quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

IDÉIAS - MURAL BULLYING

http://suzettepaula.blogspot.com/
MURAL BULLYING:
O monstrinho representa aquelas palavras que ofendem e humilham.

A criança que sofre o BULLYING passa a ficar triste sem vontade de ir para a escola.
Quem agride o outro seja de forma física ou verbal precisa ter consciência das consequências dos seus atos.



As crianças precisam de equilíbrio no ambiente e aprenderem a conviver com as diferenças.

A prática do BULLYING deteriora o lado emocional e psicológico da criança acarretando problemas para a vida toda!!!

A importância da motivação do professor na melhoria da qualidade das aulas

http://www.educacao10.syncmobile.com.br/
A importância da motivação do professor na melhoria da qualidade das aulas:

Sou professora de Ciências do PEJA, educopedista e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro.


Tudo começou quando fui selecionada para ser produtora de aulas da Educopédia! Eu sempre busquei mais do que somente as aulas tradicionais. Me especializei em Informática Educativa, pois sempre gostei muito desta área, mas nunca pude desempenhá-la verdadeiramente. Quando me tornei uma educopedista senti como uma realização e reconhecimento aos anos de empenho em estudos. E como já escrevi em depoimento no próprio blog da Educopédia foi uma verdadeira injeção de ânimo profissional!


Produzir aulas para Educopédia exige muita pesquisa em diversos sites e com isso aprende-se muito, pois possibilita o contato com o que há de mais novo relativo a determinado tema. Afinal, o universo virtual se expande a cada momento! E isso se refletiu na elaboração de novos projetos em sala de aula, talvez não tão diferentes e inovadores, mas com certeza com novo gás, novo ânimo, novas ideias e formas diferentes de ver a educação, sempre primando pela qualidade.


O nome do meu “diário” de sala de aula eletrônico é http://pejacastilho.blogspot.com.br. Nele estão contidas algumas das minhas experiências em sala de aula, sempre buscando o que há de melhor para oferecer aos alunos. Palestras, jornais de concursos, encartes de supermercados, experimentos de química, mosquitérica, repelentes naturais, aulas da educopédia e muito mais!


Mas gostaria de relatar mais especificamente a minha primeira experiência dirigindo uma peça teatral com meus alunos!


Primeiro surgiu a ideia, os alunos gostaram e então começamos a criar uma história no auditório da escola. Cada um inventou seu personagem baseado numa ideia central. Descobrimos dons nos alunos que nunca saberíamos, se não os provocássemos a passar por uma experiência como essa. Vi o meu papel ali não mais como de professora, mas como uma grande incentivadora, para que os alunos pudessem viajar em sua imaginação e não desanimar. Percebi que o grande inimigo ali não era o aluno acreditar que pudesse fazer algo legal e criativo, algo prazeroso e divertido, com o que tem dentro de si. Tínhamos poucos materiais e a todo tempo eles comparavam com o que viam na TV, sempre algo luxuoso e de realidade totalmente diferente. Ficavam desanimados, descrentes de tudo, mas principalmente de suas capacidades. Aí vinha o meu papel, de dizer que era possível, que eu acreditava e que ia dar certo!


Cada um escreveu suas falas na peça. Levei para casa todos aqueles pedaços de papel e fui juntando as falas como um quebra-cabeça e percebi que era uma criação deles, única. Digitalizei, organizei as falas de cada personagem, coloquei algumas a mais para o locutor como aprofundamento e pronto, a peça teatral estava escrita! Apresentei aos alunos o resultado, a produção textual, cheia de entusiasmo e eles gostaram bastante. No mesmo dia começamos o ensaio! Eles próprios fizeram seus figurinos em casa e a escola disponibilizou alguns adereços. O resultado foi um sucesso!


Percebi que alguns alunos ficaram mais autoconfiantes e foram além no que estava escrito, improvisando gestos e falas. Foi uma experiência educacional inesquecível! Aconselho a outros profissionais da educação a buscar o novo, pesquisar, aprender e inovar no seu ato pedagógico e ser realmente o grande incentivador do aluno para que ele descubra suas melhores qualidades!


Essa experiência me transportou ao pensamento de Lévy:


Utilizar o computador de modo geral não significa trocar o giz e a lousa pela tela e o mouse. Significa, principalmente, ter de mudar de atitude: o professor não pode mais agir na forma tradicional em que o aluno é apenas um sujeito passivo do processo. O professor será o incentivador, o encorajador para a iniciativa própria do estudante,um animador da inteligência coletiva”. Fonte::http://www.rieoei.org/deloslectores (acesso em 08/12/2011)


Então utilizemos a internet sim, mas como nossa aliada no incentivo aos alunos, oferecendo assim uma educação de maior qualidade!


Elaine Amaro Neves


EM Professor Castilho – PEJA

Professores Leigos: Prefeito do Rio sanciona lei que REGULA a carga ho...

http://cmzuzuangel.blogspot.com/
Professores Leigos: Prefeito do Rio sanciona lei que REGULA a carga ho...: Professores Leigos: Prefeito do Rio sanciona lei que REGULA a carga ho...: Profissionais terão mais tempo para organizar as aulas e investir em sua qualificação 04/01/2012 » Autor: Texto: Flávia David / Fotos: Be...

Vaga para Professor – Sociologia da Educação – UFF

http://divulgarciencia.com/
Vaga para Professor – Sociologia da Educação – UFF:
Caros colegas,



Por gentileza, solicitamos divulgação do concurso para Professor

Adjunto/DE, de Sociologia da Educação, que se realizará na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. A inscrição ao concurso se iniciará no dia 3 de

janeiro de 2012, através do site da UFF,https://sistemas.uff.br/cppd/ no período de 3 de janeiro a 3 de

fevereiro de 2012.
Continue a ler

Centro Municipal de Segurança Alimentar Fazenda Modelo / Escola de Agricultura Familiar

http://www.rio.rj.gov.br/
Centro Municipal de Segurança Alimentar Fazenda Modelo / Escola de Agricultura Familiar

Conheça os 12 livros mais lidos em 2011

http://www.estantevirtual.com.br/blogdaestante
Conheça os 12 livros mais lidos em 2011:

Depois de muita comemoração, muitos pensamentos positivos e desejos de um Feliz Ano Novo, 2012 chegou! Para muitas pessoas, a primeira semana do ano é o momento de pegar lápis e papel e anotar todos os planos futuros e as estratégias para realizá-los no ano que se inicia. E claro que uma boa lista de livros sempre está no planejamento dos amantes da leitura. Mas para não repetir nenhum livro é preciso fazer um balanço do que se tem na estante e dos títulos já lidos. E, por falar em balanço de livros já lidos, curiosos para saber quais os livros que foram mais lidos em 2011 pelos leitores que compram na Estante Virtual, acompanhamos mês a mês os títulos mais vendidos no último ano e chegamos ao resultado que você confere abaixo. E os clássicos foram as escolhas mais recorrentes entre os leitores.


Portanto, se você está em busca de boas recomendações de leituras para 2012, leia com atenção as sinopses dos livros dessa lista. Um deles pode ser o livro certo para encabeçar a sua lista. E se você gostar de vários, tudo bem, estamos começando o ano, então, você ainda tem muitos dias para se dedicar a leitura de um bom livro. Feliz 2012!












  • Vidas Secas


    Graciliano Ramos


    A partir de R$ 5,00 na Estante Virtual





  • Vidas Secas, lançado em 1938, é um dos principais romances do escritor Graciliano Ramos. A obra narra com riqueza de detalhes a realidade da seca nordestina. Pressionados pelo fenômeno natural, uma família de retirantes atravessa o sertão em busca de meios para sobreviver.






  • A Droga da Obediência


    Pedro Bandeira


    A partir de R$ 3,00 na Estante Virtual





  • Obra de sucesso do escritor Pedro Bandeira, o livro A Droga da Obediência traz uma trama no melhor estilo “Sherlock Holmes”. Um grupo secreto de amigos, os Karas, acaba por descobrir o plano maléfico de um professor após investigar o sumiço de estudantes da Escola Elite.






  • A Insustentável Leveza do Ser


    Milan Kundera


    A partir de R$ 5,00 na Estante Virtual





  • Romance posteriormente adaptado para o cinema, a Insustentável Leveza do Ser narra os amores e os desamores de quatro pessoas. A história se passa em Praga e em Zurique e é permeada de acontecimentos históricos como a invasão russa à Tchecoslováquia.








  • Admirável Mundo Novo


    Aldous Huxley


    A partir de R$ 7,00 na Estante Virtual





  • Seguindo a mesma temática de “1984″, de George Orwell, Admirável Mundo Novo narra um futuro onde as pessoas são condicionadas a viverem harmonicamente sob as leis e regras sociais. Nessa sociedade futurística, organizada por castas, não há ética ou valores morais.






  • Cântico dos Cânticos


    Salomão


    A partir de R$ 7,50 na Estante Virtual





  • O livro O Cântico dos Cânticos encontra-se na Bíblia, no Antigo Testamento e sua autoria é atribuída ao Rei Salomão. A sensualidade permeia os poemas, exaltando o amor e criando um clima romântico que convida o leitor a desfrutar das emoções e angústias de uma grande paixão.






  • Dom Casmurro


    Machado de Assis


    A partir de R$ 1,00 na Estante Virtual





  • Esta obra de Machado de Assis completa sua trilogia realista ao lado dos títulos “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Quincas Borba”. Dom Casmurro é narrado pelo próprio protagonista, Bento Santiago, que conta suas lembranças da juventude e seu caso com Capitu, tema central da trama








  • História do Cerco de Lisboa


    José Saramago


    A partir de R$ 12,00 na Estante Virtual





  • Nesta obra, o mestres da literatura portuguesa contemporânea, José Saramago, mistura ficção e realidade. A obra narra uma adulteração que acaba por recontar a história da tomada de Lisboa aos muçulmanos como se os cruzados não tivessem apoiado o rei português nessa luta.






  • Iracema


    José de Alencar


    A partir de R$ 1,00 na Estante Virtual





  • Ao lado de “O Guarani” e “Ubirajara”, Iracema faz parte da trilogia indianista do autor José de Alencar. O romance narra o amor quase impossível entre um branco, Martim Soares Moreno, e uma índia, Iracema. E, paralelamente explica as origens da terra natal do autor: o Ceará.






  • Mulheres que Correm com os Lobos


    Clarissa Pinkola Estés


    A partir de R$ 20,00 na Estante Virtual





  • Através da interpretação de 19 lendas e histórias antigas, a autora e psicóloga Clarissa Pinkola Estes tenta resgatar e força e libertar a alma feminina de sintomas da modernidade, como medo e depressão que tornaram a mulher símbolo do sexo frágil.








  • O Cortiço


    Aluísio Azevedo


    A partir de R$ 1,00 na Estante Virtual





  • O Cortiço, publicado em 1890, é um marco do naturalismo no Brasil. Através dos personagens principais da trama, moradores de um cortiço no Rio de Janeiro, Aluísio de Azevedo explicita as diferenças sociais e aborda a animalização do ser humano, movido por seus instintos e desejos.






  • O Segredo


    Rhonda Byrne


    A partir de R$ 8,00 na Estante Virtual





  • A obra que virou best-seller mundial reúne histórias reais e testemunhos de pessoas que transformaram suas vidas, superaram obstáculos e conquistaram objetivos considerados antes impossíveis, somente com a força do pensamento positivo.






  • Pedagogia da Autonomia


    Paulo Freire


    A partir de R$ 7,00 na Estante Virtual





  • Em Pedagogia da Autonomia, o educador Paulo Freire reflete sobre a relação entre alunos e educadores e propõe práticas pedagógicas que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura de ambos.








Haddad anuncia novo piso para professores antes de deixar MEC

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Haddad anuncia novo piso para professores antes de deixar MEC:

Antes de se despedir do MEC rumo à eleição paulistana, Fernando Haddad (PT) deverá faturar com o derradeiro gesto de visibilidade de sua gestão: até o dia 15 o ministro planeja anunciar o patamar de reajuste do piso nacional dos professores, que pode atingir 22% – de 2010 para 2011, o salto foi de 15,85%.


Embora afague categoria numerosa do funcionalismo, o novo valor intimida os governadores. Quando o tema foi discutido no Congresso, políticos dos mais diversos matizes entraram em campo na tentativa de reduzir o percentual, já que 17 Estados descumprem hoje a remuneração mínima, de R$ 1.187.


Outro item da agenda educacional que deixa governadores de cabelo em pé é o já aprovado calendário nacional de greves da categoria. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, ligada à CUT, programou para a segunda quinzena de março rodada de paralisações por todo o país. Além do piso, os sindicatos vão cobrar adequação de jornada extraclasse.


(Folha Online)

MEC destinará R$ 358 milhões a estados para escolas técnicas

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
MEC destinará R$ 358 milhões a estados para escolas técnicas:

O Programa Brasil Profissionalizado começa o ano de 2012 com nove convênios assinados com as redes estaduais para a construção e a ampliação de escolas técnicas, num total de R$ 358,6 milhões. Assinaram convênios com o Ministério da Educação os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Goiás, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal.


O Brasil Profissionalizado foi criado em dezembro de 2007 para a expansão das redes públicas de educação profissional e tecnológica nos estados e já assinou convênios com 24 estados, num total de R$ 1,86 bilhão. O Ceará é o estado que mais recebeu recursos nesses quatro anos, num total de R$ 277 milhões. Apenas o Rio de Janeiro, Rondônia e Amazonas não participam do programa.


“O DF não havia ainda assinado convênio e receberá R$ 30 milhões para a construção de quatro escolas técnicas no Guará, Paranoá, Santa Maria e Brazlândia, que resultarão em 4.800 vagas”, ressalta Marcelo Camilo, coordenador-geral de fortalecimento das redes de educação profissional e tecnológica.


Das 203 escolas conveniadas para construção desde o início do programa, 22 estão concluídas. O Brasil Profissionalizado já criou 187 mil novas vagas em cursos técnicos e profissionalizantes em todo o país.


Ouça entrevista com Marcelo Camilo, coordenador-geral de fortalecimento das redes de educação profissional e tecnológica do MEC.


(MEC)

Atividade física melhora desempenho escolar

http://estadao.feedsportal.com/c/33043/f/534109/s/1b82c571/l/0L0Sestadao0N0Bbr0Cnoticias0Cvidae0Hatividade0Efisica0Emelhora0Edesempenho0Eescolar0H81840A80H0A0Bhtm/story01.htm
Atividade física melhora desempenho escolar:  Uma revisão de estudos sugere que há uma relação positiva entre atividade física e performance acadêmica em crianças, mostra uma pesquisa publicada no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. Uma das razões para o estudo foi a pressão que os alunos sofrem por desempenho nas avaliações, o que


Dispõe sobre a utilização das Vilas Olímpicas e Centro Esportivo Miécimo da Silva pelos alunos da Rede Pública de Ensino

OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DE ESPORTES E LAZER no uso das atribuições que lhes são conferidas pela legislação em vigor; e

CONSIDERANDO que as Vilas Olímpicas possuem espaços privilegiados e bem equipados para o desenvolvimento de várias atividades e que no entorno dessas Vilas existem inúmeras escolas da Rede Pública de Ensino;

CONSIDERANDO que as diversas atividades esportivas e culturais das Vilas Olímpicas da SMEL têm por finalidade qualificar o espaço educativo oferecido como contraturno escolar;


CONSIDERANDO que as avaliações realizadas com os alunos da Rede Pública de ensino demonstram que as práticas sócio-educativas implementadas no contraturno escolar contribuem para a queda dos índices de reprovação, distorção idade/ano escolar, evasão, entre outros;

CONSIDERANDO que a Cidade do Rio de Janeiro será sede de dois grandes eventos esportivos, mobilizadores da procura pela prática esportiva

RESOLVEM:

Art. 1º Oferecer as atividades esportivas e culturais desenvolvidas nas Vilas Olímpicas e Centro Esportivo Miécimo da Silva aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, no contraturno escolar.

§1º Os alunos que optarem por participar das atividades oferecidas no contraturno nesses espaços nas Vilas Olímpicas deverão dirigir-se aos locais para inscrição;

§2º O deslocamento do aluno para os locais das atividades ficará a cargo de seus responsáveis;

Art. 2º Disponibilizar os horários ociosos das Vilas Olímpicas e do Centro Esportivo Miécimo da Silva para atender a grade curricular de Educação Física das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino localizadas no entorno, cujos espaços esportivos sejam inexistentes ou encontram-se saturados.

§1º Ficará a cargo da Direção da Unidade Escolar a opção pelo desenvolvimento da atividade esportiva curricular nesses locais;

§2º A Coordenação desses locais e a Direção da Unidade Escolar interessada deverão formalizar, em termo de cooperação, a utilização deste espaço para atender a grade curricular da unidade escolar;

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.


Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2011.


Cláudia Maria Costin


Romário Galvão Maia

Viradão do Momo esquenta o Rio de Janeiro

Programação de shows, oficinas e outras atividades vai atrair cariocas e turistas

Começando os festejos do Carnaval, a Prefeitura do Rio, através da Riotur, promove a 2ª edição do Viradão do Momo, de 5 a 7 de janeiro. Durante esses três dias, as quadras das 13 escolas de samba do Grupo Especial vão abrir as portas com uma série de atividades como feijoadas, eventos esportivos, atividades infantis, oficinas de dança e arte, serviços para a comunidade e muito samba no pé.

A programação do Viradão do Momo, que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro, é gratuita e para todos, atraindo cariocas e turistas a procura de atividades como aulas de samba e outras oficinas culturais, shows das baterias das agremiações, além do público ter mais contato com a história do carnaval carioca. Todo o roteiro pode ser acessado no www.rioguiaoficial.com.br

“O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro é o maior espetáculo da terra, e o Viradão do Momo é a grande chance que os cariocas e turistas têm de acompanhar mais de perto a preparação deste espetáculo e conhecer quem está por trás dele. É mais do que uma maratona de shows e atividades culturais. É gratuito, para todos e permite que as pessoas tenham contato mais direto com o mundo das escolas de samba”, disse o Secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Confira abaixo a programação completa:

G.R.E.S. ACADÊMICOS DA GRANDE RIO

05/01/2012

17hs – Oficina de Criação: moda, máscaras, maquiagem artística e social, fantasias e customização, dança moderna e de salão, samba com passistas da Grande Rio, Hip Hop, Carnaval Pedagógico com a escola Mirim Pimpolhos da Grande Rio.

19hs - Apresentação show da Pimpolhos da Grande Rio.

20hs-Roda de Samba com a Velha Guarda Musical e Grupo Convidado.

06/01/2012

17hs - Oficina de Criação: moda,máscaras.maquiagem artística e social, fantasias e customização, dança moderna e de salão, samba com passistas da Grande Rio, Hip Hop, Carnaval Pedagógico com a escola Mirim Pimpolhos da Grande Rio.

19hs - Apresentação de dança promovido pelas academias e grupos artísticos de Duque de Caxias: capoeira, dança de salão, tango, dança moderna, samba e street dance.

22hs - Roda de samba com a Velha Guarda Musical e show de artista convidado.

07/01/2012

17hs – Oficina de Criação: moda,máscaras.maquiagem artística e social, fantasias e customização, dança moderna e de salão, samba com passistas da Grande Rio, Hip Hop, Carnaval Pedagógico com a escola Mirim Pimpolhos da Grande Rio.

19hs - Apresentação de dança promovido pelas academias e grupos artísticos de Duque de Caxias.

Desfile de fantasias produzidas nas oficinas de criação.

22hs - Ensaio de quadra com a apresentação de bateria, intérpretes, mestre sala, porta bandeira e passistas.

G.R.E.S. GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA VILA ISABEL

05/01/2012

10hs - Quadra aberta para as crianças e acesso a internet, com monitores e aulas de inclusão digital.


11hs - Diversão com pula-pula e piscina de bolas

14hs - Cinema com filme infantil, Cantinho da Leitura na brinquedoteca e oficina de customização.


17hs - Roda de samba com Grupo Só Limpeza

06/01
10hs - Quadra aberta para Projeto Ponto de Cultura

11hs - Início da oficina de dança de Mestre Sala e Porta Bandeira.

14hs - Oficina de percussão

17hs - Fim de tarde dançante (dança de salão) e Roda de Samba com o Grupo Amigos do Tinga.

07/01/2012

10hs - Quadra aberta pula-pula e DJ

13hs - Feijoada de Noel

20hs - Ensaio Comercial da escola com passistas, ritmistas, baianas, mestre sala e porta bandeira.

24hs - Show com Grupo Imagina Samba

G.R.E.S. RENASCER DE JACAREPAGUÁ

05/01/2012

18hs Oficina1 – passistas, primeiros passos, postura e significado do samba e Oficina 5 – dança, balé, coreografia para comissão de frente e de alas.

19hs - Oficina 2 – bateria – principais instrumentos , origem dos instrumentos e oficina de percussão.

Aprendendo os comandos do mestre de bateria.

20hs - Oficina 3 – dança para mestre sala e porta bandeira, a história, obrigatoriedades no desfile, primeiros passos e definição de pares para execução das aulas.

21hs Oficina 4 – História do carnaval, desfiles inesquecíveis, erros e acertos nos grandes desfiles.
06/01/2012

17hs - Show da bateria e passistas

18hs - Oficina de passistas, definindo a coreografia. Postura e oficina de dança – balé, coreografia para comissão de frente e de alas.

19hs - Oficina de percussão – tamborins: fazendo a marcação e oficina de canto.

20hs - Oficina de percussão - outros instrumentos vitais para a bateria e oficina de percurssão- chocalhos e surdos de marcação e Oficina de desenho (CUFA). Arte a mão livre.

21hs - Oficina de canto – postura do intérprete, cuidados, aprendendo o tom e oficina de dança para mestre sala e porta bandeira, executando os primeiros passos.

07/01/2012

17hs - Oficina de canto: interpretando marchas e marchinhas- uma homenagem aos antigos carnavais.

18hs - Oficina de passistas, ensaiando para apresentação final e oficina de dança (balé, coreografia de alas e de dança de mestre sala e porta-bandeira).

19hs - Oficina de percussão: tamborins, surdos, chocalhos e oficina de desenho (CUFA). Arte à mão livre a confirmar.


20hs - Oficina de percussão – tamborins, chocalhos e surdos de marcação.

21hs - Show com a bateria, passistas, casais de mestre sala e porta bandeira, bailarinos e coreógrafos (nessa apresentação todos apresentarão o que foi ensinado nas oficinas).

G.R.E.S. SÃO CLEMENTE


05/01/2012

17hs - Oficina: “Dança do Samba” com Bruno e Diana.

18:30hs - Oficina de Storyboard “Sambando em Quadrinhos” com Alexandre – Ilustrador e Designer Gráfico.

20hs - Exibição do filme “Paulo da Portela: seu nome não caiu no esquecimento”.

Debate com Luiz Carlos Magalhães, Lygia Santos e Roberto Gomes. Convidado: Waldir 59 e mediador Marcos Roza.

06/01/2012

17hs - Oficina: Projeto de percussão São Clemente com Caliquinho e Gilberto, através de exercícios práticos e os interessados terão oportunidade de tocar instrumentos específicos de escola de samba: repique, caixa de guerra, chocalho, tamborim e surdo de marcação.

18:30hs - Oficina dança de salão Companhia Carlos Bolacha. A oficina desenvolve de maneira rápida e criativa o raciocínio e os reflexos para execução dos diversos ritmos da dança de salão: samba, forró, bolero, soltinho e outros.

20hs - Palestra “Cultura Brasileira”, com Helena Teodoro.

20:30hs - Workshop “Afro em Nós” Grupo Nós do Morro.

Apresentam maculelê, capoeria, jongo, coco, cacuriá, ciranda, tambor de crioula e objetos simbólicos que contextualizam a natureza dessas manifestações.

07/01/2012

17hs - Oficina: Projeto de percussão São Clemente com Caliquinho e Gilberto, através de exercícios práticos e os interessados terão oportunidade de tocar instrumentos específicos de escola de samba: repique, caixa de guerra, chocalho, tamborim e surdo de marcação (de primeira, de segunda e de terceira). Para crianças e jovens.

18:30hs - Peça Infantil “As Máscaras”

Autor: Menotti Del’Picchia

20hs - Projeto trançando idéias. Núcleo Estimativa. Valoriza a tradição e propaga historia e a beleza da escola, tranças por meio de eventos onde as tranceiras se reúnem para troca de experiências e levar a cultura da praça como forma de instrumento de cidadania.

Atividade: Palestra e oficina de tranças

22hs - Show da “Fiel Bateria” da São Clemente, com Igor Sorriso e o primeiro casa de mestre sala e porta bandeira, Bira e Denadir; participação especial de Bruno Ribas e Ito Melodia.

G.R.E.S IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

05/01/2012

16hs - Apresentação de Grupo de Teatro Infantil

17hs - Apresentação de Ginástica Rítmica, Vila Olimpica Carlos Castilho

18hs - Oficina e apresentação de capoeira

19hs - Roda de Samba com o Grupo Mistura Samba

Secretaria de Trabalho oferece mais de mil vagas

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, oferece 1.081 vagas de emprego nos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda. Para o cadastro são necessários os seguintes documentos: carteira de trabalho, identidade, CPF e PIS.

Requisitos e vagas

Ensino fundamental incompleto

As vagas oferecidas são de ajudante de carga e descarga (50).

Para deficientes (auditiva parcial/física leve/nanismo) estão destinadas as vagas para agente de portaria (2) e auxiliar de linha de produção (15).

Ensino fundamental completo

Estão disponíveis as vagas de auxiliar de segurança (30), operador de caixa (50) e operador de supermercados (100).

Para deficientes (auditiva parcial/física leve/nanismo) são oferecidas as vagas de auxiliar de almoxarifado (5).

Ensino médio completo

São oferecidas as vagas de atendente de farmácia (8), operador de telemarketing ativo (800) e vendedor de serviços (3).

Para deficientes (auditiva parcial/física leve/nanismo ) estão disponíveis as vagas de assistente administrativo (8) e operador de telemarketing ativo/receptivo (10).

Os candidatos poderão fazer o cadastro nos seguintes postos: Tijuca, Rua Camaragibe, 25; Jacarepaguá, Estrada do Guerenguê, 1630 – 2º andar; Méier, Rua Vinte e Quatro de Maio, 931; Ilha do Governador, Estrada do Dendê, 2080, Campo Grande, Rua Barcelos Domingos, 162 e Centro_Ciad, Av. Presidente Vargas, 1997.

Vale ressaltar que o posto do Centro é de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência.

Twitter da SMTE: www.twitter.com/queroemprego