segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

REUNIÃO DO CONSELHO PROFESSOR - 14/12/2011

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REUNIÃO DO CONSELHO PROFESSOR - 14/12/2011: RELATÓRIO REUNIÃO COM A SECRETÁRIA 14/12/2011
No dia 14 de dezembro de 2011, realizou-se a reunião do Conselho de Professores com a Sra. secretária. Presentes as Professoras Claudia Costin, secretária de educação, Regina Helena Bomeny, subsecretária; Mariza Lomba, assessora especial e Kátia Max, coordenadora da Coordenadoria de Gestão e Governança (CGG).

1 - A reunião foi iniciada pela Secretária de Educação que fez um breve relato das ações da SME no 4º bimestre
· Avaliação - COC, conceito global, recuperação, 2ª época
· Kit férias – Educação Infantil ao 3º ano
· Leitura nas férias - empréstimo de livros para alunos do 4º ao 9º anos
· Formaturas - turmas de projeto e 9º ano
· Eleição de Diretores - curso, prova e banca
· Infraestrutura 
Pessoal- contratação de professores de todas as disciplinas e PII, agente auxiliar de creche, porteiro, agente educador.
Vamos fechar o ano sem falta de professor, embora tenhamos 2.611 professores de (Licença Especial ou Médica, a biometria colaborou muito para este cenário)
Foi aprovado pela câmara o cargo de secretário escolar, o edital do concurso está em processo de elaboração. Os atuais agentes administrativos continuarão nas escolas.
Professor de Artes – Vai chegar em todas as escolas, primeiro para o 2º segmento, muitas escolas já possuem e depois para o 1º segmento.
Coordenador pedagógico - negocia a possibilidade de contar com mais de um coordenador pedagógico em cada escola. (talvez um para 1º segmento e outro para 2º segmento ou um para pré escola e alfabetização, outro para 4ª até 6º ano e outro para 7º ao 9º ano - está estudando com sua equipe todas as possibilidades)

Recursos – estruturação do currículo (cadernos, educopédia, provas), reforço escolar, turmas de projeto (a partir de dezembro de 2012, não haverá mais turmas de projeto - aceleração de aprendizagem)
A Educopédia vai ser decisiva para o sucesso dos alunos do 2º segmento, o professor que não se sentir seguro com a tecnologia pode trabalhar em colaboração com outros professores e os próprios alunos.

2- Alfabetização – O aluno tem que ser alfabetizado no 1º ano e no 2º e 3º ano o processo de alfabetização deve ser consolidado. Haverá mudanças na organização do currículo da alfabetização (1º, 2º, 3º ano)
“Casa da Alfabetização” – é uma metodologia que será implantada em todas as escolas a fim de organizar o processo de alfabetização. Terá uma dinâmica com ênfase na leitura, cada sala de aula será preparada para tornar-se um ambiente alfabetizador. E na 1ª semana de fevereiro haverá a apresentação do material e capacitação para os professores alfabetizadores
Dinâmica da metodologia: acolhimento, hora da leitura, uma biblioteca em cada sala de aula, rodas de conversa, dever de casa todos os dias.

3- Projeto 6º ano experimental – Os professores deste projeto são PII ou PI de Língua Portuguesa. O resultado da prova destes alunos foi muito superior ao resultado da rede. Atribui isso ao empenho dos professores como facilitadores da aprendizagem e o vínculo afetivo criado entre professor e aluno, devido ao maior tempo de convivência entre eles.

4- Turno único – É o futuro de toda a rede. Em 2012 os CIEPs já terão turno de 7 horas. Será oferecida DR para o professor que já está no CIEP e tem uma matrícula, mas não será obrigatório. O professor que trabalha no CIEP somente em uma matrícula não é obrigado a sair do CIEP.

5- CE semanal para PII – Neste dia os alunos terão aulas de Educação Física (2 tempos), Inglês, Artes e Sala de Leitura
Questionada sobre 2 tempos seguidos para Educação Física para os pequenos, ela informou que os tempos não precisam ser seguidos.
O 2º professor de Sala de Leitura não poderá ser de matrícula, terá que ser de DR, mas a escola só pode ser contemplada com este professor quando a escola estiver completa. Alertou que se não chegar professor de Artes ou não tiver o 2º professor de Sala de Leitura, terá que ser montada outra estratégia para garantir o CE semanal.

6- Avaliação ASQ – Foi de fundamental para as creches, mas teve sua aplicação dificultada na pré escola, pois a turma tem 25 alunos e o professor ficou muito sobrecarregado, embora esta avaliação seja feita no mundo todo.
7- Tablet - Não receberemos antes de junho, ainda não foi aberta a licitação, está em andamento.

8- Plano de carreira – Ainda não tem resposta. Disse que continuaremos com os reajustes anuais.

9- Microfones – Já estão nas escolas com 2º segmento e chegarão junto com o Kit Educopédia nas de 1º segmento. Quanto a compra de pilhas para o equipamento, esta deverá ser feita com a verba do SDP. Os microfones serão da escola e não um para cada professor.

Finalizou a reunião enfatizando que a Educação Carioca já está colhendo os bons resultados de tudo que foi implantado nestes anos e que a rede teve um avanço muito importante.

Inscrições para o II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas vão até março de 2012

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Inscrições para o II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas vão até março de 2012:
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O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivo promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.


Nessa segunda edição, serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação; e, Textos Narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados nas escolas públicas brasileiras. Será, também, concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.


Antes de inscrever um Relato de Experiência e/ou Texto Narrativo, leia atentamente todo o Regulamento, pois ele contém os procedimentos de participação, o detalhamento do processo de seleção e premiação, bem como os critérios a serem avaliados em cada uma das três categorias.


O período de inscrições teve início em 21 de setembro de 2011 e o encerramento foi prorrogado para 16 de março de 2012.


Visita ao Museu Nacional da UFRJ

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Visita ao Museu Nacional da UFRJ:
O Museu Nacional/UFRJ está localizado no Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O parque é uma unidade de Conservação Ambiental, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e administrada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Ele tem uma arquitetura lindíssima até porque, foi residência da família real brasileira.



A visita dos alunos do 9º ano ao Museu Nacional da UFRJ foi o maior sucesso. Chegando ao museu era fácil perceber o encantamento em cada um dos rostos, os alunos ficaram muito interessados nos assuntos que eram explicados, fizeram muitas perguntas ao guia do museu e foram descobrindo a história do Rio de Janeiro.



Então é Natal!!!Mais música

Um aliado lúdico no combate à evasão escolar

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Um aliado lúdico no combate à evasão escolar:

RIO - “Você tem só 16 anos, um filho, e parou no 8 ano do ensino fundamental. Mas ainda está em tempo de voltar para a escola. Terminando seus estudos, poderá se estabilizar e oferecer um exemplo de vida melhor para o seu filho". Os conselhos, dados por uma jovem aluna de um colégio municipal da Zona Norte do Rio, fazem parte de uma carta escrita para uma amiga durante uma etapa do projeto "As vantagens de permanecer na escola". A parceria entre a prefeitura do Rio e as ONGs Junior Achievement e Centro Integrado de Estudo e Desenvolvimento Sustentado (Cieds) tem sido uma forte aliada na luta contra a evasão em áreas violentas da cidade.

— O grande objetivo do projeto é fazer, de forma lúdica, com que os estudantes entendam que existe uma relação direta entre educação, capacitação e desenvolvimento profissional, que, por sua vez, está ligada diretamente ao nível de renda. A ideia é mostrar que existe relação entre escola e a vida que eles estão sonhando — comenta a diretora-executiva da Junior Achievement, Laura Mariani.

O programa foi aplicado este ano em 21 unidades da rede municipal do Rio, integrantes do projeto "Escolas do amanhã", que leva uma série de iniciativas de reforço pedagógico a colégios localizados em regiões violentas. Foram atendidos 1.180 alunos do 8 e do 9 anos do ensino fundamental, e a perspectiva é dobrar a quantidade no ano que vem.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a taxa de evasão escolar fechou 2010 em 3,26% nas 151 unidades consideradas "Escolas do amanhã". Em 2008, o índice era de 5,1%.

Alunos projetam rendimentos

No "As vantagens de permanecer na escola", duplas de voluntários, capacitados pela Junior Achievement, passam cerca de quatro horas em sala de aula para cumprir as cinco etapas previstas no programa. No primeiro módulo, os orientadores contam suas experiências profissionais para falar sobre êxito. O segundo é o que mais chama a atenção dos estudantes: o jogo das Grandes Decisões. Em cada casa do tabuleiro, os participantes têm de escolher se tomam o caminho da sala de aula ou preferem deixá-lo em segundo plano. Quanto mais estudos, mais evolução.

— Passei para o 1 ano do ensino médio. Ainda falta tempo para o vestibular, mas participar dos jogos do programa me fez entender que podemos realizar nossos sonhos. O importante é nunca desistir e seguir em frente. As atividades fizeram com que eu pensasse no futuro — afirma Elaine Araújo de Lacerda, 15 anos, aluna do 9 ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Bernardo de Vasconcelos, na Vila Cruzeiro, que nasceu na comunidade e pode ser a primeira pessoa da família a ingressar numa faculdade.

Na terceira etapa do programa, os alunos montam uma projeção de orçamento baseada na renda que teriam se deixassem a escola com o ensino fundamental incompleto. E comparam os prováveis rendimentos se continuarem estudando. O quarto módulo é voltado para um modelo de planejamento profissional da carreira que o estudante sonha seguir. Por fim, há um debate, e os participantes escrevem uma carta para um amigo que tenha deixado os estudos, pedindo para ele repensar sua decisão.

A secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin, ressalta que o projeto se encaixa numa filosofia que começou nas "Escolas do amanhã" e agora já está sendo desenvolvida amplamente em todas as unidades, do 6 ao 9 anos do ensino fundamental: a pedagogia do sonho.

— É natural que cedo as crianças e os jovens pensem em ter profissões, como jogador de futebol, cantora ou atriz. Mas mostramos que mesmo para realizar esse sonho é preciso estudar, se informar, pesquisar sobre o que está associado a ele. A partir do 6 ano, temos um exercício chamado "Sonho por degraus", em que ensinamos o aluno a pesquisar sobre a profissão e mostramos a funcionalidade da escola para isso — diz Costin, acrescentando que este ano, pela primeira vez, estudantes da rede fizeram um juramento de concluir o ensino médio e buscar a universidade durante as cerimônias de formatura do ensino fundamental.

O "As vantagens de permanecer na escola" foi realizado em parceria com o Cieds porque a instituição já vinha realizando, em unidades em áreas de risco, o projeto "Bairro educador", que leva uma série de iniciativas de integração com a comunidade para os colégios.

Os projetos que estão sendo levados para os colégios em regiões violentas têm dado resultado: nas provas bimestrais feitas pela prefeitura do Rio, o rendimento já se aproxima do resto da rede. No 9 ano, na avaliação do terceiro bimestre deste ano, por exemplo, a média geral foi de 4,6 na rede. Nas "Escolas do amanhã", foi de 4,4.

A ONG Junior Achievement ainda está aberta a voluntários que queiram participar do projeto contra a evasão. As informações sobre inscrições podem ser obtidas no site www.jarj.org.br.

Assistência Social forma a primeira turma da Escola de Hotelaria

Os formandos foram capacitados ao longo dos últimos quatro meses no ramo de Hotelaria e Hospitalidade

15/12/2011


Divulgação SMASA Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a Rede Windsor de Hotéis, promoveu na manhã de hoje, dia 15, a formatura de 97 alunos da Escola de Hotelaria. Com a quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha lotada, o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, parabenizou a conquista dos formandos e lembrou que eles têm um longo caminho.


- Terem chegado ao final do curso significa que estão aptos a encarar um mercado de trabalho muito exigente. O setor hoteleiro vai crescer cada vez mais em nossa cidade por causa dos grandes eventos e serão vocês que receberão a todos que vão chegar – disse Bethlem.



Os formandos foram capacitados ao longo dos últimos quatro meses no ramo de Hotelaria e Hospitalidade. Com a iniciativa, voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, eles tiveram a oportunidade de participar gratuitamente de cursos técnicos de Camareira, Garçom, Barman e Capitão Porteiro & Mensageiro. As aulas foram ministradas por profissionais da Rede Windsor. Além dos módulos técnicos, os alunos tiveram aulas de Inglês, Informática, Comunicação & Expressão e Turismo & Cidadania.

Associação lança gibi para conscientizar crianças sobre perigos de arma de fogo

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Associação lança gibi para conscientizar crianças sobre perigos de arma de fogo:

A Associação Nacional das Indústrias de Armas e Munições (Aniam) lançou no Congresso Nacional, na semana passada, o gibi Turma Legal, disponibilizado na internet. A finalidade é mostrar às crianças, de um modo divertido, o perigo que representam as armas de fogo. O Superlegal, o Levy, a Letícia, o Lelê e o Leguinho – o cachorrinho inteligente da turma – são os personagens da história.


Numa das seis páginas da revistinha há uma tarefa para que as crianças exercitem o conhecimento sobre o que é perigoso à saúde e à segurança. A publicação está na página da associação na internet (www.aniam.org.br) e foi lançada na Câmara, depois de audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. A campanha do desarmamento foi o assunto do encontro.


O presidente da Aniam, Salésio Nuhs destacou que as indústrias de armas são a favor da campanha. “Até porque quem detém armas de forma ilegal é um concorrente. Também burlam o governo, porque nós pagamos impostos e empregamos 40 mil pessoas”, disse. Ele defendeu que a posse de armas, em casa, deve ser concedida a quem se responsabilize pela guarda. Além disso, o cidadão que a registra deve estar preparado para manipulá-la.


Para o representante da organização não governamental Viva Rio, Antônio Rangel, que também representa o Movimento Desarma Brasil, ter uma arma em casa nunca é seguro. “A criança acaba descobrindo onde está a arma um dia”. Por isso, ele acha que todo cidadão deveria fazer a entrega. Outro motivo, segundo ele, é o grande número de casos de furtos em residências, situação em que as armas podem parar nas mãos de bandidos.


A Campanha Nacional do Desarmamento continua em todo o país, tendo em sete meses recolhido 35 mil armas, de acordo com balanço divulgado na semana, durante o Seminário de Desarmamento, Controle de Armas e Prevenção à Violência, organizado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e a Organização das Nações Unidas (ONU).


Em 2010, 35 mil pessoas morreram no país vítimas de disparos de armas de fogo. Estão em funcionamento nos estados 1.861 postos de entrega de armas, cadastrados pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, pelo Corpo de Bombeiros e pela Guarda Municipal. A entrega pode resultar em indenizações entre R$ 100 e R$ 300. Para isso, o cidadão precisa pedir à Polícia Federal uma guia de trânsito para conduzir o objeto e não é exigida a comprovação da origem da arma.


(Agência Brasil)

Dilma decide pôr Mercadante na Educação no lugar de Haddad

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Dilma decide pôr Mercadante na Educação no lugar de Haddad:

Dilma Rousseff decidiu colocar Aloizio Mercadante no lugar de Fernando Haddad quando este deixar o Ministério da Educação para disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PT. A substituição deverá ocorrer em breve.


A presidente chegou a analisar a possibilidade de uma sucessão caseira, promovendo um dos quadros da atual cúpula do MEC, mas concluiu que o ex-senador petista, hoje ministro de Ciência e Tecnologia, é uma solução de mais peso para uma área que ela considera estratégica. Desde o início do governo, Mercadante tem se mantido distante de refregas partidárias e concentrado nos assuntos de sua pasta.


Marco Mercadante sempre esteve bem com Dilma, mas foi a partir da saída de Antonio Palocci da Casa Civil, em junho, que seu trânsito aumentou significativamente dentro do governo.


Hiato Uma vez fora do ministério, Haddad deve tirar duas semanas de descanso antes de mergulhar nas atividades de pré-campanha.


(Folha de S. Paulo)

“Repórter Guri Fotográfico” premia melhores fotos sobre o natal

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“Repórter Guri Fotográfico” premia melhores fotos sobre o natal:
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O Diário Associados abriu inscrições, na segunda-feria passada (12), para o concurso “Repórter Guri Fotográfico”, no qual crianças de 7 a 12 anos podem participar. Os melhores trabalhos, avaliados pela equipe do veículo, terão suas fotos publicadas em O Estado de Minas e exibidos na TV Alterosa.

Os participantes devem registrar situações, pessoas e cenas diferentes que mostrem a comemoração do natal. Os três primeiros lugares vão ganhar uma máquina fotográfica e as 15 melhores fotos vão participar de uma exposição que será divulgada pelos Diários Associados em Minas Gerais.

Podem ser tiradas quantas fotos quiser e encaminhar para o e-mail guri.mg@diariosassociados.com.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visual….,…kjolkm Para concorre é necessário enviar os dados completos: nome, idade, nome dos pais, endereço e telefone para contato.


CNI financiará 6 mil bolsas de estudo do Ciência sem Fronteiras

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CNI financiará 6 mil bolsas de estudo do Ciência sem Fronteiras:

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) participará do programa de formação de jovens brasileiros no exterior com o financiamento de 6 mil das 101 mil bolsas que o Ciência sem Fronteiras vai oferecer a estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado das áreas de ciências e tecnologias.


Veja também:

-Governo seleciona para 12,5 mil bolsas de graduação no exterior


Além da CNI, outras instituições do setor privado financiarão 20 mil bolsas. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responsáveis pelo programa, financiarão as outras 75 mil.


O primeiro edital selecionou 1,5 mil estudantes para cursos de graduação do tipo sanduíche, em que o estudante fará parte do curso no Brasil e parte nos Estados Unidos. Mais de 800 jovens partem em janeiro e o restante, em julho de 2012. Já o segundo, com 12,5 mil vagas, está com inscrições abertas até 15 de janeiro. Os selecionados serão enviados para universidades na França, Inglaterra, Estados Unidos, Itália e Alemanha.


A vinda de pesquisadores para o Brasil também faz parte do programa. Serão dois editais com esse objetivo: o primeiro é destinado à atração de jovens talentos que queiram se fixar no país e o segundo foi criado para pesquisadores de renome com interesse em realizar alguma pesquisa específica no Brasil.


(Agência CNI)

Concurso internacional de pintura infantil recebe inscrições

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Divulgando..
Concurso internacional de pintura infantil recebe inscrições:
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1910

“Comunidades Verdes” é o tema do 21º Concurso Internacional de Pintura Infantil, que é realizado pela Bayer em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).


Voltado para crianças de 6 a 14 anos, tem como objetivo incentivar a criatividade além de conscientizar sobre a responsabilidade de todas as pessoas com o meio ambiente.


As pinturas devem ser originais, em sulfite A4 ou A3, e podem ser produzidas com lápis de cor, giz de cera, aquarela ou outra técnica escolhida pelo(a) participante. Não é permitido retratar uma pessoa em particular, uma organização ou marcas. No verso do trabalho devem constar o nome completo, idade, data de nascimento, endereço completo, telefone e e-mail.


Para a inscrição, é necessário que os responsáveis legais preencham a ficha e o termo de cessão de uso de imagem, disponíveis no site do concurso.


Esses documentos deverão ser enviados com os desenhos para a rua Domingos Jorge, 1.100, 9º andar, Socorro, CEP 04779-900, em São Paulo (SP). É importante escrever no envelope “Concurso de Pintura Bayer”. As inscrições vão até 10 de janeiro.


As pinturas serão julgadas seguindo os critérios de criatividade e adequação ao tema. A divulgação dos vencedores do Brasil será realizada até 15 de fevereiro de 2012 no próprio site. Haverá reconhecimento em duas etapas, na brasileira e na internacional.


A etapa brasileira será dividida em quatro categorias: de 6 a 7 anos, 8 a 9; 10 a 11 e 12 a 14. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com um computador portátil, aparelho MP4 e kit de desenho, respectivamente.


Todos os participantes da etapa brasileira participarão também do concurso internacional e concorrerão, em uma única categoria, com outras pinturas da América Latina e das regiões da América do Norte, Europa, África, Ásia-Pacífico e Ásia Ocidental a diversos prêmios, incluindo uma quantia em dinheiro e uma viagem com acompanhante para a Conferência Internacional da Tunza para as Crianças.


(Catraca Livre)

Vamos fazer gravura ou impressão?

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Vamos fazer gravura ou impressão?:


- Aprender que a gravura é uma forma de reproduzir o que foi gravado em uma matriz;



- Estimular o interesse das crianças para novas pesquisas perceptivas, visuais e táteis;



- Levar as crianças a refletirem sobre questões artísticas e estéticas de forma significativa; e



- Pesquisar e explorar formas e texturas do seu cotidiano, fazendo impressão em um papel.



  

Gírias de adolescentes: quem entende?- UCA

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Gírias de adolescentes: quem entende?- UCA:


 




  1. Conceituar gíria.


  2. Compreender a utilização das gírias no cotidiano atual do adolescente, relacionando-a com a utilização das gírias em épocas passadas.


  3. Compreender a formação da gíria no contexto da pluralidade cultural.

Como utilizar balões para fazer uma máscara?

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Como utilizar balões para fazer uma máscara?:


Com esta aula, os alunos, na faixa etária de três a seis anos de idade, poderão aprender a fazer uma máscara utilizando um balão como base; poderão aprender a técnica da papietagem (vide informações sobre a técnica nos recursos complementares). Também poderão aprender que o homem utiliza máscaras há muito tempo; que existem muitas formas de fazê-la; que algumas culturas utilizam a máscara pintada no próprio rosto. Além disso, poderão ainda discutir e aprender variados motivos para se utilizar máscaras (para atuar como determinado personagem, em festas populares, em festas folclóricas, como heróis de desenhos infantis e filmes, entre outros). No decorrer desta atividade, outros aprendizados poderão ser proporcionados, como o entrosamento entre os alunos durante o trabalho em grupo, a plasticidade, a criatividade, a memorização, a imaginação, o jogo e a fantasia.  

DECRETO Nº 34953 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011

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DECRETO Nº 34953 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011:
Aprova o Calendário de Pagamento dos Servidores Públicos Municipais para o primeiro semestre de 2012.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,

DECRETA:

Art. 1.º Fica aprovado, na forma dos Anexos I e II, o calendário de pagamento dos servidores públicos municipais da Administração Direta e Indireta e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro - PREVI-RIO, para o primeiro semestre de 2012.

Parágrafo único. Será automaticamente transferido para o primeiro dia útil subsequente o pagamento previsto para data em que, por qualquer motivo, não haja expediente bancário.

Art. 2.º As Secretarias Municipais de Administração e de Fazenda adotarão as providências necessárias ao fiel cumprimento do disposto neste Decreto.

Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2011; 447.º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES


Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 18 dez. 2011 (edição de 15 dez. 2011) 



Então é Natal...

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Parabéns, Mônica pelo bonito trabalho realizado em 2011.
Feliz Natal!!e que 2012 traga muita àz, Luz, Felicidade, Amor....Bj
Então é Natal...:
Para presentear seus papais, mamães e outras pessoas queridas, os alunos da turma EI-12 confeccionaram cartões de Natal de dobradura. 



ORIENTAÇÕES SOBRE A TUBERCULOSE / CLÍNICA DA FAMÍLIA EPITÁCIO SOARES REIS

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ORIENTAÇÕES SOBRE A TUBERCULOSE / CLÍNICA DA FAMÍLIA EPITÁCIO SOARES REIS:
No sábado (10/12) os ACS  da Araguatins junto a enfermeira da equipe, abraçam a escola Municipal Mestre Valentin, na última reunião do ano.O mesmo faz as equipes do Comendador Guerra, na Max Fleiuss e Alberto José Sampaio e da Paula Fonseca na Grand Jean.

 Falam sobre a estratégia de saúde da família e  tuberculose. Distribuem folhetos educativos sobre Tuberculose, Dengue, DST, e explicam sobre as formas de contágio da tuberculose , divulga informações sobre a doença e convidam a população presente que tenham  os sintomas, a realizarem  exame  diagnóstico.
 
Esta busca resultou em  12 novos casos de sintomáticos respitorios.