terça-feira, 5 de março de 2013

O autismo por uma autista: a fantástica história de Carly [vídeo]

 http://www.blogdasaude.com.br/
Carly Fleischmann foi diagnosticada com autismo severo e retardo mental, condição que a impedia de falar. Os médicos previram que ela nunca iria se desenvolver intelectualmente, além da capacidade de uma criança de até 6 anos de idade. Mas algo surpreendente aconteceu.
Mesmo com progressos de anos de terapia comportamental e comunicação intensiva, Carly se manteve praticamente inacessível ao seu mundo.
Então, quando ela tinha 10 anos, estendeu a mão até o laptop e digitou as palavras “DENTES |AJUDA | DOR”. Foi uma grande surpresa. Seus pais sempre acreditaram que em algum lugar dentro daquele corpo tinha uma menina inteligente, com sentimentos e consciência do que acontece ao seu redor.
A partir daí, Carly usa o computador para se comunicar, lançou o livro Carly’s Voice com a ajuda de seu pai, Arthur Fleischmann, participa ativamente das redes sociais, como o twitter (@carlysvoice), e também mantém um canal no Youtube (aqui) com entrevistas e participações em programas como o de Larry King.
Ela abriu o seu mundo para o mundo compreender o que se passa dentro de um autista.
Algumas frases “ditas” por Carly:
“Sou autista, mas isso não me define. Conheça-me antes de me julgar”
“Se eu não bater a cabeça parece que eu vou explodir, eu tento não fazê-lo mas não é como apertar um botão”
“Eu sei o que é certo e o que é errado, mas é como se eu lutasse contra o meu cérebro o tempo todo”
“Você não faz ideia como é ser assim como eu. Eu queria que, pelo menos por um dia, você pudesse ficar dentro do meu corpo”
Este vídeo ilustra uma situação com a própria Carly, mostrando todo o seu sentimento e reação diante de uma simples ida ao Café.
Mais sobre a história de Carly 
Twitter @carlysvoice
Carly on Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário