domingo, 18 de dezembro de 2011

Conheça mais sobre o Bairro de Guadalupe

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Conheça mais sobre o Bairro de Guadalupe:
Nesse trabalho coloquei as poucas informações obtidas sobre a origem do nome do bairro Guadalupe, e como surgiram os primeiros conjuntos habitacionais de Guadalupe e as chamadas casas em forma de Iglu. (Profª Eliane Barbosa, 19/09/2011)

Celebração da Paz

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Celebração da Paz:
Colagem de fotos da peça



 SENHOR,
RESSUSCITA EM NÓS



Peça encenada pelos alunos Natália, Amanda, Jéssica, Thais (1701), Raquel, Andressa, Fernanda, Matheus Lobo (1801), Geovana, Wendel, Gabrielle e Flávia (1802).
Direção -  Profª. Tereza Cristina (coordenadora)
Apresentação - Profª Isabel (LP)

RESSUSCITA EM NÓS

-  Oi! M... Como tem passado?

- Mais ou menos. Os últimos acontecimentos na E. M. Tasso da Silveira me deixaram bastante triste.

- Quando essas situações de violência acontecem, o que mais se escuta falar é que o mundo está violento. Mas se o mundo é habitado por pessoas, então é porque as pessoas estão violentas, não é?

- Eu gostaria muito de fazer alguma coisa para mudar esta realidade, pois sofro muito quando vejo nos jornais, na maioria  das vezes, que a notícia é sobre violência.

- Bobagem. Você não pode fazer nada,  isso é função é função para as autoridades de polícia. Nossos pais pagam impostos e a polícia tem obrigação de dar segurança para todos

- Epa, Epa, Epa... Só a polícia não vai dar conta de tanta violência.

- Será que mais alguém poderia nos ajudar?

- Acho se cada um de nós fizer um esforço para viver aquilo que JESUS nos ensinou, a paz poderia ser uma realidade.

- É ruim hem que eu vou ser santinho e deixar os outros baterem em mim. Se me chutar eu piso, se beliscar eu chuto, se me xingar eu dou um tapa na cara, se .....

- Psiu! Para, para, para. Desse jeito é fácil jogar a responsabilidade só pra polícia. Ninguém quer dar espaço para Paz. Quando JESUS falou : - "Se alguém lhe der um tapa no rosto, dê a outra face .." era pra gente dar uma resposta diferente da violência, porque se nós tivermos a mesma reação do agressor, não faremos a diferença e não promoveremos a Paz.

- Será cada gesto nosso, no dia a dia, por mais que não seja notado por outras pessoas, que irá influenciar na promoção da Paz.

O sonho de um dia acabar com a violência será possível a medida que cada um de nós vestirmos a camisa que JESUS com seus exemplos de amor, paciência, compreensão e entrega ao outro. Quando morreu na cruz, para perdoar nossos pecados. Sua resposta a todo ato de violência foi sempre a mais pacífica possível. Iremos ressuscitar com  ELE todas as vezes que seguirmos os seus passos.
                                                                                             A Coordenação





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BADEN POWELL - O Dia D contra a Dengue

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O Dia D contra a Dengue:
No dia 11/11 foi realizado em nossa escola o Dia D contra a Dengue. Foram realizadas várias atividades como uma palestra: Como combater o mosquito da dengue e os sintomas da dengue. Foi também encenada pelos alunos uma peça sobre a Dengue.




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RAP DA DENGUE

http://escolaclaudioganns.arteblog.com.br/
RAP DA DENGUE:

Alunos da E.M.Claudio Ganns aprendem através da música com a professora Maria Aparecida, a importância do combate ao mosquito da Dengue.

Letra:

Preste muita atenção o Aedes Aegypti não é brincadeira não.   É preciso se ligar A dengue é muito perigosa ela pode nos matar.  Cobrir bem a caixa d'água não se esquecer dos pneus Somos todos responsáveis Eu e você, você e eu. Não deixe água parada porque pode ser fatal Não fique de bobeira Cuide bem do seu quintal.  

 



COMBATEMDO A DENGUE

http://cmprogerio.blogspot.com/
(título desconhecido):
JUNTOS CONTRA DENGUE

 FAÇA SUA PARTE PARA ACABARMOS COM OS FOCOS DE DENGUE.
SUA AJUDA É FUNDAMENTAL. 

COMBATEMDO A DENGUE

http://cmprogerio.blogspot.com/
(título desconhecido):
JUNTOS CONTRA DENGUE

 FAÇA SUA PARTE PARA ACABARMOS COM OS FOCOS DE DENGUE.
SUA AJUDA É FUNDAMENTAL. 

C. M. PROF. ROGÉRIO

http://cmprogerio.blogspot.com/
(título desconhecido):
BRINCANDO E APRENDENDO







C. M. PROF. ROGÉRIO

http://cmprogerio.blogspot.com/
(título desconhecido):
BRINCANDO E DANÇANDO ...






C. M. PROF. ROGÉRIO

(título desconhecido):
ATIVIDADES :)))))) AR LIVRE







CULTURA DE PAZ - TV ANÍSIO TEIXEIRA - Máquina 05

TV ANÍSIO TEIXEIRA - DOIS DEDOS DE PROSA 07

BBC - A História da Matemática (Dublado) Cap. 1 (3 de 4)

Descartes e a Matemática

http://duvida-metodica.blogspot.com/

Descobri, por acaso, um excelente documentário da BBC sobre a história da Matemática. Vale mesmo a pena ver.

É apresentado pelo professor Marcus du Sautoy e explica-nos as ideias dos mais importantes matemáticos ao longo da história. Como acontece em muitos programas da BBC, a clareza do discurso e o seu rigor científico impressionam. É uma boa oportunidade de aprender, garanto-vos.

No primeiro vídeo é explicado o contributo do italiano Piero della Francesca e de Descartes, que além de filósofo foi um grande matemático (uma das suas invenções foi o referencial cartesiano… lembram-se das aulas de Matemática?).

O segundo vídeo é sobre outros dois importantes matemáticos franceses: Marin Mersenne (com quem Descartes discutiu as suas ideias e trocou correspondência) e Pierre de Fermat, o mais famoso matemático do século XVII.

Descartes acabaria por se tornar um dos mais importantes filósofos de sempre. Tal como é referido no documentário, as suas ideias filosóficas inovadoras podem-se relacionar com a sua actividade como matemático.



Produção audiovisual destinada ao público infantil

http://primeirainfancia.org.br/
Produção audiovisual destinada ao público infantil: A produção audiovisual destinada ao público infantil ganha espaço no cinema e na televisão, consolidando-se como meio de entretenimento e formação cultural para crianças de várias idades Atualmente a produção de animação para os pequenos está, com o perdão do … Continuar lendo

Vídeo Colóquio Latino Americano

Vídeo do Colóquio Latino Americano Políticas de Segurança e Direitos Humanos: enfocando a primeira infância, infância e adolescência.
O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro de 2011 no Centro Universitário Maria Antônia/USP (São Paulo/SP) e foi organizado pela Equidade para a Infância América Latina, Rede Nacional Primeira Infância, Instituto Arcor Brasil, Fundación Arcor e Instituto C&A e apoiado pelo CIESPI e pela Rede Andi.

Para a Educação Infantil

http://dicasdeciencias.com/
Tem muitos outros no Youtube.
Para a Educação Infantil: Achei esse vídeo, por acaso, nas minhas andanças pela Internet. Olhe, que lindinho! É de uma série chamada UKI e …

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Parâmetros urgentes para a Educação brasileira

http://direitodeaprender.blogspot.com/
Parâmetros urgentes para a Educação brasileira: O principal item da pauta de debates da educação brasileira em 2012 já desponta no horizonte: as expectativas de aprendizagem para cada etapa de ensino nas escolas de todo o país. Entre o final deste mês e o início do próximo ano, o MEC deve divulgar uma prévia do documento que vai estabelecer parâmetros claros sobre o que os estudantes devem ter aprendido ao final de cada ano cursado. A partir daí haverá consultas públicas e um documento final é esperado para o final de 2012.

Na prática, isso significa que os pais saberão, por exemplo, qual o domínio da linguagem que seus filhos devem apresentar ao final do ciclo de alfabetização, por volta dos oito anos. Ou quanto de matemática eles devem saber ao passar do ensino fundamental para o ensino médio.

A iniciativa do MEC vai na direção correta, mas deve causar muita polêmica. Sempre haverá os que vão se levantar para dizer, em nome de posições ideológicas que ignoram o direito de aprender das crianças e jovens, que tudo é relativo, que não é possível estabelecer parâmetros nacionais e que diferenças regionais e sociais devem ser respeitadas. E o problema está exatamente aí: respeitar o que se chama de diferenças pode ser, na prática, se conformar com deficiências de ordem estrutural, social e familiar. A escola tem obrigação de não apenas oferecer oportunidades iguais como também buscar resultados equânimes, tanto quanto possível.

"Não podemos deixar o aluno ficar atrasado. Identificada a dificuldade, ele deve ir para o reforço, única maneira de fazer com que eles cheguem ao final com a idade correta e aprendendo", resumiu bem Ruben Klein, consultor da Fundação Cesgranrio a "O Estado de S. Paulo". E, para isso, é fundamental que haja parâmetros objetivos de aprendizado.

O país já conta com diretrizes curriculares. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) prevê uma base curricular comum para o País. E há os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Mas são linhas genéricas, muito abrangentes, pouco objetivas e, por isso mesmo, de difícil tradução no cotidiano escolar. A ideia do MEC, é deixar claro a que resultado o aluno tem direito e as condições necessárias para isso. Vale destacar, porém, que não se trata da tentativa de estabelecer um currículo nacional, engessando os conteúdos a serem ensinados. Estados, municípios e escolas, devem ter sua autonomia preservada. Mas terão de apresentar resultados dentro das expectativas de aprendizagem definidas.