segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MULTIRÃO NA ESCOLA PARAÍBA

4 DE NOVEMBRO TEM ORQUESTRA DE VOZES - 4 DE NOVEMBRO

Plano Nacional de Educação deve fixar recursos de 8,3% do PIB

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Plano Nacional de Educação deve fixar recursos de 8,3% do PIB:

Agência Brasil

Em fase final de elaboração no Congresso, metas para a área nos próximos dez anos devem ser apresentadas na próxima semana

Após meses de um intenso trabalho de análise e negociações, o relatório do Plano Nacional de Educação (PNE) está em fase final de elaboração e deve ser apresentado na próxima semana na Câmara. O projeto de lei definirá 20 metas educacionais que o país deverá atingir até a próxima década. Versão preliminar do relatório obtida pela Agência Brasil estabelece que o país deverá aumentar o investimento público em educação dos atuais 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 8,29% nos próximos dez anos.


Esse era um dos pontos mais polêmicos do plano e alvo de boa parte das quase 3 mil emendas que o projeto recebeu. A proposta inicial do governo era de que esse patamar fosse de 7%, mas houve grande pressão dos movimentos sociais para que se ampliasse o percentual para 10%. O relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) encontrou uma solução intermediária para a questão: determina o aumento dos investimentos para 7% do PIB até o quinto ano de vigência do PNE e para 8,29% no décimo ano de vigência do plano.


Durante a tramitação na comissão especial criada para avaliar o PNE, diversos estudos apresentados por entidades e pesquisadores indicavam que 7% seriam insuficientes para atingir todas as metas de melhoria do acesso e da qualidade da educação previstas no plano. Para a deputada Dorinha Rezende (DEM-TO), que faz parte da comissão do PNE, o valor que deve ser estipulado no relatório (8,29%) ainda é pequeno. Os deputados terão direito a apresentar novas emenda ao relatório e ela acredita que o tema será novamente debatido.


“Esse continua sendo o ponto em que no discurso todo mundo é a favor [de mais dinheiro], mas na prática não se efetiva. É preciso entender que os 5% de hoje não estão dando conta de garantir a qualidade, precisamos de um esforço a mais para garantir um bom padrão para todos. Hoje você tem professor ganhando R$ 4 mil e outros que não recebem nem o piso nacional [R$ 1.187]”, defende a deputada.


Na avaliação de Dorinha, o relatório irá tentar conciliar as diversas propostas, mas, para ela, o momento é ideal para estabelecer um pacto por um maior esforço. Ela aponta que, além de aumentar o patamar de investimento, o PNE deve determinar uma maior participação da União nessa conta, que hoje fica em grande parte com estados e municípios. “Isso não quer dizer que daqui a dez anos a gente não possa rever essa meta. Se houver melhoria no sistema poderemos avaliar e entender que os 10% do PIB não são mais necessários. O aluno que repete todo ano, por exemplo, é um dinheiro que a rede de ensino joga fora e se eu consigo melhorar o sistema diminuo os gastos”, pondera.


Além da meta que define o patamar de investimento, outras também sofreram alteração em relação ao projeto enviado ao Congresso pelo Executivo. A de número 11 falava, no texto original, em duplicar as matrículas da educação profissional. O relatório deve trazer a proposta de triplicar o número de estudantes nesta etapa. Já a meta 12 determinava o aumento da taxa de matrícula no ensino superior para 33% na população de 18 a 24 anos. Na nova versão a meta é mantida, mas com uma ressalva: 40% das matrículas devem estar nas universidades públicas. Hoje o setor privado é o responsável pela maioria (75%) dos estudantes do ensino superior.


Boa parte das emendas apresentadas ao PNE foi formulada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que participou dos processos de negociação para elaboração da nova versão do projeto. Para o presidente da entidade, Daniel Cara, o relator foi muito aberto ao debate com a sociedade e ao mesmo tempo cumpriu seu papel de negociador dentro do governo. Caso se confirme o percentual de investimento de 8,3% do PIB, Cara avalia que é uma conquista e representa um viés de alta.


“A vantagem é que se estabelece um novo piso de negociação. Não vamos aceitar nada menos do que os 8,3%”, diz. Ele ressalta, entretanto, que a entidade continuará lutando pelos 10% do PIB. Após a apresentação do relatório, os deputados da comissão terão novo prazo de apresentação das emendas. Só depois de aprovado o texto segue para o Senado que só deve iniciar a tramitação do novo PNE em 2012.

Inclusão: 7 professoras mostram como enfrentam esse desafio

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Inclusão: 7 professoras mostram como enfrentam esse desafio: Educadoras compartilham a experiência de ensinar alunos com necessidades educacionais especiais. As soluções sempre envolvem o trabalho em equipe   “Não me sinto sozinha nesse trabalho de inclusão. Conto com uma auxiliar em sala para dar conta de toda a … Continuar lendo

Quanto mais prova, melhor

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Quanto mais prova, melhor: Pela primeira vez, uma pesquisa investiga a eficácia das avaliações do ensino no Brasil. Conclusão: o sistema é bom, mas falta usá-lo mais em prol da excelência.   Tudo o que se sabia sobre a educação brasileira até a década … Continuar lendo

O Prêmio Bíbi Vogel é NOSSO!!!!!!!!!!!!

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Parabéns!!!!
O Prêmio Bíbi Vogel é NOSSO!!!!!!!!!!!!:

A todos que se comprometeram direta e indiretamente com essa conquista!

Parabéns!!!!!



[...] Ministério da Saúde
.
GABINETE DO MINISTRO
EDITAL Nº 6 DE 28 DE OUTUBRO DE 2011
MUNICÍPIOS VENCEDORES E OS QUE RECEBERÃO
MENÇÃO HONROSA DO III PRÊMIO BIBI VOGEL
INSTITUÍDO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA
DE ATENÇÃO À SAÚDE, DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS, ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE DA CRIANÇA E ALEITAMENTO MATERNO, QUE VISA PREMIAR OS MUNICÍPIOS QUE SE DESTACAM NA
IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE PROMOÇÃO,
PROTEÇÃO E APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO.
O MINISTRO DE ESTADO DA SÁUDE torna público o nome dos Municípios vencedores do III Prêmio BÍBI VOGEL -edição 2011 (Edital nº 01 de 14 de junho de 2011, DOU de 15 de junho de 2011, seção 3, pgs. 96, 97 e 98).
Vencedores: Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR)
Menção honrosa: Santos (SP) e Florianópolis (SC).
A premiação será feita por ocasião do Encontro Nacional de Tutores da Rede Amamenta Brasil, a realizar-se no dia 10 de novembro de 2011 em Brasília.
ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA A TURMA 1102- DIA 14/9/11

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CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA A TURMA 1102- DIA 14/9/11:
As crianças ouviram a história contada pela Arlene e depois dramatizaram a história. As crianças se encantaram, em fazer e também de assistirem aos colegas de turma. Foi uma experiência fantástica para o meu 1º ano... Fiquei muito orgulhosa deles.

RECUPERAÇÃO PARALELA NO CIEP ADÃO ACONTECE DE VERDADE. 15/9/11

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RECUPERAÇÃO PARALELA NO CIEP ADÃO ACONTECE DE VERDADE. 15/9/11:
A professora Bárbara com a ajuda da estagiária Cristiane, aplicou a RP para esse grupo da turma 1.203, em matemática. Percebendo a dificuldade desses alunos, ela decidiu trabalhar com o material dourado, o que facilitou bastante o entendimento dos pequenos. Parabéns tia Bárbara, por estar super atenta as nossas crianças.

MAIS UMA AULA DE CIÊNCIAS- VIDA DAS PLANTAS

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MAIS UMA AULA DE CIÊNCIAS- VIDA DAS PLANTAS:
MEDIÇÃO DOS FEIJOEIROS.

Troca de cartas promove interação

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Troca de cartas promove interação: Os alunos do 7º ano de duas escolas estaduais de Ponta Grossa/PR estão participando de uma atividade bem diferente. Trata-se do ‘Intercâmbio de opiniões sobre notícias do Jornal da Manhã’, organizada pela professora Patrícia Kloster, com auxílio da professora Lorena Jablanski, entre: Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, no Parque Tarobá, e Colégio Estadual Professora Sirley Jagas, no bairro Santa Luzia. A atividade consiste na seleção de notícias da cidade, conforme o interesse e nível de proficiência dos alunos, para que possam interpretar e expressar as suas opiniões.

Patrícia ensina Língua Portuguesa enquanto Lorena, a Língua Inglesa. As educadoras aproveitaram o acesso ao jornal para a prática da leitura, reconhecimento de gêneros textuais, estimular a opinião, melhorar a expressividade dos jovens, enriquecer o vocabulário nas duas línguas, além de promover a interação entre diferentes colégios. “Os alunos do Arnaldo Jansen iniciaram o intercâmbio. Selecionamos algumas notícias, eles leram, refletiram e opinaram em forma de texto. Depois colocamos todos os textos dentro de um envelope, juntamente com uma carta de apresentação escrita em português, e enviamos para a outra escola”, esclarece Patrícia.

Como os estudantes não conheciam os destinatários, a educadora pediu que eles se apresentassem através de suas características físicas e psicológicas, apontando gostos, ídolos, sonhos, medos, diversões. Na sequência, a turma criou um selo para sua carta. “No selo, curiosamente, aparece o velho e o novo, porque eles colocaram uma pessoa segurando uma carta conectada à internet”, comenta a professora.

Quando a carta chegou na outra escola, cada aluno recebeu um texto do envelope e ficou conhecendo a notícia escolhida e a opinião do aluno do Arnaldo Jansen, e na mesma folha escreveu o seu comentário crítico sobre a matéria. Depois, foi elaborada uma nova carta de apresentação, mas em inglês. “Muitas vezes observamos práticas de produção de textos em inglês com atividades fragmentadas, como construções de frases e diálogos. Este trabalho é uma sugestão de que, mesmo com dificuldade e vocabulário reduzido, eles conseguem produzir na língua inglesa”, esclarece a professora Lorena. O material já retornou para a turma de Patrícia e todos estão traduzindo os textos. A professora afirma que o resultado não poderia ser melhor. “Para o aluno, escrever sabendo que alguém irá ler e interagir através da troca de opiniões é muito mais interessante e motivador”, acredita.


Trocando ideias - Intercâmbio de opiniões sobre notícias do JM

Nome: Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen e Colégio Estadual Professora Sirley Jagas.
Nome dos professores envolvidos: Patrícia Regina Kloster (Língua Portuguesa) e Lorena Paula Jablanski (Língua Inglesa).
Responsável pela atividade e pelo relato a seguir: Patrícia Kloster.
Objetivos:

  • Reconhecer alguns gêneros textuais publicados nos jornais, como: notícia, charge, história em quadrinhos, carta do leitor, etc;
  • Incentivar a leitura através da análise e interpretação de textos presentes no jornal;
  • Enriquecer o vocabulário e melhorar a expressividade;
  • Produzir texto de opinião e carta informal de apresentação;
  • Produzir carta informal de apresentação em Língua Inglesa;
  • Melhorar a expressividade e enriquecer o vocabulário utilizando a Língua Inglesa;
  • Utilizar expressões do Inglês na carta informal de apresentação;
  • Produzir o selo postal da turma;
  • Interagir com alunos de outro colégio através da carta e da troca de opiniões.

Metodologia:
Inicialmente nós selecionamos notícias de Ponta Grossa conforme o interesse e nível de proficiência dos alunos, para que eles pudessem interpretar e expressar as suas opiniões. Buscamos assuntos que possibilitassem um conhecimento maior sobre a realidade geral de nossa cidade, já que as escolas participantes deste intercâmbio localizam-se bem longe uma da outra (Parque Tarobá – Cará-Cará e Santa Luzia - Chapada).
Os alunos do C. E. Pe Arnaldo Jansen iniciaram o intercâmbio lendo as notícias selecionadas, refletindo e opinando sobre as mesmas em folha própria para ser enviada para a outra escola, juntamente com uma carta de apresentação em Língua Portuguesa. 
Utilizamos a estrutura do gênero textual CARTA, mas como eles ainda estavam iniciando o intercâmbio e não conheciam os destinatários, pedimos que eles se apresentassem relacionando dados informais que retratassem suas características físicas e psicológicas, gostos, preferências, ídolos, sonhos, medos, diversões, e também escrevessem um
comentário sobre a importância do estudo e de atividades como essa.
Na sequência, eles criaram um selo da turma para ser colado no envelope gigante. No selo, curiosamente, aparece o ‘velho’ e o novo, porque eles representaram uma pessoa segurando uma carta conectada à internet.
A carta foi entregue em mãos à professora de Língua Inglesa do C. E. Profª Sirley Jagas, Lorena Jablanski. Os alunos deste colégio receberam as cartas aleatoriamente, já que ainda não se conheciam, nem por carta. 
Cada aluno leu a notícia escolhida e a opinião do aluno do Arnaldo Jansen e na mesma folha escreveu o seu comentário crítico sobre a mesma matéria. As folhas já haviam sido preparadas pelas professoras com os espaços assinalados para cada texto. Depois, seguindo a mesma estrutura da carta informal os alunos da professora Lorena elaboraram as suas produções em Inglês.

Este intercâmbio terá uma sequência com a ampliação do número de turmas e, possivelmente, de escolas participantes. “Essa é a diferença de tratar um gênero como um conteúdo em si ou ensinar na real prática de leitura e escrita, com interlocutores também reais. É a possibilidade de promover um aprendizado melhor, mais atrativo e interessante”, finaliza Patrícia.


Fonte: Projeto Vamos Ler/Jornal da Manhã 27/10/2011

Secretaria de Segurança vai investir R$ 23 milhões para contratar 500 professores - O Globo

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Secretaria de Segurança vai investir R$ 23 milhões para contratar 500 professores - O Globo: Secretaria de Segurança vai investir R$ 23 milhões para contratar 500 professores - O Globo

O apagão agora é de líderes - O Globo

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O apagão agora é de líderes - O Globo: O apagão agora é de líderes - O Globo

(título desconhecido)

http://escolaparaibario.blogspot.com/
(título desconhecido):
A homenagem aos pais foi muito emocionante. Tivemos várias apresentações das turmas. CONFIRA!

(título desconhecido)

http://escolaparaibario.blogspot.com/
(título desconhecido): Nossa Festa Julina foi um sucesso! CONFIRA:

(título desconhecido)

http://escolaparaibario.blogspot.com/
(título desconhecido): A Homenagem aos pais foi um sucesso! Vejas as FOTOS:

AULA PASSEIO

Pessoal,Parabéns!!!
Que coisa mais linda.
http://gatinhosunidos.blogspot.com/
AULA PASSEIO:
Freneitcriou a aula passeio para atingir um objetivo maior do  passear, que é o despertar, nas crianças, deuma consciência de seu meio, incluindo os aspectos sociais, e de sua história.

A creche Municipal Sonia Maria, com os mesmos objetivos de Freneit e com a colaboração de nossos parceiros do Instituto C&A reafirma que a forma mais profunda de aprendizado é o envolvimento afetivo.

Creche MunicipalSônia Maria de Moraes Angel Jones

                       PROJETO ESPAÇO PRAZER


 “A leitura do mundo precede a leitura dapalavra”
                                             Paulo Freire

Justificativa

      Para que seja alcançado o propósito ODespertar Para Leitura utilizaremos a AULA PASSEIO para mesclar o prazer, ainvestigação e a observação como prática da aprendizagem das crianças.

Objetivos
·        Incentivar o gosto pela leitura.
·        Dar oportunidades às crianças para interagir,através da aula passeio, com os adultos envolvidos visando às práticas docompanheirismo e da disciplina.
·        Trabalhar a construção coletiva de histórias.
·        Enriquecer o imaginário infantil.
·        Democratizar o acesso as obras literárias.
·        Observar a paisagem e destacar ascaracterísticas do local no percurso até o Instituto C& A.
·        Registrar por meio de desenhos as informaçõesobtidas.

Ações e suas metodologias

Ações
Metodologias
Preparação
·         Confeccionar crachás para os alunos
·         Entregar aos responsáveis as
 autorizações .
·         Realizar reunião com os adultos  para distribuir as tarefas
·         Enviar o planejamento para os voluntários do Instituto C& A
Desenvolvimento
·         Pesquisar, antes, o percurso a ser seguido para poder analisar as características do local.
·         Organizar os “combinados”, com professor e alunos e acertar o horário, o que será observado, durante a aula passeio, os cuidados para atravessar ruas, normas sociais adequadas ao relacionamento com as pessoas, normas de segurança pessoal e do grupo.
·         No local visitado, o professor deverá orientar os alunos para observação e experimentação conforme o combinado.
·         Interagir com os adultos no Espaço Estação de  Leitura do Instituto C& A.
Registros






·         Tirar fotos e fazer filmagens de atividades para posterior retomada da aula passeio.
·         Registrar, ao chegar à creche, através de desenhos o que foi observado.
·         Construir, coletivamente, com os alunos uma história sobre a aula e registrar no blocão.
Avaliação





·         Dialogar com os alunos, na roda de conversa e avaliar o que foi aprendido.
·         Trocar impressões e idéias com os parceiros envolvidos para checar se os resultados correspondem ao esperado.
·         Analisar os registros para refletir sobre resultados.

Conclusão
    Com esta aula passeio queremos plantar asemente, do ler pelo prazer, para ser cultivada com a sedução e fazer surgir umtrabalho consciente da realidade que queremos: “Uma Cidade de Leitores”,principalmente através dos pequenos leitores.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Leide Diretrizes de Bases da Educação Nacional - LDB n º. 9394/96.Brasília: MEC/SEF/COEDI,1996.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação.Multieducação:Sala de Leitura.2ed.riode janeiro,2007(Série Temas em Debate)


FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Projetode Incentivo à Leitura. Disponível em: http://www.fvc.org.br/projetos_FVC/incentivo-leitura. Acesso em 17 de set .2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO-Portal Jovens e Crianças-Iniciativa Nota dez. http://multirio.rio.rj.gov.br/aluno Acesso em 16 de set.. .2011



























"MAURÍCIO DA GAMA é novo cá na escola"

http://maletadamarieta.blogspot.com/
"MAURÍCIO DA GAMA é novo cá na escola":
Novidade!... Novidade!... Uma excelente obra!
David Mackintosh é o autor deste divertido livro sobre aceitação da diferença.

" O Maurício da Gama é um tipo ESQUISITO.
Chegou agora à nossa escola e é diferente de nós em tudo!
A minha mãe diz que tenho de ir à festa dele e levar-lhe uma prenda, bolas!
Aposto que não vou divertir-me nem um bocadinho..."

Mas afinal o Maurício revela-se uma bela surpresa...
Um livro para aprender a conviver e a fazer amigos, dirigido aos leitores dos 6 aos 10 anos.

Autor: David Mackintosh
Edição: Planeta

Resultado dos selecionados do processo seletivo-outubro/2011

http://educopedia2010.blogspot.com/
Resultado dos selecionados do processo seletivo-outubro/2011:

Prezado(a) candidato(a),

Segue a prévia do processo seletivo Educopédia/ outubro de 2011.
São considerados classificados neste momento os candidatos destados na cor verde, perfazendo o quantitativo de vagas constantes no edital do referido processo.
A classificação final será divulgada após o prazo para recursos (vide edital).

Observação:
Informamos que, devido a problemas técnicos, o resultado das disciplinas Artes e Educação Física só serão divulgados amanhã.
Lamentamos o ocorrido!

Abraços,
Equipe Educopédia
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Produção textual - Média Final - Planilha completa

Artes - Média Final - Planilha completa

Educação Física - Média Final - Planilha completa

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 30 de outubro a 05 de novembro

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 30 de outubro a 05 de novembro:
GÊNERO E ECONOMIA SOLIDÁRIA

O ciclo de debates Diálogos Rio Ecosol, sobre a agenda de políticas públicas da economia solidária na cidade do Rio de Janeiro, realiza mais uma reunião nesta terça-feira, 1º de novembro, com o tema Gênero e Economia Solidária. O encontro acontece de 14h às 18h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Rio (Praça Pio X, 119, 9º andar). 

CONTRA A TUBERCULOSE

Os esforços para o controle da tuberculose no Brasil e no Rio de Janeiro estão em pauta nesta quinta-feira, 03 de novembro, durante reunião do Fórum Estadual das ONGs na Luta contra a Tuberculose no Rio de Janeiro. O encontro acontece de 10h às 13h, no auditório da Fundação Ataulpho de Paiva (FAP), e conta com a participação de Gabriela Chaves, da organização Médicos Sem Fronteiras, que ministrará a palestra Tuberculose, desafio Global e Local. As reuniões gerais do Fórum de ONGsTB-RJ, são abertas a todos os engajados na luta contra a Tuberculose, organizações da sociedade civil, conselhos, gestores, acadêmicos, profissionais de saúde e estudantes, independentemente da sua afiliação ao Fórum. A FAP fica na Av. Almirante Barroso, 54, 15º andar. Mais informações: forumongstbrj@yahoo.com.br.

SUS EM DEBATE

Pesquisadores, formuladores e executores de políticas públicas, gestores e profissionais de saúde e representantes de movimentos sociais debatem o financiamento do SUS nesta sexta-feira, 04 de novembro, durante o seminário Impasses e Alternativas para o Financiamento do SUS Universal. O evento acontece dev9h às 18h30, no Colégio de Altos Estudos da UFRJ (Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro), e é aberto ao público. Confira a programação completa do seminário Impasses e Alternativas para o Financiamento do SUS Universal e leia o termo de referência sobre o tema.

COMITÊ DE HUMANIZAÇÃO DO IPEC

O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec/Fiocruz) promove, nesta sexta-feira, às 13h30, a roda de conversa Formar para o SUS: Trabalho em Equipe na Perspectiva da Educação Permanente, com a psicóloga Maria Elizabeth Barros de Barros, pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e consultora da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. O encontro é aberto a gestores e profissionais de saúde  e os interessados devem entregar a ficha de inscrição na secretaria do IPEC até quinta-feira, dia 03. Informações: (21) 3865.9581.


AGENTES DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE

Se você tem entre 15 e 29 anos, participe do projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade, que realizará oficinas gratuitas de mídias acessíveis para a formação de jovens, com e sem deficiência, com idades entre de 15 a 29 anos. Serão 75 vagas em três turmas. As inscrições devem ser feitas até 07 de novembro pelo email escoladegente@escoladegente.org.br ou pelo telefone (21) 2483.1780. O projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade é uma iniciativa da Escola de Gente, em parceria com o RAP da Saúde.

WORLD NUTRIOTION RIO 2012

Foi prorrogado até 09 de novembro o prazo para submissão de resumos ao World Nutriotion Rio 2012, nas categorias relatos de pesquisa, relatos de experiência e relatos de experiência na forma de vídeo. O World Nutriotion Rio 2012 será realizado de 27 a 30 de abril de 2012, no Rio de Janeiro. 

* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.