terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Descarte incorreto de lixo aumenta risco de dengue, diz especialista

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Descarte incorreto de lixo aumenta risco de dengue, diz especialista: Em Londrina (PR), foram coletadas mais de 162 t de lixo em dois meses.
'Mosquito tem projeção de voo de cerca de 300 m', alerta prefeitura.

CURSOS GRATUITOS À DISTÂNCIA PARA OS SERVIDORES

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CURSOS GRATUITOS À DISTÂNCIA PARA OS SERVIDORES:

A Secretaria Municipal de Administração promove capacitação na modalidade à distância com cursos voltados para o desenvolvimento comportamental, técnico e gerencial dos servidores municipais.


Principais passos para acessar a plataforma:

1. abrir a internet e acessar o endereço: LMS.DTCOM.COM.BR

2. digitar no campo login os 11 dígitos do CPF (sem pontos ou traços)
3. digitar no campo senha os 6º,7º,8º e 9º dígitos do CPF
4. atualizar a ficha cadastral e clicar no comando atualizar no final da ficha (tenha o cuidado de anotar a nova senha para os novos acessos)
5. fechar a plataforma
6. entrar no correio eletrônico cadastrado verificar o recebimento de mensagem de confirmação de e-mail, clicar no link apresentado que abrirá novamente a plataforma
7. acessar a plataforma utilizando o login e senha conforme os passos 2 e 3 (atenção sua senha deve ter sido alterada na atualização do cadastro)
8. navegar nos campos à esquerda "Inscrições" e "Acervo de vídeos" para inscrever-se nos cursos desejados
9. após inscrição entrar no campo Meus Cursos e na aba "Em andamento", clicar no título do curso inscrito e iniciar os estudos, navegando no "conteúdo em vídeo" e nos "conteúdos e-learning"



Obs.: Caso o servidor seja da Administração Indireta ou admitido após 31/10/2010 , deverá encaminhar uma mensagem para o endereço eletrônico educorporativa.sma@rio.rj.gov.br <http://webriomail.rio.rj.gov.br/riomail/correio/message.php?mailbox=Outros+Usuarios%2Feducorporativa.sma%2FEnviados&index=389> com os seguintes dados para cadastro: nome, CPF, matrícula com prefixo e dígito verificador, secretaria de origem e órgão de lotação, data de nascimento, cep residencial, escolaridade, telefone institucional e aguardar a mensagem automática Dtcom de confirmação de cadastro para confirmar seu endereço eletrônico e poder acessar a plataforma com a orientação de acesso citada acima.


Qualquer dúvida, a equipe da educação corporativa da SMA se colocou à disposição de segunda à sexta-feira de 8h às 18h, pelos telefones 2976-1610/1629/3619.

Acesso à educação básica representa 58% das decisões do TJ-SP sobre educação

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Acesso à educação básica representa 58% das decisões do TJ-SP sobre educação:

De 1991 a 2008, 483 decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) trataram do direito de crianças e adolescentes à educação. Dessas, 58% representavam ações ligadas ao acesso à educação básica (matrículas em creches e escolas); 13,8% tratavam do poder de regulação estatal sobre determinados assuntos (mensalidade escolar, autorização e credenciamento de instituições) e 7,4% estavam relacionadas à permanência nos estudos (violações às normas escolares, evasão).


Veja também:

-Ferramentas digitais ajudam movimentos a exigirem na Justiça o direito à educação

-Pais vão à Justiça para matricular filhos no 1º ano da educação básica

-Mesmo com baixa frequência, creches de SP abrem em janeiro de 2012


Os dados integram a tese “O direito à educação de crianças e adolescentes: análise da atuação do Tribunal de Justiça de São Paulo”, defendida pela pedagoga Adriana Dragone, em 2010, pela Universidade de São Paulo (USP), e apresentada durante o seminário Direito à Educação e Acesso à Justiça,  promovido em dezembro de 2011 pela Ação Educativa, em São Paulo (SP).


Segundo a pesquisadora, o número de processos envolvendo o direito à educação ainda é muito pequeno, se comparado ao total de ações que chegam ao TJ-SP. “Apesar disso, nota-se um crescimento da exigibilidade do direito à educação, sobretudo pelo papel exercido pelo Ministério Público e por uma maior conscientização e participação da sociedade civil”, acrescenta.


Na maioria dos casos analisados pelo estudo, os julgamentos favoráveis ocorreram em ações individuais – que possuíam um número determinado de envolvidos – e não coletivas – que abarcariam todos os que se encontravam na mesma situação. Para Dragone, apesar das ações individuais representarem uma boa estratégia para alcançar resultados positivos, “as ações coletivas favorecem a isonomia e são passíveis de concessão a todos que, por alguma razão, estão tendo seu direito à educação violado”.


Uma das hipóteses para esta ocorrência, levanta ela, seria a impossibilidade do Judiciário julgar temas referentes aos interesses difusos e coletivos que envolvem políticas públicas. Além disso, aponta Dragone, há uma polêmica na área jurídica sobre as possibilidades de o Judiciário intervir ou não em atos que são de esfera exclusiva do Executivo, como é o caso do planejamento e orçamento.


De acordo com a educadora, “cabe ao Judiciário garantir o cumprimento do direito à educação e isso não significa transferência de competência”. Dragone afirma, entretanto, que é preciso ter cuidado para não “judicializar” conflitos pedagógicos e educativos. “Nesses casos, o Judiciário não é a instituição mais adequada para produzir melhor decisão”, pondera.

Mínimo por aluno do básico em públicas sobe para R$ 2.096/ano

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Mínimo por aluno do básico em públicas sobe para R$ 2.096/ano:

O valor mínimo investido pelos governos por aluno do ensino básico público por ano será de R$ 2.096,68 em 2012. O total, divulgado na semana passada pelo MEC (Ministério da Educação), é 21,75% maior que o de 2011, quando o investimento mínimo foi de R$ 1.722,05.


Esse valor é referente às séries iniciais do ensino fundamental de áreas urbanas e os Estados têm liberdade para investirem valores acima dele. Aqueles que não conseguem atingir este patamar recebem complementação do governo federal, por meio do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação).


Este ano, segundo a tabela publicada pelo MEC, recebem a ajuda da União Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Pernambuco. Segundo a memória da lei orçamentária apresentada em setembro ao Congresso, Minas Gerais e Paraná também iriam receber a complementação. No entanto, segundo Vander Borges, coordenador-geral de operacionalização do Fundeb, na época, haviam sido utilizados dados desatualizados. Os valores são determinados a partir do Censo Escolar.


Ainda segundo Borges, a complementação de receitas chegará, em 2012, a R$ 9,4 bilhões.


Investimento por aluno


O valor investido por aluno já era considerado insuficiente para uma educação de qualidade em 2011. Cálculos do CAQi (Custo Aluno Qualidade Inicial), feitos com base no PIB (Produto Interno Bruto), mostram que o valor no ano passado já deveria ser de, no mínimo, R$ 2.194,56.




Valor investido por Estado (em R$)













































































































































































UFFundamental

Iniciais/Urbano
Fundamental

Finais/Urbano
Médio

Urbano
Acre2.626,362.888,993.151,63
Alagoas2.096,682.306,352.516,02
Amazonas2.096,682.306,352.516,02
Amapá2.871,543.158,693.445,85
Bahia2.096,682.306,352.516,02
Ceará2.096,682.306,352.516,02
Distrito Federal2.670,702.937,773.204,84
Espírito Santo2.831,673.114,843.398,00
Goiás2.534,872.788,353.041,84
Maranhão2.096,682.306,352.516,02
Minas Gerais2.288,642.517,502.746,37
Mato Grosso do Sul2.477,022.724,722.972,42
Mato Grosso2.121,102.333,212.545,32
Pará2.096,682.306,352.516,02
Paraíba2.096,682.306,352.516,02
Pernambuco2.096,682.306,352.516,02
Piauí2.096,682.306,352.516,02
Paraná2.226,512.449,162.671,81
Rio de Janeiro2.483,252.731,572.979,90
Rio Grande do Norte2.106,342.316,982.527,61
Rondônia2.428,842.671,732.914,61
Roraima3.531,273.884,394.237,52
Rio Grande do Sul2.913,053.204,363.495,67
Santa Catarina2.609,792.870,773.131,75
Sergipe2.447,122.691,832.936,55
São Paulo3.192,813.512,093.831,37
Tocantins2.671,982.939,183.206,38

(UOL)


Pré-Vestibular Social oferece 18 mil vagas no Rio de Janeiro

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Pré-Vestibular Social oferece 18 mil vagas no Rio de Janeiro:
janfev
38

No Rio de Janeiro, um curso gratuito de preparação para o vestibular oferecido anualmente abriu inscrições para 18 mil vagas em 2012. O Pré-Vestibular Social é considerado uma oportunidade para muitos estudantes que não teriam condições de arcar com estudos extras para garantir um lugar em universidades públicas.


Segundo balanço da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), em 2011, mais de 1,6 mil estudantes foram aprovados em cursos de graduação a distância. Com essa aprovação, os alunos garantiram acesso a instituições de ensino superior no estado, como Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).


Este ano, as vagas podem ser disputadas por qualquer pessoa que tiver concluído o ensino médio ou estiver no último ano. As inscrições vão até o dia 8 de fevereiro de 2012, na página da fundação, na internet. O conteúdo das aulas inclui todas as matérias necessárias para o ingresso ao nível superior, como língua portuguesa, redação, matemática, física, química, biologia, geografia, história, inglês e espanhol. Todo o material didático também é gratuito.


O Pré-Vestibular Social foi criado no estado há nove anos e já atendeu mais de 110 mil alunos, segundo a Cecierj.


(Agência Brasil)

CVAS: Clipping: DIVULGADO NOVO BALANÇO DA DENGUE NO RIO/...

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CVAS: Clipping: DIVULGADO NOVO BALANÇO DA DENGUE NO RIO/...: Desde o começo do ano até o dia 24 deste mês, houve quase 76 mil casos da doença em toda a cidade. A Zona Oeste tem o maior número de notifi...

VOLTA ÀS AULAS

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VOLTA ÀS AULAS: Objetivos:


★ Desenvolver a interação entre os alunos

★ Desenvolver a linguagem oral




Varal de histórias

Materiais:

★ Foto, objeto ou desenho feito nas férias

★ Relato escrito pelos pais

Para essa atividade, cada criança deve levar uma foto, objeto ou desenho e relato escrito por seus pais sobre o que aconteceu durante as férias.

1. Abra uma roda, peça cada criança explicar o motivo do material escolhido e leia em voz alta o relato dos pais.

2. Após a atividade, monte um varal, dentro da sala de aula ou em algum espaço em comum para que todas as turmas possam ver, e pendure os objetos, fotos e desenhos.

3. Deixe durante todo o dia ou mais para que elas relembrem e compartilhem as experiências vividas durante o recesso escolar.


SE SUA SALA FOR DE PEQUENOS EU ACONSELHO ELES FAZEREM UM RELATO ILUSTRATIVO DE COMO FOI AS FÉRIAS E VOCÊ COLOCAR NO VARAL DE HISTÓRIAS, ASSIM VOCÊ APRESENTA ESSE VARAL PARA AS ATIVIDADES E ALGUMAS UTILIDADES DURANTE O ANO COMO HISTÓRIAS NO VARAL, POEMAS, QUANDO PRODUZIREM ATIVIDADES DE COLAGEM, UTILIZAR PARA COLOCAR LIVROS DA BIBLIOTECA PARA QUANDO ELES CHEGAREM ENTRAR EM CONTATO COM ESSES LIVROS, FOLEAREM E ESCOLHEREM OS LIVROS DE LEITURA PARA A SEMANA E ETC.


Objetivos:


★ Desenvolver a interação entre os alunos

★ Criar vínculos de amizade

★ Reconhecer o ambiente escolar

Tour divertido


Nessa atividade, cada professor segue um tour pelos espaços da escola. Esse passeio tem o objetivo mostrar as mudanças que ocorreram durante as férias, uma sala que no ano anterior não se frequentava, novos brinquedos ou jogos, a areia branquinha nos parques. A última parada é o local onde ficam as mochilas das crianças. Peça para o grupo tentar adivinhar de quem é cada material. Assim que os alunos descobrirem, o dono retira da mochila algum material diferente ou que seja do período letivo anterior e que o acompanhou até a volta às aulas, e mostra aos colegas de classe. Apesar de parecer simples, essa atividade é muito divertida para as crianças, pois facilita a formação de um grupo por meio de descontração e sentimentos de acolhimento e proteção.





“TOUR” PELA ESCOLA:

Para que os novos Alunos tenham claro o comportamento que se espera deles nas diferentes dependências da nossa Escola, eles serão levados a uma excursão pelo prédio. Cada Funcionário se apresenta o explica o que se faz naquela sala.

 Sala de Vídeo

 Cozinha

 Banheiros

 Sala dos Professores

 Sala da Secretaria

 Sala da Coordenadora Pedagógica

 Sala do Diretor da Escola

Mais uma vez, em cada sala visitada os que nela trabalham farão um breve relato de suas funções na Escola. No caso da sala estar vazia o Professor Guia do “Tour” dará essas explicações.

fonte:JOELMA COUTO.




IDÉIAS - Dinâmica para o 1º dia de aula

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Dinâmica para o 1º dia de aula:
Dinâmicas divertidas


Provocar a intimidade entre os alunos faz com que eles se sintam mais confortáveis no ambiente escolar e facilita a avaliação do corpo docente. As atividades em grupo e a atenção do professor devem respeitar a individualidade e as características pessoais de cada aluno. Confira algumas sugestões e estimule a autoestima, a interação, o autoconhecimento e a criatividade de seus alunos.

"É importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV.

Distribuo balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e peço que as deixem em cima da carteira. Então especifico as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, faço mais ou menos o seguinte:

verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)

azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)

vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.

Vou chamando cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.

Depois que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. Eu normalmente pergunto, se o aluno diz que tem um irmão pergunto se é mais velho ou mais novo, se se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, pergunto o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.


Se forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional, religião, etc… Aí fica a seu critério.

Gosto de fazer essa dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.

Claro que depois que a dinâmica termina, eles têm autorização para comer as balas."


Quem sou eu

Uma boa dinâmica para a primeira aula é o jogo "Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que todos aprendam os nomes um dos outros e será uma ótima oportunidade para você também aprender. Nas classes de inglês será uma boa oportunidade de revisar vocabulário básico, o verbo 'to be' e as pessoas do singular (I, you, he, she) se feito em inglês. O mesmo acontece em espanhol, mas você pode simplesmente fazer o jogo em português se não dá aula de inglês ou espanhol.

Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior se for professor de inglês ou espanhol, ou qualquer objeto se for fazer o jogo em português. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos + 1, que você usará.

Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga, em português, inglês ou espanhol, conforme o caso:

- Eu sou Fulano e sou um(a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.

Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você na língua do jogo:

- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.

Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:

- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.

Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou .... e sou um(a) ...

Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles, o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.





Objetivos:


★ Desenvolver a expressão oral

★ Socializar

★ Dar noções rítmicas

★ Trabalhar a percepção auditiva

★ Dramatizar


História cantada

Materiais:

★ Instrumentos musicais de brinquedo (opcional)

Conte livremente a história “Os músicos de Bremen”, que fala sobre um burrinho que, abandonado pelo dono por já estar velho demais, decide realizar seu sonho de ir a Bremen, a cidade dos músicos, e se tornar um flautista famoso. No caminho ele encontra um cão, um gato e um galo, e propõe aos novos amigos que sigam juntos para Bremen e lá formem uma banda. A partir desse ponto, invente diversas aventuras e peça aos alunos para fazerem barulhos e tocarem instrumentos que ajudem a narrar o conto. A sonoplastia criativa das crianças será motivo de risadas e diversão durante a aula. Outra sugestão é produzir uma peça, para que as crianças dramatizem os animais da história.


de Jakob e Wilhelm Grimm, numa adaptação do Livro Contos de Fadas


"Um homem tinha um burro que, há muitotempo, carregava sacos de milho para o moinho. O burro, porém, já estavaficando velho e não podia mais trabalhar. Por isso, o dono tencionava vendê-lo.O pobre animal, sabendo disso, ficou muito preocupado, pois não podia imaginarcomo seria seu novo dono... e então, para evitar qualquer surpresadesagradável, pôs-se a caminho da cidade de Bremen.


"Certamente, poderei ser músico na cidade", pensava ele.

Depois de andar um pouco, encontrou um cão deitado na estrada, arfando decansaço.

- Por que estás assim tão fatigado? perguntou o burro.

- Amigo, já estou ficando velho e, a cada dia, vou ficando mais fraco. Não possomais caçar; por isso meu dono queria me entregar à carrocinha. Então, fugi,mas não sei como ganhar a vida.

- Pois bem, lhe disse o burro. Minha história é bem semelhante à sua. Voutentar a vida como músico em Bremen. Venha comigo. Eu tocarei flauta e vocêpoderá tocar tambor.



O cão aceitou o convite e seguiu com o burro. Não tinham andado muito, quandoencontraram um gato, muito triste, sentado no meio do caminho.

- Que tristeza é essa, companheiro? lhe perguntaram os dois

- Como posso estar alegre, se minha vida está em perigo? respondeu o gato.Estou ficando velho e prefiro estar sentado junto ao fogo, em vez de caçarratos. Por esse motivo, minha dona quer me afogar.

- Ora, venha conosco a Bremen, propuseram os outros. Seremos músicos eganharemos muito dinheiro.



O gato, depois de pensar um pouco, aderiu e acompanhou-os. Foram andando atéque encontraram um galo, cantando tristemente, trepado numa cerca.

- Que foi que lhe aconteceu, amigo? perguntaram os três.

- Imaginem, respondeu o galo, que amanhã a dona da casa vai ter visitas para ojantar. Então, sem dó nem piedade, ordenou ao cozinheiro que me matasse parafazer uma canja.

Os outros, então, lhe propuseram:

- Nós vamos a Bremen, onde nos tornaremos músicos. Você tem boa voz. Que talse nos reunissemos para formar um conjunto?

O galo gostou da idéia e juntando-se aos outros seguiram caminho.



A cidade de Bremen ficava muito distante e eles tiveram que parar numa florestapara passar a noite. O burro e o cão deitaram-se em baixo de uma árvoregrande. O gato e o galo alojaram-se nos galhos da árvore.

O galo, que se tinha colocado bem no alto, olhando ao redor, avistou uma luzinhaao longe, sinal de que deveria haver alguma casa por ali. Disse isso aoscompanheiros e todos acharam melhor andar até lá, pois o abrigo ali nãoestava muito confortável.

Começaram a andar e, cada vez mais, a luz se aproximava. Afinal, chegaram àcasa. O burro, como era o maior, foi até a janela e espiou por uma fresta. Àvolta de uma mesa, viu quatro ladrões que comiam e bebiam. Transmitiu aosamigos o que tinha visto e ficaram todos imaginando um plano para afastar dalios homens. Por fim, resolveram aproximar-se da janela. O burro colocou-se demaneira a alcançar a borda da janela com uma das patas. O cão subiu nas costasdo burro. O gato trepou nas costas do cão e o galo voou até ficar em cima dogato.

Depois, a um sinal combinado, começaram a fazer sua música juntos: o burrozurrava, o cão latia, o gato miava e o galo cacarejava. A seguir, quebrando osvidros da janela, entraram pela casa a dentro, fazendo uma barulhada medonha.

Os ladrões, pensando que algum fantasma havia surgido ali, saíram correndopara a floresta. Os quatro animais sentaram-se à mesa, serviram-se de tudo eprocuraram um lugar para dormir. O burro deitou-se num monte de palha, noquintal; o cão, junto da porta, como a vigiar a casa; o gato, junto ao fogão,e o galo encarapitou-se numa viga do telhado. Como estavam muito cansados, logo adormeceram.

Um pouco além da meia noite, os ladrões, verificando que a luz não brilhavamais dentro da casa, resolveram voltar. O chefe do bando disse aos demais:

- Não devemos ter medo!

E mandou que um entrasse primeiro para examinar a casa. Chegando à casa, ohomem dirigiu-se à cozinha para acender um vela. Tomando os olhos do gato, quebrilhavam no escuro, por brasas, tentou neles acender um fósforo. O gato,entretanto, não gostou da brincadeira e avançou para ele, cuspindo-o earranhando-o. Ele tomou um grande susto e correu para a porta dos fundos, mas ocão, que lá estava deitado, mordeu-lhe a perna. O ladrão saiu correndo para oquintal, mas, ao passar pelo burro, levou um coice. O galo, que acordara com obarulho, cantou bem alto: - Có, có, ró, có!!!!

Sempre a correr, o ladrão foi se reunir aos outros, a quem contou:

- Lá dentro há uma horrível bruxa que me arranhou com suas unhas afiadas e mecuspiu no rosto. Perto da porta, há um homem mau que me passou um canivete naperna. No quintal, há um monstro escuro, que me bateu com um pedaço de pau.Além disso tudo, no telhado está sentado um juiz, que gritou bem alto:

"- Traga aqui o patife!!!"... Acho que não devemos voltar lá... émuito perigoso!!


Depois disso, nunca mais os ladrões voltaram à casa, e os quatro músicos deBremen sentiam-se muito bem lá, onde faziam suas músicas e viviamdespreocupados. De vez em quando alguém das redondezas os chamavam e lá iameles, felizes e contentes, tocar a sua música...."



O IMPORTÂNTE É VOCÊ TODOS OS DIAS CONTAR UMA HISTÓRIA PARA QUE OS ALUNOS SINTAM PRAZER DESDE O PRIMEIRO DIA DE AULA PARA OS ALUNOS ENTRAR EM CONTATO COM A LEITURA DESDE CEDO.


Massagem coletiva


Objetivos:


★ Desenvolver a expressão corporal

★ Socializar as crianças

★ Relaxar e aliviar as tensões


Para que as crianças se integrem melhor e relaxem nos primeiros dias de aula, peça que façam uma roda e que se sentem no chão confortavelmente. Oriente duplas a fazer massagens nas mãos, pés e costas do amiguinho. Depois, a dupla inverte e a outra criança é massageada. Assim, os alunos terão mais confiança entre si e sentirão o ambiente escolar muito mais agradável.

JOELMA COUTO.


Para saber mais: o uso de novas tecnologias na educação

http://www.educacao10.syncmobile.com.br/
Para saber mais: o uso de novas tecnologias na educação:

Sou professora de primeiro segmento e atuo como Coordenadora Pedagógica no Ciep Avenida dos Desfiles, situado no bairro Cidade Nova, e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da Cidade do Rio de Janeiro.


Sempre acreditei que a revolução digital iria reformular as escolas como hoje conhecemos. Que algo deveria acontecer para que a escola não perdesse a credibilidade e para que os professores pudessem de novo acreditar que seu trabalho ajudará a construir um mundo melhor e que a sociedade, por outro lado, reconhecesse o valor e a importância dos professores.


A revolução já começou! Estamos na era da Educomunicação – um conceito ou metodologia pedagógica, que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem. Como se entende pelo nome, é o encontro da “educação” com a comunicação, multimídia, informática, internet.


Atualmente faço parte do grupo de Educopedistas que acreditam que as aulas digitais podem ajudar na produção e disseminação do conhecimento. Faço parte da “família de designers” que produzem Objetos de Aprendizagem (OAs). E, por trabalhar com Educação Infantil, foi me oferecida a oportunidade de criar OAs para essa modalidade.


Sempre acredite que focar as aulas no uso de mídias torna o ensino mais atraente. E também percebi que nem tudo que gostaria de ensinar era aprendido e compreendido da forma que eu queria. As formas de motivação antes utilizada não eram apropriadas para alunos que nasceram sob o signo das novas tecnologias da Comunicação e da Informação. A forma como veem e percebem o mundo tem um significado diferente da que aprendi para ensinar.


Porém, o uso de tecnologias em si só não é suficiente. Por trás delas existe a figura do professor que serve de “interface”, ou seja, que planeja as condições de aprendizado entre o meio tecnológico (a ferramenta) e a atividade específica para alcançar o ensino/aprendizado.


Quando temos a humildade de aceitar que “sabemos pouco” sobre mídias e o seu uso, mas nos dispomos a aprender para fazer dela uma parceira e uma aliada, nosso aluno percebe que “juntos” podemos construir uma relação de autonomia e compromisso.  O professor por trazer a vida para a escola, pois as mídias estão nos envolvendo em todos os lugares e de diversas formas, e o aluno por usar as orientações do professor e fazer a sua parte “aprendendo a aprender”.


Confiram neste link alguns OAs que, na minha avaliação, podem ajudar a trazer para o aluno e para o professor o gosto, o respeito e o interesse pelo ensino.


Angela dos Santos Araújo


Designer de Objetos de Aprendizagem


Ciep Avenida dos Desfiles

Assistência Social realiza seleção para o projeto Mulheres da Paz

A iniciativa capacitará 1.250 beneficiárias que atuarão como líderes em suas comunidades

03/01/2012

A Secretaria Municipal de Assistência Social inicia hoje, terça-feira, dia 3, a primeira etapa do processo seletivo do projeto Mulheres da Paz. A iniciativa, integrante do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), capacitará 1.250 beneficiárias que atuarão como líderes em suas comunidades, visando à identificação e o acompanhamento de 2.500 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, que estejam no cumprimento de medidas socioeducativas, de penas alternativas, envolvidos com o crack, dentre outras situações de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro.

Para fazer para fazer parte do programa é necessário idade mínima de 18 anos, renda familiar até dois salários mínimos, pertencer à comunidade de intervenção do projeto e disponibilidade de 12 horas semanais para participar das atividades. Mais informações podem ser obtidas no site www.rio.rj.gov.br/smas.