segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A importância da hidratação: saiba como a água ajuda no bom funcionamento do corpo

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A importância da hidratação: saiba como a água ajuda no bom funcionamento do corpo:

Foto: Corbis Images
Desde pequenos, aprendemos que a água é essencial para a nossa saúde, mas muitas vezes nos descuidamos da hidratação, não só pelo fato de não torná-la um hábito, bebendo água apenas quando temos sede, mas também por desconhecer como ela atua no corpo. Nosso organismo é composto por aproximadamente 70% de água e entender alguns de seus papéis na manutenção da nossa saúde pode esclarecer melhor por que não devemos negligenciar o cuidado com a hidratação.
A água é o componente fundamental de todas as células do organismo. Ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. O ideal, segundo a nutricionista Sandra Muttoni, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), vinculado ao Ministério da Saúde, é que consumir no mínimo dois litros de líquidos por dia. Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura. “É importante que essa quantidade seja ingerida na forma de líquidos e que seja água, pois ela não tem outro componente interferindo na nossa saúde. Se ingerirmos sucos, além do líquido, também ingerimos calorias, açúcares, e dependendo da saúde da pessoa, isso tem uma contraindicação”, recomenda a especialista.
O cuidado com a hidratação deve ser redobrado na época da seca e em dias quentes. E apesar da recomendação mínima de dois litros, cada pessoa apresenta uma necessidade diferente de hidratação por dia. “Existe alguns cálculos que se faz, de acordo com a quantidade de energia gasta por dia. Como por exemplo, uma pessoa que tem um gasto de duas mil calorias por dia precisa de um ml de líquido por caloria. E sempre que a gente tem um esforço físico maior, precisamos repor o líquido perdido com o suor”, explica Sandra. A nutricionista lembra que pessoas com alguma doença específica e precisam fazer um controle maior da ingestão de líquidos, devem procurar um especialista para indicar o volume ideal de consumo de líquidos.
Gestantes e mulheres que estão amamentando devem intensificar o consumo de água. “Durante a gestação, é indicada que a mulher ingira bastante liquido, pois ela tem um aumento da quantidade de sangue em circulação. A mesma coisa acontece durante a amamentação, ela precisa aumentar de líquido para melhorar a lactação. Então, tanto na fase da gestação e da amamentação é importante que a oferta de líquidos seja maior”, aconselha Sandra. A especialista afirma ainda sobre a importância de se criar o hábito de beber água, como se tem o hábito de almoçar, tomar café da manhã ou jantar, e não apenas se hidratar quando se lembrar ou quando se tem sede.
A ideia de que beber um copo d’água em jejum pela manhã regula o intestino é um mito, apesar de os líquidos terem papel fundamental em seu funcionamento. “Algumas pessoas tem o hábito de ingerir água gelada pela manhã, e sabemos que um líquido gelado ajuda no funcionamento intestinal, mas pode ser qualquer tipo de líquido. Não existe comprovação cientifica que um copo d’água em jejum pela manhã facilitaria o funcionamento do intestino”, esclarece a nutricionista. “O que se sabe é que a hidratação é fundamental para que as fibras alimentares exerçam o seu papel no funcionamento do intestino. Pois as fibras, quando chegam ao intestino, absorvem água. Nesse momento, elas incham e aumentam a quantidade de bolo fecal, deixam as fezes mais macias, o que facilita a evacuação. É dessa forma que os líquidos influenciam positivamente no funcionamento do intestino”, completa.
Fonte: Fabiana Conte / Agência Saúde

ATENÇÃO - CÓLERA

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CÓLERA:
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Fiocruz promove Semana Mundial da Alimentação e reúne especialistas de todo Brasil

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Fiocruz promove Semana Mundial da Alimentação e reúne especialistas de todo Brasil:

Contaminação de alimentos por agrotóxicos, obesidade infantil, como fazer escolhas saudáveis são temas do evento| Foto:Lisa B./Corbis
Você está seguro com suas escolhas alimentares? Responder a esta pergunta não é simples. Hoje, um leque imenso de informações e de estratégias para orientar e induzir escolhas ditas saudáveis são divulgadas nos meios de comunicação e nas mídias sociais. Mas, o que, de fato, pauta nossas escolhas? Questões como estas serão debatidas durante a Semana Mundial de Alimentação, que será realizada na Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin), entre 15 e 19 de outubro.
O evento, gratuito, faz parte das comemorações ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, e contará com a presença de especialistas de todo o Brasil. É voltado para profissionais das áreas da saúde, alimentação e nutrição, estudantes e comunidade em geral. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Fiocruz Brasília. Além de palestras, mesas redondas e debates, a programação prevê a realização de oficinas e dinâmicas corporais, como Yoga, Tai Chi, meditação ativa e dança de salão. As inscrições para as dinâmicas são limitadas.
A Semana será uma atividade de mobilização do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares, financiado pela FINEP, que tem por objetivo criar uma base de conhecimentos sobre hábitos alimentares na região Centro-Oeste por meio de pesquisa, comunicação e ensino e informação. O projeto, financiado com recursos do CNPq, é coordenado por Denise Oliveira e Silva, coordenadora do Palin, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
Os processos de urbanização e industrialização resultaram em mudanças de hábitos em todo o mundo e também no Brasil. A pesquisa de consumo alimentar dos brasileiros, realizada em 2008/2009, mostra que 45% da população brasileira come fora de casa e que são ingeridos mais produtos processados, industrializados e enlatados, com alto teor de sódio, açúcar e aditivos. Junto com estas transformações, outros dilemas surgiram, tais como o medo de consumir verduras e legumes contaminados com agrotóxicos, com metais pesados e/ou outros.
No encontro, serão discutidos os conceitos de “food security” e “food safety”: o primeiro fala de segurança alimentar e o segundo de como orientar a população na escolha por alimentos seguros. Temas instigantes como o impacto da publicidade de alimentos e a obesidade infantil serão tratados em palestras e no documentário “Criança, a alma do negócio”, dirigido ela cineasta Estela Renner. Após as apresentações, serão realizados debates com público.
Como outras culturas, em especial a medicina tradicional chinesa, veem o alimento? Como anda a fiscalização sanitária e a qualidade dos alimentos no DF? O que revela o monitoramento nacional sobre o uso de agrotóxicos em alimentos? Qual o perfil de consumo alimentar dos brasileiros? Esses e outros assuntos farão parte do cardápio da Semana Mundial de Alimentação.
Confira a programação
Faça sua inscrição
(50 vagas) Inscrições para Dinâmica Corporal: Tai Chi
(30 vagas) Inscrições para Dinâmica Corporal: Yoga
(30 vagas) Inscrições para Dinâmica Corporal: Meditação Ativa
(30 vagas) Inscrições para Dinâmica Corporal: Hatha Yoga
(50 vagas) Inscrições para Dinâmica Corporal: Dança de Salão “O Cabaret Saudável”
Semana Mundial de Alimentação
Data:
Entre 15 e 19 de outubro
Local: FIOCRUZ Brasília – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Av. L3 Norte, Gleba A, SC 4
Informações: (61) 3329-4508 | ascombrasilia@fiocruz.br | www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br
Fonte: Fiocruz Brasília

Aprendiz lança cadernos com tecnologias do bairro-escola; leia online

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Aprendiz lança cadernos com tecnologias do bairro-escola; leia online:
Lançadas em 2012, em parceria com a editora Moderna, “Pesquisa-ação”, “Trilhas Educativas”, “Comunicação Comunitária” e “Arranjos Culturais” integram a coleção que apresenta os pilares de sustentação das tecnologias sociais do Bairro-Escola, metodologia experimentada pela Associação Cidade Escola Aprendiz desde 1997.
Diante do desafio de apropriar-se da cidade como território educativo, a ONG identificou ao longo de sua atuação quatro condições elementares para a construção e sustentabilidade de comunidades educativas: a articulação de espaços democráticos de debate e construção de projetos coletivos por parte dos agentes locais, o desenvolvimento de práticas educativas que articulem o currículo formal das escolas aos saberes comunitários, a produção e livre circulação de informações sobre o território e a visibilidade e fomento dos potenciais da cultura local, em especial a ocupação positiva dos espaços e equipamentos públicos.
Segundo Natacha Costa, diretora da organização, “os quatro cadernos que compõem esta coleção descrevem, analisam e problematizam algumas experiências práticas relacionadas a estas quatro tecnologias e como elas nasceram, em que momento do seu desenvolvimento nos encontramos e quais são os desafios que elas têm identificado e buscam superar”.
O primeiro volume aborda os métodos da “Pesquisa-ação Comunitária”, enfatizando o papel do grupo articulador local, os recursos e equipamentos necessários aos educadores, além de experiências de desenvolvimento local baseadas em arranjos educativos. Em entrevista, o economista Ladislau Dowbor esclarece alguns conceitos relacionados ao poder local.
O segundo volume da coleção apresenta as “Trilhas Educativas”, enfatizando o diálogo entre escola e território a partir das experiências da Vila Madalena, em São Paulo, e da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Também há relatos interessantes de autoformação dos jovens educadores.
Já o terceiro volume tem como foco a “Comunicação Comunitária”, do direito às práticas, passando pela necessidade de se criar uma agência de notícias local. Em entrevista exclusiva, o jornalista Gilberto Dimenstein explica porque vê a comunicação como “eixo estruturante do bairro-escola”.
O último volume da coleção “Tecnologias do Bairro-Escola” aborda questões relativas a cultura e território. A partir do mapeamento das potencialidades de um determinado território, surge uma proposta capaz de gerar aprendizagens significativas, tanto dos jovens quanto dos agentes da cultura local. O trabalho de formação de agentes locais encontra-se exemplificado em experiências de “Arranjos Culturais” em São Paulo e no Recife.

FIQUE SABENDO - 6 dicas para reduzir os gastos com luz

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6 dicas para reduzir os gastos com luz:
A partir de 2013, a energia elétrica vai ficar até 16,5% mais barata para os consumidores residenciais, conforme anúncio feito recentemente pelo governo. Mas é possível ir além, adotando, por conta própria, medidas simples, no dia-a-dia, em casa ou no escritório.
Com base em cartilhas da Secretaria de Saneamento e Energia de São Paulo, da Aneel e da UFSCar, preparamos seis dicas para ajudar a poupar o planeta e o seu bolso.
1 – Quer poupar? Deixe a luz entrar
Utilize ao máximo toda a luz natural (e gratuita!) que incide em casa ou no escritório. Durante o dia, mantenha janelas, cortinas e persianas abertas, permitindo a ampla passagem da luz solar. Para aumentar a claridade de um ambiente, utilize cores claras nas paredes internas e no teto. Outra dica é orientar a limpeza de casa e principalmente a do escritório (que em muitos costumam acontecer à noite), para os primeiras horas da manhã, a fim de aproveitar a iluminação natural.
2 – Iluminação artificial
Opte sempre por lâmpadas fluorescentes ou, pelo menos, utilize em ambientes que necessitam de maior iluminação. A economia é garantida: duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais que uma incandescente de 100 watts. Dê preferência às que possuem o Selo Procel Inmetro de Desempenho.
Desligue a iluminação de ambientes desocupados ou que seja estritamente decorativa. Equipamentos como “dimers”, que controlam a intensidade da luz, e sensores de presença, que se acendem somente quando há circulação de pessoas, podem ser usados, resultando em significativa economia energética.
3 – De olho na energia “vampirizada”
Uma causa muito comum do aumento na conta de energia elétrica é a “fuga” de energia, uma espécie de “vazamento de eletricidade” que pode representar até 30% do consumo de luz no fim do mês. Emendas mal feitas, conexões frouxas, fios desencapados ou com isolamento comprometido pelo tempo são uma de suas principais causas. Outro vilão são equipamentos eternamente ligados na tomada por esquecimento.
Para descobrir se existe fuga de corrente no escritório ou em casa faça o seguinte: Desligue a iluminação e todos os equipamentos das tomadas. Com ajuda do zelador ou administrador do edifício, verifique se o disco do medidor continua girando.
Em caso afirmativo, existe fuga de corrente. Para identificar a origem da fuga, desligue a chave geral. Se o disco parar de girar, o problema está na instalação elétrica. Para resolvê-lo procure o serviço de um técnico especializado.
4 – Eletrodomésticos podem ser aliados
Sempre que possível, opte por eletrodomésticos que levam o selo Procel, que indica os equipamentos com menor consumo energético. Leve em consideração antes de adquirir um aparelho as opções que consumam menos watts. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som. Alguns aparelhos precisam de atenção especial:
Geladeira - Mantenha a geladeira em local ventilado para facilitar a troca de calor pelos radiadores. Não forre prateleiras com filmes plásticos, que dificultam a circulação de ar em seu interior. Evite deixá-la aberta por muito tempo e mantenha em boas condições a borracha de vedação da porta. Geladeiras em más condições podem ser responsáveis por até 70% da conta de luz.
Ar-condicionado - Quando comprar um aparelho de refrigeração, procure dimensionar o espaço que ele ocupará e o seu potencial refrigerador. Existem tabelas para este cálculo nas lojas, é só perguntar para o vendedor. Lembre-se de conferir se o aparelho possui selo de eficiência energética. Na instalação, não deixe o aparelho em lugares quentes, próximo de equipamentos elétricos ou sob a luz do sol. Isso força o desempenho e consome mais energia – o ideal é instalá-lo de frente para a maior dimensão do ambiente, o que facilita o processo de refrigeração. Você pode desligar o ar condicionado meia hora antes do fim do expediente e também durante o almoço, que a sala ainda permanecerá climatizada. Mantenha as portas e janelas fechadas, de forma a impedir a entrada de ar quente de fora.
Chuveiro elétrico - Nos dias quentes, use o chuveiro com a chave na posição verão. Na posição inverno o consumo de energia é 30% maior. Nunca reaproveite resistência queimada, pois aumenta o consumo de energia e não é seguro. Estude a possibilidade de instalar um aquecedor de água por energia solar, que, atualmente, possuem preços mais acessíveis e dispensam grande manutenção. Para baixar o consumo de energia – e de água — tente reduzir a duração do banho de 20 a 40%.
5 – Computador, notebook e outros eletrônicos
O consumo individual destes equipamentos é no geral baixo (10 kWh/mês em média). No caso dos monitores, os gastos aumentam conforme o tamanho. A maioria dos monitores de 14″ atuais consome em torno de 80 W, já os de 17″ consomem entre 100 e 110 W, dependendo do modelo. No entanto, em um escritório com vários computadores a participação no consumo total poderá ser significativa. Procure orientar os usuários a desligá-los quando não forem utilizados por longos períodos e, a utilizar sempre que possível os recursos de economia de energia disponibilizados nas máquinas.
Periféricos como impressora e scanners consomem energia mesmo quando não estão em uso; nesse caso, desligue-os das tomadas, assim como as caixas de som. Evite também deixar os aparelho eletrônicos, incluindo celulares, recarregando durante toda noite. Plugue o carregador somente o tempo suficiente para completar a carga.
6 – Elevadores, só um por vez
Se você mora ou trabalha em um edifício com mais de um elevador, sabe que é bastante comum acionar todos eles ao mesmo tempo. Para economizar energia elétrica e evitar desgaste desnecessário dos equipamentos, o ideal é ‘chamar’ apenas um. Outra forma de evitar desperdícios é fazê-los atender a grupos diferentes de andares, pares e ímpares por exemplo.
Estude a possibilidade de desligar diariamente, de maneira alternada, um dos elevadores, no horário de menor movimento e utilização (por exemplo, das 22h00 às 6h00 e nos domingos e feriados). Em edifícios residenciais, crianças devem ser orientadas a não apertar todos os botões do painel.
 E ai, gostou das dicas? Coloque-as em prática, poupando seu bolso e ajudando o planeta!
 
 
 
Fonte: Planeta Sustentável

TELESSAÚDE NA ESCOLA

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROJETOS - Vivajovem.com

Estão abertas as inscrições para financiamento de projetos voltados para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, o Vivajovem.com. Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Saúde e da Cultura e o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), com o objetivo de selecionar projetos de intervenção no território e/ou formação de adolescentes e jovens de 10 a 29 anos com vistas à promoção da saúde, à prevenção do uso de álcool, crack e outras drogas, à prevenção das violências e redução da mortalidade juvenil.

As inscrições foram iniciadas no dia 29/09/2012 e ficarão abertas por 14 dias, a contar desta data. Poderão ser inscritas propostas que contemplem ações de arte, cultura, educação, esporte e/ou lazer para prevenção do uso de álcool e outras drogas entre outras atividades. Os valores dos projetos a serem aprovados variam de R$ 100 mil a R$ 300 mil por ano. Ao todo serão investidos R$ 4 milhões, sendo R$ 2,5 milhões do Ministério da Saúde e R$ 1,5 milhão da UNODC. Para mais informações, acesse http://migre.me/b3ZYR o edital.

PESQUISA INTERNACIONAL SOBRE DENGUE É APRESENTADA NO BRASIL

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PESQUISA INTERNACIONAL SOBRE DENGUE É APRESENTADA NO BRASIL:
Projeto apresentado em congresso testa método natural para bloquear a transmissão do Aedes aegypti

Uma nova estratégia de pesquisa para o controle da dengue foi apresentada na tarde desta segunda-feira (24), durante o Congresso Internacional de Medicina Tropical, no Rio de Janeiro. O projeto ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’ é parte do programa internacional ‘Eliminar a Dengue: Nosso Desafio’, que traz uma abordagem nova e natural para o controle da doença, e já está em fase de testes na Austrália, Vietnã, Indonésia e agora, Brasil. O objetivo do programa é cessar a transmissão do vírus da dengue pelo Aedes aegypti, a partir da introdução da bactéria Wolbachia – que é natural e encontrada em insetos – nas populações locais de mosquitos.

Caso cumpra as expectativas exitosamente, o programa de eliminação da dengue é uma estratégia de longo prazo que poderá beneficiar um número estimado de 2,5 bilhões de pessoas – ou seja, dois quintos da população mundial que atualmente vivem em áreas de transmissão da doença. O método poderá reduzir ainda - de forma significativa - a dependência em relação aos métodos convencionais de controle do mosquito, (como o uso de inseticidas). Atualmente, cerca de 100 países estão sob ameaça de contrair o vírus, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os cientistas demonstraram em laboratório que, quando a bactéria Wolbachia é introduzida no Aedes aegypti, atua como uma ‘vacina’ para o mosquito, bloqueando a multiplicação do vírus dentro do inseto. Como consequência, a transmissão da doença é impedida.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a pesquisa é mais uma ferramenta no combate e controle da dengue. “A dengue é uma doença complexa e o Ministério da Saúde está apoiando todas as ferramentas de combate à doença. A pesquisa está no início, mas esperamos que em alguns anos o resultado positivo possa ser comemorado”, comentou Jarbas Barbosa.

Naturalmente presente em cerca de 70% dos insetos no mundo, a Wolbachia é uma bactéria intracelular e não existem evidências de qualquer risco para a saúde humana ou para o ambiente. “Nossa expectativa é de que este método possa beneficiar milhões de pessoas que atualmente vivem em áreas endêmicas, de forma autossustentável e economicamente viável, sem danos ao ambiente”, explicou Luciano Moreira, pesquisador da Fiocruz e líder do projeto ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’.


DESAFIO BRASIL

O método de controle se baseia na soltura programada dos mosquitos com a  Wolbachia, que, ao se reproduzir na natureza com mosquitos locais, passam a bactéria de mãe para filho, através dos ovos. Com o passar do tempo, a expectativa é de que a maior parte da população local de mosquitos tenha Wolbachia e seja incapaz de transmitir dengue.

No Brasil, o projeto está em sua primeira fase. Neste momento, o projeto está focado, em ambiente de laboratório, na manutenção de colônias dos mosquitos com Wolbachia e no cruzamento com Aedes aegypti de populações brasileiras. A construção de uma estrutura de gaiola de grandes proporções no campus da Fiocruz - onde os testes intermediários serão realizados - está programada para 2013. Além disso, estão sendo selecionadas as localidades para os testes de soltura em campo, com previsão para 2014, o que inclui conhecer dados entomológicos sobre as populações de mosquitos locais.

O projeto estuda uma nova alternativa para o controle da dengue, a ser utilizada no futuro como medida complementar de controle. Neste momento, a orientação para a população é de não descuidar da eliminação dos criadouros preferenciais do mosquito transmissor.

O projeto conta com financiamento da Fiocruz, Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS e Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – DECIT/SCTIE, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq) e Foundation for the National Institutes of Health, com recursos da ‘Grand Challenges in Global Health Initiative’ da Bill & Melinda Gates Foundation (Estados Unidos).  

Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/7347/785/pesquisa-internacional-sobre-dengue-e-apresentada-no-brasil.html>. Acesso em 08 out. 2012

SELEÇÃO E REMOÇÃO EX-OFÍCIO DE PROFESSORES PARA O GINÁSIO EXPERIMENTAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ANDRÉ URANI - GENTE

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SELEÇÃO E REMOÇÃO EX-OFÍCIO DE PROFESSORES PARA O GINÁSIO EXPERIMENTAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ANDRÉ URANI - GENTE:



Secretaria Municipal de Educação
Ato do Subsecretário de Tecnologias Educacionais
DIÁRIO OFICIAL  de 8 de outubro de 2012
EDITAL SME Nº 5 DE 5 DE OUTUBRO DE 2012.
REGULAMENTA O PROCESSO DE SELEÇÃO E REMOÇÃO EX-OFÍCIO DE PROFESSORES PARA O GINÁSIO EXPERIMENTAL DE NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ANDRÉ URANI - GENTE
O SUBSECRETÁRIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, comunica aos profissionais integrantes do Quadro do Magistério, lotados e em exercício na Secretaria Municipal de Educação o regulamento concernente ao processo de seleção e remoção ex-ofício de professores para compor o quadro docente do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais André Urani.
1. Do Programa
O Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais André Urani, instância dinamizadora e irradiadora em educação vinculada a alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, voltado para a excelência acadêmica, em 2013 será vocacionado para novas tecnologias educacionais, visando à introdução de novos métodos e práticas no cenário educacional.
2. Dos Critérios Preliminares
Os professores interessados em participar do processo de seleção, deverão observar os seguintes critérios:
2.1 Estar disponível para cumprimento de jornada de 40 (quarenta) horas semanais, sendo 8 (oito) horas diárias. Os professores que não detenham matrícula sob o regime de 40 (quarenta) horas semanais terão sua jornada complementada por intermédio de dupla regência;
2.2 Ser Professor I em uma das disciplinas da área em que pretende atuar - Humanidades (Português, História e Geografia), Exatas (Matemática e Ciências) - ou em uma das disciplinas específicas de Educação Física, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Educação Musical ou Inglês;
2.3 Comprometer-se com a política de pesquisa e de formação continuada a ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, como exigência para a qualificação da docência de acordo com as especificidades da unidade escolar.
3. Da formulação do pedido
Os professores interessados deverão:
3.1 Inscrever-se no período de 8 de outubro a 23 de outubro de 2012, mediante preenchimento de formulário próprio on-line no site www.rioeduca.net e caso seja selecionado na análise curricular apresentar-se munido dos originais e cópias dos seguintes documentos:
a) Declaração da unidade de ensino na qual atualmente leciona, fazendo constar o período de ingresso na referida unidade;
b) Carteira de Identidade;
c) CPF;
d) Termo de compromisso assinado pelo candidato e que consta do Anexo II deste Edital;
e) Currículo devidamente comprovado (as cópias dos certificados deverão ser anexadas) e em conformidade com o modelo utilizado pela Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), considerando a produção acadêmica dos últimos 5 (cinco) anos.
3.2 A entrega dos documentos acima mencionados será feita na Gerência de Recursos Humanos da 2ª Coordenadoria Regional de Educação a que se vincula o Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais André Urani.
3.3 As informações prestadas e os documentos entregues no ato da formulação do pedido serão de inteira responsabilidade do candidato, possibilitando o cancelamento da inscrição daqueles que fornecerem informações inconsistentes.
4.Do Processo de Seleção
4.1 O processo de seleção constará de análise do currículo e do histórico de atuação profissional na Rede Municipal de Educação; avaliação do questionário a ser enviado ao professor após a candidatura, dinâmica de grupo e entrevista, a ser realizada por banca examinadora instituída pela Secretária Municipal de Educação exclusivamente para este fim. Essa banca será composta por elementos da SME, um consultor de RH indicado pela SME, dois representantes da 2ª CRE e pela direção da escola (Diretor).
4.2 O candidato deverá submeter-se à dinâmica de grupo e à entrevista, em locais e horários previamente definidos e divulgados pela 2ª CRE. A dinâmica de grupo e a entrevista objetivarão a identificação de elementos de convergência entre a prática pedagógica dos candidatos e o perfil desejado para atuação no âmbito do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais André Urani. No caso dos professores de Língua Inglesa, a entrevista levará em conta também os conhecimentos linguísticos e a fluência do candidato no idioma.
5. Da Pontuação
5.1 Será atribuída ao candidato a pontuação máxima de 100 (cem) pontos, sendo 30 (trinta) pontos para o currículo, 20 (vinte) pontos para a experiência profissional, 20 (vinte) pontos para o questionário e 30 (trinta) pontos para a dinâmica de grupo. Os candidatos que atingirem a maior pontuação passarão para a etapa seguinte da entrevista individual. Para a análise do currículo, será considerada a tabela constante do Anexo III que acompanha este Edital.
6. Dos critérios de desempate
6.1 Serão aplicados como critérios de desempate, nesta ordem:
a)O maior tempo de exercício a ser cumprido na Secretaria Municipal de Educação até o momento da aposentadoria;
b)O maior tempo de exercício de docência na Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.
c)Maior pontuação na entrevista.
7. Dos critérios para a remoção ex-ofício
7.1 Serão removidos os professores que nas respectivas áreas de ensino obtiverem a maior pontuação, considerando os critérios e resultados obtidos por intermédio da análise do currículo, da formação presencial e do processo de entrevista.
8. Da divulgação dos resultados
8.1 O resultado final do processo de seleção será publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro na data de 12 de novembro de 2012, sendo divulgado, também, no site da SME, na CRE e nas respectivas escolas.
8.2 Do resultado final caberá recurso somente com relação à pontuação atribuída aos itens relacionados na tabela que constitui o Anexo III, a ser interposto, no local em que foi realizada a inscrição, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, contados a partir da data subsequente a da publicação mencionada no item 8.1.
9. Das disposições finais
9.1 O professor que esteja no cumprimento de estágio probatório e/ou do período de 5 (cinco) anos de permanência na Coordenadoria Regional de Educação em que foi lotado, por efeito de opção decorrente de concurso regionalizado, só poderá concorrer à vaga no Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais André Urani caso seja vinculado à 2ª CRE.
9.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Rio de Janeiro, 5 de outubro de 2012.
RAFAEL PARENTE
Subsecretário de Tecnologias Educacionais
ANEXO I
TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
__________________________________________________, professor I do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais André Urani ______________________________________, na disciplina __________________________, matrícula n.º ______________, concorda com sua permanência na citada unidade, bem como, com o critério descrito nos itens 2.1 e 2.3 do Edital SME n.º, de 5/10/12.
Rio de Janeiro, ______ de ___________________ de 2012.
ANEXO II
TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
__________________________________________________, professor I da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, na disciplina __________________________, matrícula nº ______________, CPF nº_______________ concorda com sua remoção ex-ofício para o Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais André Urani _________________________,e declara, para fins de desempenho de suas atividades docentes na referida unidade de ensino, estar de acordo com os critérios estabelecidos no Edital SME n.º, de 5/10/12.
Rio de Janeiro, ______ de ___________________ de 2012.



 TABELA DE PONTUAÇÃO
Formação e qualificação profissional
Em Pedagogia/Educação
Em área específica
Pontuação máxima
Curso de Especialização (Lato Sensu)
2
4
8
Curso de Mestrado
5
10
10
Curso de Doutorado
6
12
12
Total da Formação e Qualificação Profissional
30
Experiência profissional em Educação
Pontuação
Experiência docente em regência a partir de 05 anos (esfera pública e/ou privada)
15
Experiência como capacitador/formador
5
Total da Experiência Profissional
20