quinta-feira, 2 de maio de 2013

FIQUE SABENDO - Por que os adolescentes precisam dormir mais

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Quem nunca, no tempo de escola, sentiu um sono incontrolável durante aquela aula de química? A verdade é que os olhinhos pesados dos adolescentes têm relação com as distrações do mundo moderno e com o hábito de ir para cama cada vez mais tarde. Mas, conforme defendeu o neurocientista Russel Foster, professor da Universidade de Oxford, em recente artigo na New Scientist, pesquisas comprovam que os jovens precisam de mais tempo de sono que os adultos para se recomporem. A discussão é tão grande no Reino Unido e nos EUA que algumas escolas têm postergado o início de suas atividades para mais tarde na manhã e têm conseguido que seus alunos tenham melhores resultados acadêmicos.
Um dos exemplos mais recentes foi o da UCL Academy, em Londres, uma escola que abriu em setembro passado já com a proposta de começar as aulas às 10h, em vez do horário tradicional, entre 7h e 9h – foi até chamada de “A Escola dos Sonhos” na imprensa local, por deixar os alunos dormirem. A justificativa dada pelos responsáveis da escola, na época do lançamento, é que o horário respeita as necessidades de sono dos adolescentes. Nos EUA, que adota horários diferentes para a entrada dos alunos, uma pesquisa da Universidade de Minessota mostrou que alunos que entram mais tarde têm resultado melhor, frequentam mais as aulas, cochilam menos e se sentem menos deprimidos.
crédito Xy/ Fotolia.com
 
Os resultados, explica Russel, têm a ver com a própria biologia humana. “As horas do sono humana, como a de outros mamíferos, mudam conforme a idade. Assim que a puberdade começa, a hora de dormir e acordar fica mais tarde”, afirma o pesquisador, que ressalta que essa tendência continua até os 19,5 para as mulheres e 21 para os homens. “Na média, isso significa que, para um adolescente, o despertador às 7h é o mesmo que às 5h para uma pessoa aos 50”, afirma. Os motivos para essa mudança, diz ele, não estão muito claros, mas se relacionam com as com alterações hormonais da puberdade e com o declínio nos hormônios à medida que o tempo passa.
Russel cita ainda um estudo da pesquisadora Mary Carskadon, da Brown University (Rhode Island), pioneira na análise dos sonos dos adolescentes. A professora afirma que os jovens precisam de 9 horas de sono por noite para manter o grau de alerta necessário para um dia de estudo, ao passo que é muito normal que eles durmam apenas 5 horas por noite. Entender a fisiologia dos jovens pode ajudá-los a terem melhores resultados na escola, garante o neurocientista, mas que também dá um alerta. “Apenas começar a aula mais tarde não é suficiente. A sociedade em geral, e jovens em particular, precisam começar a pensar no sono como algo sério.”
“Dormir não é um luxo nem um castigo, mas uma necessidade biológica fundamental, que envolve criatividade, produtividade, humor e a habilidade de interagir com os outros”
Isso porque biologia é só parte do problema. O uso das tais distrações do mundo moderno mencionadas no início da matéria – como TV, DVD, computador, videogame e celulares – pouco antes de dormir faz com que as pessoas prolonguem seu estado de alerta e demorem mais a cair no sono. Com um sono de pior qualidade, as pessoas tendem a ter problemas de concentração e memória, estresse, impulsividade, falta de empatia e de senso de humor, enumera o especialista.
Talvez de uma forma menos óbvia, completa Russel, a perda de sono é associada a mudanças metabólicas. “Pesquisas têm mostrado que a regulação de glicose no sangue foi muito prejudicada em jovens que dormiam até 4 horas por noite por seis noites seguidas. Nesses casos, o nível de insulina comparável com estágios iniciais de diabetes”, afirmou. Como se não bastasse, a privação do sono também está associada a obesidade e hipertensão. “Dormir não é um luxo nem um castigo, mas uma necessidade biológica fundamental, que envolve criatividade, produtividade, humor e a habilidade de interagir com os outros”, completa o neurocientista.

CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO 2013

 
O que muda no calendário de vacinação?Duas novas vacinas serão introduzidas: a injetável contra paralisia infantil (poliomielite) e a pentavalente, que age contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Hib (haemophilus influenza tipo B), que causa meningite, pneumonia e outras infecções bacterianas graves.

Quando as novas vacinas vão ser oferecidas?

A partir de agosto de 2012. A injetável contra pólio, no entanto, só será dada às crianças que estão começando o calendário de vacinação em 2012.
A campanha contra poliomielite de 16 de junho segue normal e todas as crianças receberão a gotinha.
- Qual a diferença da vacina injetável para a gotinha?A injetável (Salk) usa o vírus da poliomielite em sua forma inativa. A gotinha (Sabin) usa o vírus “atenuado” – ou seja, “menos ativo". A Salk é mais segura e está sendo utilizada em países que já eliminaram a doença.
- Isso quer dizer que a vacina em gotas vai acabar?Não por enquanto. O Brasil continuará oferecendo as duas formas, para crianças de idades diferentes. Quando a doença for erradicada mundialmente, apenas a vacina injetável será oferecida.
- Com qual idade a criança vai receber a vacina injetável?A imunização injetável será aplicada aos dois meses e aos quatro meses de idade, e a vacina oral será usada nos reforços, aos seis meses e aos 15 meses.
- Qual a diferença da vacina pentavalente?Ela combina em uma só imunização a atual vacina tetravalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Hib) com a usada contra hepatite B.
Em até quatro anos, ela deve se transformar em uma vacina “heptavalente”, unindo a imunização contra pólio injetável e a contra meningite C.
- Quando as crianças vão receber a vacina pentavalente?Aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. Aos doze meses, elas vão receber um reforço com a vacina tríplice bacteriana, a DTP (contra difteria, tétano e coqueluche) e, depois, novamente, entre quatro e seis anos de idade.
Além disso, recém-nascidos continuam recebendo a vacina contra hepatite B nas primeiras doze horas de vida.
- O que muda no calendário?Antes, as crianças tinham que ser vacinadas do nascimento até os seis meses de vida. Agora, as vacinas BCG (contra tuberculose) e contra a hepatite B serão dadas ao nascer e depois somente com dois meses – quando as crianças receberão a dose da nova vacina pentavalente e da poliomelite injetável.
As outras duas vacinas que antes eram aplicadas aos dois meses - vacina oral Rotavírus Humano e vacina pneumocócida 10 – não têm mudanças.
As segundas doses das vacinas de poliomielite injetável e da pentavalente serão realizadas aos quatro meses.
A vacina pentavalente ainda terá uma terceira dose de aplicação, aos seis meses. Neste período, a criança também receberá a dose da vacina oral contra a poliomelite e a vacina pneumocócica 10.

Integração entre Educadores Comunitários e Bairros Educadores

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O primeiro encontro dos educadores comunitáriosda escolas que fazem parte da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foi realizado no dia 18 de abril, na Arena Jovelina Pérola Negra, no bairro da Pavuna. Reunindo mais de 30 pessoas representativas de sete Bairros Educadores: Anchieta, Costa Barros, Acari, Coelho Neto, Pavuna e Irajá, além da presença da gerente de educação da 6ª CRE, Patrícia Fernandes Ferreira, e da assessora da 6ª CRE, Valéria Ramos, o encontro serviu como uma troca de saberes entre o projeto Bairro Educador e os profissionais do Programa Mais Educação.


Esta iniciativa foi uma proposta do Bairro Educador Anchieta, representado pela gestora de projetos Roberta Gonçalves e pelo gestor de núcleo Anderson Correa. Inicialmente, o encontro seria destinado a atender a demanda específica da Escola Municipal Lucio de Mendonça, em Anchieta, mas dialogando com outros Bairros Educadores, optou-se por uma ampliação e diversificação dos participantes, o que resultou em num encontro rico de experiências e partilhas.


Por parte do Bairro Educador Pavuna, participaram do encontro o educador comunitário da Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, Iuri Rodrigo e a educadora comunitária da Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, Alecssandra Silva. Ambos são parceiros do Projeto Bairro Educador nas respectivas unidades escolares, desenvolvendo e apoiando diversas atividades educacionais, como a organização do processo de formação e eleição para o grêmio estudantil e o desafio do passinho, na Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, conscientização sobre uma alimentação saudável e caminhada contra a dengue, na Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, mobilizando também a associação local de moradores.


Para os educadores comunitários, ações como essas representam um importante passo no sentido de uma maior capacitação para a função, bem como um melhor entendimento da ideia de educação integral.

A equipe do Bairro Educador Pavuna agradece o convite e a generosidade aos companheiros do Bairro Educador Anchieta pela oportunidade formativa, bem como a participação dos educadores comunitários Iuri e Alexsandra no encontro.

Por Déborah Sobrino

Amor e amizade também se aprendem na escola

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Cerca de 30 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Cornélio Pena, BE Irajá, participaram no dia 23 de abril, de uma atividade lúdica que aborda temas relacionados aos sentimentos de amor e amizade. A dinâmica se baseou no Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar, que no primeiro bimestre está trabalhando o tema “Amor”.


A atividade, à convite do Bairro Educador Irajá, foi desenvolvida pela gestora de projeto do Bairro Educador da Penha, Maristela Andrade, que propôs uma dinâmica interativa junto aos estudantes. Maristela explicou a importância dos sentimentos como amor e amizade.


Durante a atividade, os estudantes escreveram no papel uma palavra ou uma frase positiva para o amigo”. Em seguida, eles escreveram o próprio nome atrás do papel, para permitir a posterior identificação. Dobraram o papel e colocaram dentro de balões de aniversário. Por fim, eles jogaram os balões para o alto, misturando-os e tentaram pegar o balão de um amigo. Ao estourar os balões, cada  estudante fez a leitura da palavra ou frase escrita, identificando quem a escreveu.


A maior parte dos papéis continham frases como: “eu te amo”; “a sua amizade é muito importante para mim”; “eu te adoro, meu amigo”, “amigos para sempre”, entre outras.

Esta dinâmica teve por objetivo promover a interação entre os alunos, como uma forma de ampliar os laços de companheirismo e amizade, além de exercitar a escrita e a leitura. A expressão oral também foi exercitada de forma descontraída e espontânea, através da leitura das frases. 

A atividade foi essencial para ampliar as formas de ensino e aprendizagem dos alunos, por isso, o BE agradece a gestora de projeto Maristela Andrade, pela elaboração e execução da dinâmica, e a estagiária do programa de educação especial, pela participação.      

Por Fernanda Souza

Camarão, este delicioso vilão...

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Crustáceos, e particularmente o camarão, estão cada vez mais sendo incluídos em dietas em todo o mundo, por seu sabor agradável, valor nutricional e benefícios à saúde. Entretanto, crustáceos também estão entre os alimentos que mais frequentemente causam alergia. 

As reações alérgicas a camarão podem variar desde sintomas leves na boca e mucosa oral, em geral poucos minutos após o contato com o alimento, com vermelhidão e inchaço leve em lábios e em torno da boca, coceira e formigamento na boca e na garganta (chamamos de “síndrome da alergia oral”), sintomas mais generalizados como vermelhidão no corpo, placas avermelhadas elevadas na pele com coceira (urticária), inchaço em pálpebras, lábios, boca, extremidades (angioedema), sintomas respiratórios, podendo ocorrer o edema de glote que pode causar asfixia e ameaçar a vida e o broncoespasmo, com chiado no peito e falta de ar (como uma crise de asma), e até mesmo a reação alérgica sistêmica, a anafilaxia, que pode também ameaçar a vida pela ocorrência de hipotensão e choque, ou por insuficiência respiratória. Essas reações ocorrem em geral 30 minutos, ou até 2 horas após a ingestão do alimento. 

A alergia a camarão é mais comum em adultos do que em crianças. Em geral, os pacientes comentam: “Eu comi camarão durante toda a minha vida, por que só agora apareceu a alergia?” Isso se explica pelo fato de ser necessária uma etapa de sensibilização prévia, em que o sistema imune reage ao camarão com a produção de anticorpos IgE, antes de aparecerem os sintomas clínicos. 

Mas uma vez sensibilizado e tendo apresentado sintomas, as chances são maiores que 80% de ocorrerem reações a ingestões subsequentes, portanto nunca façam testes sem supervisão médica, principalmente se estiverem na praia. A ingestão de quantidades muito pequenas do camarão, e até mesmo a inalação de proteínas do camarão enquanto este está sendo cozido, podem desencadear sintomas graves, dependendo do grau de sensibilização do paciente. 

A alergia a camarão tende a persistir por toda a vida. Uma informação importante: se você é alérgico a camarão, há chances elevadas de você também ser alérgico a outros crustáceos como caranguejo, lagosta, siri, etc, e mesmo a moluscos como ostras, polvo e lula. 

Se você suspeita que pode ser alérgico a camarão ou já teve reação alérgica a este alimento. você deve procurar o alergista associado da ASBAI mais próximo de você. Não é incomum que indivíduos apresentem reações a aditivos como sulfitos, que são utilizados na conservação do camarão, ou mesmo a um parasita de peixes e crustáceos, o Anisakis simplex, que pode causar reações alérgicas em humanos. O especialista em Alergia está preparado para fazer todos os testes necessários para o diagnóstico e manejo apropriado nos casos de alergia a camarão. 

Texto: Dra Luisa Karla de Paula Arruda (Diretora científica da ASBAI)

Site traça perfil de saúde do usuário, calcula riscos de doenças e propõe metas

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Site traça perfil de saúde do usuário, calcula riscos de doenças e propõe metas:
Tenha em mãos alguns dados sobre sua saúde, como frequência cardíaca, peso, pressão arterial, perfil das atividades físicas e padrão alimentar, e calcule qual o risco de doenças cardíacas, vasculares, diabetes e outras enfermidades crônicas não transmissíveis, tudo pela internet, sem pagar nada por isso. Essa é a proposta da Vitalbox, uma start-up brasileira que desenvolveu uma plataforma de saúde para ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável.
A plataforma foi criada em parceria com a Biosignia, empresa norte-americana de ciência e tecnologia, que conta com o apoio de universidades como Duke University, Cornell University e University of Washington. O sistema utiliza protocolos do Ministério da Saúde do Brasil e do U.S. Preventive Services Task Force, segundo informações da Assessoria de Imprensa da Vitalbox.
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www.vitalbox.com.br
Mais detalhes:
Após o preenchimento dos dados, a plataforma gera uma avaliação personalizada de riscos à saúde chamada de Saudômetro, que calcula a chance de desenvolvimento de quadros crônicos e propõe ações para redução de riscos.
O usuário poderá se comparar com outras pessoas da mesma idade e sexo, fazer simulações com seu perfil e avaliar impactos de suas escolhas na própria saúde, além de definir metas de melhoria, que são acompanhadas pela ferramenta por e-mails e premiação com “troféus” quando os desafios são atingidos.
As informações de cada indivíduo são armazenadas em prontuário eletrônico e são tratadas de forma segura e confidencial. A Vitalbox já trabalha na versão mobile e na integração com laboratórios e hospitais, que atualizarão automaticamente o prontuário médico do usuário com resultados de exames.
blog_piscandoVermelhoImportante: a própria empresa ressalta que “a plataforma não pode e nem deve ser entendida como um diagnóstico médico, ou como um substituto para consultas realizadas por um profissional médico, mas sim como uma forma de auxiliar o indivíduo a permanecer mais tempo saudável”.

FIQUE SABENDO - Endocrinologista esclarece os mitos e as verdades sobre o diabetes em mulheres

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A grande maioria dos casos está relacionada à má alimentação, excesso de doces e álcool, alimentos industrializados, sedentarismo, tabagismo e estresse. | Foto: Garo/phanie/Phanie Sarl/Corbis
Vários mitos foram criados a cerca do tema o diabetes entre as mulheres. A grande maioria dos casos está relacionada à má alimentação, excesso de doces e álcool, alimentos industrializados, sedentarismo, tabagismo e estresse. O endocrinologista do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Airtom Golbert, e o nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, Felipe Rizzetto, esclarecem os mitos e verdades sobre o diabete em mulheres.
Diabetes em mulheres é mais comum do que em homens? Mito.
“Apesar do último levantamento realizado pelo SUS mostrar uma incidência um pouco maior de mulheres portadoras do diabetes em relação aos homens, não podemos afirmar que a doença acomete mais a população feminina. O diabetes está relacionado diretamente a fatores genéticos, obesidade e sedentarismo”, explica Felipe Rizzetto.
“O diabete não tem preferencia de gênero. Não dá para afirmar que é uma doença preferencial à população feminina. É uma doença relacionada ao sobrepeso, obesidade e má alimentação. A população feminina no Brasil, apesar das campanhas de prevenção contra a obesidade, ainda é acentuada”, lamenta Airtom Golbert.
O estresse no trabalho dobra o risco de diabetes entre as mulheres? Verdade.
“A mulher tem a rotina acelerada no trabalho e em casa. Com isso, o estresse e as tensões do cotidiano provocam uma alteração hormonal. É como se o corpo fosse colocado em situação de urgência, aumentando o cortisol, o glucagon e a adrenalina. Esses hormônios fazem com que o organismo fabrique mais glicose, acentuando as chances do diabetes”, orienta o endocrinologista.
“O estresse gera e aumenta a ansiedade. Com isso vem à perda da rotina alimentar e consequentemente o consumo de alimentos ricos em açúcar, industrializados e gordurosos”, alerta o nutricionista.
Os doces, chocolates, refrigerantes, consumidos em excesso pelas mulheres na popularmente conhecida Tensão Pré-menstrual (TPM) aumentam o risco do diabetes? Verdade.
“O consumo de alimentos ricos em sódio, gorduras e grãos refinados predispõe as mulheres a desenvolverem o sobrepeso, obesidade e hipertensão arterial, fatores de risco para o surgimento do diabetes”, alerta o nutricionista.
“Esse risco de diabetes seria em consequência do sobrepeso adquirido em função da ingestão exagerada de alimentos altamente calóricos nos momentos de compulsão e ansiedade característica deste período”, enfatiza o endócrino.
O que fazer para driblar essa ansiedade feminina, nos períodos pré-menstruais? Existem alimentos que amenizam os sintomas? Verdade.
“Aumentar o consumo de grãos integrais, hortaliças, leguminosas, frutas, produtos lácteos de baixo teor de gordura e diminuir o consumo de carnes vermelhas, carnes processadas, refrigerantes e farinhas refinadas. O consumo de produtos integrais aumenta a sensação de saciedade, o que diminui os episódios de compulsão por alimentos processados e ricos em açúcar, como o chocolate”, diz o nutricionista.
“É difícil controlar a ansiedade e a compulsão feminina neste período, mas se possível opte por alimentos naturais, menos calóricos e pratique alguma atividade física. Se a mulher se deixa levar por essa compulsão de ansiedade, pode engordar de 1 a 2 kg durante esse período. Esses quilinhos extras podem demorar meses para serem perdidos. O sobrepeso é um facilitador para o diabetes. Por isso, opte por alimentos e hábitos de vida saudáveis”, finaliza o endócrino.
  • Dicas do nutricionista Felipe Rizzetto para amenizar os sintomas da TPM
“O fracionamento das refeições é uma ótima dica. Fazer as refeições em intervalos pequenos, de 3 em 3 horas faz com que o corpo não utilize “recursos” para sanar a falta ou o excesso de carboidratos e gorduras. É preciso também avaliar como anda o consumo de micronutrientes, pois a falta deles gera uma séria de descontroles no organismo. Muitas vezes, se faz necessário a suplementação de zinco, selênio, magnésio, dentre outros, que estão envolvidos na digestão e manutenção da homeostase do organismo. Não podemos esquecer da hidratação e do consumo diário de água”, orienta.
Fonte: Érica Santos / Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Peso ideal: MS lança programa que ajudará trabalhadores a manter medida certa

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Nesta segunda-feira (29), o Ministério da Saúde lançou o Programa Peso Saudável, uma proposta atual e informatizada de controlar o peso e prevenir a obesidade no ambiente de trabalho. O software, que já está em funcionamento no MS, poderá ser baixado e utilizado por toda e qualquer empresa no país.
Para o ministro Alexandre Padilha, os profissionais de saúde devem ser exemplos da adoção de hábitos saudáveis. “Nós, trabalhadores da saúde, temos de ser protagonistas do que orientamos a sociedade a fazer em relação a hábitos saudáveis. Temos de dar o exemplo, começando em casa e no nosso trabalho. A gente quer que o Ministério da Saúde seja cada vez mais um local de vida saudável. Embora todo mundo trabalhe muito, pequenas mudanças no dia-a-dia faz com que a gente viva melhor”, afirmou o ministro.
A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica como será o programa: “O trabalhador fará a adesão a um aplicativo de computador, que irá auxiliá-lo a adotar uma rotina de pesagem mensal. Nesse aplicativo ele informará de forma regular o seu peso e receberá uma avaliação da evolução do peso durante o período de trinta dias. Conforme a variação, ele receberá orientações de alimentação, de atividade física e da maneira saudável de controlar o seu peso”.
O programa é voltado para a população adulta nos locais de trabalho, considerando que as pessoas passam muitas horas diárias nesses ambientes. “Dados da última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostram que 15% da população adulta é obesa. Além disso, no Brasil, os adultos ganham em média um quilo por ano, sem se dar conta disso. A intenção do Peso Saudável é prevenir este ganho de peso”, conta a coordenadora.
Shirley Pinheiro é agente administrativa do MS e já aderiu ao programa. “Acho importante a gente está sempre controlando o peso. Quero saber se realmente estou no peso ideal e partir de agora vou fazer esse acompanhamento pelo site”, relata.
Adesão – O monitoramento já começou entre os trabalhadores do MS como uma experiência modelo e, a partir do dia 1º de maio, será disponibilizado o software e um manual instrutivo para implantação do Programa Peso Saudável para outras empresas ou ambientes coorporativos, de qualquer porte. A empresa fará um cadastro simples permitindo ao MS conhecer quem, de qual lugar e com quantos funcionários estão aderindo ao Programa e se habilitando a receber mensagens de orientação do Ministério da Saúde.
“Assim que o participante enviar o novo dado, o software retornará o resultado da avaliação em forma de evolução gráfica e apresentará dicas de alimentação saudável e atividade física”, detalha a coordenadora. Um mês após o cadastro, será enviada uma mensagem por e-mail, lembrando o trabalhador de checar seu peso, junto com um link de acesso rápido para registro do peso no software.
O bancário João Ciocca gostou do programa e espera que a empresa onde ele trabalha adira ao Peso Saudável. “Seria muito bom se a empresa que eu trabalho tivesse esse software. A idéia é ótima e se aqui tiver eu vou participar sim. Confesso que não como muita coisa saudável, mas se o programa me apresentar outras opções de alimentos saudáveis, que substituam o que eu não gosto de comer, será muito bom”, comenta João.
A intenção é que o participante se engaje em um processo de autocuidado. Para resultados satisfatórios, é fundamental a percepção da variação do peso desencadeando uma avaliação nos comportamentos recentes em relação à alimentação e aos exercícios físicos.
      • Veja como foi a primeira ação do Programa Peso Saudável no Ministério da Saúde.
      • Saiba mais sobre o aplicativo com a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do MS, Patrícia Jaime.
Camilla Terra / Blog da Saúde

IDÉIA - LEMBRANCINHA PARA O DIA DAS MÃES.

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LEMBRANCINHA PARA O DIA DAS MÃES.:
Livro de receitas é uma ótima ideia para o DIA DAS MÃES. Achei um da turma da Monica que é lindo, é só colocar a garotada para pintar.










Fonte: BLOG IDEIA CRIATIVA