domingo, 16 de outubro de 2011

PSE NSEC06 - DIA NACIONAL DE COMBATE À SÍFILIS: 15 DE OUTUBRO

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DIA NACIONAL DE COMBATE À SÍFILIS: 15 DE OUTUBRO:
15 de outubro é Dia Nacional de Combate à Sífilis


Campanha do Centro de Educação Sexual (CEDUS) para prevenção e controle da sífilis

Comemorado no terceiro sábado de outubro – em 2011, dia 15 – o Dia Nacional de Combate à Sífilis é oportunidade para chamar atenção para a prevenção da doença, que segundo a Organização Mundial da Saúde infecta aproximadamente 950 mil brasileiros por ano, através de relações sexuais desprotegidas.


Além da transmissão sexual, a sífilis pode ser congênita, transmitida por via transplacentária da mãe para o bebê, quando a gestante infectada não é tratada. A transmissão vertical pode acontecer em qualquer momento da gravidez,  provocando aborto espontâneo, morte fetal, prematuridade e recém-nascidos com sintomas da doença – quadro que comumente leva a óbito.


O diagnóstico precoce e o tratamento da gestante infectada são eficazes para a prevenção da sífilis congênita e devem ser oferecidos durante o pré-natal. É fundamental que o tratamento se estenda ao parceiro da paciente, a fim de evitar reinfecções.




O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça o compromisso para eliminação da sífilis congênita do Brasil até 2015, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU:



Assista à reportagem do Globo Repórter sobre sífilis congênita:





>> Saiba mais sobre sífilis no site do Departamento de Aids, DST e Hepatites Virais do Ministério da Saúde


>> Acesse dados sobre DST no Brasil


>> Conheça o Plano Operacional para Redução da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis, do Ministério da Saúde

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(título desconhecido)

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(título desconhecido):
Jornal Yara Amaral

          Veja os principais acontecimentos da creche em nosso jornal que é enviado aos pais.Começamos a 4 anos e  já estamos na 12º jornal. Leia e faça um comentário.
           Nesta edição: principais atividades, Dengue, cartão Família Carioca, Dia das Crianças, Catapora e o trabalho da turma 41. Boa leitura!
                                                                           

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Eles querem ser professores

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Eles querem ser professores:

Marina Morena Costa, iG São Paulo

Paixão por conhecimento atrai profissionais para carreira. Remuneração baixa e falta da valorização são principais críticas

Foto: Amana Salles/Fotoarena

Renovar o conhecimento diariamente e a vocação para ensinar são os principais motivos que levam jovens a escolher dar aula. Do outro lado da balança, estão a baixa remuneração e a falta de valorização do professor. A equação da profissão carregada de responsabilidade e de contradições não é fácil de resolver, e tem ainda mais desafios para quem está chegando às salas de aula, com vontade de inovar e pouca experiência.


“O professor está sempre aprendendo. Trabalha com diferentes ideais, classes sociais, é muito enriquecedor. Cada aula é diferente, porque as turmas são diferentes e os processos de aprendizagem também”, resume Marcel Pires, 21 anos, estudante de Licenciatura em Letras na PUC-SP e professor auxiliar do 8º e 9º ano do ensino fundamental na Escola Nossa Senhora das Graças.


A aprendizagem das crianças é o que motiva Cintia Andrade e Silva, de 26 anos, a cursar pedagogia e a ser professora da educação infantil. “É muito gratificante ver o desenvolvimento do aluno, a superação das dificuldades e os resultados acontecendo”, afirma a estudante do último ano da Uniban, na capital paulista.


A colega Joice Pereira Silva, de 25 anos, aluna de Pedagogia da Unip destaca que o profissional de educação básica está sendo mais valorizado. “Antes as pessoas achavam que a gente só brincava com os alunos, mas hoje sabem que ensinamos todos os princípios básicos para o desenvolvimento de uma criança”, aponta a professora do colégio Augusto Laranja.


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Remuneração


Em contraste com a necessidade de renovar o conhecimento dando continuidade aos estudos e aumentando a bagagem cultural, estão a baixa remuneração e a falta de um plano de carreira atraente. Eduardo Akio Shoji, 24 anos, estudou a vida escolar inteira na rede pública, mas não pretende trabalhar lá. “Fiz estágio na mesma escola onde estudei. Como professor, reparei que faltam condições mínimas para exercer o meu trabalho, tanto salariais, quanto de infraestrutura básica – faltam cadeiras, uma lousa decente, portas nas salas e o barulho exterior impossibilita uma aula de Literatura com a análise de um poema”, conta o estudante do último ano de Licenciatura em Letras na Universidade de São Paulo (USP).


Polyana Maria Costa Martins, de 24 anos, faz duas graduações na área de educação. Letras, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pedagogia, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Hoje, sonda escolas mas afirma que pretende montar um negócio próprio em educação e não viver a vida inteira como professora. “Na área privada, você tem um salário razoável, mas não tem estabilidade. No setor público, você não tem um bom salário. Eu quero fazer meu nome e viver como educadora. Mas não como empregada”, declara.


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A escola pública é a opção menos atraente para o estudante de Licenciatura. As bolsas de estudo para a pós-graduação, outras atividades profissionais e a escola particular apresentam possibilidades de renda mais elevada. “Muitos alunos das licenciaturas são gradativamente levados para iniciação científica, para o mestrado e para o doutorado. Não conseguimos atrair os profissionais para a educação básica, porque falta um plano de carreira estimulante e desafiador para esses jovens”, aponta Mozart Neves Ramos, especialista em educação e professor de Licenciatura em Química e Física da Universidade Federal de Pernambuco.


Inovar é desafio


Como ensinar diferente? Como fazer o conteúdo ter “sentido” para os alunos? Como provocá-los e estimulá-los? Com essas perguntas e munidos de conceitos inovadores os jovens professores chegam à sala de aula. Se na faculdade eles aprendem a inovar, a entender o contexto do aluno, usar a interdisciplinaridade, transformar o estudante em um pesquisador autônomo, na prática, sentem dificuldade em transpor os conceitos.


“É desafiador lidar com o modelo da escola. Ele é ultrapassado, temos que inventar algo diferente e ao mesmo tempo temos que nos adequar ao padrão da escola, ao que o MEC exige, ao que o livro didático propõe. Você sai da faculdade com uma visão inovadora, mas às vezes recorre ao modelo que teve na escola e acaba reproduzindo as aulas que teve”, aponta Caroline Theml Pinto, 27 anos, professora de Redação formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).


Apesar das restrições impostas ao trabalho do professor – pelo currículo escolar e pela própria escola –, Eduardo avalia que há espaço para o docente criar e driblar as barreiras. “A posição do professor me incomoda e ao mesmo tempo me instiga”, afirma.


Faculdade longe da escola


Estudantes e recém-formados destacam que os docentes das licenciaturas são pesquisadores, cientistas, especialistas, mas não tem experiência na educação básica – ou a tiveram há décadas. Esse distanciamento cria uma visão utópica e científica do ensino, baseada nos relatórios dos estágios.


Mozart acredita que a faculdade está distante da realidade escolar e aposta na criação de uma “residência docente” para evitar que os profissionais cheguem às salas de aula despreparados. “O currículo das licenciaturas é quase que exclusivamente voltado para bacharéis. Nossa cultura é formar pesquisadores e não profissionais da educação básica”, destaca o conselheiro do movimento Todos Pela Educação.


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Como auxiliares na Escola Nossa Senhora das Graças, Caroline e Marcel viram projetos serem desenvolvidos na prática. Para melhorar o desempenho de uma turma do 2º ano do ensino médio que não se envolvia com a produção de texto, Caroline e o professor titular da escola apresentaram dois filmes para os alunos “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, e “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, de Marcelo Mazagão. “Eles se sentiam reprimidos e se identificaram com as obras. Depois disso a produção de texto melhorou muito”, lembra.


Já Marcel trabalhou por mais de dois meses em um projeto no qual os alunos do 9º ano do ensino fundamental tinham que escrever um conto de amor, inspirados na canção “Eu sei que vou te amar”, de Vinícius de Moraes. Vendo os primeiros textos, Marcel achou que o projeto não daria certo, que os alunos não iam se envolver, mas o resultado mostrou um amadurecimento deles como escritores. “A professora que eu auxilio faz esse projeto há anos e sabia que iria dar certo. Para mim era a primeira vez e parecia muito difícil que o resultado final ficasse tão bom. Foi um aprendizado.”



*Colaborou Wilson Lima, iG Maranhão

Seminário: Juventude e Violência

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Seminário: Juventude e Violência:

VI FÓRUM DE PEDAGOGIA

http://construtoresdecidadania.blogspot.com/
VI FÓRUM DE PEDAGOGIA:
COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA
uniabeu2ped@abeu.com.br

VI FÓRUM DE PEDAGOGIA

Tema: Ética e Violência na Contemporaneidade.

Dias 26 a 28 de outubro de 2011, Das 19:00h às 21h30

Local: Campus 2 - Nilópolis

Envio de Trabalhos até 26 de setembro de 2011.

Solicite a Coordenação do evento a sua ficha de inscrição pelo e-mail:

uniabeu2ped@abeu.com.br

Cursos a distância realizados por meio da CMC (Comunicação Mediada por Computador)

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Cursos a distância realizados por meio da CMC (Comunicação Mediada por Computador):
www.cursoseducar.com.br

Os cursos a distância são realizados por meio da CMC (Comunicação Mediada por Computador). Na modalidade de ensino em EAD, Cursos Educar trabalha com a mediação on-line. São utilizados praticamente todos os recursos da internet para motivar os participantes dos cursos.



O conteúdo ofertado fica disponibilizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde o aluno pode acessar a qualquer momento. Na sala virtual, há tarefas, lições, diários, bibliotecas virtuais, fóruns, arquivos de texto, vídeos, áudios, imagem fixa (fotografia ou infográficos), chats, notícias online e mensagens dentro do próprio curso.



Os conteúdos não são materiais coletados da internet, a maioria das apostilas são próprias, diz o coordenador do Sistema de Ensino Cursos Educar, professor Doutorando Fábio Figueirôa.

Outras informações dos cursos ofertados, basta acessar o www.cursoseducar.com.br e entrar em contato.

Veja abaixo, a relação completa dos cursos:

- Diagramação de Jornais e Revistas
- Criação de Websites
- Assessoria de Comunicação
- Redação Jornalística
- Produção de Pautas
- Jornalismo On-line
- Técnicas de Reportagem em Telejornalismo
- Edição de Texto em Telejornalismo
- Redação Radiofônica e Produção de Roteiros
- Pedagogia para Concursos
- Informática para Concursos
- Tutoria On-line
- Jornalismo Esportivo
- Mídias Sociais
- Jornalismo Científico
- Oficina de Texto
- Reforma Ortográfica
- Metodologia do Trabalho Científico
- Introdução à Educação a Distância
- Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
- Taquigrafia On-line

Festa das Crianças - UM SUCESSO!

Parabéns!!Está tudo muito lindo, feito com carinho e as crianças muito felizes!!
Parabéns!!!
http://ciepglauberocha.blogspot.com/
Festa das Crianças - UM SUCESSO!:

Os brinquedos foram a sensação!
Boneca, carrinho, agenda e bola - muitos presentes para a criançada!

As músicas animaram a garotada. Teve até bailinho!


Os baixinhos da creche entraram no clima da festa!

Linda foto da equipe do Glauber!

AMANHÃ TEM MAIS!
AGUARDEM!


PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 16 a 22 de outubro

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PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 16 a 22 de outubro:
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EM DEBATE

Nesta segunda-feira, dia 17, a Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) promove o Centro de Estudos Mediação de conflitos como uma estratégia de prevenção da violência e convida profissionais e gestores de saúde, educação, assistência social e demais interessados a participar do evento. Neste Centro de Estudos, Jeanne de Souza Lima compartilhará a sua experiência e o aprendizado do curso Paz e Resolução de Conflitos, ministrado na Universidade de Chulalongkorn, na Tailândia.  O debate será moderado por Ana Maria Branco de Oliveira Andrade, da Coordenação de Saúde do Escolar da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ. O encontro acontece de 9h30 às 13h30, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian (Rua Benedito Hipólito, 125 – Cidade Nova), e as inscrições serão feitas no local. 

SEMINÁRIO JUVENTUDE E VIOLÊNCIA

As relações entre juventude, violência, saúde e cidadania são tema de debate na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), nesta terça-feira, dia 18, durante o Seminário Juventude e Violência no Rio de Janeiro. O evento será realizado de 9h às 18h no auditório 13 da UERJ e promoverá quatro debates: Trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime; Análise Espacial da Vitimização Letal de Adolescentes e Jovens; Juventude, Violência e Polícia; e Contextos de violência e suas relações com o ambiente escolar. A UERJ fica na Tijuca, na Rua São Francisco Xavier, 524. Confira a programação completa do seminário Juventude e Violência.

EQUIDADE DE GÊNERO

O Instituto Promundo lança nesta terça-feira, dia 18, duas novas metodologias que contribuem para o envolvimento de profissionais de saúde e educação para a promoção da equidade de gênero com adolescentes e jovens. O Portal para Equidade de Gênero em Escolas – PEGE é um ambiente virtual que visa a oferecer aos profissionais que trabalham em escolas com adolescentes e jovens ferramentas para a reflexão e realização de ações para a promoção da equidade de gênero. O jogo Em seu Lugar objetiva promover a reflexão de profissionais das áreas da educação e saúde sobre dúvidas, emoções e receios que existem no imaginário de adolescentes e jovens. O jogo é composto por histórias de seis personagens adolescentes, baseadas em experiências reais, e possibilita aos participantes assumir o lugar desses adolescentes e vivenciar situações de maior ou menor vulnerabilidade em relação aos seus direitos. Durante o lançamento, o diretor executivo do Promundo, Gary Barker, apresentará um panorama sobre os 10 anos dos Programas H e M e Silvya Cavasin, do Instituto Ecos, ministrará a palestra Formação de professores em educação em sexualidade: contexto e mobilização para influenciar políticas públicas. O evento acontece a partir das 18h, no espaço cultural Centro Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM (Rua Camerino, 51, Centro, Rio de Janeiro).

EXCLUSÃO SOCIAL E VULNERABILIDADE

Equidade em saúde e justiça social estão em debate nesta terça-feira, dia 18, durante a Sessão de Pesquisa do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS). O evento será realizado no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), de meio-dia às 14h. O debate será mediado pelo professor de Sociologia e Saúde Pública da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, que ministrará a palestra Equidade em Saúde e Justiça Social: Questões chave da Perspectiva de Exclusão Social e Vulnerabilidade.

HOMEM AINDA NÃO EXISTE

A psicóloga Christina Montenegro lança o livro Homem ainda não existe – Compartilhando reflexões para que ele exista, nesta terça-feira, dia 18, às 19h, no Espaço Multifoco (Rua Mem de Sá, 126, Lapa). O lançamento conta com apresentação do comediante Fábio Porchat, que assina a orelha do livro, além de apresentações musicais.

YOGA PARA TERCEIRA IDADE

O Hospital Municipal de geriatria e Gerontologia Miguel Pedro, em Vila Isabel, oferece aula experimental de Yoga para pessoas com mais de 60 anos nesta terça-feira, dia 18, às 9h.  O objetivo é proporcionar os benefícios da Yoga para esta população e promover o envelhecimento saudável. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas no local, a partir das 8h30. Para participar é preciso levar um atestado médico que indique a aptidão para a atividade. O Hospital Municipal de geriatria e Gerontologia Miguel Pedro fica na Avenida 28 de setembro, 109, fundos. Informações: (21) 3111.6802.

DESAFIO RIO IDEIAS

A cidade do Rio de Janeiro está procurando as melhores idéias para aplicativos (Apps) que melhorem a cidade e a vida de seus habitantes, empresas e turistas. O Desafio Rio Ideias premia a criatividade das ideias mais interessantes para aplicativos, oferecendo R$ 1.000 para as 10 melhores propostas e R$ 500,00 para as 20 seguintes. As ideias podem abordar qualquer aspecto da cidade – lúdico, informativo, social, histórico, econômico, arquitetônico, cultural ou outro – e os aplicativos podem assumir em qualquer formato – internet, computador, smartphone, tablet, por exemplo. Participe com sua idéia!

* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.


Comemoração do dia do Professor no RioZoo.

Parabéns!!!Vemos Felicidade em cada rostinho!!
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Comemoração do dia do Professor no RioZoo.:
Ontem dia 14/10/2011 realizamos um passeio de confraternização com as crianças, responsáveis e educadores da CM Zuzu Angel para comemoração do Dia do Professor!























Vocês não podem imaginar a alegria das crianças, dos responsáveis e de nossas educadoras. 
Uma festinha no parquinho do Zoo. 
Somos a Creche Zuzu...