segunda-feira, 5 de março de 2012

Serviço acolhe e orienta mulheres vítimas de violência

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Serviço acolhe e orienta mulheres vítimas de violência:

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Blog da Saúde irá homenagear as mulheres com posts especiais. De hoje até sábado, iremos destacar a saúde feminina e mostrar como o Sistema Único de Saúde (SUS) se preocupa com as brasileiras. Para começar, vamos falar sobre a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, meio de comunicação de enfrentamento à violência contra a mulher.


A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço de atendimento telefônico da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, criado para que as mulheres possam se manifestar sobre a violência de gênero, em suas diversas formas. O serviço presta seu atendimento com foco no acolhimento, orientação e encaminhamento para os diversos serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em todo o Brasil.


Dados divulgados no último mês pela SPM mostram que o serviço totalizou 667.116 ligações – uma média de 1.828 por dia, em 2011. São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados que lideram o ranking de ligações. Se considerada a população feminina, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 13.558 ligações. O tipo de relato mais freqüente refere-se à violência física (lesão corporal leve), com 16.985 relatos.


Para entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, basta ligar 180. As ligações podem ser feitas por qualquer telefone – seja ele móvel ou fixo, particular ou público (orelhão, telefone de casa, telefone do trabalho, celular). É importante saber que toda ligação feita à Central é gratuita. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados.


A área técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde é a responsável pelas ações de enfrentamento da violência contra a mulher e é parceira do Ligue 180.


Mônica Plaza / Blog da Saúde

Jogos cooperativos X Jogos competitivos

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Jogos cooperativos X Jogos competitivos:

Crianças e adolescentes gostam de competir e o objetivo de “ganhar o jogo” faz com que percam a apatia, timidez e o medo de errar, transforma alunos calados e distraídos em jogadores altamente ativos e participantes.

Por outro lado os adultos têm medo de perder e numa classe com alunos mais velhos os jogos cooperativos podem surtir um efeito bem melhor porque ninguém se sente “exposto”, a tônica é colaborar.

Como preparar e adaptar

Pegue qualquer jogo bem conhecido (tipo a dança das cadeiras) e adapte-o para que ao invés de competirem e haver apenas um ganhador (que será o único que irá apreciar totalmente o jogo) todos colaborarão uns com os outros e todos se divertirão e aprenderão.

No caso da dança das cadeiras, que tal ir retirando as cadeiras mas não retirar nenhum jogador, assim eles terão que se acomodar nas que vão sobrando até que reste apenas uma? Terão que sentar-se na ponta da cadeira, no colo uns dos outros, terão que segurar-se nos outros para equilibrarem-se sobre a cadeira.

Com certeza darão muitas risadas e aprenderão as vantagens de colaborar uns com os outros. Ao terminar a brincadeira dessa forma, pergunte a eles o que acharam, o que aprenderam. Pode-se também fazer a brincadeira da forma tradicional (tirando uma cadeira e um jogador, o ganhador será o último a sentar-se na última cadeira restante) e depois da forma sugerida acima?

Ao terminar as duas versões, pergunte aos jogadores o que acharam de diferente da primeira e da segunda versões. Pergunte como se sentiram jogaando cada uma. Pergunte o que aprenderam com a brincadeira, o que acham que você queria passar a eles com ela.

Usando a brincadeira para praticar

Claro que o professor não pode perder essa chance de fornecer prática em sua matéria. Se você é professor de idiomas, use na brincadeira uma música que você já ensinou a seus alunos, que eles saibam cantar. E peça que a cantem enquanto jogam.

Bom divertimento a todos!

Zailda Coirano

Nessa postagem você aprendeu a transformar jogos competitivos em jogos cooperativos e como usá-los para praticar o que ensinou.

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Circular E/SUBTE nº 01/2012

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Circular E/SUBTE nº 01/2012:

Circular E/SUBTE nº 01/2012

Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2012

Sr(a) Coordenador(a),
Sr(a) Gerente de GED,
Sr(a) Diretor(a),
Sr(a) Professor(a),

Essa circular tem o objetivo de informar acerca de diversos assuntos. Peço a gentileza de lerem com cuidado e divulgarem as informações para toda a comunidade escolar.

INTERNET NAS ESCOLAS, CRECHES E EDIS


Olimpíada de Matématica de 2012 recebe inscrições até dia 30

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Olimpíada de Matématica de 2012 recebe inscrições até dia 30:

Agência Brasil

Escolas públicas interessadas em participar já podem inscrever seus alunos

Escolas interessadas em participar da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) podem se inscrever até 30 de março no site do evento. A competição, promovida pelo ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), é destinada a alunos do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental e para os do ensino médio.


No ano passado, 18,7 milhões de estudantes de 44 mil escolas participaram da olimpíada, que é organizada em duas fases. A primeira prova é objetiva e será aplicada no dia 5 de junho. Os alunos com os melhores resultados são selecionados para a segunda fase, composta de prova discursiva, marcada para o dia 15 de setembro.


Os 400 melhores alunos do ensino fundamental e os 100 melhores do ensino médio receberão medalhas de ouro. Os participantes ainda poderão conquistar medalhas de prata e bronze, totalizando mais de 4 mil premiações. Também serão concedidas menções honrosas. Os medalhistas terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que dá direito a uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Já os professores dos alunos premiados receberão tablets e placas de homenagem, de acordo com o número de medalhas conquistadas. As escolas com bom desempenho na olimpíada também podem ser contempladas com computadores, softwares relacionados ao ensino da matemática, impressoras e troféus.


O regulamento está disponível no site da Obmep.

PROBLEMAS MATEMÁTICOS CURIOSOS

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PROBLEMAS MATEMÁTICOS CURIOSOS: PROBLEMAS CURIOSOS:

1. Uma pera custa igual a uma maçã, mas duas cerejas e quatro peras custam igual a cinco maçãs. Se uma cereja custa R$ 0,20, quanto custa uma pera?

2. Três árabes têm um irmão. Este irmão morre sem deixar irmãos. Como se explica isso?

3. Torne verdadeira a igualdade abaixo, colocando sinais de adição e subtração entre os números:
1 2 3 4 5 6 7 8 9=100

4. Três gatos comem três ratos em três minutos. Um gato comerá um rato em quantos minutos?

5. Alguns meses têm 30 dias, outros 31. Quantos meses têm 28 dias?

6. Se um médico lhe dá três comprimidos e te pede para tomar a cada meia hora, em quanto tempo você terá tomado todos?

7. Um fazendeiro tinha nove ovelhas. Todas, menos nove, morreram. Quantas ovelhas ficaram vivas?

8.Você tem um fósforo e entra num quarto escuro e tem um aquecedor a óleo, uma lâmpada a querosene e uma vela. Qual você acende primeiro?

9. Quantos animais de cada espécie Moisés levou na arca?

10. Pegue duas de três maçãs, quantas maçãs você tem agora?

11. De que lado a galinha tem mais penas?

12. Se você dirigir um ônibus com 43 passageiros a bordo, saindo de São Paulo, parar em Campinas para pegar 7 passageiros e deixar 5, parar em Araraquara para deixar 8 passageiros e finalmente chega em São José do Rio Preto 8 horas depois, qual é o nome do motorista?

13. Numa horta há 5 árvores, cada árvore com 6 galhos, cada galho com 2 ninhos, cada ninho com 3 ovinhos. À R$ 12,00 a dúzia, quanto custa cada ovo?

14. Meu avô tem cinco filhos; cada filho teve outros quatro filhos. Quantos primos tenho?

15. Um homem foi até a padaria e contou a sua direita 23 árvores. Na volta contou a sua esquerda 23 árvores. Quantas são as árvores no total?

16. Como escrever 11, usando apenas 3 vezes o algarismo 2?

17. Pela estrada caminhavam, em fila, 50 burros. O da frente olhou para trás. Quantos burros contou?

18. Divida 30 por ½ e some 10. Quanto você achou?

19. Eu fui para cama às 8 h da noite. Dei corda no relógio e botei para despertar às 9 h da manhã. Quantas hora de sono eu tive antes de despertar o alarme do despertador?

20. Quando 4 pessoas se encontram, quantos apertos de mão são possíveis? E se fossem 6 pessoas?

RESPOSTAS

1- Uma pera custa R$0,40.
2- As três árabes eram mulheres.
3- 123 – 45 – 67 + 89 = 100
4- Três minutos.
5- Todos têm 28 dias.
6- Uma hora.
7- Nove ficaram vivas.
8- O fósforo
9- Não foi Moisés que levou os animais na Arca, e sim Noé.
10- Duas maçãs.
11- Do lado de fora.
12- O nome de quem está lendo o problema.
13- Custa um real cada ovo.
14- Dezesseis primos.
15- Vinte e três árvores.
16- 22 : 2 = 11
17- Burro não sabe contar.
18- Setenta.
19- Uma hora, pois o relógio era a corda, portanto não diferencia 8h00 de 20h00.
20- Se for 4 pessoas são possíveis 6 apertos de mãos e se for 6, são possíveis 15 apertos de mãos.

Bolsa Família: é importante atualizar o cadastro!

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Bolsa Família: é importante atualizar o cadastro!:







A SMAS segue realizando as atualizações dos
cadastros do Programa Bolsa Família até o dia 29 de março. As famílias que
participam do programa devem confirmar seus dados em um dos 47 dos Centros
de Referência da Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade.






Já as
famílias com renda inferior a três salários mínimos e que ainda não recebem o
benefício, podem se inscrever também nas unidades. Confira a entrevista no BomDia Rio de hoje, 05/03, com mais informações.




Período de Acolhimento, momento de receber nossos alunos com todo carinho.

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Período de Acolhimento, momento de receber nossos alunos com todo carinho.:
A equipe da escola Ana Maria se preparou para receber os alunos com todo o carinho, organizando os ambientes de forma agradável e acolhedora para que se sentissem confortáveis e felizes, neste momento de adaptação. Passamos por esse período de forma bem tranquila.



Baterias recarregadas, é hora de recomeçar com força total!

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Baterias recarregadas, é hora de recomeçar com força total!:
O ano letivo de 2012 começou. A equipe pedagógica da escola Ana Maria se preparou para a nova jornada durante o período de acolhimento. Nos momentos de Centro de Estudos, realizamos atvidades muito enriquecedoras, que contribuíram para o aperfeiçoamento do nosso fazer pedagógico.



Má respiração no sono levaria a problemas de conduta em crianças

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Má respiração no sono levaria a problemas de conduta em crianças: Um estudo realizado com mais de 11 mil crianças ao longo de seis anos constatou que transtornos de respiração ao dormir podem gerar problemas de comportamento, segundo um artigo publicado nesta segunda-feira, 5, pela revista "Pediatrics". De acordo com os pesquisadores do Colégio Albert Einstein


NOVA FUNDAÇÃO JOÃO GOULART CHEGA PARA APRIMORAR AS LIDERANÇAS DA PREFEITURA

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NOVA FUNDAÇÃO JOÃO GOULART CHEGA PARA APRIMORAR AS LIDERANÇAS DA PREFEITURA:
A partir de hoje, começa a funcionar a nova Fundação João Goulart. Reestruturada e com novo propósito, a instituição terá como principal objetivo descobrir e desenvolver os Líderes Cariocas. Com a nova estrutura, a Prefeitura do Rio pretende aprimorar as lideranças entre seus servidores, fazendo valer os méritos de cada funcionário de forma segura e duradoura, baseada em resultados eficazes nos diversos setores.

Já como uma primeira ação será formada uma turma de servidores no COPPEAD Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No primeiro ano, serão três turmas de 45 alunos cada (um no primeiro semestre e duas no segundo). As inscrições serão online, através do site www.liderescariocas.rio.rj.gov.br, onde os servidores também encontrarão todos os detalhes dos processos de inscrição e seleção.
Além de garantir à Prefeitura líderes em quantidade e qualidade necessárias para executar todas as rotinas e projetos necessários a fazer do Rio de Janeiro a melhor cidade do Hemisfério Sul para se morar e trabalhar, a nova Fundação João Goulart terá a missão de gerenciar o conhecimento em liderança na administração pública municipal.

Os selecionados terão regras diferenciadas de gratificação adicionais aos Acordos de Resultados, cursos exclusivos e acompanhamento individual de seu desenvolvimento profissional.
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DECRETO N.° 35177 DE 2 DE MARÇO DE 2012
Restabelece a Fundação Instituto João Goulart de Estudos de Administração Pública da Cidade do Rio de Janeiro - FJG como entidade integrante da Administração Pública Indireta Municipal e dá outras providências.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO que o estabelecimento de um projeto de futuro para o Rio constitui elemento fundamental para nortear a atuação do Governo de nossa Cidade, razão pela qual foi desenvolvido, em 2009, o primeiro Plano Estratégico da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro;

CONSIDERANDO que, para enfrentar os novos desafios relacionados ao cumprimento das metas estratégicas da Municipalidade, é necessário aprofundar a cultura de meritocracia, desenvolver e motivar servidores de destaque, atrair novos profissionais de alto desempenho e melhorar as políticas e estruturas de gestão de pessoas, focando em Líderes que possam se tornar Gestores de excelência;

CONSIDERANDO a relevância de se desenvolver estrategicamente a Política de Gestão de Gente no âmbito desta Municipalidade, a fim de valorizar e aperfeiçoar a potencialidade cognitiva, produtiva e multiplicadora de saberes e processos por parte dos servidores públicos municipais que possam ser guindados à posição de Líderes;

CONSIDERANDO a criação da Subsecretaria de Gestão de Gente no âmbito da Secretaria Municipal da Casa Civil, através do Decreto Municipal nº 34.109/2011 de 11 de Julho de 2011, que tem como atribuições, dentre outras, a de propor Políticas de Gestão de Gente e de criar estratégias para identificar talentos e desenvolver lideranças para a Municipalidade, de forma a consolidar a meritocracia;

CONSIDERANDO que a Lei Municipal n° 1.848, de 27 de fevereiro de 1992, já autorizara a instituição de uma fundação destinada à coordenação de ações voltadas ao aperfeiçoamento do Quadro de Pessoal da Comuna e ao estímulo à realização de estudos sobre Administração Pública;

CONSIDERANDO a possibilidade regulamentar de disciplina da organização e do funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Municipal, mediante ato normativo do Chefe do Executivo, haja vista o disposto no artigo 84, inciso VI, alínea “a”, da Constituição, e no artigo 107, inciso VI, alínea “a”, da Lei Orgânica deste Município, com redação dada pela Emenda nº 23, de 8 de novembro de 2011;

D E C R E T A:

Art. 1.º Fica revogado o inciso IV do artigo 1º do Decreto nº 26.210, de 7 de fevereiro de 2006, restabelecendo-se, sem aumento de despesa, a Fundação Instituto João Goulart de Estudos de Administração Pública da Cidade do Rio de Janeiro - FJG, código 1141, vinculada à Secretaria Municipal da Casa Civil, com sede e foro na Cidade do Rio de Janeiro e prazo de duração indeterminado, na forma do artigo 1° da Lei Municipal n° 1.848, de 27 de fevereiro de 1992.

Parágrafo único À Secretaria Municipal da Casa Civil caberá a supervisão da atuação da Fundação João Goulart, sem prejuízo de sua autonomia.

CAPÍTULO I

Competências

Art. 2° O exercício das competências legais da Fundação João Goulart deverá ter como foco e vetor teleológico a formulação de estratégias de captação, seleção, gestão, aprimoramento, desenvolvimento e premiação das lideranças do Quadro de Pessoal do Município do Rio de Janeiro.

§1º Ficam preservadas as atribuições conferidas ao Subsistema de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração para os servidores em geral, mantido o foco da Fundação João Goulart nos servidores-líderes;

§2º Sempre que houver aparente conflito de atribuições entre as competências da Secretaria Municipal de Administração e da Fundação João Goulart, o critério distintivo será o previsto no caput e §1º deste artigo, sem prejuízo de eventuais ações conjuntas;

§3º A organização e execução dos concursos públicos para admissão de servidores públicos municipais continua sob competência da Secretaria Municipal de Administração, cabendo à Fundação João Goulart a concepção, propositura e desenvolvimento de procedimentos de seleção de líderes;

§4º Fica a Fundação João Goulart incumbida da prévia análise técnica, mediante parecer, das minutas de contratos da Administração Direta e Indireta que versem especificamente sobre serviços relacionados ao disposto no caput deste artigo, devendo atuar como respectiva terceira-interveniente.

CAPÍTULO II

Patrimônio e Recursos

Art. 3° Deverá haver dotação inicial do Município, para re-instituição da Fundação, no montante de recursos necessários ao exercício da autonomia financeira e orçamentária da entidade.

Parágrafo único. Caberá à Superintendência de Orçamento da Secretaria Municipal de Fazenda instituir a unidade orçamentária própria à entidade.

Art. 4º Também constituem patrimônio da Fundação os bens e recursos definidos nos incisos II a VI da Lei Municipal nº 1.848, de 27 de fevereiro de 1992.

Parágrafo único. Os bens e direitos da Fundação serão utilizados exclusivamente para a consecução de seus fins.

CAPÍTULO III

Dos Órgãos Dirigentes

Art. 5° São órgãos dirigentes da Fundação:

I – Conselho Curador; e

II – Presidência;

Art. 6º O Conselho Curador é o órgão de deliberação da Fundação, ao qual incumbe:

I – participar da formulação das políticas e da definição das diretrizes da entidade;

II – aprovar o Regimento Interno da Fundação;

III – apreciar as questões que lhe forem submetidas pelo Presidente;

IV – acompanhar a gestão administrativa e financeira e a execução orçamentária da entidade.

Art. 7º Caberá ao Presidente da Fundação João Goulart:

I - praticar todos os atos necessários à administração da entidade, inclusive normativos, ressalvadas as competências do Conselho Curador;

II - representá-la ativa e passiva, judicial e extrajudicialmente;

III – secretariar os trabalhos do Conselho Curador;

IV – dar execução às decisões tomadas pelo Conselho;

V - acompanhar o desenvolvimento profissional e funcional dos servidores-líderes, com vistas à propositura de planos, programas, projetos e ações ao Conselho Curador;

VI – emitir pareceres em contratos que tenham como objeto a matéria de que trata o artigo 2º, caput, deste Decreto.

CAPÍTULO IV

Disposições Transitórias

Art. 8º No prazo de trinta dias, deverá ser consolidado, por decreto, o novo Estatuto da Fundação João Goulart, observado, em especial, o disposto no artigo 1º, caput e §1º, deste Decreto.

Art. 9º Após a edição do referido Estatuto, caberá à Coordenadoria Especial de Gestão Institucional da Secretaria Municipal da Casa Civil a definição da estrutura da entidade e a especificação das competências de seus órgãos.

Art. 10 Fica extinta a Subsecretaria de Gestão de Gente – CVL/SUBGG, código 10002, da Secretaria Municipal da Casa Civil e criada a Gerência de Gestão de Gente – CVL/GGG, código 44413, na mesma Pasta.

Art. 11 Fica alterada a Codificação Institucional dos cargos, na forma abaixo:

Art. 12 Os ocupantes dos Cargos em Comissão, extintos neste Ato, ficam automaticamente exonerados/dispensados.

Art. 13 Os órgãos competentes adotarão as providências necessárias à execução do presente Decreto.

Art. 14 Os efeitos administrativos do presente Ato retroagem a 1.º de março de 2012.

Art. 15 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 2 de março de 2012; 448º ano de fundação da Cidade

EDUARDO PAES

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 05 mar. 2012 (edição de 05 mar. 2012)

Mais de 5 milhões de estudantes receberão orientação sobre obesidade

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Mais de 5 milhões de estudantes receberão orientação sobre obesidade:

Mais de 5 milhões de alunos com idade entre 5 e 19 anos que frequentam escolas públicas em todo país terão uma programação diferenciada de hoje (5) até a próxima sexta-feira (9). Os ministérios da Saúde e da Educação realizam a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como tema a obesidade em crianças e adolescentes. Profissionais que fazem parte da Estratégia Saúde da Família, coordenada pelo Ministério da Saúde, farão avaliações nutricionais em estudantes de mais de 22 mil escolas públicas em 1.938 municípios que aderiram à iniciativa de mobilização. Também estão previstas atividades e palestras envolvendo a comunidade escolar (alunos, profissionais e funcionários) e visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde localizadas próximo às escolas.


A Semana de Mobilização Saúde na Escola acontecerá todos os anos e foi instituída por portaria publicada no Diário Oficial da União. A adesão é voluntária e é uma das ações previstas no Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação desde 2007 e que foi integrado ao Programa Brasil sem Miséria. “O PSE promove a articulação da rede básica de educação com o Sistema Único de Saúde para atenção, promoção e prevenção dos estudantes de 5 à 19 anos e a Semana é o pontapé inicial, uma forma das equipes se entrosarem, se conhecerem e, a partir daí, programarem as atividades que serão realizadas no ano”, explica o Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.


Neste ano, o tema de trabalho prioritário da Semana será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, 1 em cada 5 apresentam excesso de peso. O secretário alerta que é preciso intervir o mais rápido possível nessa realidade. “É um problema que já afeta 1/5 da população infantil, por isso temos que agir agora para não termos uma geração futura de obesos, hipertensos, diabéticos, com riscos cardiovascular, renal e cerebral aumentada”, explica.



Ações – O lançamento da Semana de Mobilização Saúde na Escola acontece, nesta segunda-feira, na Escola Municipal Oswaldo Cruz, em Belo Horizonte (MG). Uma das ações que será realizada durante a semana é avaliação nutricional dos estudantes, quando os profissionais das equipes do Programa Saúde da Família vão pesar e medir os alunos e calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC). Além de orientações nutricionais, os profissionais encaminharão os estudantes que estiverem com excesso de peso para as Unidades Básicas de Saúde. “Sabemos que é mais fácil tratar a obesidade nas crianças e adolescentes, por isso a intervenção nessa fase é extremamente importante para que essas crianças se tornem adultos saudáveis”, afirma o secretário. As famílias também visitarão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para conhecerem os serviços ofertados. As UBSs são capazes de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas daquele território que ela é responsável, desafogando dessa maneira os hospitais de referência da região.


Investimento – O Ministério da Saúde autorizou, em dezembro de 2011, o repasse de R$ 118,9 milhões referente aos 2.495 municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola e se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas. Os municípios já receberam 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos após prestação de contas das ações em desenvolvimento. Já os municípios (1.938) que aderiram à Semana de Mobilização Saúde na Escola vão receber um incentivo extra de R$ 558,00 por equipe de saúde da família envolvidas na ação.


Fonte: Paula Rosa / Agência Saúde

Manual ensina a ler rótulos de alimentos e ajuda na escolha dos mais nutritivos

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Manual ensina a ler rótulos de alimentos e ajuda na escolha dos mais nutritivos:

Foto: Tetra Images/Corbis


A composição nutricional de um alimento pode variar entre produtos similares. Um biscoito, por exemplo, pode ter quantidade e tipo de nutriente diferente quando analisado perante marcas diferentes. Para auxiliar o consumidor na escolha e facilitar a compreensão dos rótulos de alimentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui o Manual de orientação aos consumidores, com o objetivo orientar o consumidor a fazer a leituras dessas informações de forma clara e precisa.


“As pessoas precisam entender que a composição do alimento pode ser distinta mesmo que ele seja da mesma família. A Anvisa fiscaliza se aquelas informações contidas nos rótulos estão corretas e se a variação na quantidade está dentro dos padrões permitidos. O fabricante decide o quanto de gordura, de açúcar, de sódio e outros nutrientes. Mas precisa colocar a informação correta no rótulo. É disso que cuidamos”, explica a gerente de Produtos Especiais da Anvisa, Antônia Maria Aquino.


Para ela, o principal cuidado que as pessoas precisam ter antes de comprar ou consumir um produto é a verificação de nutrientes que, quando consumidos regularmente, prejudicam a saúde. “Alimentos com alto teor de gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio são preocupantes. A gente deve sempre optar por ter uma alimentação mais saudável e com baixo consumo desse tipo de nutriente”, enfatiza.


Antônia Maria Aquino afirma que o manual é bastante utilizado pelos órgãos de defesa do consumidor, instituições que estão comprometidas com a saúde da população e pelas pessoas de modo geral. “Facilitando a compreensão dos termos usados na rotulagem, nós também estamos aumentando o potencial de proteção e promoção da saúde”.


Acordo para Prevenção de Doenças – A redução do consumo de sódio no Brasil é uma das estratégias do governo federal para o enfrentamento às doenças crônicas, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, juntamente com representantes da indústria alimentícia, assinou, em dezembro de 2011, nova fase do acordo que prevê a redução gradual de sódio em 16 categorias de alimentos, incluindo os alimentos que estão entre os mais consumidos pelo público infanto-juvenil como batatas fritas e palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces ou salgados). O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. As metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2014 e aprofundadas até 2016.


O acordo firmado pelo Ministério da Saúde inclui a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).


Confira o Manual de orientação aos consumidores – Educação para o Consumo Saudável.


Fonte: Soraya Lacerda / Agência Saúde

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 08 DE MARÇO

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DIA INTERNACIONAL DA MULHER 08 DE MARÇO:
HORÁRIO: 09h00min às 13h00min
LOCAL: MERCADÃO DE MADUREIRA
Avenida Min. Edgard Romero, 239 – Madureira – RJ
(hall das escadas rolantes)

OFERECEREMOS: AÇÕES VOLTADAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER E PREVENÇÃO COM OS SEGUINTES TEMAS: DST/AIDS, PLANEJAMENTO FAMILIAR, PROGRAMA CEGONHA CARIOCA, PREVENÇÃO DE CÂNCER DE MAMA E COLO DO ÚTERO E TABAGISMO.

DISTRIBUÍÇÃO DE PRESERVATIVOS E MATERIAIS INFORMATIVOS, DIVULGAÇÃO DO DISQUE 180.

Ø Com profissionais de saúde para orientação.

PROJETO DO IAPOQUI AO CHUÍ: EU, DESCOBRIDOR DO BRASIL

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PROJETO DO IAPOQUI AO CHUÍ: EU, DESCOBRIDOR DO BRASIL:
CRECHE MUNICIPAL ZILKA SALABERRY
PROJETO
DO IAPOQUI AO CHUÍ: EU, DESCOBRIDOR DO BRASIL

DIREÇÃO: CÁTIA CRISTINA B GOMES E CRISTINA RAMOS

PROFESSORA ARTICULADORA:VÂNIA CRISTINA CHAVES PINTO




APRESENTAÇÃO:

“Somente através da prática (trans) formadora é que poderemos construir uma sociedade mais justa, que inclui e não exclui, que perceba a escola como espaço de construção, através da valorização, das individualidades, do respeito, para com as diferenças, com a cultura de cada um, onde a educação é o elemento essencial para um mundo melhor”.
Busca-se neste projeto explorar as diversidades encontradas nas regiões do nosso país e com isso possibilitar o conhecimento das características singulares de cada região.

JUSTIFICATIVA:

Tendo como pressuposto o nosso Projeto Político Pedagógico “BRINCANDO DESCUBRO O MUNDO”, o Projeto “DO IAPOQUI AO CHUÍ: EU DESCOBRIDOR DO BRASIL” propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também com toda a comunidade sobre a identidade cultural destes e as várias culturas existentes no país, sendo um subsídio como ponto de partida para sair do seu próprio local e romper fronteiras em busca de novos conhecimento sobre as origens e as peculiaridades de cada região brasileira.

OBJETIVO GERAL:

Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;

ü Descobrir e reconhecer as regiões brasileiras a partir das suas particularidades;

ü Conhecer a história da origem de cada região;

ü Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e seus pares, fortalecendo a auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

ü Possibilitar a construção e valorização da cultura brasileira, buscando uma verdadeira identidade cultural;

ü Entrar em contato com manifestações artísticas, expressões de sua cultura;

ü Participar de brincadeiras, cantigas de roda , jogos específicos de cada região;

DESENVOLVIMENTO:
O projeto será apresentado as turmas na roda de conversa através da demonstração de gravuras das regiões brasileiras.
As turmas dos maternais ficarão responsáveis em explorar uma das cinco regiões brasileiras: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, singularizando cada cultura no âmbito social e coletivo, através das diversas linhas do conhecimento interdisciplinar. A turma do Berçário ficará responsável em explorar a origem do nosso pais, dando destaque os primeiros habitantes – OS ÍNDIOS.
Cada turma trabalhará a origem e características específicas da região escolhida, através do diálogo coletivo, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas culturas.
No decorrer do projeto será apresentada a localização de cada região no mapa do Brasil para observação e conhecimento do clima, pontos turísticos, linguagem (fala-sotaque), comidas típicas, histórias, pontos turísticos, vestuário, literatura, músicas, danças, tipos fisicos etc...Além disso, participará de experiências nas oficinas do sabor, do cheiro e do artesanato nas quais terá a oportunidade de vivenciar, sentir e degustar peculiaridades de cada região.

ATIVIDADES:

Conversa e registro no blocão (sondagem dos conhecimentos prévios);
ü Apresentação do mapa do Brasil;
ü CORES: trabalhar as cores da bandeira, roupas etc...
ü Relacionar nomes de comidas típicas;
ü Jogos e brincadeiras;
ü Contação de histórias;
ü Representação de cantigas e lendas;
ü Construção de textos coletivos (à vista de gravuras);
ü Recorte e colagem;
ü Quebra-cabeça (mapa do Brasil)
ü Confecção de personagens;
ü Brinquedos cantados;
ü Dramatização;
ü Modelagem com massinha;
ü Leitura de diversos tipos de textos (jornais, revistas, livros etc.)

RECURSOS:

DVD, músicas, histórias, livros, CD, tintas, papeis variados, cola, revistas, jornais, gravuras, brinquedos, jogos pedagógicos, tintas, pincéis etc...

AVALIAÇÃO:

Será através de registros por parte do professor na sala frente a participação de cada criança de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.
A avaliação será feita também através do resultado da exposição dos trabalhos na culminância do projeto.

“A criança só pode entender a diversidade se perceber que faz parte disso.”

PROJETO ELABORADO PELA PROFESSORA ARTICULADORA VÂNIA CRISTINA