terça-feira, 18 de outubro de 2011

Educopédia no BOM DIA RIO

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Educopédia no BOM DIA RIO:

Andrea Ramal fala do papel do professor na era da informática





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Festa do Dia das Crianças

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Festa do Dia das Crianças:
No dia 07/10 aconteceu uma grande festa no EDI Ciep Sandino, antecipando a comemoração do Dia das Crianças.
Para que nossos alunos pudessem brincar e se divertir bastante, vários espaços da escola foram utilizados. Além do Parquinho e da Brinquedoteca, espaços lúdicos que fazem parte da nossa rotina, a quadra foi transformada em uma pista de velotrol com equipamentos acolchoados que foram explorados pelas crianças de diversas maneiras.
O pátio da escola também recebeu alguns brinquedos de parquinho que fizeram a alegria da criançada.
Para completar, guloseimas e uma decoração muito linda!
A Direção da escola aproveitou a festa para entregar os livros do projeto "Minha Primeira Biblioteca".

Fantoches de caixa de fósforos

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Fantoches de caixa de fósforos:
No mês de outubro o tema trabalhado em nossa escola foi a história da "Chapeuzinho Vermelho". Depois do grande sucesso dos fantoches de Lobo Mau feitos com caixas de leite vazias, foi a vez de usar  caixas de fósforos para criar um lobinho super fofo!
Além de caixas de fósforos vazias, usamos E.V.A e cartolina (marrom), e palitos de picolé. Os olhinhos com movimento deram um charme a mais ao nosso mascote.


 Após a confecção dos fantoches, os alunos da turma EI-12 se divertiram movimentando a boca do lobo (através do palito de picolé), criando muitas histórias e diálogos.


A Avaliação Diagnóstica de Matemática

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A Avaliação Diagnóstica de Matemática:
               Antes de começarmos qualquer matéria, a a Fundação Roberto Marinho aplica uma avaliação diagnóstica de Matemática e outra de Português. No dia planejado para a aplicação da avaliação de Matemática, houve tiroteio nas proximidades (estamos localizados perto da comunidade do Chapadão, que há uns 2 anos vem sofrendo com constantes tiroteios). Havia pouquíssimos alunos - sinceramente não entendo como uma mãe ou um pai manda seu filho para a escola sob um forte tiroteio... O planejamento foi mudado e a avaliação foi adiada para a próxima aula. Neste dia, os alunos ficaram nervosos quando falei "avaliação". Expliquei a eles que essa avaliação seria um parâmetro para sabermos o que eles sabem atualmente e confrontar o resultado com uma nova avaliação daqui a algum tempo. Seria também uma forma de avaliar meu trabalho, se estou atingindo os objetivos propostos. A tensão sumiu, ficaram mais relaxados. Era uma avaliação que considerei muito fácil, com questões simples. Achei que eles "tirariam de letra". Mas... (quando chega a hora do "mas...", sempre tem um probleminha) para meu espanto, a média da turma foi 2,0. "- Como assim, 2,0?" - eu me perguntava. Decidi corrigir a avaliação junto com eles, para que vissem onde estavam errando. Eles mesmos, ao final da correção, disseram que erraram coisas bobas e que, se tivessem prestado mais atenção, teriam tido um resultado melhor. Percebi que teria muita dificuldade em trabalhar o raciocínio lógico dos meus meninos. Mas sabe de uma coisa? Fui muito bem explicando Matemática! :)

PROJETO GERMINAÇÃO

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PROJETO GERMINAÇÃO:
Como o mês de setembro é marcado pela chegada da Primavera e o dia da árvore , resolvemos trabalhar tais temas através do projeto GERMINAÇÃO.
Diante da curiosidade das crianças sobre as plantas, exploramos este assunto de várias maneiras fazendo muitas descobertas ampliando o nosso conhecimento. 
Pesquisamos sobre as partes da planta, sua importância para o meio ambiente, cuidados, preservação e que elas são seres vivos como nós, precisando de água, luz, alimentos, etc.
















Resolvemos então montar o nosso BONECO da germinação com sementes de alpistes, serragem e meia-calça (doadas pelos responsáveis), dando continuidade ao projeto anual  MEIO AMBIENTE desenvolvido na Escola  Municipal Dep. Pedro Fernandes.
E como somos diferentes uns dos outros, nossos bonecos também expressaram tamanha diversidade, pois cada um fez do seu jeito e gosto. Temos brancos grande, pequenos, bem gordinho e de várias cores.
Primeiro montamos os nosso bonecos:




E olha os resultados:

                                               Nossa encubadora!!!
Todos os dias observamos a evolução e cada um era responsável em molhar o seu boneco, todos com muita empolgação!!Depois decidimos dar nomes para eles e cada um escolheu o nome do seu: Bolinha, Esperto, João, Lalá, Tuca, etc. Cada dia uma surpresa e muitas expectativas!!


E depois de observarmos e acompanhar o processo de germinação demos vidas a muito bonecos  e  cada um pode levar para sua casa.






O projeto foi muito divertido e ampliou o conhecimento de cada criança, a qual participou, interagiu, trocou, descobrir, adquiriu conhecimento e aprendizado. Até o próximo!! 

Calendário de avaliações do 4º bimestre.

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Calendário de avaliações do 4º bimestre.:
1. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES:

a) PROVA BRASIL 2011:
- aplicação: 7 a 11 de novembro, com repescagem de 14 a 18 de novembro;
- disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática;
- público-alvo: 5º e 9º Anos.

b) PROVA RIO 2011:
- aplicação: 7 a 11 de novembro, assim dividida:
·         dia 7 de novembro – 2ª, 9ª e 10ª CREs;
·         dia 8 de novembro – 5ª, 7ª e 8ª CREs;
·         dia 9 de novembro – 1ª, 3ª, 4ª e 6ª CREs.
- repescagem: 8 a 11 de novembro;
- disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática;
- público-alvo: 3º, 4º, 7º e 8º Anos.

c) ALFABETIZA RIO 2011:
- aplicação: 17 a 25 de novembro, assim dividida:
·         dias 17 e 18 de novembro – 6ª a 10ª CREs;
·         dias 21 e 22 de novembro – 1ª a 5ª CREs.
- repescagem: 23 a 25 de novembro;
- disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática;
- público-alvo: 1º Ano.

d) PROVINHA BRASIL 2011 – 2ª ETAPA:
- aplicação: 21 e 22 de novembro, assim dividida:
  • dia 21 de novembro – Língua Portuguesa;
  • dia 22 de novembro – Matemática.
- repescagem: 23 a 25 de novembro;
- público-alvo: 2º Ano.
Observação: Estas provas, que serão aplicadas pela própria escola e já foram distribuídas, substituem, para o 2º Ano, as provas bimestrais de Língua Portuguesa e de Matemática no 4º bimestre. Seus dados serão lançados na planilha das provas bimestrais.

e) PROVAS DOS PROJETOS ESTRATÉGICOS:
  • ACELERAÇÃO 1B:
- dia 28 de novembro – Língua Portuguesa e Matemática (integrada);
- dia 9 de dezembro – História e Geografia (integrada).
  • ACELERAÇÃO 2:
- dia 9 de dezembro – Língua Portuguesa e História (integrada).
  • ACELERAÇÃO 3:
- dia 28 de novembro – Língua Portuguesa, Matemática e Ciências (integrada);
- dia 9 de dezembro – Matemática.

ATENÇÃO: A planilha das provas dos Projetos Estratégicos Aceleração 1B, 2 e 3 deverá ser entregue, devidamente corrigida, à E/SUBE/CRE até o dia 15 de dezembro. A E/SUBE/CRE deverá enviá-la ao Nível Central até o dia 19 de dezembro.

f) PROVAS BIMESTRAIS:
- aplicação: 21 a 23 de novembro (exceto Língua Portuguesa-Escrita), assim dividida:
·         Língua Portuguesa – Escrita: de 07 a 18 de novembro;
·         Língua Portuguesa – Leitura: 21 de novembro;
·         Matemática: 22 de novembro;
·         Ciências e Questionário do Aluno: 23 de novembro.
- repescagem: 24 e 25 de novembro;
- público-alvo: 3º ao 9º Ano.
Observações:
- O 2º Ano, assim como os demais anos de escolaridade, deverá fazer a prova de Língua Portuguesa-Escrita no período de 07 a 18 de novembro.
- O 2º e o 3º Anos não fazem prova de Ciências.
- O Questionário do Aluno, que será entregue nas escolas, junto com as provas, no período de 24/10 a 09/11, deverá ser aplicado aos alunos do 2º ao 9º Anos no dia 23 de novembro. Se houver falta de questionários (modelo em anexo), devem ser reproduzidos na escola.
- ATENÇÃO: A planilha das provas bimestrais (Língua Portuguesa - Leitura, Matemática e Ciências), na qual se insere a Provinha Brasil do 2º Ano, deverá ser entregue, devidamente corrigida, à E/SUBE/CRE até o dia 30 de novembro. A E/SUBE/CRE deverá enviá-la ao Nível Central até o dia 05 de dezembro. Exceção: A planilha da prova Língua Portuguesa – Escrita deverá ser entregue, devidamente corrigida, à E/SUBE/CRE até o dia 28 de novembro. A E/SUBE/CRE deverá enviá-la ao Nível Central até o dia 02 de dezembro.

IMPORTANTE:
- Nos períodos previstos para todas as provas acima descritas, não deve ser realizado qualquer tipo de atividade extraclasse.
- Os responsáveis pelos alunos da Educação Infantil – Pré-escola Grupo I e os do 1º, 2º e 3º Anos devem ser informados da entrega do CADERNO DE FÉRIAS. Esse caderno deverá ser trazido, respondido, no início do ano letivo de 2012.
- As escolas deverão oferecer, no mínimo, 1 livro de Literatura para os alunos do 4º ao 9º Anos lerem durante as férias.

Previsão do Tempo

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Previsão do Tempo:

Semana com chuva volumosa em áreas do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil


Uma intensa frente fria está avançando pelo Brasil desde a semana passada, e já provocou bastante chuva no centro-sul do País. Hoje este sistema se encontra sobre o Espírito Santo e também levou chuva forte para a região de Vitória. A partir de amanhã essa frente fria avança pela Bahia, mas ela vai ficar bloqueada durante os próximos dias entre Bahia e Sergipe. Desta forma, há previsão de chuva volumosa para algumas áreas do Nordeste e também para o norte de Minas e de Goiás.


Entre terça (18) e sexta-feira (21), a frente fria vai deixar o tempo carregado, com chuva a qualquer hora, nas áreas entre o norte de Minas e de Goiás, o Tocantins, o sul do Maranhão e do Piauí e o Estado da Bahia. Na quarta-feira o risco de chuva forte e volumosa é muito alto em quase toda a Bahia (exceto as áreas da Cacaueira, do Planalto da Conquista e de Paulo Afonso, na divisa com Sergipe e Alagoas) e também no norte de Goiás, inclusive no Distrito Federal. Entre os dias 17 e 21 de outubro, os modelos meteorológicos estão indicando chuva acumulada acima de 100 milímetros entre o norte de Goiás e de Minas e o sul do Maranhão e do Piauí, como mostra a figura abaixo.



FONTE: http://www.climatempo.com.br/noticias/60064/semana-com-chuva-volumosa-em-areas-do-nordeste,-centro-oeste-e-sudeste-do-brasil

Entrevista sobre Grafite nas Escolas, na íntegra

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Entrevista sobre Grafite nas Escolas, na íntegra:


Segue a entrevista sobre Grafite nas Escolas, que concedi ao Jornal Mais Educação, de Ribeirão Pires, para a repórter Vanessa de Oliveira, destacando o valor e a importância da arte na educação. 


1- Em seu artigo “Grafite, uma arte em sala de aula”, o senhor questiona: “Por que não utilizar essa arte como mote para o trabalho em sala de aula?” De que forma o grafite poderia ser trabalhado no ambiente escolar?


JL - As escolas muitas vezes tem paredes ociosas, que acabam sendo até mesmo pichadas, tanto na parte interna quanto externa. Criar um projeto de grafite na escola significaria dar a estas paredes e muros um significado, um sentido. Tranformando-os em telas, em vertentes para a explosão da criatividade dos alunos, seria possível fazer com que ganhassem formas, cores, luzes e sombras e pudessem dar vazão aos sentimentos, a compreensão de mundo, a leitura de seu próprio universo pelos alunos. Claro que não poderia ser uma ação desprovida de um projeto, no qual fossem explicados o sentido da arte, no caso do grafite, sua história, suas possibilidades, os materiais a serem usados (o que são, como devem ser manuseados) e antecipando-se a produção nestes muros e paredes com as obras sendo inicialmente compostas em papel ou outros materiais.


2- O que o senhor diz para quem pensa que o grafite poderia se restringir na educação ao estudo da arte?


JL - É muito mais que o estudo da arte. É claro que como arte ganha maior repercussão e força, dentro desta disciplina, mas compreende também parte de disciplinas tão aparentemente díspares como história, sociologia, filosofia e geografia, ou então, ainda, como elemento de comunicação, que une as formas, cores, sombras e luzes as letras, a poesia, aos contos, a música. Na realidade o projeto poderia ser composto pela união de esforços de diferentes professores com o intuito de trabalhar, por exemplo, temas como ética, meio-ambiente (o que colocaria na frente de ação também os professores de ciências e biologia), globalização, trabalho, respeito, cidadania, eleições...


3- No artigo, o senhor também coloca a seguinte questão: “Como utilizar o Grafite em outras disciplinas, como no estudo da matemática, geografia ou idiomas?”. De que maneira isso pode ser feito?


JL - Como mencionei, o ideal é que se criem projetos nos quais se integrem as diferentes disciplinas a produção artística em grafite. Estudos de matemática, por exemplo, referenciando o consumismo, pautado em estatísticas, relacionando a ciências e a destruição do meio-ambiente, examinando espaços geográficos, podem desencadear produções em grandes murais, dentro e fora da escola, que incentivem o público interno e a comunidade a repensarem seus hábitos de consumo. Associando a teatros, músicas, poesias e produção de vídeos, por exemplo, criando uma grande ação cultural dentro da escola, a repercussão pode ser muito positiva!


4- Quais os ganhos que essa ação traria à alunos e professores?


JL - Primeiramente creio que a compreensão dos muros e paredes como espaços de manifestação, através dos quais os alunos poderiam ser ouvidos, já constitui um ganho considerável para a escola. A superação do preconceito que existe em relação ao grafite é igualmente outro ganho de grande monta. Reunir matérias diferentes para a composição do projeto seria um terceiro presente associado a esta ação. Poderíamos pensar em outras vantagens e listá-las, como os processos de trabalho para que o grafite aconteça de forma planejada e o exame da obra de grafiteiros que estão ganhando repercussão internacional. Há, portanto, vários ganhos como se pode ver.


5- O senhor acha que inserindo a questão do grafite no universo escolar, seria um incentivo para diminuir o número de futuros pichadores? Por quê?


JL - Creio que sim. Estaríamos difundindo a ideia do grafite como uma forma de expressão artística que precisa ser valorizada e que pode significar uma forma de comunicação com o mundo que é legal, tanto no aspecto jurídico, desde que respeitadas condições pré-estabelecidas, como realizar o grafite com autorização dos donos dos espaços modificados, quanto em tudo o que a arte por si só representa, elemento de manifestação, de expressão, de fala com o mundo!


6- E para os pais de alunos que podem pensar da seguinte maneira: “Jamais vou querer ver o meu filho sujando a mão aprendendo a pintar muro. Não o coloco na escola para aprender coisa errada. Se alguma professora quiser ensinar grafite, vou procurar no mesmo dia outro lugar para ele estudar”. O que o senhor diz para quem tem um pensamento como esse?


JL - O mundo mudou. A escola está entendendo está mudança e incorporando ao seu cotidiano elementos que antes eram considerados como relacionados a marginalidade. A expressão livre das ideias, com responsabilidade, é um caminho sem volta e, neste sentido, o grafite ganha vulto não apenas na educação, mas nas artes como um todo, em escala mundial. É um avanço que não podemos deixar de considerar, um grande ganho.



(título desconhecido)

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(título desconhecido):
                      

Realizamos um evento de exposição dos trabalhos realizados no 1º bimestre, proposto pela 6ª CRE, no dia 24 de maio de 2011. Foi  um momento de congraçamento entre a escola e a família, onde os responsáveis puderam admirar as produções realizados por seus filhos.

PROJETO "BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO"

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PROJETO "BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO":
No último bimestre, a Escola Ana Maria desenvolveu o tema "Brasil, Meu Brasil Brasileiro". "_Foi um banho de cultura", disse a professora Leni. As crianças vibravam com cada novidade que aprendiam sobre as diversas regiões do Brasil. Foi assim: cada turma estudou uma região, explorando sua diversidade cultural. Aprenderam sobre a sua culinária, danças típicas, lendas, estados que a compoem, sua localização no mapa e muito, muito mais. No dia 30 de setembro, fizemos um encontro cultural, onde cada turma pode apresentar para as outras um pouco daquilo que aprendeu. As crianças puderam cantar, dançar, experimentar comidas típicas e desenvolver sua oralidade, explicando tudo com suas próprias palavras. Foi um momento muito rico de aprendizagem e formação. Na foto ao lado, as crianças provam o chimarrão.    
                                                                                          
DANÇANDO A CANA VERDE

FOLIA DE REIS


DEGUSTANDO PÃO DE QUEIJO

MESA COM COMIDAS TÍPICAS DE CADA REGIÃO

A DANÇA DO BOI

APRESENTANDO A REGIÃO NORDESTE

BONECOS DE OLINDA

APRESENTANDO OS ANIMAIS DO PANTANAL

APRESENTANDO A REGIÃO SUL

DANÇANDO O BALAIO