sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FIQUE SABENDO - Crises emocionais podem afetar a pele

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O ritmo estressante da vida contemporânea tem contribuído para o surgimento e/ou agravamento de muitas doenças, desencadeadas ou determinadas pela sobrecarga emocional. E a pele também sofre com toda essa pressão mental. “Cada vez mais constata-se a prevalência de órgãos e sistemas participando das influências das emoções”, diz o dermatologista Fernando Passos de Freitas.
As mensagens entre o sistema nervoso e a pele se dão por meio de substâncias químicas, os neuropeptídios, que levam os códigos das variações psicológicas para a pele. Essa comunicação é constante e imediata, provocando alterações muito sutis como alterações na produção do suor. No entanto, algumas reações não são tão discretas e algumas doenças podem se agravar devido a esse turbilhão de pensamentos.
Psoríase
Ela se apresenta desde sob a forma de mínimas lesões até uma forma mais severa, em que a pele de todo o corpo pode estar comprometida. A forma mais frequente é a Psoríase em placas, caracterizada pelo surgimento de lesões de cor avermelhada e descamativa bem delimitadas e de evolução crônica. Também é comum ocorrerem fases de melhora e de piora, possivelmente devido às oscilações emocionais. Em casos mais leves, o tratamento é feito por meio de medicações tópicas. A resposta ao tratamento varia de um paciente para outro e o componente emocional nunca deve ser menosprezado.
Dermatite Seborréica
Conhecida popularmente como caspa, a Dermatite Seborréica tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora. A doença costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional. Suas manifestações mais frequentes ocorrem no couro cabeludo e são caracterizadas por intensa produção de oleosidade (seborreia), descamação (caspa) e prurido (coceira). A caspa pode variar desde fina descamação até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo. O tratamento geralmente é feito com medicações de uso local na forma de xampus e loções capilares. Há casos em que a medicação via oral é indicada. Evitar o estresse ou tratar problemas emocionais que possam estar mantendo o quadro podem colaborar para a melhora.
Vitiligo
É uma patologia de despigmentação, em que manchas brancas leitosas surgem na pele, especialmente nos pés, mãos, órgãos genitais e face. Normalmente são bilaterais, mas também se apresentam únicas, isoladas ou disseminadas. Embora o elemento emocional não esteja relacionado ao surgimento dessas manchas, alguns pacientes referem problemas emocionais consideráveis depois do aparecimento das lesões, acompanhado de substancial piora do quadro clínico. Apesar de o Vitiligo não causar nenhum prejuízo à saúde física, as alterações estéticas costumam causar distúrbios psicológicos, por isso, o tratamento emocional pode ser fundamental para um bom resultado do tratamento da doença.
Dermatite atópica
É um transtorno crônico e recorrente que se caracteriza por lesões com vermelhidão, prurido intenso e ressecamento em diferentes partes do corpo, que se apresenta em episódios agudos, por tempos e intensidade variáveis. Vale destacar que o estresse pode elevar ou contribuir para uma crise de Dermatite Atópica. No entanto, ele não é a causa do transtorno em si. Algumas vezes os episódios desaparecem espontaneamente e dispensam medicamentos ou cremes especiais que podem ser prescritos em crises mais acentuadas.
Acne
As lesões surgem mais na face, ombros, peito e costas e variam de intensidade conforme o tipo de pele. Dor, coceira e irritação nas áreas afetadas são sintomas da doença. Além desses, por causa da aparência que as lesões conferem aos portadores, podem surgir problemas emocionais e comprometimento da autoestima. Hereditariedade, predisposição genética, alterações na produção dos hormônios sexuais, infecção por bactérias e até o estresse são considerados fatores de risco para a sua manifestação ou o seu agravamento. O tratamento tem como referência o tipo e a gravidade das lesões. Em casos mais leves, pode ser suficiente a aplicação local de medicamentos para desobstruir os folículos pilosos. Já os antibióticos por via oral ou tópica representam uma opção terapêutica para os casos mais graves.
Fonte: Fernando Passos de Freitas, Dermatologista

FIQUE SABENDO - Inscrições abertas para curso a distância ABC do Câncer

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Inscrições abertas para curso a distância ABC do Câncer:

Estão abertas, até o dia 20 de agosto, as inscrições do curso “ABC do Câncer: Abordagens para o Controle do Câncer”, oferecido pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). O curso tem o objetivo de ensinar como identificar o câncer como um problema de saúde pública no Brasil e descrever as principais ações e políticas de controle.
O público-alvo são profissionais de nível superior não especialistas em oncologia e alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Área da Saúde, com carga horária total de 30 horas. O curso é gratuito e o período para realizá-lo é de 1 a 30 de setembro de 2012.
No final do curso haverá uma avaliação (on-line) composta de uma situação-problema e dez questões sobre todo o conteúdo do curso.
Para esclarecer mais dúvidas, basta enviar um email para: ead@inca.gov.br
Fonte: Inca

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - CIEP ANTONIO CANDEIA FILHO PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA


 Trabalho desenvolvido pelo NES (Bruna) e BAIRRO EDUCADOR( Carlos Carvalho) nas turmas 1301 e 8601.
Realizamos atividades que ao mesmo tempo promoveram conceitos didáticos, morais e éticos referentes a temática da violência, assim como os malefícios que a violência pode trazer para a saúde dos escolares no seu conceito amplo;  em que saúde não é apenas o bem-estar físico, mas também psíquico e social.
Foi também debatido em sala os efeitos ruins que o ritmo funk com letras erradas traz para a nossa vida e como podemos transformar essa realidade compondo letras que tragam mensagens boas com esse mesmo ritmo.

Foi cantado na sala de aula em ritmo de funk: Violência é um absurdo! Eu quero Paz pra Todo o Mundo! Esse apenas o Refrão!



 
Os alunos da turma 1301 desenharam o que eles vivem em sua realidade que consideram atos de violência:
 
A aluna Fabiana escreve aquilo que ouve no seu dia a dia.

 
A aluna Marcele desenha uma pessoa jogando lixo no chão...

 
O aluno Nicolas desenha ele próprio sendo caçoado pelos colegas. Expressando seus sentimentos.
 
Alunos da turma 1401 realizaram uma pequena cena para demostrar um tipo de violência do seu cotidiano e ao final das cenas cada grupo escreveu formas de prevenção à violência.

Parabéns pela iniciativa de abrir espaço de expressão e escuta de tão importante tema.
 SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA!!

FELIZ DIA DOS PAIS!!!

 


O nó do afeto


Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-Ihes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.

Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar a entender as crianças.
Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou a explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana.
Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho a que tentava se redimir indo beijá?lo todas as noites quando chegava em casa.
E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.
Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.
E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazerem presentes, de se comunicarem com o filho.
Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente. E o mais Importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo a um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.
É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso. Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.
É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo do escuro. A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.

E você... já deu algum nó no lençol de seu filho, hoje?

FELICIDADES A TODOS OS PAIS!!!

ATENÇÃO !!!Dicas do Grupo de Obesidade

 http://smsdc-cfepitaciosoaresreis.blogspot.com/
Dicas do Grupo de Obesidade:

Técnicas de atitude:

1. Procure distinguir entre fome e desejo;
2. Resista aos desejos - não inclua-os em sua lista de compras;
3. Não tenha sonhos impossíveis em relação ao peso - estabeleça objetivos realistas;
4. Concentre-se em seu comportamento e não no peso (não se pese com freqüência);
5. Viver as emoções aos invés de descontá-las nos alimentos;
6. Diferenciar entre fome e compulsão ou "gula"
7. Quando pegar um alimento para comer perguntar se é fome ou não.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - CSF MARCOS VALADÃO E O KIT DO AMOR

O trabalho no CIEP ESTADUAL RAINHA NZINGA, Acari,  feita pela equipe CSF MARCOS VALADÃO  sobre violência no namoro foi muito interessante e serve como exemplo para as dicussões sobre a violência nos relacionamentos.

 
Equipe que participou do evento, ACS Marcos Paulo, ASB Édila ,TSB  DILMEA,Enfermeira Raquel , Residente de Odontologia Joseane, Dentista Candida.

Vejam as fotos: 





SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA!!!!

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - CSF MARCOS VALADÃO - NASF NO CIEP CANDEIA

No dia 8 de agosto, mais uma vez a equipe do NASF  - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, estiveram no CIEP ANTÕNIO CANDEIA para conversar com alunos sobre postura -  Benefícios de uma boa postura no ambiente escolar.  
Como podemos ter melhor qualidade na nossa aprendizagem através  dos cuidados com o nossa postura ao sentar, escrever, lê, ficar de pé e etc, podendo assim evitar probelmas de coluna ou ainda a perda da concentração.


TES BRUNA, FISIOTERAPEUTAS JULIANA E PRISCILA – NASF E TSB E ACADEMICA EM FISIOTERAPIA SIMONE CABRAL.



 SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA!!!



V Simpósio Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 anos Valorizando a Paternidade


V Simpósio Paternidade, Singularidades e Políticas Públicas: 10 anos Valorizando a Paternidade
Data: 29 de agosto de 2012, de 9 às 17h
Local: Otics Centro, Rua Evaristo da Veiga 16, 4ºandar; Cinelândia
Informações: 2273.7398

Vagas limitadas! Inscrições online:
Profissionais de Saúde e demais interessados (60 vagas):
 
Programação:
Manhã: 
Painel:  Homem, pai, profissional, promotor de saúde
 Coordenação: Maria Luiza de Carvalho (UFRJ)
·         Sancler Luiz Corrêa (CF Sta. Marta/SMSDC)
·        José Henrique de Freitas Azevedo (5a.CRE/SME)
·         Jovem do RAP da Saúde/Adolescentro Paulo Freire

Certificação Unidade de Saúde Parceira do Pai
Coordenação: Viviane Manso Castello Branco (SMSDC)
·         CF Emygdio Alves Costa Filho – Maria Cristina Guimarães Pinheiro
·         CMS Dr. Mario Rodrigues Cid – Andrea da Silva
·         CF Catiri
·         Hospital Maternidade Carmela Dutra – Elaine Beruthe
 
12:00 às 13:30- intervalo para almoço
 
Tarde
 
Painel: Apoio ao cuidado paterno na escola e na comunidade
Coordenação: Aline Bressan
 
·         Renata Salles D'Acri - Comitê de Gênero  SME
·         Mª das Mercês Navarro – Projeto Sou pai sou aluno SME
·         SMAS
·         Multirio
 
Esquete com os jovens do RAP da Saúde/ Polo Masao Goto
 
Painel:Paternidade participativa e sua interfaces com politicas e projetos da SMSDCCoordenação: Marcio Luiz Ferreira                                                                                                      
·         Projeto Cegonha- Diana Valladares (SMSDC)
·         Aleitamento materno e acolhimento mãe-pai-bebê- Rosane Rito (SMSDC)
·         Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis – Luciana Borges   (SMSDC)                 Saúde do homem – Andrea Castro (SMSDC)                                                                                        

Vagas limitadas! Inscrições online:
 
Profissionais de Saúde e demais interessados (60 vagas):
 
Profissionais de Educação (40 vagas):
 
Realização:
CPAI/SPS/SUBPAV/SMSDC-RJ e Comitê Vida

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - Projeto Saúde Veste Kimono no CIEP Glauber Rocha

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Projeto Saúde Veste Kimono no CIEP Glauber Rocha: Tendo em vista o grande impacto social que o Projeto Saúde Veste Kimono tem causado no cotidiano da comunidade e devido ao fato do jiu-jitsu em sua aplicabilidade e filosofia, favorecer um elevado nível de consciência social, onde os pilares de conhecimento repassados pelo Mestre Osmar e nossa equipe são repassados atualmente para cerca de 250 crianças e jovens, estamos, cada vez mais, reafirmando nossa parceria com as escolas da região a fim de transmitir e multiplicar valores como disciplina, responsabilidade e humildadepara ainda mais crianças e adolescentes.

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 11 a 17 de agosto

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MÊS DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE
Domingo, 12 de agosto, é Dia dos Pais! Integrando o Mês de Valorização da Paternidade, diversas unidades de saúde, escolas, complexos esportivos, comunidades e outros espaços de promoção da saúde desenvolvem atividades em torno do tema. O objetivo é incentivar a participação do pai no crescimento e desenvolvimento de seus filhos desde a gestação e chamar atenção para importância do envolvimento paterno na amamentação. Neste sábado, véspera do Dia dos Pais, o CMS Professor Masao Goto, em Sulacap, receberá as famílias que comparecerem à unidade com um belo café da manhã, seguido de programação lúdica pensada especialmente para pais e filhos. Durante toda a semana, a equipe de saúde do CMS Alberto Borgerth lançará mão dos postais da saúde para discutir a importância do envolvimento dos pais no cuidado com os filhos, nos diferentes ciclos de vida. A atividade será realizada nas salas de espera das clínicas médica, de ginecologia, pediatria, dermatologia e do grupo de planejamento familiar. Na terça-feira, dia 14, o CMS Alice Toledo Tibiriçá, em Irajá, promove a palestra “O pai na gestação”, de 14h às 16h, durante o Curso de Gestantes e Casais Grávidos. Confira a programação completa do Mês de Valorização da Paternidade. Para participar, envie suas contribuições para elosdasaude@gmail.com.
 
PRÊMIO MERCOSUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2012
Estão abertas até 13 de agosto, segunda-feira, as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia de 2012. Com o tema “Inovação tecnológica na saúde”, o concurso contemplará bolsistas de iniciação científica, estudantes universitários, jovens pesquisadores e grupos de pesquisadores com prêmios que variam de 2 mil a 10 mil dólares. Os trabalhos devem englobar a região do Mercosul e se relacionar a prevenção, tratamento, desenvolvimento de vacinas, diagnósticos, medidas sanitárias e novas tecnologias biomédicas e farmacêuticas para: doenças de caráter infeccioso; encefalites; doenças endêmicas agudas e crônicas; doenças crônico-degenerativas e imunológicas; doenças neurológicas; doenças crônicas não transmissíveis.
 
CIDADES, FUTUROS POSSÍVEIS
A construção de contextos urbanos mais integrados e democráticos e saudáveis está em debate esta semana, durante o III Seminário Internacional Cidades, Futuros Possíveis, que acontece nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de agosto, na Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir da percepção de que a complexidade dos dilemas da cidade exige uma abordagem que integre múltiplos saberes e perspectivas, a proposta é promover um diálogo aberto entre interlocutores de diversas instituições e áreas de atuação e representantes de diferentes universos socioculturais, políticos e econômicos, reunindo o pensamento teórico ao conhecimento advindo da prática e da experiência empírica. A programação é composta por quatro palestras: “As villas miseria (favelas) no cinema argentino: um elefante oculto atrás de um vidro”; “Morar na cidade: convívio social e racionalidade urbanística”; “Geopolíticas da cidade”; e “Sustentabilidade e estilos de vida”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email seminario.cidades@gmail.com.  A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Mais informações: (21) 2540.5893.

 
MANEJO DE TUBERCULOSE
O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chegas (Ipec/Fiocruz) recebe até sexta-feira, 17 de agosto, inscrições para o III Curso Internacional de Atualização Multidisciplinar no Manejo de Tuberculose, a ser realizado de 04 a 27 de setembro. O curso tem carga horária total de 48 horas e as aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, de 9h às 16h30. Podem se inscrever profissionais de saúde de nível superior que atuam ou desejam atuar na assistência ou controle da tuberculose. O objetivo da iniciativa é atualizar a equipe multidisciplinar no manejo da tuberculose, com ênfase no fortalecimento de estratégias de prevenção e controle da tuberculose no Brasil e em países africanos de língua oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné‐Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe).

IDÉIAS - RECICLAGEM: LEMBRANÇA PARA O DIA DO SOLDADO - SOLDADO COM GARRAFA PET

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RECICLAGEM: LEMBRANÇA PARA O DIA DO SOLDADO - SOLDADO COM GARRAFA PET: É uma linda lembrança para o dia do Soldado: Um bilboquê feito com garrafa pet





FIQUE SABENDO - Saiba como evitar que o bico do seio fique rachado durante amamentação

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A amamentação é essencial para fortalecer o laço entre mãe e filho. Só que muitas mulheres desistem de amamentar quando aparecem rachaduras no bico do seio. O problema pode até mesmo provocar inflamação. Mas se a mãe estiver amamentando de forma correta, nunca sentirá dor. O bico do seio só fica dolorido e machucado quando a boca do bebê está mal encaixada no peito da mãe.
A jornalista Fernanda Afonso, por exemplo, teve rachaduras nos bicos dos seios logo nos primeiros dias da amamentação porque não foi bem orientada: ”Quando o meu filho nasceu, eu tive rachadura no meu seio porque ninguém me orientou como eu tinha que fazer, como tinha que ser a pegada dele, e acabou que ele machucou. Então eu fiquei toda debilitada e ai com isso eu tive que usar aquele bico de silicone porque saia muito sangue quando ele pegava no bico do meu peito”.
Foto: Corbis Images
Para evitar a rachadura durante a amamentação, basta observar se a criança está colocando toda a boca na aréola, o círculo que fica em volta da ponta do seio. Se o bebê estiver sugando apenas o bico, a mãe deve interromper a amamentação e começar novamente.
Outra forma simples de evitar que o seio fique machucado é tomar sol nas mamas, conforme explica o coordenador de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha. ”Quando a gente toma sol na pele, a pele fica mais grossa, então a mulher que toma sol nas mamas, no bico do peito, deixa o bico com a pele mais grossa, com melhores condições, por exemplo, de evitar rachaduras.”
O Sistema Único de Saúde tem profissionais capacitados para oferecer, por meio do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, assistência à mulher que amamenta.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

As 100 linguagens das crianças

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As 100 linguagens das crianças:
Por Patrícia Gomes, do Porvir

Reggio Emilia, abordagem criada no pós-guerra em cidade italiana, leva aprendizado por projetos na educação infantil.
Não sobrou pedra sob pedra na cidade italiana de Reggio Emilia depois da segunda guerra mundial: ruas, escolas, casas… Tudo havia sido bombardeado. Para não privar os filhos do direito de estudar, um grupo de pais se organizou, reuniu material dos escombros, conseguiu um terreno e construiu uma escola. Um jovem que passava de bicicleta gostou do que viu e resolveu ficar. Loris Malaguzzi criaria ali, em 1946, naquele ambiente marcado pela destruição, uma forma de trabalhar o ensino infantil que viria influenciar escolas do mundo inteiro, inclusive no Brasil, que estimula crianças a usarem todas as suas maneiras de expressão, leva a produção dos pequenos para fora da escola e traz a comunidade para dentro.
“A criança tem milhões de linguagens. Quando ela chega na escola, normalmente são privilegiadas as dimensões escrita e oral. Mas as crianças podem se expressar de diversas outras formas”, diz Paola Capraro, diretora da escola bilíngue Eugenio Montale, que fica em São Paulo e usa a abordagem. E por apostar em todas as linguagens com as quais as crianças se comunicam, preceito muito defendido pelo fundador Malaguzzi, o sistema reggiano vê a criança como um ser forte, pensante, com visão própria de mundo.
Ao contrário do que ocorre no ensino tradicional, as crianças não se juntam por idade, mas por interesses. Um grupo pode ter, por exemplo, alunos de três a seis anos que se unem para trabalhar juntos em um projeto, que pode ser entender como uma ponte funciona. Enquanto uma equipe vai pesquisar quais são as pontes mais importantes do mundo, outra decide que vai construir um protótipo de argila e outra trabalha com figuras geométricas. Ao fim, as equipes voltam a se reunir, contam o que descobriram e se aprofundam em assuntos que julgarem importantes. Os aprendizados vão incluir as disciplinas tradicionais, como matemática, história, geografia, e outras capacidades, como capacidade de trabalhar em equipe, habilidades manuais e persistência.
“O mundo não é separado por áreas como a escola. No projeto, todas as matérias são discutidas diante da realidade como ela é”, diz Paola. Nesse ponto, ter um grupo heterogêneo quanto à idade também ajuda. “Como acreditamos que todo mundo pode aprender com todo mundo, essa questão da idade cai por terra”, afirma. Dessa forma, diz a diretora, o aprendizado é uma via de mão dupla: a criança menor aprende com a maior porque tem menos experiência de vida; a maior, ao ajudar a menor, precisa refletir e reorganizar o conhecimento que tem; maiores e menores aprendem juntas a respeitar as diferentes opiniões e, assim, vão se acostumando com conceitos como tolerância, paciência, democracia e empatia.
Segundo a abordagem Reggiana, os grupos de crianças devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar, capaz de trabalhar com as diferentes linguagens que a criança pode desenvolver. Até por isso, normalmente um profissional ligado às artes, chamado na Itália de atelierista, acompanha os trabalhos. Essa vocação é tão forte que, agora mesmo, quem visita Reggio Emilia encontra parte da ciclovia da cidade e a cortina do teatro municipal enfeitadas com desenhos feitos por crianças das escolas locais, o que reforça o vínculo com a comunidade, outra característica determinante da abordagem.
“Essa relação direta [entre escola e comunidade] se dá pelos eventos que são organizados na cidade em diálogo com a escola, pela criação de um centro de formação de educadores que também atende a comunidade e pela existência de um centro de materiais reciclados que abastece os ateliês das escolas”, diz Nana Giovedi, diretora de educação infantil do Colégio Oswald de Andrade, que visitou a cidade com uma a Rede Solare, um grupo da América Latina que estuda a abordagem Reggiana.

FIQUE SABENDO - A importância do café da manhã...

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A importância do café da manhã...:

Você já deve estar cansado de ouvir isso: café da manhã é realmente a refeição mais importante do dia. Mas, muitas pessoas ainda estão perdendo ou deixando de fazer seu desjejum! Você é um dos mais de 150 milhões de pessoas que não fazem o café da manhã? Ou sua idéia de café da manhã é um café e um bolo ou ainda o pão francês com café  preto? Se assim for, então siga estas dicas para começar a consumir um desjejum perfeito.
Há várias razões principais para começar cada dia com uma refeição nutritiva pela manhã:

1. O café da manhã estimula o metabolismo.  Ao iniciar o seu dia com carboidratos complexos saudáveis ​​(FIBRAS), juntamente com  proteínas magras, você irá aumentar a queima de calorias, acelerando o seu metabolismo. Então, você realmente DEVE comer para perder peso!

2Pessoas com hábito de realizar o desjejum são mais magras. As pessoas que tomam café da manhã estão mais propensas a manter o peso saudável do que aqueles que não o fazem. Pesquisas mostram que cerca de 78% das dietas bem sucedidas possuem o  café da manhã como uma das principais refeições, em comparação com apenas 4% que raramente comem no período da manhã. Por quê isso acontece? Pessoas que não costumam  realizar o desjejum geralmente  passam horas sem se alimentar, gerando um excesso de fome na próxima refeição associada ao consumo de grandes  porções e alimentos ricos em calorias. Um café da manhã  realizado de forma adequada pode mantê-lo longe de comer em excesso no final do dia.

3. O café da manhã fornece o "combustível" para iniciar o seu dia. Consumir uma refeição matinal equilibrada irá ajudá-lo a realizar suas atividades melhor no seu dia a dia, tanto mentalmente quanto fisicamente.
  
COMO CONSTRUIR UM DESJEJUM  EM 3 PASSOS

Passo 1 -  Proteína
Um estudo publicado recentemente na crescente literatura científica mostrou que comer mais proteínas no café da manhã pode ajudar a comer menos nas próximas refeições, reduzir o consumo de alimentos "não saudáveis", tornando mais fácil ficar com vontade de comer alimentos saudáveis e com calorias boas bem distribuídas. Boas fontes de proteína incluem ovos, iogurte desnatado e queijos magros (ricota, cottage), peixes de águas frias e proteínas do pão integral.

Passo 2 -  Cereais integrais
Grãos integrais são responsáveis pela energia que você precisa para alimentar sua manhã e o resto do dia, mais fibras devem ser consumidas para promover a saciedade e controlar a fome.  Boas fontes são: pão integral com pelo menos 3 g de fibra, cereais integrais, farinha ou flocos de aveia, quinua, linhaça, amaranto em flocos, granola sem açúcar, entre outros.

Passo 3 -  Frutas e vegetais
Todos nós precisamos aumentar o consumo de frutas e vegetais, e café da manhã é o momento perfeito para consumirmos algumas porções destes alimentos na dieta. Eles irão proporcionar ao nosso organismo  vitaminas e sais minerais, fibras e antioxidantes.

10 desjejuns em menos de 10 minutos
Se você acha que não tem tempo para preparar seu café da manhã, pense novamente. Em apenas 10 minutos ou menos, você pode ter uma refeição saborosa, nutritiva, e que para começar o seu dia com muita disposição.

Aí vão algumas rápidas ideias para o preparo de um desjejum saudável, confira a lista abaixo:

Quadrado pequeno preto Acrescente  1 xícara de flocos de aveia com 2 colheres de sopa  de nozes picadas e 2 colheres de sopa de frutas secas, uma pitada de canela e uma colher de sopa de mel.
Quadrado pequeno preto Junte 1 ovo + 2 claras, uma pitada de sal marinho e ervas a vontade, mexa e prepare um omelete simples, mas muito saboroso.
Quadrado pequeno preto Corte 1 banana grande em fatias, acrescente 2 colheres de sopa de quinua em flocos e salpique canela + uma colher de sopa de mel.
Quadrado pequeno preto 1 iogurte desnatado batido com ½ papaya e 2 colheres de sopa de amaranto em flocos.
Quadrado pequeno preto 3 rolinhos de peito de peru com mussarela + café com leite semi ou desnatado.
Quadrado pequeno preto 2 fatias de queijo minas com tomate e manjericão + suco de couve com limão.
Quadrado pequeno preto 2 ovos mexidos com ervas  e chá com mel ou stévia.
Quadrado pequeno preto 1 pote de iogurte desnatado natural batido com essência de baunilha e canela em pó + 10 morangos com farinha de linhaça
Quadrado pequeno preto 1 copo de leite desnatado batido com cacau em pó, adoçante e 1 banana nanica.

Ou Creme de abacate batido com água + 1 medida de Whey Protein do seu sabor preferido deixo para vocês meu vídeo realizando essa receita.


Enjoy!

Mais dicas em minha fan Page no Facebook: Juliana Pansardi - Nutricionista Desportiva.



*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 13 a 19/08/2012

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Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 13 a 19/08/2012:

Aviso E/SUBG/CIN de 09/08/2012 (D.O. Rio nº 100 de 10/08/2012 – p. 43 a 48).
O Coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura em atendimento ao Decreto n.º 30863 de 02 de julho de 2009, divulga os cardápios do Programa de Alimentação Escolar a serem praticados na semana de 13 a 19 de agosto de 2012.

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Alimentação Escolar (PAE), atende aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, escolas e creches, com cardápios elaborados por nutricionistas, tendo o objetivo de garantir às crianças o acesso a uma alimentação saudável e adequada, que compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e que promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis, levando em consideração o tempo de permanência do aluno na unidade e a faixa etária nas creches.

O planejamento dos cardápios é composto por quatro semanas (semana A, semana B, semana C e semana D) de acordo com o tipo de refeição a ser fornecida. Os cardápios são os mesmos para toda a rede municipal de ensino e a sua execução ocorre de forma alternada, ou seja, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) utilizam semanas diferentes, conforme anexos.

(Publicado no Ecoando n.º 20 - 2012)