terça-feira, 10 de janeiro de 2012

120 livros acadêmicos para download gratuito

http://noticias.universia.com.br
120 livros acadêmicos para download gratuito

Encontro de Religiões Afro-Brasileiras

http://elosdasaude.wordpress.com/
Encontro de Religiões Afro-Brasileiras:

Encontro Estadual Religiões Afro-Brasileiras e a Promoção da Saúde no Rio de Janeiro: Corpo, Sexualidades, Prevenção do HIV-AIDS e Direitos Humanos



 A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde realiza encontro para ampliar a discussão sobre a importância dos terreiros na redução dos impactos da epidemia de HIV-Aids. Este encontro tem o objetivo de dar continuidade as discussões sobre os impactos da epidemia de HIV-Aids com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro/Gerência de DST-Aids e Ministério da Saúde/Departamento de DST-Aids e Hepatites Virais.

O evento acontecerá dis 12 de janeiro de 2012, de 8h às 17h no Terreiro Ilê Omulu e Oxum, na Rua General Olímpio da Fonseca 380, São Mateus – São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Confira a programação.


 



ATENÇÃO ALUNOS: CONFIRAM O SAMBA-ENREDO 2012 DO PROJETO ESCOLA DE BAMBA

ATENÇÃO ALUNOS: CONFIRAM O SAMBA-ENREDO 2012 DO PROJETO ESCOLA DE BAMBA

UFF cria primeiro bacharelado em segurança pública do Brasil

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UFF cria primeiro bacharelado em segurança pública do Brasil:

RIO - Daqui a quatro anos, uma turma de formandos da Universidade Federal Fluminense (UFF) receberá um diploma inédito no Brasil: bacharel em Segurança Pública. O curso foi criado no fim do ano passado, e suas 60 vagas estão disponíveis para os estudantes que fizeram o Enem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, cujas inscrições começaram ontem.Mas, antes mesmo do início das aulas, a nova graduação divide opiniões. O curso foi criado com o objetivo de formar quadros para atuar no planejamento, formulação e execução de políticas de segurança pública, atualmente a cargo de policiais civis, militares e federais.

Para o idealizador do bacharelado, o professor Roberto Kant de Lima, nem os currículos das academias de polícia nem das faculdades de Direito conseguem oferecer a formação necessária. Na sua opinião, essas instituições preparam os profissionais para atuar não na "perspectiva da sociedade, mas do aparelho de repressão do Estado".

— Nas faculdades de direito, não se discute segurança pública, mas, sim, como aplicar as leis existentes. As academias militares, por exemplo, ensinam a ser militar, e não a ser policial. A lógica é sempre a da repressão — afirma ele. — Pretendemos intervir nesse mercado. A ideia é criar uma alternativa para os órgãos e institutos de segurança, públicos e privados, para que possam contratar pessoas com uma formação que não seja pensada na associação entre segurança pública e polícia.

O curso está vinculado à Faculdade de Direito da UFF e será ministrado em parceria com o Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (Ineac). Em instituições privadas, existem cursos superiores de tecnologia na área, com duração de dois a três anos, mas esse é o primeiro bacharelado.

Alunos terão aula de mediação de conflitos

Os futuros estudantes do curso terão aulas de administração e mediação de conflitos, teoria do direito, sociologia e antropologia, além de dois estágios obrigatórios. Para Kant de Lima, essas experiências práticas serão importantes para apresentar os novos profissionais ao mercado.

O coronel da polícia militar Robson Rodrigues, ex-comandante das UPPs e mestre em antropologia, elogia a proposta. E acredita que egressos do curso podem, no futuro, entrar para a corporação.

— Entender que a segurança pública é de natureza civil é muito importante, pois ela não fica mais fechada dentro de quartéis e delegacias. Avança no nosso processo de consolidação democrática. É uma boa notícia não só para as polícias e secretarias, mas para a sociedade como um todo. A própria PM tenderá a aproveitar quadros de graduações diversificadas, e essa pode entrar no rol das exigidas — disse Rodrigues.

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana da instituição (Necvu), Michel Misse, acredita que o curso é uma experiência pioneira que pode ajudar na criação de outros pelo país:

— Será um curso de alto nível e deve suprir uma lacuna importante nesta área. Creio que, a partir dessa iniciativa pioneira, vamos assistir a uma proliferação de outros cursos com esse mesmo perfil por todo o Brasil. 

Já a antropóloga Alba Zaluar, coordenadora do Núcleo de Pesquisas das Violências (Nupevi), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), questiona a efetividade da proposta.

— Se o curso fosse obrigatório para se tornar um policial, seria muito importante. Agora, se for para criar mais um tipo de pesquisador, acho redundante. A criminalidade é um tema interdisciplinar, que abarca diversas áreas do conhecimento. Me parece que vai apenas criar uma nova profissão — critica.

Histórico de polêmica na universidade

Antes de ser criado, o curso provocou discussão na UFF. Em 2008, o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia não aprovou a sua criação. Na época, professores e estudantes alegaram que o objetivo era colocar "a polícia dentro do campus". Já na Faculdade de Direito, a receptividade foi bem melhor.

O idealizador da graduação, Roberto Kant de Lima ressalta que o trabalho vem desde 2000, a partir de um curso de especialização oferecido em convênio com a Secretaria estadual de Segurança até 2006. Na época, o curso era obrigatório para promoção de policiais do Rio, mas foram encontradas dificuldades.

— Os alunos da especialização vinham com suas culturas profissionais muito enraizadas. E o principal trabalho era desconstruir a visão já existente deles sobre segurança pública para, depois, reconstruí-la sobre novas bases. Por isso, vimos que era importante trabalhar com alunos recém-saídos do ensino médio — defende.

Haddad espera dados do Tesouro para calcular piso dos professores

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Haddad espera dados do Tesouro para calcular piso dos professores:

BRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira que o piso salarial nacional dos professores do ensino básico será reajustado com base na legislação em vigor. Ele também afirmou que espera receber dados oficiais do Tesouro Nacional sobre a execução do Fundeb ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) em 2011 para calcular o valor do reajuste. Os dados já disponíveis indicam que o aumento será de 22%, caso o Ministério da Educação mantenha a interpretação da lei adotada nos últimos anos.

- Não há nem como ser diferente. Se tem uma lei em vigor, é ela que vale - disse Haddad.

O ministro lembrou que, desde 2008, governadores e prefeitos reclamam da fórmula de reajuste. O próprio governo federal chegou a enviar ao Congresso um projeto mudando o cálculo, mas a proposta está na Câmara e ainda não foi aprovada. Segundo Haddad, o valor do piso a ser divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) serve apenas de orientação para prefeituras e governos estaduais, uma vez que a lei é autoaplicável.

- O MEC divulga essa nota técnica como um elemento de subsídio, porque, do ponto de vista da lei, ela é autoaplicável. Assim que o Tesouro divulgar os números, qualquer pessoa pode fazer o cálculo.

Arte Educadores: até dia 15/01 Inscrições para INSEA e 2EI_EA

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Arte Educadores: até dia 15/01 Inscrições para INSEA e 2EI_EA: Olá, colegas arte-educadores! Recebi há pouco este e-mail de Jacqueline Mac-Dowell, professora representante das Artes visuais na Coordenadoria Técnica - SME-RJ, e repasso a todos!
Imaculada Conceição



"Caros Colegas

O prazo para apresentação de abstracts para participar do Congresso Europeu da INSEA em Chipre termina dia 15 de janeiro de 2012. É só entrar no site da INSEA - http://www.insea.org/.

INSEA, para quem ainda não conhece, é uma Sociedade Internacional de Educação pela Arte, uma organização não-governamental da UNESCO, é dedicada ao avanço da arte-educação em todo o mundo.


Também com prazo até dia 15 de janeiro de 2012, o envio das submissões de resumos para o II Encontro Internacional sobre Educação Artística (2EI_EA).

Em Portugal , Porto, o Dr. José Paiva está organizando o II Encontro Internacional sobre Educação Artística (2EI_EA). A qualidade do primeiro Congresso na África é uma garantia de que este também será muito participativo e questionador acerca da implicação da ação na construção de narrativas contemporâneas. Chega de discurso de convencimento, queremos ação dentro das escolas e comunidades.

Dias 2,3 e 4 de abril de 2012, FBAUP. Porto, Portugal

aberta da inscrição para a participação no 2EI_EA e a submissão de resumos. http://eiea.up.pt

calendário, datas limite
15 de janeiro de 2012 - submissão de resumos
15 de fevereiro de 2012 - informação de aceitação
15 de março de 2012 - submissão de comunicações
20 de março de 2012 - programa
25 de março de 2012 - inscrições
2, 3 e 4 de abril - 2EI_EA

Texto de apresentação:

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), em estreita colaboração com a M_EIA (MINDELO_Escola Internacional de Arte), organizaram, em 2010 no Mindelo (Cabo Verde), o I Encontro Internacional sobre Educação Artística. No próprio encontro os especialistas e investigadores internacionais presentes concordaram com a organização de um segundo evento que promova novos debates sobre as complexas questões da educação artística.
Respondendo a esse interesse, constitui-se uma comissão científica e uma comissão organizadora que promove a realização do 2EI_EA, em 2,3,e 4 de Abril de 2012.
O evento terá lugar na cidade do Porto, sede das instituições promotoras, que incluem o recentemente formado i2ADS (Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade - FBAUP) e o ID_CAI (ID_ Coletivo de Ação e Investigação - grupo informal de investigadores sediados na GESTO Cooperativa Cultural).
O 2EI_EA não pretende realizar um palco de discursos retóricos, uma conferência em busca de uma teoria, mas um encontro de trabalho, lugar de retiro de um conjunto de interferentes na Educação Artística, campo de confrontação franca de ideias, pouso de experiências que se divulgam para fora de si, se confrontam com especialistas convidados, com parceiros de outras pesquisas e experiências. Não há educação artística sem fundamento que a sustente, onde as práticas se esclareçam. Pretende-se que no encontro se apresentem experiências e ações realizadas de modo ao debate promover uma reflexão decorrente da ação.
Um dos objetivos do encontro é tornar visíveis formas alternativas de questionamento e de construção, jogos operatórios, relações entre a prática e a investigação, proporcionando a emergência de novos vocabulários e a expressão de novas práticas e análises na educação contemporânea.
A atualidade exige uma transformação profunda nas narrativas que esclareça a transversalidade do campo que se vem designando por Educação Artística, a sua imprescindibilidade no decurso das sociedades, e, em particular dos métodos pedagógicos, dos conteúdos e das orientações que dão corpo e sentido à sua extensão para o terreno do ensino.
O âmbito temático deste encontro é, simultaneamente, o seu campo problemático.
Convidamos cada um dos interferentes ao desconforto de questionar o que é dado como 'natural' e que tende à disciplinação do trabalho do investigador. Desse modo pretende-se que o encontro promova a experiência e ações realizadas de modo a fomentar uma reflexão decorrente da ação.

Propõem-se, assim, as seguintes plataformas de discussão:

@ pensamento contemporâneo e educação artística
@ (re)pensar a investigação em educação artística
@ cultura visual, sujeito e educação
@ museus de arte e relacionamentos educativos
@ educação/arte/desenvolvimento

Porto, novembro de 2011
A Comissão Organizadora do 2EI_EA
João Paiva


bjs

Jacqueline Mac-Doweel"


Informações por e-mail: Jacqueline Mac-Dowell

Imagem: alunos da rede (E.M. Mario Piragibe/6ªCRE) na I ArtRio Fair

Postado por Imaculada Conceição

Desfile de Roupas com Materiais Alternativos

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Desfile de Roupas com Materiais Alternativos:
A Oficina de Arte e Tecnologia, itinerante na Escola Municipal Comandante Arnaldo Varella ministrada pela professora Luciana Guimarães Rodrigues de Lima, realizou um desfile que utilizou o contexto indígena como inspiração e buscou questionar assuntos como: conscientização e preservação do meio ambiente, conservação do espaço físico escolar e a valorização de outras culturas. As roupas foram criadas e confeccionadas pelos próprios alunos com o uso de materiais alternativos.
Professora Luciana, o aluno Lucas Daniel e a coordenadora Pedagógica Silvia Regina
Gleidson utilizou caixas de leite para criar sua roupa 
Rainara costurou fechos vermelhos na sua roupa e no arco da cabeça
Wanda confeccionou sua roupa com espirais plásticas e retalhos 
José Augusto colou pedaços de garrafa Pet na camisa
Ana Paula criou seu look com caixas de leite, embalagem de mamão e fitas
Bianca desfila a criação de Joice, saia feita com fuxicos coloridos e chapéu de retalhos
Késia desfila seu short com espirais
Yago utiliza acessório com caixas de leite
Roupa com detalhes feitos com caixas de leite - criação da aluna Talessa
Aluna Paola desfila a criação de Robson - camiseta com fechos trançados
Willian desfila sua camisa com cds
Criações da aluna Talessa
Rafaelly com saia de fechos e Bruna com saia de fuxicos coloridos - criações de Joyce Macêdo
Raíssa criou um vestido com lacres de latinhas de alumínio e acessórios com papel colorido
Recebeu o prêmio de modelo destaque, entregue pela representante da 6ª CRE Patrícia
Wittney desfilou uma camisa pintada com aplicações de lacres de latinhas de refrigerante e fitas 
Recebeu o prêmio de modelo destaque entregue pela professora Gislene
Talessa foi eleita a estilista destaque
A professora Fátima lhe entregou o prêmio
Ana Paula recebeu o terceiro lugar
Que lhe foi entregue pela professora Conceição 
Amanda desfilou a criação da aluna Joice - camisa com fitas coloridas trançadas 
Ganhou o segundo lugar no desfile
A coordenadora pedagógica Silvia Regina entrega o prêmio a aluna Joice de Lima
O primeiro lugar deu empate: alunas Bianca e Rafaelly com criações de Joyce Macêdo
A diretora Conceição Carneiro entrega o prêmio à aluna
Vídeo do desfile disponívelno link:  
http://www.youtube.com/watch?v=bC1B8HzgElc

Prefeitura Sempre Presente - Max Fleuiss

Sempre Presente

Prefeitura Sempre Presente - Escola Max Fleuiss

Sempre Presente

CURSO TÉCNICO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

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CURSO TÉCNICO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE:
O curso CTACS está sendo realizado na Clínica da Família Epitácio Soares Reis,  uma área para troca de informações acadêmicas e experiências comunitárias bem sucedidas já vividas.

O curso está sendo ministrado pelo Coordenador de Turma Carlos Mauricio, Professora fixa Irene Leon e Eixo Estado Lucas Zelesco.

O grupo apresentou os trabalhos pela manhã e no final da tarde tiveram um coffee break.