quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Biblioteca Virtual disponibiliza mais de cinco mil publicações em saúde

 http://www.blog.saude.gov.br/
Biblioteca Virtual disponibiliza mais de cinco mil publicações em saúde:
 
Quer ter acesso a publicações científicas relacionadas à saúde? Basta acessar a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS). A página reúne aproximadamente 5.100 publicações editadas pelo Ministério da Saúde e entidades vinculadas à pasta, tais como livros, cartilhas, manuais, revistas, políticas, vídeos, programas nacionais, legislação, além de outros serviços. Grande parte desse material se encontra em texto completo, que pode ser lido na íntegra. Além disso, as informações disponibilizadas são atualizadas diariamente.
A Biblioteca Virtual surgiu no ano 2000, com o objetivo de distribuir conhecimento científico e técnico registrado, organizado e armazenado em formato sobre saúde. Para isso foi feita uma parceria entre a Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde (CGDI/SAA) e do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/Opas). Atualmente, ela é uma das 33 Bibliotecas Virtuais em Saúde da América Latina. A rede conta com 25 bibliotecas virtuais temáticas e oito institucionais “A criação da biblioteca representa um avanço na democratização da informação do Setor Saúde, atuando tanto como repositório confiável da produção institucional como agente veiculador da informação produzida pelo MS e vinculadas ao SUS e também para a América Latina e Caribe”, destaca Sandra Teixeira, chefe da Divisão de BVS MS.
As Áreas Técnicas do Ministério são responsáveis pelo envio de suas produções, tanto na forma impressa como em meio digital (conforme Portarias GM nº 5.869 e nº 58.710, de 1979) a fim de que seja garantida a memória técnica da instituição. Sandra Teixeira explica como enviar as publicações para a biblioteca: “Para publicar basta encaminhar o documento (livro, folheto, CD, cartaz, etc.) junto com o texto completo para a Biblioteca do MS que o material será disponibilizado na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Eventos e notícias também podem ser inseridos, basta encaminhá-los para o e-mail grupofocal@saude.gov.br”.
Inovação - Em breve a Biblioteca Virtual em Saúde será disponibilizada em uma nova interface com certificação de acessibilidade para os usuários que possuem deficiência visual. “Além de um novo layout, a navegabilidade também será facilitada por novos recursos desenvolvidos na metodologia BVS”, conta Sandra Teixeira.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

Culminância "Tirando a Droga de Cena 2012", Oficina de Vídeo ganha 1º Lugar na Categoria Extensividade.

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Parabéns a toda equipe, aos alunos que brilharam e a todos que apoiam este projeto.
Culminância "Tirando a Droga de Cena 2012", Oficina de Vídeo ganha 1º Lugar na Categoria Extensividade.: Obrigado à todos que participaram do "Tirando a Droga de Cena 2012". Um especial agradecimento aos alunos do Núcleo de Arte Grande Otelo: Raphael Azeredo, David Costa, Victor de Moraes, Evelyn Nunes e Graciele Borges, pelo primeiro lugar, categoria Extensividade, com o vídeo "Jovens Hoje em Dia". À Denise Palha, pela confiança em nosso trabalho. À Denise Ribeiro, pelo apoio incondicional. Ao professor Idimarcos Ribeiro Campos Campos, pela ajuda e companheirismo. À Laíse Pacheco e Luciana Almeida, pela gestão competente e afetuosa. À todos os professores e pais de alunos que acreditam e nos auxiliaram nesse trabalho.

Denise Palha, Coordenadora Geral da Extensividade. 



Professores Bruno Bentolila, Idimarcos Campos e os alunos Raphael Azeredo, David Costa, Evelyn Nunes e Graciele Borges.


REUNIAO DE PAIS CRECHE PROFESSOR ROGERIO

 http://smsdc-cms-fazendabotafogo.blogspot.com/
Mais uma ação de Promoção de saúde realizada pela equipe do CMS FAZENDA BOTAFOGO.
REUNIAO DE PAIS CRECHE PROFESSOR ROGERIO:
REUNIAO DE PAIS CRECHE PROFESSOR ROGERIO
PROMOVENDO SAUDE


PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

Jornal do Brasil - País - Melhora no atendimento em saúde aumenta expectativa de vida

 http://www.jb.com.br
Jornal do Brasil - País - Melhora no atendimento em saúde aumenta expectativa de vida

CAPSad Mané Garrincha realiza 1ª Mostra de Arte em Saúde Mental

Fonte: SMSDC
O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogatização (CAPSad) Mané Garrincha, em parceria com a Coordenação da Área Programática da região da Tijuca, realiza nos dias 28 e 29 de novembro, a 1ª Mostra de Arte em Saúde Mental. Além de promover debates com profissionais de saúde mental, o evento gratuito reúne obras de pacientes e apresenta a Roda de Samba Mané Garrincha, formada por integrantes da unidade.
As atividades acontecem no Centro Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e no Rio Previdência, ambos no Maracanã.

No primeiro dia da mostra, profissionais de saúde se reúnem a partir das 9h, para discutir a “Importância da Arte na Saúde Mental”. O debate acontece no auditório Cartola do Centro Cultural da UERJ, que fica na Rua São Francisco Xavier, 524.

As obras dos pacientes estarão em exposição no dia 28, das 13h às 17h, e no dia 29, das 9h às 15h, no Rio Previdência, que fica na Avenida Professor Manuel de Abreu, 300. O local também será palco para as apresentações da Roda de Samba Mané Garrincha, que acontecem nos dois dias de evento, ao fim da mostra.

TRANSTORNO MENTAL - PSIQUIATRIA E SOCIEDADE

TELESSAÚDE NA ESCOLA

 http://www.telessaude.uerj.br/escola/
O Projeto Telessaúde na Escola, implementado e desenvolvido pelo Laboratório de Telessaúde da UERJ, tem por objetivo a promoção da saúde e a prevenção das doenças através do uso das tecnologias de comunicação e de informação para a comunicação síncrona e assíncrona entre profissionais de saúde, alunos, comunidades e equipes escolares. Neste projeto está previsto a participação dos alunos de iniciação científica junior, a elaboração e disponibilização de materiais educacionais multimeios e a integração síncrona por teleconferência.

Este projeto vem, ainda, como apoio às atividades do Núcleo Técnico-científico Rio de Janeiro do Programa Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde, e na perspectiva das ações previstas pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Este programa, vinculado ao Programa Mais Saúde – Direito de Todos e instituído por decreto presidencial, resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação com o objetivo de ampliar as ações específicas de saúde aos alunos da rede pública de ensino. Esta iniciativa reconhece as ações já existentes e que têm impactado, positivamente, na qualidade de vida dos brasileiros, procurando contribuir para a definição de diretrizes e ações de integração entre saúde e educação.

Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.

Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes:
a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens da escola pública;
b) Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;
c) Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;
d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
e) Monitoramento e Avaliação do Programa.

Saiba mais sobre o PSE:

SAÚDE NA ESCOLA 

O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.
O programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.
O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. Essa etapa está sob a responsabilidade da Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, em interface com os Núcleos de Telessaúde, do Ministério da Saúde, e observa os temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do PSE.
O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas. A primeira é a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contempla, além de outros, todos os itens da avaliação das condições de saúde e perfil socio-econômico das escolas públicas e privadas nas 27 capitais brasileiras. O resultado dessa pesquisa servirá para que as escolas e as equipes de saúde tenham parâmetro para a avaliação da comunidade estudantil. A segunda pesquisa será o Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo da Educação Básica), elaborado e aplicado no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) desde 2005. Essa sondagem consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.
O tempo de execução de cada bloco será planejado pela Equipe de Saúde da Família levando em conta o ano letivo e o projeto político-pedagógico da escola. As ações previstas no PSE serão acompanhadas por uma comissão intersetorial de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais.
Todas as ações do programa são possíveis de serem realizadas nos municípios cobertos pelas equipes do Saúde da Família. Na prática, o que ocorrerá será a integração das redes de educação e do Sistema Único de Saúde. Os municípios interessados devem manifestar sua vontade em aderir ao programa. Portaria do Ministério da Saúde definirá os critérios e recursos financeiros pela adesão e orientará também a elaboração dos projetos pelos municípios.
O Ministério da Saúde, além de incentivo financeiro, ficará responsável pela publicação de almanaques para distribuição aos alunos das escolas atendidas pelo PSE. A tiragem da publicação poderá chegar a 300 mil exemplares este ano. O ministério fará ainda cadernos de atenção básica para as 5.500 equipes de Saúde da Família que atuarão nas escolas.

 MEC:
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).

No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.

A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.

Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes:

a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;

b) Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;

c) Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;

d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;

e) Monitoramento e Avaliação do Programa.

Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde já que:

(1) trata a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;

(2) permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes; e

(3) promove a articulação de saberes, a participação de estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política pública.

Nos quadros a seguir, estão expostos os tópicos principais do Projeto Municipal, elaborado no processo de adesão ao PSE pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) e, na seqüência, a proposta da Agenda de Educação e Saúde, como estratégia de implementação nos territórios da escola.

O que é o Projeto Municipal?

O Projeto Municipal é um dos requisitos do processo de adesão, como “leitura técnica” da situação municipal, elaborada para iniciar o processo de construção coletiva para a ação, visando a implementação do PSE. Documento desenvolvido a partir da articulação de informações de diversas fontes, acessíveis nas bases de dados dos órgãos federais, estaduais e municipais. O Projeto identifica as prioridades e aspectos que precisam ser redimensionados e/ou qualificados no âmbito das ações de educação e saúde no território municipal.

Em uma espécie de “recorte” da área de atuação, o Projeto Municipal delimita os territórios de responsabilidade, definidos segundo a área de abrangência das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e define o conjunto de escolas integrantes de cada território, apresentando informações sobre:

• O diagnóstico situacional com as questões referentes a determinantes sociais, cenário epidemiológico e modalidades de ensino das escolas vinculadas às equipes da ESF e que atuarão no PSE;

• O mapeamento da Rede SUS de AB/SF e das Redes de Ensino - estadual e municipal, criando espaços comuns, os territórios de responsabilidade;

• As atribuições das equipes da ESF e das escolas em cada um dos territórios de responsabilidade, quantificando o número de escolas, de estudantes de cada estabelecimento e as questões prioritárias do perfil desses alunos. Definição dos responsáveis das áreas da saúde e da educação pelo projeto dentro de cada território;

• A identificação das instituições de ensino atendidas pelo Programa Saúde na Escola. Definição do professor responsável pela articulação das ações de prevenção e promoção da saúde na escola.

O que é a Agenda de Educação e Saúde?

A Agenda de Educação e Saúde é uma estratégia fundamental de implementação das ações compartilhadas nos territórios municipais. São escolhidos “recortes” do território integrando escolas e unidades de saúde, a fim de gerar uma articulação das práticas. A Agenda definirá as propostas comunitárias para estes microterritórios onde as escolas estão inseridas, refletindo as expectativas comunitárias em relação à interface educação e saúde.

No âmbito da escola as atividades de planejamento e gestão do coletivo, formulação dos inventários detalhados e da condução de processos participativos integrados aos estudos e ao Projeto Político Pedagógico representam uma oportunidade impar para os exercícios de cidadania.

Por meio do diálogo entre comunidade escolar e equipe da Estratégia Saúde da Família, a Agenda de Educação e Saúde envolve interlocuções entre diferentes setores da sociedade e dos programas/políticas já em desenvolvimento na escola e com parceiros locais.

OPORTUNIDADE - - Saúde financia bolsas na área de vigilância

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Saúde financia bolsas na área de vigilância:

O Ministério da Saúde vai financiar por meio do Edital n 28/2012 projetos na área de Vigilância, elaborados por Instituições de Ensino Superior, em conjunto com Secretarias de Saúde. A iniciativa faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde (PET/VS) para o período de 2013 a 2014. O valor investido por ano pelo Ministério da Saúde será de até R$ 8 milhões, a depender do número de projetos aprovados.
O programa disponibiliza bolsas para tutores (professores), preceptores (profissionais de saúde) e estudantes de graduação da área da saúde com o objetivo de fortalecer ações de integração ensino-serviço-comunidade. Podem se candidatar instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que ofereçam cursos de graduação na saúde. Cada instituição deverá apresentar projeto com período de duração de dois anos, prevendo a participação integrada dos cursos de graduação envolvidos até dia 19 de dezembro.
Os projetos precisam estar alinhados às prioridades definidas pela Agenda Estratégica da Secretaria de Vigilância em Saúde – 2011-2015, preferencialmente articuladas ao planejamento das ações de saúde das Regiões de Saúde (Decreto nº 7.508/2011) e às Redes de Atenção à Saúde (Portaria 4.279/2010).
Os projetos deverão explicitar o número de bolsas para os tutores acadêmicos, preceptores e estudantes respeitando a seguinte proporção para cada grupo PET-Saúde: um tutor acadêmico e dois preceptores responsáveis pelo aprendizado em serviço de oito estudantes de graduação da área da saúde. Serão selecionados no máximo cinco grupos PET-VS por projeto aprovado.
PET-Saúde - O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial 421/2010 e financia cerca de 9 mil bolsas por mês para docentes, estudantes e profissionais que atuam na Rede de Atenção a Saúde.
Ao todo o programa conta com a participação de 95 Instituições de Ensino Superior, 123 Secretarias Municipais de Saúde e doze Secretarias Estaduais de Saúde. O valor investido pelo Ministério é de R$ 156 milhões no período de 2012 a 2014. Lançado em 2010, o PET-Saúde VS apoiou, até 2012, 145 grupos, com a participação de 1.590 bolsistas entre estudantes, tutores e preceptores.
Fonte: Wesley Kuhn /Agência Saúde

ATENÇÃO - Jornal do Brasil - País - Aprovado projeto que obriga planos de saúde a oferecer tratamento domiciliar

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Jornal do Brasil - País - Aprovado projeto que obriga planos de saúde a oferecer tratamento domiciliar

DICAS - Atividades de Natal

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Atividades de Natal:








FONTE: http://atividadespracolorir.blogspot.com.br/2012/11/atividades-natalinas-para-educacao.html