terça-feira, 27 de março de 2012

Miguel Couto terá unidade especializada em AVC

 http://www.blog.saude.gov.br/

Miguel Couto terá unidade especializada em AVC:

Fotos: Erasmo Salomão - ASCOM/MS
O Hospital Municipal Miguel Couto vai ganhar, no segundo semestre deste ano, uma unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) com oito leitos. A necessidade desta enfermaria especializada foi identificada no diagnóstico feito pelo S.O.S Emergências, ação do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. O sistema de monitoramento de leitos implantado na emergência mostrou que essa patologia tem uma das maiores ocorrências entre os pacientes de permanência prolongada nas salas amarela (para casos graves) e vermelha (gravíssimos).
A unidade vai funcionar no segundo andar do setor de emergência, após obras que reorganizarão a área do pronto-socorro do hospital. Todos os leitos da unidade de AVC contarão com monitores de multifunções, equipamentos e camas hospitalares modernas – que serão compradas com recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, através do S.O.S Emergências.
Nesta enfermaria especializada será aplicada linha de cuidados para o tratamento de AVC isquêmico com o uso de trombolíticos, medicamentos capazes de dissolver as obstruções das artérias cerebrais, diminuindo as seqüelas às quais o paciente está sujeito.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC é a terceira maior causa de morte natural na população adulta no mundo (atrás do câncer e do infarto) e a primeira no Brasil (cerca de 100 mil óbitos ao ano). Também é um dos principais motivos de incapacidade no mundo: aproximadamente 70% dos pacientes que sofrem um acidente vascular cerebral não retomam uma vida produtiva. “Reconhecer cedo e iniciar imediatamente o tratamento do AVC – em até quatro horas da ocorrência – são condições fundamentais para se reverter a deficiência e devolver o paciente a uma vida normal”, destaca o diretor do hospital Miguel Couto, Luiz Alexandre Essinger.
Fonte: Elaine Duim /Agência Saúde

Maravilha de trânsito!

 http://moniqueiroz.blogspot.com/
Mônica, trabalho lindo!!
Maravilha de trânsito!:
No livro "Se criança governasse o mundo..." o autor Marcelo Xavier escreve em nome das crianças alguns mandamentos que provavelmente seriam suas escolhas.
No caso do trânsito (nem gosto de pensar no caos diário que encontramos nas principais vias da cidade), se governado pelas crianças, seria uma maravilha!


Brincando, nossos pequenos condutores de velotrol entenderam que podem seguir enquanto o sinal estiver verde. No sinal amarelo todos prestam atenção e param (antes da faixa) assim que o sinal fica vermelho, para que os pedestres atravessem a pista com segurança.

Alunos da turma EI-31 montando coletivamente um semáforo.

Atividade individual: semáforo com formas geométricas.






Universidade de Londres oferece vagas para professores de inglês

 http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
Universidade de Londres oferece vagas para professores de inglês:
São oferecidas 30 vagasBrasília, 27/03/2012 - O Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem um programa específico para professores formados em língua estrangeira e que estejam lecionando na rede pública de ensino. Trata-se do Programa de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, que está com inscrições abertas até 20 de abril.
O edital pode ser consultado na página da Capes. São oferecidas até 30 vagas para curso de aperfeiçoamento em didática da língua inglesa no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Para se candidatar, o professor tem de ter nacionalidade brasileira e licenciatura em língua inglesa e comprovar proficiência no idioma e vínculo com a rede pública de educação básica.
As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. A professora Estela Knitter leciona desde 2000 na rede pública de ensino de Teresina (PI) e participou ano passado do programa oferecido pela Universidade de Oregon (EUA).
Ouça o depoimento da professora Estela Knitter.

NOVIDADES PARA O TROFÉU RIOEDUCA 2012


fonte: BlogAdão



 

Blog de Aluno ou de Alunos.

Em nossas incursões pelas escolas da rede, percebemos forte engajamento de muitos alunos no intuito de compartilhar as melhores práticas de aprendizagem, bem como as ações por eles protagonizadas nas U.E.s. 
Sendo assim, este ano iremos incluir nas nossas listagens os blogs de aluno(a) e/ou de alunos(as). Esses blogs podem ser do Grêmio Escolar, de uma determinada turma, de representantes de turmas, ou mesmo de um único indivíduo.
Para essa inclusão e consequente possibilidade de premiação, o blog deverá ter finalidade pedagógica e deve ser "apadrinhado" por um professor da escola, cuja função seja apenas a de orientar. Além disso, o blog deverá ser atualizado, no mínimo, quinzenalmente.


Blog de Professor

Para estar ou continuar incluído no Portal Rioeduca e concorrer ao Troféu Rioeduca 2012, o blog docente também precisa ser atualizado, no mínimo quinzenalmente. O Blog do educador pode se apresentar de diversas formas tais como: mantendo lições de forma muito mais atraente, dicas, gabaritos de provas, desafios, mapas e ilustrações e dicas de suas disciplinas.
Outra opção são os blogs em estilo “diário de bordo” em que o aluno se vê como personagem atuante da sua aprendizagem. Há ainda professores que fazem um trabalho em que compartilham experiências entre suas turmas utilizando o blog – muitas vezes turmas de escolas e de coordenadorias diferentes.

Blog de Unidade Escolar

Para estar ou continuar incluído no Portal Rioeduca e concorrer ao Troféu Rioeduca 2012, os blogs de Unidades Escolares também deverão ter atualizações minimamente quinzenais. 
Os Blogs escolares deverão ser a extensão do seu PPP, com publicações pedagógicas que vão desde simples tarefas digitalizadas, até atividades que provoquem o aluno a se ver, a tecer comentários. Além do mais, é importantíssimo que o Blog Escolar tenha como objetivo a aproximação maior com a comunidade escolar, incluindo a família.  Afinal, um blog escolar é um grande aliado do processo ensino-aprendizagem, que pode, inclusive, favorecer a troca de experiências através da interação interescolar.
Além disso, as Unidades Escolares que desejam que seu blog continue incluído e concorrendo ao Troféu Rioeduca 2012, precisarão responder a este formulário até o dia 05 de maio de 2012. Para as escolas que não possuem blogs ou que não queiram incluí-lo no Rioeduca, o preenchimento é opcional (mas para efeito de concorrerem ao Troféu Rioeduca, também vale a data final de 05 de maio de 2012) .

Seminário debate novas tecnologias e educação

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
abrabr
910
Durante os dias 9 e 10 de abril acontece o Seminário Mediação Tecnológica e Interação Social na Escola. “Mediação tecnológica” e os “sistemas colaborativos” na educação são alguns dos temas abordados em mesas de debates.
O evento é uma iniciativa do laboratório Espaço do IPPUR/UFRJ e faz parte das atividades do projeto Rede de Políticas Públicas para a Educação.
O objetivo é pensar as novas formas de comunicação mediadas pelas tecnologias da informática na educação, especialmente a partir da realidade na cidade do Rio de Janeiro.
Abaixo a programação completa e os contatos para outras informações.
Local do Evento:
Local: Auditório do IPPUR/UFRJ
Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prédio da Reitoria – 5º andar,  sala 530
Cidade Universitária – Ilha do Fundão,  Rio de Janeiro
TEL 21 25981931
Email: cleberneto@gmail.com (Cleber Neto)
Programação:
Dia 09/04/2012
Mesa de abertura:  9h às  9h30
Apresentação do Projeto Políticas Públicas para Tecnologias da Educação
Tamara Tania Cohen Egler – Coord. da Rede de Políticas Públicas /IPPUR/UFRJ
Claudia Werner – Coord. da Rede de Políticas Públicas /COPPE/UFRJ
Manhã  -  9h30  às 11h30
Política, Tecnologia e Educação.
Coordenação: Eveline Algebaile (UERJ)
Participantes:
Alzira Batalha Alcantara (UERJ)
Vânia Maria Salomon Guaycuru de Carvalho (UFRJ)
Eveline Algebaile (UERJ)
Lena Lavinas (UFRJ)
Filipe Ceppas de Carvalho e Faria (UGF)
Manhã  -  11h30 às 13h30
Rede, comunicação e linguagem na educação
Coordenação: Regina Marteleto (FIOCRUZ)
Participantes:
Mauricio Peixoto (NUTES /UFRJ)
Paulo Carrano (UFF)
Reinaldo Ramos da Silva (Laboratório Espaço/IPPUR)
Regina Marteleto (FIOCRUZ)
Vera Magalhães (Laboratório Espaço/IPPUR) ( Relatória )
Almoço: 13h30 às 14h30
Tarde – 14h30 às 16h30
Escola , Interação e Cidade.
Coordenadora: Cátia Antonia da Silva  (UERJ)
Participantes:
Cátia Antonia da Silva  (UERJ) e Ivy Schipper (Lastro /IPPUR/UFRJ)
Carlos Rodrigo Avilez (UFRJ)
Lucia Maria Alves Ferreira (UNIRIO)
Natalia Urbina  (Laboratório Espaço/ IPPUR)
Dia 10/04/2012
Manhã – 9h às 11h
Mediação tecnológica na educação
Coordenação: Andrea Lapa (UFSC)
Participantes:
Luiz Paulo Mercado  (UFAL)
Rosalia Duarte (PUC-Rio)
Ana Carolina Brasil  (Laboratório Espaço/IPPUR)
Cleber Dias da Costa Neto (CAp-UFRJ e Laboratório Espaço/IPPUR)
Andrea Lapa  (UFSC)
Manhã  -  11h  às 13h
Tecnologia, Imagem e Educação.
Coordenação: Claudia Werner (Laboratório 3D/COPPE/UFRJ)
Participantes:
Marcos Elia (NCE/UFRJ)
Siddharta Almeida Fernandes (Colégio Pedro II)
Claudia Susie Camargo (COPPE/UFRJ)
Felipe Pontes (Laboratório Espaço/IPPUR)
Neide dos Santos (UERJ)
Almoço: 13h às 14h
Tarde – 14h às 16h
Sistemas Colaborativos para Educação
Coordenação: Tamara Tania Cohen Egler (Laboratório Espaço /IPPUR/UFRJ)
Participantes
Rafael Parente (Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais – PCRJ)
Marco Silva  (UERJ)
Maria Tereza Goudard Tavares  (FFP-UERJ)
Fabiana Mabel de Oliveira (Laboratório Espaço/IPPUR)
Rodrigo Pereira (COPPE/UFRJ)
Tamara Tania Cohen Egler (Laboratório Espaço /IPPUR/UFRJ)

As matrículas serão realizadas até o dia 30 de abril

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O PROGRAMA PROJOVEM URBANO 2012

FONTE: PCRJ

 
26/03/2012

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM URBANO) tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional inicial e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso com duração de 18 meses, conforme previsto no art. 81 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Até 2011, na cidade do Rio de Janeiro, o PROJOVEM URBANO era coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A SME atuava como co-gestora sendo responsável pela cessão das escolas municipais para a execução do Programa., que estabelece os critérios e as normas de transferência automática de recursos financeiros ao Distrito Federal, aos estados e a municípios com cem mil ou mais habitantes, para o desenvolvimento de ações do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, para entrada de estudantes a partir de 2012.

Em todos os Estados e Municípios, com o encaminhamento do PROJOVEM URBANO, em 2011, para o Ministério da Educação, as Secretarias de Educação acolheram o Programa nas suas Gerências ou Coordenações de EJA, tendo sido publicada a  Resolução CD/FNDE nº 60 de 09 de novembro de 2011.
Desta forma, a partir do presente ano letivo, a SME estará coordenando o PROJOVEM URBANO que terá como meta o atendimento ao total de 1650 alunos, em 11 escolas, de acordo com a seguinte distribuição: 3 na área de abrangência da 1ª CRE, 3 na 2ª CRE, 2 da 4ª CRE, 2 na 6ª CRE e 1 na 7ª CRE. Em cada escola funcionará um arco de qualificação profissional inicial.

Priorizamos a abertura de escolas nas comunidades pacificadas sem atendimento da EJA, exceto na 6ª CRE, cujo fator determinante para sua escolha foi o baixo índice de desenvolvimento humano nas comunidades usuárias das escolas públicas da área.

Nosso plano de implentação do PROJOVEM URBANO foi aprovado pelo MEC e iniciamos hoje, dia 26 de março, as matrículas dos alunos que serão realizadas até o dia 30 de abril. As aulas serão iniciadas em 7 maio de 2012, após uma ampla divulgação do PROJOVEM URBANO para a população.

Os alunos matriculados no Projovem Urbano, com frequência e com o cumprimento das atividades escolares, farão jus ao recebimento de uma bolsa mensal no valor de R$100,00, além dos direitos do todos os alunos da Rede Pública (Riocard, jantar, uniforme, acesso aos equipamentos e espaços da escola).

Confira aqui a lista das escolas que irão oferecer o PROJOVEM 2012

Crianças de até cinco anos podem ter dificuldade para controlar a urina durante a noite

 http://www.blog.saude.gov.br/

Crianças de até cinco anos podem ter dificuldade para controlar a urina durante a noite:

Foto: Corbis
Trocar os lençóis molhados e esticar o colchão no sol faz parte da rotina de muitos pais antes dos pequenos abandonarem o uso das fraldas e irem sozinhos ao banheiro durante a noite. De acordo com a nefrologista infantil do Hospital da Criança Conceição (RS), vinculado ao Ministério da Saúde, Anelise Uhlmann, é normal a criança urinar na cama até os cinco anos. “Até essa idade ela ainda não tem a capacidade total de controlar a urina durante a noite. Por causa de sono excessivo, algumas crianças não conseguem acordar quando a bexiga está cheia”, diz a médica.
Ela explica que nesta faixa etária algumas crianças não possuem o hormônio antidiurético, que diminui a produção de urina à noite. Outras simplesmente fazem xixi na cama porque a capacidade da bexiga é pequena e a ingestão de líquido poucas horas antes de dormir foi grande. “O ideal é que a garotada diminua a quantidade a partir de 3h antes de dormir. Neste mesmo horário os pais devem evitar oferecer alimentos com cafeína, como chocolate, refrigerante e chás. Esses produtos estimulam a contração da bexiga e aumentam a possibilidade de que urinem na cama”, recomenda a especialista.
Outra dica da nefrologista é estimular os filhos, quando acordados, a urinarem a cada duas ou três horas. “Quem segura por muito tempo tem tendência a urinar na cama”, justifica. Crianças muito desatentas, que tem hiperatividade, também podem urinar na cama porque o sistema nervoso é imaturo.
De acordo com a nefrologista infantil do Hospital da Criança Conceição, a criança tem que estar insatisfeita com a situação para começar um tratamento. “Às vezes são os pais que ficam estressados. As crianças não ligam de usar fraldas para dormir”, observa a médica.
Se depois dos cinco anos de idade, a criança ficar completamente seca por seis meses e voltar a fazer xixi na cama pode ser indício de algum outro problema. “Algumas causas podem ser anemia falciforme, diabetes, consequência de alguma medicação que deixou o sono mais pesado ou que aumentou a quantidade de urina. Além de questões psicológicas”, enumera Anelise Uhlmann.
É importante os pais observarem os hábitos matutinos também. “Por exemplo, a criança com intestino preso, pode ter a bexiga pressionada”, frisa a médica. “Pedimos para que os responsáveis façam um diário da urina para saber como é a produção e comportamento durante o dia e a noite. Dessa forma podemos escolher o melhor tratamento”. Aliados a esse diário, ecografias e exames de urina auxiliam a diagnosticar o problema.
Fonte: Ana Paula Ferraz/ Agência Saúde

Expectativas, ansiedade e ciúmes: cegonha à vista #vidademãe

 http://blogdati.com/
 Compartilhando.
Expectativas, ansiedade e ciúmes: cegonha à vista #vidademãe:
Li um artigo da Crescer que apontava ferramentas simples e objetivas a serem utilizadas pelos pais quando necessitarem introduzir o assunto “segundo filho / irmãozinho” na vida do primogênito e me encantei pela simplicidade das dicas. Quero dizer, simples deveria ser a reação de pais a apresentarem a notícia ao filho único até então ou filhos mais velhos, quando já houverem irmãos, e mais simples ainda deveria ser a reação das crianças, mas tudo se torna tão delicado quando falamos em sentimentos e crianças que o simples fica complicado e muito se sofre a partir da notícia mal dada.

Algumas semanas atrás eu compartilhei aqui no blog* uma conversa que tive com o meu filhote sobre a gravidez da mamãe e contei, numa transcrição do nosso diálogo, parte da mistura de sentimentos e ponderações que o próprio estava fazendo sobre o assunto “irmãozinho”. Depois dessa conversa que virou post, eu passei a ficar ainda mais atenta sobre o que e como dizer #aos4 qual será a influência da chegada do bebê em sua rotina. Por exemplo, expliquei que eles dividirão o mesmo quartinho e que papai e mamãe irão precisar da ajuda dele para escolher novas cores, desenhar os novos móveis, pensar na nova disposição de brinquedos e assim por diante. A resposta: “não precisamos mexer em nada, meus brinquedos de bebê eu emprestarei para o irmãozinho e podemos guardar dentro do armário quando ele não estiver brincando. A cama fica a mesma, pois o bebê vai querer dormir abraçado comigo e eu, como sou maior, vou cuidar dele para que não tenha medo de monstros, à noite. E as roupas, você pode guardar junto das minhas, simples assim”.
Ou seja, todos temos nossos planos para a chegada no novo filho e apreensões sobre como sua presença afetará nossa rotina, o dia a dia, a organização da casa, o futuro… inclusive o irmão mais velho. Assim, quando me deparo com inúmeras reportagens sobre a segunda experiência da maternidade e o ciúme entre irmãos, fico a pensar no quão grande é este novo universo não apenas para os pais que, a partir dum susto ou de uma gravidez planejada, se vêem novamente diante da “cegonha” e precisam aprender a doarem-se (mais ainda, pois o amor incondicional a gente já conhecia), mas para os primogênitos que de repente perderão o posto de exclusividade para ganharem títulos de hierarquia e poder, como “primeiro filho”, “mais velho”, super herói do irmãozinho”, “rapaz da casa”, “ajudante da mamãe” e assim por diante e junto disso, àquele mix de sensações, de altos e baixos diante das conquistas diárias dum bebê em desenvolvimento.
Já li em posts de mães de segunda e terceira viagem e creio que já devo ter comentado em textos meus sobre “as expressões de frustração e ressentimento” de irmãos mais velhos quando uma visita chega e festeja a graciosidade do bebê da casa, tecendo poucos ou nenhum elogio à criança mais velha, de repente menos atraente do que o bebê cheiroso, sorridente e cheio de dobras. A criança que já fora a sensação das festas promovidas pelos pais ou até da própria família perde a atenção exclusiva e se chateia, naturalmente, pela falta de dedicação dos adultos a ela, mirando muitas vezes a sua frustração na direção do irmão menor, sendo agressiva, hostil, birrenta e/ou competitiva, e pior, sendo mal compreendida por isso. Sentimentos ruins que seriam evitados ou melhor canalizados se houvesse mais sensibilidade por parte dos adultos próximos dela. Esse “cuidado”, digamos assim, é um dos pontos que mais observo nas famílias com mais de um filho e sobre o qual desejo trabalhar da melhor maneira possível.
Ademais, sentimentos sofrem altos e baixos, elevam-se a picos e afetam a vida das pessoas de uma maneira ou de outra, por isso quem seríamos nós se pudéssemos evitar oscilações ou prever cada reação de bebês, crianças e adultos?! Resta-nos saber agir com bom senso, ternura e boas intenções sempre, especialmente quando for a nossa hora de contar aos pequenos que novos “anjos” chegarão para aprender e compartilhar conosco sua serenidade e suas descobertas, em vida. Que sejamos sábios ao contar às meninas e meninos, o quanto especial eles foram como bebês, como nos transformaram em pessoas melhores enquanto pais e mães e claro, o quanto podem fazer ao receber bem seus irmãozinhos.
Mas, claro, de um modo prático, sem esquecer que ciúme e frustrações podem ser combatidos e minimizados através de conversas francas e objetivas, como é a dica do artigo que li e citei lá no início…
“A criança cria uma expectativa e se frustra, claro, porque o bebê só chora e dá muito trabalho para os pais. Por isso, é importante falar dessa fase, de como o novo irmão nasce bem pequeno e precisa de atenção e cuidados o tempo todo. Mas que depois ele vai crescer, e, aí, sim, brincar com ele”, diz Maria de Fátima Pupo, diretora pedagógica da Escola Girassol (Jaú-SP)
Share

ATIVIDADES DO PSE NO CIEP CANDEIA - CMS MARCOS VALADÃO

Atividades desenvolvidas pela equipe do CMS MARCOS VALADÃO:
  1. HIGIENE BUCAL - TEATRO DE FANTOCHES SOBRE SAUDE BUCAL E PALESTRA EDUCATIVA - DENTISTA ROSANE LANDEIRA
  2. PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL - RODA DE CONVERSA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PREFERENCIAS ALIMENTARES
    NUT. ANNE MARCELLE
  3. DST/AIDS - PALESTRA EDUCATIVA COM DINÃMICA SOBRE DSTs ENFª RENATA MACIEL 
 Com participação da Equipe  de Saúde  e de Professores da Escola.












Saúde lança programa de qualidade para mamografias

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saúde lança programa de qualidade para mamografias:
Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a portaria 530, que cria o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM). Destinado a todos os serviços que realizam mamografia tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede privada, o Programa tem o objetivo de melhorar a qualidade dos mamógrafos, da imagem e do laudo, e obter informações sobre o rastreamento da doença no Brasil. A mamografia é o exame responsável  pela prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirma que o PNQM prevê a capacitação de profissionais de saúde que realizam o exame de mamografia. “A capacitação dos profissionais será uma das nossas prioridades, pois eles são responsáveis pela realização dos exames. São eles que orientam a paciente e têm que posicionar a mulher de forma correta. É esse controle que precisamos ter, é a certificação dos trabalhos que são realizados”, destaca.
Segundo o ministro, o Programa terá regras e os hospitais, tanto públicos quanto privados, terão até o final do ano para se adequar. Eke alerta que a partir de 2013 quem não cumprir as diretrizes estabelecidas deixará de receber pelo exame realizado. “Não tínhamos um controle de qualidade dos exames, agora estabelecemos esse programa que terá um período de adaptação. Estamos buscando uma avaliação com qualidade. A partir de janeiro só será pago o exame de mamografia que tiver seguindo o programa de controle de qualidade”, explica Padilha.
Além disso, para melhorar o sistema de vigilância do câncer, o Ministério criou o Sistema de Informação (Siscan), responsável por identificar os dados em tempo real dos pacientes do SUS.
  • Assista ao vídeo no qual o ministro Alexandre Padilha explica a importância do PNQM.

Mamografia móvel – Como parte das ações do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama, o Ministério prevê, ainda este ano, a instalação de dez unidades de mamografia móvel. A ideia consiste em um caminhão que ficará em determinados pontos da cidade realizando exames, que serão enviados via satélite para uma central e um médico avaliará o exame e encaminhará o resultado em 24h. Cada caminhão terá capacidade para realizar 800 exames por mês. O Mamografia Móvel já existe no Distrito Federal e Bahia. Até o final deste mês os estados de Minas Gerais e Goiás farão parte do programa.
Investimento – Até 2014, o Ministério da Saúde vai investir R$ 576 milhões na implantação de 32 novos serviços de radioterapia em centros de oncologia e na atualização tecnológica de 48 serviços já existentes. Também está prevista a inauguração de 50 novos centros especializados em diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Saiba mais:
Mônica Plaza / Blog da Saúde

TUBERCULOSE - Pessoas com aids são mais atingidas pela tuberculose

 http://www.blog.saude.gov.br/
Pessoas com aids são mais atingidas pela tuberculose:
A tuberculose é a doença que mais impacta na mortalidade dos pacientes de aids, que ficam muito mais suscetíveis à infecção por conta do enfraquecimento do sistema imunológico. Para se ter uma ideia, em 2010, entre os casos novos de tuberculose notificados, 10% eram de pessoas que tinham HIV.
“A oferta universal da testagem anti-HIV aos pacientes com tuberculose é a principal estratégia do governo para reduzir o número de mortes resultante da coinfecção com o vírus da aids”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, durante a apresentação dos dados do Boletim Epidemiológico Tuberculose 2012, que aconteceu nesta segunda – feira (26), em Brasília. De acordo com o secretário, enquanto em 2001 apenas 25% dos pacientes com tuberculose faziam o teste para saber se tinham aids, em 2010, 60% foram testados.
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostrou que em 2010 a região Sul do Brasil apresentava o maior percentual de coinfecção, com 18,6% dos casos – quase duas vezes superior à média nacional. Os estados com as maiores taxas de infecção são Santa Catarina (21,1%) e Rio Grande do Sul (26,6%). Esse indicador está intimamente relacionado à realização do exame anti – HIV. No Sul é onde se registra o maior percentual de realização do exame: 67,1%.
Por outro lado, o número de casos da doença na população em geral diminuiu 3,54% de 2010 para 2011 (de 71.790 para 69.245), o que já é, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, um sinal de que a estratégia de enfrentamento da doença está no caminho certo. “É a primeira vez que fechamos o ano com menos de 70 mil casos registrados. A doença já vem diminuindo no Brasil, mas intensificamos essa curva de redução”, disse o ministro.
Para o secretário Jarbas Barbosa, os determinantes sociais influenciam diretamente nas estatísticas. “Cerca de 24% dos casos novos são em pessoas em situação de pobreza. Por essa razão, cada vez mais devemos buscar sinergia entre os programas sociais e os de saúde”, afirmou.
A inclusão da tuberculose no Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal, é a maneira de se articular com outros setores para o enfrentamento da doença, levando em consideração os aspectos socioambientais e econômicos.
Blog da Saúde, com informações do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

MPF quer permitir menores de 6 anos no ensino fundamental

 http://oglobo.globo.com/
MPF quer permitir menores de 6 anos no ensino fundamental:
BRASÍLIA – O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) protocolou uma ação, na segunda-feira, na Justiça Federal para permitir que crianças com menos de 6 anos possam ser matriculadas no ensino fundamental. Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) define que, para ser matriculado no ensino fundamental, o aluno precisa completar 6 anos até 31 de março. No estado de São Paulo, uma deliberação do Conselho Estadual de Educação estipula o dia 30 de junho como data limite.
A ação, que inclui pedido de liminar, quer que a União e o estado de São Paulo reavaliem os critérios de acesso dos alunos ao ensino fundamental. Para o procurador Jefferson Aparecido Dias, o critério da idade “retém o aprendizado infantil e acorrenta o desenvolvimento de crianças aptas a acompanhar a educação escolar”. Ele defende que a restrição é ilegal e incostituicional.
Pelas regras do CNE, a criança que não completou 6 anos em 31 de março deveria ser matriculada na pré-escola. No ano passado, ações semelhantes foram ajuizadas pelo Ministério Público em outros estados. Em Pernambuco, a Justiça Federal acatou o pedido do MPF.
O objetivo da resolução do CNE, aprovada em 2010, é organizar o ingresso dos alunos no ensino fundamental, porque, até então, cada rede de ensino fixava uma regra diferente. O colegiado defendia, à época, que a criança poderia ser prejudicada ao ingressar precocemente no ensino fundamental sem o desenvolvimento intelectual e social necessário à etapa. As decisões do CNE não têm força de lei, mas servem de orientação geral para os sistemas públicos e privados de ensino.

Escola de Pais

 http://creged06.blogspot.com/
Repassando..
Escola de Pais:
A primeira Escola do Pais da Educação Infantil acontecerá no dia 31/03 (sábado), de 9h às 11h, em todas as Creches, EDI's e escolas que atendem às turmas de berçário e maternal.

O objetivo desta ação é o estreitamento de laços entre família e instituição e o fortalecimento das famílias na tarefa de educar as crianças, por meio de debates sobre conhecimentos referentes a Primeira Infância.

As instituições que desejarem enviar fotos ou registros importantes da Escola de Pai, poderão enviar o material para o e-mail da Gerência de Educação Infantil: geisme@rioeduca.net

Maiores informações na Circular E/SUBE/CED Nº33 de 26 de março de 2012, que foi enviada por e-mail  e pelo expediente.

CONSELHO TUTELAR

Hoje, às 17h, o prefeito Eduardo Paes sanciona a lei que aumenta a gratificação dos conselheiros tutelares do município do Rio de Janeiro, de R$ 1.743,40 para R$ 2.767,30. O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Deise Gravina, participam da solenidade, que ocorre na Cidade Nova.

Olha que legal!!!Colocando a cabeça pra funcionar

 http://exploradormirim.blogspot.com.br/

Colocando a cabeça pra funcionar:
Lembra do nosso último post? Como já avisamos na semana passada, hoje é o primeiro dia do evento "Celebrando o cérebro", do Museu da Vida, que traz até sábado, dia 31, um monte de atividades sobre esse órgão. Hoje é também o segundo dia da Semana do Cérebro no Rio de Janeiro. Por isso, a gente preparou pra você uma lista com várias coisas legais sobre o cérebro:
  • Animações da Universidade das Crianças: Nos vídeos Como conseguimos lembrar de tantas coisas? e Por que a gente não nasce sabendo?, você descobre as respostas para essas dúvidas de um jeito superdivertido. Ah, e um detalhe: o site da UC está de mudança para o que linkamos no título deste tópico, mas você ainda encontra parte do material do projeto na página antiga.
  • Site e livros sobre o mal de Alzheimer: O Alzheimer é uma doença degenerativa que altera as funções do cérebro, atinge milhares de pessoas no mundo todos os anos e ainda não tem cura. A Alzheimer's Association criou uma Viagem ao Cérebro, em que você aprende virtualmente sobre o funcionamento do cérebro e como a doença o afeta. Nos livros Blusa listrada com calça florida (de Barbara Schnurbush) e A vovó que virou bebê (de Renata Paiva), duas meninas precisam aprender a conviver com o Alzheimer de suas avós.
  • Livro Viagem pelo cérebro para pais e filhos: Com texto de Luísa Albuquerque e ilustrações de Isabel Abreu, a obra mostra, sem complicação e com muitos desenhos, como o cérebro funciona. A publicação é da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, de Portugal. 
  • Livros infantis de Roberto Lent: Além de neurocientista, Roberto Lent é  também autor de diversos livros para crianças sobre o cérebro. Neste link, você sabe mais sobre alguns deles, como O esquecimento do neurônio lembrador e O neurônio apaixonado
Gostou? Então não perca a programação do "Celebrando o cérebro"!

O Dia Online - Educação - Pedro II abre turmas de pré-escola em Realengo

 http://adaoblogado.blogspot.com/
O Dia Online - Educação - Pedro II abre turmas de pré-escola em Realengo: O Dia Online - Educação - Pedro II abre turmas de pré-escola em Realengo

8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

 http://creged06.blogspot.com/
8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas:

As inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2012 - estarão abertas até 6ª feira, 30 de março, na página  http://www.obmep.org.br/.

Incentive a participação de sua escola. Encorajamos a inscrição de todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Acreditamos que será uma ótima experiência para todos!

INTERESSANTE - A Medicalização do Fracasso Escolar