEMANA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
Solicitamos a confirmação de presença para o dia 23/09/11 - FÓRUM TEMÁTICO, a fim de inserí-lo na relação de certificação e reserva de lugar.


PSE NSEC 06 - Dentista Creche Yedda Marques

Parabéns a equipe da Saúde referência da Creche Yedda Marques que por mais este ótimo trabalho.
NSEC 06



Participe da Consulta Pública da Política Municipal de Alimentação e Nutrição

PORTAL DA PCRJ

20/09/2011

O Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD) participa da formulação da Política Municipal de Alimentação e Nutrição (PMAN) da cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/UERJ). Para garantir a transparência e a participação social na construção da política, a consulta pública acontece até o dia 26 de outubro. Setores especializados e a população podem contribuir com informações que complementem a elaboração do texto final da PMAN, possibilitando uma ampla discussão. As sugestões podem ser enviadas a partir do site www.pman.net.br. Acesse e participe deste processo de construção coletiva.

PLANTE UMA ÁRVORE - 21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE

CONFERÊNCIA - Jovens do Rap da Saúde e da Plataforma dos Centros Urbanos participaram efetivamente da I Conferência Carioca de Juventude

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Jovens do Rap da Saúde e da Plataforma dos Centros Urbanos participaram efetivamente da I Conferência Carioca de Juventude:

Conselho Municipal de Juventude faz um relato sobre os dois dias da Conferência, que aconteceu Instituto de Educação no último final de semana, dias 16 e 17 de setembro.


Confira o texto:


Encontro ocorreu no último final de semana e reuniu grande diversidade de jovens do Rio de Janeiro; eles debateram e votaram propostas que serão apresentadas ao prefeito Eduardo Paes e levadas para a 2ª Conferencia Estadual de Juventude.

Com mais de 1200 credenciados, a 1ª Conferência Carioca de Juventude foi a maior realizada no Brasil e terminou no último domingo com o mais importante dos saldos: a unidade na diversidade. Jovens das mais variadas formações e representatividades da cidade do Rio de Janeiro puderam vivenciar durante dois dias um processo participativo que resultou na aprovação de 10 prioridades e a eleição de 90 representantes, os chamados delegados, que serão a voz da juventude carioca na etapa estadual.

A Conferência começou no sábado (17/09), superando as expectativas, o que demonstrou a vontade de participação e mobilização dos jovens da cidade. A importância do encontro se traduziu na presença de autoridades do poder público municipal, estadual e federal, além de parlamentares e organizações como a União Nacional dos Estudantes,Fórum de Juventudes,Juventudes Partidárias,Jovens de projetos Sociais,Rap da Saúde,jovens não institucionalizados...

“Esse encontro da diversidade carioca foi também uma resposta para aqueles que dizem que a juventude de hoje não quer participar. Não só querem, como estão a cada dia mais interessadas e com capacidade de elaborar políticas públicas. A Conferência foi um momento histórico para nós e esperamos agora pressionar o poder público para que nossas propostas se efetivem. Vamos agora rumo às Conferências Estaduais e Municipais”, convocou o coordenador Municipal de Juventude do Rio, Igor Bruno.

O encontro do final de semana fez parte da primeira etapa de construção da 2ª Conferência Nacional de Juventude, marcada para ser realizada na capital Brasília de 9 a 12 de dezembro. Agora, a juventude carioca se prepara para a 2ª Conferência Estadual de Juventude, que será realizada no Circo Voador de 28 a 30 de outubro.

Debates + grupos de discussão = prioridades da juventude carioca
No primeiro dia, ocorreram dois debates gerais que gravitaram em torno de dois temas centrais. A primeira mesa, “Conquistar direitos, desenvolver o Rio e o Brasil”, contou com as participações do diretor de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão; e a vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães. Ambos fizeram exposições sobre a situação atual em que se encontra o Brasil hoje quando se fala de juventude em termos de números, anseios, políticas públicas, conquistas e atrasos.

Já a segunda mesa, “O legado juvenil dos grandes eventos no Rio”, trouxe para a Conferência um dos assuntos mais falados nos últimos tempos e que ainda ganhará muitas páginas de jornais. Os jovens presentes puderam entender o que o governo tem pensado a respeito do protagonismo juvenil para a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 por meio das exposições do assessor especial do Ministério do Esporte, Danilo Moreira; e o secretário municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Sérgio Tavares. Um dos temas levantados foi o programa de voluntariado, que envolverá milhares de jovens na realização dos dois grandes eventos, gerando emprego, formação e troca de experiências culturais.As Juventudes presentes também aproveitaram para denunciar questões de violações de direitos como despejo de áreas onde serão construído aparelhos esportivos,entre outras

A Conferência Carioca de Juventude realizou ainda no seu primeiro dia três grupos de trabalho (GTs) com os temas LGBTT; Gênero e Combate ao racismo, além de cinco grupos de discussão (GDs) sobre os eixos da 2ª Conferência Nacional de Juventude: Direito ao desenvolvimento integral – educação e trabalho, comunicação e cultura; Direito ao território – cidade, meio ambiente, mobilidade, campo e povos tradicionais; Direito a experimentação e qualidade de vida – saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito a diversidade e a vida segura – segurança, respeito à diversidade e direitos humanos; e Direito a participação.

Todos os GTs e GDs elegeram propostas, totalizando 50 propostas finais. No segundo dia de conferência os participantes indicaram, dentre as 50 propostas da Conferência, 10 prioridades, que falam do acesso à internet com banda larga gratuita, o direito ao passe livre sem cotas diárias e mais investimentos para a educação.A proposta mais votada aponta que as juventudes carioca são contra a privatização do SUS /no modelo OSS.

Na plenária final do domingo (18) também foi aclamada por unanimidade a eleição de 90 delegados, que representam o conjunto da juventude carioca em suas mais diferentes expressões. Foram eleitos jovens da União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ),Rap da Saúde,Plataforma dos Centros Urbanos,Fórum de Juventudes RJ,Pastoral da Juventude,Juventude de Ocupações Urbana e de favelas e muitos outros

Atividades culturais foram destaque
O espetáculo Hell, com a atriz Barbara Paz e direção de Hector Babenco, apresentado no sábado e no domingo, foi o destaque da programação cultural da Conferência. O histórico teatro do ISERJ, com 130 anos de fundação e seus quase 600 lugares, ficou pequeno para receber uma das peças mais comentadas do último período. O publicou aplaudiu de pé e Barbara chorou ao dizer que era comovente se apresentar para jovens em uma escola como o ISERJ.

Os participantes da conferência puderam ainda fazer oficinas de reciclagem, fanzine e técnicas circenses. Via-se ainda muitas manifestações livres e espontâneas características da juventude, como a roda de break. Hector Babenco, que já concorreu ao Oscar com o filme “O beijo da Mulher Aranha” (levou melhor ator), participou do grupo de discussão sobre cultura e comunicação.

Presenças importantes na Conferência
A 1ª Conferência Carioca de Juventude foi marcada não apenas pela presença numerosa da juventude, mas também pela de diversidade de autoridades políticas e representantes de organizações. Participaram o presidente da UNE, Daniel Iliescu; o Assessor de projetos do Centro de Promoção da Saúde, Fransérgio Goulart; o superintendente estadual de Políticas de Juventude do Rio de Janeiro, Allan Borges; a diretora-geral do ISERJ, Sandra Santos; o assessor especial da Presidência da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado, Uelinton Alves; o deputado federal Brizola Neto; a deputada estadual Clarissa Garotinho; a coordenadora especial de Políticas de Igualdade de Gênero do Rio de Janeiro, Terezinha Lameira; e a vice-presidente do Conjuve e Secretária Adjunta da secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães.

Confira abaixo as 10 prioridades aprovadas
1- Não a privatização do SUS/OSS.
2- Acabar com cotas diárias para passe-livre, ampliando-o também para os finais de semana e em todos os transportes públicos de forma unificada (cartão único), independente do local de moradia.
3- Retorno dos pré-vestibulares comunitários nos espaços das escolas públicas do município e do estado do Rio de Janeiro
4- 50% das vagas nas universidades estaduais para as escolas públicas.
5- Banda larga gratuita, universal e de qualidade no Rio.
6- Meia-passagem para todos os estudantes universitários.
7- 10% do PIB para a educação e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.
8- Estimular que jovens sejam “turistas” na própria cidade através de políticas de redução de entradas em espaços culturais e turísticos realmente democráticos e todos os dias. (inclusive finais de semana).
9- Efetiva aplicação da Lei Maria da Penha com a ampliação dos juizados de atendimento e a fiscalização de procedimentos realizados e a formação/sensibilização dos órgãos de segurança para sua importância.
10- Enfrentar a estigmatizacao do jovem morador de favela através da formação e sensibilização dos profissionais de saúde, educação e segurança que atuam nas favelas, assim como dos jovens moradores desses locais informando-os acerca dos seus direitos.

Servidores podem se inscrever para o Auxílio-Creche a partir da próxima terça-feira (27/9)

Benefício é para quem ganha até R$ 1.635 e tem filhos entre 1 ano e 6 anos em creche particular

20/09/2011

O Previ-Rio abre as inscrições para o Auxílio-Creche na próxima terça-feira, dia 27/9. A portaria regulamentando o benefício será publicada nesta quarta-feira (dia 21). A solicitação da ajuda, cujo valor é de R$ 250 por mês, deve ser feita pela internet, no site do Instituto, www.rio.rj.gov.br/web/previrio, até o dia 23 de outubro.

Apenas os servidores estatutários da Prefeitura do Rio cujo salário base, referência para o desconto da contribuição previdênciária, for de até R$ 1.635 poderão inscrever os filhos com idade entre um ano e seis anos para receber a ajuda. Entretanto, quem tiver alguma pendência com o Previ-Rio relativa a outros benefícios será desabilitado para este.

Para que o servidor possa se inscrever para o Auxílio-Creche, é necessário que a filho já esteja matriculado em uma creche particular. Na página de inscrição é necessário colocar os dados do servidor e da instituição de ensino. No mês de dezembro, será necessário apresentar ao Previ-Rio os comprovantes de que a criança frequentou o local durante o ano. Caso não seja feita a comprovação, o servidor terá descontado o valor recebido.

Em janeiro de 2012, as inscrições para o benefício serão reabertas, para renovação do benefício daqueles que já foram contemplados e ainda estão cumprindo os pré-requisitos e também para aqueles que só passarem a se enquadrar posteriormente.

A previsão é que haja 3.661 servidores ativos e inativos habilitados ao Auxílio-Creche. A estimativa de gasto anual é de R$ 11,25 milhões.

IDÉIAS - Kokedama, onde o vaso é feito de musgo

http://www.viladoartesao.com.br/blog
Kokedama, onde o vaso é feito de musgo:

Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

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Kokedama de terra e musgo sobre prato de madeira liso


Vocês já ouviram falar em Kokedama? Basicamente o Kokedama é uma forma de plantar onde o vaso é o musgo e a própria terra que segura as raízes. Como tudo na cultura japonesa, essa é uma técnica que requer calma e paciência na elaboração, mas é bastante simples e o resultado enche nossos olhos.


 


Monte seu Kokedama


 


Você vai precisar de:



  • mudas pequenas

  • terra para bonsai e turfa

  • musgo seco e musgo vivo

  • barbante de algodão cru e linha de algodão verde


 









Misture as partes de turfa e terraMisture as partes de turfa e terra de bonsai na seguinte proporção 7 partes de turfa para 3 de terra. Vá adicionando água aos poucos para formar uma pasta não muito úmida mas que não se quebre ao ser moldada.








Modele bolas com a massa de terra não muito grandes, mas com tamanho suficiente para abrigar suas mudas. Reserve.Modele bolas com a massa de terra








Prepare as mudasPrepare as mudas retirando de volta das raízes o máximo de terra possível. As raízes ficarão aparentes. Faça isso com muito carinho e cuidado.








Envolva as raízes com o musgo seco e amarre sem apertar com o barbante de algodão. O musgo seco funcionará como um hidratante, pois possui grande capacidade de reter água, mantendo as raízes úmidas.Envolva as raízes com o musgo seco








Faça furos nas bolas de terra e coloque neles as mudasPegue as bolas de terra reservadas, faça furos bem no centro delas e coloque neles as mudas já envolvidas no musgo. Todas as raízes e o musgo deverão ficar cobertos pela terra.








Para terminar envolva a bola de terra com o musgo vivo e fixe com linha de algodão verde o suficiente para manter o musgo no lugar.Aplique o musgo vivo por fora da bola de terra

 


Depois disso você pode pendurar seu kokedama ou mesmo colocar sobre um prato ou um suporte bem minimalista ao estilo japonês. O importante é valorizar o vaso de terra e musgo.


 


Pequeno Kokedama sobre suporte aberto


 









Flores plantadas em KokedamaO kokedama pode receber luz de sol, mas deve ser molhado diariamente, de preferência no período da manhã. Se você pendura-lo use um spray para molhar, se colocar sobre um suporte cuide para não molhar em excesso pois não há drenagem. Lembrem que o vaso é a própria terra.

 


Qualquer tipo de planta pode crescer num Kokedama, tudo o que você precisa é dar à ela o cuidado que ela exige. As samambaias são uma espécie que se adapta facilmente, então comece por uma delas e depois experimente outros tipos de flores e plantas.


Lembrete: todos os itens como turfa, terra para bonsai e o musgo vocês encontram em boas floriculturas e casas de jardinagem.


Gosta de dicas com plantas? Leia essa outra sugestão: Vasos no coador de café.


Passo-a-passo: Design Sponge, College Life DIY, Cute Bonsai Tree


Fotos: Japan Bonsai, Creating Querencia, Laud8


Tornando educadores líderes da transformação na escola

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Tornando educadores líderes da transformação na escola:

A agenda da educação vem ganhando urgência no debate político mundial e, com ela, o reconhecimento da necessidade de transformação da estrutura obsoleta de todo o sistema. Alguns localizam nas empresas privadas o modelo a ser seguido, outros esperam das universidades a orientação dos processos, muitos depositam nos governos a expectativa da criação das bases que os possibilitem. Mas, o fato é que qualquer projeto de transformação das escolas dependerá necessariamente da liderança dos educadores.


Não são poucas as tarefas à espera do educador neste novo século. Mas, como formá-lo para assumir este lugar? Como formar professores e diretores hoje para que transformem as escolas no que elas precisam ser no século XXI? Os professores formados na estrutura obsoleta ainda vigente precisam transformar, acima de tudo, suas visões e atitudes. A primeira visão a ser transformada é em relação à sua própria capacidade de ser um bom professor, de adotar uma inovação pedagógica de qualidade. Os educadores precisam primeiro confiar em si para depois poderem confiar na humanidade, na capacidade de todos os seres humanos de se desenvolver e na capacidade da escola para apoiar este processo. O objetivo final a ser atingido é uma escola como um ambiente inclusivo, de confiança e acolhimento, em que as relações humanas estão no centro e a aprendizagem significativa e duradoura é resultado de tudo isso. Certo é que se o objetivo a ser atingido é este, o modelo empresarial que propõe rankings baseados em avaliações episódicas de desempenho em provas e bonificação por mérito em relação a metas estabelecidas exteriormente não é o modelo a ser seguido.  A inovação pela qual a escola precisa passar deve ser liderada por professores experientes, apoiados pela direção, e envolvendo os estudantes, funcionários e comunidade.


A lógica do gestor que forma uma equipe é apostar na capacidade de seus profissionais, oferecendo-lhes as condições necessárias e auxiliando na superação dos obstáculos. Ao contrário, os programas que obrigam professores a usarem apostilas, medem o seu desempenho com base no rendimento dos alunos em teste e dão bônus aos que atingem metas apostam na incapacidade dos professores, os incumbem de tarefas bem limitadas, não lhes oferecem os recursos necessários e colocam vários obstáculos em seu caminho. Inverter esta lógica passa necessariamente pela transformação dos modos de recrutar, orientar, remunerar e avaliar educadores e diretores.


A docência é uma das profissões mais isoladas na atualidade. Enquanto nos outros ambientes de trabalho, crescem em importância os processos colaborativos, na sala de aula, o professor está sozinho, não é parceiro das dezenas de estudantes a sua frente nem dos colegas que estão nas outras salas, também isolados diante de seus alunos. Para transformar esta cultura, é preciso criar um processo de base, medidas verticais, impostas de cima para baixo, que não conseguem transformar culturas.

No Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2011 a 2020, construído nos dois anos anteriores durante as conferências municipais e estaduais e na Conferência Nacional de Educação, uma das estratégias previstas é o “programa de acompanhamento do professor iniciante”. Este propõe que o iniciante seja “supervisionado por profissional do magistério com experiência de ensino, a fim de fundamentar, com base em avaliação documentada, a decisão pela efetivação ou não-efetivação do professor ao final do estágio probatório.” Se não for burocratizada, esta estratégia pode ter bons resultados. Em outros países, existem programas de formação de educadores em serviço, como residência, por um ano, que organizam grupos pequenos de educadores recém-formados, cada um deles liderado por um educador mais experiente que, inclusive, pode entrar em suas aulas para auxiliá-los no que for necessário. Estes programas por vezes incluem também estímulos aos educadores que mais inspiram colegas para se tornarem diretores.


Não raro programas assim provocam rivalidade com as faculdades de educação. Mas é inquestionável a importância que a formação universitária pode ter no trabalho dos educadores. No PNE, uma das estratégias para a meta relativa à garantia de que todos os professores da educação básica possuam formação em nível superior é a de promover a reforma curricular dos cursos de licenciatura de forma a assegurar o foco no aprendizado do estudante. Algo um tanto genérico, mas que pode inspirar processos colaborativos entre universidades e escolas que criem programas de formação de educadores em serviço baseados em pesquisas consistentes que ajudem a definir um processo claro, estratégico e bem planejado. O PNE é ousado, mas acerta ao propor “formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação” e criar a estratégia de prever, nos planos de carreira dos profissionais da educação, licenças para qualificação profissional em nível de pós-graduação.


A avaliação dos docentes, para ser construtiva, deve se restringir a seu aprimoramento profissional, sem implicar premiações ou punições. As avaliações de professores por meio de provas de conhecimentos ou com base nos resultados obtidos por seus alunos em outras provas em nada contribuem para melhorar o ensino, servem apenas para desmoralizar os professores. No lugar destas avaliações verticais, há experiências com processos avaliativos pelos pares a partir de técnicas que promovem a colaboração e a construção coletiva de melhores desempenhos. Os estudantes também devem avaliar os educadores, colaborando ao apontar pontos positivos e pontos a serem melhorados.


Quando os educadores são avaliados pelos estudantes e os coordenadores são avaliados pelos educadores, cria-se uma cultura de aprimoramento contínuo. E todo o processo depende da liderança legítima de diretores comprometidos. A cobrança sobre diretores em relação a resultados dos estudantes em provas limita sua atuação a de gerenciamento, impedindo-os de assumirem a liderança de processos de efetiva transformação escolar. A possibilidade de diretores liderarem estes processos depende diretamente de terem maior autonomia sobre orçamento e estrutura da escola, para poderem assumir maior responsabilidade pelos resultados alcançados.


Para tornar diretores lideres, além da formação, da avaliação e da autonomia, é preciso refletir sobre a forma de selecioná-los – há muitas possibilidades hoje em dia, e certamente as melhores são as que combinam eleição pela comunidade com avaliações sobre seu aprimoramento profissional.


No PNE, a meta relativa à direção da escola visa garantir a nomeação comissionada de diretores vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar. Melhor seria a determinação de eleições diretas de diretores, mas a garantia da participação da comunidade escolar no processo já é um ganho.


Sendo fundamental transformar a lógica de seleção, formação e avaliação de diretores e educadores, também é claro que a liderança dos processos de transformação pelos quais a escola precisa passar não cabe mais a uma só pessoa ou um só segmento. Um projeto com tal complexidade e magnitude depende de uma equipe gestora articulada com lideranças da comunidade e com autonomia responsável.

Profissão Repórter de hoje: a batalha contra a dependência química

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Profissão Repórter de hoje: a batalha contra a dependência química: O tema do programa Profissão Repórter, da TV Globo de hoje, 20/09, é a batalha contra a dependência química. A equipe esteve novamente em um de nossos abrigos em Guaratiba e registrou a luta de algumas crianças contra o vício, principalmente aquelas que não recebem a visita das mães. A reportagem mostra também as mudanças na vida de um homem depois do tratamento em clínica para dependentes de álcool, e a história de uma jovem viciada em crack que encontra forças na religião para se recuperar. O programa vai ao ar às 23h45.

"O Caminho das Pedras"

http://rodrigobethlem.blogspot.com/
"O Caminho das Pedras": A edição de setembro da revista Rolling Stones Brasil traz uma matéria sobre a epidemia do crack no Brasil com uma dura crítica à política antidrogas do Governo Federal. Eles também falam da iniciativa do abrigamento compulsório adotada pelo Rio de Janeiro, como uma alternativa para recuperar o direito de viver dessas crianças e adolescentes que estão jogados pelas cracolândias.

O texto diz que, assim como a onda de corrupção que assola o país, o crack também é uma “pedra no sapato” do Governo Federal. Porém o problema não é de hoje, já que o primeiro registro oficial de uso da droga no Brasil foi em 1989, época em que começou o governo de Collor, mas que depois se instalou no período de FHC e se consolidou nos anos Lula.

No caso do Rio de Janeiro, a revista aponta os números de adultos, adolescentes e crianças acolhidos nas operações e destaca que, segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o abrigamento compulsório não contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente, já que a medida está prevista no artigo 98 da Constituição.

...“O crack é uma droga diferente das outras. Impacta não somente a saúde, mas a capacidade de discernimento. Em se tratando de crianças e adolescentes, o estrago é muito maior”, argumenta Bethlem, para o qual na ausência da família , é obrigação do poder público cuidar desses indivíduos. Esse método é 100% efetivo? Tenho certeza de que não. Mas sem o acolhimento compulsório é certeza do fracasso”... (trecho da matéria O Caminho das Pedras – Revista Rolling Stones / Setembro 2011).

AQUECIMENTO GLOBAL

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AQUECIMENTO GLOBAL:

Veja o vídeo, reflita, comente e faça a sua parte. O Planeta conta com você!

Concurso para Professor I-Inglês divulga a classificação final dos aprovados remanescente

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Concurso para Professor I-Inglês divulga a classificação final dos aprovados remanescente: Edital da Secretaria Municipal de Administração, divulgado no Diário Oficial do Município de hoje, dia 20, publica listagem da classificação final dos candidatos remanescentes aprovados nas provas objetiva e oral do concurso público para Professor I-Inglês.

Seminário sobre vulnerabilidade de jovens com deficiência aos maus-tratos

http://www.viablog.org.br/
Seminário sobre vulnerabilidade de jovens com deficiência aos maus-tratos

REFLEXÃO - UMA AGENDA PARA EDUCAÇÃO

Filme do Todos pela Educação mostra dados preocupantes que revelam o porquê da urgência da Educação ser prioridade no país! Veja, reflita, debata sobre o filme e divulgue-o.

Fórum: "Sustentabilidades e a sala de aula: valores éticos e formação cidadã"

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Fórum: "Sustentabilidades e a sala de aula: valores éticos e formação cidadã":


Nos dias 14 e 15 se setembro de 2011, tivemos a oportunidade de participar de um fórum sobre "Sustentabilidade e a sala de aula: valores éticos e formação cidadã".
Esse fórum em muito contribuiu para o enriquecimento de nossas práticas pedagógicas e para subsidiar o nosso projeto de educação ambiental.
O evento teve como objetivo subsidiar o professor para o desenvolvimentode projetos didáticos-pedagógicos que considerem, com base em valores éticos e sustentáveis, a formação para a materialização de ações, por meio do incentivo ao protagonismo juvenil (Grêmios Estudantis) e da participação dos responsáveis em fóruns locais (Associações de Moradores) e contribuir para a adoção de práticas sustentáveis na relação sociedade-espaço nos lugares e no planeta, a partir da instituição social "escola".
Tivemos como palestrantes Sergio Besserman (Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura), Haroldo Mattos de Lemos (UFRJ/Instituto Brasil PNUMA), Jacques Marcovitch (USP), Mestra Anice Esteves( UERJ/FFP), Professor Doutor José Carlos Milléo (UFF), Matthew Shirts (Jornalista  e Editor-Chefe Revista National Geographic), Professor Doutor Luiz Felipe Guanaes Rego (PUC-Rio), Professor Doutor Manoel Santana (UERJ/FFP), Professor Mestre Lincoln Tavares (CAp/UERJ), Professora Doutora Maria Teresa Tedesco (UERJ), Professor Doutor Silvério de Paiva( Reitor da UENF), Sergio Basile (Dataprev).
Agradecemos ao Professor Doutor Carlos Fernando Galvão (E/SUBE/CED) mediador do fórum, por ter divulgado o nosso Blog.

II INFORMATIVO DA EDUCOPÉDIA

http://educopedia2010.blogspot.com/
II INFORMATIVO DA EDUCOPÉDIA:

II INFORMATIVO DA EDUCOPÉDIA – SETEMBRO DE 2011


"A mente que se abre a uma nova idéia

jamais voltará ao seu tamanho original."
(
Albert Einstein)

Prezado(a) Diretor(a),

Prezado(a) Professor(a),

Iniciamos mais um semestre de muito trabalho e com muitas novidades para toda rede. O entusiasmo e a alegria dos alunos e professores, ao dividir as suas experiências digitais nas nossas visitas às escolas e Cres, são o nosso combustível. Quando percebemos que as práticas pedagógicas estão cada vez mais enriquecedoras e que as escolas ousam e inovam objetivando uma aprendizagem de qualidade, todo nosso esforço é recompensado.

Leia na íntegra

Criptografia – PARTE I – A História da Criptografia. Da origem aos dias atuais.

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Criptografia – PARTE I – A História da Criptografia. Da origem aos dias atuais.:
Introdução

Do grego, Kryptós: “escondido, oculto”, e Graphein: “escrita”, nos possibilita a definição em que criptografia é a arte, ou ciência, de escrever mensagens ocultas ou codificadas. Dessa forma, criptografia são as técnicas pelas quais a informação pode ser transformada de sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário. Suas aplicações são inúmeras. Deste planos de batalha, até à simples troca de e-mails nos dias atuais.



História

Antigamente, a cifragem era utilizada na troca de mensagens, sobretudo em assuntos ligados à guerra (no intuito de o inimigo não descobrir a estratégia do emissor da mensagem, caso se apoderasse dela), ao amor (para que os segredos amorosos não fossem descobertos pelos familiares) e à diplomacia (para que facções rivais não estragassem os planos de acordos diplomáticos entre nações). O primeiro uso documentado da criptografia foi em torno de 1900 a.c., no Egito, quando um escriba usou hieróglifos fora do padrão numa inscrição.

Entre 600 a.c. e 500 a.c., os hebreus utilizavam a cifra de substituição simples (de fácil reversão e fazendo uso de cifragem dupla para obter o texto original), sendo monoalfabético e monogrâmica (os caracteres são trocados um a um por outros), e com ela escreveram o Livro de Jeremias.

O chamado "Codificador de Júlio César" ou "Cifra de César" que apresentava uma das técnicas mais clássicas de criptografia, é um exemplo de substituição que, simplesmente, substitui as letras do alfabeto avançando três casas. O autor da cifragem trocava cada letra por outra situada a três posições à frente no alfabeto. Segundo o autor, esse algoritmo foi responsável por enganar muitos inimigos do Império Romano; no entanto, após ter sido descoberta a chave, como todas, perdeu sua funcionalidade.

Em 1586, destacam-se os estudos de Blaise de Vigenère que constituíram um método muito interessante; é a cifra de Vigenère que utiliza a substituição de letras. Tal processo consiste na seqüência de várias cifras (como as de César) com diferentes valores de deslocamento alfanumérico. A partir desse período, Renascença, a criptologia começou a ser seriamente estudada no Ocidente e, assim, diversas técnicas foram utilizadas e os antigos códigos monoalfabéticos foram, aos poucos, sendo substituídos por polialfabéticos.

Dos anos 700 a 1200, são relatados incríveis estudos estatísticos, em que se destacam expoentes como al-Khalil, al-Kindi, Ibn Dunainir e Ibn Adlan, que marcaram sua época. Na Idade Média, a civilização árabe-islâmica contribuiu muito para os processos criptográficos, sobretudo quanto à criptoanálise (análise da codificação, a procura de padrões que identificassem mensagens camufladas por códigos).


Esquema da Cifra de César

Na Idade Moderna, merecem destaque o holandês Kerckoff e o alemão Kasiski. Modernamente, em 1918, Arthur Scherbius desenvolveu uma máquina de criptografia chamada Enigma, utilizada amplamente pela marinha de guerra alemã em 1926, como a principal forma de comunicação.

Em 1928, o exército alemão construiu uma versão conhecida como "Enigma G", que tinha como garantidor de segurança a troca periódica mensal de suas chaves. Essa máquina tinha como diferencial ser elétrico-mecânica, funcionando com três (inicialmente) a oito rotores. Aparentava ser uma máquina de escrever, mas quando o usuário pressionava uma tecla, o rotor da esquerda avançava uma posição, provocando a rotação dos demais rotores à direita, sendo que esse movimento dos rotores gerava diferentes combinações de encriptação.


Enigma G em uso pelo Exército Alemão

Assim, a codificação da mensagem pelas máquinas "Enigma" era de muito difícil decodificação, uma vez que, para isso, era necessário ter outra máquina dessas e saber qual a chave (esquema) utilizada para realizar a codificação.

A Colossus surgiu do esforço de engenharia reversa das forças aliadas em decriptar as mensagens da marinha e do exército alemão, só logrando efetivo êxito após se ter conseguido uma máquina Enigma alemã (furtada). Tais equipamentos foram, inicialmente, desenvolvidos como máquinas de decriptação, mas depois passaram a codificar mensagens das forças aliadas.

Depois, surgiram outras máquinas fisicamente semelhantes à Enigma (pareciam com antigas máquinas de escrever), porém foram aperfeiçoadas de forma a dificultar o mais possível a decriptação por quem não as possuísse.

Devido aos esforços de guerra, a criptografia passou a ser largamente utilizada. Em 1948, Claude Elwood Shannon desenvolveu a Teoria Matemática da Comunicação, que permitiu grandes desenvolvimentos nos padrões de criptografia e na criptoanálise.
Durante a chamada "Guerra Fria", entre Estados Unidos e União Soviética, foram criados e utilizados diversos métodos a fim de esconder mensagens a respeito de estratégias e operações, criptografadas com diferentes métodos e chaves.

Além dos avanços da criptografia, a criptoanálise se desenvolveu muito com os esforços de se descobrir padrões e chaves, além da diversidade dos canais de propagação das mensagens criptografadas. Desses esforços, surgiram diversos tipos de criptografia, tais como por chave simétrica, por chave assimétrica, por hash e até a chamada criptografia quântica, que se encontra, hoje, em desenvolvimento.

Atualmente, a criptografia é amplamente utilizada na WEB, em segurança a fim de autenticar os usuários para lhes fornecer acesso, na proteção de transações financeiras e em comunicação.



REFERÊNCIAS:
WIKIPÉDIA – A ENCICLOPÉDIA LIVRE

Um grande abraço.
Professor Ricardo Vianna.

Em breve, PARTE II - Criptografia e Matemática: Aula de Funções.

Mudanças no Bolsa Família passam a vigorar

http://www.viablog.org.br/
Mudanças no Bolsa Família passam a vigorar: As mudanças no programa Bolsa Família, anunciadas com o lançamento do Plano Brasil sem Miséria, começaram a vigorar ontem (19).

IDÉIAS DE LONGE - Concurso de frases seleciona vencedores

Concurso de frases seleciona vencedores:
Em parceria com a Concessionária Viapar, o programa O Diário na Escola, do jornal O Diário do Norte do Paraná, realizou no dia 15/09 a seleção das sete frases da Promoção Cultural Semana Nacional do Trânsito. A partir do dia 20/09 elas serão publicadas no noticiário com a foto do vencedor e no início de outubro ocorre o coquetel de premiação. 
A seleção foi considerada “extremamente difícil” pelos organizadores, afinal, foram 620 frases concorrendo. 
O concurso estimula que as crianças reflitam sobre o trânsito e possam contribuir para que, a partir da publicação das frases no jornal, os motoristas e pedestres repensem seu papel para que haja um trânsito mais seguro na região.
As frases vencedoras são:
“Criança sempre passe na faixa, assim você dá sinal verde para sua vida” – Alisson da Silva, aluno do 3º ano, da Escola Municipal Yoshio Hayashi, de Sarandi.
“Motorista estressado provoca acidente e chega atrasado” – Heloíse Beatriz da Silva Martins, aluna do 4º ano, da Escola Municipal Maestro Aniceto Matti, de Maringá.
“Desde pequenina, mamãe soube me ensinar. Olhe para os lados, menina, para na faixa atravessar”. Eduarda Souza Costa, aluna do 3º ano, da Escola Municipal Santo Carraro, de Mandaguaçu.
A cada acidente, uma tragédia. A cada tragédia, uma vida perdida. A cada vida perdida, uma família destruída”. Vitória de Souza Rincon, aluna do 4º ano, da Escola Municipal Masami Koga, de Sarandi.
“Preste atenção: quem corre demais deixa a vida para trás” – Layla Graciano Speçato, aluna da 4ª série, da Escola Municipal Vicente Liberato, de Munhoz de Mello.
“O trânsito é como o seu lar, só é seguro se você cuidar” – Marcelo Yuzo Itami, da 4ª série, da Escola Municipal Dr. Osvaldo Cruz, Maringá.
“Ande sempre devagar, na faixa nunca deixe de parar. Motorista consciente respeita a vida da gente”. – Ana Beatriz Delapria, aluna da 5º ano, da Escola Municipal Padre Mateus Elias – Dr. Camargo.
Fonte: O Diário na Escola 20/09/2011

Quais são os eixos para compartilhar conteúdos educacionais? #ft_eie11

http://www.samshiraishi.com/
Quais são os eixos para compartilhar conteúdos educacionais? #ft_eie11:

Creio que alguns aqui lembram de quando comentei que sou insider brasileira do VI Encontro Internacional Educarede promovido pela Fundação Telefônica. Com o mote “Atitude 2.0: aprender é compartilhar“, desde 1º/09 estamos fazendo um “esquenta” virtual do evento presencial, com a participação de educadores e especialistas em educação e tecnologia de todos os países onde o Educarede atua: Brasil, Espanha, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e México.


VI Encuentro Internacional EducaRed 2011


Apesar do glamour de um encontro presencial na Europa, confesso que eu considero a riqueza da troca online muito maior porque alcança milhares de pessoas, numa integração que instiga o ambiente de intercâmbio cultural e possibilita o conhecimento de diferentes realidades iberoamericanas.


E o objetivo é este: reunir todos aqueles que se interessam em contribuir com o debate das inovações educativas no âmbito de uma sociedade em rede, conectando educadores, docentes, líderes, redes, organizações educativas e gestores. E nós, claro, pais (avós, tios, enfim, educadores informais, mas educadores importantes) somos convidados a participar, basta acessar a página do Encontro onde e preencher o cadastro, já disponível na rede social.


Além do espaço com eventos, podemos compartilhar links ou notícias em nossos perfis, abrindo debates que nos interessam – e mostrar que as famílias também tem muito a contar sobre o uso de TIC (tecnologias de informação e comunicação) e sobre a forma como estas ferramentas são usadas como apoio na educação das crianças dentro dos lares.


[Aliás, este tema está num debate aberto lá: "A família e as TIC - qual é o nosso papel como educadores no lar na introdução das tecnologias da informação e comunicação?" - vale a visita e o comentário!]


O lema desta edição, “Atitude 2.0: aprender é compartilhar”, define a essência do que o encontro pretende disseminar: uma atitude ativa e participativa nos mais diversos eventos organizados online e presencialmente. O intuito é que os participantes se apropriem do evento, sugerindo, movimentando, colaborando e colocando em questão os temas levantados pela programação.


A programação será estruturada em quatro eixos:



  • Conhecer: acesso ao conhecimento por meio de especialistas;

  • Experimentar: “aprender fazendo” em grupo e em rede;

  • Compartilhar: acesso ao conhecimento através das experiências práticas realizadas por outros;

  • Debater: acesso ao conhecimento através da interação e do contraste de saberes e opiniões.


E se você entrou, viu tudo em espanhol e se assustou, fique tranquilo: as informações na rede estarão sempre disponíveis e atualizadas em português e espanhol, assim como toda programação do evento. E a ideia é que a gente converse de forma bilíngue mesmo, naquela mistura que fazemos tão bem quando encontramos estrangeiros que falam espanhol!


:-)


P.S. E se você acha que não tem assunto para tratar no encontro virtual, veja quanta coisa interessante conversamos nos últimos dias e que são assuntos próximos de todos nós ou veja na Minha página lá.


Wall de Sam Shiraishi no ning do VI Encontro Internacional Educarede promovido pela Fundação Telefônica





Em busca de referência | Revista Educação

Postado pelo Blog do Adão este artigo da Revista Educação é bem bacana..
http://adaoblogado.blogspot.com/
Em busca de referência | Revista Educação: Em busca de referência | Revista Educação

A Globalização e nossas crianças e adolescentes...

http://www.vithais.com.br/
A Globalização e nossas crianças e adolescentes...:


O maior de todos os recursos que temos em nossas mãos é o tempo. E como estamos usando o tempo de nossas vidas? Só escuto e vejo pessoas correndo como nunca, num infindável esforço pela consecução de um sem número de tarefas que se acumulam e cujo volume parece nunca decrescer. O que me faz lembrar da clássica pintura de Goya, "Cronos devorando seus filhos", numa clara alusão a como estamos nos relacionando com o tempo, a nos devorar impunemente, sem que demonstremos reação a tudo o que acontece.


Percebam, por exemplo, como definimos de antemão as rotinas de nossas crianças e adolescentes, a prepará-los para o porvir profissional e para a vida adulta. Nos esforçamos para dar-lhes ferramentas que permitam sua sobrevivência dentro de parâmetros que permitam-lhes o conforto que imaginamos necessário para seu bem-estar. Isso significa que desde tenra idade precisam preparar-se para um mercado cada vez mais competitivo e, por isso, começam a estudar línguas, informática, a fazer cursos de dança, teatro ou a praticar esportes. Tudo é preparação, em tudo há competição, em cada uma das atividades há notas ou medalhas em disputa.


E a conquista, a vitória, o êxito são quase como obrigatórios. Não para as crianças ou adolescentes, mas para seus pais, perante a sociedade, como forma de atestar os DNAs superiores, o poderio, a tenacidade e a força das famílias das quais fazem parte. A formação deixou de ser um legado, um presente e tornou-se uma camisa de força, uma obrigatoriedade a qual são encaminhados estes infantes. 


Vencer, vencer ou vencer são as alternativas e não se fala mais nisso. As consequências? As contra-indicações? Não há tempo para pensar nisso. Sorria para as fotos. Traga os troféus para casa. Pendure os diplomas nas paredes. Insônia, dores no corpo, cabeça latejando... Ansiedade, stress ou depressão... São provas de uma fraqueza que não podem aparecer. Somente a felicidade deve transparecer para quem quer que seja.


Falhar, errar ou perder não fazem parte do dicionário e do cotidiano destes imortais senhores do tempo. Neste mundo globalizado que como Cronos contemporâneo devora tantas pessoas se sintomas nos fazem perceber as fraquezas humanas que esteróides e anabolizantes sejam imputados aos que choram pelos cantos. Isso mesmo, nem mesmo chorar é permitido diante de todos. Os sentimentos são oprimidos para que a alegria aparente continue presente, ainda que pasteurizada, gélida, como um falsete...

Quando nossas crianças e jovens choram no chuveiro, perdem-se em olhares sem fim ou fundamento, são devorados pelas telinhas de computadores ou celulares, deixam-se consumir pelos modismos e consumismo é sinal de que Cronos está os está devorando. E, adaptando Goya e suas pinceladas a história que hoje vivemos, é inconteste que a globalização e suas variáveis, o sistema como está composto e em funcionamento está esgotando nossa maior riqueza, a vida humana.


Se o tempo é nossa matéria-prima principal e se a vida humana é uma riqueza inconteste, porque não nos pertence o primeiro e se esvai pelos nossos dedos a existência?


Não quero ler, ouvir, falar ou chorar a morte de crianças e jovens oprimidos por esta correria louca, alucinada, infindável e sem sentido. Vitimas do tráfico de drogas, do trânsito, das brigas de gangues, da ira das torcidas, da bulimia, da homofobia, da competição ou do que quer que seja, todos na verdade tem como algoz a ambição, a ganância, o consumismo e a ira incontida de um sistema que não se basta, que não se nutre de forma a saciar sua sede ou fome, que buscará até o último momento a derradeira gota de sangue de tantas e quantas pessoas forem necessárias... 


Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

SETEMBRO AZUL

http://elosdasaude.wordpress.com/
SETEMBRO AZUL:

A próxima segunda-feira, 26 de setembro, é Dia Nacional dos Surdos. A data comemora a criação, em 1857, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e é oportunidade para lembrar as lutas e conquistas das pessoas surdas no Brasil. Organizado pelo Movimento Surdo em Favor da Educação e Cultura Surda, o mês Setembro Azul busca promover a mobilização da sociedade brasileira para a reformulação do Plano Nacional de Educação e a implementação de escolas bilíngues para surdos em todo o país.


“A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como língua oficial pela Lei Federal Nº 10.236 de 2002, e promover espaços bilíngues para a educação de surdos é fundamental para a integração social desta população”, ressalta a fonoaudióloga Cristina Justo, do CMS Professor Masao Goto.


Há dois meses, a unidade de saúde integra a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – RAP da Saúde, com uma particularidade: a integração entre adolescentes surdos e ouvintes. A experiência tem sido fundamental para trazer o tema da acessibilidade aos debates e atividades desenvolvidos pelo RAP da Saúde e para dar visibilidade à população surda e suas reivindicações.


A professora Verônica Lima, que participa do Projeto Parceria Saúde, Educação de Surdos e Família, conta que o trabalho tem despertado o interesse mútuo entre adolescentes surdos e ouvintes sobre a forma como o outro sente, vive, se comunica e se posiciona politicamente. “A participação no RAP da Saúde tem sido fundamental para a inserção política dos jovens surdos, que no último final de semana participaram da I Conferência Carioca de Juventude e foram eleitos delegados para a I Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro”, avalia Verônica.


CMS Prof Masao Goto: jovens surdos e ouvintes na I Conferência Carioca de Juventude


Dia 10 de setembro, os jovens que integram o pólo do RAP da Saúde no CMS Masao Goto participaram de manifestação pelo Dia Mundial da Língua de Sinais, na praia de Copacabana. A intervenção chamou a atenção para a reivindicação do Movimento Surdo pela implementação de escolas bilíngües para surdos.


Jovens do RAP da Saúde participam no Dia Mundial da Língua de Sinais


Semana do Surdo

 Durante a mobilização pelo Setembro Azul, a Semana do Surdo, comemorada de 22 a 26 de setembro promove uma série de atividades. Na quinta e na sexta-feiras, dias 22 e 23, o SESC Madureira recebe o Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos. Além de fórum de debates sobre acesso e inclusão, o evento promove o Circuito Cultural, com a participação das crianças, dos adolescentes e seus familiares, e apresentação do Teatro da Acessibilidade.


No Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, a Escola Municipal Getúlio Vargas, em Bangu, promove o Encontrão de Surdos. O evento presta homenagem à professora Rosângela Ramos e marca a reinauguração do auditório do colégio. A programação inclui o depoimento de ex-alunos surdos, da rede municipal de educação do Rio de Janeiro, da UFRJ e da Faculdade Simonsen e roda de conversa com a advogada surda Priscila Cavalcanti, sobre o papel da educação na promoção da saúde e da cidadania e na inclusão política e social de surdos.


O público também poderá participar de quatro oficinas temáticas: Fale, não se cale, direcionada a mães e familiares de surdos; Cultura e Identidade Surda, dinamizada por uma adolescente surda, com o objetivo de promover a integração entre adolescentes surdos e ouvintes; estudantes e professores; Lindos e surdos, com dicas de beleza; e recreação para crianças surdas e seus familiares.


Assista ao vídeo sobre o Movimento Surdo em favor da Educação e da Cultura Surda




>> Saiba mais sobre o Movimento Social dos Surdos no Brasil


>> Conheça o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES


>> Conheça a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS


>> Acesse o dicionário eletrônico da Língua Brasileira de Sinais