quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PREFEITO E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO INAUGURAM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM SÃO CRISTOVÃO

PREFEITO E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO INAUGURAM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM SÃO CRISTOVÃO

DENGUE - 1º LEVANTAMENTO DE ÍNDICE DE INFESTAÇÃO - 2012

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1º LEVANTAMENTO DE ÍNDICE DE INFESTAÇÃO - 2012:
clique no gráfico para ampliá-lo
Índice de Infestação do Aedes aegypti aponta que maioria dos focos encontra-se em dentro dos domicílios

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizou, no período de 01 a 07 de janeiro, o primeiro índice de infestação do mosquito transmissor da dengue (LIRAa – Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) deste ano, que aponta a média de 2,3% de presença de focos em toda a cidade. 

Este foi o menor índice de infestação predial registrado por meio do LIRAa, comparando levantamentos realizados nos mesmos períodos em anos anteriores (janeiro). A última taxa registrada na cidade foi de 2,0%, em outubro. O resultado deste mês indica que a cada 1.000 imóveis vistoriados pelos agentes de saúde, em 23 foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue. 

A região que apresentou o maior índice de infestação da cidade foi a área da Penha, Ilha do Governador, Ramos e adjacências, que corresponde a Área de Planejamento (AP) 3.1, com 3,2%. Em seguida, com 3,1% de infestação está a área do Grande Méier, Del Castilho e adjacência (AP 3.2). As APs 5.3 (Santa Cruz, Paciência, adjacências) e 5.1 (Realengo, Bangu e adjacências) registraram os menores índices de infestação, com 1,1% e 1,5%, respectivamente, ficando próximo ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. 

O levantamento apontou também que aumentou o número de depósitos móveis encontrados em relação ao último levantamento. Locais como vasos / frascos com água, pratos, garrafas, recipientes de degelo, bebedouros em geral, fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção e objetos religiosos são os principais objetos onde são encontrados focos do mosquito, com 26,4% das ocorrências. 

Em seguida, com 24,9%, aparecem os depósitos fixos, como calhas, tanques, lajes e toldos em desníveis, ralos, piscinas não tratadas e cacos de vidro em muros, entre outros, que anteriormente eram os locais mais comuns. Os dados apontam que os dois principais tipos de depósitos encontrados na cidade são intradomiciliares, reforçando a importância da participação popular no combate à dengue, vistoriando sua própria residência.  

A metodologia do LIRAa divide os municípios em grupos de 9 mil a 12  mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imóveis. Pela primeira vez, todos os estratos da cidade foram vistoriados de forma integral pelos agentes para a elaboração do LIRAa.

Horário de atendimento na Educação Infantil

Circular E/SUBE/CED n° 08 Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2012.
Assunto: Horário de atendimento na Educação Infantil
Senhora Coordenadora de E/SUBE/CRE
Senhor(a) Gerente da E/SUBE/CRE/GED
Senhor(a) Diretor(a) de Escola com turmas de Educação Infantil
Senhor(a) Diretor(a) de Espaço de Desenvolvimento Infantil
Senhor(a) Diretor(a) de Escola Exclusiva de Educação Infantil
Senhor(a) Diretor(a) de Creche


Atendendo à especificidade da educação infantil, nas diversas modalidades de atendimento – creche e pré-escola – orientamos:
2. As escolas de horário parcial funcionarão de 7h15min às 11h45min e de 12h45min às 17h15min.
3. As turmas de berçário e maternal funcionarão no horário de 7h às 17h.
3.1. Possibilitando que as famílias possam adequar seus horários à vivência das crianças na creche, o horário de 7h às 17h poderá ser diariamente flexibilizado, em todos os grupamentos. Assim sendo, a entrada das crianças poderá ocorrer entre 7h e 8h30min e a saída a partir das 16h30min.
3.2. Ressaltamos que as crianças que entrarem após as 8h não participarão do desjejum.
4. Nas escolas de horário integral, a pré-escola funcionará no horário de 7h30min às 16h30min.
4.1. Possibilitando que as famílias possam adequar seus horários à vivência das crianças na creche, o horário de 7h30min às 16h30min poderá ser diariamente flexibilizado. Assim sendo, a entrada das crianças poderá ocorrer entre 7h30min e 8h.
4.2. Ressaltamos que as crianças que entrarem após as 8h não participarão do desjejum.
5. Estas orientações deverão ser amplamente divulgadas para toda a comunidade - profissionais e famílias- possibilitando aos profissionais a adequação do planejamento cotidiano e aos responsáveis, a clareza sobre as informações contidas neste documento.
6. Esta circular substitui e torna sem efeito a circular E/SUBE/CED nº06 de 01/02/2012.
Atenciosamente,
Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED
Mat.70/193.141-9

Atividades Educativas para Educação Infantil MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

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Atividades Educativas para Educação Infantil MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA: Atividades Educativas para Educação Infantil MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA O ato de ser professor não apenas ensinar, ser professor é acender a luz que guiará os passos de um ser humano por toda sua infância, adolescência até a fase adulta, somente está luz pode guiar um ser por entre as ciladas e adversidades…

”Ipad em sala de aula é como dar um videogame”, diz educador

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”Ipad em sala de aula é como dar um videogame”, diz educador: Para o professor da Universidade da Inglaterra, Sugata Mitra, a Educação precisa sofrer uma drástica mudança estrutural e ideológica de paradigma   Para o professor da Universidade da Inglaterra, Sugata Mitra, que participa da EducaParty, dentro da Campus Party Brasil2012, … Continuar lendo

Eta soninho bom!

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Eta soninho bom!: Crianças de creche e pré-escola precisam de um local tranqüilo e confortável para dormir, repor as energias e voltar a brincar   O almoço da turminha de 3 anos no Centro de Educação Infantil Bryan Biguinati, em São Paulo, acontece … Continuar lendo

RIO FAZ UMA PARCERIA COM HOSPITAIS E CONVÊNIOS POR CONTA DA DENGUE

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Clipping: RIO FAZ UMA PARCERIA COM HOSPITAIS E CONVÊNIOS POR CONTA DA DENGUE:
A prefeitura do Rio quer que a rede privada de saúde entre na luta contra a dengue.

A parceria entre hospitais, convênios particulares e administração municipal será firmada nesta sexta-feira.



Disponível em: <http://rionews.ws/?p=17219>.Acesso em: 08 fev. 2012

PONTO FACULTATIVO - 20 e 22 fev 2012

PONTO FACULTATIVO - 20 e 22 fev 2012:
DECRETO N.º 35082 DE 7 DE FEVEREIRO DE 2012

Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 20 e 22 de fevereiro de 2012.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETA:

Art. 1.º O ponto será facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 20 e 22 de fevereiro de 2012, período de Carnaval, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação.

Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 2011; 447º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 08 fev. 2012 (edição de 08 fev. 2012) 

RECLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS

FONTE: EDUCADÃO
A RECLASSIFICAÇÃO de alunos pode ser feita desde o início do ano letivo até o 1º COC, mas é preciso perceber que, quanto mais cedo ocorrer, é melhor para o aluno acompanhar a matéria. Lembramos que as reclassificações de alunos do 3º ano cujos resultados estão equivocados, conforme já sinalado em Circular E/SUBE/CED nº 02, e os dos alunos retidos apenas por frequência deve ser efetivada na primeira semana de aula.

No ensino fundamental, 42% dos estudantes saem bem em matemática

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No ensino fundamental, 42% dos estudantes saem bem em matemática:
Apenas 42,8% dos alunos que concluem o 3º ano do ensino fundamental têm as habilidades em matemática esperadas para a série, segundo pesquisa divulgada hoje (7) pelo movimento Todos Pela Educação. O nível dos estudantes foi medido pela Prova ABC, aplicada em 250 escolas de todo o país em 2011, avaliando o desempenho em escrita, leitura e matemática.
Para a escrita, 53,3% dos alunos tiveram desempenho considerado satisfatório, com base nas escalas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), metodologia do Ministério da Educação. Em relação à leitura, o índice de estudantes com as habilidades esperadas ficou em 56,1%.
A Região Norte obteve o pior resultado em matemática, apenas 28,3% dos estudantes tiveram o resultado esperado para a série. O Sul conseguiu o melhor resultado na disciplina, com 55,7% dos alunos apresentando bom desempenho.
Em relação à redação, o Nordeste teve o desempenho mais baixo, só 30,3% dos estudantes apresentaram domínio da escrita de acordo com a série que cursavam. A região também teve o menor percentual de alunos (42,5%) com habilidade de leitura satisfatória. O Sudeste é a região com o melhor resultado para a prova de escrita (65,6%).
Na rede particular de ensino, o percentual de alunos com bom resultado em matemática foi 74,3%, mais do dobro do verificado na rede pública, 32,6%. Na prova de redação, 80,7% dos estudantes do ensino privado tiveram desempenho satisfatório, contra o percentual de 44,3% verificado entre alunos das escolas públicas.
Proporção semelhante foi apresentada na avaliação de leitura, em que 79% dos alunos da rede particular se saíram bem e apenas 48,6% dos estudantes do ensino público tiveram um bom resultado.
Um dos fatores apontados pela pesquisa para a diferença entre os alunos do ensino privado e o público é o acesso à educação pré-escolar. "Uma explicação para esse resultado é que a maior aprendizagem na rede privada está relacionada ao fato de seus alunos terem melhores condições sociais e econômicas e de terem cursado a pré-escola. Tais condições ajudam a explicar, mas não deveriam justificar tal diferença entre as redes", ressalta o estudo.
Fonte: Agência Brasil

Sugata Mitra ressalta importância de perguntas inteligentes para estimular crianças

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Sugata Mitra ressalta importância de perguntas inteligentes para estimular crianças:

Programa Jornal e Educação acompanhou bate-papo com educador e pesquisador indiano Sugata Mitra. Ele esteve na Campus Party/EducaParty no dia 7, em São Paulo e respondendo à pergunta de uma pessoa da plateia se era possível a tecnologia/máquina substituir o professor ele disse: "Se existe um professor que pode ser substituído por uma máquina, é porque Esse realmente deveria ser."
Sugata Mitra também afirmou em relação às redes sociais como o Facebook que elas jamais seriam usadas totalmente para a educação, mas que poderiam ser usadas para provocação. E que aí, sim, poderiam ser interessantes como parceiras da educação.

Outro ponto que o pesquisador citou e que vale a pena refletir é que, para estimular a criança, é importante não apenas o computador e a internet, mas perguntas instigantes, que gerem curiosidade. E citou algumas perguntas que geraram experiências que ele fez no mundo inteiro e fizeram com que crianças aprendessem a pesquisar.

Para mais informações sobre a Campus Party/EducaParty: http://educarede.org.br/global/educaparty-brasil

Foto: EducaParty/RicardoLisboa

Ministério da Saúde lança campanha de carnaval

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Ministério da Saúde lança campanha de carnaval:

No ano passado, para cada 16 homossexuais de 15 a 24 anos vivendo com aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10

Os jovens gays, de 15 a 24 anos, são o principal foco da campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval deste ano. A ação dá prosseguimento ao tema lançado no Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro. De 1998 a 2010, o percentual de casos na população heterossexual de15 a 24 anos caiu 20,1%. Entre os gays da mesma faixa etária, no entanto, houve aumento de 10,1%, conforme último boletim divulgado.

“Embora as atividades de prevenção ocorram durante todo o ano, em um processo contínuo, o momento da campanha do carnaval é importante. Vamos chamar a atenção para a saúde em situações e momentos específicos nessa grande festa que é o carnaval brasileiro”, ressalta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A campanha, que será lançada nesta quinta-feira, também traz materiais para o público geral e uma chamada inédita para travestis.

O conceito da campanha será: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”. Ela será veiculada em dois momentos: a partir do dia 2, antecipando o carnaval com alertas para o uso responsável do preservativo e, no período pós-festa, a partir do final de fevereiro, com a promoção do diagnóstico e a conscientização da necessidade da realização do teste.

“A grande novidade do carnaval deste ano é um pôster dirigido às travestis. É primeira vez que o Ministério da Saúde apresenta um material específico para esse público na campanha de carnaval” ressalta Dirceu Greco, Diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Outros dois pôsteres direcionam-se aos jovens gays e à população heterossexual.

Os filmes a serem transmitidos pela TV e internet apresentam situações em que os públicos-alvos da campanha: homens gays jovens e um casal heterossexual encontram-se prestes a ter relações sexuais sem camisinha. Em ambos os filmes, surgem personagens fantasiosos – uma fadinha, no caso do filme do casal gay, e um siri, no casal heterossexual – com uma camisinha. Ao final, em ambos os vídeos é apresentada a mensagem: “Na empolgação rola de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua.” Para ver as peças da campanha, acesse o linkhttp://www.aids.gov.br/campanhas/2012/carnaval.

TEMA -A campanha de carnaval deste ano dá prosseguimento à Campanha do 1º de Dezembro Dia Mundial de Luta contra a Aids, quando os jovens gays de 15 a 24 anos foram indicados como público prioritário. O Boletim Epidemiológico DST/Aids divulgado em dezembro do ano passado mostra que a epidemia tem crescido nessa população nos últimos anos. De 1998 a 2010, o percentual de casos na população heterossexual de 15 a 24 anos caiu 20,1%. Entre os gays da mesma faixa etária, no entanto, houve aumento de 10,1%. No ano passado, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.

Na população geral de 15 a 24 anos, entre 1980 e 2011, foram diagnosticados 66.698 casos de aids, sendo 38.045 no sexo masculino (57%) e 28.648 no sexo feminino (43%). O total equivale a 11% do total de casos de aids notificados no Brasil desde o início da epidemia.








SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

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Vamos participar, pois a incidência de câncer de mama tem aumentado em algumas regiões.
Faça seu exame!!!

SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA:
O CMS Drº FLÁVIO DO COUTO VIEIRA E O PSF, PROMOVEM MAIS UM ANO DE MUITA INFORMAÇÃO DE SAÚDE, PARA CONSCIENTIZAR NOSSAS MULHERES.
" SE TOQUE, DECLARE SEU AMOR POR VOCÊ MESMA!!! "


NOSSA TÉCNICA DE ENFERMAGEM YARA FAZENDO PORTA DE ENTRADA.

ACS GEISA NO APOIO!!

E A SEMANA CONTINUA!!!


Rio de Janeiro tem 229 mil crianças e jovens fora da escola

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Rio de Janeiro tem 229 mil crianças e jovens fora da escola:

RIO - O relatório De Olho nas Metas 2011, divulgado nesta terça-feira pelo Todos pela Educação, mostrou que o Estado do Rio ainda não conseguiu cumprir a Meta 1: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola. Segundo o relatório, 229.488 crianças e jovens dessa faixa etária estão fora das salas de aula. A taxa de atendimento no estado, no ano passado, foi de 93,2%. A meta para 2011 era de 95,5%. Secretario de Educação do Estado do Rio, Wilson Risolia reconhece que o número de crianças e jovens fora da escola é “muito alto”:- É um número muito alto. Ter uma criança fora da escola já é um número alto, mais de 200 mil então... É fundamental recuperar essas crianças e jovens e levá-las para a escola. Essa realidade precisa ser enfrentada.

Segundo Risolia, em 2010, a rede estadual fez um diagnóstico dos estudantes matriculados e viu que o índice de reprovação era o maior do Brasil e que os índices de evasão e distorção idade-série eram muito elevados:

- Quando você reprova, estimula o abandono. Além disso, tínhamos turma com alunos entre 15 e 75 anos. Então, para evitar a distorção idade-série, começamos a corrigir o fluxo escolar, criamos reforço escolar para que eles não abandonassem e também fizemos pesquisa para entender as expectativas do jovem em relação ao ensino médio.

Coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara acredita que é preciso saber quem são as crianças e os adolescentes que não estão na escola:

- Elas estão no campo, são indígenas, têm alguma deficiência, são muito pobres? A violência as afasta? Para garantir o acesso, o poder público tem que conhecê-las. E tem que haver política pública que permita que estudem.

Para Risolia, é mais fácil traçar esse perfil no interior, onde visitadores vão até quilombolas e indígenas. Na capital, desde a pacificação de comunidades, já foi possível observar o “fenômeno da volta para a sala de aula”:

- Em algumas áreas, percebemos o retorno do jovem. Mas temos mesmo que identificar, buscar e estimular todos os que não estão na escola.

Das seis mil creches prometidas por Dilma, nenhuma saiu do papel

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Das seis mil creches prometidas por Dilma, nenhuma saiu do papel:

BRASÍLIA - A promessa da presidente Dilma Rousseff de construir seis mil creches até 2014 ainda não saiu do papel e fez acender a luz amarela no Ministério da Educação (MEC). Em 13 meses, o governo assinou 1.507 convênios com prefeituras de todo o país, mas nenhuma nova unidade entrou em funcionamento. O ministro Aloizio Mercadante admitiu nesta terça-feira o risco de que a meta não seja cumprida, se nada for feito.Ele anunciou que estuda medidas para acelerar o ritmo e disse que o problema não é falta de dinheiro, mas demora das prefeituras para executar as obras:

- Estamos sentindo que o tempo de construção está lento - disse Mercadante.

Para dar mais velocidade ao programa, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do ministério, planeja realizar uma ata nacional de preços. A ideia é selecionar construtoras aptas a erguer creches e pré-escolas nas cinco regiões do país, dentro de padrões de qualidade atestados pelo Inmetro. Assim, as prefeituras só precisariam aderir ao pacote.

- O governo federal libera o recurso, desenha o projeto, mas depende dos prefeitos. Além de liberar integralmente os recursos e assinar os convênios, nós vamos desenvolver novos métodos construtivos que são muito mais rápidos para a construção. Queremos ser parceiros para acelerar esse processo e poder cumprir as metas físicas - disse o ministro.

Ele estima que o novo modelo permitirá reduzir em até dois anos o prazo de construção das unidades. Atualmente, a burocracia para a assinatura dos convênios e a execução das obras consomem cerca de dois anos e meio. Com a ata nacional de preços, esse período poderia cair para até seis meses, segundo o ministro. Uma das possibilidades é construir unidades pré-moldadas, o que economizaria tempo.

O ritmo das obras é lento mesmo entre as creches e pré-escolas conveniadas no governo Lula, no período de 2007 a 2010, no programa batizado de ProInfância. De um universo de 2.528 unidades, somente 25% (628) foram entregues e já têm crianças matriculadas. Uma delas foi inaugurada por Dilma e pelo então ministro Fernando Haddad em Angra dos Reis, no mês passado, dias antes de Haddad deixar o cargo para disputar a prefeitura de São Paulo.

Em 2011, o ProInfância foi incluído na segunda fase do PAC-2, com previsão de R$ 7,6 bilhões para erguer e equipar 6.427 escolas de educação infantil até 2014. Essas unidades oferecem creche e pré-escola, atendendo crianças de até 5 anos.

Nesta terça-feira, Mercadante comentou o relatório divulgado pelo Todos pela Educação. O ministro disse que o problema de crianças e jovens fora da escola se concentra na pré-escola e no ensino médio, e que o governo trabalha em duas frentes: de um lado, quer acelerar o ProInfância, de outro, a aposta é na oferta de ensino técnico-profissionalizante para quem cursa o ensino médio. Segundo o relatório, as crianças de 4 e 5 anos têm a menor taxa de atendimento (80,1%).

- A pré-escola prepara a criança para alfabetizar. Ela já chega pronta (ao fundamental) para aprender a ler e fazer contas.

Em relação ao ensino médio, ele disse que é preciso reduzir a evasão:

- Vamos juntar o ensino técnico-profissionalizante com o ensino médio, para que eles tenham condições de continuar estudando.