PSE NSEC 06


Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF Ação: Ampliação do acesso da população Brasileira à Atenção Básica por meio dos Núcleos de Apoio à 
Saúde da Família - NASF
Para quem: Para toda População Brasileira. 
Produto: Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF Implantados 
Para que serve:  Ampliar a abrangência e o escopo das ações de Atenção Básica, bem como sua 
resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia Saúde da Família na rede de serviços e o processo de 
territorialização e regionalização a partir da Atenção Básica. O NASF, constituídos por equipes compostas 
por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, devem atuar em parceria com os profissionais das 
Equipes de Saúde da Família - ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios das ESF. A 
portaria 154 republicada em 4 de março de 2008, cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família  (NASF) 
para os quais foram definidos duas modalidades: 
• Tipo I, vinculado no mínimo a 8  Equipes Saúde da Família - ESF e no máximo  a 20 Equipes Saúde 
da Família – ESF.  Este núcleo é composto por ao menos 5 profissionais de uma lista definida na 
portaria citada. 
• Tipo II, vinculado no mínimo a 03 Equipes Saúde da  Família – ESF, composto por ao menos 3 
profissionais de uma lista definida na portaria.  
A qualificação e implantação dos NASF estão descritas na Portaria 154 de 04 de março de 2008. 
Como implantar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF – Passo a passo: 
Passo 1: O Município deverá apresentar  projeto contendo  as seguintes informações: 
a) área geográfica a ser coberta, com estimativa da população residente; 
b) dados levantados em diagnóstico elaborado pelo município que justifique a implantação do NASF; 
c) definição dos profissionais que irão compor as equipes do NASF; 
d) descrição da Unidade de Saúde em que será implantado o NASF;  
e) proposta de fluxo dos usuários para garantia de referência aos serviços prestados pelo NASF; 
f) definição do processo de avaliação do trabalho das equipes e da forma de acompanhamento do Pacto da  
Atenção Básica e a utilização dos sistemas nacionais de informação; 
g) descrição da forma de recrutamento, seleção e contratação dos profissionais do NASF. 
Passo 2: O Município submete o projeto para aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Passo 3: A Secretaria Municipal de Saúde envia as informações para análise da Secretaria Estadual de 
Saúde. 
Passo 4: A Secretaria Estadual de Saúde, submete o  pleito do município à apreciação da Comissão 
Intergestores Bipartite – CIB. 
Passo 5: A CIB envia a planilha para o Ministério da Saúde. 
Passo 6: O Ministério da Saúde publica a qualificação do município no  Diário Oficial da União. 
Passo 7: Após a publicação da qualificação da equipe do NASF, o município cadastra os profissionais do 
NASF no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde -CNES conforme define Portaria 154 de  24 
de março de 2006.  
É importante lembrar que, só estão aptos a implantar o NASF, municípios que disponham de ESF em seu 
território. A qualificação e implantação dos NASF estão descritas na Portaria 154 de 04 de março de 2008. 
Então, após concluído todo o processo, o município começa a receber os recursos referentes ao número de 
NASF implantados e informados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, mas para 
manutenção dos recursos é preciso alimentar mensalmente os sistemas de informações nacionais. 
Incentivos financeiros: 
Os incentivos serão repassados do Fundo Nacional de Saúde para Fundo Municipal de Saúde, de acordo 
com a modalidade de NASF, definida na portaria 154 de 24 de janeiro de 2008. 
Modalidade I  
Incentivo de implantação – R$ 20.000,00 
Incentivo de custeio        - R$ 20.000,00 
Modalidade II  
Incentivo de implantação – R$ 6.000,00 
Incentivo de custeio         - R$ 6.000,00 
Legislação:  
Portaria 648 de 28 de janeiro de 2006. 
Portaria 750 de10 de outubro de 2006. 
Portaria 154 de 24 de janeiro de 2008, republicada em 4 de março de 2008 
Estas Portarias e Séries poderão ser adquiridas no Portal do Ministério da Saúde através do endereço:
http://portal.saude.gov.br/saude
Contatos: 
Coordenação de Gestão da Atenção Básica  
Correio Eletrônico: dab@saude.gov.br 
Telefone: (61) 3315-2898  
 
 http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf
 
UNIDADE LOCAL INTEGRADA 
 

 
CADERNO DE SAÚDE BUCAL 
 
 
 
 
33 surpresa - ALIMENTAÇÃO 
 
 
 



INDICADORES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO




CARTILHA DE RISCOS NA COMUNIDADE




Semana de Alimentação

 




BULLYING NA ESCOLA
 


















cartilha_hepatite
saúde na escola - caderno de atenção básica                                                                          Hepatites Virais Brasil Atento                                                                          Cardeneta Saude Crianca - Menino                                                                       

Cardeneta Saude Crianca - Menina                                                                       

Dengue:

Agente rio Saude Dengue                                                                       

Programa Nacional Do Controle Da Dengue                                                                       


Saúde promove seminário sobre nutrição

O evento acontece dia 26 de outubro na UERJ

26/10/2010

O Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) promove hoje, dia 26, o XII Seminário Nutrição em Saúde Coletiva: Tendências e desafios. A atividade ocorre das 8h30 às 17h na Capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Profissionais da área enviaram resumos de trabalhos relacionados ao tema do evento, que foram analisados pela Comissão Organizadora dos Trabalhos. Os escolhidos apresentarão os trabalhos no seminário. Os interessados poderão consultá-los no Centro de Estudos Cecília Andrade no INAD.

A Uerj fica localizada na Rua São Francisco Xavier, nº 524, Maracanã.





 PROGRAMAÇÃO  DO PIC -

 CRECHES DA 6ª CRE  envolvidas no PROJETO  PIC

 1. C. M. LUIZA BARROS DE SÁ FREIRE

 2. C. M. HERBERT DE SOUZA

Cronograma de atividades









Apresentação

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação, da saúde da Assistência social, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação, Saúde e Assistência Social , a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas (PPP).
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação, saúde e Assistência Social, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).
No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.
A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.
Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.
Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes:


a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;


b) Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;


c) Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;


d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;


e) Monitoramento e Avaliação do Programa.


Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde já que:


(1) trata a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;


(2) permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes; e


(3) promove a articulação de saberes, a participação de estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política pública.


Nos quadros a seguir, estão expostos os tópicos principais do Projeto Municipal, elaborado no processo de adesão ao PSE pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) e, na seqüência, a proposta da Agenda de Educação e Saúde, como estratégia de implementação nos territórios da escola.


O que é o Projeto Municipal?


O Projeto Municipal é um dos requisitos do processo de adesão, como “leitura técnica” da situação municipal, elaborada para iniciar o processo de construção coletiva para a ação, visando a implementação do PSE. Documento desenvolvido a partir da articulação de informações de diversas fontes, acessíveis nas bases de dados dos órgãos federais, estaduais e municipais. O Projeto identifica as prioridades e aspectos que precisam ser redimensionados e/ou qualificados no âmbito das ações de educação e saúde no território municipal.


Em uma espécie de “recorte” da área de atuação, o Projeto Municipal delimita os territórios de responsabilidade, definidos segundo a área de abrangência das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e define o conjunto de escolas integrantes de cada território, apresentando informações sobre:


• O diagnóstico situacional com as questões referentes a determinantes sociais, cenário epidemiológico e modalidades de ensino das escolas vinculadas às equipes da ESF e que atuarão no PSE;


• O mapeamento da Rede SUS de AB/SF e das Redes de Ensino - estadual e municipal, criando espaços comuns, os territórios de responsabilidade;


• As atribuições das equipes da ESF e das escolas em cada um dos territórios de responsabilidade, quantificando o número de escolas, de estudantes de cada estabelecimento e as questões prioritárias do perfil desses alunos. Definição dos responsáveis das áreas da saúde e da educação pelo projeto dentro de cada território;


• A identificação das instituições de ensino atendidas pelo Programa Saúde na Escola. Definição do professor responsável pela articulação das ações de prevenção e promoção da saúde na escola.


O que é a Agenda de Educação e Saúde?


A Agenda de Educação e Saúde é uma estratégia fundamental de implementação das ações compartilhadas nos territórios municipais. São escolhidos “recortes” do território integrando escolas e unidades de saúde, a fim de gerar uma articulação das práticas. A Agenda definirá as propostas comunitárias para estes microterritórios onde as escolas estão inseridas, refletindo as expectativas comunitárias em relação à interface educação e saúde.


No âmbito da escola as atividades de planejamento e gestão do coletivo, formulação dos inventários detalhados e da condução de processos participativos integrados aos estudos e ao Projeto Político Pedagógico representam uma oportunidade impar para os exercícios de cidadania.


Por meio do diálogo entre comunidade escolar e equipe da Estratégia Saúde da Família, a Agenda de Educação e Saúde envolve interlocuções entre diferentes setores da sociedade e dos programas/políticas já em desenvolvimento na escola e com parceiros locais.

MEC E MS