quinta-feira, 3 de novembro de 2011

6ª CAMINHADA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

http://otics-iraja.blogspot.com/
6ª CAMINHADA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE:


Contamos com o apoio de todos para estarmos juntos na realização da 6ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 04 de novembro.

Convidamos todas as Unidades para fortalecer esse ideal e intensificar a nossa parceria.

Nesse dia, alguns Agentes de Vigilância em Saúde desenvolverão atividades buscando e destruindo focos.

O uso de roupas leves, protetor solar e calçados confortáveis é recomendado para todos os que irão participar.

Vamos unir nossas forças na luta contra a Dengue!

NSEC - A SMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil

Primeira horta especial promove integração entre crianças

03/11/2011

O Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde (NCCS) é responsável pela criação e manutenção de hortas em escolas municipais e unidades de saúde. Devido ao sucesso do projeto, a mãe de uma criança portadora de necessidades especiais deu a ideia de fazer a primeira horta no CIEP Major Manuel Gomes Archer, em Santa Cruz. A ‘horta especial’ foi inaugurada em agosto de 2011 e ajudou integrar os alunos que aprenderam a manusear e conhecer mais sobre as plantas e seus benefícios. Cerca de 15 crianças especiais ajudam nos cuidados com as mudas, mexem na terra e participam de atividades lúdicas com todos os alunos da escola.

O NCCS, em parceria com a Fazenda Modelo, já construiu mais quatro hortas que ficam na Escola Municipal Cora Coralina, em Campo Grande, Escola Municipal Raquel Kelly Lanera, em Manguariba, Clínica da Família Dr. Hans Jürgen Fernando Dohmann, em Pedra de Guaratiba, e no Posto de Saúde Cyro de Mello, em Guaratiba.

Mais de 50% dos alunos latino-americanos da 6º série sofre bullying na escola

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Mais de 50% dos alunos latino-americanos da 6º série sofre bullying na escola:

Mais da metade dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da maior parte das escolas latino-americanas confessa ter sido vítimas de roubos, insultos, ameaças e agressões de colegas, revela estudo de especialistas chilenos e espanhóis.


Baseado em dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desenvolvido entre 2005 e 2009, o relatório aponta o roubo (39,4%) como a agressão mais frequente, seguida da violência verbal (26,6%) e violência física (16,5%).


Os autores do estudo examinaram os resultados de 2.969 escolas, 3.903 salas de aula e 91.223 estudantes da 6ª série de 16 países latino-americanos: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, a República Dominicana e Uruguai.


A análise revela que 51,1% dos estudantes dizem ter sido vítimas de bullying no mês anterior ao da pesquisa.


“Chama a atenção que seja a América Latina a região do mundo com maior violência escolar”, detalha nesta quarta-feira à Agência Efe um dos responsáveis pelo estudo, Javier Murillo, da Faculdade de Formação de Professorado e Educação da UAM, que explica que o percentual oscila entre 30% e 40% em regiões como Europa, Ásia e África.


Uma situação que “pode estar relacionada” com o fato de a América Latina ser a “região do mundo com maior desigualdade, mais inclusive do que a África”, acrescenta o especialista, ressaltando os resultados obtidos pela Colômbia, “onde a violência está muito presente na sociedade e isso se reflete nas salas de aula”.


O estudo, desenvolvido também por Marcela Román, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação da Universidade Alberto Hurtado do Chile, constata que os meninos e meninas vítimas de assédio escolar têm um desempenho em leitura e matemática significativamente inferior aos que não sofrem estes maus-tratos.


Nas salas de aula com mais casos de violência física ou verbal, os alunos têm piores desempenhos do que naquelas com menores episódios de maus-tratos entre os colegas.


Apesar de se tratar de um problema generalizado na região, os autores afirmam que há diferenças entre países segundo categorias diferentes de bullying.


No caso do roubo, por exemplo, enquanto na Colômbia mais da metade dos alunos da 6ª série diz ter sido furtada no último mês, em Cuba este número não chega a 10%.


Em termos de insultos e ameaças, a Argentina é o país com números mais altos, seguido do Peru, Costa Rica e Uruguai, onde mais de 30% dos alunos afirma ter sido maltratado verbalmente por algum colega.


A respeito da violência física entre estudantes, cinco países mostram níveis altos: Argentina (23,5%), Equador (21,9%), República Dominicana (21,8%), Costa Rica (21,2%) e Nicarágua (21,2%).


Cuba aparece novamente como o país com a menor porcentagem de violência física entre crianças de uma mesma escola (só 4,4%).


Outra descoberta do estudo é que os meninos sofrem mais de bullying que as meninas, e que os estudantes de zonas rurais experimentam menos maus-tratos que os de zonas urbanas, embora no Brasil, Guatemala, Peru e Uruguai não se observam diferenças neste último âmbito.


(UOL/EFE)

França seleciona para bolsas de especialização

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
França seleciona para bolsas de especialização:
novnov
310

O Ministério das Relações Exteriores da França está com inscrições abertas para

um programa de bolsas de excelência para estudantes internacionais admitidos em

instituições francesas de ensino superior. Trata-se do programa Eiffel, que tem por

objetivo formar futuros líderes estrangeiros nos setores público e privado.


O programa de bolsas visa encorajar candidaturas de estudantes de países emergentes,

em especial da Ásia, América Latina, Europa do Leste, Oriente Médio e dos novos

Estados membros da União Europeia, mas também, para o nível doutorado, dos países

industrializados.


Ministério das Relações Exteriores da França está com inscrições abertas.


São oferecidas duas categorias de bolsas, sendo que as candidaturas deverão ser

apresentadas exclusivamente pelos estabelecimentos, que se comprometem a efetuar a inscrição dos estudantes selecionados.


Os estudantes interessados em participar da seleção do programa Eiffel devem

manifestar seu interesse ao apresentar suas candidaturas às instituições francesas que,

por sua vez, terão até 6 de janeiro para encaminhar as candidaturas à Égide (parceira do Ministério).


Para a categoria Master (especialização ou mestrado), o estudante receberá 1.181

euros mensais. A bolsa é concedida no máximo 12 meses para uma inscrição em M2,

24 meses para uma inscrição em M1 e 36 meses para a preparação de um diploma de

engenharia.


As áreas de estudos contempladas são: engenharia, economia e administração, direito e

ciências políticas. Para concorrer é preciso ter no máximo 30 anos de idade.


Já na Doctorat (doutorado) são 1.400 euros mensais por dez meses de mobilidade

(cotutela ou co-orientação). As áreas de estudos contempladas são: ciências da

engenharia e ciências exatas (matemática, física, química e ciências da vida, nano

e biotecnologia, ciências ambientais, ciência e tecnologias da informação e da

comunicação), economia, administração, direito e ciências políticas. Para concorrer é

preciso ter no máximo 35 anos de idade.


Mais informações: www.egide.asso.fr/jahia/Jahia/appels/eiffel

Pré Produção do Vídeo Colaborativo – Sustentabilidade e o Meio Ambiente

http://infopolocardeal.wordpress.com/
Pré Produção do Vídeo Colaborativo – Sustentabilidade e o Meio Ambiente:

Postando aqui em primeira mão, os slides que os alunos da Oficina de Informática Educativa #infopolo do PET Cardeal Câmara #polocardeal criaram para um vídeo colaborativo que pretendemos fazer. Ainda faltam alguns mas a maioria já enviou os seus que compartilho aqui no blog.


O Tema é Sustentabilidade e o Meio ambiente.  Os slides foram montados no PowerPoint offline.  Com uma imagem buscada na web pelo Google ou no Zuggi, eles deram seus recados e acrescentaram suas reflexões sobre a questão.  No final salvaram seus slides como arquivo de imagem JPEG.


Para um acabamento diferenciado, cada um ou em duplas, editaram seu slides jpeg no Pixrl-o-Matic online, onde mesclando filtros/efeitos, luzes e molduras, deram um toque especial na imagem a ser incluída no futuro vídeo.  Para esse, além dos slides que ainda virão, falta uma seleção de música e a edição propriamente dita.


Curtam essa prévia das imagens… :)



Gisely
Ana - o meio ambiente
felipe
!@!@(--hugo--)!@!@
teste2
jenyfer e raquel
trab-debora
maosiasmim
trab_gabrygisi
trb gustavo
trabasilio_tratada
melissa reciclagem
jeferson
yuri2000
trabalho de informatica leo
Mariana

Click to view slideshow.



Vídeo sobre a Célula

http://dicasdeciencias.com/
Vídeo sobre a Célula: A Primeira parte de um vídeo super legal: A segunda parte: A Terceira parte: Tagged: biologia, citologia, edublogs, educação

O SOM DO LIXO- 22/9/11

http://euamoserprofessora.blogspot.com/
O SOM DO LIXO- 22/9/11:
Nessa apresentação as crianças viram a aplicabilidade dos 3Rs: REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. Viram que podemos reutilizar de forma produtiva muitas coisa que estariam indo para o lixo. As crianças curtiram muito e as professoras até caíram na dança...rsrsrrs


FESTA DAS CRIANÇAS

http://escolaanamariacristina.blogspot.com/
FESTA DAS CRIANÇAS:
 Prá vocês curtirem, mais fotos da nossa festa...
 Tia Leila e Tia Cristina.
 A alegria das crianças no brinquedo samba.
 A turma 20, da Tia Lubneth.
 A turma 12, da Tia Adriana.
 A turma 21, da tia Maria Helena.
 A galerinha da Tia Leni, da turma 11.
 A turma 10, da Tia Jacqueline.







Nossa 3ª UEXPONDO!

http://rknoticia.blogspot.com/
Nossa 3ª UEXPONDO!: