quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

IDÉIAS - LEMBRANÇA PARA O DIA DA MULHER

LEMBRANÇA PARA O DIA DA MULHER: Parece que este ano está passando mais rápido do que nunca,! Em pleno carnaval, já estou a procura do que fazer para o dia da mulher, pois acho muito importante que meus alunos valorizem suas mães ou suas cuidadoras.
Navegando pelo mundo da Net, encontrei no site da   ARTE COLORÊ    lindas lembrancinhas para esse dia.
vou postar abaixo , ainda estou em dúvida em qual delas fazer.







OBS. Não tenho os moldes, ok? pois apenas busquei as imagens, para idéias.


beijinhos
http://vivianepatrice.blogspot.com/feeds/posts/default

SAÚDE FOLIA NA JOSUETE

http://smsdc-cfjosuetesantannadeoliveira.blogspot.com/
SAÚDE FOLIA NA JOSUETE:

                                 
                       Josuete Sant'anna em rítimo de carnaval realizou no dia 14 de fevereiro o evento denominado pela clínica de "SAUDE FOLIA", na intenção de trazer à população uma conciência preventiva durante o carnaval.  A Clínica da Família Josuete  Sant'anna de Oliveira trouxe um evento cheio de rítimos e informações a respeito de DST, com distribuição de panfletos e camisinhas, imunização contra hepatite B, coleta para HIV, apresentação do grupo Afro Alatobá que apresentou a capoeira, o jongo e nos enriqueceu contando um pouco da história cultural de sua arte.
                      Também foram feitos a exemplo do outubro rosa de 2011, cortes de cabelo, maquiagem, depilação, massoterapia, uma novidade foi a oficina de máscara para as crianças e em todo o momento também se realizava atendimento para paciente referenciando dengue.







Leonardo Boto no atendimento da massoterapia; Marisa Serafim na depilação; Diane Moraes cortando os cabelos, Paula Marcele ao fundo na maquiagem.













 Oficina de máscara e teatro odonto contou com as ASB's Rosangela e Viviane as agentes Ana Lucia, Cristiane e Darci.

 



Apresentação do grupo Afro Alatobá com muita dança, capoeira, cantos pra animar a tarde.















Todo o dia foi disponibilizado aos eventos e aos serviços oferecidos ao som de marchinhas de carnaval e após também houve exibição da oficina de cinema  com direito a pipoca e guaraná natural.




Fotos Rafael Dias - Montagem Marisa Serafim
Editado por Marisa Serafim

Listagem Final de Classificados - Desafio Rioeduca 2011

http://adaoblogado.blogspot.com/
Listagem Final de Classificados - Desafio Rioeduca 2011:
Quarta-feira, 22/02/2012

Listagem Final de Classificados - Desafio Rioeduca 2011

Tags: desafiorioeduca2011.

Listagem Final dos Textos Finalistas ao Desafio Rioeduca 2011

Parabéns aos que chegaram até esta fase!

Os textos finalistas serão submetidos a uma avaliação final conforme 

regulamento.


Muitos enviaram textos, mas após primeira avaliação da equipe Rioeduca, 
alguns foram remetidos para o site Educação Nota Dez e continuaram concorrendo.
 Os textos finalistas foram os que obtiveram mais de 200 visualizações de usuários
 diferentes (dados de acesso contabilizados pelo Infoglobo) e/ou mais de 20 comentários.

Se você tem alguma constestação ou dúvida acerca deste resultado,
 envie email paranota10@rioeduca.net até o dia 26 de fevereiro com o título
 CONTESTAÇÃO. O resultado dessa contestação será divulgado no dia 27 de fevereiro.

A partir de agora, o número de acessos não faz qualquer diferença na avaliação final. Veja o que diz o regulamento:


"Os trabalhos de maior repercussão nessa mídia (entendendo como formas de
 repercussão: o número de visualizações, o número de comentários positivos, as
 remissões a matérias de mesmo vínculo de conteúdo no Portal Rioeduca,
 etc) serão submetidos à avaliação final que ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro
 e 18 de março. Essa nova avaliação será feita por um comitê de avaliação, 
composto por integrantes do Nível Central, das CREs e das escolas. A lista dos
 participantes dessa comissão será divulgada no portal Rioeduca na segunda
 quinzena de fevereiro. Cada texto será enviado para avaliação de 3 pessoas 
diferentes do comitê sem o nome do(a) autor(a). A avaliação, de 1 a 5 pontos,
 levará em consideração a qualidade do texto, o mérito do relato e sua 
relevância pedagógica."

Veja também o que está no regulamento sobre

 a premiação:


CAPÍTULO VII – Da Premiação na Modalidade Educador

Art. 1. Até três educadores de cada categoria mencionada no Art. 3,
 Capítulo IV, cujos trabalhos forem selecionados pela Comissão Julgadora*,
 serão premiados com um tablet em cerimônia especial que será realizada
 em maio de 2012 em data a ser definida pela E/SUBTE/SME e anunciada
 com antecedência pelo Portal Rioeduca.

*A Comissão Julgadora  será divulgada na próxima segunda-feira,


 dia 27 e determinará a quantidade mínima de pontos para que um

 texto

esteja entre os vencedores, quando não houver mais de três concorrentes

 na mesma categoria.

Mídia e Educação: Que tal criar a notícia da sua vida e ainda estimu...

http://culturamidiaeducacao.blogspot.com
Mídia e Educação: Que tal criar a notícia da sua vida e ainda estimu...: Compartilhamos com vocês um site ( http://www.fodey.com/generators/newspaper/snippet.asp )  com um aplicativo super criativo, a partir do ...

IDÉIAS - ETIQUETAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE CADERNOS!

http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com/
Lindos!!!
ETIQUETAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE CADERNOS!:
OLHA QUE FOFAS ESSAS ETIQUETAS PARA COLAR NO CADERNO DOS NOSSOS ALUNOS E FILHOS, RETIREI DO BLOG PRA GENTE MIÚDA. AMEI E RESOLVI POSTAR PARA VOCÊS. BJOS.














IDÉIAS - Chamadinhas

http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com/
Chamadinhas:
Modelos e moldes de chamadinha para a educação infantil, maternal etc

01 -  Faça o molde do alfabeto bem colorido e utilize para a inicial de cada aluninho uma letrinha com olhinhos. Crie fichas com os nomes e prenda no mural da chamada ou num quadro de pregas, fica muito colorido e bonito!


Modelo 02 - Chamadinha de corações



Chamadinha Borboleta: (site escola dominical)


Chamadinha com pregadores (O nome de cada aluninho será preso em cada pregador)



Chamadinha borboleta (com a foto das crianças. Podem ser feitas fichas com os nomes que serão presas junto com as fotos)





Chamadinha Flores no vaso - Fazer flores e escrever o nome dos alunos, arrumando no vasinho,


que pode ser um pote de sorvete. Durante a rodinha, ir mostrando as flores, cada aluno deverá aos poucos, ir identificando o seu nome. Só permanecem no vaso naquele dia os alunos presentes.)




Chamadinha menino e menina - Fazer um quadro de pregas e prender os garotinhos, os nomes são encaixados nas pregas. Abaixo, moldes de menina e menino que podem ser utilizados.







Chamadinha árvore... Cada aluninho uma maçã






 

Esta postagem pertence ao Espaço Educar.

Prazo de adesão para municípios termina dia 24

http://www.blog.saude.gov.br/
Prazo de adesão para municípios termina dia 24:

Até 24 de fevereiro, os municípios que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) podem se inscrever para participar da Semana Saúde na Escola, que de 5 a 9 de março vai mobilizar as comunidades escolares sobre o tema da obesidade, a ser trabalhado nas escolas ao longo do ano letivo de 2012. A adesão representa um apoio financeiro adicional para ações do PSE.


De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo a POF, os jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.


Como parte do PSE, a semana visa alertar os estudantes da rede pública da educação básica sobre o problema comações deavaliação das condições de saúde,prevenção, promoção eeducação permanente de profissionais, adolescentes e jovens. Em parceria, os ministérios da Saúde e da Educação integram as redes de educação e o Sistema Único de Saúde, articulando as equipes de saúde da família e as de atenção básica com as escolas.


“Na prática, o trabalho integrado gera ações de promoção para a saúde, estimulando a alimentação saudável, bem como práticas corporais e atividade física. A prevenção do tabagismo,do uso de álcool e daviolência também faz parte das ações que o programa incorpora ao cotidiano das escolas municipais que dele participam”, explica a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.


A adesão à mobilização é voluntária e pode ser realizada pela equipe da escola em parceria com a equipe de saúde da família. Para habilitar-se, os municípios e o Distrito Federal deverão ter concluído o processo de pactuação das metas do Programa no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC).


Para apoiar a realização das atividades da Semana, estão previstos incentivos financeiros para os municípios e o Distrito Federal. O valor total do incentivo será repassado de acordo com a quantidade de equipes de saúde da família que aderirem e informarem no SIMEC o resultado das ações realizadas. O repasse será feito pelo Fundo Nacional de Saúde e corresponde a 1/12 da parcela mensal da equipe de saúde da família. “O importante é dar continuidade do desenvolvimento das ações da mobilização ao longo do ano letivo”, resume a coordenadora.


Fonte: Débora Pinheiro / Agência Saúde

Leitura para crianças de 0 a 3 ano

http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com/
Leitura para crianças de 0 a 3 ano:




Vídeo produzido pelo Projeto Entorno fala sobre a importância da leitura para as crianças 
pequenas e mostra como o trabalho com os livros realizado em algumas creches da grande
 São Paulo ajuda a inserir as crianças no mundo das representações.







Para saber mais:
Como escolher boa literatura para crianças?


As dez dúvidas que surgem com frequência sobre sequência de histórias.

Ler para crianças pequenas: Saberes do Professor


Projeto Institucional: Leitura em casa: Sacola Mágica

http://migre.me/7ZLKf

 

Roda de leitura

http://migre.me/7ZLO2


Condições de um bom trabalho de leitura em creche
http://migre.me/7ZN5Q

A criança que chupa o dedo

http://www.pediatriabrasil.com.br/
A criança que chupa o dedo:



 




Chupar dedo: bonitinho ou perigoso?

A sucção é muito importante para as crianças até dois anos de idade e em algumas delas a necessidade de sucção é maior. O bebê suga não apenas para matar a fome, mas também para saciar sua vontade de sugar.

Por esse motivo as mamães não devem se preocupar quando os bebês levam a mão toda à boca. Eles começam a conhecer o mundo pela boca. Além da mão, tudo o que pegarem levarão à boca. As mamães devem ficar atentas se o que for à boca seja somente o dedo e o bebê sugue efetivamente.

O bebê amamentado exclusivamente até os seis meses de vida normalmente tem sua necessidade de sugar saciada e dificilmente vai aceitar uma chupeta ou sugar o dedo. Se a mamãe apresentar grande oferta de leite, estiver sempre com as mamas cheias, o bebê não fará muito esforço para sugar, matando sua fome rapidamente, mas não sua vontade de sugar.

Nesse caso, há grandes possibilidades de o bebê encontrar o dedo, já que a necessidade de sucção não foi saciada. A mamãe que tem muito leite deve antes das mamadas ordenhar (retirar) o leite até que as mamas fiquem mais vazias e o bebê tenha que se esforçar para mamar e então matar a fome e a vontade de sugar.

Para crianças que não amamentam ou que já introduziram outros alimentos, o leite, a água ou o suco pode ser oferecido em copos de bico com válvulas que necessitam do esforço do bebê para a retirada do líquido.

Chupar o dedo ou a chupeta?

A fonoaudióloga Jamile Elias alerta para o abuso de dedo na boca. “Os prejuízos causados pela sucção do dedo prolongada são normalmente maiores do que os causados pela sucção da chupeta. A chupeta pode ser jogada fora, esquecida em casa em algum passeio ou mesmo ser retirada pelos pais enquanto a criança dorme ou brinca”, informa.

“Já o dedo está sempre disponível, não tem jeito de ser retirado e por isso é mais fácil de se tornar um vício e mais difícil de ser retirado”, concluiu Jamile Elias.

Chupar dedo pode causar problemas à criança

Alterações na arcada: a sucção do dedo leva a alterações da arcada dentária como mordida aberta, cruzada ou profunda, dependendo da posição em que o dedo é levado à boca, da força durante a sucção, ou da posição da mandíbula durante a sucção.

Respiração bucal: as alterações descritas acima levam a criança a respirar pela boca, pois deixam a musculatura oral flácida. Crianças com respiração bucal podem apresentar roncos ou baba enquanto dormem, irritabilidade, cansaço fácil em atividades físicas, bruxismo, alterações da postura, apetite diminuído, respiração e mastigação ruidosas, hiperatividade ou sonolência e dificuldade de aprendizagem.

Prejuízo do desenvolvimento da fala: “alterações na arcada dentária e a respiração oral também podem afetar a fala da criança, que trocará os sons na hora de falar e, se não corrigido antes da criança entrar na escola, pode criar problemas na alfabetização”, esclareceu Jamile Elias.

Como fazer a criança parar de chupar o dedo

• Para evitar a sucção do dedo, além do aleitamento materno, a mamãe precisará de muita paciência.

• Para tentar tirar o dedo do caminho à boca, ofereça mordedores, preferencialmente gelados (coloque-os na geladeira antes de oferecer à criança). Assim a criança se entreterá com o mordedor e esquecerá o dedo.

• Sempre que a criança estiver com o dedo na boca, não recrimine, apenas tente distraí-la para outra atividade que tenha que fazer uso das mãos. Se o hábito já for vicioso, consulte um profissional como fonoaudiólogo, dentista ou psicólogo para ajudar nesse hábito tão prejudicial.

Fonte: Pediatria em Foco / Pediatria Brasil

• Mais dicas de Como fazer seu filho parar de chupar dedo.

Última atualização: 21/02/2012.

Gostou desta postagem? Não deixe de:

Assinar o feed do Pediatria Brasil (serviço gratuito).

Receber as atualizações do site em seu e-mail (serviço gratuito).

Conhecer o Mapa do Blog (serviço gratuito).

• Clicar em Tweet para twittar esta postagem (serviço gratuito).





Pediatria Brasil - Anúncios

Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

Adaptação: Conhecendo-se e fazendo-se conhecer.

http://cmzuzuangel.blogspot.com/
Adaptação: Conhecendo-se e fazendo-se conhecer.:
O período da adaptação é o tempo de conhecer e estabelecer um vínculo afetivo com ambiente, com os responsáveis, com as crianças, com os educadores, com os amigos e com a rotina na CM Zuzu Angel. Só depois de estabelecido este vínculo é que nossas crianças se sentirão seguras e tranqüilas e nosso trabalho seguirá com qualidade.
Iniciamos o ano com reuniões com as famílias, onde apresentamos nossa proposta de trabalho tanto em nível administrativo como pedagógico.
Contamos com a participação dos Bombeiros: 10 Minutos Contra a Dengue.
Uma das formas de ajudar no extermínio da dengue no Rio de Janeiro é envolver toda a população no combate à doença, já que algumas medidas de prevenção são simples e podem ser facilmente realizadas pelas pessoas.


Após a reunião, as educadoras realizaram a entrevista com cada família, em que são colhidos dados da história de vida da criança, suas preferências, sono, alimentação, rotina familiar, saúde, etc.

Na iniciação da criança pequena na escola, destaca-se que o tempo para conhecer e os processos de comunicação são as dimensões fundamentais para a compreensão e assimilação do novo, seja ele para a criança, para membros da família (em especial a mãe) e para as próprias educadoras, levando-se em consideração as especificidades do desenvolvimento infantil e do adulto. Entende-se a vivência desse processo constituída de oportunidades, para os indivíduos que dele fazem parte – adultos e crianças (...) (Martinez,1998:156).

Terminamos a semana com o "Baile da Amizade"...
Alegria, músicas,  máscaras,  fantasias e amizades...