domingo, 23 de outubro de 2011

Homenagem no RIOEDUCA.NET!

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Homenagem no RIOEDUCA.NET!:


 

E.M. Rose Klabin 6ªCRE
HOMENAGEM AOS PROFESSORES

PROFESSORES...
POR ALGUM MOTIVO EMBARCAM EM LOUCAS AVENTURAS...
CONFIAM EM NÓS, ACREDITAM EM NOSSAS LOUCAS IDEIAS...
CRIAM AMANTES DA LEITURA...
ACREDITAM EM NOSSOS TALENTOS...
EMBARCAM EM BARCOS LOUCOS POR UM BEM MAIOR...
FAZEM COISAS INACREDITÁVEIS...
ESTÃO SEMPRE AO LADO DE NOSSAS LOUCURAS...
NOS AJUDAM NA DIVULGAÇÃO DE NOSSOS PROJETOS...
ACREDITAM QUE SOMOS CAPAZES...
CONFIAM EM NÓS, MESMO NA PRAÇA FLORIANO...
ATÉ SE SUBMETEM A TER A SUA AULA FILMADA...
E AINDA NOS ENSINAM...
FELIZ DIA DO MESTRE!

(alunos da E.M. Rose Klabin)



Notícias da SME 6a. CRE/GED - Rio de Janeiro.

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Notícias da SME 6a. CRE/GED - Rio de Janeiro.: III Momentos Pedagógicos para Coordenadores de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental.NO dia 18 de outubro de 2011, no Auditório da 6a CRE aconteceu mais um momento de capacitação pedagógica, dinamizado pelas professoras Christiane Penha e Simone Soares, a temática abordada foi a Importância do trabalho do Coordeandor Pedagógico no processo de avaliação escolar.Nosso próximo encontro será em novembro com o tema: O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Notícias da SME - Secretaria Municipal de Educação.Prefeito e subsecretária de Ensino inauguraram o novo prédio da Escola Municipal Max Fleiuss.Em 2012, unidade na Pavuna atenderá em turno único de sete horas.O prefeito Eduardo Paes e a subsecretária municipal de Ensino, Helena Bomeny, inauguraram, na manhã desta sexta-feira (dia 21), o novo prédio da Escola Municipal Max Fleiuss, na Pavuna, Zona Norte da cidade. Além das novas instalações, os cerca de 300 alunos, da pré-escola ao 3º ano, também passarão a ser atendidos em turno único de sete horas, a partir do próximo ano.A subsecretária de Ensino, Helena Bomeny, destacou a importância do novo prédio e da implantação do turno único de sete horas na escola para a melhoria da aprendizagem dos alunos.– Neste lugar os alunos terão um espaço ainda melhor para estudar, com professores muito bem preparados, para que recebam um ensino de qualidade. E com a implantação do turno único de sete horas, os alunos terão ainda mais sucesso na aprendizagem, pois permanecerão mais tempo na escola estudando – declarou a subsecretária. – Além das reformas realizadas em prédios de unidades escolares, a Secretaria Municipal de Educação vem investindo na qualificação de todos os professores da rede, que agora têm um tempo para planejamento, assim como os agentes auxiliares de creche – acrescentou Helena Bomeny.Durante a cerimônia de entrega do novo prédio da escola, o prefeito Eduardo Paes ressaltou o investimento que a Prefeitura tem feito na Educação do Rio.– Estamos fazendo um grande esforço no processo pedagógico da rede municipal de ensino, mas também queremos modificar a realidade da rede física. Estamos investindo muito nos professores e no que os alunos aprendem em sala de aula, mas também estamos cuidando da infraestrutura para que os alunos possam estudar em escolas cada vez melhores. O novo prédio conta com duas salas para Educação Infantil, seis salas para Ensino Fundamental, sala de artes, sala de informática, biblioteca, secretaria, direção, refeitório, coordenação pedagógica, sala de professores, auditório, banheiros, inclusive para portadores de necessidades especiais, cozinha, despensa, área de serviço, casa de zelador, pátio coberto, quadra com vestiários e estacionamento. A construção da nova unidade foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras, por meio da RioUrbe.FONTE: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=2231242

I SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

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I SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA:



I SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
NOVAS TEXTURAS DE MUNDO : MODOS DE FAZER O COMUM.
UNIVERSIDADE ESTADO DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
Inscrições gratuitas:
Organizaçâo
Lúcia Maria Ozório Barroso – UERJ- GT de Psicologia Comunitária ANPEPP- Grupo Papo de Roda de Mangueira.
Regina Glória Nunes Andrade - UERJ- GT de Psicologia Comunitária ANPEPP.
Maria Conceição Paz – Grupo Papo de Roda de Mangueira
Coordenação dos Alunos da Graduação de Psicologia-UERJ: Renata C. Strino, Carlos Henrique de S. Lima; Renato A. Gama; Joyce R. Ferreira
Programação
1ª. Mesa - 9-10,45
Polifonias do comum na educação, na história, na cultura, na comunidade. E a pesquisa-ação?
Marisa Rocha (UERJ) A escola entre capturas e fugas na busca do comum
Lúcia Ozório (UERJ) O comum e a fábrica de porcelana
Bárbara Szanieck (Esdi-UERJ) - Pontos de Cultura como uma "política do comum"
D. Gueizinha- Mangueira Vocês não imaginam o que é morar em Mangueira
Coordenação da mesa: a confirmar
10,45 – 11,15 cafezinho
11,15-12,30 Sinfonias do comum I Dança e canto Alunos de Graduação de Psicologia (UERJ )
12,30-14,00 almoço
14-16,00 2ª. Mesa O comum e a problemática da alteridade
Ademir Pacelli - Diretor do Instituto de Psicologia (UERJ) Processos de subjetivação e experiência migratória
Vera Vital Brasil –E. C. P.e Fórum de Reparação e Memória do RJ. - Dano e reparação no contexto da Comissão da Verdade: limitações e possibilidades.
Celso Vergne - CRP-05; CAPS ad-Nova Iguaçu – As máquinas de produção de morte no Rio de janeiro
Nilcemar Nogueira – Centro Cultural Cartola - Samba, uma cultura que nos une
Coordenação de mesa: Lucia Ozório - UERJ- GT de Psicologia Comunitária ANPEPP.
16,00- 16,30 cafezinho
16,30- 18,00 Sinfonias do comum II Alunos de Graduação de Psicologia (UERJ ) – Coro da UNATI
3ª. Mesa 18,30- 20,30 Democracia como vida civil : do exercício do poder ao exercício do comum
Pedro Paulo Gastalho de Bicalho – UFRJ - Coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos – CFP. "Processos de Subjetivação e Direitos Humanos: pistas para um debate em Psicologia Comunitária"
Sônia Mª Pellegrini de Azeredo - SEE-RJ- U.C.L- “Entre o ofício de educar e o de ´artistar a Educação´,
Maria da Conceição O. Viana, INCQS/FIOCRUZ Repensações do comum
Celso Dos Reis – Grupo Papo de Roda de Mangueira – A gente vive tão junto que é difícil delimitar uma área.
Coordenação de mesa- Maria Helena Zamora - PUC
20,30 Sinfonias do Comum III – Wellington Reis da Silva músico comunitário de Mangueira
Divulgação solicitada por Maria Helena Zamora através de e-mail.

(título desconhecido)

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(título desconhecido):
Visita do Núcleo de Arte Grande Otelo ao Instituto Moreira Salles







Visita dos alunos do NA Grande Otelo/itinerância na Escola Municipal Isaias Alves-6ª CRE- no dia 5 de outubro, à exposição PANORAMAS organizada pelo Instituto Moreira Salles - localizado à Rua Marquês de São Vicente 476, Gávea-RJ.









Construída em 1951, esta casa pertencia ao embaixador, ministro e banqueiro Walther Moreira Salles e família.



Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma, autor do projeto da casa que hoje abriga o centro cultural do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro. Filho de diplomata, a partir dos cinco anos Olavo Redig de Campos (1906-1984) passou a viver na Europa.
Projetada por Olavo Redig de Campos no final da década de 40, foi concebida com três alas ao redor de um pátio. Ela apresenta desenvolvimento horizontal, proporções clássicas e dimensão incomum.



Em plena Gávea, ao pé de uma montanha, com um rio passando pelo jardim.





Dentro da casa, além das exposições, funciona um cinema de arte e um centro que se dedica a preservação e divulgação da música brasileira.
Em 1990, a transformação em centro cultural foi conduzida pelos arquitetos Luíza Dutra e Walter Menezes.
O local tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais, principalmente nas áreas de fotografia, literatura, cinema, artes plásticas e música brasileira.
O Instituto abriga salas de exposição, sala de aula, biblioteca, auditório, cafeteria, restaurante, loja de arte, ateliê e dependências para hóspedes.
O Instituto comporta ainda em seu terreno a Reserva Técnica Fotográfica.
O projeto paisagístico é de Roberto Burle Marx, concebido e executado em 1949.



(São Paulo, 4 de agosto de 1909 — Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994).
Foi um artista plástico brasileiro, tendo ganhado renome internacional ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista. Morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde estão localizados seus principais trabalhos, embora sua obra possa ser encontrada ao redor de todo o mundo.

Burle Marx possui várias obras espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro. Ele é considerado um dos maiores paisagistas do século XX.



No centro da foto: Diretora da Escola professora Sueli de Assis, do lado direito, chefe Adjunta do Núcleo de arte Grande Otelo Professora Ruth Rejala, ao lado esquerdo, Professor Cláudio, responsável pela Oficina itinerante na Isaias de Flauta e Violão.



Coordenadora Solange Mendes



Ao lado direito, Professora da Isaias Alves Jaqueline Borges “Projeto Realfa 2ª”.



Ao lado direito, nosso condutor Edimar Ribeiro.





Guiados por Gabriela Lima e Maya Dikstein, arte/educadoras do IMS, nossos alunos conheceram a história da litografia, técnicas relacionadas à captação e reprodução da imagem em uma pedra que podia imprimir milhares de folhas por dia; um simples sistema de registro permitia coloridos então inimagináveis em impressos; enfim, não foi por acaso que a gravura em pedra veio a se transformar, na tecnologia da impressão. Esta técnica de impressão utiliza uma pedra calcária de grão muito fino e baseia-se na repulsão entre a água e as substâncias gordurosas.
Termo de origem grega formada por lithos (pedra) e graphein (escrever).



Senefelder 1818 — Litografia de Lorenz Quaglio (1793-1869)
Coube a Alois Senefelder o mérito de ter equacionado e sistematizado os princípios básicos da impressão a partir da pedra. Foi em 1796 em Munique, que Senefelder, autor de teatro de sucesso discutível, na procura de meios de impressão para seus textos e partituras, uma vez que não encontrava entusiasmo por parte dos editores, acabou por inventar um processo químico que permitia uma impressão económica e menos morosa que os procedimentos gráficos da época.



A invenção abriu novos caminhos para a produção artística como significa também um enorme passo na evolução da impressão de caráter comercial.
Esta técnica de impressão utiliza uma pedra calcária de grão muito fino e baseia-se na repulsão entre a água e as substâncias gordurosas.
Ao contrário das outras técnicas da gravura, a litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através da gordura aplicada sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal.



As pedras eram desenhadas ou escritas com uma tinta pastosa composta por cera, sabão e negro de fumo, após o que as gravava com uma solução nítida. O ácido não atacava as partes escritas, que estavam protegidas pelas tintas, mas somente as zonas a descoberto. Deste modo obtinha um ligeiro alto relevo, que entintava com uma bala, procurando não sujar as zonas não impressoras, após o que procedia à impressão.
Esses procedimentos que moldaram a representação que mostram as paisagens urbanas e natural brasileira no decorrer do século XlX, contribuiu para a formação da imagem do país e sua divulgação no exterior, deixando um legado primordial para a história e memória do país.
No segundo momento eles viram e manusearam uma Câmera escura.
Gabriela disse que é um tipo de aparelho óptico baseado no princípio de mesmo nome, o qual esteve na base da invenção da fotografia no início do século XIX. Ela consiste numa caixa com um buraco no canto, a luz de um lugar externo passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida.



Foi a primeira máquina fotográfica da história, se assim podemos dizer. Com seu aperfeiçoamento, como a criação de lentes, por exemplo, o que proporcionou imagens mais nítidas, surgiu outra necessidade: como fixar as imagens?
Thomas Wedgwood deu um importante passo nesse sentido, tendo usado, no início do século XIX, a substância química nitrato de prata para fixar as imagens da câmara escura. Entretanto, este processo durava várias horas!
Outros nomes importantes na história da fotografia foram Louis Jacques Mandé Daguerre, que passou a usar vapor de mercúrio e tiossulfato de sódio na fixação das imagens, o que reduziu o tempo de revelação para apenas alguns minutos; além do inglês Willian Henry Fox-Talbot, que criou um eficiente mecanismo de fixagem, o qual produzia os famosos “negativos”.
No momento seguinte as educadoras dividiram a turma em dois grupos, para mostrar as fotografias e as litografias dos artistas viajantes, como os alemães Johann Moritz Rugendas e Carl Friedrich Vom Martius, e o inglês Charles Landseer, entre outros que passaram pelo Brasil. Ao todo foram 313 obras, entre fotografias, desenhos e gravuras produzidas entre os anos de 1820 e 1920.



Empenhados em registrar tudo o que viam, esses artistas deixaram vários registros em papel: esboços naturalistas, estudos preparatórios, aquarelas e gravuras, que, reproduzidas em larga escala,ilustravam álbuns de souvenir e livros de viagem
No acervo de fotográfico, existem obras de renomados fotógrafos estabelecidos no Brasil como Augusto Stahl, Victor Frond, Militão Augusto Azevedo, Georges Leuzinger,Marc Ferrez, entre outros.

Augusto Stahl



Victor Frond



Militão Augusto Azevedo



Georges Leuzinger



Marc Ferrez



Para das uma sensação realista, os alunos puderam vivenciar uma reconstituição cenográfica de uma rotunda,
“grande atração nas principais cidades européias no final do século XVIII e início do século XIX”.



As rotundas eram edifícios de forma cilíndrica construídos especialmente para abrigar grandes panoramas. Na exposição há uma vista do Rio de Janeiro, mostrada em Paris no ano de 1824. A imagem tem 9m de perímetro em uma estrutura circular, e foi a primeira representação do Brasil na Europa. Em uma sala equipada com 5 projetores e uma tela de 3m de altura por 15m de comprimento, em formato semicircular, com projeções sequenciais de 15 panoramas, onde retrata o Rio de Janeiro, Salvador,Recife,Olinda entre outras. A idéia é: Disse as arte/educadoras propiciar aos visitantes a sensação então experimentada pelos frequentadores desse entretenimento urbano, precursor do cinema

Ao término da exposição:
Para dar uma sensação de deslumbramento, tal qual, o decorreu do século XIX, quando os viajantes que estiveram aqui no Brasil, retratando de forma exuberante nosso cenário natural.
As mediadoras do IMS buscaram estabelecer um diálogo produtivo, quando, propuseram aos nossos alunos que retratassem as paisagens externas do Instituto, no qual fariam registro com desenhos de observação do jardim.
O cenário aguçava os sentidos deles, inspirando-os a fazer um registro bem realista do lugar.
Elas disponibilizaram lápis e bloquinhos de papel. Para isso, devendo expressar ali, suas observações, tal como os antigos viajantes.



Nossos alunos conheceram os painéis também de sua autoria, situado, junto aos jardins do Instituto, as fontes e os laguinhos, exemplo da beleza e harmonia, que presenteia nosso olhar.
Observaram atentamente o espaço do jardim e os tipos de plantas que ele possui, ressaltando as formas das plantas, suas texturas, o modo como refletem ou absorve a luz, o tamanho, a proporção entre as partes das plantas, suas flores, seus frutos, etc.

Primeiro dia de aula

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Primeiro dia de aula:

Trabalho da turma da Profa Maria da Glória Santiago

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Trabalho da turma da Profa Maria da Glória Santiago:


Comunidades Terapêuticas em discussão na UFF

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Comunidades Terapêuticas em discussão na UFF:

O sacrifício dos pais para estarem com os filhos no primeiro dia de prova

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O sacrifício dos pais para estarem com os filhos no primeiro dia de prova:

Luana Rossi, especial para o iG

Na Uerj mães faltam ao trabalho e fazem até promessa para ajudar os filhos no Enem. David Richard, de 16 anos, foi o primeiro a terminar a prova

Foto: Ivone Perez

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A auxiliar de serviços gerais, Ana Cristina Balbino, 41 anos faltou ao trabalho para acompanhar a filha, Ana Carolina, de 18 anos, no primeiro dia do Enem. “Ela é um orgulho pra mim. Estou tão nervosa que eu tinha que vir e ficar aqui esperando ela sair”, disse a auxiliar.


Moradora de uma comunidade em Bonsucesso, Ana Cristina revela que onde vivem é muito difícil alguém entrar na faculdade. “Na idade que a minha filha está as meninas já pararam de estudar por causa de gravidez. Eu não pude completar os estudos e hoje lavo banheiro. Minha filha vai ser diferente. Estou mais nervosa que ela, mas vim para dar todo apoio”, afirmou a mãe emocionada.


Estudante da Escola Estadual Olga Benário, Ana Carolina, pela primeira vez participa do exame e revela estar calma, “Estudei bastante, desde o primeiro momento que os professores falaram da prova. Eles me ajudaram muito, davam aula de inglês, matemática e português fora do horário para tirar dúvidas dos alunos”, contou Ana Carolina, que deseja entrar no curso de turismo visando oportunidades que virão com a chegada dos jogos olímpicos na cidade.


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Com promessa e direito a reza forte, a estudante Camila Lira, de 17 anos, pela primeira vez participa do Enem e tenta uma vaga para o curso de direito. Com apoio e presença dos pais, a estudante afirma se sentir mais segura e confiante para a prova. “Estudei bastante, fiz pré-vestibular aqui na Uerj mesmo, consegui dormir bem, agora é só fazer a prova”, disse Camila.


Os pais de Camila, Jurema Lira, de 55 anos e Walter Ferreira, de 63 anos se emocionaram ao ver a filha entrar no prédio da prova. “Nós apoiamos ela em tudo. Faz parte a família estar presente nesse momento. Eu já rezei e até fiz promessa para ela passar”, revelou a mãe.


Acompanhando o neto, a aposentada Eli Blanco, de 69 anos, esteve nos portões do prédio a espera de David Richard, de 16 anos. “Desde a época da escola, quando ele era pequeno, sempre foi o primeiro a sair das provas. Eu sempre o acompanho para dar apoio, vamos ver como vai ser o resultado”, disse a avó confiante.


Com duas horas de prova, David foi o primeiro candidato a sair do exame. Bastante calmo, contou que a prova estava do jeito que imaginava. “Não estava muito difícil, mas também não estava super fácil. As questões de tecnologia eram as mais difíceis”, afirmou o estudante, que deseja a área de mecatrônica.

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Os looks do Enem 2011

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Os looks do Enem 2011:

iG São Paulo

Cabelos coloridos, espetados, roupas de todos os estilos. Veja como os candidatos do Enem se vestem para a prova

Neste sábado começaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para mais de 5,3 milhoes de candidatos. O Enem avalia o ensino médio e é usado para compor a nota de vestibulares e pré-requisito para bolsa de estudos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e para o financiamento estudantil do Fies, ambos concedidos pelo governo federal.


Veja os looks dos candidatos que prestaram a prova neste sábado:


PSE NSEC06 - Nosso Sistema Imune

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Nosso Sistema Imune: Recebemos muitas perguntas sobre as doenças causadas por alterações do sistema imunológico.
Nada melhor para esclarecer dúvidas do que visitar o site da ABRI (Associação Brasileira de Imunodeficiência). Esta associação reune médicos, parentes e amigos no apoio aos pacientes, para reconhecimento e tratamento precoce destas patologias.

Imunodeficiência é um grupo de doenças, caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico. Como conseqüência destas alterações, o indivíduo se torna mais propenso a apresentar grande número de infecções. 


O sistema imunológico é como um exército, onde existem diferentes armas, todas importantes para manter a defesa do organismo de forma adequada. A primeira linha de defesa é formada por células do sangue, denominadas glóbulos brancos (fagócitos), e por proteínas do sangue capazes de destruir microorganismos (sistema complemento). Quando estes componentes não conseguem destruir os microorganismos, o organismo lança mão de células específicas, denominadas linfócitos T e B.Imunodeficiência é um grupo de doenças, caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico. Como conseqüência destas alterações, o indivíduo se torna mais propenso a apresentar grande número de infecções.
Parece complicado, mas tudo se esclarece com a leitura do livro "Nosso sistema imune", que explica de forma clara como funciona o sistema imune normal e quando há uma deficiência neste sistema. Este e outros livros estão disponíveis para download no site da ABRI.  

PSE NSEC06 - Asma e Rinite

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Asma e Rinite:
Cerca de 80% das pessoas que têm asma, têm também rinite alérgica. Infelizmente, quando as duas doenças se associam, é comum que a alergia nasal fique relegada para segundo plano. 

A verdade é que ninguém respira apenas com o nariz ou apenas com os pulmões. Trata-se de um trabalho integrado, onde cada parte do aparelho respiratório é interligada e essencial para uma respiração saudável.O nariz é a primeira defesa das vias respiratórias e participa de várias funções importantes como a olfação, o paladar, a fala (auxilia na ressonância da voz). É nele que começa o trabalho respiratório. O ar, ao passar pelas narinas, é filtrado, limpo, aquecido, umedecido e condicionado de modo a chegar ao tecido pulmonar plenamente preparado para a passagem do oxigênio do ar para o sangue, essencial para a vida humana.Nariz e brônquios compõem a mesma via respiratória: um único caminho, revestido por um mesmo tipo de mucosa. 

Respirar é essencial para uma adequada qualidade de vida, colaborando para o repouso, sono, apetite, paladar, fonação, tranqüilidade, etc. Ou seja, se respiramos bem, vivemos bem, mas se a respiração está prejudicada, altera-se o sono, apetite, poder de concentração, estudo, falta-se à escola e ao trabalho, etc. E não faz a menor diferença se o prejuízo da respiração ocorre no nariz ou nos pulmões, pois o resultado será sempre o mesmo: prejuízo da respiração e da qualidade de nossa vida. Por isso, corrigir problemas nasais é tão importante quanto tratar as doenças pulmonares. 

Leia os argumentos e tire a conclusão
- A asma é uma doença da via respiratória bronco-pulmonar e a rinite alérgica, uma afecção do nariz e seus anexos. 
- A asma é uma doença que se caracteriza por crises de falta de ar, chiado e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhadas de tosse. 
- A rinite alérgica se manifesta por crises de espirros, coriza, coceira e entupimento nasal, podendo atingir também os olhos, ouvidos e a garganta. 
- A rinite alérgica pode ser uma manifestação inicial da asma. 
- Se uma pessoa apresenta asma associado à rinite, as crises tendem a ser mais graves comparadas aquelas que só tem asma e não tem sintomas nasais. 
- O tratamento da rinite melhora a asma. 
- Algumas pessoas tiveram asma na infância deixam de ter crises, mas mantém rinite, que não valorizam, não tratam e na idade adulta podem voltar a ter asma.E, na base das duas doenças, estão os mesmos problemas: a inflamação que atinge as vias respiratórias e a alergia aos ácaros da poeira de casa e aos inalantes. 

É fácil concluir que a asma e a rinite alérgica são doenças intimamente ligadas. Uma pessoa que sofra de rinite alérgica está mais exposta a ter asma. E, nas pessoas que sofrem dos dois problemas, é essencial tratar a rinite para se obter sucesso no controle da asma.

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 23 a 29 de outubro

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PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 23 a 29 de outubro:
DANÇA SENIOR

O Hospital Municipal de geriatria e Gerontologia Miguel Pedro, em Vila Isabel, promove nesta terça-feira, 25, aula de dança sênior – atividade gratuita voltada para pessoas com mais de 60 anos. O objetivo é disseminar os benefícios que a atividade física e a abordagem lúdica da dança podem trazer para a saúde, especialmente dos idosos. A atividade acontece toda última terça-feira do mês, sempre às 9h. Não é preciso realizar inscrição. Mais informações pelo telefone (21) 3111.6802. 




PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Abordar o tema suicídio sob a perspectiva da saúde coletiva e ampliar o processo de mobilização dos diversos segmentos e públicos na prevenção do suicídio são os principais objetivos do 3º Seminário de Prevenção do Suicídio da UERJ – Aspectos sociais e culturais na compreensão e prevenção do suicídio, que acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 9h, no auditório 11 da UERJ. Além de debates envolvendo especialistas como o filósofo Leonardo Boff, o evento investe em uma abordagem lúdica do tema. Às 18h30, será apresentada a peça A História do Homem que ouve Mozart e da Moça do Lado que escuta o Homem. O espetáculo será seguido de debate com o público. Mais informações pelo email uerjpelavida2011@gmail.com e pelos telefones (21) 2334-0918 | (21) 2334-0863 | (21) 8785-2630.



POLÍTICA MUNICIPAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO


A consulta pública para a formulação da Política Municipal de Alimentação e Nutrição está aberta até esta quarta-feira, 26 de outubro. O objetivo é garantir a transparência e a participação social neste processo, que já envolveu mais de 400 colaboradores.  O trabalho é coordenado pelo Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), em parceria com o Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/UERJ), e envolve diversos atores e instituições governamentais e não-governamentais, além de instâncias de controle social.



RELACIONAMENTOS FAMILIARES EM DEBATE

Os relacionamentos familiares estão em pauta na próxima edição do Em Cine – Ciclo de Debates, a partir do filme O Presente (EUA, 2007), que retrata a difícil relação entre um avô e seu neto. A programação também inclui o lançamento das Avós no século XXI: mutações e rearranjos na família contemporânea, da psicóloga Andréia Ribeiro Cardoso, moderadora do debate. O encontro acontece de 17h30 às 20h30, na UERJ (R. São Francisco Xavier, 524,bloco F,sala 10.005). O Em Cine – Ciclo de Debates acontece toda última quarta-feira do mês. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0872 ou pelo email proadol@uerj.br.

Assista ao trailer do filme O Presente:






 



5º PAINEL MORAR CARIOCA: A CIDADE INTEGRADA

O Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ) promove nesta quinta-feira, 27, às 18h, o 5º Painel Morar Carioca: A Cidade Integrada. O objetivo da iniciativa, alinhada ao Plano Municipal de Integração de Assentamentos Precários Informais, é promover a troca de ideias e experiências sobre o espaço urbano e a integração favela & cidade. Esta edição recebe Carlos Lessa e Rossika Darcy de Oliveira, em um debate mediado pelo jornalista Sidney Rezende. O IAB-RJ fica no Flamengo, na Rua do Pinheiro, 10 (esquina com a Rua Dois de Dezembro).

REFLEXÃO SOBRE CULTURA AFROBRASILEIRA

Estão abertas até dia 30 de outubro (domingo) as inscrições para o Seminário de Reflexão e Memória da Cultura Afrobrasileira, que acontece nos dias 08 e 09 de novembro na PUC-Rio, na Gávea. Com o tema O Ano Internacional dos Afrodescendentes e a Resistência Política dos Negros no Brasil- De  Zumbi dos Palmares a Abdias Nascimento, o evento propõe o debate sobre os ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas Diásporas Africanas, bem como nos diferentes espaços da sociedade brasileira. A programação completa e os procedimentos para inscrição estão disponíveis no site do evento. Mais informações: seminarioafro2011.pucrio@gmail.com.

* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.