terça-feira, 23 de outubro de 2012

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - FAMÍLIAS - PALESTRA AUTOPREVENÇAO EXAME MAMA

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CIEP ZUMBI DOS PALMARES no dia da Família na Escola - Equipede Saúde  Fazenda Botafogo
PALESTRA AUTOPREVENÇAO EXAME MAMA:
PALESTRA AUTOPREVENÇAO EXAME MAMA






ESCOLA É LUGAR DE SAÚDE. E.M. J.I. ANA DE BARROS CÂMARA 23/10/2012

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ESCOLA É LUGAR DE SAÚDE. E.M. J.I. ANA DE BARROS CÂMARA 23/10/2012:
 ENF. MARCO, ACS DELMA E SANSUIR. EQUIPE LACY FERREIRA .
 SAÚDE , DIVERSÃO E HIGIENE TODOS JUNTOS.




PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

FIQUE SABENDO - Saiba como fazer a higienização das mãos e de objetos de uso pessoal e coletivo

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Saiba como fazer a higienização das mãos e de objetos de uso pessoal e coletivo:

Para evitar contaminações, o bom e velho hábito de lavar as mãos com água e sabão continua o mais eficaz. Foto: Corbis Images
Hábitos de higiene no dia a dia e no trabalho são essenciais para evitar contaminações. Bactérias, fungos e outros agentes que causam diversos males à saúde estão escondidos nas pontas dos dedos, embaixo das unhas, em objetos de uso coletivo e até naqueles pessoais que pensamos estar protegidos de qualquer sujeira. Para evitar o contágio, o bom e velho hábito de lavar as mãos com água e sabão continua o mais eficaz. Outras medidas de higiene também devem ser tomadas, como a limpeza frequente dos objetos utilizados.
Segundo o dermatologista e sanitarista Victor Berbara, do Departamento de Saúde Hospitalar do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NERJ), as mãos carregam diversos tipos de microorganismos. “Na pele das mãos e nas unhas normalmente existem vários tipos de bactérias, fungos e vírus que não provocam nenhum dano à saúde, mas também existem os que podem causar”, explica.
A contaminação mais comum acontece por meio das bactérias. “Bactérias como staphylococcus e streptococcus podem levar a doenças tanto de pele quanto intestinais, além de afetar outras áreas do corpo, e podem ser transmitidas pelo contato da mão suja. As bactérias relacionadas ao aparelho intestinal são altamente patogênicas e podem provocar a contaminação pelo consumo e manipulação dos alimentos, por exemplo. Por isso é importante a higienização das mãos sempre que usar o banheiro, manejar produtos de origem química ou biológica ou objetos do nosso trabalho e do dia a dia, e antes de situações de convivência social e das refeições”, alerta o especialista.
O uso de álcool em gel se popularizou e seu uso é bastante eficaz para a higienização, mas o uso de água e sabão continua sendo o mais acessível e importante. “Lavar as mãos com água e sabão é essencial e está sempre ao nosso alcance. O álcool em gel é importante, por exemplo, na proteção contra agentes virais”, esclarece Victor. A forma de lavar as mãos é determinante para sua higiene. “A lavagem deve ser completa, em toda a superfície da palma e da parte superior das mãos, em movimentos giratórios e das pontas dos dedos em direção aos punhos”, orienta.
As unhas também não devem ser esquecidas da limpeza diária, pois podem esconder sujeiras imperceptíveis, como células mortas, poeira, e microorganismos, que além da contaminação podem tornar o hábito de algumas pessoas em roer unhas um tanto indigesta e perigosa. “Elas devem estar sempre bem aparadas, pois debaixo das unhas se acumula principalmente muito material orgânico, além de bactérias e fungos, então essa lavagem das mãos deve incluí-las também. As mulheres que usam unhas compridas devem lavar a parte de baixo das unhas, de preferência com uma escovinha”, recomenda o dermatologista e sanitarista.
Os aparelhos utilizados no dia a dia também precisam de uma limpeza frequente. Segundo Victor, o álcool é bastante eficiente, eles podem ser limpos algumas vezes ao longo do expediente, dependendo do seu uso ou no final dia, como é o caso do celular. “Existem estudos que mostram que o aparelho celular é um dos objetos que mais acumulam bactérias que podem ser patogênicas ao intestino. Qualquer superfície deve ser higienizada constantemente. E quem manusear esses equipamentos deve lavar bem as mãos antes e após o uso e, se possível, usar também o álcool em gel”, recomenda.
Fonte: Fabiana Conte / Agência Saúde

Fórum aborda políticas públicas para saúde de crianças com doenças crônicas

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Fórum aborda políticas públicas para saúde de crianças com doenças crônicas:
Nesta terça-feira, 23 de outubro, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realizará o 3° Fórum Ampliado sobre Políticas Públicas de Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas e Deficiências e suas Famílias, fruto de uma iniciativa do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec), do Programa de Atenção Integral à Criança Hospitalizada Saúde & Brincar e do Serviço Social do Instituto.
O principal objetivo é sensibilizar o Poder Legislativo, para a definição de uma agenda de compromissos que visem a elaboração de Políticas Públicas voltadas às crianças e adolescentes portadores de doenças crônicas e/ou deficiências associadas.
Em 2010, quando ocorreram a primeira e a segunda edição, o Fórum contou com a participação de membros da Secretaria Municipal de Saúde, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), do Ministério Público e demais unidades federais de saúde, além de voluntários da área e familiares de pacientes. Os resultados mais significativos contemplam a elaboração e a posterior aprovação de importantes Projetos de Lei que atendem a diversas demandas levantadas. Neste cenário, destaca-se a lei 3.232/2010, de autoria do deputado federal Alessandro Molón, cujo projeto isenta o pagamento de imposto sob a tarifa de energia elétrica aos portadores de doenças crônicas que demandam o uso contínuo de aparelhos médicos. Tal medida permitiu a alta a pacientes que ficavam restritos ao ambiente hospitalar por não terem condição de subsidiar as elevadas contas de luz.
Contudo, a responsável pelo Serviço Social do IFF, Mariana Setúbal, que integra a comissão organizadora do evento, avalia que ainda há muito a ser feito desde políticas no campo da educação até a regulamentação trabalhista, passando pelas condições de habitação, equipamentos e insumos terapeuticos. No campo do transporte, por exemplo, algumas questões continuam sem resposta e outras sofreram retrocessos.“Na portaria que institui o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), não consta a obrigatoriedade de o município garantir o transporte ao acompanhante quando a criança encontra-se internada, mesmo em casos de permanência prolongada. A questão da alimentação, em dias de acompanhamento ambulatorial, também merece atenção”, ressalta Mariana.
O 3° Fórum Ampliado de Políticas Públicas de Promoção de Saúde de Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas e Deficiências e Suas Famílias é gratuito. Para fins de organização, os interessados em participar devem enviar um e-mail para ssocial@iff.fiocruz.br, contendo nome, telefone, endereço, cargo e e-mail para o cadastro.
III Fórum Ampliado de Políticas Públicas de Promoção da Saúde de Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas e Deficiências e Suas Famílias
Data: 23/10
Horário: 9h
Local: Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO) – Avenida Rui Barbosa 716, Flamengo – Rio de Janeiro.
Fonte: Fiocruz

Web 3.0 no combate ao sedentarismo.

http://saudenaescola.wordpress.com/Web 3.0 no combate ao sedentarismo.:

O que é o sedentarismo?
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas. Neste post, seguindo o aspecto colaborativo da web 3.0, mas um trabalho realizado pelos alunos do 9º ano.

TRABALHO INTERESSANTE - Professor faz uso da web 3.0 para ensinar educação física

http://porvir.org/
Professor faz uso da web 3.0 para ensinar educação física:
No Rio de Janeiro, um professor de educação física está usando tecnologia para ensinar educação física para estudantes de ensino fundamental. O que parece ser um contrassenso é, na verdade, a solução utilizada para romper o tradicionalismo que ainda rege o ensino da disciplina. Essa é a proposta de Marcelo Souza, criador do Educação Física na web 3.0, projeto focado na pesquisa, no ensino e na produção de conhecimento pelos próprios alunos.
A iniciativa vem sendo realizada desde o ano passado com estudantes do 8º e 9º anos da Fundação Bradesco. O trabalho com os mais de 300 de alunos já rendeu a Souza o segundo lugar na categoria escolas particulares do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012, realizado no mês passado. “A disciplina de educação física ainda é tradicional e mantém hábitos muito conservadores. A minha provocação foi justamente questionar a escola do século passado. Para isso, decidi adotar o aprendizado baseado em projetos, utilizando a web 3.0”, afirma.

crédito Divulgação Marcelo Souza Educação Física na web 3.0

O projeto é pautado em dois aspectos básicos. O primeiro deles é fazer com que os alunos se tornem produtores de conhecimento. As aulas, que poderiam ser meramente recreativas, dão lugar a oficinas de criação digital. Em vez da quadra de esportes entram os laboratórios de informática onde os jovens precisam utilizar os recursos tecnológicos para pesquisar, produzir e sistematizar conteúdos sobre IMC (Índice de Massa Corporal), exercícios aeróbicos, resistência muscular, anabolizantes, suplementos, musculação para o adolescente e até mesmo anorexia. Os materiais produzidos pelos alunos vão para o blog Saúde na Escola, para as redes sociais e Youtube como forma de levar a mais pessoas a discussão sobre saúde, qualidade de vida e exercício físico.
Segundo Souza, a produção digital faz com que os alunos trabalhem de modo colaborativo e passem a ser contadores de histórias e consigam, principalmente, disseminar para mais pessoas esse aprendizado. “Na realidade da web 3.0, o aluno produz, organiza e customiza suas informações para melhorar seu aprendizado. Ele busca em diferentes fontes, analisa, contesta e seleciona informações, para construir e produzir conhecimentos. E partem, sobretudo, de situações cotidianas e reais, o que acaba estimulando também a curiosidade e criatividade deles”, afirma.
Outro ponto do projeto é despertar nos alunos o espírito de autonomia. A ideia é torná-los capazes de gerenciar as atividades corporais fora da escola. Para isso, fazem um estudo de meio, ou seja, mapeiam em seus bairros os espaços adequados para a prática das atividades físicas como é o caso das academias de saúde. “Depois de torná-lo produtor de conhecimento, a partir do momento que ele conhece seu bairro e identifica quais onde estão e quais são os lugares propícios para a prática de atividades físicas, ele acaba se tornando mais fisicamente ativo e, principalmente, expande essa prática para a família, amigos e comunidade”, diz.

A higienização das mãos é um meio simples de proteger a saúde

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A higienização das mãos é um meio simples de proteger a saúde: As mãos que transformam alimentos em refeições saborosas e saudáveis podem também produzir refeições perigosas, que podem comprometer nossa saúde. Nossos olhos nem sempre conseguem enxergar se as mãos estão realmente limpas, sem sujidades, resíduos de produtos químicos ou micro-organismos.
O INAD elaborou cartazes, com os passos importantes para a higienização adequada das mãos. Voltado para os manipuladores de alimentos, um cartaz faz parte das Boas Práticas e tem o objetivo de garantir a segurança higiênico-sanitária das refeições preparadas. O outro cartaz foi elaborado com uma linguagem voltada para crianças e tem o objetivo de favorecer a adoção de bons hábitos de higiene.

Cartaz com orientações para manipuladores de alimentos




































Cartaz com orientações para crianças

ATENÇÃO - Contratação por Tempo Determinado de Agente Auxiliar de Creche – 1ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª CRE

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Contratação por Tempo Determinado de Agente Auxiliar de Creche – 1ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª CRE:

Edital E/SUBG/CRH nº 41 de 19/10/2012 (D.O. Rio nº 149 de 22/10/2012 – p. 75 a 77).
A Coordenadora de Recursos Humanos, de acordo com o estabelecido pela Lei n.º 1.978 de 26 de maio de 1993, alterada pela Lei nº 3.365, de 19 de março de 2002 e regulamentada pelo Decreto n.º 12.577 de 20 de dezembro de 1993 e tendo em vista o estabelecido na Portaria E/SUBG/CRH nº 01, de 13 de junho de 2012, torna pública a convocação dos candidatos relacionados — que integram o banco remanescente de aprovados em concurso público para Agente Auxiliar de Creche — para assinatura de contrato por prazo determinado, pelo período de quatro meses.
(Publicado no Ecoando n.º 22 - 2012)

Novo D.O. Eletrônico da Cidade do Rio de Janeiro 

http://doweb.rio.rj.gov.br/index.htm

FIQUE SABENDO - 90% das brasileiras não ingerem quantidade adequada de cálcio - Saúde - Notícia - VEJA.com

 http://veja.abril.com.br
90% das brasileiras não ingerem quantidade adequada de cálcio - Saúde - Notícia - VEJA.com

ATENÇÃO - Cresce registro de bebês que nasceram com sífilis

http://www.blogdasaude.com.br/Cresce registro de bebês que nasceram com sífilis:
Um dado preocupante para a saúde pública: o registro de casos de bebês que nasceram com sífilis subiu 54% no intervalo de dois anos, passando de 6,1 mil casos em 2009 para 9,4 mil em 2011.
De mãe para filho
A sífilis congênita, espécie da doença que é transmitida de mãe para filho, pode manifestar-se com gravidade e causar alterações ósseas, comprometimento do sistema nervoso central e até a morte da criança. A doença é evitável no bebê caso a gestante receba o diagnóstico e seja tratada.

Fonte: Arte/ Folhapress
Em números
Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano no mundo ocorrem aproximadamente 12 milhões de novos casos da doença. No Brasil, as estimativas da OMS de infecções de sífilis por transmissão sexual, na população sexualmente ativa, a cada ano, são de 937 mil casos.
Ações do governo
Diante desse cenário, o Ministério da Saúde tomou medidas para disponibilizar o teste rápido para sífilis no Sistema Único de Saúde (SUS). Até o fim deste ano, serão comprados 392 mil kits para implantação de testes na rede pública, conforme divulgamos aqui no Blog da Saúde. A ação fará parte da celebração do Dia Nacional de Combate à Sífilis, realizado todo terceiro sábado de outubro.
Além da transmissão vertical (de mãe para filho), a doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado e por transfusão de sangue contaminado.
O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenção.

Celebração de Convênios para atendimento educacional a crianças matriculadas em creches da rede privada

http://crhsmerjecoando.blogspot.com/Celebração de Convênios para atendimento educacional a crianças matriculadas em creches da rede privada:

Resolução SME nº 1.207 de 19/10/2012 (D.O. Rio nº 149 de 22/10/2012 – p. 41).
Dispõe sobre a celebração de Convênios para atendimento educacional a crianças matriculadas em creches da rede privada, sem fins lucrativos, e dá outras providências.
(Publicado no Ecoando n.º 22 - 2012)




MATRÍCULAS PARA AS ESCOLAS DA PREFEITURA DO RIO COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA (DIA 23)




A Secretaria Municipal de Educação informa que a primeira fase da matrícula na Rede Municipal para os alunos da Pré-Escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (Peja) será realizada pela internet entre os dias 23 de outubro a 25 de novembro.  Os pais interessados em matricular seus filhos na rede em 2013 ou fazer a transferência de escola devem preencher um cadastro na internet, no endereço eletrônico matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br. Os alunos que já estudam nas escolas da Prefeitura do Rio terão a matrícula renovada automaticamente.

Para os pais que não têm acesso à rede de computadores, a Prefeitura colocou à disposição 60 unidades da rede municipal com acesso gratuito à internet. As unidades de atendimento funcionarão de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. A relação das unidades com acesso à internet está disponível no site www.rio.rj.gov.br/sme.

Ao preencher o cadastro, os pais deverão informar no máximo cinco escolas em que gostariam de matricular seus filhos. É preciso ter à mão o endereço de correspondência completo, inclusive o número do CEP. Ao finalizar o preenchimento da ficha é preciso que o responsável anote o número da inscrição, que servirá para verificar em qual escola a matrícula foi reservada, a partir de 10/12/2012 (Pré-Escola, 1° e 2° anos) e de 28/12/2012 (3° ao 9° Anos e PEJA). As informações dadas na ficha de inscrição deverão ser confirmadas, através de documentos, no momento da matrícula.


MATRÍCULA PARA OS GINÁSIOS EXPERIMENTAIS E PARA AS ESCOLAS DE TURNO ÚNICO

Os pais interessados em matricular seus filhos em uma das 25 escolas de Ginásio Experimental, nas três unidades dos Ginásios Experimentais Olímpicos ou nas escolas de Turno Único deverão escolher uma das unidades como primeira opção. Os alunos que optarem por uma dessas unidades estudarão em tempo integral. Além disso, nos Ginásios Experimentais Olímpicos o aluno será convidado para fazer um teste de aptidão esportiva, cuja data será informada no ato da matrícula

Na SUB -6ªCRE são os seguintes locais que você pode realizar a sua matrícula:
 E/SUBE/ 6ª CRE Sede -  Rua dos Abacates, s/nº - Deodoro. Tel: 24570057
E. M. MONTE CASTELO  - Rua Ouseley, s/nº - Coelho Neto. Tel: 24070330


E TODAS AS OUTRAS ESCOLAS DE OUTRAS SUB/CRESs  COM ACESSO A INTERNET PARA FAZER A MATRÍCULA:
 http://200.141.78.79/dlstatic/10112/3241265/DLFE-259608.pdf/UnidadesPolodeinternetgratuito.pdf