quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

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Into amplia atendimento a vítimas de trauma ortopédico no Rio

 http://www.blog.saude.gov.br/
Into amplia atendimento a vítimas de trauma ortopédico no Rio:

Foto: Tetra Images / Corbis
Em convênio com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) amplia o atendimento em trauma ortopédico em toda a rede estadual de hospitais do Rio de Janeiro através do programa Trauma Referenciado. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera e aumentar o acesso de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o programa, o Into recebeu 147 profissionais para trabalharem no Centro de Trauma Referenciado, contratados pela Secretaria de Estado de Saúde. Entre eles, estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e técnicos de radiologia. O aporte de pessoal permitiu dobrar o número de leitos de internação no trauma, que passou de 34 para 68. No mês de janeiro foram realizadas 215 cirurgias, a maioria vítimas de acidentes de trânsito com casos de fratura e politraumatismo. A previsão é de que a média mensal chegue a 300 cirurgias de trauma.
Em contrapartida, o Into intensifica a assistência especializada em trauma, oferecendo suporte aos centros de trauma do Estado para a realização de cirurgias ortopédicas de alta complexidade. Entre as Unidades de Saúde assistidas, destaca-se o atendimento referenciado a pacientes do Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, que concentra a demanda de toda a região da Baixada Fluminense.
O Coordenador do Centro de Trauma Referenciado, ortopedista Leonardo Rocha, destaca a importância da comunicação entre os órgãos gestores para a melhoria do atendimento à população do estado. “A rede de comunicação montada no Trauma Referenciado permitirá ao paciente ser atendido precocemente e, quando necessário, ser direcionado de forma rápida para receber o cuidado especializado. Com isso, poderemos, em muitos casos, evitar sequelas características das lesões mais graves”.
Fonte: Into

AÇÕES DE SAÚDE - SUPERVIA

 http://cvasrio.blogspot.com/
AÇÕES DE SAÚDE - SUPERVIA:
Agentes de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) participam de um ação de combate ao dengue em estações da SuperVia. Será feito tratamento perifocal em grandes trechos da malha ferroviária.

DATAS:
  • Sexta: 08/02 - Trecho da linha férrea de Deodoro, Ricardo de Albuquerque e Anchieta totalizando 5.500 metros de malha ferroviária (das 6h às 12h). Ponto de encontro: Estação de Deodoro
  • Quinta: 14/02 - Trecho da linha férrea de Honório Gurgel , Rocha Miranda, Madureira, Engenheiro Leal e Cavalcante. totalizando 6.500 metros de malha ferroviária (das 6h às 12h). Ponto de encontro: Estação de Honório Gurgel
  • Sexta: 15/02 - Trecho da linha férrea de Honório Gurgel, Deodoro, Marechal Hermes e Guadalupe. totalizando 2.500 metros de malha ferroviária (das 6h às 12h). Ponto de encontro: Clínica da Família Maestro Celestino - Marechal Hermes

Conheça dez jogos educativos online gratuitos

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Tem temas de Saúde como Dengue, meio ambiente, noções de território, cidades, preconceito.
Dê uma olhada.
Conheça dez jogos educativos online gratuitos:

A lista reúne games voltados a todas as faixas etárias, que auxiliam no aprendizado e na formação integral dos sujeitos.
Professores e especialistas na área já perceberam que educar vai muito além dos clássicos giz e lousa da sala de aula. Utilizar jogos digitais que aliam aspectos lúdicos a conteúdos pedagógicos pode auxiliar tanto no processo de aprendizagem das disciplinas tradicionais, quanto no desenvolvimento integral dos alunos. Não à toa, escolas de todo o mundo têm incluído os games no currículo dos mais variados níveis de ensino.
Para estimular o contato com essa ferramenta educativa, o Portal Aprendiz preparou uma lista com os finalistas nacionais nas premiações do setor e com os principais destaques do exterior, com a ajuda do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Games For Change, rede internacional que defende o potencial socialmente transformador dos jogos digitais, Gilson Schwartz. Confira!
Em Português
1 – Olimpíadas de Jogos Dirgitais e Educação (OjE)
Imagine uma olimpíada do conhecimento em que alunos dos ensinos Fundamental e Médio podem acumular pontos jogando durante todo ano letivo. Uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, a OjE funciona como uma rede social com games que desafiam os jogadores em uma aventura de RPG que estimula habilidades cognitivas e colaborativas. Há desde enigmas inspirados no Enem e wikigames, que exploram competências interpretativas de leitura, a jogos de realidade alternativa, que misturam atividades virtuais e presencias. Foi considerado o melhor jogo educativo da Games Show 2012, a maior feira de jogos da América Latina
2 – Ludo Primeiros Passos
Desenvolvido em parceria com à Fapesp, o portal Ludo Educa Jogos reúne diversos jogos educativos com acesso gratuito. Um deles é o Ludo Primeiros Passos, lançado no ano passado, que auxilia no processo de alfabetização de crianças. Em uma espécie de tabuleiro virtual, o jogador precisa conduzir o seu carro até o final, vencendo desafios que brincam com letras, palavras e sílabas. Foi um dos finalistas na categoria Jogos Educativos da Games Show 2012.
3 – Contra a Dengue
Outro game do site Ludo Educa Jogos que teve destaque na maior feira de games latino-americana foi o Contra a Dengue. Para passar por casa fase, o personagem deve eliminar o mosquito causador da doença em diversos cenários e com diferentes desafios. Voltado a um público variado, o game auxilia na conscientização do combate à dengue, ensinando práticas para erradicar o inseto inimigo.
4 – Cidade Verde
Premiado no exterior, City Rain ganhou uma versão gratuita em português destinada ao uso nas escolas. No ambiente virtual, o aluno é um prefeito que deve construir sua cidade de forma sustentável, atendendo às necessidades sociais e desenvolvendo a economia com preocupação ambiental. Por meio de desafios lúdicos, são abordados temas como mobilidade, coleta de lixo, tratamento de esgoto, desmatamento, consumo e gestão pública de gastos.
5 – Mito da Caverna
Considerado o melhor jogo educativo da edição 2011 da Games Show, a aventura em 3D se inspira na famosa parábola do filósofo Platão, que mostra como o ser humano pode se libertar da escuridão que o aprisiona por meio da luz da verdade. Voltado a estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o conteúdo pedagógico do Mito da Caverna foi construído com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais. São disponibilizados um Guia do Professor, que orienta como o jogo pode ser usado como prática educadora, e um sistema para  avaliação e acompanhamento do aluno.
Em inglês
6 – September 12th
Ao expor a futilidade da guerra contra o terrorismo, liderada pelos Estados Unidos, o game logo se tornou um sucesso viral. “September 12th” (12 de setembro) inspirou a criação do termo “newsgame”, que são jogos eletrônicos baseados em notícias jornalísticas. Na realidade virtual, as bombas não só matam, mas causam danos colaterais e, quando os civis choram, os mortos inocentes se transformam em terroristas enquanto o jogador vai percebendo que não é possível ganhar atirando.  Ao transmitir a mensagem atemporal que violência gera violência, o jogo já foi exibido em museus de diversos países e tem sido utilizado por professores como ferramenta para discutir o terrorismo.
7 – Way
Em “Way” (Caminho), o indivíduo começa a aventura sozinho, mas depois percebe que está jogando simultaneamente com outro jogador, de qualquer parte do mundo. Durante a jornada, um dependerá do outro para continuar e completar os desafios, estimulando o senso de colaboração entre dois estranhos. Foi eleito em 2012 o jogo do ano pela Games for Change
8 – Elude
Uma parceria entre o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), dos Estados Unidos, e universidades de Cingapura, o protótipo explora a consciência dos seres humanos com o objetivo de aumentar a compreensão do que é a depressão clínica. O jogo pretende desmentir a visão de que a doença é simplesmente uma tristeza, mas um sentimento complexo que representa uma falha de conexão com o mundo exterior. Por meio de uma experiência metafórica, “Elude” (Iludir) mostra ao jogador como a ascensão e queda de humor podem ser vivenciados em diferentes perspectivas.
9 – Closed World
Criado por institutos de pesquisa de Cingapura, a o game revela os desafios enfrentados pela juventude LGBT, estimulando a luta por seus direitos. Em Closed World (Mundo fechado), o personagem deve desconsiderar os rumores de que existem demônios na floresta que supostamente poderiam destruir a aldeia, e superar as dificuldades de uma relação proibida explorando o que está dentro da floresta.
10– Climate Challenge
Em Climate Challenge (Desafio do Clima), o jogador assume o papel de presidente da Europa e deve promover políticas públicas adequadas para cumprir a meta de reduzir as emissões de carbono até 2100. Ao mesmo tempo, deve verificar se há água, energia e alimentação suficiente para a população, controlando seus gastos. O game foi desenvolvido pelo Painel  Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e pelo Centro para o Meio Ambiente da Universidade de Oxford, ambos dos Estados Unidos, e pode ser jogado gratuitamente no site da BBC.

Campanha contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes

COMUNICADO
Desenvolvimento Social lança campanha contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) lança nesta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, a versão carioca da campanha “NãoDesvie o Olhar”, voltada para o enfrentamento à exploração e abuso sexualcontra crianças e adolescentes. A abertura oficial da mobilização nacional, desenvolvida em parceria com os Governos Federal e Estadual, acontece a partir das 10h , no Unicirco Marcos Frota, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.
No lançamento serão realizadas apresentações artísticas, atividades educativas, panfletagem de material da campanha com a relação de serviços existentes para o atendimento psicossocial de crianças e adolescentes
vítimas de violência sexual, dentre outras ações. A promoção da campanha “Não Desvie o Olhar” continuará ao longo de todo o carnaval, com divulgação em blocos, bailes, no Sambódromo, assim como funcionarem caráter permanente com promoção continuada em todas as regiões do Rio de Janeiro.
A SMDS mantém um serviço de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes dedicados exclusivamente ao atendimento deste público nos 14 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da cidade. Nestes locais, o município realiza o atendimento psicossocial e garante o acesso da vítima e de seus familiares à Rede de Serviços da Prefeitura do Rio. Dentre os programas e projetos oferecidos para este público estão o Jovem Protejo e o ProJovem Adolescente.
Para denunciar qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque 100, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Além do telefone, os denunciantes podem procurar atendimento nos Conselhos Tutelares do município do Rio de Janeiro
Confira abaixo os endereços dos CREAS da Prefeitura do Rio:
1ª CAS - Centro
1- CREAS SIMONE DE BEAUVOIR
Endereço: Rua da Carioca, nº 72
Bairro: Centro
Tel.: 2224-8777
Bairros de abrangência: Benfica, Caju, Catumbi, Centro, Cidade Nova,
Estácio, Gamboa, Mangueira, Paquetá, Rio Comprido, Santa Teresa,
Santo Cristo, São Cristóvão, Saúde, Vasco da Gama.
2ª CAS – Zona Sul e Grande Tijuca
2- CREAS ARLINDO RODRIGUES
Endereço: Rua Desembargador Isidro, nº 48
Bairro: Tijuca
Tel.: 2268-7115 / 2557-6524
Bairros de abrangência: Alto da Boa Vista, Usina, Muda, Andaraí, Grajaú,
Maracanã, Praça da Bandeira, Tijuca, Vidigal, Vila Isabel.
3- CREAS MARIA LINA DE CASTRO LIMA
Endereço: Rua São Salvador, nº 56
Bairro: Laranjeiras
Tel.: 2265-8165 / 2285-3695
Bairros de abrangência: Botafogo, Catete, Copacabana, Cosme Velho,
Flamengo, Gávea, Glória, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa,
Laranjeiras, Leblon, Leme, Rocinha, São Conrado,Urca,
3ª CAS - Meier
4- CREAS JANETE CLAIR
Endereço: Rua Dr. Leal, nº 706
Bairro: Engenho de Dentro
Tel.: 3278-6724
Bairros de abrangência:
Abolição, Água Santa, Cachambi, Complexo do Alemão, Del Castilho,
Encantado, Engenho da Rainha, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Higienópolis,
Inhauma, Jacaré, Jacarezinho, Lins de Vasconcelos, Maria da
Graca, Meier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco
Xavier, Todos os Santos, Tomas Coelho.
4ª CAS – RAMOS
5- CREAS NELSON CARNEIRO
Endereço: Rua Professor Lacet, nº 57
Bairro: Ramos
Tel.: 2573-2176
Bairro de abrangência: Ramos, (até o Viaduto Cosme e Damião), Bonsucesso,
Complexo do Alemão, parte de Manguinhos (lado da Leopoldo Bulhões).
6- CREAS STELLA MARIS
Endereço: Estrada dos Maracajás, nº 973
Bairro: Ilha do Governador
Tel.: 3393-3058 / 3975-5478
Bairro de abrangência: Ilha do Fundão, Ilha do Governador, Galeão,
Guarabu, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Praia da Bandeira, Cacuia,
Zumbi, Pitangueiras, Ribeira e parte do Cocotá.
5ª CAS – MADUREIRA
7- CREAS PROFESSORA MARCIA LOPES
Endereço: Rua Carvalho de Souza nº 274
Bairro: Madureira
Tel.: 3018-0636
Bairro de abrangência: Bento Ribeiro,Cavalcanti, Engenheiro Leal,Quintino
Bocaiuva, Cascadura (parte) e Campinho, Honório Gurgel, Madureira, Marechal
Hermes, Osvaldo Cruz, Rocha Miranda,
Tomáz Coelho, Turiaçú.
8- CREAS WANDA ENGEL ADUAN
Endereço: Estrada Borges Freitas, 144
Bairro: Irajá
Tel.:2471-0292
Bairros de abrangência: Coelho Neto(parte), Colégio, Irajá, Vaz Lobo,
Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Kosmos, Vista Alegre.

6ª CAS – Deodoro, Guadalupe
9- CREAS JOÃO HÉLIO FERNANDES
Endereço: Rua Luís Coutinho Cavalcanti, nº 576
Bairro: Guadalupe
Tel.: 3018-5906
Bairros de abrangência:Acari, Anchieta, Barros Filho, Coelho Neto,
Costa Barros, Guadalupe, Parque Anchieta, Parque Columbia, Pavuna,
Ricardo de Albuquerque.

7ª CAS – Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio
10- CREAS DANIELA PEREZ
Endereço: Rua Albano, nº 313
Bairro: Praça Seca
Tel.: 2435-5607
Bairros de abrangência: Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus,
Curicica, Freguesia Jacarepaguá, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá,
Joá, Pechincha, Praça Seca, Recreio dos Bandeirantes, Tanque,
Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vila Valqueire.
8ª CAS – Bangu, Realengo
11- CREAS PROFESSORA ALDAÍZA SPOSATI
Endereço: Rua Prof. Carlos Wenceslau, nº 211
Bairro: Realengo
Tel.: 3331-1367 / 2401-5507
Bairros de abrangência:
Bangu, Campo dos Afonsos, Deodoro, Gericino, Jardim Sulacap, Magalhães
Bastos, Padre Miguel, Realengo, Senador Camará, Vila Militar.
9ª CAS – Campo Grande
12- CREAS ZILDA ARNS
Endereço: Praça José Euzébio, s/nº
Bairro: Campo Grande
Tel.: 3394-1049
10ª CAS – Santa Cruz e Guaratiba
13- CREAS JOÃO MANOEL MONTEIRO
Endereço: Rua Aurelio de Sampaio, nº 105
Bairro: Paciência (antigo Sesi-Senai)
Tel.: 3395-4410 - 9889-1966
14- CREAS PADRE GUILHERME DECAMINADA
Endereço: Rua Lopes de Moura, nº 46
Bairro: Santa Cruz
Tel.: 3292-7438 / 3292-9588
Bairros de abrangência: Barra de Guaratiba, Guaratiba, Paciência, Pedra
de Guaratiba, Santa Cruz, Sepetiba.

DENGUE - FIQUE SABENDO

DICAS DE CARNAVAL - Caindo na folia

 http://www.blogdasaude.com.br/
Caindo na folia:
Todos os anos as pessoas esperam ansiosas para se reunir com os amigos e familiares para festejar o Carnaval. Essa data fez do Brasil o país do samba e da alegria e tudo que envolve esse período é referenciado com muita curtição, felicidade, diversão e euforia.
Mas nesse clima de diversão é preciso tomar alguns cuidados para não acabar virando parte de uma estatística. Acontece que o Carnaval também é referência em outros aspectos como a imprudência e os exageros. Por isso, é importante ter cautela mesmo nas coisas simples, como não se expor ao sol sem proteção solar, tomar cuidado com os alimentos que consumir na rua, planejar a viagem para evitar imprevistos e nunca dirigir embriagado.

Equipe Qualidade de Vida Victory e Blog da Saúde

Prova Brasil passará a avaliar ciência a partir deste ano

 http://porvir.org/
Prova Brasil passará a avaliar ciência a partir deste ano:
O MEC (Ministério de Educação) anunciou que vai introduzir neste ano, de forma amostral, questões de ciência na Prova Brasil. Hoje, o exame mede os conhecimentos em português e matemática de alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do médio. A Prova Brasil é uma avaliação em larga escala do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), aplicada a cada dois anos em escolas públicas urbanas e rurais que possuem turmas de 20 ou mais estudantes.
de O Estado de S. Paulo

MUITO LEGAL - Princípios e Direitos da Educação On-line

 http://porvir.org/
Princípios e Direitos da Educação On-line:
Um grupo formado por 12 especialistas em educação on-line do mundo se reuniu para elaborar uma Declaração de Princípios e Direitos da Educação On-line, dentre eles Sebastian Thrun, da Udacity, e Betsy Corcoran, cofundadora do Edsurge. Durante mais de um mês, eles se debruçaram sobre os limites éticos do ensino virtual, até onde se pode ir e que valores respeitar. Eles produziram um documento, traduzido do EdSurge pelo Porvir, com os 9 direitos e 10 princípios da educação no contexto virtual.
“Acreditamos que os cursos on-line podem criar oportunidades de aprendizado significativas e em escala (…). Estamos cientes do quanto ainda não sabemos: que ainda teremos que explorar todo o potencial pedagógico do aprendizado on-line, o quanto isso pode mudar a forma com ensinamos, aprendemos e nos conectamos”, disseram os autores no preâmbulo do documento. Agora eles convidam os interessados no tema a contribuir com o refinamento da declaração. As pessoas podem participar na própria plataforma ou via Twitter usando a hashtag #learnersrights.
Confira, a seguir, o infográfico que resume a declaração e abaixo o texto em português.

crédito Regiany Silva / Porvir

DIREITOS
Nós acreditamos que, na nossa cultura, o aprendizado, o desaprendizado e o reaprendizado são fundamentais para a nossa sobrevivência e prosperidade, assim como respirar. Por isso, acreditamos que todos os estudantes têm direitos inalienáveis que se transferem para novos e emergentes ambientes digitais. Eles incluem:
Direito ao acesso
Todos devem ter o direito de aprender: estudantes tradicionais, estudantes não tradicionais, adultos, crianças e professores, independenetemente de gênero, raça, classe social, orientação sexual, situação econômica, nacionalidade, condições físicas em qualquer lugar do mundo. A aprendizagem deve ser acessível e disponível, oferecida em diversos formatos, para alunos que estão em um lugar específico ou aqueles que estão em algum lugar remoto, adaptando-se aos diferentes estilos de vida das pessoas, às necessidades de mobilidade e horários. A aprendizagem on-line tem o potencial de garantir que este direito seja uma realidade para uma maior porcentagem da população mundial, algo antes impossível.
Direto à privacidade
A privacidade dos alunos é um direito inalienável, não importando o lugar onde o aluno aprenda, seja física ou virtualmente. Os estudantes têm o direito de saber como os dados de sua participação foram coletados pela plataforma on-line e como serão usados pela organização e se estarão disponíveis para terceiros. Quem oferece o ensino deve ser claro quanto às implicações que as escolhas dos alunos têm em sua privacidade.
Direito de criar conhecimento público
Aprendizes em comunidades digitais e globais têm o direito de trabalhar, organizar-se em rede e contribuir para o conhecimento público; partilhar suas ideias e seu aprendizado de forma visível e conectada, se assim o desejarem. Os cursos devem incentivar a participação aberta e envolvimento significativo com o público real onde for possível, incluindo os pares e o público em geral.
Direito à propriedade intelectual
Os estudantes também têm o direito de criar e ter propriedade intelectual e dados associados a sua participação em cursos on-line. Programas on-line devem encorajar a abertura e o compartilhamento, já que entre os seus deveres, está o de educar os alunos sobre como proteger e licenciar seus dados e trabalhos criativos. Qualquer mudança em termos de serviço deve ser claramente comunicada por quem está oferecendo o serviço e elas nunca poderão contrariar os termos originais de prividade e de propriedade intelectual com os quais os estudantes concordaram.
Direito à transparência financeira
Os estudantes têm o direito de saber como a sua participação suporta a saúde financeira do sistema on-line do qual faz parte. Eles têm o direito à justiça, à honestidade e a uma contabilidade financeira transparente. Isso também deve ser verdade para os cursos gratuitos. A instituição que oferece o curso deve dar explicações claras sobre as implicações financeiras das escolhas dos alunos.
Direito à transparência pedagógica
Os estudantes têm o direito de entender os resultados esperados – do ponto de vista educacional, vocacional ou mesmo filosófico – de um programa ou de uma iniciativa on-line. Se uma condecoração, uma menção honrosa ou um certificado é prometido por quem oferece o curso, sua autenticidade, significado, seu reconhecimento histórico ou pretendido (por empregadores ou instituições acadêmicas, por exemplo) devem estar claramente estabelecidos e explicados.
Direito à qualidade e ao cuidado
Estudantes têm direito ao cuidado, à diligência, comprometimento, honestidade e inovação. A eles não está sendo vendido um produto – muito menos eles são produtos a serem vendidos. Eles não são apenas consumidores. A educação se baseia em confiança. O aprendizado, e não o lucro, é o principal objetivo da educação.
Direito de ter professores excelentes
Todos os alunos precisam de professores reflexivos, facilitadores, mentores e parceiros na aprendizagem; precisam também de ambientes de aprendizagem atentos às suas metas e necessidades específicas. Enquanto apenas alguns são a favor de comunidades de aprendizagem, todos nós reconhecemos que, em contextos educativos formais, os alunos devem esperar – na verdade, até exigir – que as pessoas que estão organizando, orientando e facilitando a sua aprendizagem on-line sejam financeira, intelectual e pedagogicamente valorizadas e apoiadas por instituições de ensino superior e pela sociedade. A experiência dos professores e suas condições de trabalho são as condições de aprendizagem dos alunos.
Direito de ser professor
Em um ambiente on-line, professores não precisam mais ser as únicas autoridades. Em vez disso, devem compartilhar responsabilidades com os alunos. Estudantes podem participar e ajudar a moldar o aprendizado uns dos outros por meio da interação entre pares, novos conteúdos, do aprimoramento dos materiais de aprendizagem e da formação de redes virtuais e reais. Estudantes têm o direito de participar da construção do próprio aprendizado. Estudantes são atores, pensadores, colaboradores e não apenas receptores passivos das aulas ou métodos de alguém. Eles são colaboradores críticos em suas áreas de interesse, disciplinas e do projeto de educação.

crédito alswart / Fotolia.com

PRINCÍPIOS
Os pontos que se seguem são os princípios para os quais o aprendizado on-line deveria apontar. Nós acreditamos que o mérito de cursos específicos, programas e iniciativas podem ser julgados pela adesão a esses princípios. Seu sucesso também pode ser medido pelo incentivo a estudantes e professores para que busquem e criem ambientes de aprendizado digital que fortaleçam esses princípios.
Contribuição global
O aprendizado on-line deveria emergir de todo o mundo, não apenas dos EUA e outros países tecnologicamente mais avançados. Os melhores cursos serão globais em design e colaboração, oferencendo perspectivas múltiplas e envolvendo vários países. Eles devem maximizar oportunidades para que estudantes de diferentes países colaborarem uns com os outros, contribuam com conhecimento e histórias locais e aprendem com os métodos, valores, conhecimentos e pontos de vista de seus pares.
Valores
A função do aprendizado é permitir que os estudantes se preparem para enfrentar os desafios e demandas da vida e do trabalho. O aprendizado on-line pode servir como um meio para desenvolver habilidades. Ele também pode dar o suporte para o aperfeiçoamento, o envolvimento da comunidade, o desafio intelectual ou a diversão. Todas estas funções são válidas.
Flexibilidade
Os estudantes devem ter opções para o aprendizado on-line. Elas não devem ser apenas uma cópia dos cursos das universidades convencionais. Os melhores programas de ensino on-line não vão apenas replicar formatos pré-existentes de ensino universitário, mas vão oferecer uma série de oportunidades flexíveis de aprendizado. Tais oportunidades se valem de novas ferramentas digitais e pedagógicas para ampliar os horizontes tradicionais e, assim, atender melhor os interesses dos alunos do século 21 e as demandas de um aprendizado para a toda a vida. A ideia é que os alunos também deem sugestões e apoiem as novas formas de pesquisa interdisciplinar, que não são mais dependentes das fontes tradicionais.
Aprendizado híbrido
Sem amarras a tempos ou espaços, a aprendizagem on-line deve estar conectada com vários locais do mundo, e não exclusivamente localizada no mundo digital. Essa conexão com o mundo real pode acontecer por meio de estágios ou mesmo da resolução de problemas baseados, por exemplo, em dilemas existentes ou a partir de uma comparação histórica ou perspectivas culturais.
Persistência
O processo de aprendizagem acontece ao longo da vida, e não apenas em um período específico. As divisões muito nítidas que existiam entre trabalho, educação e diversão parecem não fazer mais sentido no século 21. A aprendizagem começa em um playground e, ao longo da vida, continua em outros playgrounds, em espaços individuais e compartilhados de trabalho, em comunidades. A aprendizagem até pode ser avaliada, mas não deve se voltar exclusivamente para a avaliação.
Inovação
As inovações técnicas e pedagógicas devem ser a marca dos melhores ambientes de aprendizagem. Os alunos aprendem de diferentes formas e, por isso, devem ser auxiliados por meio de uma grande variedade de abordagens pedagógicas, de ferramentas de aprendizagem, de métodos e práticas distintos. O aprendizado on-line deve ser flexível, dinâmico e individualizado, em vez de enlatado ou padronizado. Um formato ou abordagem não é o único apropriado para todo mundo.
Avaliação formativa
Os alunos devem ter a oportunidade de rever e reaprender até atingir o nível de domínio desejado em um tema ou uma habilidade. Os programas devem se esforçar para transformar a avaliação em um processo rico de feedback, centrado no aluno, no qual os alunos recebem informações constantes e destinadas a orientar os seus caminhos de seu aprendizado. Em termos pedagógicos, isso significa dar ênfase a uma avaliação individualizada e a ser completada em um tempo específico, em de ser aplicada no “fim do aprendizado”. Da mesma forma, os professores devem usar a avaliação para melhorar suas práticas em sala de aula. A avaliação só é útil na medida em que ajuda a promover a cultura de sucesso e prazer em aprender.
Experimentação
Experimentação deve ser uma base reconhecida e benéfica da aprendizagem on-line. Os alunos devem estar aptos a experimentar um curso e abandoná-lo sem que isso incorra em rótulos pejorativos, tais como insuficiência (para o estudante ou a instituição que oferece o curso). Por meio da discussão aberta sobre os pontos fortes e fracos dos programas, a indústria deve desenvolver, em grupo, guias de avaliação para ajudar os alunos na escolha do melhor curso on-line que se adapte às suas necessidades.
Civilidade
Os cursos devem incentivar a interação e colaboração entre os estudantes, onde quer que isso agregue à experiência de aprendizado. Tais programas devem encorajar as contribuições de conteúdo, perspectivas, métodos, refletindo sobre seus próprios pontos de vista culturais e individuais. Programas ou iniciativas de aprendizagem on-line têm a responsabilidade de compartilhar essas contribuições em uma atmosfera de integridade e respeito. Os alunos têm o direito e a responsabilidade de promover e participar de forma generosa, gentil e construtiva dentro do seu ambiente de aprendizagem.
Brincadeira
A educação on-line aberta deve inspirar o inesperado, a experimentação e o questionamento – em outras palavras, incentivar a brincadeira. Brincar permite a familiarização com as coisas novas, o aperfeiçoamento de novas habilidades, a experimentação dos movimentos e, mais importante, abertura para abraçar a mudança – um ponto-chave para o sucesso no século 21. Devemos cultivar a imaginação e a disposição para questionar, mexer e se conectar. Devemos lembrar que o melhor aprendizado, acima de tudo, transmite o dom da curiosidade, a maravilha da realização, e a paixão por conhecer e aprender cada vez mais.

DICAS - Festa de carnaval em casa para as crianças

 http://www.dicaspramamae.com/
Festa de carnaval em casa para as crianças:


Pra você que não gosta de levar a criançada para as tradicionais matines de carnaval, temos uma sugestão: que tal preparar uma festa na sua casa? Reúna os amigos do seu filho que não viajaram e se divirtam pra valer! Vejam algumas dicas fundamentais abaixo!

Onde fazer? 

Se você mora em casa, aproveite o quintal ou a garagem. No apartamento também é possível. Afaste os móveis da sala para garantir um espaço seguro para as crianças. 

Como decorar? 

É tudo muito simples: 

- Se a festa rolar em um ambiente fechado, grude no teto serpentinas coloridas e pendure algumas máscaras, que você pode fazer em casa. O mesmo enfeite serve para as janelas e paredes. Não deixe de jogar confetes no chão, para dar o clima de Carnaval; 
- No jardim da casa, você pode isolar um espaço para a brincadeira com ajuda de serpentinas. Pufs espalhados no quintal são bem-vindos para o momento de descanso. 

O que servir? 

Como em toda festa, e esta é uma vantagem de não estar nos salões de Carnaval, prepare os quitutes para a comemoração. Coloque uma mesa com doces e salgados em um local que não atrapalhe a dança das crianças. Não deixe de decorá-la com os mesmos motivos do “salão”. No cardápio, tudo bem leve e fresquinho. 

Confira algumas ideias de receitinhas do nosso blog:


Anime a festa 

- Customização de máscaras: você pode fazê-las em branco e deixar que as crianças pintem como desejar. Lembre-se: vai precisar de guache, pincel, lantejoula, cola, canetinha e palitos de sorvete para segurá-las; 

- Você ou algum adulto que está na festa é bom de samba no pé? Separe alguns minutos para ensinar passos para a criançada; 

- Prepare um cantinho para pintar o rosto das crianças. Só tenha cuidado de usar tintas atóxicas e especiais para esse tipo de pintura na pele. 

Cuidados 

- Fique atento com a brincadeira das crianças com confetes e serpentinas, para que não joguem no rosto do amigo; 

- Ofereça líquidos. Em geral, no meio da farra, eles esquecem de beber e com o calor é fundamental para evitar a desidratação; 

Dicas da Revista Crescer.